Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

16
INFORME www.jornalinforme.com.br /RedeInforme [email protected] FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉ REDE DE JORNAIS EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2016. ANO 6 . N O 317 CONTEÚDO É TUDO CIRCULAÇÃO SEMANAL PÁGINAS A 8/9 PÁGINA A11 PÁGINA A 16 PÁGINA A 07 PÁGINA A 06 SÃO JOSÉ NEGÓCIOS RODEIO Festa do Divino reúne milhares Capital agiliza abertura de empresas Barraca do Mauro Fiscal faz sucesso no Rodeio dos Praianos Mapeamento apontará ruas e bairros que ainda não recebem correspondências nas residências RESIDÊNCIAS ÁREAS DE SÃO JOSÉ AINDA SEM CEP SERÃO MAPEADAS A abertura oficial da Festa deste ano ocorreu no sábado (7), e as atividades acontece- ram até segunda-feira (9) São considerados animais domésticos os cães e gatos de até dez quilos e o transporte fica limitado a dois animais por viagem FLORIANÓPOLIS Animais domésticos agora podem ser transportados em ônibus na Capital FOTO DIVULGAÇÃO FOTO DIVULGAÇÃO

description

Edição 318

Transcript of Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

Page 1: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

INFORMEwww.jornalinforme.com.br/RedeInforme [email protected]

FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉREDE DE JORNAIS

EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2016. ANO 6 . NO 317

CONTEÚDO É TUDO

CIRCULAÇÃO SEMANAL

PÁGINAS A 8/9

PÁGINA A11

PÁGINA A 16

PÁGINA A 07

PÁGINA A 06

SÃO JOSÉ

NEGÓCIOS

RODEIO

Festa do Divino reúne milhares

Capital agiliza abertura de empresas

Barraca do Mauro Fiscal faz sucesso no Rodeio dos Praianos

Mapeamento apontará ruas e bairros que ainda não recebem correspondências nas residências

RESIDÊNCIAS

ÁREAS DE SÃO JOSÉ AINDA SEM CEP SERÃO MAPEADAS

A abertura oficial da Festa deste ano ocorreu no sábado (7), e as atividades acontece-ram até segunda-feira (9)

São considerados animais domésticos os cães e gatos de até dez quilos e o transporte fica limitado a dois animais por viagem

FLORIANÓPOLIS

Animais domésticos agora podem ser transportados em ônibus na Capital

FOTO DIVULGAÇÃO

FOTO DIVULGAÇÃO

Page 2: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

..................................................................................................A|02 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 | DIA-A-DIA

jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Adriano Meireles Ribeiro - ME CNPJ 18.590.823/0002-60

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro(48) 3091-5477

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

IMPRESSÃOGráfica Araucária Indústria e Editora

Telefone (49) [email protected]

Av. João Pedro Arruda, s/n - Bairro Bela Vista - Área IndustrialCEP 88514-605 - Lages - SC

TIRAGEM 2 mil

CONTATO REDAÇÃORua Pedro Cunha, nº

494, bairro Capoeiras - Florianópolis

CEP 88-070-500

FLAGRANTE DA SEMANA

PREVISÃO DO TEMPO DA SEMANA

21 22 22 25 20 16 1616 15 15 17 15 10 08

QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado.

chuva a qualquer momento

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado.

Noite com muitas nuvens

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com

pucas nuvens.

Sol com muitas nuvens. Não chove

Sol com muitas nuvens durante o dia. Periodos de nublado, com

chuva a qualquer hora.

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem

nuvens.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva

à tarde e a à noite

Espaço reservado para publicação de imagens inesperadas do cotidiano na Região Metropolitana. Você pode participar enviando seu flagrante no E-MAIL: [email protected]

GINETEADA EM CAVALOS CRIOULOS

Apesar da crise, um bom públi-co compareceu final de semana no Rodeio do CTG Os Praianos, em São José. O ponto alto foi sábado à noite, com a gineteada em cavalos crioulos. As arquibancadas ficaram comple-tamente lotadas.

Direito à Educação

CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO I I

E-mail:[email protected] (48) 98070659

Ronaldo FranciscoÉ SEU DIREITO

Coluna é publicada semanalmente, redigida por defensor público e tem como objetivo orientar juridicamente a população.

Esta coluna tratará, nesta e nas próximas edições, do direito à educação, com ênfase na questão “vaga em creche – que aflige inúmeros pais josefenses. Tal direito encontra-se estampado no Artigo 205 da República Fede-rativa do Brasil, segundo o qual a educação é direito de to-dos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Mais adiante, o Inciso IV do artigo 208, também preceitua que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade. Não bastasse, o Estatuto da Criança e do Ado-lescente, em seu Artigo 54, estipula o dever do Estado no mesmo sentido. Ademais, no Artigo 53, Inciso V, do ECA, consta ser direito subjetivo da criança ter acesso à escola pública e gratuita próxima da sua residência.

Verifica-se que tanto o legislador constitucional quanto o infraconstitucional procuraram resguar-dar o direito da criança de ser matriculada em cre-che, justamente por serem sabedores de que a maior parte da população brasileira é carente do ponto de vista socioeconômico, necessitando os pais deixa-rem seus filhos com outras pessoas para poderem laborar e, com o produto do trabalho, sustentá-los.

Nem todos os pais têm com quem deixar seus filhos enquanto trabalham, e na sua maioria não possuem renda suficiente para inserção de seus filhos em insti-tuições de ensino privadas, quase sempre caríssimas. Deste modo, nada mais justo do que deixá-los em creche mantida pelo Poder Público a quem remuneram por intermédio do pagamento de alta carga de tributação.

Situação fática Inobstante as garantias constitucionais e le-

gais no sentido de assegurar às crianças o direito à vaga em creche, a realidade destoa da previsão legal, sendo corriqueira a situação fática de nega-tiva de matrícula nas instituições públicas.

Ocorre que, o ato da dirigente de instituição pública de ensino no sentido de negar acolhimento à parte que possui direito reveste-se de patente ilegalidade, pois contraria dispositivos expressos da Constituição Fede-ral e do Estatuto da Criança e do Adolescente. A criança possui, além do direito à vaga, a garantia de que o ser-viço público será prestado próximo da sua residência.

Próxima colunaNa próxima coluna serão analisados os argumen-

tos aduzidos pelos entes públicos descumpridores das determinações legais e, em seguida, quais as providências que devem ser tomadas pelos pais que não conseguiram matricular seus filhos em instituições de ensino públicas.

ADELCIO MACHADOO AUTOR Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento pela UFSC. Docente e Pesquisador da Uniarp. Advogado (OAB/SC nº 4912), Jornalista (MTPS/SC nº 4155 - JP), Administrador (CRA/SC nº 21.651), Turismólogo (ABBTUR/SC nº 15583 - B), Historiador (IHGSC nº 956 - ME), Comunicador Organizacional (Abrapcorp nº 1807 / PQ - SN), Corretor de Imóveis (CRECI/ SC nº 15070), Comunicólogo (INTERCOM nº 5681 / AE), Gestor Financeiro (CRA/SC nº 21.651 / T), Publicitá-rio (MTPS/SC nº 380), Musicólogo (ANPPOM nº 163063b / P), Cientista Político (ABCP nº 1203 / SE), Filósofo (ACF).

AD

RIA

NO

RIB

EIR

O

E-mail [email protected] Fone (48) 9961-0168

Para Barrio (2005), por sua vez, a Antropologia Cultural consiste no estudo e descrição dos comportamentos apren-didos que caracterizam os diferentes grupos humanos. O antropólogo cultural deve se ocupar das obras materiais e sociais que o homem criou através de sua história e que lhe permitiram fazer frente a seu meio ambiente e relacio-nar-se com seus congêneres.

À semelhança do verificado em toda a Ciência Humana, seu desígnio básico consiste no problema da relação entre modos de comportamento instintivo e adquirido, bem como o das bases biológicas gerais que servem de estru-tura às aptidões culturais.

Destarte, no campo cul-tural, o antropólogo desen-volve recursos e técnicas de pesquisa, ambos ligados à observação de campo. Este é o

seu laboratório, onde aplica a técnica da observação direta, que se completa com a entre-vista e a utilização de formu-lários para registro de dados.

A análise da cultura de uma formação social estabelece uma reconstituição da realida-de, que é organizada a partir da consciência que dela têm os portadores da cultura. Sem se fixar, obviamente, aos aspec-tos conscientes da conduta, é por meio deles, em sua rela-ção com o comportamento evidente, que a cultura pode ser reconstituída (DURHAM, 2004). Importa reconhecer que o conceito foi construído em função de problemas especí-ficos da investigação antropo-lógica, os quais dizem respeito ao estudo dos povos chamados primitivos, isto é, sociedades relativamente indiferenciadas.

De certo modo, é possível dizer que os aspectos gerais

do conceito de cultura podem ser apreendidos como um conjunto de pressupostos que decorrem do modo pelo qual a antropologia concebeu seu objeto e definiu os problemas básicos do trabalho de campo.

Os estudiosos da cultu-ra interessam-se, pois, por compreender como certa maneira de conseguir um fim determinado pode variar amplamente de um a outro povo, servindo, entretanto, a cada um para conseguir seu ajustamento diante da vida.

Tratam de especificar como as formas estabelecidas de tradição mudam no decorrer do tempo, quer em conse-qüência de desenvolvimentos internos ou de contatos com modos estranhos, e como um indivíduo nascido numa dada sociedade absorve, usa e in-fluencia os costumes que cons-tituem sua herança cultural.

Page 3: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

A|03.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 SAÚDE

Crianças e gestantes estão no grupo prioritário que ainda não chegou perto de alcançar a meta

VACINA CONTRA GRIPE

Unidades da Capital estão abastecidas

A Secretaria de Saúde de Florianópolis informa que os centros de saúde

estão abastecidos com vacina suficiente para a campanha de imunização contra a gripe. Se-gundo a gerência de Vigilância Epidemiológica, nesta semana caiu o ritmo da procura pe-los postos de vacinação. Mas crianças e gestantes que estão no grupo prioritário do Minis-tério da Saúde ainda não estão perto de alcançar a meta. A Capital já distribuiu quase 65 mil doses da vacina, atingindo cerca de 65% do público-alvo.

As doses da vacina prote-gem contra os vírus influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e B. Em Florianópolis, o público--alvo de vacinação para grupos prioritários – número conside-rado pelo Ministério da Saúde - é de 95.912 pessoas. A meta é imunizar, pelo menos, 80% de cada um desses grupos. No to-tal, contando com portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, pode chegar a quase 124 mil.

Os centros de saúde con-tinuam recebendo as pessoas para imunização, das 8 às 17

horas, com intervalo das 12 às 13 horas. O posto volante no

Mercado Público funciona no mesmo horário.

PÚBLICO-ALVONesta campanha, são va-

cinados os indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a meno-res de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de ida-de sob medidas socioeduca-tivas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

*Indivíduos que apresen-tem pneumopatias (incluindo asma); cardiovasculopatias; ne-fropatias; hepatopatias; doen-ças hematológicas; distúrbios metabólicos; transtornos neu-rológicos e do desenvolvimen-to (como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros); imunossupres-são associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros; obesidade; e pacientes com tu-berculose, de todas as formas.

PETRA MAFALDA

Campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 20 de maio

Page 4: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

A|04 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 |

AdrianoRibeiro OPINIÃO /adriano.ribeiro.35380 @AdrianoInforme

(whatsapp) (48) 9922-8133 E-mail: opiniã[email protected]

Entregue Medalha Cruz e Sousa

TV Câmara

Conversa ao pé de ouvido

Convenção

Investigações

Bloco de Oposição

Amigos no rodeio

Alguns processos que estão sendo investigados pela 4ª Promotoria de Justiça de São José, de acordo com o Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público do Estado de Santa Catarina:

- Inquéritos Civis n. 06.2015.00007189-8 - apurar a denúncia de cobrança ilegal de mensalidades pela creche da Associação Beneficente Nossa Senhora de Azambuja

- Inquéritos Civis n. 06.2015.00007004-4 - diag-nosticar o Serviço de Convi-vência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) oferecido a crianças e adolescen-tes do Município de São José e encontrar alterna-

tivas para equacionar as deficiências existentes.

- Inquéritos Civis n. 06.2015.00000557-5: apurar a situação da Escola Básica Municipal Vereadora Al-bertina Krummel Maciel.

- Inquéritos Civis n. 06.2015.00005635-3 - apurar a situação sanitária da Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Conceição.

- Procedimento Prepara-tório n. 06.2016.00002500-9 - apurar supostas irregula-ridades ocorridas na insti-tuição NURREVI - Projeto Amar, conveniada com o Município de São José (SC), para execução do serviço de acolhimento institucional.

A Câmara Municipal de Florianópolis realizou se-gunda, (9), Sessão Solene de Entrega da Medalha Cruz e Sousa que tem por objetivo homenagear pessoas negras ou defensores da raça negra nas áreas cultural, despor-tiva, de desenvolvimento social e educacional no município de Florianópolis.

A honraria leva o nome de um dos maiores poetas brasileiros, João da Cruz e Sousa, filho de escravos que revolucionou a poesia, foi o precursor do simbolismo no Brasil e se transformou em um dos símbolos da con-tribuição dos negros para o crescimento do país. Cruz e Sousa nasceu na então Desterro, hoje Florianópolis, em 24 de novembro de 1861.

Em nome dos demais ho-menageados, Flávio da Cruz, agradeceu a honraria con-cedida pela Casa Legislativa, especialmente por esta levar o nome de Cruz e Sousa, e destacou que esse momento só foi possível devido à luta dos antepassados. “Muito

já se superou graças à força de quem mesmo abaixo de chicotadas e outras barbáries conseguiu, com amor, passar lições para seus descenden-tes, como o querer vencer”.

Em 2016 foram homena-geados com a Medalha Cruz e Sousa: Adelir Crispim (Tia Nininha); Daniela Cristina Silva; Edenice da Cruz Fraga; Janaína Conceição Deitos; Jucélia Beatriz Vidal; Vivalda Terezinha da Costa – in me-moriam; Custódia Leocádia Pereira da Silva; Mara Regina dos Santos; Lucimar Monta-

nha Bittencourt; Dilce Dilma Lucas; Léa Palmeira e Silva; Maria Aparecida da Silva; Marcelo Luiz Pereira; Flávio da Cruz; Gerson Conceição; Carlos Augusto do Espírito Santo; Sérgio Roberto da Cunha; Izalto Silveira; Rodri-go Cardozo; Marcos Farias de Almeida; Lídio Augusto Costa; Marcos Aurélio Neves; Pedro Cabral Filho; Carlos Sizenando Cunha; Marcelo Noronha Trajano; Geraldo Martins dos Santos; Getú-lio Manoel Inácio; Ricardo Conceição; Isac Nascimento.

A TV Câmara de Floria-nópolis precisa urgente-mente melhorar sua qua-lidade na transmissão de imagens da sessão, pela in-ternet. Difícil a transmissão em que não dê problema com o não acesso à ima-gem, disposta na página no site da Casa Legislativa. En-quanto isso os vereadores falam, como se estivessem sendo observados pelos internautas. Sabem nada!

O pré-candidato a pre-feito de São José, Fernando Anselmo (PDT) e o presi-dente do PMDB, vereador, Michel Schlemper conversa-ram longamente no Rodeio dos Praianos. Ambos jovens, políticos e com histórias que se cruzaram no passado.

Será que no futuro voltarão a se cruzar novamente? O flagrante aconteceu na barraca do Mauro Fiscal, que aliás, será candidato a vereador pelo Democratas. Na última eleição, Mauro fi-cou como suplente com 987 votos. Vai tentar de novo.

ADRIANO RIBEIRO

O bolo de R$ 3 mil

Chamou a atenção o valor de um bolo arreca-dado segunda-feira (10) na festa do Divino, no Centro Histórico de São José: R$ 3 mil. A disputa até chegar a esse valor se deu por dois secretários municipais da prefeita Adeliana Dal Pont (PSD). Ambos, inclusive, serão candidatos a vereador. Se por um bolo estão pagando assim, imagina para um cabo eleitoral.

Neste sábado (14) vai ser realizada a Convenção Es-tadual do Partido Ecológico Nacional (PEN). Vai iniciar a partir das 9 horas da manhã, na Assembleia Legislativa.

Vereador Wallace Tete (PDT) também compareceu com a família no Rodeio dos Praianos, final de semana em São José. Reviu amigos como o empresário Victor Ivaniski. Ambos posaram para um registro ao lado de amigos e familiares.

Vereadores de oposição ao governo Cesar Souza (PSD) articulam a criação de um bloco supraparti-dário. São liderados por vereadores como Vanderlei Farias (PDT), Pedrão (PP)

e Lino Peres (PT) e outros. O objetivo é firmar posição para investigar um con-trato milionário firmado pelo prefeito. O assun-to vai render e promete tirar o sono de Cesinha.

Page 5: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

.................................................................................................. A|05 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 PUBLICIDADE

TUDO20%

D E D E S C O N T O

COM ATÉ

A METAL SUL FUNDICAO DE METAIS É ESPECIALIZADA EM PEÇAS PARA MONTAGEM DE BIJUTERIAS, CHAVEIROS PERSONALIZADOS, ANEIS, ETIQUETAS METÁLICAS PARA CONFECÇÕES, FIVELAS PARA CINTOS, BROCHES E PEÇAS EM GERAL. TODOS COM BANHOS DE ALTA QUALIDADE E GARANTIA ,TENDO EM SUA EMPRESA IMPRESSORA COM USINAGEM EM 3D FACILITANDO E AGILIZANDO A CRIAÇÃO DE MODELOS EXCLUSIVOS

ESPECIALIZADA EM CONDOMÍNIOS

(48) 9106 8446 (48) 9606 4508

[email protected]

AOS PARCEIROS DO 19º. EDUCANDÁRIO FEST:

O Educandário Fest nasceu como alternativa frente as necessidades institucionais que já se apresentavam em 1997, junto ao intuito de fortalecer laços de rela-cionamento com a comunidade. Desde lá, a relevância do evento vem crescendo ano a ano, de forma a soli-dificar o serviço prestado nesses 80 anos de funciona-mento dessa casa.

Em respeito a todos os que fazem parte dessa his-tória (famílias, funcionários e comunidade) afirmamos que os eventos beneficentes que se dão no decorrer do ano, é o que contribui para que o Educandário ve-nha a ser referência. Referência de transparência, de trabalho árduo, de acolhimento e de préstimos à co-munidade, mas isso só se torna possível decorrente da bondade de Deus, dos gestos incessantes de amor dos funcionários e das ações generosas de nossos apoiado-res. É por isso que nossa verdade se dá. Dessa forma, somos todos um.

É com enorme respeito que o Educandário agrade-ce aos seus amigos: patrocinadores, apoiadores, volun-tários e funcionários. O evento anual mais importante foi um sucesso! Parte da demanda de necessidades foi atendida, e é assim que podemos seguir para as próxi-mas conquistas, afinal, o trabalho não pode parar!

80 ANOS DE SERVIÇO E AMOR!O EDUCANDÁRIO AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO!

site: www.educandariosc.org.brE-mail: [email protected]: sociedadeeuniceweaver.educandarioscTel: 48.32470877

Page 6: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

A|06 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 | COTIDIANO

Procon de Palhoça intensifica fiscalização em bancos

Procuradoria da capital recupera R$ 5 mi em tributos

É LEI

Depois de fechar uma agência bancária em Palho-ça, a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa do Cidadão do município, por meio do Procon, intensificou as ações de fiscalização no serviço prestado pelos ban-cos e lotéricas. O órgão visi-tou quatro estabelecimentos terça-feira (10). As operações foram comandadas pelo se-cretário municipal de Segu-rança, Cláudio Monteiro.

Foram visitadas as agên-cias da Caixa Econômica Fe-deral, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco. O diretor geral do Procon, Élcio Schmitz, infor-mou que o atendimento nas agências da CEF e Itaú esta-vam ocorrendo “dentro dos padrões de normalidade”. No Bradesco e BB foram consta-tadas filas, mas dentro do que permite a Lei 1.110/2.000, que define uma “tolerância de até 20 minutos em dias normais” e 30 minutos antes e após fe-riados, bem como nos dias destinados ao pagamento de funcionários públicos.

“Os quatro bancos – CEF, BB, Itaú e Bradesco – estavam operando dentro da norma-lidade, de acordo com a Lei 1.110 e a Portaria 003”, ressal-tou o diretor.

No final da semana pas-sada, uma lotérica do Bairro Aririú já havia sido autuada e multada, por desrespeito à le-

gislação vigente.

AGÊNCIA FECHADANa segunda-feira (9), o ór-

gão interditou a agência do Santander, da rua José Maria da Luz, Centro, por 72 horas. O di-retor geral do Procon, explicou que em um limitado espaço de tempo, o banco foi alvo de mais de 60 “reclamações fundamen-tadas e comprovadas”.

Durante a inspeção, além do descumprimento dos dis-positivos da Lei 1.110, que regula o tempo de espera por atendimento, os agentes do órgão de defesa do consumi-dor encontraram vários clien-tes sentados no chão. Ficou comprovado que alguns esta-vam aguardando atendimen-to há mais de uma hora – em um caso, até uma hora e 40 minutos de espera.

Dos três guichês disponí-veis, só dois estavam em ope-ração, num claro desrespeito à Portaria PROCON 003/2016. O texto normativo prevê que do primeiro ao décimo dia de cada mês, na véspera e pós fe-riados e em dias de pagamen-to do funcionalismo público, a agência bancária deve ope-rar com todos os guichês.

Pelas irregularidades de-tectadas, o PROCON / Palhoça interditou a agência do San-tander, como “medida caute-lar”, que somente reabrirá as portas na quinta-feira (12).

Em dois dias de vistoria uma agência foi fechada pela demora no atendimento

Prédio da Justiça Federal

Animal deve ser transportado em caixinha apropriada

BABY ESPÍNDOLA

Atenta às questões tributá-rias, a Procuradoria-Geral do Município, representada pelo procurador Augusto Porto de Moura, obteve êxito na res-tituição de R$ 5 milhões de tributos aos cofres públicos do Município. Para o procura-dor, a ação tramitou de forma célere na Justiça Federal, pois em agosto de 2015 a ação foi movida, com sentença favorá-vel e trânsito em julgado em abril de 2016.

“Tão logo a Procuradoria do Município tomou conhe-cimento da decisão proferi-da pelo STF, no julgamento do Recurso Extraordinário nº 595.838, solicitamos a docu-mentação à Contabilidade do Município e ingressamos com

a ação de repetição do indé-bito, objetivando a restituição ou compensação dos valores recolhidos pelo Município

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

São considerados animais domésticos os cães e gatos de até dez quilos e o transporte fica limitado a dois animais por viagem

FLORIANÓPOLIS

Animais domésticos agora podem ser transportados em ônibus na Capital

Os donos dos patudos da Capital já podem come-morar: o prefeito Cesar

Souza Junior (PSD) sancionou na última sexta-feira (6), na íntegra, a Lei Complementar 556/2016, de autoria do verea-dor Tiago Silva (PMDB) que as-segura o direito de transporte de animais domésticos de peque-no porte nas linhas de ônibus municipais regulares da cidade.

São considerados animais domésticos os cães e gatos de até dez quilos e o transporte fica limitado a dois animais por viagem, que deverão estar em caixas de transportes apropria-das durante a permanência no veículo e com condições de proteção, higiene e conforto.

Para o transporte, o pro-prietário deverá apresentar atestado do médico veteri-nário indicando as boas con-dições de saúde do animal, emitido no período de 15 dias antes da data da viagem, e carteira de vacinação atuali-zada em que constem, pelo

menos, as vacinas antirrábica e polivalente. Além disso, os animais deverão estar devida-mente higienizados.

Segundo o vereador Tiago Silva, autor do projeto, a pro-posta é pioneira em Santa Ca-tarina e se baseou nas Câma-ras das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde o trans-porte já é permitido. “Muitos donos de animais não têm carro e assim não conseguem levar seus animais, por exem-

plo. Acho que a medida con-tribui muito para a causa dos direitos animais”, disse.

A iniciativa tem o apoio do Consórcio Fênix, empresa que administra a operação das linhas de ônibus na cida-de. O transporte poderá ser efetuado em todas as linhas que circulam no território de Florianópolis, tanto as con-vencionais, quanto execu-tivas, desde que os animais cumpram as exigências da lei.

durantes os últimos cinco anos, tendo-se em vista que o STF, na oportunidade do jul-gamento, declarou inconsti-tucional o artigo 22, inciso IV, da Lei nº 8212/91 que tratava da Contribuição Previdenciá-ria incidente sobre prestação de serviços de cooperativas de trabalho”, informou.

“O êxito nesta restituição de R$ 5 milhões represen-ta mais uma conquista dos procuradores municipais na defesa do interesse público e respeito aos cidadãos floria-nopolitanos”, acrescentou Au-gusto de Moura.

O Procurador-Geral do Município, Alessandro Balbi Abreu, enalteceu o trabalho de-sempenhado pelo procurador.

Page 7: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

.................................................................................................. A|07 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 COTIDIANO

Petry investirá R$ 60 milhões em nova arena de showsCom um investimento de

R$ 60 milhões, a Arena Petry será o mais novo espaço para shows em São José. O empre-endimento será construído no bairro Sertão do Maruim, no quilômetro 4, ao lado do Lotea-mento Nova São José. A família Petry visitou a prefeita Adeliana Dal Pont para apresentar o pro-jeto do novo espaço do Centro de Eventos Petry, que ganhará o nome de Arena Petry.

Um dos proprietários da casa, Sandro Petry, afirmou que é um salto muito impor-tante para a família, que atua no ramo há 18 anos. “Começa-mos a nossa história em Bigua-çu, mas agora viemos para um município muito mais amplo e com uma população maior. Esperamos atender a necessi-dade de São José com grandes

eventos, gerando economia e empregos para a cidade”, sa-lientou Sandro Petry.

A prefeita Adeliana deu as boas vindas à família e afir-mou ter ficado muito feliz com a vinda do empreendi-mento para São José, além de colocar a Prefeitura à dispo-sição para ajudar no que for preciso em relação aos trâmi-tes necessários para constru-ção do espaço.

Os empresários preten-dem inaugurar a Arena Petry até o início de 2018. O espaço receberá eventos de peque-no, médio e grande porte. O empreendimento terá capaci-dade para até 15 mil pessoas. Além de shows e festas, a Are-na terá estrutura para atender eventos esportivos, exposi-ções, feiras e workshops.

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

Projeto foi apresentado para a prefeita Adeliana

Neste primeiro momento, a Secretaria de Planejamento e Gestão Orçamentária (Seplan) está repassando aos Correios as informações dos novos loteamentos

Mapeamento apontará ruas e bairros que ainda não recebem correspondências nas residências

RESIDÊNCIAS

Áreas de São José ainda sem CEP serão mapeadas

A Prefeitura de São José, por meio da Secreta-ria de Planejamento

e Gestão Orçamentária, e os Correios firmaram uma par-ceria para mapear as áreas que ainda não contam com Código de Endereçamento Postal (CEP) e para agilizar a entrega de correspondências.

Falta de identificação do endereço, quadra, lote e nu-meração das residências são alguns dos fatores que impe-dem a chegada de correspon-dências na casa do cidadão, por isso os novos loteamentos do município precisam ser re-gularizados. Todas as ruas e bairros que estiverem em dia até o início de 2017, serão in-seridos na distribuição.

Neste primeiro momento, a Secretaria de Planejamento e Gestão Orçamentária (Seplan) está repassando aos Correios as informações dos novos lo-teamentos, relação e extensão de ruas, localização, número de habitantes por bairro e um mapa digital por meio do Sis-tema de Geoprocessamento, que começou a ser utilizando em meados de 2014.

Segundo o coordenador do geoprocessamento da Se-plan, Airto Moacir Agostini, a parceria é uma via de mão dupla. “Cabe à Prefeitura re-passar as informações neces-sárias de São José para facili-

tar o trabalho dos Correios”, destaca Airto.

O coordenador de ativi-dades externas dos Correios, Ederson da Silveira Moisés, ex-plica que a empresa criará um projeto de demanda para as áreas que ainda não têm CEP. “Faremos um levantamento com o número de cartas que cada rua receberá; metragem do logradouro para saber se a entrega será feita por carteiros de bicicleta ou motocicletas; veículo que será disponibiliza-do para entrega de encomen-das; contratação de mão de obra; abertura de concurso e outras burocracias necessárias para distribuição de corres-pondências”, ressalta Ederson.

Participaram da reunião

na última quarta-feira (4), a gerente de Centro de Dis-tribuição Domiciliar de São José, Gisele de Mello, e o se-cretário de Governo, Walde-mar Bornhausen.

Na ocasião, o secretário Waldemar lembrou que a Pre-feitura recebe diariamente de-mandas e reclamações porque os serviços dos Correios não estão chegando ao destino fi-nal. “A iniciativa da adminis-tração municipal de procurar a empresa pública ocorreu há 30 dias e, desde então, firmou--se uma parceria para realizar a entrega o mais rápido pos-sível para que a população josefense receba correspon-dências e encomendas na sua casa”, assinala Bornhausen.

Inauguração do trapiche da Ponta de Baixo será em junho

As obras de revitalização da orla da praia da Ponta de Baixo e a construção do tra-piche estão na fase final. O pedido de reforma do espaço foi apresentado por morado-res do bairro em audiências e no projeto Fala, São José!. Iniciada em fevereiro, a obra do Balneário Guararema deve ser inaugurada na primeira quinzena do mês de junho.

Na orla está sendo cons-truído um deck de 150 metros de comprimento e 2,5 metros de largura na extensão da fai-xa de areia, com recuo para embarque e desembarque de transporte marítimo. Novas calçadas já foram instaladas ao longo da orla, respeitando as normas de acessibilidade, com pavimentação em paver e muretas para garantir a se-gurança de pedestres.

No local também have-rá quadra de vôlei de praia, academia ao livre para a prática de atividades físicas, nova iluminação pública, sinalização e paisagismo. O mobiliário urbano com bancos e lixeiras estão sen-do colocados no espaço.

O secretário de Projetos Especiais, Luiz Fernando de Aquino, ressalta que o obje-tivo de revitalizar uma área como a orla da Ponta de Baixo é incentivar os cidadãos a se apropriarem do espaço públi-co, passarem a se sentir donos e cuidarem do local. “Temos que unir forças entre agentes públicos e a comunidade para acabar com a ideia errada de que o espaço público não tem dono e pode fazer o que qui-

ser”, salienta o secretário.Luiz Fernando usa como

exemplo de transformação em São José o Parque Li-near Lisboa, que antes era uma vala e, atualmente, a comunidade extremamen-te unida, está cuidando por meio de ações de educação e mutirões de preservação da área de lazer.

No dia 17 de março, a prefeita Adeliana Dal Pont e o superintendente da SPU/SC, André Ricardo de Souza, assinaram a cessão de uso da área da Ponta de Baixo para a construção do trapiche do Balneário Guararema.

Com 77 metros na parte fixa e 36 metros flutuantes, o trapiche está sendo construí-do com concreto e PVC para garantir a durabilidade e se-gurança do equipamento, que poderá receber embarcações de pequeno e médio porte, além de facilitar para os pes-cadores, que terão um espaço exclusivo para guardarem os barcos de pesca.

Segundo o secretário Luiz Fernando, a fundação e a estrutura do trapiche foram concluídas. Nos próximos dias, as equipes trabalharão no contra piso e, em seguida, farão a instalação do PVC para finalizar a superfície do trapi-che fixo. Dos três trapiches flutuantes, apenas um ainda não foi finalizado.

A revitalização da orla da praia fomentará o turismo e a gastronomia, gerando empre-gos e renda para o município, além de incentivar a prática de esportes náuticos e a pesca.

Page 8: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

A|08 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 | COTIDIANO

A abertura oficial da Festa deste ano ocorreu no sábado (7), e as atividades aconteceram até segunda-feira (9)

SÃO JOSÉ

Festa do Divino reúne milhares A 165ª Festa do Divino Es-

pírito Santo reuniu milha-res de pessoas no Centro

Histórico de São José no último sábado (7) a segunda (9) quan-do aconteceu o Cortejo da Famí-lia Imperial no entorno da Praça Hercílio Luz, seguido de uma missa solene de Ação de Graças, presidida pelo arcebispo de Flo-rianópolis, Dom Wilson Jönck, e a apresentação do novo Casal Imperial para 2017.

A abertura oficial da Festa deste ano ocorreu no sábado (7), com queima de fogos, cortejo da Família Imperial, composta por Lédio Coelho, Maria de Andra-de Coelho e Eduardo Coelho, e missa solene na Igreja Matriz,

onde o Imperador Eduardo Co-elho foi coroado pelo Padre Ro-dinei Carlos Thomazella.

No domingo (8), a programa-ção começou às 9h com o cor-tejo da Família Imperial e uma missa solene. Logo após o al-moço, o público pode participar de uma edição especial da Feira da Freguesia com apresenta-ção de boi-de-mamão, show da banda Crep Suzette e sorteio de prêmios. Durante todo o dia, no entorno da Praça Hercílio Luz, havia barraquinhas de gastro-nomia, artesanato e atividades para toda a família.

Por volta das 18h30min, um novo cortejo com os ex-festei-ros passou pelo Centro Históri-

co. A prefeita Adeliana Dal Pont, que foi festeira da Festa do Divino no ano de 2014, também par-ticipou da cerimônia e ressaltou a importância de preservar a cultura açoriana. “Há 165 anos, o povo de São José celebra a fé por meio da Festa do Divino Espí-rito Santo. Que esta tradição e celebração se man-t e n ha m por mui-tos anos, u n i n d o

Page 9: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

.................................................................................................. A|09 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 COTIDIANO

A abertura oficial da Festa deste ano ocorreu no sábado (7), e as atividades aconteceram até segunda-feira (9)

Festa do Divino reúne milhares famílias e amigos no Cen-

tro da cidade”, salienta Adeliana Dal Pont.

Considerada pa-trimônio imaterial do

Município, a festa é or-ganizada pelo Casal Im-

perial Lédio Coelho e Maria de Andra-

de Coelho, que têm a missão de trazer para o evento um pou-co da história da celebração, que

começou em Portugal no ano de 1296, quando a Rainha Isa-

bel fez uma promessa para que a paz pudesse reinar entre os países que estavam em guerra.

Na ocasião, Lédio Coelho lembrou que na época, para agradecer a graça alcançada, a rainha coroou pessoas sim-ples e ofereceu um banquete aos pobres, por isso há a tra-dição de montar uma corte de meninos e meninas vestidos de realeza. “Trabalhamos um ano para realizar esta festa, por isso quero agradecer as pessoas que contribuíram para que este sonho se tor-nasse realidade. Agradeço também a todos que vieram prestigiar a tradicional Fes-ta do Divino Espírito Santo”,

agradeceu Lédio Coelho.

TRADIÇÃOPara compreender melhor

os gestos feitos durante a fes-ta é preciso entender cada um dos símbolos. A coroa, o cetro e a salva simbolizam a respon-sabilidade e o compromisso do festeiro com o culto. A pomba representa o próprio Espírito Santo, a paz, o amor e a humil-dade. Os pães da promessa, sim-bolicamente ofertados ao Divi-no, é uma maneira de agradecer e pagar promessas por graças alcançadas. A bandeira é o sím-bolo que inicia as festividades visitando as casas da comunida-de logo após a Quaresma.

Page 10: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

A|10 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 | COTIDIANO

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

As obras começaram na sexta-feira (6) e devem ser concluídas até a próxima segunda-feira (16)

As obras, feitas em parceria entre a prefeitura e o Deinfra, começaram na sexta-feira (6) e devem ser concluídas até a próxima segunda-feira (16)

MOBILIDADE

Melhorado acesso ao bairro Picadas do Sul

(48) 3348-3205(48) 8469-4092 (48) 3091-5477

Vivemos em um Estado com enorme poten-cial, mas que ainda precisa explorar de modo mais eficiente estas competências. Exemplo disto é a atenção que o turismo de eventos tem recebi-do. Legislações que não contemplam as necessi-dades do setor e infraestrutura inadequada são fatores que impedem o crescimento desta área tão promissora para a economia catarinense.

Trata-se, a meu ver, de uma via de mão dupla. Mesmo com as dificuldades econômicas e políticas pelas quais o país atravessa nos últimos tempos, temos conseguido retomar o crescimento no Cen-troSul, um dos principais centros de convenções de Santa Catarina. Tivemos um incremento de 12% em relação ao ano passado, com a assinatura de importantes contratos que, sem dúvida, mo-vimentarão restaurantes, hotéis e diversos outros setores de Florianópolis. Isto se deve, em parte, a implantação de um novo sistema de acústica e do conceito boutique, este em fase de finali-zação, mas este esforço não pode ser o único.

Cabe aos poderes executivo e legislativo to-marem decisões que fomentem o crescimento e contribuam para atrair grandes projetos. Enquanto não houver, por exemplo, infraestrutura adequada, com oferta de voos diretos saindo de Florianópolis para as principais cidades, aeroporto com porte adequado para receber aos turistas e a mobilidade da cidade continuar figurando entre as piores do país, será difícil atingirmos todo nosso potencial.

Além disto, a Lei 366/2015 é outro grande entrave. Construída sem ouvir todos os segmentos que atin-ge, ela impede expositores que não possuam empre-sa cadastrada em Santa Catarina de comercializar produtos. Um empecilho aos grandes congressos.

É preciso valorizar o turismo de eventos, afi-nal a atividade contribui expressivamente para o aquecimento da economia no período entre março e dezembro, quando acaba a tempora-da de verão. Nesse sentido, reitero: este deve ser um esforço fruto de união e planejamento.

Creio que estamos vivendo um momento de escolhas. Temos todas as condições de nos tornarmos um Estado pioneiro, maior do que somos, mas precisamos acreditar e, acima de tudo, pensar e agir para alcançar este objetivo.

Turismo de eventos é desafio em SC

Leonardo VieiraDiretor Comercial do CentroSul

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa

Social e Trânsito, e o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) estão execu-tando um projeto de melho-rias na rodovia SC-281, no bairro Picadas do Sul.

Em outubro de 2015, o ór-gão estadual e a administra-ção municipal firmaram uma parceria para realizar a obra de reabertura do acesso da rodovia SC-281 ao bairro Pi-cadas do Sul, que era uma rei-vindicação da comunidade. Na época, o Departamento de Trânsito de São José instalou dois novos semáforos no local e realocou um dos existentes

para garantir a segurança dos motoristas e pedestres.

Assim que as obras forem concluídas, os motoristas que vierem do Sertão do Maruim pela pista da direita devem seguir em frente, enquanto os veículos da pista da esquerda poderão virar à esquerda e ter acesso à Rua Luiz Fagundes, em Picadas do Sul. Os con-dutores que vêm da Rua Luiz Fagundes também poderão fazer a rótula e virar à esquer-da para ter acesso à BR-101 ou à Rua Senador Carlos Gomes.

O diretor operacional de trânsito de São José, Maurício Duarte, ressalta que o objeti-vo da obra é diminuir o nú-mero de acidentes e propor-

cionar segurança às pessoas que trafegam pelo local. “A nossa parceria com o Deinfra reorganizará o trânsito do lo-cal para diminuir os conflitos e garantir que usuários da ro-dovia tenham segurança”, ex-plica Maurício.

Na segunda-feira (9), as equipes trabalharam na pintu-ra da via para a canalização dos novos eixos, na instalação de suportes para as 14 placas de sinalização e na realocação de tachões, conhecidos como tar-tarugas. Atualmente, o trecho da rodovia estadual conta com quatro semáforos, mas com a execução do projeto de melho-rias, um deles mudará de local e ganhará uma caixa a mais.

Page 11: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

.................................................................................................. A|11 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 COTIDIANO

NEGÓCIOS

Nova adutora inicia funcionamento no Estreito

A Casan colocou em funcio-namento terça-feira (10) uma nova adutora que vai benefi-ciar áreas mais altas do bairro Estreito, em Florianópolis.

O investimento de aproxi-madamente R$ 150 mil per-mitiu a implantação de 1,2 quilômetro de novas tubula-ções na região que passa por um expressivo crescimento populacional.

Os serviços de interliga-ção da nova rede implantada

serão executados entre 8h e 16h, exigindo a interrupção do fornecimento de água para os bairros Kobrassol, Campinas, Capoeiras, Estrei-to, Jardim Atlântico, região de Barreiros entre BR-101 até divisa São José e comunidade de Monte Cristo.

Como esses bairros são atendidos pelo reservatório R4, que conta com 4 milhões de li-tros, usuários só devem sentir reflexos no fornecimento no

período da tarde. A previsão da Companhia é de que a partir de 17h o abastecimento seja total-mente normalizado.

“Estamos muito satisfeitos com essa obra tão esperada pela comunidade das regiões mais altas do Estreito, o que vai trazer melhorias significativas para moradores e para institui-ções públicas, como a Creche Otília Cruz”, destaca o chefe da Agência de Florianópolis da Casan, Marcelino Dutra.

Parceria firmada entre a Prefeitura e o Sebrae vai agilizar processo que hoje leva até 160 dias

Capital agiliza abertura de empresas

A Prefeitura de Floria-nópolis e o Serviço Brasileiro de Apoio às

Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram semana passada um termo de coope-ração técnica que vai viabili-zar abertura, baixa e amplia-ção de empresa inscrita como microempreendedor em até uma semana. A medida vai reduzir em pelo menos 20 ve-zes o tempo de espera para a resolução de questões do tipo na Capital, que hoje leva entre 150 e 160 dias.

A expectativa do secretá-rio de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Marcelo de Melo, é de que o serviço que vai agi-lizar a legalização dos peque-nos negócios entre em funcio-namento dentro de um a dois meses. Segundo ele, desta for-ma, Florianópolis cumprirá mais um quesito do conceito de “cidades inteligentes”, que tem como base o aproveita-mento das tecnologias para ajudar a solucionar os pro-blemas dos grandes centros urbanos, a exemplo do que já acontece no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Melo adianta que será montado o “Espaço ou Casa do Empreendedor”, provavel-mente num dos shoppings da cidade, onde todas as infor-mações serão concentradas. “Então, vão ter alguns trâmi-tes que serão dirimidos”.

Com a assinatura do termo de cooperação técnica, o Se-brae disponibilizará um sis-tema de interligação de todos os órgãos responsáveis por licenças e alvarás relativos ao funcionamento de empre-sas de pequeno porte - entre eles, o Pró-Cidadão, a Vigi-

lância Sanitária e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), da parte do Municí-pio; o Corpo de Bombeiros e a Receita Federal. Além disso, o Sebrae vai contribuir com capacitação de pessoal e ma-terial de divulgação.

No evento de assinatura do termo, o secretário da Fazen-da, André Bazzo, que na opor-tunidade representou o prefei-to Cesar Souza Junior, chamou a atenção para números que repercutem na queda da arre-cadação. Destacou que no pri-meiro trimestre deste ano 43% a mais de empresas fecharam, com relação ao mesmo perío-do no ano passado. “Que nós tenhamos êxito no decorrer de todas as ações”, desejou.

Já o diretor superinten-dente do Sebrae em Santa Catarina, Carlos Guilherme Zigelli, salientou que a parce-ria firmada tem a finalidade de melhorar o ambiente legal para que o empresário possa prosperar. “Estamos conven-cidos de que juntos vamos melhorar a vida dos pequenos empresários de Florianópolis”.

DOCUMENTAÇÃO O secretário da Fazenda, An-

dré Luiz Bazzo, que já foi presi-dente da Junta Comercial do Es-tado de Santa Catarina, também pensa em formular cartilhas e check lists constando toda a documentação necessária para abrir uma empresa.

“Um dos grandes causa-dores da demora do processo é esse vai e volta de papel. A pessoa vem, abre o protoco-lo e continua atrás de docu-mentos, sem contar que cada órgão está em uma região di-ferente da cidade, tudo isso precisa mudar”, disse.

MAURO VAZ/SEC/PMF

Parceria firmada entre a Prefeitura e o Sebrae

Bazzo também pretende sugerir ao Legislativo a ade-quação do município na lei de Enquadramento Empresarial Simplificado (EES) do Esta-do. “A lei já prevê que os mu-nicípios podem adotar o seu. Com ele, o sistema é unificado e identifica se há necessida-de de uma fiscalização prévia para o início das atividades, ou se pode ser realizada após a abertura”, disse o secretário.

Page 12: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

A|12 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 | ESPECIAL

Festa aconteceu sábado passado em sua residência, às margens da rodovia SC-407, em São Pedro de Alcântara

ANIVERSÁRIO

Valdino Kuhn comemora 50 anosUma grande festa foi realizada

sábado (7) para comemorar o aniversário de 50 anos do ve-

reador Valdino Kuhn (PDT), em São Pedro de Alcântara. Recentemente o

vereador trocou o PP pelo PDT, parti-do onde vai buscar a reeleição.

Participaram do evento autori-dades como o vice-prefeito Edson José da Silva Filho, o vereador de São

José, Wallace Tete (PDT) e vereadores de São Pedro; bem como familiares, amigos, empresários e lideranças da comunidade.

Todos foram recepcionados na

residência da família Kuhn, em uma chácara, às margens da rodovia SC-407. Foi servido um almoço tendo a base churrasco e a tarde foi de anima-ção, música e muita diversão.

CLICKS

FOTOS: ADRIANO RIBEIRO

Page 13: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

.................................................................................................. A|13 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016

Espaço para divulgação dos principais shows e eventos noturnos da região Metropolitana de Florianópolis. CONTATO: [email protected]. FONE: 30915477 WHATSAPP : 9922-8133

ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS

CINEMA DO CIC

IGUATEMI RECEBE O MUNDO GLOOB

AGENDA

O município de Caçador, no Meio Oeste do Estado, vai ferver nos dias 13, 14 e 15 de maio, com o 10º Encontro de Carros Anti-gos, 5º Encontro de Caminhões Antigos e 4º Encontro de Motos Harley Davidson. O evento acontecerá no Parque Central de Caça-dor, onde haverá ainda feira de antiguidades, exposição de minia-turas de veículos e área exclusiva para motor homes.

A entrada é gratuita, porém o evento sugere a doação de cinco quilos de alimento não perecível para quem quiser cola-borar. Para os expositores, será cobrada uma taxa de R$ 20 por carro. Os valores arrecadados (inclusive do estacionamento) serão revertidos para o Hospital Maicé, de Caçador.

O encontro deve reunir mais de 600 modelos, entre carros, ca-minhões e motos. Está sendo esperado um público de aproxima-damente 20 mil pessoas de toda Santa Catarina e estados vizinhos.

Um espaço para brincadei-ras promete muita diversão para as crianças que passarem pelo Shopping Iguatemi Flo-rianópolis, em Santa Catarina. De 14 a 29 de maio, o shopping recebe o Mundo Gloob, que vem com novas atividades em 2016, trazendo para perto da garotada os principais perso-nagens e programas do canal

– ALVINNN!!! e Os Esquilos (novidade), Ladybug (novida-de), Detetives do Prédio Azul, Tem Criança na Cozinha e Buuu (novidade). O evento gratuito é destinado a crianças de 4 a 10 anos. A participação será mediante distribuição de senhas e está sujeita à disponibilidade de lugares.

A área cenográfica e interati-

va de 100 m² é formada por um circuito dividido em cinco ex-periências diferentes relaciona-das ao conteúdo do Gloob. Em cada uma delas, os pequenos são convidados a usar a cria-tividade e a imaginação para desvendar mistérios, atravessar labirintos, preparar receitas usando comidas cenográficas, entre outras brincadeiras.

A programação do Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) nesta semana está espe-cial: na quinta-feira e no do-mingo (12 e 15 de maio) terá o lançamento do filme O Aquário de Antígona, do cineasta cata-rinense Alceu Bett; já na sexta--feira 13 é a vez da segunda edi-ção do projeto Cinema ao Vivo, do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), com o filme Nosferatu e a trilha sonora feita ao vivo pela banda Os Skrotes. As sessões ocorrem sempre de quinta-feira a domingo, a partir das 20h, e têm entrada gratuita. A realiza-ção é uma parceria da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) com a Unisul.

Mais sobre a programação:Dias 12 e 15 de maio de 2016

(quinta-feira e domingo), às 20h:Lançamento de O Aquário de

Antígona e exibição de As Mor-tes de Luciana

Longe da ideologia hollywoo-diana, O Aquário de Antígona, novo filme do cineasta catari-nense Alceu Bett, nos imerge num banho de pureza original. O argumento da película é do escritor Fernando José Karl, que também assina o roteiro junto com Alceu. Foram cinco meses de produção entre captação e finalização, nas cidades de São Francisco do Sul, Joinville, Nova Veneza e Curitiba.

Dia 13 de maio de 2016 (sex-ta-feira), às 20h:

Cinema ao Vivo Filme NosferatuDepois do sucesso da pri-

meira edição, está de volta o pro-jeto Cinema ao Vivo, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Mu-seu da Imagem e do Som (MIS/SC). Para esta segunda edição, a banda Os Skrotes fará, ao vivo, a trilha sonora para a exibição do filme de terror Nosferatu, clássi-co do diretor Friedrich Wilhelm Murnau, lançado em 1922 e adaptado do romance Drácula, de Bram Stoker. Os ingressos serão distribuídos APENAS no dia anterior ao evento, a partir das 13h, no Museu da Imagem e do Som, localizado no CIC, e cada pessoa poderá retirar até dois ingressos. Além disso, no dia das apresentações, 10 minu-tos antes do início do espetácu-lo, será realizada contagem dos presentes e, caso haja lugares vagos, serão distribuídos ingres-sos extras, no local.

Haverá outras duas apresen-tações nos dias 17 e 18 de maio (terça e quarta-feira), às 20h, com distribuição de ingressos da mesma forma. Mais informa-ções no site da FCC.

ATENÇÃO: não haverá ses-são de cinema no dia 14 de maio de 2016 (sábado).

Page 14: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

..................................................................................................A|14 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 | RESUMOS DE NOVEL ASSINOPSES DA SEMANA DE16 A 21DE MAIO 2016 ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.

17H55, NA GLOBO 19H30, NA GLOBO18H00, NA GLOBO 21H10, NA GLOBO

SEGUNDA - FEIRAPor causa de Samurai, Ciça fica fora de si e quase é atropelada. Tito alerta Ana sobre o estado de Ciça. Samurai tenta convencer a família de Ana de que Ciça está em surto. Jéssica e Beto descobrem a verdade sobre o novo emprego de Filipe. Rodrigo sente ciúmes de Roger com Luciana. Jéssica se incomoda com o namoro de Luan e Tainá e Cleiton pro-voca a menina. Miguel e Samurai propõem internar Ciça.

SEGUNDA - FEIRAAraújo se emociona ao ver Cláudio de pé e permite que o filho adote o cãozinho. Anastácia pede um tempo para pensar na proposta de Pandolfo e confessa que tem interesse por outro homem. Braz orienta Diana a contratar uma mulher para fingir para Severo que é sua mãe. Anastácia se declara a Pancrácio e os dois se beijam. O ortopedista afirma a Araújo que há uma chance de Cláudio voltar a andar.

SEGUNDA - FEIRAEliza teme deixar o país com Arthur e pede para pensar sobre o convite. Gilda não en-contra o dinheiro que Eliza deixou na gaveta para pagar o fornecedor e demonstra a Hugo que desconfia de Riscado. Fabinho descobre sobre a gravidez de Lili. Jonatas se preocupa ao saber que Eliza recebeu uma proposta para morar em Paris. Lili diz a Fabinho que só terá certeza de quem é o pai de seu filho após realizar os exames.

SEGUNDA - FEIRAAfrânio ironiza as mudanças que Miguel pro-põe para a fazenda. Martim encontra o local onde seus avós estão enterradosl. Luzia tenta convencer Piedade a não falar sobre Miguel com Santo. Beatriz pensa em ficar com Ben-to. Isabel faz Lucas acreditar que Olívia está interessada nele. Beatriz diz a Ceci que teme que Bento mude seu comportamento com ela. Lucas tenta convencer Santo a apoiar um projeto de Olívia.

TERÇA - FEIRACiça cede às condições de Samurai e Ana des-confia. Ciça afirma para Ana que deseja ficar com Samurai. Júlia tenta incentivar Arthur a estudar. Ana se recusa a acreditar em Ciça e acaba discutindo com Miguel. Samurai acon-selha Tito a se afastar de Ana. Roger sugere a Luciana que se mantenha distante de Rodrigo. Todos estranham a repentina união de Ciça, Samurai e Rodriguinho. Júlia garante para Filipe e Nanda que fará Arthur estudar.

TERÇA - FEIRAIlde convence Araújo a esperar o veredito do médico antes de colocar a casa à venda. Pancrácio diz a Anastácia que se unir a ela é impossível e garante que será seu melhor amigo. Cunegundes e Quinzinho sugerem que Anastácia compre a fazenda para Candinho. Eponina e Mafalda conhecem Olímpia. Olga incentiva Romeu a comprovar sua riqueza para Mafalda e sua família. Candinho não aceita a compra da fazenda.

TERÇA - FEIRALiara repreende Claudia por não contar a Carolina a verdade sobre Gabriel. Eliza diz a Jonatas que decidiu ir para Paris. Arthur prestigia Carolina na inauguração de seu bre-chó. Leila resiste à sedução de Rafael. Rosân-gela surpreende ao não aceitar o pedido de casamento que Florisval lhe faz em público. Montanha e Maristela se beijam. Rosângela não acredita em Florisval. Germano escuta Rafael falar com Lili sobre sua gravidez.

TERÇA - FEIRASanto e Bento se reúnem com os cooperados. Miguel confidencia a Cícero que deixou uma namorada na França. Ceci faz um remé-dio para Josefa cuidar de Serafim. Carlos Eduardo não consegue convencer Afrânio a apoiar sua candidatura para governador. Miguel teme que Sophie não o perdoe. Isabel aconselha Olívia a dar uma chance para Lu-cas. Piedade teme uma represália de Afrânio contra seus filhos.

QUARTA - FEIRACiça pede que Pedro se afaste dela. Vanda sen-te falta de Uodson. Ana confronta Ciça sobre Samurai, mas a menina sustenta a versão de que está com o rapaz por vontade própria. Sa-murai revela para Ana e Ciça que já providen-ciou o exame de DNA de Rodriguinho. Jéssica aceitar sair com Luan e Tainá. Filipe pensa em trabalhar na lanchonete com Jéssica e Jorge o apoia. Glauco e Cleiton incentivam Krica a se candidatar à vaga de garçonete.

QUARTA - FEIRAAraújo alerta sobre a falta de reservas fi-nanceiras na fábrica de Anastácia e Celso desconfia das motivações do advogado. Embriagada, Diva se insinua para Severo, que exige ter uma conversa com Diana.Narcisa pede que Emma lhe faça um jan-tar para abençoar sua união com Lauro. Romeu não consegue provar a Mafalda que é rico. Sandra expulsa a família de Cune-gundes de sua casa.

QUARTA - FEIRA

Germano fica desnorteado com a notícia de que Lili está grávida e com a possibilidade de o filho ser de Rafael. Carlinhos furta o dinhei-ro de Gilda. Gilda diz a Hugo que só Riscado sabia onde o dinheiro estava e acusa o rapaz de roubo. Rosângela diz a Florisval que foi covarde e pede o motorista em casamento. Germano afirma a Lili que a ama e que cui-dará do bebê que espera mesmo que não seja seu filho biológico.

QUARTA - FEIRAMartim tem um sonho perturbador.Encarna-ção conta a Padre Benício que tem sonhado muito com Martim. Iolanda acredita que Encarnação teve uma premonição com o neto e reza pedindo a volta de Martim. Afrânio afirma a Tereza que Miguel irá assumir seu lugar como coronel. Lucas elogia Isabel para Santo para disfarçar seu interesse por Olívia. Tereza tenta convencer Afrânio a apoiar a candidatura de Carlos Eduardo.

QUINTA - FEIRASamurai insiste que Pedro deve vigiar Ciça. Rodrigo confronta Tito e Ana repreende o filho. Flávia se apresenta para Ana. Samurai pensa em viajar com Ciça e Rodriguinho. Ciça foge para o aeroporto com Rodriguinho. Luciana pede que Roger tente se divertir com amigos. Cleiton tenta ensinar Krica a traba-lhar. Luan e Jéssica dançam juntos, observa-dos por Tainá. Ana fala com Rodrigo sobre Tito e Miguel ouve.

QUINTA - FEIRACunegundes confessa que jamais gostou de Candinho e Anastácia a expulsa de casa. Zé dos Porcos e Manuela comemoram as mudanças na fazenda. Tobias promete ajudar Emma a cozinhar para Narcisa e Lauro. Dia-na pede que Diva deixe sua casa. Anastácia agradece Eponina e Manuela por cuidarem de Candinho. Gerusa afirma saber que tem uma doença grave. Maria revela a Candinho que Filomena está grávida.

QUINTA - FEIRALili insinua que o bebê é de Germano. Flo-risval e Rosângela comemoram com os filhos a notícia de seu casamento. Leila e Rafael ficam juntos e o rapaz propõe que os dois ini-ciem uma relação. Claudia avisa a Carolina que o pedido de adoção foi negado pelo Juiz por causa do processo de Eliza. Carolina su-plica a Eliza que retire o processo que move contra ela.

QUINTA - FEIRAMartim se recusa a falar com Padre Benício sobre sua família. Carlos Eduardo se enfurece ao constatar que não terá o apoio de Afrâ-nio. Olívia fica radiante ao saber que seu pai gostou de seu projeto de agricultura. Padre Benício chega ao sítio dos avós de Martim.Beatriz conta para Bento sobre as ameaças do prefeito e se assusta com a reação do vereador. Martim pede que Padre Benício não conte sobre sua volta.

SEXTA - FEIRACiça deixa o aeroporto com Samurai. Lu-ciana ensina Roger a dançar forró. Samurai agride Ciça e a ameaça. Rubem e Flávia preparam Rodrigo para o campeonato de taekwondo. Beto treina com Filipe e Arthur para a luta. Tito avisa a Ana que Samurai viajou com Ciça e Rodriguinho. Glauco e Cleiton se incomodam com a performance de Krica na lanchonete. Lívia se preocupa com Beto por causa do campeonato.

SEXTA - FEIRAFilomena não responde e Candinho acredita que o bebê seja de Ernesto. Sandra planeja atentar contra a vida de Candinho no dia de seu casamento. Candinho exige que Ernesto procure Filomena. Filomena explica a Cla-rice por que não contou a verdade sobre seu filho a Candinho. Sandra diz a Romeu que Mafalda voltou para a fazenda. Pancrácio sugere que Romeu leve seu dinheiro até Cunegundes.

SEXTA - FEIRAO advogado de Eliza avisa à modelo que não pode retirar o processo contra Carolina. Lili cai da escada e desfalece. Claudia revela a Carolina que Gabriel é soropositivo. Carolina diz a Claudia que quer ser mãe de Gabriel. Depois da visita ao médico, Germano tranqui-liza Lili ao afirmar que ela e o bebê passam bem. Gilda descobre que Carlinhos está se encontrando com Dino.

SEXTA - FEIRABento se enfurece com o prefeito Rai-mundo e Ceci tenta acalmá-lo. Bento se preocupa ao perceber que deixou Beatriz assustada. Edenilson procura Santo na co-operativa. Olívia e Lucas se beijam. Padre Benício fala com Encarnação. Uma beata leva as imagens dos santos de dona Zilu para Martim, que se emociona. Ceci tenta tranquilizar Beatriz. Afrânio se irrita com Carlos Eduardo.

SÁBADO

Não há exibição.

SÁBADOJosias, Zé dos Porcos e Manuela obrigam a família de Cunegundes a trabalhar na fazenda. Ernesto pede ajuda a Paulina para colocar em prática seu plano contra Candinho. Severo reclama de Diana com Braz. Celso afirma a Araújo que a fábrica não tem reservas finan-ceiras para um empréstimo pessoal. Sandra ameaça Aninha para Maria. Gerusa se sente melhor e Osório e Camélia comemoram. Er-nesto propõe vender o bebê de Filomena.

SÁBADOGilda acusa Dino de querer transformar Carlinhos em um bandido. Dino pede a Gilda uma quantia alta de dinheiro para pagar suas dívidas, prometendo deixá-la em paz. Hugo diz a Gilda que pode lhe conseguir o dinheiro para afastar de vez Dino de sua vida. Gilda perde perdão a Riscado e o readmite no bar. Jonatas revela a Eliza que deseja terminar seu namoro com ela.

SÁBADOAfrânio e Iolanda discutem e Tereza pede que o pai vá atrás da esposa. Iolanda desabafa com Padre Benício. Bento sofre por acredi-tar que não está cumprindo o que prometeu antes de se eleger vereador. Beatriz não acredita que possa ser feliz com Bento. Olívia confidencia a Isabel que beijou Lucas. Padre Benício revela a Iolanda onde está Martim. Afrânio sofre com a ausência da esposa. Iolanda vai ao encontro de Martim.

Page 15: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

ARTHUR OU JONATAS?

Se você não gosta de saber o final antes da hora não continue com a leitura.

Não nos responsa-bilizamos caso

Eliza (Marina Ruy Barbosa) termine com alguém que você não esteja na torcida.De acordo com as infor-mações da coluna “Zapping”, do jornal “Agora São

Paulo”, os autores Rosane

Svartman e Paulo Halm já escreveram o final de Eliza em “Totalmente Demais“. Se nada mu-dar, Eliza vai terminar nos braços de Jonatas (Felipe Simas). O dono da agência Excalibur, Arthur (Fábio Assunção) vai terminar com Na-tasha (Lavínia Vlasak).

A|15.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 VARIEDADES

ÁRIESGastar fora das previsões pode ser bom, mas é mel-hor planejar melhor o uso do seu dinheiro. Não tente impor as suas ideias à pes-soa amada e não alimente o ciúme.

TOUROO momento é de romper com situações indesejadas. Use a sua inteligência e criativi-dade para isso. Os resultados podem não ser imediatos, mas logo vai sentir o sabor do sucesso.

GÊMEOSTenha muita cautela nos tratos com a pessoa amada e famil-iares. Possíveis tensões em casa farão sair da rotina. Tenha calma e saiba esperar dias melhores.

CÂNCERJá é hora de criar elementos novos e mudar antigas roti-nas, arejando a maneira de trabalhar e mudando o ritmo de atividades. Vá com calma que tudo se resolve!

LEÃOA pitada de inovação e criatividade no trabalho é, de fato, o fator fundamental neste período. No terreno afetivo já é tempo de romper certas convenções.

VIRGEMO convívio afetivo estará agitado pela presença de pessoas amigas. Cuidado com o ciúme e ressentimen-tos. Poderá haver tensões no contato com familiares.

LIBRAAtenção para possíveis cenas passionais. Procure mudar tudo o que está se tornando repetitivo. O momento favorece as novi-dades. Aproveite e planeje o futuro.

ESCORPIÃOAlguém poderá lhe propor um novo negócio. Pode ser ines-perado, mas também positivo. Deixe de lado a resistência ao novo e siga em frente. Chances de sucesso à vista.

SAGITÁRIOIndícios de agitação no ambi-ente de trabalho serão benéfi-cos. Tenha cautela com as pes-soas estranhas que tentarão dar palpites quanto à sua conduta. Siga a sua intuição.

CAPRICÓRNIOOs amores distantes ou proibidos parecem sempre atraentes, mas podem trazer consequências nem sempre desejáveis. Procure deixar estas coisas no terreno do imaginário.

AQUÁRIOLembre-se que o impulso de renovar o convívio social, quan-do colocado em prática, tende a levar a uma satisfação maior. Seja sincero com seus amigos e deixe o egoísmo de lado.

PEIXESBoas ideias, mesmo que pareçam estranhas podem are-jar e abrir possibilidades novas em seu trabalho. Nas relações afetivas, o clia promete ser de muita paixão. Aproveite.

HORÓSCOPO DA SEMANA

ELIANA GARANTE VICE EM TODO O BRASIL Se em São Paulo o programa "Eliana" vem perdendo para Rodrigo Faro há vários meses, o mesmo não pode-se dizer de todo o Brasil. No Painel Nacional de Televisão (PNT), Eliana registrou sua melhor média mensal dos últimos 58 meses e garantiu a vice--liderança para o SBT.

BANDIDO COSPE EM REPÓRTER DO SBT

Uma matéria realizada pelo repórter Clemildo Amaral teve um fim inusitado na TV Ponta Negra, filiada do SBT, em Santarém (Pará).Durante a reportagem, Clemildo se deparou com um criminoso algemado que lhe deu uma cusparada. O bandido, conhecido como “Brinquedo”, foi surpreendido com a reação do repórter, que revidou com um soco de direita em seu rosto e terminou sangrando.

CARRO DE LUXO

A ex-BBB Munik, vence-dora da 16ª edição do “Big Brother Brasil”, tirou a sorte grande. Além de levar o prêmio do reality show da Globo, a morena tem fãs bastante generosos. No dia 5 de julho, data do aniversário da campeã, os fãs mais fiéis planejam dar a ela um carro de luxo.Segundo informações do jornal Extra, Munik contou durante o programa que seu sonho de consumo é ter na garagem um Land Rover. O preço do veículo pode chegar a R$ 200 mil, ou seja, quase 15% do que a moça faturou com sua vitória no reality show.

GUGU DESCARTA VOLTAR PARA OS DOMINGOS

O apresentador Gugu Liberato estreou sua nova temporada na Record às quartas-feiras em fevereiro. Mantendo a vice-liderança do horário, Gugu concedeu entrevista à Caras, onde falou sobre sua atração semanal, se vol-taria para os domingos, e ainda palpitou sobre o público mais difícil de se atingir na TV aberta. Questionado se ele voltaria a apresentar uma atração aos domingos, onde a concorrência é mais acirrada, ele respondeu: "Não é meu objetivo no momento. O programa está indo muito bem às quartas--feiras, e em time que está ganhando, não se mexe.

Page 16: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 12/5/2016

..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 12 DE MAIO DE 2016 | A|16 CONTRA-CAPA

Amigos, empresários e políticos frequentaram o espaço, aos fundos do Restaurante Gaitaço, no final de semana

RODEIO

Barraca do Mauro Fiscal faz sucesso no Rodeio dos Praianos

Uma das barracas mais procuradas pela classe política e empresarial

no Rodeio do CTG Os Praianos, final de semana, em São José, foi a Barraca do Mauro Fiscal.

Há cerca de 15 anos o espaço está aberto para confraterniza-ção entre os amigos que partici-pam do evento.

Mauro explica que par-ticiparam das atividades

desde amigos, empresários, políticos como vereadores, pré-candidatos a prefeito como Fernando Anselmo (PDT) e outros, além de depu-tados. A barraca esteve aberta

todos os dias com o ofereci-mento de jantar e música ao vivo para os presentes.

O relações públicas do CTG, Jorge Becker compareceu ao espaço e elogiou a iniciativa. Ele

também enalteceu mais uma edição do rodeio, que é promo-vido pelo maior CTG do Brasil que tem só de terras próprias 11 hectares. “Estamos inovando sempre”, falou.

ADRIANO RIBEIRO