Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26
Editor-chefe: Kiko Carli Ano II - Edição 058 Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 R$ 2,50 Angatuba, Apiaí, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Guapiara, Itaberá, Itararé, Itapeva, Nova Campina, Ribeirão Branco, Riversul e Taquarivaí No dia 21 aconteceu o reco- lhimento de mais de 90 pneus velhos, que estavam jogados na estrada vicinal, a qual liga Ita- raré à Fazenda Brasil, passando Em sessão da Câmara do dia 17, o vereador Rodrigo Pimen- tel Fadel protocolou um pedido ao Executivo para que seja de- terminada a arrumação imedia- ta das pedras soltas existentes ao longo da Rua São Pedro, re- parando assim as irregularida- des presentes no paralelepípe- do, resultantes dos constantes (des)serviços prestados pela concessionária Sabesp na rede de água e esgoto da área central de Itararé. Página 05. No domingo (23) passou por Itararé a edição 2014 do Circuito SESC Verão. O evento tem como objetivo reforçar a importância da prática diária de esportes e atividades de la- zer. A caravana, que teve início dia 04 de janeiro, integra a Campanha Move Brasil, e pas- sa por várias cidades do Esta- do. O evento contou com a par- ticipação do ex-jogador e te- tracampeão de futebol VIOLA, além de diversas atividades desportivas. Página 10. Pneus são descartados em Estrada Vicinal pela Ponte Seca. Segundo mora- dores, pessoas da cidade têm descartado os pneus no local e contribuído para a proliferação da dengue. Página 05. Policiais militares foram acionados para comparecerem ao cruzamento da Rua São Pe- dro com a Rua Dr. Antônio José Luciano de Mello, pois no local um motociclista estava sendo agredido por quatro indivíduos com pedaços de madeiras e pe- dras. De imediato, uma equipe da PM foi despachada e em con- tato com a vítima, esta infor- mou que estava transitando com a sua moto, quando um in- divíduo o cercou e outros três começaram a agredi-lo com pauladas na cabeça. Página 05. Rapaz é atacado com pauladas por bandidos Vereador pede arrumação das pedras soltas da Rua São Pedro Jogador Viola esteve na Praça São Pedro Blocos de Carnaval já estão formados Para animar o Carnaval 2014, os Blocos de Itararé já estão se organizando. Os no- vos “Os Pimentas” e “Bigode Grosso”, e os tradicionais “Capivara Elétrica” e “Pira- nolitro” são os nomes da vez. Página 04. Ciclistas passam o domingo pedalando pelo Vale do Itararé No domingo (23), a Equipe Itararé Adventure, em parceria com os ciclistas de Itapeva, or- ganizou um passeio ciclísti- co pelo Vale do Itararé. O pas- seio contou com cerca de 30 ci- clistas, que não se intimidaram ne com a chuva. Página 10. Trabalhos do artista Pinguim podem ser prestigiadas na cidade Duas obras do artista plás- tico, Gilberto Santana, conheci- do como Pinguim, vieram a pú- blico esta semana na cidade. A primeira é uma andorinha gigan- te, a qual foi colocada na Barrei- ra. A segunda é uma estátua de cobra de mais de 2 metros de comprimento. Página 06.

description

 

Transcript of Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

Page 1: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

Editor-chefe: Kiko CarliAno II - Edição 058

Quarta-feira,26 de fevereiro de 2014

R$ 2,50

Angatuba, Apiaí, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Guapiara, Itaberá, Itararé, Itapeva, Nova Campina, Ribeirão Branco, Riversul e Taquarivaí

No dia 21 aconteceu o reco-lhimento de mais de 90 pneusvelhos, que estavam jogados naestrada vicinal, a qual liga Ita-raré à Fazenda Brasil, passando Em sessão da Câmara do dia

17, o vereador Rodrigo Pimen-tel Fadel protocolou um pedidoao Executivo para que seja de-terminada a arrumação imedia-ta das pedras soltas existentesao longo da Rua São Pedro, re-parando assim as irregularida-des presentes no paralelepípe-do, resultantes dos constantes(des)serviços prestados pelaconcessionária Sabesp na redede água e esgoto da área centralde Itararé. Página 05.

No domingo (23) passoupor Itararé a edição 2014 doCircuito SESC Verão. O eventotem como objetivo reforçar aimportância da prática diáriade esportes e atividades de la-zer. A caravana, que teve iníciodia 04 de janeiro, integra aCampanha Move Brasil, e pas-sa por várias cidades do Esta-do. O evento contou com a par-ticipação do ex-jogador e te-tracampeão de futebol VIOLA,além de diversas atividadesdesportivas. Página 10.

Pneus são descartadosem Estrada Vicinal

pela Ponte Seca. Segundo mora-dores, pessoas da cidade têmdescartado os pneus no local econtribuído para a proliferaçãoda dengue. Página 05.

Policiais militares foramacionados para compareceremao cruzamento da Rua São Pe-dro com a Rua Dr. Antônio JoséLuciano de Mello, pois no localum motociclista estava sendoagredido por quatro indivíduoscom pedaços de madeiras e pe-dras. De imediato, uma equipeda PM foi despachada e em con-tato com a vítima, esta infor-mou que estava transitandocom a sua moto, quando um in-divíduo o cercou e outros trêscomeçaram a agredi-lo compauladas na cabeça. Página 05.

Rapaz é atacado compauladas por bandidos

Vereador pede arrumação daspedras soltas da Rua São Pedro

Jogador Viola esteve na Praça São Pedro

Blocos deCarnaval já

estão formadosPara animar o Carnaval

2014, os Blocos de Itararé jáestão se organizando. Os no-vos “Os Pimentas” e “BigodeGrosso”, e os tradicionais“Capivara Elétrica” e “Pira-nolitro” são os nomes da vez.Página 04.

Ciclistas passamo domingo

pedalando peloVale do Itararé

No domingo (23), a EquipeItararé Adventure, em parceriacom os ciclistas de Itapeva, or-ganizou um passeio ciclísti-co pelo Vale do Itararé. O pas-seio contou com cerca de 30 ci-clistas, que não se intimidaramne com a chuva. Página 10.

Trabalhos do artistaPinguim podemser prestigiadas

na cidadeDuas obras do artista plás-

tico, Gilberto Santana, conheci-do como Pinguim, vieram a pú-blico esta semana na cidade. Aprimeira é uma andorinha gigan-te, a qual foi colocada na Barrei-ra. A segunda é uma estátua decobra de mais de 2 metros decomprimento. Página 06.

Page 2: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 201402

Editorial Estamos de Olho por Kiko Carli

Em campanaParabéns à Polícia Militar

de Itararé, pois constantemen-te estamos presenciando recu-perações de veículos que foramfurtados. Seria importante osproprietários também fazeremuso de alrmes e demais aces-sórios para tentar inibir a prá-tica do crime.

Sem campanaMuitas denúncias de assal-

tos realizadas por menores nacidade. Roubam celulares, di-nheiro e cartões. Isso está setornando cada vez mais fre-quente. Precisamos de umaoperação com a participaçãodas Polícias Civil, Militar, Guar-da Municipal e Ministério Pu-blico para mostrar aos vaga-bundos quem é que comanda acidade, ou vão deixar que essacorja tome conta da cidade?

Sem leiQuando algum vereador vai

se mexer para criar de umavez, uma lei que puna ciclistase skatistas que andam na cal-çada? No Código de Posturasdo município já tem que é ile-gal, porém não há punição es-tabelecida. Nem multa, nemnada! Estão esperando o quê?Que os jovens respeitem a leipor livre e espontânea vonta-de? Muitos não respeitam nemos próprios pais. Por outro lado,já passa da hora da Municipa-lidade criar um espaço para osamantes do esporte, que assimdeixariam espaço para o cida-dão caminhar.

PerobaTem espertinho parando

em vaga destinada a deficien-te no Centro de Itararé. A po-pulação critica a falta de ati-tude das autoridades, que mui-tas vezes presenciam a cena,mas seguem seu caminho,sem tomar atitude. Se não ti-ver cartão de deficiente visí-vel no carro tem que mandarsair sim. Só assim para educaresse povo. Falta é vergonhana cara de alguns e não ape-nas fiscalização.

Educação?Falando em vagas preferen-

ciais têm-se reclamado bastan-te dos circulares da cidade, queestão andando muito lotados,além do que muitas pessoasnão têm respeitado os acentosdestinados a idosos, pessoascom criança de colo e deficien-tes. Cadê a educação povode Itararé? Você que é um ci-dadão, que respeita as leis eaqueles que devem ser benefi-ciados por elas, faça a sua par-te e chame a atenção destes

inimigos do bom senso.

Educação? IIE falando em educação, mu-

nícipes têm descartado pneusvelhos na estrada da PonteSeca. Moradores que residemperto do local reclamam doaumento do número de mosqui-tos, que usam da água paradano interior dos pneus para pro-liferação. Semana passadamoradores retiraram mais de90 pneus velhos do local. Lem-brem-se: em Itararé existe ECOPONTO! O mesmo está situadoà Rua Albino Klocker, 818, e ficaaberto toda quinta-feira das14h às 16h. Cuidado, pois a den-gue mata!

OmissãoMédicos da Santa Casa es-

tariam em greve por falta desalário novamente? Tal infor-mação procede mesmo inter-ventor? Desculpa, mas a últi-ma vez que solicitamos entre-vista quanto a isso, fomos li-geiramente ignorados. Cerce-amento do direito de trabalhode nossa equipe é mostra quenão há muito o que mostrarna Santa Casa de Itararé ou se-ria a esconder? 

AleluiaNesta quinta-feira (27) ha-

verá uma reunião para a for-mação de uma nova diretoriada Santa Casa. Este é o primei-ro passo rumo à saída da inter-venção da Prefeitura no local.Espero que a nova diretoriapermita que a imprensa parti-cipe do processo de recupera-ção de uma entidade tão im-portante para o município.

Boa novaLúcio Mariano – “Hoje de

manhã o governador do Estadode São Paulo anunciou a redu-ção dos juros dos empréstimosdo Banco do Povo Paulista, quejá era de 0,50% ao mês e agorasão 0,35%. Na cidade de Itararétemos hoje em média 900 cli-entes do Banco do Povo, queestão gerando renda e dando emmédia 900 empregos”. Impor-tante a iniciativa que benefi-cia diretamente aqueles quemais geram empregos em todaa região.

A verdadeZetão – “A tribuna hoje é li-

vre e que ela convide às pesso-as que gostam de criticar nasredes sociais a virem à Casa ex-por seus projetos”, desafiou overeador. Concordo com o no-bre edil, já que é muito fácilficar em casa deitado no sofá edelirando na internet. Vá àCasa de Leis e aponte soluções

para as melhorias da cidade.

Peãozada?O vereador Zetão falou que

foi na Garagem e mandou o Ceir(novo decretário) imitar um ex-secretário que Itararé teve quesaia correndo às 6 da manhã pelacidade vendo tudo o que preci-sava e às 8 horas, quando os fun-cionários chegavam ele já sabiaexatamente onde tinham que irtrabalhar. De tarde corre pela ci-dade de novo para ver se a “peão-zada” trabalhou bem. Pede paraa prefeita mais pessoal, porémadmite que a folha de pagamen-to para contratação de mão deobra já estourou. O termo é pe-sado, mas a ação poderia gerarbons frutos para a cidade.

ElogiosMarcos Vincenzi – “Gosta-

ria primeiramente de trazeruma informação em cima deuma matéria vinculada no Jor-nal Itararé News nessa últimaedição, até o vereador Julio nospediu na última semana que ob-tivéssemos informações e veiona mesma mão essa matéria quesaiu em relação ao serviço deconstrução daquelas casas naNovo Horizonte. Eu estive estasemana com a vereadora Marana Secretaria de Habitação, aqual nós vistoriamos in loco es-sas edificações, junto com osecretário da Pasta, o arquitetoAntonio Robson”. O vereadorleu nossa matéria na tribuna eelogiou a forma como foi es-crita, as perguntas ao secretá-rio que, segundo ele, forambastante pertinentes, além doalto teor informativo sobre oassunto. Nossa função é auxi-liar Itararé e a menção do no-bre edil em muito enobrecenossa equipe.

Corrigindo“Outro assunto que eu gos-

taria de trazer à tribuna aqui foiuma reunião informal que acon-teceu entre os diretores da CCRreferente a alguns problemas notrecho de duplicação, que seráfeito aqui em Itararé. (...) Foramfeitos diversos apontamentos,tanto por mim quanto pelo ve-reador Dr. Júnior e diversas in-dagações. O projeto apresenta-do pela CCR para a duplicaçãodesses 2 km apresenta muitasfalhas. Nós achávamos que oproblema era grande, mas ele éum pouquinho maior”, disseMarcos Vincenzi. É a hora cer-ta de tentar corrigir erros even-tuais e o trabalho do vereadoré de extrema importância nomomento.

É a faseWiller – O vereador falou

novamente das dificuldades

que seus pares estão passan-do, e do modo como estão sen-do criticados pela população.“Vereador só presta quando estáajudando!” disse revoltado Wi-ller, citando pedidos absurdosque a população tem feito a elecomo cestas básicas e passa-gens para cidades grandes.Também reclama de ex-candi-datos, que não conseguiram seeleger e agora ficam fazendopiadinha deles. Ossos do ofíciovereador. Todos que lutam porsua cidade seja na situação ouoposição, sempre terá alguémtentando ofuscar o seu trabalho.

Falhou“Quero pedir desculpa à to-

dos os vereadores em meu nomee em nome do Julio, porque nósfalamos aquele dia que a máqui-na havia sido arrumada e não foiarrumada nada. Quando o Juliofoi na Garagem eles avisaram quea peça havia chegado e ela ficariapronta naquele dia, mas ela aca-bou ficando pronta só no sába-do”. Falta de diálogo entre aspartes, mas vamos corrigir.

Será?“Quero falar a respeito da

Santa Casa. Todo mundo ataca,ataca, ataca a Santa Casa, maseu tenho 60 anos, vou fazer 61 eposso afirmar que um dos me-lhores atendimentos que temaqui na região é o da nossa San-ta Casa”. Curioso que é a pri-meira vez que ouço a frase,mas isso nos deixa otimista emrelação ao futuro da entidadevereador Willer.

BrincadeiraRodrigo Fadel – “Gostaria de

comentar sobre uma visita queeu fiz à creche do CDHU da San-ta Terezinha. Eu tive uma recla-mação de um pai de aluno e fuiconstatar se realmente estavahavendo os problemas. Nemtudo era realidade, mas infeliz-mente o arroz que estava lá, as-sim como também na EscolaMaria da Silveira, estava com adata rasurada”. Um verdadei-ro absurdo, deveria ser averi-guado com maior rigor e levaro problema adiante, já queadulterar a validade da ali-mentação é um crime contraa criança, que não pode serpermitido em hipótese algu-ma. Rodrigo solicita ainda oaumento do número de cartei-ros para poder atender a de-manda da cidade.

PerguntaPode alguém que deve mi-

lhares de reais para a Prefeitu-ra Municipal vencer uma lici-tação? O valor a ser recebidonão deveria ser descontado dodébito?

Na quarta-feira (19), Itararésediará o primeiro encontro de2014 da Região Administrativade Sorocaba do Sistema Estadu-al de Museus (SISEM-SP), instân-cia ligada à Secretaria de Esta-do da Cultura. A reunião, quetem como principal objetivofortalecer a articulação dosmuseus locais acontecerá das9h30 às 16h30, no Centro doProfessorado Paulista (CPP).

Para Davidson Kaseker, di-retor do SISEM-SP, as reuniõesregionais que estão sendo arti-culadas em todas as regiões ad-ministrativas do Estado sãofundamentais para discutir eidentificar as prioridades decada região na área museológi-ca e representam importante

SISEM-SP promove encontro daRegião Administrativa de Sorocaba

contribuição para a definiçãodas ações do SISEM ao longo doano. “O nosso desafio é equili-brar as ações do SISEM para queelas contemplem equitativa-mente todas as regiões do Esta-do, aliando as demandas regio-nais com o nosso potencial deatuação”.

Além da presença de Ka-seker, estarão no evento os re-presentantes da região, RaquelFayad e Luiz Salgado, o Coorde-nador de Cultura do município,Murilo Cleto, e profissionais daárea museológica. Entre os tó-picos da pauta, os participantesabordarão questões sobre o pa-pel do SISEM-SP e as ações quepodem ser desenvolvidas emparceria com a instância e com

outros equipamentos museoló-gicos, com base nas identidadesregionais e afinidades das ins-tituições.

“Em pouco menos de umano, como Representante Regi-onal, presenciei o fortalecimen-

to das instituições, o aprimora-mento e esclarecimento dosprocessos, além do apoio aoscoordenadores de museus e re-presentantes da área cultural.Essas ações estimulam a refle-xão crítica, um dos fatores de

transformação social e de valo-rização da cultura”, exemplifi-ca Raquel Fayad.

O Centro do ProfessoradoPaulista está localizado à RuaXV de Novembro, nº 156, pró-ximo ao Paço Municipal. Ou-tras informações pelo [email protected] no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Mu-seus

O Sistema Estadual de Mu-seus (SISEM-SP) congrega e ar-ticula os museus do Estado deSão Paulo, com o objetivo depromover a qualificação e ofortalecimento institucionalem favor da preservação, pes-quisa e difusão do acervo mu-

seológico paulista. Em mapea-mento realizado em 2010, foramlistadas 415 instituições museo-lógicas, públicas e privadas, em190 municípios paulistas. O SI-SEM-SP se estrutura em torno daspremissas de parceria e respon-sabilidade compartilhada, em queas ações previstas para cada re-gião são concebidas levando-seem conta o contexto, as deman-das e as potencialidades locais. Écoordenado pela Unidade de Pre-servação do Patrimônio Museo-lógico da Secretaria de Estado daCultura (UPPM/SEC), tendo comoinstância organizacional o GrupoTécnico de Coordenação do Siste-ma Estadual de Museus (GTC SI-SEM-SP). Para saber maisacesse: www.sisemsp.org.br

Sem educaçãoTemos percebido o crescen-

te aumento no número de ocor-rências policiais em toda a nos-sa região, principalmente o en-volvimento de adolescentes emtodas elas.

A vida do crime tem se en-raizado mais cedo em uma par-cela de nossa sociedade e pode-mos pensar que isso seja culpado sistema, ou do governo quenão nos dá atenção, ou da Polí-cia, que não tem agido de formaeficaz.

Educação vem de casa, a for-ma com que você educa seus fi-lhos e o caminho que ele per-corre depende única e exclusi-vamente da maneira como você,enquanto pai e mãe, o ensinou aser e fazer.

Não adianta dizer que a cul-pa é do professor também, poiseste é pago para ensiná-lo a lere a escrever, não há dar bom dia,pedir por favor ou com licença.Isso deve partir de berço!

Que as oportunidades sãopoucas, isso estamos esgota-dos de saber, mas também te-mos visto com a experiência deoutras pessoas, que aquelesque querem vencer consegueme se tornam muitas vezes me-lhores do que os melhores desua época.

Não adianta procurarmos osculpados! Somos aquilo quequeremos ser e se pensarmosem ser cidadãos de bem, jamaisiremos nos envolver nesta tra-ma diabólica, que tem assoladoas famílias, desde o uso indis-criminado das drogas, até aoconsumo desenfreado do álco-ol, que acaba acarretando nosfurtos, roubos e no tráfico, osquais arrastam nossos jovenscada vez mais cedo para o beco.

Aliás, cadê a educação! Ela étudo, primordial, eficaz e acaba

com qualquer mal. Estamos fa-lando da educação, enquantocriação e não apenas em escola.Podemos ser analfabetos, maseducados. Esta é a essência quese perdeu no tempo. As pessoashoje se tornaram intoleráveis.São incapazes de perdoar, deacenar, apertar a mão ou sim-plesmente de amar. A vida vi-rou moeda e nem sempre essatroca é boa para ambas as par-tes. O que fazer?

Não sabemos onde iremoschegar e se iremos chegar, maso fato é que sem educação nãosairemos do lugar, pelo contrá-rio iremos retroceder. Haja vis-ta os mais de 90 pneus encon-trados na estrada em Itararé,que deveriam ter sido encami-nhados para o seu destino, jáque o município possui este re-curso. Quem os jogou ali nãopensou no próximo e nem a simesmo. Já pensou uma prolife-ração do mosquito da dengue,tornando Itararé numa zona pe-rigosa de contágio?

Assim como ninguém pen-sa ao adquirir um terreno e dei-xá-lo ali abandonado, sem ca-pinar e juntando animais peço-nhentos, prontos para atacar osvizinhos e as pessoas destraí-das. No trânsito há a falta deeducação também. Pessoasusando de má fé e estacionandoem vagas impróprias. Veículosdisputando com pedestres asfaixas de travessias e motos ecarros numa guerra por espaçoem meio a via pública. E aindaxingam se você avisar que es-tão errados.

Poderíamos até dizer, issovem lá de Cabral... Pode até ser ,mas como diz minha queridapoetisa Elisa Lucinda: “Se nãopudemos mudar o início, pode-remos mudar o final”.

Editor-chefe: Kiko CarliJornalista Responsável: Marcus Oliveira - MTB 42.240

Consultor Jurídico: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554Impressão: Gráfica Ita News

(Registrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009)Tiragem: 2.000 exemplares

Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009.A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não

necessariamente expressam a opinião deste veículo.O jornal Ita News não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e

pontualidade das colocações dos anúncios classificados publicados em suas páginas,bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum vínculo

empregatício com a empresa.

Itararé News - Jornais, Revistase Serviços de Comunicação Multimídia Ltda - ME

CNPJ: 13.614.945/0001-45 Inscrição Estadual: 380.041.059.119Rua XV de Novembro, 770 - Itararé/SP - CEP 18460-000

Fone: 3532-3948

Page 3: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 2014 03

Escritos de História & Políticapor Luis Felipe M. de Genaro

Dois mil e treze foi um anohistórico. Um novo horizonteparecia possível. As chamadasJornadas de Junho podem não terrevolucionado nosso cotidianoou invertido papeis centrais nosprincipais âmbitos da nação, masforam bem sucedidas ao atemo-rizar diferentes autoridades doEstado brasileiro, os barões davelha imprensa, as grandes cor-porações do capital, e porque não,nossa intelectualidade adormeci-da – aqueles que neste breve en-saio, em maior ou menor grau in-titularemos donos do poder. Ruas,praças e avenidas foram ocupa-das por uma massa heterogênea,uma geração ainda sem propósi-to clamando por um desígnio ten-tador: mudanças. E agora?

Por onde começar? Os revol-tos do último Junho prepararam-se para dar continuidade aos pro-testos? Onde encaixar a nova es-querda brasileira que parece teracordado de um sono profundo?E a nova imprensa, engajada emilitante, como tornar-se conhe-cida pela maioria? Muitas são asindagações neste início de ano.Um ano repleto de tensões e pos-sibilidades: um megaevento euma eleição presidencial. Porisso seria vago de minha parte nãoapontar as questões primeirasque pautam a grande maioria dosdebates no Brasil contemporâneo.

Segundo o jurista da Univer-sidade de São Paulo, Jorge LuizSouto Maior, “as mobilizaçõespelo país, como toda a sua com-plexidade, não deixam dúvidaquanto a um ponto comum: a po-pulação quer mais serviços públi-cos de qualidade. Querem a atua-ção de um Estado social, pautadapelo imperativo de uma ordem ju-rídica que seja apta a resolver anossa grave questão social”. Uma

Nosso Brasil: elites tradicionais, imprensaindependente e o futuro da nação

“grave questão” que o Partidodos Trabalhadores (PT) não con-seguiu resolver nestes últimosdez anos. Pior, o maior partido daesquerda brasileira foi empurra-do para o centro. Engravatando-se, aliou-se aos principais gru-pos conservadores e vem pro-movendo uma política de repres-são herdada assustadoramentedo regime militar que nos asso-lou décadas atrás.

No que tange a reorganiza-ção dos movimentos sociais li-derados pelas classes baixa emédia, dois mil e quatorze podevir a ser um ano propício para arevolta e a mudança tão espera-das. Contrários à organização daCopa do Mundo dirigida pela FIFAe pelo governo federal – chafur-dada em desvios milionários euma limpeza social digna de umEstado totalitário – diferentesgrupos começam a reunir-se, se-jam em favelas e comunidadespobres removidas e devastadaspor retroescavadeiras, seja nosgrandes centros urbanos. Estereagrupamento pode ser um ca-talisador para novas jornadas,debates e discussões por todo oterritório nacional.

Os protestos atuais vêm ge-rando a fúria da classe dirigenteque, como nas Jornadas de Junho,logo acionou os senhores da vio-lência legalizada: as corporaçõespoliciais. Neste ínterim, pouconoticiado pelos barões da velhaimprensa, o site Vox Brasil repor-tou que o Governo Federal, já emdezembro passado, regulamentouo uso das Forças Armadas contramanifestações sociais que gerema “desordem” e o “caos”. Resu-mindo: se a força policial “falhar”,o Exército será acionado.

Segundo o cientista políticoPaulo Sérgio Pinheiro, “apesar do

constitucionalismo democrático,existe uma evidente herança deaparelhos de Estado deixado peloregime autoritário. O regime au-toritário promoveu a militariza-ção da segurança pública e a uni-ficação das forças policiais. [...] Naverdade, quase quinze anos de-pois da transição, a polícia conti-nua a ter a mesma organizaçãoestrutural definida durante a di-tadura e preservada na Constitui-ção de 1988”.

É sabido que nem só de armasde fogo e tortura vivem os donosdo poder. A velha imprensa nacio-nal parece arraigada aos ditamesda Casa-Grande, como ironizaconstantemente o jornalistaMino Carta. Veículos como Folhade S. Paulo, Estadão, Veja, e atémesmo telejornais como o JornalNacional, abafam os bastidores darepressão e continuam a traba-lhar pela manutenção da ordemvigente. Em compasso, mídiasindependentes dotadas de um dis-curso social e politicamente en-gajado começam a proliferar-sepor cidades como São Paulo, Rioe Curitiba. Brasil de Fato, A NovaDemocracia e a Mídia Ninja, sãobons exemplos de suportes deinformação independentes. Imer-sos na multidão manifestante, ejunto com ela erguendo cartazese pedindo mudanças, a nova im-prensa tem abalado o antigo jor-nalismo.

Por trás de toda opressão edas vozes nas ruas o Brasil deli-neia seu futuro. As elites perma-necem em seu pedestal. O povogemendo e produzindo. Quandotudo isso alterar-se será comonosso passado: regado a suor,sangue e muita luta.

A fisioterapia irá restabele-cer a função do paciente, com oobjetivo de fazer com que eleretorne as suas atividades dodia a dia o mais rápido possí-vel. Assim, atua na melhora dador e edema, realiza mobiliza-ção da articulação e massagemcicatricial para ganho de movi-mento, treinamento de forçamuscular, flexibilidade e de fun-cionalidade. Logo, o tratamen-to fisioterapêutico promoveráa melhora da qualidade de vidado paciente.

Coluna Prodontopor Dra. Beatriz Silva Andrade

Fratura e Fisioterapia:Uma combinação necessária

Como recuperar os movi-mentos e a força muscular de-pois de uma fratura:

Para recuperar os movimen-tos e a força muscular depoisde uma fratura é aconselhadofazer fisioterapia. A articula-ção imobilizada tende a ficarmuito rígida e para recuperaro seu movimento aconselha-se a realização de exercíciosde mobilização articular e osexercícios de fortalecimentosão indispensáveis para que oindivíduo recupere-se com-

pletamente.Colocar a parte afetada

numa bacia com água morna erealizar alguns exercícios ain-da dentro da água pode ajudar,pois a água morna irá diminuira sensação de dor e os movi-mentos serão mais facilmenterealizados.

Dra. Beatriz Silva AndradeCREFITO-3/53454-LTF

Saúde porJosué Benedito Alberto

Parar de fumar resulta emmelhoria da saúde mental, deacordo com um novo estudo re-alizado por pesquisadores daUniversidade de Birmingham edo Centro para Estudos do Ta-baco e Álcool da Universidadede Nottingham, no Reino Uni-do. Os resultados foram publi-cados em 13 de fevereiro no BMJ.

Os benefícios físicos de pa-rar de fumar são bem conheci-dos, como reduzir a chance decâncer e doenças cardiovascula-res e respiratórias. Mas os bene-fícios potenciais para a saúdemental em um estilo de vida li-vre de fumo não eram tão claros.

Como fumantes experimen-tam irritabilidade, ansiedade edepressão quando passam mui-to tempo sem cigarro - e os sin-tomas cessam ao fumar - o es-tudo sugere que as pessoas po-dem interpretar mal os sinto-mas de abstinência de nicotina,

Largar cigarro foi associado commenores problemas de saúde mental

acreditando que fumar traz be-nefícios psicológicos.

Os pesquisadores analisa-ram os resultados de 26 estu-dos que avaliaram a saúde men-tal das pessoas antes e pelomenos seis semanas após a ces-sação do tabagismo. Elas ti-nham uma idade média de 44anos e fumavam cerca de 20 ci-garros por dia, sendo que partedo grupo estava sendo tratadopara condições clínicas psiqui-átricas.

Ao medir o estado de saúdemental, ansiedade, depressão,positividade, estresse e quali-dade de vida psicológica, os pes-quisadores descobriram queparar de fumar foi associadocom melhorias em todos essesfatores.

Três explicações gerais fo-ram sugeridas, observam ospesquisadores, para a associa-ção entre tabagismo e má saú-

de mental:- Tabagismo e má saúde

mental podem ter causas co-muns;

- Pessoas com doenças psi-quiátricas ou psicológicas po-dem usar o cigarro como ummecanismo de enfrentamentopara baixo humor e ansiedade;

- Fumar provoca problemasde saúde mental ou faz com queestes piorem.

Seja qual for a causa, os pes-quisadores acreditam que a re-lação entre tabagismo e saúdemental exige mais atenção. Elesafirmam que esses resultadosajudariam a superar as barreirasque os médicos têm para inter-vir em pacientes fumantes comproblemas de saúde mental.

Matéria publicada no siteMinha Vida.

Em sessão ordinária do dia17, os vereadores da CâmaraMunicipal, em unanimidade,protocolaram uma monção deapelo ao executivo para que sejainstituído no município de Ita-raré, a lei que institui abono paraos funcionários públicos muni-cipais do dia de trabalho no diade seu aniversário.

Tal iniciativa surgiu apósprojeto semelhante, que o vere-ador Carlos Mendonça MartinsJúnior instituiu para os funcio-nários da Câmara Municipal. Se-gundo os vereadores essa inici-

Legislativo pede abono no dia doaniversário do funcionário público

Em sessão plenária do dia17, o vereador Dr. Júnior levouaos presentes o decreto nº 4 daPrefeitura Municipal de Itararé,que atualiza valores do IPTUpara o ano de 2014 e dá outrasprovidencias.

Segundo decretado pelo Exe-cutivo o contribuinte, que de-verá dar início ao pagamento doimposto no mês de março, po-derá optar pelo pagamento em10 parcelas de igual valor oupela parcela única, no qual rece-berá o desconto de 5% do valortotal.

O que causou indignação naCâmara, porém foi o fato de que,

Prefeitura decreta desconto de5% em parcela única do IPTU

em anos anteriores, o descontopara pagamento em parcela úni-ca do citado imposto era de

15%, uma porcentagem, segun-do o vereador, bem mais atrati-va para a população.

ativa visa valorizar o funcioná- rio público de Itararé.

Page 4: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

04 26 de fevereiro de 2014

Para animar o Carnaval 2014,os Blocos de Itararé já estão seorganizando. Os novos “Os Pi-mentas” e “Bigode Grosso”, e ostradicionais “Capivara Elétrica”e “Piranolitro” são os nomes davez. Os clássicos “Shakesbeer”e “Tôa Tôa”, após mais de 13anos de existência e diversasvitórias no carnaval itarareen-se pelo primeiro ano não vãoparticipar.

Cada bloco de Itararé tem umahistória ímpar e característicaspróprias. A seguir, vai um peque-no histórico de cada um dos blo-cos existentes este ano. Escolhao seu e participe da folia!

Bloco Os Pimentas – Após 6anos na organização de um dostradicionais blocos da cidade, osamigos Fernando Camargo, Lu-cas Probst, Alexandre Costa eAlexandre Tadeu, em dezembrodo ano passado iniciaram a or-ganização do bloco Os Pimen-tas, que estreia esse ano, no Car-naval 2014. A ideia surgiu apósos amigos ficarem sabendo queo antigo bloco não iria sair nafolia deste ano, mas não queri-am abrir mão da diversão de seter um bloco de carnaval. OsPimentas oferece 5 noites defestas (início dia 28), sendo as 4últimas OPEN BAR, na EstaçãoXV, uma das mais badaladas ca-sas noturnas da cidade, que fun-cionará com exclusividade para

Blocos de Carnaval já estão formados em Itararéos associados ao bloco (só po-derá entrar que tiver o abadá).Na programação do grupo tam-bém está incluído 2 noites te-máticas, no sábado e na segun-da, que serão a Noite da Tequilae a Noite Mexicana. Para animara noite foi contratado um Dj di-retamente de Londrina - PR.Quem tiver interesse em parti-cipar do Bloco Os Pimentas bas-ta comparecer ao comitê, naEstação XV (Rua: XV de Novem-bro, 780 - Centro), das 15h às22h (Valor = R$100,00). Ingres-santes ganham uma camiseta eo kit do bloco. Menores de 16anos precisam ter uma autori-zação dos pais. Até agora o blo-co já possui mais de 100 pesso-as inscritas (além dos reserva-dos para participantes de SãoPaulo e Curitiba). Segundo osorganizadores, o bloco disponi-bilizará apenas 300 camisetas,então corra garantir a sua!

Bloco Bigode Grosso - Cria-do este ano, no dia 01 de feve-reiro, por Alan Carlos Rocha eVinicius Ribas, o Bloco BigodeGrosso veio, segundo os ideali-zadores, para salvar o carnavalde Itararé, já que os grandes blo-cos não irão sair este ano. O Bigode Grosso oferece 5 noitesde pura folia com 4 noites openbar, com direito a cerveja, vo-dka, refrigerante, água, rodadasde tequila todas às noites e ro-

dadas de chandon para as mu-lheres no dia 01/03. Haverá aNoite do Energético 01/03, Ha-ppy Hour 02/03 Open - (Cervejae Refrigerante), Noite da Ice 03/03 e Noite Surpresa 04/03. Aconcentração será na Hambur-gueria e contará com uma megaestrutura de som e iluminação,mais a presença do DJ JN -Itapeva e de LYAN E BANDA nodia 01. O bloco já conta com apresença de 250 pessoas inscri-tas (fora os reservados), mas ogrupo informa que serão limi-tadas 300 camisas. Para se ins-crever no Bigode Grosso bastair no comitê do bloco, na Ham-burgueria (Rua Lauro Sodré, nº252 - Centro) das 16h até 00h,de segunda à sábado. (Valor 1°Lote R$ 80,00 (ESGOTADO) / 2°

lote R$ 100,00).Bloco Piranolitro – Em 2014

o Bloco Piranolitro está comple-tando 10 anos de tradição emuita presença no carnaval deItararé. A ideia de criar o blocoveio do grupo de amigos LuizFernando Domingues, DiogoAdzgauskas Perucio, RobsonLuiz de Paula (Robinho), Fernan-do Henrique Correa de Mello(Bode) e teve grande contribui-ção por parte dos companhei-ros Taty Joly Carneiro e ThiagoJoly Carneiro. Conhecidos como“o bloco do rock” os integran-tes buscam fazer algo diferen-te, sem seguir regras nem core-ografias, e, principalmente, po-dendo escutar as músicas quegostam em sua concentração.Nestes 10 anos, o pessoal que

frequenta o Pira é praticamenteo mesmo, isso faz com que oclima do bloco seja de totalamizade. Uma característicamarcante é que sempre quandochega a hora dos mesmos en-trarem no CAF começa a tocar amúsica “Rock and roll all Night”da banda Kiss, onde alguns com-ponentes do bloco chegam a darStage Dive do palco, conquistan-do inclusive o apoio dos outrosblocos. Segundo os organizado-res, o objetivo do Piranolitro é“levar um pouco do Rock andRoll para carnaval de Itararé”.Para este ano o bloco oferecerácomo atração 4 noites de mui-ta cerveja, animadas pela pre-sença do Dj Rodriguinho tocan-do grande sucessos do Rock,além de um incrível show coma banda V.P.H.C. na concentra-ção. O grupo ainda está definin-do um local para a concentra-ção e oferece 60 vagas. Infeliz-mente todas as vagas disponí-veis para esse ano já foram pre-enchidas.

Bloco Capivara Elétrica –Estando hoje como o bloco maisantigo da cidade, o Capivara Elé-trica já está na ativa há 17 car-navais. A iniciativa de criar essebloco surgiu da Malu, da LojaMalha & Ação, quando fazia par-te do antigo e querido Bloco“Turma do Nó”. Hoje conta comuma comissão organizadora de

peso, incluindo Flávio Prado,Malu Fernandes e a Joyce Alber-ti. “Falar do Capivara é falar deamizade, pois é um bloco quereúne amigos de verdade. Nun-ca quisemos fazer um blocogrande e sim um bloco de pes-soas que se gostam e querempassar o Carnaval dando risadas,bebendo e curtindo o Carnavaldo CAF”, declarou Flávio Prado.Quando questionado sobrequais seriam as principais atra-ções do bloco, o mesmo reba-teu “Principais atrações? Isso édifícil, acho que as principaisatrações somos nós mesmos, etenho certeza que a concentra-ção vai ser a mais etílica de to-das. Temos chá de boldo geladocom água com gás e muita cocacola para o Aftter Festa... (ri-sos)”. O Capivara segue a filo-sofia do “melhor a qualidade doque a quantidade” e até agorajá tem 25 pessoas cadastradas.Segundo os organizadores a in-tenção é chegar até no máximo50, não mais que isso. Quemquiser curtir o Carnaval 2014junto ao Capivara Elétrica bas-ta entrar em contato com qual-quer um dos organizadorespelo Facebook, Whatsapp, ouaté mesmo ao encontrá-los narua. Segundo Flávio, a únicacondição estabelecida é: “temque ter o fígado bom e muitobom humor!”

O Turismo é uma grande in-dústria em todo o mundo e den-tre os segmentos que mais cres-cem esta o Turismo Ecológicoou Ecoturismo, que é a ativida-de ligada à natureza. A práticado Ecoturismo pressupõe o usosustentável dos atrativos turís-ticos e visa promover a harmo-nia dos seres humanos entre sicom a natureza e pode ser clas-

02 de Março - Dia Nacional do Turismosificado como uma prática delazer, esportiva ou educacional,que se utiliza de forma susten-tável do patrimônio natural ecultural, incentiva a sua conser-vação, promove a formação deconsciência ambientalista e ga-rante o bem estar das popula-ções envolvidas.

De acordo com o WTTC(World Travel & Tourism Coun-

cil) , que organiza estatísticasdo turismo mundial, o TurismoEcológico representa hoje en-tre 15 e 20% do setor turísti-co. Em virtude dessa crescenteimportância esse segmentoganhou uma data comemorati-va: 1º de março – Dia do Turis-mo Ecológico.

No município de Itararé aprática do Ecoturismo é bastan-

te procurada devido as suas be-lezas naturais, que se comple-tam em rios, cachoeiras, câni-ons e grutas. A base do TurismoEcológico são as caminhadas,pois para se praticar qualquermodalidade é preciso chegar aoatrativo natural através de pelomenos uma pequena distânciaa pé. E dentro desses princípiosalguns esportes são desenvol-vidos com sucesso, entre eles,boiacross, cicloturismo etrekking.

Para um passeio saudávelcom surpresas agradáveis sem-pre procure guias especializa-dos e agencias credenciadas.

Agências de Turismo de Ita-raré:

[email protected]: (15) 3531-2819

[email protected]: (15) 8132-0807

[email protected]: (15) 3531-1795

www.valedoi [email protected]:(15) 3531-1412 (15) 8129-7505 (TIM).

Page 5: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 2014 05

No dia 20, por volta da 00h,policiais militares foram acio-nados para comparecerem nocruzamento da Rua São Pedrocom a Rua Dr. Antônio José Lu-ciano de Mello, pois no local ummotociclista estaria sendo agre-dido por quatro indivíduos, queestavam de posse de tábuas epedras.

De imediato uma equipe daPolícia Militar foi despachada eem contato com a vítima, estainformou que estava transitan-do com o veículo pela Rua SãoPedro, quando um indivíduo ocercou e outros três começarama agredi-lo com pauladas na ca-beça. Este veio a cair ao chão,

Moto roubada éencontrada pela PM

sendo que os indivíduos rouba-ram sua motocicleta.

Diante do relato foi inicia-do policiamento com vistasaos indivíduos e próximo aolocal das agressões, a equipeavistou quando um dos indiví-duos tentou empreender fuga,mas foi alcançado e abordado edurante revista pessoal foi lo-calizado sob suas vestes umespelho retrovisor da motoci-cleta roubada, o qual foi detidomediante voz de prisão em fla-grante delito.

Ainda durante a busca, osPMs constataram que pela RuaMario Contieri, na Vila Beca, umamotocicleta de cor vermelha ha-

via siado abandonada em umterreno baldio, sendo que doisindivíduos vieram a se evadir porum matagal ali existente.

Em razão de uma distânciagrande em que o veículo estavanão foi possível localizar osdois suspeitos, porém o a motoroubada foi encontrada escon-dida em um matagal.

Partes e veículo conduzidosà Delegacia de Polícia, sendoapresentados à autoridade deplantão, que ratificou a voz deprisão, elaborando B.O. de natu-reza “ROUBO CONSUMADO”,ficando o indiciado à disposiçãoda Justiça e a motocicleta en-tregue a vítima.

Na quarta-feira (19), umaidosa de 75 anos, da cidade deItararé, teve sua residência as-saltada por um indivíduo, quese passou por um padre.

Segundo informações, o ho-mem teria dito que iria “benzera casa”, e foi entrando na resi-dência sem dar muito tempopara a senhora reagir.

O bandido levou mais de R$2.000, além de uma correntinhade ouro da vítima. Segundo des-crição da senhora, o indivíduoaparentava ter 34 anos, morenoe estava bem vestido. A vítimaregistrou Boletim de Ocorrên-cia, porém o bandido não foiencontrado pela Polícia.

Idosa temresidência assaltada

Na quarta-feira (19), por vol-ta das 16h30, o SIG – Serviçode Investigações Gerais da Po-lícia Civil de Itararé recebeua denúncia sobre a localizaçãode um veículo supostamenteem situação irregular.

Pela Rua Heitor Pedroso deMello, na Vila Santa Terezinha,os investigadores encontraramo automóvel Gol CLI, que apóspesquisa foi constatado tratar-se de veículo roubado na cidadede Itaí no dia 01 de dezembrodo ano passado.

O carro estava na garagemde uma residência denunciada,sendo que as placas constantesno veículo seriam pertencentesa um Santana.

O morador da residência

Polícia Civil recuperacarro roubado em Itaí

não se encontrava no local dosfatos, mas o carro foi recolhi-do ao pátio da Delegacia da

Polícia Civil para as devidasprovidências.

(Fotos: Milton Komnicki)

No dia 21 foi divulgado pormunícipes em rede social o reco-lhimento de mais de 90 pneus ve-lhos, que estavam jogados na es-trada que liga Itararé à FazendaBrasil (passando pela Ponte Seca),os quais foram coletados pelosagentes de inspeção da dengue.

Segundo moradores, pessoasda cidade têm descartado os pneusvelhos no local. Moradores pedemque os responsáveis cooperemcom a limpeza da cidade, pois issoé um desrespeito com os demaismoradores de Itararé, que ficamsujeitos à proliferação domosquito Aedes Aegypti, trans-missor da dengue e que tem suareprodução facilitada na água acu-mulada no interior dos pneus.

Munícipes lembram que talsituação constitui tambémem Crime Ambiental. Às pesso-as que desejam descartar pneuse demais entulhos grandes lem-bramos que em Itararé existe oECO PONTO. O mesmo encon-tra-se situado à Rua Albino Klo-cker 818 e fica aberto toda quin-ta-feira das 14h às 16h. 

Mais de 90 pneus estavamjogados em estrada vicinal

Em sessão da Câmara do dia17, o vereador Rodrigo Pimen-tel Fadel protocolou um pedidoao Executivo para que seja de-terminada a arrumação imedia-ta das pedras soltas existentesao longo da Rua São Pedro, re-parando assim as irregularida-des presentes no paralelepípe-do resultantes dos constantes(des)serviços prestados pelaconcessionária Sabesp na redede água e esgoto da área centralde Itararé.

A área central da cidade cons-tantemente tem passado porserviços de manutenção de águae esgoto, não apenas a Rua SãoPedro, mas também em todasas outras presentes nessa re-gião. Porém, a maioria das ruasdo centro são pavimentadascom paralelepípedos, sendo que

Vereador pede reparo das pedras soltas da

Rua São Pedro

a cada serviço realizado é preci-so retirar as pedras para recolo-cá-las posteriormente. No en-tanto, na hora da recolocação aempresa usualmente não reali-za os procedimentos necessári-os e o resultado tem sido ruastotalmente irregulares, compedras soltas, grande valas, po-ças de acúmulos de água e, emalguns casos críticos, até mes-mo bueiros com alto índice deelevação, o que acaba por resul-tar em prejuízos aos proprietá-rios de veículos que transitampela cidade.

Há algum tempo a equipe dereportagem do Jornal ItararéNews publicou a reclamação deuma comerciante a respeito daágua suja da lavagem dos ba-nheiros da Praça Ademar de Bar-ros, que fica empossada em fren-

te aos comércios vizinhos, re-sultando em mau cheiro e incô-modo para os funcionários e cli-entes. A água passou a cumularno local após um serviço pres-tado pela concessionária.

Embora o vereador MarcosVincenzi, no início de seu man-dato tenha criado um projeto delei que responsabilize as con-cessionárias que prestam servi-ço para o município e que asobriga a refazer um serviçoquando este é analisado comoinsatisfatório, a lei não tem sidoaplicada pelo Executivo, pelomenos não de modo efetivo.

Conforme indicação do ve-reador Rodrigo Fadel, porém, senão é cobrado da empresa talarrumação, o nivelamento deve-rá ser realizado pela PrefeituraMunicipal.

Page 6: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 201406

Mais duas obras do artistaplástico, Gilberto Santana, maisconhecido como Pinguim, vie-ram a público esta semana nacidade de Itararé.

A primeira é uma andorinhagigante, que foi doada pelo ar-tista à Coordenadoria de Turis-mo, a qual foi colocada na Bar-reira, local também conhecidocomo “Gruta das Andorinhas”.

A segunda é uma estátua decobra de mais de 2 metros decomprimento, que está em ex-posição na Área de Lazer MiguelJorge Fadel (Laguinho). Ambasforam feitas com chapas de inoxrecicladas. A cobra ficará em

Mais dois trabalhos do artistaPinguim podem ser prestigiadas na cidade

exposição no laguinho por tem-po determinado, sendo que já háum comprador, da cidade de SãoPaulo, para a mesma.

Segundo Pinguim, que atu-almente ocupa também o cargopúblico de vereador, as duasobras foram feitas em poucomais de 1 mês, aproveitando asférias do Legislativo, no mês dejaneiro. A ideia da andorinhaveio do fato desta ser uma avesímbolo da cidade e a cobra éuma encomenda de um senhorde São Paulo, que costuma com-prar as peças do artista paradecorar sua fazenda em Avaré.Essa já é a 15ª peça, que o artis-

ta faz para esse comprador.A estátua gigantesca da co-

bra fez sucesso no fim de sema-na e todas as crianças que pas-saram pelo local pararam paratirar um foto em cima do ani-mal. É possível notar uma gran-de saliência aonde seria o “es-tômago” do bicho. Segundo oartista o motivo disto é que acobra engoliu todos os proble-mas da cidade de Itararé.

Quando questionado pornossa equipe de reportagemsobre quando teria iniciado essavocação para artes, Pinguimrespondeu: “Já é de família isso.Meu pai era sapateiro e naquelaépoca sapataria era praticamen-te artesanato. Tenho um irmãoque mexe com entalhe em ma-deira, outro que tem serralhe-ria. Eu comecei a mexer comisso aos 12 anos”.

Sobre planos futuros Pin-guim disse que a vontade é mui-ta porém, agora que está comovereador não sobra muito tem-po livre, mas que já tem umaencomenda do Corpo de Bom-beiros para fazer uma esculturade bombeiro e também a co-brança de uma senhora de fazeruma estátua grande de NossaSenhora da Conceição para sercolocada na Barreira. Por serem

feitas de inox e demais materi-ais reciclados, as esculturas doartista Pinguim são imortais.

“É gratificante fazer umapeça como esta. As pessoas vêm

parabenizar, gostam, e isso medeixa feliz. Cada obra minha éum incentivo para as pessoassaberem que todo mundo pode,de alguma forma, fazer arte. Eu

quero agradecer o povo por todoo reconhecimento para com aminha arte, tanto aqui na cida-de, como em outros lugares”,finalizou o artista.

O curso de Licenciatura emHistória, em parceria com aCoordenadoria de Cultura daPrefeitura Municipal de Itara-ré, promoverá a primeira ses-são do projeto Debates Con-temporâneos nesta quarta-fei-ra (26), às 19h30, no auditórioProfessor Newton Marques. Ote ma d a pr ime ira sess ãoserá “os rolezinhos”.

Na esteira das discussõesda chamada “história do tempopresente”, o projeto tem comoobjetivo fundamental trazerpara debate temas contempo-râneos de interesse das Ciên-cias Humanas e, principalmen-te, da História, no sentido dedesconstruir a concepção deHistória enquanto estudo ape-

“Debates Contemporâneos” aborda a polêmica dos “rolezinhos”Discussão acontece dia 26, às 19h, no Auditório Professor Newton Marques da FAFIT. A entrada é gratuita

nas do passado. Além disso,pretende contribuir para a for-mação dos acadêmicos doscursos de graduação das Facul-dades Integradas de Itararé etambém da comunidade demaneira geral.

O projeto terá uma sessãopor mês, sendo que a partir dasegunda os temas serão esco-lhidos pelos acadêmicos emembros da comunidade pre-sentes nas sessões. O formatoserá de mesas-redondas coma participação de três debate-dores. O título “debates” éjustificado pela intenção nãode que os debatedores tragamargumentações fechadas, masquestões a serem discutidascom o público presente.

Na primeira sessão serãodiscutidos “os rolezinhos”,fenômeno social que ganhouas manchetes da mídia nacio-nal no mês de janeiro. Parti-ciparão da mesa-redonda oprofessor de História Con-temporânea Murilo Cleto, co-ordenador municipal de cul-tura, graduado em História, oprofessor de História da ArteFernando Magalhães, gradua-do em Pedagogia, e MárcioNunes da Silva, graduado emHistória e Direito.

O curso de Licenciatura emHistória convida toda a comu-nidade a participar do proje-to. A entrada é gratuita. Maisin formações pel o e- mai l:[email protected].

A Secretaria Municipal deEducação suspendeu as aulas noúltimo dia 14 de fevereiro parafazer cumprir o cronograma docalendário escolar letivo em vi-gência a fim de capacitar os pro-

Secretaria promove dia decapacitação aos profissionaisde Educação do município

fissionais, cada um em sua áreade atuação.

Planejamento do ano letivode 2014

Diretores, coordenadores eprofessores se reuniram para a

elaboração do planejamento anu-al de 2014 que irá nortear as açõesdesse grupo durante o ano letivo.

O planejamento é um instru-mento importantíssimo no pro-cesso ensino e aprendizagem.

Orientações para os monito-res do transporte escolar

No prédio da Secretaria Mu-nicipal de Educação, o novo su-pervisor de transporte, Fábio No-gueira se reuniu com os monito-res da condução escolar e tratousobre a melhoria, qualidade e or-ganicidade no atendimento aosalunos, usuários deste serviço.

Merendeiras participam decapacitação

Com intuito de qualificar asmerendeiras, a Prefeitura Muni-cipal, através do Departamentode Suprimento Escolar (DSE) e aVigilância Sanitária, promoveuum dia de capacitação, levando àessas profissionais, conhecimen-tos como o armazenamento dosalimentos, descongelamento, di-recionamento das sobras, verifi-cação da data de validade, entreoutros.Assessoria de Imprensa da P.M.I

A Prefeitura Municipal deItararé através da Secretaria deHigiene e Saúde implantou oPrograma “Saúde em Movimen-to”. O programa visa atenderpacientes de toda cidade atra-vés das unidades de saúde.

Segundo Donalvan Ricardode Azevedo Bueno, educador fí-sico social e coordenador doprojeto, o objetivo é atenderportadores de patologias, taiscomo: osteoporose, diabetes,hipertensão arterial, colesterol,asma, doenças cardiovascularese obesidade.

A ideia é priorizar pacientesacima de 40 anos e estimular aprática da atividade física pararedução de riscos associados aoestilo de vida e as patologias,oportunizando o acesso de gru-pos menos favorecidos e alcan-çar uma grande parcela da po-pulação.

O coordenador informa queas atividades são gratuitas equalquer pessoa pode participardas atividades, basta procurara unidade de saúde mais próxi-

Programa Saúde emMovimento é implantado pela

Prefeitura de ItararéCondicionamento físico e socialização são as propostas do novo programa

ma e fazer uma avaliação físicacom o médico. “O objetivo doSaúde em Movimento é propor-cionar mais qualidade de vidapara as pessoas e melhorar a suaauto-estima”, completa Donal-van Ricardo.

A Prefeitura comunica que oCentro do Idoso foi desmembra-do e agora funciona junto aoCRAS Centenário. O centro aten-de especificamente pessoas aci-ma de 60 anos e que recebem oauxílio do Bolsa Família.

Page 7: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 2014 07

Em sessão ordinária do dia17, o vereador RodrigoFadel protocolou uma in-

dicação à prefeita para que eladisponibilize transporte aosalunos da Escola de Futebol daCOORESP da Vila Novo Horizon-te para um campo municipal,onde tenha água e banheiros àdisposição das crianças pelomenos dois dias por semana.

O campo do Novo Horizon-te atualmente não contam comestrutura adequada. Juntamen-te com sua indicação foi proto-colado pelo vereador Julião doRede uma indicação para queseja determinada a construçãode um banheiro e bebedourosno local.

O vereador Rodrigo Fadel fa-lou com a nossa equipe de re-portagem sobre este seu pedi-do. Confira:

Vereador pede transporte para alunos da CoorespIN – Por que o senhor acha

que a transferência desses alu-nos para um campo municipalcom bebedouros e sanitáriosduas vezes por semana é impor-tante?

Rodrigo – Nossas criançasestão tendo treinamento, masnão é o adequado, pois o localnão tem estrutura. Sabemos queo treinador tem boa vontade,mas sem a estrutura adequadasas crianças não podem se desen-volver no esporte totalmente.Nós como vereadores pedimosà Prefeitura, pois quem executaé o Executivo, para que tenhamuma atenção especial para estecaso e disponibilizem o trans-porte para levar as crianças numlocal mais adequado, como porexemplo, o campo aqui do Gi-násio de Esportes do Cruzeiro,que pelo menos disponibiliza

vestiários e um acesso mais fa-cilitado à água, o que infeliz-mente não há onde treinam hoje.Sabemos que há outros proble-mas também na cidade, masquando envolve crianças nãopodemos demorar. Não é por-que é algo que começou antesdo meu mandato que eu voudeixar de resolver e espero quea prefeita pense dessa formatambém e dê o transporte, comoeu fiz com o judô. O judô mu-dou agora para perto da Rua 28de Agosto, ficando assim bemmais longe do que as criançasestavam acostumadas. Nãomudando o foco, mas o judô é oesporte que mais movimentacrianças em nossa cidade, entãonunca é demais você facilitar oacesso delas ao esporte, aumen-tando inclusive a segurança.Essa questão também está in-

cluída no meu pedido de trans-ferência de campo, afinal nessecalor as crianças não terem águapara beber é até perigoso. Sabe-mos que o treinador faz um tra-balho bonito, levando água paraas crianças beberem, mas nãodeveria ser dessa forma, deve-ria haver uma estrutura.

IN – Seu pedido vem em con-cordância com a indicação dovereador Julio César Soares, deconstruir banheiro e bebedou-ros no local?

Rodrigo – Com certeza. Nóssabemos que a construção àsvezes pode demorar um poucomais, mas muito bem pensadopelo companheiro Julião. Atéque possa ser feito essa refor-ma nós pedimos que as crian-ças sejam transferidas, para quenão venham a ficar assim pormais tempo.

No domingo (16), a Igreja Uni-versal promoveu um evento be-neficente no bairro Novo Hori-zonte. Na oportunidade foramdistribuídas duzentas cestas bá-sicas, o equivalente a três tonela-

Ação Social realizada por igrejareúne centenas de pessoas na

Praça Novo Horizonte O Torneio de início de tem-porada da modalidade Damasaconteceu na manhã deste do-mingo (23), nas dependências doClube Atlético Fronteira (CAF). Oevento é uma iniciativa da Pre-feitura Municipal de Itararé emparceria com o CAF e contou comjogos disputados no sistema ta-blita, em 7 rodadas de 15x15.

Para se inscreverem os parti-cipantes doaram 1 kg de alimen-to, alimentos estes que foramposteriormente doados à SantaCasa de Misericórdia de Itararé.

A Coordenadoria de Espor-tes parabeniza a todos e descre-ve a competição como sendo deelevado nível técnico. A coloca-ção final do Torneio de Damasfoi a seguinte:1º Geremias, Luis Carlos 2º Lima, Magno de 3º Vaz, Emanuel Ricardo 4º Duarte, Anderson Luis 5º Filho, Adolfo P da Silva 6º Ruivo, Lucas A Da Costa 7º Geremias, Janaina Ap 8º Mesquita, Guilherme 9º Silva, Paola Ribeiro 10º Santos, Jean Carlos Candido 11º Brizola, Milena Diniz 12º Tavares, Luis Fernando13º Tavares, Fernanda Ellen 14º Werneck, Bryan Leme 15º Meira, Cristian Gabriel 16º Moreira, Damaris Cristina 

CAF promovejogos de tabuleiro

das de alimentos que foram en-tregues aos moradores do bairro.

A iniciativa faz parte do tra-balho evangelístico, que a Uni-versal vem promovendo na ci-dade. O pastor Wellington Ban-

deira, responsável pelo trabalhoesteve no local ministrandouma palavra de fé e realizandouma oração a todos os presen-tes pela cura e pela restauraçãodas famílias.

Page 8: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 201408

Com o objetivo de garantira qualidade das informaçõescadastrais e a focalização doPrograma Bolsa Família (PBF) edos demais programas que uti-lizam o Cadastro Único, a Se-cretaria Nacional de Renda deCidadania (Senarc) realiza veri-ficações periódicas nas infor-mações registradas na base ca-dastral.

Neste ano foram incluídasno processo de Averiguação Ca-dastral famílias beneficiárias doBolsa Família e também famíli-as que contém cadastros cominconsistências. Para regulari-zar a situação do público indi-cado, os municípios precisamrealizar a atualização Cadastral.Essa atualização pode-se acor-rer através de visita domiciliarou também poderão ser chama-das para comparecimento nosetor do Programa por meio decartas, mensagens no extrato depagamento ou mesmo por lis-tas disponibilizadas nos meiosde comunicação.

Lembrando que algumas fa-mílias poderão ter seus benefí-cios bloqueados, devido a faltade atualização nos anos anteri-ores. Mesmo se tiverem os be-nefícios bloqueados, as famíli-as ainda poderão atualizar asinformações cadastrais. Casonão o façam, poderão ter os be-nefícios cancelados a partir domês de junho.

O endereço do Setor do Pro-grama Bolsa Família e CadastroÚnico é Rua Prudente de Mora-es, 1646, no Centro. Telefones:(15) 3532-4350 / 3532-3763.

Segue abaixo a lista de fa-mílias que necessitam atuali-zar seu cadastro:NOM EADIR A PARECIDO CORREIAADRIANA DOS SANTOS LUZADRIANA MA NOEL FERREIRAADRIANA PEREIRA DE MELOADRIANE A LVES FIGUEIRAA LESSA NDRA DE CA STRO MAR-QUESALINE CRISTINA DE OLIVEIRA SAN-TOSALINE CRISTINA DE SOUZAALINE KARINE RODRIGUESA MA NDA FRA NCIELLE MA CHADORAMOSANA CLAUDIA DA ROSAANA CRISTINA DOS SANTOS LEMEANA LETICIA DE OLIVEIRAANA MARIA DOS SANTOSANA PAULA DE OLIV EIRAA NA PRISCILA OLIV EIRA RODRI-GUESANA ROSA DE ALMEIDAA NA TEREZA DE JESUS PEREIRASANTOSANA LISSA CRISTINA DE FREITASANDREIA DE CA STILHO AV ILA

Programa Bolsa Família e Cadastro Únicojá iniciaram a Averiguação Cadastral de 2014

ANDREIA TOME MACHA DOANGELA MARIA RIBEIROANGELA NEVES DA SILVAA NGELICA CARMELINDO RODRI-GUES DE MELLOANGELINA A PA RECIDA SOUTO DEOLIV EIRAAPA RECIDA GOMES DE ALMEIDAAPA RECIDA LOPES DE LIMAAPA RECIDA MARIA DOS SANTOSA PA RECIDA NUNES DO ESPIRITOSA NTOAUGUSTA RODRIGUESBEATRIZ DE FATIMA ALMEIDA DEOLIVEIRA CAMARGOBENEDITA ROZABENVINDA DA SILVA SANTOSBRAZ PORTELABRUNA CAMPOS LIMACANDIDA DE JESUS RIBEIROCARMO RODRIGUES DA PENHACASSIANA RODRIGUES DA PENHACELIO RUIVO SILVESTRECINTIA ALV ES CAMARGOCLARICE SANTIA GOCLAUDETE A PA RECIDA LEA L DEMATOSCLA UDIA DOS SANTOSCLA UDIA RUIVO DA SILVACLA UDINEIA VIEIRACLEUSA DE PAULA LIMACLEUSA DE SOUZA RODRIGUESCLEUSA PAINCO DOS SANTOSCLEUZA ASSUNCAO DA COSTA BE-NEDITOCRISTIANE ADAS MACHADO AMA-RA LCRISTIA NE DE FATIMA PINHEIROMASSIRCRISTIANE TA BORDA BARROSCRISTINA APA RECIDA ROCHA DESOUZADAIANA CRISTINA OLIVEIRA DOSSANTOSDAIA NE DE FATIMA DO AMARALDA IANE RODRIGUES DELGA DODANIEL SANTOSDANIELA ALVES CARNEIRO DE LIMADA NIELE DE FATIMA RODRIGUESPEREIRADANIELE DE MELO GOISDANIELE LOPES DA SILVADANIELE MONTEIRO DOS SANTOSDAYANE DUARTE PERUCIODEBORA KARINA GAIA LOPES DE-LEUSA A PARECIDA VEIGADIRCEIA ALELUIA DOS SANTOSDIRCELIA LOPES DA SILVADIRCELIA VALES DE SOUZADIRCEU DIAS DA SILVADIVA BENEDITA DELFINO OLIVEIRADORACINA VIDAL DOS SANTOS DASILVADORCAS ELIS CORREADULCINEA FIUZADURVALINO ROSA DE ALMEIDAEDICLEIA FERRAZ COCKEDIMARA LOPESEDITE MACHADO ALMEIDAEDIVAIR DIAS PACHECOEDNA MARTINS LARAEDOVIRGES BONIFACIO CORREA DEOLIV EIRAELAINE APARECIDA RODRIGUESELDA DE OLIVEIRA SANTOSELENICE APA RECIDA DIAS BATISTAMA RQUESELIANE A PARECIDA DE ALMEIDAELIANE APARECIDA FRA NCISCOELIA NE CRISTINA FAGUNDES DOSSANTOSELIA NE FERREIRA DE BA RROS DEQUADROSELIANE MORA ESELIDIA DA SILVA FRA NCA OLIV EIRAELIETE FATIMA LOPESELISABETE PEREIRA DA SILVA ELI-

SA MA RA RODRIGUES DE CA RVA-LHOEMIDIA CIRINO DE FA RIASERICA A PARECIDA DOS SANTOSERICA BATISTA PINHEIROESDRA S CRISTIANE MORA ESESMARINA RODRIGUESESTER FREITAS CAMPOS DE PAULOEVA BATISTAEVA MARIA JOSE DOS SANTOSEVA NEIDE NICOLETTI RA MOSFA BIANA MACIEL MARQUESFA BIA NE GONCALV ES FARIAFATIMA FERNA NDES SOARESFELIPE DE SOUZA BARBOSA RO-DRIGUESFLAVIA MARINA LEALFLAVIANE ROBERTA DE MORAESFRA NCISCO PEREIRA NETOGECIANI CRISTINA PEREIRA DE MA-TOSGENI DE FATIMA DOMINGUESGENTIL PEDRO DA SILVAGILDA APA RECIDA GONCALV ESGISLAINE CORDEIRO LOPESGRACIELE A PARECIDA SANTOS DESOUSAGUIOMAR A PARECIDA FERRAZGU-MERCINDO ALVES CA MARGOHELENA CRISTINA BELA NTONIO DEMELLOHERONDINA SUNTAKIDINACI RODRIGUES MELLOILAISA VERISSIMO CARDOSOILDA APARECIDA VILARINO DA SILVAINES A PARECIDA ROSAINES RODRIGUESIOLI RODRIGUES CA RNEIRO DEMELOIRIHAN MADUREIRAISA BEL DE FATIMA SOUZAISA C PEREIRA DE FREITASISAURA CELESTINA DOS SA NTOSNA SCIMENTOIVONETE DE OLIVEIRA CALABREZJACIRA MARINSJA QUELINE APARECIDA ANDRIOSIJA QUELINE FERREIRAJESSICA GONCALV ES FERREIRA DEALMEIDAJESSICA LUANA DE OLIV EIRA J E -SUINA A PARECIDA DOS SANTOSJOA O BATISTA FURQUIM DE CA -MARGOJOCIMARA APA RECIDA SARTI JO-CIMARA WERNECK COSTA JO-CIMA RI A PA RECIDA SANTOS DECARVA LHOJOEL LINO DA CRUZJOELMA A PARECIDA RODRIGUESJOELMA PRESTES DO AMA RALJORGE SANTIAGO DE LACERDAJOSE DIAS DO NASCIMENTO

JOSE LUCAS DE ALMEIDAJOSE ROMARIO DOS SANTOS JO-SELIA CHA GASJOSEMARA APARECIDA ANTUNESJOSIANE ALVES DOS SANTOSJO-SIA NE CRISTINA SANTOS RODRI-GUES OLIVEIRAJOSIA NE DE FATIMA RODRIGUESBRIZOLAJOSIANE TOMAS DE MIRANDA VIEIRAJOSILENE DE FATIMA CAVALHEIROMA RIANOJOYCE CAMILA DOS SANTOS SOU-ZAJUA REZ DOS SANTOSJUCILENE DA COSTA MACHADOJURACI PIEDADE APA RECIDOKARINE DA SILVA OLIVEIRALAURICI DA LUZ SANTOSLENIR RODRIGUES DE ALMEIDA ALE-XANDRINOLEONICE PORFIRIO DOS SANTOSLEONTINA A PARECIDA SILVALIGIA ADRIA NE DE OLIVEIRA GILLILIA NE APARECIDA BRISOLA DOSSANTOSLOURDES A PARECIDA FIGUEROLUA NA A PA RECIDA A DA O DOSSANTOSLUCEIA PATRICIA DE ALMEIDA SAN-TOSLUCELIA DE PAULA AMA RALLUCIANA MARIA CORDEIROLUCIANE ALVES DE SOUZA FERRARILUCIMA RA CAMA RGO BICUDOLUCIMA RA FERNANDESLUCINEIA A PA RECIDA DE MATOSFA RIASLUCINEIA DA CONCEICAO LIMALUIZA GOMES DA SILVALUZIA DE FATIMA GOMESMA LVINA DIAS MARIA NOMARCIA DE JESUS FERNANDESMARCIA REGINA BELTRA O MOURAMARCIO ROGERIO DOS SANTOSMA RGA RIDA MA RQUESMARI LUCI MIRANDAMARIA ALICE FERREIRA BLUMEMA -RIA ANITA DA CRUZ BRAZ DA SILVAMARIA A NTONIA GONCA LV ES DAROCHAMARIA A PARECIDA DOS SANTOSMARIA BEATRIZ NUNES ROCHAMA RIA CAMA RGO RODRIGUESMARIA CANDIDA RODRIGUESMARIA CANDIDA SOUZA MACHADOMARIA CECILIA RA MOSMARIA CRISTINA LIMA DE MELLOMARIA DA CONCEICAO BRIZOLAMARIA DE FATIMA FURQUIM DE CA-MARGOMARIA DE FATIMA PEREIRAMARIA DE LOURDES CARNEIRO

MARIA DO CARMO CORREIA PINHEI-ROMARIA DO CARMO OLIV EIRAMA RIA DO CARMO PEDROSO FER-REIRAMARIA DO ROSARIO SANTOSMARIA GLACI RIBEIROMARIA ISABEL ALMEIDA SANTOSMARIA IVONE ALVES DE ALMEIDAMARIA JOSE RABELOMARIA LUIZA DE MORAESMARIA MADALENA RODRIGUESMARIA NEIDE QUIRINO DO VALEMARIA ODETE MELO RODRIGUESMA RIA RIBEIRO GONCALV ESMARIA RODRIGUES BENFICAMA RIA TEREZA ULTRAMA RIMARIA VALDELICE ALV ESMARIANA RODRIGUES DE ALELUIAMARILDA DA SILVAMARILEIA DE FATIMA WERNECKMARINEIA DE FATIMA FABIANOMA -RISA FERREIRA RA MOSMA RIZETE GOTERRAMA RLENE SOUTO MA CHA DOMARLI DE MELOMARTA REGINA PAINCO MACHADOMA RYSSOL MARION DE SOUZAMEIRE CORREA MACHA DOMIELE RAMOS DE SOUZAMIRIA M A LV ES DE MORA IS DOSSANTOSNA DIA APARECIDA APOSTOLICONATALIA ROSA DOS SANTOSNELCI APA RECIDA DE LIMANELCI DE FATIMA MONTEIRO DESOUZANELI GONCALVES DA SILVANERCI A LVES ALMEIDANERI FRANCO DE LIMANEUSA CRUZ DO AMA RALNEUSA VILAS BOAS DE OLIV EIRANEUZA VIEIRANEZELI ALVES DA ROCHANILCEIA RODRIGUES DE OLIVEIRANITA DOS SANTOS DE LIMANIVALDO SOARES DA SILVAODETE PRIOTTO DA CRUZ OLIVEI-RAOLIZANDE LABRES DE LIMAPA LOMA QUEIROZPEDRA FLORIA NO LOPESPEDRO FLORIA NOPRISCILA SOUZA ABDALA RODRI-GUESQUELIS CRISTINA NERISRA FAELA ARAUJO CUNHARAFA ELA RIBEIRO DOS SA NTOSFA NTES DE ARRUDARAQUEL A PARECIDA OLIV EIRASANTOSRAQUEL DE LIMA SILVAREGIA NE A PARECIDA SANTOSREGIANE DOS SANTOS SILVAREGINA CELIA FERRAZREGINA DE FATIMA BOAVENTURARENATA A NDRA DE GOMESRENATA CASTILHO MA RINHORIVAIL FERMINO RODRIGUESROQUINA TEREZINHA DO AMA RALROSANA APARECIDA SIMAOROSA NGELA APA RECIDA MA CIELGONSALVESROSANGELA DE FATIMA HELMANNROSANGELA GONCA LVES V IEIRAROSARIA DE FATIMA CAVALHEIROROSELI APARECIDA COELHO LUIZROSELI GOMES DE LIMAROSELY APARECIDA DA MOTA SIL-VAROSELY LUCIANA DE OLIVEIRA FER-REIRAROSEMILDA APA RECIDA CORREADOS SANTOS LEITEROSILDA ANTONIO PADILHAROSINEIA LIMA BARBOSAROSINEIDE RODRIGUES CORREA

ROZILDA FERREIRA DE LIMARUTE RODRIGUES DE ASSISSANDRA LEMES DE ALMEIDA SOA-RESSANDRA MARA DOS SA NTOSSANDRA MARIA DA SILVASANDRA MARIA RODRIGUESSANDRA REGINA DOS SA NTOSSANDRA REGINA MA RTINS DOSSANTOSSA NTINA MARIANO CAVALHEIROSELMA ANGELITA GARCIA NETOSELMA DE FATIMA CAMA RGO OLI-VEIRASELMARA CORREA DOS SA NTOSSILVASHEILA A PARECIDA DE PONTESSIDNEIA GONCALV ES DA ROCHASILMA RA APARECIDA DA SILVA HO-LOUKASILVA NA APA RECIDA FONSECA DELIMASILVANA A PARECIDA FURQUIMSIL-VA NA SOUZA SANTOSSILV IA ANDREIA DA SILVASILVIA DE OLIV EIRA CARVA LHOSILVIA RENATA CAETA NOSIMONE FERREIRA DO AMA RALSIMONE FRANCINE ALV ESSIMONE MARIA MARTINSSIRLEI RODRIGUES DE CA STROMA RQUESSIRLENE BARRETO DOS SANTOSSOFIA DE OLIVEIRA ROSASOLANGE A LVES FIGUEIRASOLANGE CRISTIA NE LEONA RDOMACHADOSONIA ANDRADE DE JESUSSONIA DE OLIVEIRA BLUMESORAYA PIRES DE CAMA RGOSTELITA BATISTA DUTRASUELEN DOS SANTOS OLIVEIRASUELEN SILVA DE OLIVEIRA FROESSUELI FERREIRA DA SILVASUELI RODRIGUES DOS SANTOSSUSANA A PARECIDA UBALDO SU-SANA DE FATIMA DIAS DA ROSASUZANA DA ROSATATIA NE MACCARINITELMA REGIANE VIEIRA APOSTOLICOTEODORO DE JESUS PIRES DE RA-MOSTERESA DE FATIMA DA SILVATEREZA ALV ES MORA ESTEREZA DE JESUS DEMETRIOTEREZINHA DE JESUS SANTOSTEREZINHA LEME BARBOSAVA LDEMIR BATISTAVA LDEVINO APARECIDO PEREIRAVA LDILENA FERNANDESVANDERLEIA DE JESUS CARDOSOVANDERLEIA PROENCA GONCAL-VESVANDERLEIA RODRIGUES DE RA -MOSVANESSA CRISTINA DO NASCIMEN-TO CRUZVANESSA DOS SANTOS CA STA -NHOVA ODECI RAMOS MA CHA DOVERA LUCIA MADUREIRAVERA LUCIA ROSA BARBOSAVERA OLIVEIRA FILHOVICENTE ROBERTO COELHOVILMA DE FREITAS FERREIRAVITORIA DE PA ULA RODRIGUESVIVIANE LUCIA NOWERONICA SOA RES DE A GOSTI-NHOWILMA SANTIAGOYANI ROSA DE ALMEIDAZELINA APARECIDA DIA S PONCIA-NO A LVESZENILDA A PARECIDA DE OLIV EIRAMONTICELLIZENIR DE MATOSZILDA MACHA DO

Aconteceu no sábado (22), o1º Torneio da Amizade entre asescolas de futebol da Coordena-doria de Esportes (COORESP) edo Clube Atlético Fronteira(CAF) de Itararé.

O evento teve início às8h30, no Estádio Hugo Kenne-dy. No torneio participaramduas equipes de cada agremi-ação, nas categorias 2001/2002 e 2003/2004, resultandoem cerca de 80 crianças parti-cipantes.

Organizado pela Coordena-doria de Esportes e pelo CAF, oevento também teve o apoio daPrefeitura Municipal, que forne-ceu condução para os alunos daCooresp, assim como a equipede arbitragem e a premiação doevento.

Segundo Luiz Fernando Do-mingues, professor do CAF “esteevento é muito importante, poistodas as crianças têm a oportu-nidade de participar, sendo queem competições oficiais nemtodos tem essa chance”.

Nas duas categorias a Esco-linha da Cooresp saiu vencedo-

Torneio da Amizade aconteceu no sábado

ra. Na final do 2001/2002 elavenceu pelo placar de 03 a 02 eno 2003/2004 venceu pelo pla-car de 02 a 01.

O coordenador de Esportes,Denis Galvão Ribeiro, parabeni-za os instrutores Hélcio CélioMartins e Luiz Fernando Domin-

gues pela responsabilidade ecomprometimento no trabalhoque têm realizado dentro damodalidade futebol em Itararé.

Page 9: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 2014 09

Criado na década de 40,pelo alemão Joseph Pila-tes, o exercício que hoje

leva o sobrenome de seu cria-dor chegou ao Brasil há apenas23 anos. Hoje o pilates é umadas mais modernas e preferidasalternativas de atividade físicano país.

Para nos aprofundarmosmais nessa nova técnica, quevem conquistando cada vezmais adeptos, entrevistamos apersonal trainer Liliane Borto-leto, proprietária do “Studio Li-liane Bortoleto”, localizado àRua XV de Novembro, 817, noCentro de Itararé.

Liliane é especializada emPilates Solo Funcional, Treina-mento Funcional, Reestrutura-ção Corporal Global (RCG) e Re-organização Postural Estruturale Funcional. Para poder minis-trar as aulas ela fez 10 meses decurso na AIPEP Pilates em SãoPaulo, onde somou mais de 600horas de atividade. Confira:

IN - Há quanto tempo asenhora trabalha com a mo-dalidade pilates? 

Liliane - Trabalho com o

Pilates: um ciclo completode equilíbrio e resistência

com o método há oito meses,em meu Stúdio e na AcademiaRZ Fitness. Trabalhamos com oMat-Pilates Solo Funcional, quenão utiliza os aparelhos e simmateriais alternativos, que vemde outro método o qual tambémtrabalho que é o TreinamentoFuncional.

IN - Como você definiria opilates?

Liliane - O pilates pode servisto como a metodologia queconsidera a totalidade humana,que é o corpo – mente – alma ese associados à força física, for-mam um ciclo completo de equi-líbrio e resistência. O importan-te nos exercícios de pilates sãoa força e a concentração. A prá-tica não tem restrição de idadee nem nível de condição física eseu foco maior está na regiãodorsal, lombar e abdominal.

IN - Quais os benefícios queeste exercício pode trazer parao corpo?

Liliane - Praticando pilatesvocê irá sentir-se melhor, me-lhorar sua postura, a coordena-ção, ganhar amplitude de movi-mentos e ter maior tonicidade

muscular. Uma enorme porcen-tagem dos alunos afirma tam-bém que o trabalho calmo e ob-jetivo sobre o corpo lhes pro-porciona um maior equilíbrioemocional. Vai conseguir umabdômen tonificado, melhorpostura, articulações mais fle-xíveis, melhor coordenação eequilíbrio emocional.

IN - Qual a principal diferen-ça entre o pilates e as outrasatividades físicas, como mus-culação, corrida, etc?

Liliane - Normalmente,quando as pessoas estão empol-gadas para iniciar novos hábi-tos em prol de um corpo em for-ma, podem não estar prepara-das fisicamente para realizaruma atividade. O despreparo asleva rapidamente à exaustão,acarretando desmotivação ousensação de incapacidade. Como Pilates não existe este risco,já que os movimentos são rea-lizados de forma fluente, commuita calma e poucas repeti-ções. A eficiência do Pilates estána qualidade e não na quantida-de, desta forma o praticante nãocansa facilmente e conseguegrandes resultados.

IN - Em quais situações opilates é indicado?

Liliane - O pilates é uma ati-vidade que, por oferecer possi-bilidades diferentes para cadaexercício, permite que pessoasde todo tipo possam praticá-los.É altamente recomendado, in-clusive para a terceira idade, jáque produz benefícios nas arti-culações (em caso de artrose).Além disso, previne a osteopo-rose, protegendo a estruturaóssea. Também não causa le-sões, porque os exercícios sãorealizados sem impacto. Emuma pesquisa recente, verifi-cou-se que os exercícios dométodo Pilates são mais efica-zes que os usualmente utiliza-dos no tratamento de lombal-

gia, hérnia de disco e problemasposturais.

IN - Há contraindicações?Liliane - A única contraindi-

cação do método é para casosde lesões no sistema musculo-esquelético em processo de doraguda. Passada essa fase, inicia-se a reabilitação, na qual o pila-tes é utilizado para trabalhar aforça muscular, a flexibilidadee o ganho ou recuperação demovimento.

IN - Como são as aulas?Liliane - As aulas em grupo

devem ter um número limitadode alunos ente 6 a 8 alunos nocaso de uma aula solo, pois as-sim o professor poderá fazeruma melhor correção dos exer-cícios e dar uma atenção espe-cial na respiração e nos movi-mentos, dando uma atenção es-pecial na parte postural do alu-no. Já uma aula em Stúdio comaparelhos três alunos é o máxi-mo, lembrando que em uma aulao aluno é considerado um serúnico, portanto cada exercícioé dado conforme a necessidade

de cada indivíduo.IN - O pilates ajuda a ema-

grecer?Liliane - O pilates não é um

exercício cardiovascular e aqueima de calorias não é seuprincipal objetivo. Entretanto,ele age no emagrecimento detrês maneiras: 1- Ao tonificar amusculatura de todo o corpo,o metabolismo é acelerado, oque aumenta a queima de calo-rias em repouso; 2- Define emodela os grandes músculosdo corpo; e 3- Por melhorar apostura, cria um corpo maisalongado, aparentando umaforma mais magra.

IN - Gestantes podem prati-car essa atividade?

Liliane - O método pode serutilizado por gestantes no 2º e3º trimestre e auxilia na respi-ração, na prevenção de inconti-nência urinária e diástase abdo-minal, por trabalhar a muscula-tura respiratória do assoalhopélvico.

IN - O público do pilates éem sua maioria mais feminino

ou masculino? Por quê?Liliane - A procura pelo pila-

tes vem aumentando cada vezmais e conquistam além dasmulheres também os homensde todas as idades.

IN - Quantas aulas são reco-mendadas para se atingir os re-su lta dos ? 

Liliane - Para se atingir osresultados, como em qualqueratividade física, depende muitode cada um e de seu objetivo.Um aluno que procura transfe-rir para o seu cotidiano os exer-cícios de alinhamento posturalque são trabalhados durantes asaulas rapidamente veem os re-sultados.

IN – O que você diria para aspessoas que desejam praticaresta modalidade?

Liliane - Sempre digo aosmeus alunos esta frase dita porJoseph Pilates: “Com 10 ses-sões, você perceberá a diferen-ça, com 20 sessões os outrosirão perceber a diferença e com30 sessões você terá um novocorpo”.

A Praça São Pedro será palco,novamente, do carnaval promo-vido pela Prefeitura Municipal deItararé. O evento promete muitafesta para os amantes da folia,que se estende das 14h às 17hnos dias 2 e 4 de março, domin-go e terça-feira de carnaval.

A atração principal fica porconta de Tataco & Banda Kids,que além de apresentar reper-tório com sucessos de hoje,também homenageia marchi-nhas de ontem, além de gran-des compositores de Itararé,como o poeta Silas Correa Leitee o pintor Jorge Chueri. Um re-pertório especial destinado àscrianças também faz parte daprogramação. 

O público infantil tambémpode esperar artistas em mode-lagem de balões, pintura facial,serpentina e muito confete nasduas tardes de folia.

O evento é uma realização

Matinê de Carnaval vaiesquentar a Praça São Pedro!

Programação gratuita tem matinês nos dias 2 e 4 de março

da Prefeitura Municipal de Ita-raré e tem a classificação etária

livre.Assessoria de Imprensa PMI

Educação Infantil étema de orientação a agentes

auxiliares de creche

Aconteceu na última sexta-fei-ra (14), no Centro do ProfessoradoPaulista (CPP), uma OrientaçãoTécnica voltada para os agentesauxiliares de creche.

De acordo com as assessorastécnicas pedagógicas, Eliara Carva-lho Rodrigues Leite e Samara

Abrahão, responsáveis pelo even-to, disseram que cerca de 40 profis-sionais participaram da orientação.Segundo as responsáveis, a forma-ção teve como eixo central o estu-do sobre a estimulação precoce e odesenvolvimento infantil.

“A educação infantil é o pe-

daço mais precioso da vida, por-que é quando está se formandoa identidade da criança, o perío-do se resume em estar com osoutros, aprenderem a ser e aconviver”, afirmou a secretáriade Educação de Itararé, MariaAparecida Damásio Vieira.

Page 10: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 201410

No domingo (23) passou porItararé a edição 2014 do Circui-to SESC Verão. O evento temcomo objetivo reforça a impor-tância da prática diária de es-portes e atividades de lazer. Acaravana, que teve início dia 04de janeiro, integra a CampanhaMove Brasil, e passa por váriascidades do Estado.

Em Itararé o evento aconte-ceu o dia todo na Praça Francis-

Jogador Viola esteve na cidade no domingoO evento contou com a participação do ex-jogador tetra campeão de futebol VIOLA, além de diversas atividades desportivas

co Alves Negrão (São Pedro) epromoveu diversas atividadeslúdicas e interativas, incluindovivências e demonstrações demodalidades esportivas, jogose brincadeiras, incluindo ativi-dades em camas elásticas, tra-pézios e tecidos, exposições,espetáculos, aulas abertas e ati-vidades recreativas gratuitaspara todos os públicos, comogames interativos, bola, bad-

mington e corrida.O momento mais esperado,

porém, foi o encontro e o bate-papo promovido pela equipe doSESC com o ex-jogador tetracampeão de futebol Viola, ondeo público pode interagir e tirardúvidas com o clássico.

Dentre as diversas pergun-tas que o público fez ao joga-dor a mais marcante foi sobrequal sua opinião sobre o Brasilsediar a Copa do Mundo. Segun-do Viola, autodenominado umapessoa crítica e até mesmo po-lêmica, a Copa do Mundo noBrasil é um desastre predesti-nado há 7 anos, quando foiproposta.

Ainda segundo ele, o eventocertamente “será um fiasco e opovo brasileiro, que já está so-frendo, vai sofrer muito maisapós o termino da Copa”, tudodevido à falta de organizaçãodos governantes e a quantidadede dinheiro que está sendo des-viada nas obras.

Neste domingo (23), aEquipe Itararé Adventure,em parceria com os ciclis-tas de Itapeva, organizouum passeio ciclístico peloVale do Itararé.

O passeio contou comcerca de 30 ciclistas, que nãose intimidaram pelo tempochuvoso, vindo várias cida-des da região, como Itape-

Ciclistas passam o final de semanapedalando pelo Vale do Itararé

va, Arapoti, Sengés e Jaguariaí-va fora os atletas de Itararé.

Foram 80 km de percurso,incluindo a passagem pelo Valedo Corisco, Véu da Noiva, Poçodos Encantos e pelo Cânion doJaguaricatu.

A saída ocorreu da Praça SãoPedro às 8h e os atletas retor-naram por volta das 19h30. Se-gundo os organizadores, como

foi uma atividade em ritmo depasseio a intenção era passarum dia diferente, conhecendoas belezas da região e, inclusi-ve se possível, tomar um ba-nho de cachoeira.

A equipe Itararé Adventu-re organiza regularmente pas-seios ciclísticos em nossa re-gião, abertos ao público, e

quem quiser participar podeprocurar o Osmim Ferraz ou oOtávio Prego na loja sede Ita-raré Adventure para saber aprogramação, ou também peloFacebook da equipe, ItararéAdventure Bike Shop.

Segundo os organizadores,para participar é preciso teruma bicicleta preparada e um

kit de segurança, que incluino mínimo capacete e luvas,além de um preparo físicoadequado. Caso o passeionão conte com nenhuma pa-rada em lugares específicosde alimentação, os organiza-dores também orientarãocada atleta a levar seu lan-che e sua hidratação.

Page 11: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 2014 11

No dia 19 foi comemorado oDia do Atleta e a tradicionalequipe de corredores da cidadede Itararé não podia deixar dese pronunciar. Lembre-se: Es-porte é vida! Comemore comesporte o ano inteiro!

Homenagem daEquipe 28 de Agosto

Comemore, Esportista.Comemore se você luta pelos

seus ideais;Se você respeita os seus adver-

sários.Se você respeita as regras do

jogo.Comemore se você consegue

conquistas, por menores que

28 de Agosto prestahomenagem aos esportistas

sejam.Comemore se você tem como

sagrado o palco esportivo, se vocêo venera e respeita como o espaçoonde se realizam seus sonhos.

Comemore se você admirao esforço de seu rival e tenta su-perá-lo.

Se você torce para que seu ad-versário seja sempre bom, paraque, quando você o superar, queseja porque venceu o melhor.

Comemore se você acredita nopoder da determinação, da gar-ra, e da disciplina para alcançarseus objetivos.

Se você chora porque perdeu,mas lágrimas de uma derrotasecam rápido no rosto, mas tão

rápido quanto começam os trei-nos para os próximos desafios.

Comemore se as alegrias dasvitórias são divididas com todosaqueles que lutaram ao seu lado.

Se a competição, o jogo, forempara você metáforas da vida. Quesirvam para o crescimento pes-soal em todos os aspectos.

Se você não transfere a res-ponsabilidade da derrota paraoutros.

Se você é fiel ao esporte e nãodeixa que os fins justifiquem osmeios.

Comemore se o seu mais vali-oso troféu é a humildade.

Comemore, Esportista. Hoje éo seu dia!

A equipe de futsal E.C. Ita-raré existe há 1 ano nacidade de Amparo. A

mesma recebeu o nome da cida-de de origem de seus criadores,sendo que 4 dos 9 jogadores in-tegrantes são itarareenses. Osgarotos, embora amassem suacidade natal, tiveram que semudar para partir em busca deseus sonhos e de oportunidadesde mostrar o seu trabalho foradaqui. Entretanto, o nome deItararé foi com eles e hoje estásendo divulgado entre os pro-fissionais do esporte daquela re-gião.

Nossa equipe de reportagementrou em contato com BrunoRodrigues, 22 anos, criador daequipe, para saber mais sobreessa decisão de sair pelo estadolevando o nome de Itararé:

IN - Como foi chegar numacidade totalmente nova?

Bruno - No início foi meiodifícil, mas agora já nos esta-bilizamos.

Equipe de futsal representaItararé na região de Amparo

IN - Atualmente onde é a sedede treinamento da equipe? Ondevocês jogam?

Bruno - Não temos sede detreinamento, atualmente faze-mos amistosos em escolas e emcidades vizinhas como Jaguari-úna, Pedreira e Santo Antônio dePosse. Nós disputamos 2 muni-cipais na cidade de Amparo2013/2014, sendo eliminados,ambos nas semifinais. Este anode 2014 já fomos escalados paradiversas competições da região.

IN - Vocês têm patrocínio?Como fazem para adquirir osuniformes e demais equipa-mentos necessários para os jo-gos e treinos?

Bruno - Não temos nenhumpatrocínio. Os uniformes nosúltimos 2 campeonatos foramemprestados, temos apenasuniformes para treinar. Os de-mais equipamentos como tênis,meião e caneleira cada atletacompra o seu.

IN - Para vocês, hoje, a equi-

pe E.C. Itararé já conquistou umreconhecimento considerável?

Bruno - Aqui em Amparoposso dizer que sim, porque oCampeonato Municipal atraimuitos olhares, inclusive deesportistas de cidades vizinhas.

IN - Por que vocês decidiramcolocar o nome da cidade de Ita-raré na equipe?

Bruno - Na verdade fui euquem escolheu e decidiu. Acheique ia ser diferente de tudo quetem aqui em Amparo e outra,acho legal divulgar o nome daminha cidade fora dela.

IN - Querem deixar algumamensagem à população de Ita-raré?

Bruno - Iremos fazer de tudopara levar o nome de nossa ci-dade cada vez mais longe. Acre-ditamos que com apoio de to-dos, seremos ainda mais fortes.

NR: Embora a equipe estejase destacando cada vez mais nofutsal, os garotos ainda não têm

patrocínio. Caso algum empresá-rio de Itararé esteja disposto aajudar e apoiar esses garotos, quedeixaram a segurança de sua ci-

dade natal para conquistar novoshorizontes, sempre levando onome da cidade junto à suas con-quistas, pode entrar em contato

com Bruno Rodrigues via face-book ou pela página da equipe“e.c.itararé/amparo”, tambémvia facebook.

O SESC juntamente com oSincomércio e a Prefeitura Mu-nicipal de Itapeva trouxeram osskatistas profissionais SandroDias (Minerinho) e Rui Mulekeem evento realizado na cidadede Itapeva, no dia 16.

Sandro Dias é consideradoatualmente um dos melhoresskatistas na categoria vertical,

SESC traz skatistasprofissionais em evento

foi seis vezes campeão mundiale tem vários campeonatos bra-sileiros no currículo. Outra len-da que também compareceu aoevento, organizado pelo Sesc foiRui Muleke.

Lenda dos anos 80 ele foi o1° brasileiro a competir emCampeonato Mundial fora doBrasil, na Alemanha e o 1° a ga-

nhar um Campeonato Profissi-onal de Skate realizado no país.

O evento contou com umgrande público de skatistas daregião, que compareceram paraprestigiar e conhecer de pertoduas lendas do skate brasileiro,que influenciam a nova geraçãoe alavancam o crescimento des-ta modalidade esportiva.

Aconteceu no dia 15, o Cir-cuito Paulista de Damas na ci-dade de Suzano. A equipe itara-reense Cooresp/CAF contou com23 atletas. O sistema de dispu-ta foi 15 por 15 minutos Nocaute foi usado o tabuleiro de 100casas.

Destaque para o damistaLuís Carlos Geremias (2º colo-cado), Magno de Lima (9º colo-cado) e Anderson Luís Duarte(11º colocado). Tendo em vistao nível da competição estamosfelizes com os resultados apre-sentados. Itararé se destacou noevento, sendo que os adversári-os eram do Rio de Janeiro, SãoBernardo, São Caetano, São Pau-lo e Suzano.

O coordenador de Esportes,Denis Galvão Ribeiro agradece

Equipe de DAMAS se destacouno Circuito Paulista de Suzano

ao presidente do Clube AtléticoFronteira (CAF) pela parceriafundamental à modalidade. Ostreinos de damas acontecem no

Clube Atlético Fronteira às ter-ças e sextas das 19h às 22h como instrutor Adolfo Pereira, maisconhecido como Adolfinho.

Page 12: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 201412

Page 13: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

Quarta-feira,26 de fevereiro de 2014

Editor Chefe: Kiko CarliAno II - Edição 58

R$ 2,50

O prefeito de Nova Campi-na, Nilton Ferreira da Silva ti-nha até sexta-feira (21) para pro-tocolar sua defesa na Câmara,em relação as acusações apon-

O prefeito Ú Fonseca pediuafastamento por quase quatromeses para tratamento médi-co. O ofício foi encaminhado naterça-feira (18) à Câmara Muni-cipal. Assim, a vice-prefeitaRenata Arato assumiu a Prefei-tura de Buri em cerimônia rea-lizada junto à sessão extraor-dinária no Legislativo, queaconteceu na quinta-feira (20),onde também foi feito a leiturado ofício. Página 03.

BURIÚ Fonseca pede afastamento

e Renata Arato assume

NOVA CAMPINAProcesso contra o prefeito

Niltinho é suspenso

A Delegacia de Investiga-ções Sobre Entorpecentes (DISE),após denúncias de que um casaltraria drogas da capital dentrode um ônibus, organizou umaoperação, que contou com o au-xílio da Polícia Rodoviária, aqual na quarta-feira (19) inter-ceptou o veículo e localizou aspessoas em questão. Os inves-tigadores ao realizarem revis-tas na bagagem localizarammeio quilo de crack, que graçasao bom trabalho não estará emcirculação. Página 06.

DISE apreende meio quilo decrack com casal de Itaberá

tadas pela Comissão Especial deInquérito, depois do término daCEI das Compras, que acabouinstaurando uma Comissão Pro-cessante à sua cassação. O ad-

vogado Dr. Paulo de la Rua as-sim o fez e no mesmo dia o Po-der Judiciário concedeu uma li-minar suspendendo o processopor tempo legal. Página 13.

CAPÃO BONITONova UBS da Vila

Aparecida seráinaugurada no dia

14 de marçoA nova Unidade Básica de

Saúde da Vila Aparecida, maiorbairro da cidade será inaugura-da no próximo dia 14. A UBS foiconstruída com recursos do go-verno federal e próprios da Pre-feitura. São 198 m² de constru-ção. Página 10.

TAQUARIVAÍEdson Sima explica

dívidas do município eressalta a importância dagestão da ex-prefeita Cecé

Em relação à matéria veicu-lada na última edição, intitula-da “Edson Sima quita dívidasde fornecedores deixadas pelaadministração anterior”, o pre-feito municipal de Taquarivaí,vem esclarecer que as dívidasreferidas na reportagem emquestão foram contraídas du-rante as administrações ante-riores, especialmente durantea gestão que antecedeu aosmandatos da ex-prefeita MariaSebastiana Cardoso Priosti, aCecé. Página 05.

ANGATUBAPrefeitura entrega um

moderníssimo Posto de Saúde àpopulação dos Teodoros

O prefeito de Angatuba Car-los Augusto Turelli inaugurourecentemente para a populaçãodo Bairro dos Teodoros e adja-cências, o ESF “Gertrudes Ra-mos”, um moderníssimo e am-plo Posto de Saúde, que contacom sala de pré-consulta, con-

sultório médico e de enferma-gem, sanitários para pacientese funcionários, sala para den-tista, pesagem, vacinação, reu-nião, curativo, cozinha, DMIL,almoxarifado, sala de entregade medicamentos e recepção.Página 08.

RIVERSULAlckmin decreta a

desapropriação paraconstrução de duas

penitenciáriasO pedido da Prefeitura de

Riversul ao Governo do Estadopara a construção de um presí-dio no município foi aceito. Naquarta-feira (20) foi publicadopela Casa Civil o decreto paradesapropriação e a edificação deunidades prisionais. Página 06.

ITAÍMotociclista

morre na RodoviaEduardo Saigh

Um homem morreu em umacidente de trânsito na tarde doúltimo sábado (22), na RodoviaEduardo Saigh (SP-255), que ligaTaquarituba a Itaí. Ele trafegavaem uma motocicleta e se cho-cou-se contra uma caminhone-te. Página 06.

RIBEIRÃOBRANCO

Sandro Salainaugura campode futebol society

A Prefeitura Municipal de Ri-beirão Branco, através do pre-feito Sandro Sala realizou a en-trega do campo de futebol soci-ety para a comunidade do Dis-trito de Itaboa. Página 05.

Page 14: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

02 26 de fevereiro de 2014

TraíraBruno Covas e Junior Fontes

estiveram reunidos no Gabine-te do prefeito Roberto Come-ron e o assunto deve ter sido acampanha de 2014. Comeroncom certeza não irá entrar nes-ta barca furada, que foi articu-lada pelas costas do presiden-te do PSDB Paulo Roberto Tar-zan dos Santos.

PSDBTe cuida Tarzan que o Rei do

Porto Seco está articulando be-nefícios próprios e não mediráesforços para passar por cimade sua história com o partido.

BrilhandoA Fundação Planeta Terra

mais uma vez fez a festa paraaqueles que lutam por condi-ções melhores para a nature-za. O lado negativo foi as auto-ridades presentes abandona-rem o evento antes de seu tér-mino. O lado positivo é o incan-sável trabalho de Paulo Sapon-ga e equipe por uma cidade eregião melhores.

Ele vemDepois de quatro anos au-

sentes e contando histórias, odeputado Guilherme Mussi es-tará de volta pedindo votos àporta de suas casas. A maiorianem se lembra mais de suaimagem em função do afasta-mento do parlamentar. Cadê oEscritório Regional prometidoem campanha?

PerguntaAlguém está precisando de

uma licença ambiental? Va-

mos acompanhar de pertopara saber se campanhas po-líticas não poderão auxiliar naextração de minérios em nos-sa região.

A respostaÁurea – “Eu estou fazendo

um requerimento para que oprefeito Roberto nos informequal é o projeto que vai ser con-cluído próximo a Praça dos Tro-peiros. O valor que já foi gasto,a titularidade daquele terreno,de onde vem o recurso, quantoainda vai gastar e o prazo dotérmino daquela obra. Eu rece-bi hoje seis assinaturas de mo-radores próximos, querendo sa-ber e me indagando o que iria serfeito no local, porque eu tambémnão sei”. Nós também gostaría-mos de uma resposta, já que éa única obra iniciada pelo Co-meron e ninguém sabe no quevai dar. Louve-se o trabalho daSecretaria de Obras, que nãotem material humano para fa-zer e levar a diante projetos.

O mágicoÁurea – “Olha é tanto mi-

lhão, que você falou, é tantaemenda, tanta coisa que eu fi-quei pensando e resolvi fazerum requerimento para o prefei-to, que nos informe por escritoquais os deputados federais quemandaram e qual a quantia quejá entrou no caixa da Prefeitura.Vamos pegar desde 2012, 2013,2014 e vamos ver quais os de-putados e qual o valor que estádentro da Prefeitura, porque eupreciso acompanhar de perto seo dinheiro que vem se está sen-do usado para seu destino”. Se-gundo o líder do prefeito e àsvezes oposição Jé, o deputadofederal Guilherme Mussi trou-

xe tantas emendas para Itape-va, que não precisaríamos nempagar mais imposto. É muitoimportante o pedido da verea-dora, já que é muita festa parapoucos resultados. O que acon-teceu com tanto dinheiro anun-ciado na Casa de Leis? É sómarketing às vésperas de maisuma campanha como aqueleinstituto, que na época candi-dato prometia que faria mara-vilhas pela região?

Clima pesadoOs vereadores de Capão Bo-

nito continuam trocando far-pas na Câmara Municipal. Nes-ta semana foi a vez do verea-dor Heitor Silveira (PDT) e Joa-quim Junior (PR). O vereadorpedetista chamou atenção dovereador Joaquim, por este, fi-car de mesa em mesa cochi-chando com  seus colegasedis, ao invés prestar atençãonas discussões e votações empauta. “O vereador Joaquim,além de não ser atuante,  ficacochichando na sessão e atra-palhando os demais vereado-res”, disse Heitor.

DescontenteAliados do prefeito Julio

Fernando também se mos-tram descontentes com a atu-ação do vereador Joaquim Ju-nior, pois o mesmo rasga elo-gios à administração munici-pal em público, mas quandotem a oportunidade de unir-sea oposição para dar informa-ções na maioria das vezes, éimprocedente. O que aconte-ce vereador? Está na situação,oposição ou depende do dia?Credibilidade e confiabilidadecom seus pares deve ser mar-ca registrada de um represen-

Estamos de Olho por Kiko Carli

tante do povo.

PerigoSegundo postagem no face-

book, o vereador Junior da Ita-oca vem sofrendo todo tipo depressão e ameaças em razãoda CEI, que visa a cassação doprefeito Niltinho do Nicanor.Boletim de Ocorrência é umaforma de resguardo caro edil.Esse tempo onde as ameaçasintimidavam representantesdo povo, já estão bem longe denossa realidade e os compo-nentes da Casa de Leis não po-dem permitir que tal fato acon-teça em Nova Campina.

AcrediteDepender do Jurídico da

Prefeitura de Itapeva ou daatenção do secretário só irágerar estresse. Um absurdo afalta de respeito para comquem precisa dos serviços.

ApiaíAs obras da SP-249, que liga

Ribeirão Branco a Apiaí estáindo de vento em popa. O so-nho de décadas está prestes ase realizar.

Barreira?Qual o motivo que faz com

que as verbas para a recons-trução do município de Itaocanão cheguem de imediato? Es-tariam sendo guardadas paraas vésperas da campanha? Oprefeito e o povo não merecemisso. Teria fins eleitoreiros?

Sem festaNão convidem para o mes-

mo jantar, o secretário Bruno

Covas e as cidades envolvidascom o projeto PETAR. O estres-se será inevitável.

Desvio?Na sessão ordinária do dia

23, o vereador Gilmar Rosaentrou com requerimento àprefeita, para que a mesmaenvie à Casa de Leis, cópiasde alguns empenhos pagos aempresas, que prestaram ser-viços no mês de agosto de2013 e com indícios de des-vio de verbas. “Para minhasurpresa, este requerimentofoi rejeitado pelos nobresedis, com uma artimanha es-petacular do meu nobre com-panheiro Marcão Ramos. Omesmo não quer que eu façameu papel de fiscalizador.Agora tenho que recorrer àConstituição Federal que diz:todos têm direito a receberdos órgãos públicos informa-ções de seu interesse particu-lar, ou de interesse coletivo ougeral, que serão prestadas noprazo da lei, sob pena de res-ponsabilidade, ressalvadasaquelas cujo sigilo seja im-prescindível à segurança dasociedade e do estado. Comocidadão tenho mais força doque como vereador”, disse overeador Gilmar Rosa.

SaúdeNa quinta-feira (20) acon-

teceu uma sessão para a vo-tação do pedido de afastamen-to do prefeito Ú Fonseca por120 dias da Prefeitura de Buri,alegando motivos de saúde. Opedido foi aceito pelos verea-dores e o chefe do executivonão compareceu ao Legislati-vo. A vice Renata Arato, queassumiu o cargo interinamen-

te não quis gravar nenhumadeclaração com a imprensa. Oprefeito estaria em tratamen-to de saúde todos torcemospor uma rápida melhora.Quando a atual prefeita já co-meçou mal afastando a im-prensa. Medo do que?

LajotasO vereador Jair Briene So-

brinho solicitou ao Executivode Itaberá para que o mesmoprovidencie junto ao setorcompetente o “Lajotamento”do acostamento em frente asempresas Biosafra e Itafil-tros, margeando a rodovia SP249, no município. Segundoele, estas referidas empresaspossuem um trânsito muitogrande de pessoas e veículos,e devido às fortes chuvas e oacostamento ser de terra, aágua vem abrindo valetasfundas dificultando a entradade veículos no local, precisan-do urgentemente da coloca-ção de lajotas para acabarcom o problema.

Tá mortaJá o vereador Antonio Ca-

margo de Oliveira indica aoExecutivo para que o mesmoprovidencie junto ao setorcompetente que interceda àEmpresa de Telefonia VIVO,reparos nas linhas de telefo-nes fixos do Distrito de En-genheiro Maia. Segundo ele,a Vivo realizou com sucessoa recepção de celular em En-genheiro Maia, porém os te-lefones fixos começaram adar problema e estão commau funcionamento, preci-sando que se façam reparospara sanar os defeitos perti-nentes.

Page 15: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 2014 03

O prefeito Ú Fonseca pediuafastamento por quase quatromeses (120 dias) para tratamen-to médico. O ofício foi encami-nhado nessa terça-feira (18) àCâmara Municipal.

Assim, a vice-prefeita Rena-ta Arato assumiu a Prefeitura deBuri em cerimônia realizada jun-

BURI

Prefeito pede afastamento e Renata Arato é a primeiramulher a assumir como chefe do Executivo da cidade

to à sessão extraordinária naCâmara Municipal, que aconte-ceu na quinta-feira (20), ondetambém foi feito a leitura doofício encaminhado pelo Gover-no Municipal.

Emocionada Renata Aratoassumiu o Executivo. Duranteo período, Ú Fonseca se mante-

rá afastado para tratamentomédico, por impossibilidade deexercer atividades profissio-nais.

Durante todo o tempo emque esteve no comando, Ú Fon-seca manteve os holofotes parasi, de certa forma “ocultando”sua companheira política. Nes-se caso, “afastado”, além de cui-dar da saúde, o prefeito teráoportunidade de observar o tra-balho de Renata Arato e a recep-tividade por parte da população,já que o nome da mesma apare-ce como possível sucessoradele nas próximas eleições. Essaé a primeira vez que a cidadeestá sendo dirigida, apesar docurto espaço de tempo, por umamulher.

O vereador Gilmar Rosa,que tem feito oposiçãoao prefeito Ú Fonseca no

município de Buri disse em en-trevista à nossa equipe de re-portagem, que o afastamento dochefe do Executivo seria umajogada política, já que segundoele, a vice-prefeita, Renata Ara-to será candidata a sua suces-são e assim poderá adquirir ex-periência de como administraruma cidade, confira:

IN – Qual a sua opinião so-bre o afastamento do prefeitoneste momento?

Gilmar - Ele entrou com ates-tado e nós fomos informados deque ele estava fazendo um tra-tamento de câncer. Nós ficamosassustados com esse atestado,porque a doença que ele estátratando é outra. Acho que esseafastamento dele é uma formade fazer com que a vice-prefeitavenha a assumir o cargo por es-ses próximos meses para que

Vereador acredita queafastamento de Ú Fonseca

seja jogada política

ela vá se familiarizando, porquevai ser a candidata à sua suces-são e para mim ele usou umatática. Ele tem as loucuras dele,mas não havia necessidade detirar um atestado, sabemos queele está com problemas famili-ares, o filho está morando sozi-nho em Sorocaba e ele está apro-veitando para dar um acompa-nhamento melhor ao mesmo.

IN – Quanto à vice-prefeitao senhor acha que ela está pre-parada para assumir o cargo?

Gilmar - Eu não tenho muitocontato com ela. Nós nunca di-alogamos sobre a administra-ção. Tínhamos mais contatocom o prefeito, mas o latido vaiser o mesmo, só trocou a colei-ra. Vai ser da mesma forma queprefeito tratava os vereadores,sem dialogo, eu acho que vaicontinuar do mesmo jeito.

IN – O Legislativo não temum bom entendimento com oExecutivo?

Gilmar – Somos 11 verea-dores e 6 são da oposição, masoposição às suas atitudes dele,ele não tinha um diálogo com aCâmara. Esses seis vereadoresfiscalizam mesmo a adminis-tração, porque o papel do vere-ador é fiscalizar. Nós temostentado legislar, mas não te-mos conseguido, porque cria-mos uma lei e ele não sancio-na, ele veta. Mas o trabalho defiscalizar nós temos feito. Eujá estou no meu terceiro man-dato e tenho feito uma admi-nistração com esmero e dedi-cação, não tenho acepção con-tra mulher, mas a partir de se-gunda-feira meu trabalho vaiser da mesma forma que erafeito com o prefeito Ú Fonseca.Vou continuar sendo oposiçãoa ela, fiscalizando e já estareientrando com uma CEI de algu-mas irregularidades. Chegaramaté nós informações aqui na Câ-mara e estaremos entrando comessa CEI na administração dela.

IN – O senhor já conversoucom os outros vereadores so-bre a CEI, para ver se a maioriaestá de acordo em relação a isso,para que possa colher as assi-naturas?

Gilmar – Os 6 vereadoresque trabalham conosco já estãocientes dessas irregularidadese dessa denúncia que chegou atémim. Acho que não terei proble-ma quanto a isso, porque os 6vereadores irão assinar essa CEI.Vamos convocar as pessoas en-volvidas, porque acho que estáhavendo um desvio muito gran-de de dinheiro.

“O latido vai ser omesmo, só trocou a

coleira”, diz vereadorGilmar

Nossa equipe de reporta-gem entrevistou o vere-ador Ronaldo Danilo de

Almeida, o qual falou sobre oafastamento do prefeito Ú Fon-seca, que segundo ele irá real-mente tratar de uma patologia,diferente do que pensa seu co-lega Gilmar Rosa. Segundo Ro-naldo, que é do Solidariedade, aprefeita Renata Arato tem al-guns desafios pela frente comoo atendimento à população e àimprensa, confira:

IN – Como você está vendoessa situação na cidade de Burie o que o prefeito alega paraesse afastamento?

Ronaldo – O que foi propos-to para nós essa noite na sessãoé afastamento por problemas desaúde, e nós acreditamos querealmente ele tenha essa neces-sidade e de modo nenhum nósvamos questionar um atestadomédico e nós sabemos que eletem uma patologia e faz um tra-tamento, e nada mais justo queele descanse nesse momento, serestabeleça e volte à adminis-tração.

IN – Como o senhor avalia aRenata Arato?

Ronaldo – Nós esperamosque ela tenha uma visão diferen-ciada, como ela já é prefeita euvejo um novo momento para acidade. Serão 120 dias, mas tal-vez seja inesquecível para a suaadministração. Torcemos paraque ela faça realmente o traba-lho pelo povo e é isso que nósesperamos dela. Com certeza elaterá meu apoio incondicional.

IN – Ela era atuante no papelde vice?

Ronaldo – Até onde sei elatrabalhava em um departamen-to próximo ao gabinete e sem-pre tinha contato com o prefei-to e nesse sentido ela conhecetodas as ações, o que acontece ecomo ocorrem as decisões den-tro da Prefeitura.

IN – O prefeito deixou a ci-

Vereador Ronaldo esperaa visão da mulher na

administraçãodade em ordem?

Ronaldo – Nós sabemos queas obras estão acontecendo, os

funcionários estão recebendo,mas vamos ver como vai ficardaqui para frente.

IN – Como você avalia o de-senvolvimento da cidade nagestão do prefeito Ú Fonseca?

Ronaldo – Não podemos dei-xar de citar que ele fez umamudança no município, ele é um

grande administrador no meuponto de vista. O que poderiafazer a diferença é que ele fosseum pouco mais humano, porquemuitas vezes a população espe-ra isso de um prefeito, o admi-nistrador seguido do bom moço.A Câmara tem suas colocações,tem sua visão administrativa,mas ela vê que realmente eleestá trabalhando.

IN – E o que você diria a pre-feita Renata Arato nesse mo-mento?

Ronaldo – Que ela tenha umolhar mais sensível de umamulher, com certeza a visão delavai ser outra, é isso que nósbuscamos uma sensibilidademais aflorada. Tem muitos obs-táculos que ela vai ter que su-perar como o contato com apopulação, com a imprensa, aqual ela vai ter que estar sem-pre presente, ele não tem comofugir disso.

“Ele fez umamudança no

município, ele é umgrande administrador

no meu ponto devista”, diz Ronaldo

Page 16: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 201404

Como já disseram muitos, a16ª Região Administrativa é umaconquista ímpar, significativa eextremamente importante, éhora de celebrar sim, comemo-rar, festejar e mais que isso, apro-veitar o momento e UNIR forçasem busca ao tão sonhado desen-volvimento do nosso rincão, atéentão esquecido, ou melhor,pouco lembrado.

Porém, temos que ter aconsciência de que este é ape-nas um primeiro GRANDE pas-so nesta direção, mas não osuficiente para nos impulsio-nar de imediato, ou para rever-termos os nossos índices ne-gativos (IDHM, analfabetismo,mortalidade Infantil, infraes-trutura viária, entre outros) demaneira satisfatória a curtoprazo, ou mesmo para uma efe-tiva geração de empregos. Senão houver uma alavanca finan-ceira, um aporte de recursos,um fundo destinado especificae exclusivamente para os 32municípios que passam a com-por a 16ª R.A. do estado.

Paralelamente a luta pelaimplantação da 16ª RA, defen-di também, já desde meados de2001 a constituição do FUNDE-SUL, ou seja, de um Fundo parao Desenvolvimento do Sul Pau-

RIBEIRÃO BRANCO

A 16ª R.A. de Itapeva e o próximo passolista, que seria dotado de recur-sos proveniente da arrecadaçãode tributos que perfazem oICMS, ou de outra fonte que sepossa buscar dentro do tesou-ro estadual.

Infelizmente, não foi devi-damente valorizada essa minhainiciativa, porém reconheçoque a implantação da 16ª R. A.deveria ser prioridade, comofoi e pela qual também, igual-mente lutei.

Temos ai, o exemplo doFUNDESVAR (Fundo de Desen-volvimento do Vale do Ribei-ra), o qual foi constituído em1992 para alavancar o desen-volvimento dos municípios doVale do Ribeira, e que deu re-sultados, pois com o passardos anos, estes que sempre ti-veram índices de desenvolvi-mento, iguais e até abaixo dosnossos, hoje, ostentam umacondição bem melhor.

Com a implantação do FUN-DESUL, a disponibilização dosrecursos deste FUNDO, não se-ria apenas para as Prefeituras,Órgãos Públicos e Entidades,mas também, para a iniciativaprivada, ou seja, os recursostambém seriam disponibiliza-dos a juros subsidiados, emcondições mais favoráveis (que

as de mercado), também as em-presas que viessem a se insta-lar, em qualquer um dos 32 mu-nicípios da 16ª R. A. (seria umaespécie de BNDES estadual) oumesmo as aqui já instaladas eque queiram ampliar seus negó-cios ou desenvolver atividades,visando a geração de empregos

que é uma carência efetiva daregião.

A geração de emprego e ren-da, ao jovem, ao cidadão, ao ho-mem de bem, É A MELHOR PO-LÍTICA SOCIAL, porque lhe dádignidade, lhe sustém com osuor do próprio rosto e mais queisso, eleva a sua autoestima,

tornado-o produtivo e capaz.Chega de bolsa tudo, a conquis-ta do emprego é a conquista daprópria independência, da liber-dade da pessoa humana.

A política de planejamento,ação, execução e destinação dosrecursos do FUNDESUL, a serimplantado, seria gerida pelo

ERPLAN/16ª R.A, e obviamenteseguindo as normas de preser-vação do meio ambiente, prin-cipalmente do vasto territóriocoberto pela mata atlântica emnossa região; talvez essa seja anossa maior riqueza, haja vista,os parques Petar, Intervales eCarlos Botelho. Ou seja, desen-volvimento com sustentabili-dade ambiental, nada de se que-rer avançar a qualquer custo, ouatrair empresas poluidoras ape-nas visando o lado financeiro ea geração imediatista de empre-gos, sem se preocupar com apreservação de nossos recursosnaturais e ou das característi-cas culturais do nosso povo.

O potencial da região é rico,abundante e diversificado, vaidesde o minério a madeira dereflorestamento, da celulose aresina, passando pelo agro ne-gócio e agricultura familiar edesembocando no potencial tu-rístico e universitário.

Desta forma, penso, aí sim,teríamos um diferencial signi-ficativo para atrair novas em-presas pra cá e fomentar a gera-ção de empregos e renda, ala-vancando o nosso desenvolvi-mento.

Por Marco Aurélio de Sou-za Teixeira

Na sexta-feira (21), aconte-ceu no Ginásio de Esportes maisuma rodada válida pela 3ª CopaRegional de Futsal Masculino eFeminino.

O primeiro jogo da noiteaconteceu entre as equipes Ba-nana Bol x Fazenda Cerrado, queconquistou a vitória pelo pla-car de 02 a 01 com gols de Fabi-ana e Deide. Maira foi quem di-minuiu para o adversário. A Fa-zenda Cerrado trouxe em qua-dra também Eliete, Valéria, Fa-biana, Jaqueline, Vanderléia, Jai-ne, Paola, Fabiana, Verônica,

3ª Copa Regionalde Futsal

TAQUARIVAÍ

Edna e Janaína. A equipe BananaBol foi composta por Andressa,Valéria, Natani, Kemelly, Dercy,Maira, Bruna, Gislaine, Thaís eElizabeth.

Em seguida entraram emquadra as equipes Nova Campi-na x Grêmio Capituva, que ven-ceu pelo placar de 05 a 04, quefoi composta por Alisson, Ho-rácio, Nicollas (03), Renato, Leo-nardo, Luciano (02) e Jocimar. JáNova Campina formou-se comCleyton, Marcos Rafael (01), Za-queu (01), Rafael, Ricardo, LuizCarlos (01), Heverton (01), José

Paulo e Everton.A última partida da noite

aconteceu entre as equipes Se-cjel x Spartaks, que conquistoua vitória pelo placar de 09 a 07.

A Secjel formou-se com Bru-no, Odair (04), Willian, Thiago,Fernando, Fabrício (01), JulioCésar, Luan, Cleiton, Luiz Gusta-vo e Paulo Henrique. Já a equipeSpartaks jogou com Tiago (02),Thiago Henrique, Vinicius (01),Pablo (01), Paulo Henrique, Mar-celo, Ildo (05), Everton, Gusta-vo, Alexandre, Gabriel, Vicente,Maxsuel e Cristiano.

Senhores Contribuintes, Informamos a aqueles que não receberam os seus carnês de TAXA DE LICENÇA DE FUNCIONAMENTO e ISSFIXO, com primeiro vencimento para o dia 10/05/2014, podem adquiri-los junto à Prefeitura Municipal de Itapevana DIVISÃO DE TRIBUTOS MOBILIÁRIOS (ISS).

O Minha Casa, Minha Vidaé um programa do Governo Fe-deral, que em geral aconteceem parceria com estados, mu-nicípios, empresas e entida-des sem fins lucrativos.

Na última semana, o encar-regado de obras do municípiode Nova Campina, Sandro Mo-reira, afirmou que as nove ca-sas do Programa, que esta-vam já há aproximadamentedois meses paralisadas porfalta de liberação de verba dobanco, tiveram suas constru-ções retomadas e estão emfase de finalização, as quaisem breve poderão ser entre-gues aos seus proprietários.

Casas do Programa Minha Casa MinhaVida estão em fase de acabamento

NOVA CAMPINA

A Prefeitura Municipal reto-mou nesta semana as obras deconstrução do Parque Ambien-tal localizado à margem da Ave-nida Orestes Gonzaga em Itape-va. Funcionários da SecretariaMunicipal de Obras e Serviços,

Secretaria retoma obras noParque Ambiental em Itapeva

Recursos Hídricos e Meio Am-biente faziam a limpeza e plan-tio de grama à margem do can-teiro de obras.

Segundo o secretário muni-cipal Junior Zacharias, “a obra éprioritária para a Administração

do prefeito Roberto Comeron, as-sim como as demais que estãoem andamento no município”. OParque está localizado em umaárea privilegiada e de fácil aces-so e em breve será inauguradobeneficiando toda a população.

Page 17: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 2014 05

Após ter ficado por doisanos paradas, devido aburocracia do convênio

firmado com o Governo, asobras do Terminal Rodoviárioem breve serão entregues à po-pulação de Taquarivaí, que con-tará com conforto e segurançapara poder viajar. Em entrevis-ta à nossa equipe de reportagem,o prefeito Edson Sima explicoueste atraso e falou que em 45dias no máximo o local seráinaugurado, confira:

IN – Como está o andamen-to das obras da Rodoviária aquido município de Taquarivaí?

Prefeito – As obras ficaram

TAQUARIVAÍ

Terminal Rodoviário será inaugurado em abrilpor 30 dias paradas e foram rei-niciadas hoje com uma previsãode no máximo 30 dias de con-clusão. O motivo desta parali-zação que vem acontecendo éjustamente o convênio, que éliberado em partes. Todos sa-bem que depois que a empresaganha a licitação, o empreiteirofaz uma medição, manda-se aprestação de contas, que é daalçada da Secretaria, eles têmque aprovar e no caso de apro-vação depositam o dinheiro naconta da Prefeitura e ela paga oempreiteiro. A empreiteira vol-ta para fazer mais um percentu-al, que é de até 25% e assim vai

até o final do convênio. O queaconteceu aqui foi que a emprei-teira que ganhou a parte finalda obra, que ficou com a partede visualização, a parte elétricae o forro da Rodoviária não pôdefazer a parte deles devido a umatraso da empresa que ganhoua outra licitação, n a parte deestrutura metálica e isso geroudois anos de atraso até que aempresa licitada para fazer aestrutura terminasse a sua par-te. O Fuca não pôde executar aobra, porque no contrato tinhamtrês meses para executar e játinham se passado dois anos.Nós fizemos um aditivo, acer-tamos o preço, a empresa vol-tou executou 20% do seu servi-ço no valor de R$ 12 mil e o con-venio é de R$ 99 mil, fez a medi-ção e parou. Agora eu precisoreceber, pois se não receber nãoconcluo a obra, de certa formacom razão, porque ninguém tra-balha de graça. O dinheiro foidepositado, foi pago e eles vol-taram a trabalhar hoje.

IN – Em relação à antiga Ro-doviária quais melhorias queforam feitas?

Prefeito – A Rodoviária anti-ga era de madeira e na época fi-cou muito bonita, só que era um

aglomerado de pombos, que de-fecavam em cima dos usuários.Não tinha altura, os ônibus nãoentravam embaixo, o designernão era bonito, na verdade daRodoviária antiga só foi aprovei-tada alguma parte de alvenaria,o resto foi tudo trocado. É reali-dade que vai melhorar bastante,porque os passageiros agora têmuma Rodoviária de qualidade ecom segurança maior, pois um

Em relação à matéria veicu-lada no Jornal Ita News Regio-nal, edição nº 57, de 19 de feve-reiro de 2014, intitulada “EdsonSima quita dívidas de fornecedo-res deixadas pela administraçãoanterior”, o prefeito municipalde Taquarivaí, vem esclarecerque as dívidas referidas na re-portagem em questão foramcontraídas durante as adminis-trações anteriores, especial-mente durante a gestão que an-tecedeu aos mandatos da ex-prefeita Maria Sebastiana Cardo-so Priosti, a Cecé.

Inclusive, é de todos conhe-cido o fato da ex-prefeita Cecéter herdado a Prefeitura Muni-cipal de Taquarivaí num estadoabsolutamente caótico, cominúmeros funcionários e forne-cedores sem receber há meses ecom um débito vultoso a títulode INSS e FGTS, além de preca-tórios sem pagamento, obrigan-do a mesma a manter pulso fir-me e controle total das contaspúblicas em seus anos de ges-tão, colocando a situação emordem, sem deixar de atender opovo, especialmente nas áreas

TAQUARIVAÍ

Prefeito presta esclarecimentos sobre asdívidas da cidade e ressalta a máxima

importância da gestão da ex-prefeita Cecé

de Educação e Saúde.Aliás, o atual prefeito reco-

nhece a disposição e o êxito deCecé em ter efetuado o paga-mento de grande parte dessesdébitos deixados pelas admi-nistrações anteriores e, alémdisso, ter renegociado outraparte da dívida, o que possibili-tou à atual administração cami-nhar por trilhos seguros. Certa-mente, sem a atuação da ex-pre-

feita, a atual gestão não poderiaexecutar qualquer ação positi-va em prol da população.

Por fim, a atual administra-ção reafirma o seu posiciona-mento em relação à meta de pa-gamento das dívidas com INSS,FGTS e precatórios em geral,dando continuidade à políticade saneamento das contas pú-blicas inicialmente implemen-tada pela ex-prefeita Cecé.

passageiro esperando na pistapode até haver acidente e no Ter-minal ele estará seguro.

IN – Deixe um recado à po-pulação para entender essa con-clusão do Terminal Rodoviário?

Prefeito – É difícil para apopulação entender, porqueessa parte burocrática ela nãotem conhecimento. Eu mesmonão tinha antes de entrar na ad-ministração pública e hoje es-

tou do outro lado da moeda. Maspeço para que a população te-nha compreensão dessa parte,porque estamos fazendo o má-ximo, nós temos responsabili-dade e trabalhamos firmes, como pé no chão e não fizemos nadafora do que é permitido. Tenhampaciência por mais 30 ou nomáximo 45 dias, que com cer-teza nós estaremos inauguran-do a Rodoviária.

O Programa Revista de Sá-bado esteve em Taquari-vaí, onde na oportunida-

de puderam gravar um progra-ma falando sobre as principaiscuriosidades e peculiaridades domunicípio, o qual irá ao ar nopróximo dia 08. Nossa equipe dereportagem estava na cidade nes-te dia e pôde bater um papo coma apresentadora Naty Graciano,que além de simpática e bastan-te extrovertida, confira:

IN – Qual é o teor do progra-ma Revista de Sábado?

Naty – É um programa jo-vem, um programa de entrete-nimento da TV TEM que existehá 10 anos, passa todos os sá-bado e a ideia é visitar uma ci-dade a cada sábado e mostrar oque essa cidade tem de maiscurioso, mais legal e quais sãoos figuraças, aqueles caras maisconhecidos do local, qual é acomida típica, o que os jovensfazem, basicamente é se diver-tir pela cidade.

IN – O que chamou mais aatenção até o momento e qualvai ser o foco em Taquarivaí?

Naty – Antes rola uma pes-quisa com nossa produção, quevem e vasculha o que tem demelhor. Nós fechamos algumaspautas muito interessantes. Fo-mos à escola agrícola, que écomo se fosse um internato, eadorei conhecer esse lugar, têm

Revista de Sábado gravaprograma em Taquarivaí

muitos jovens, uma galera quevem de fora e gostei bastante.Também fui ao cemitério nomeio da cidade, que é uma coisasinistra e vamos mostrar querola uma festa todo ano na épo-ca de finados, que a galera nãochora e sim dá risada. Mostra-mos também uma aula de zum-ba muito legal que rola aquicom a mulherada, em que o pes-soal emagreceu bastante e ro-lou também a banda marcial.Por Taquarivaí ser uma cidadetão jovem, a banda é super jo-vem, o pessoal se divertiu dan-çando e tem aquelas curiosida-des de sempre. Falamos tam-bém da botina, que o pessoaldaqui usa por uma questão denecessidade, inclusive eu com-prei uma.

IN – Em relação à lagoa queé um dos principais atrativos da

cidade, será feito alguma coisaespecial?

Naty – Nós usamos a lagoade pano de fundo para várias coi-sas. Fiz algumas fotos e posteina internet. Especifico que nalagoa eu começo no pedalinho,que é o cartão postal da cidade.

IN – Quantos dias foram degravação e já tem uma data parao programa ir ao ar?

Naty – Foram dois de grava-ção e vai passar no segundo sá-bado de março no dia 08. Euqueria deixar um beijo muitogrande ao pessoal daqui. Eu nun-ca fui tão bem recebida numacidade. Essa cidade me surpre-endeu muito, as pessoas sãoqueridas, elas assistem ao pro-grama e espero voltar aqui umdia. Gostaria de deixar um beijobem grande a todos que forammuito receptivos.

A Prefeitura Municipal deRibeirão Branco realizou na úl-tima semana a entrega do Cam-po de Futebol Society para a co-munidade do Distrito de Itaboa.

A cerimônia de inauguraçãoaconteceu no Bairro dos Correi-as I, onde fica localizado o cam-pinho. A obra foi possível gra-ças a uma parceria com a Sgua-rio Florestal e a comunidade lo-cal, que recebeu o benefício combastante entusiasmo.

Para marcar a inauguraçãoaconteceu um amistoso entreatletas daquela comunidade. Oprefeito municipal Sandro Saladeu o pontapé inicial do jogo,que formalizou a entrega demais uma benfeitoria na zonarural da cidade.

RIBEIRÃO BRANCO

Município inauguracampo de futebol society

Page 18: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 201406

A Delegacia de Investiga-ções Sobre Entorpecentes(DISE), após denúncias de

que um casal traria drogas dacapital dentro de um ônibus, or-ganizou uma operação, que con-tou com o auxílio da PolíciaRodoviária, a qual na quarta-fei-ra (19) interceptou o veículo elocalizou as pessoas em ques-tão. Os investigadores ao reali-zarem revistas na bagagem lo-calizaram meio quilo de crack,que graças ao bom trabalho nãoestará em circulação pelo nos-sa cidade e região, conforme noscontou em entrevista um dospoliciais civis envolvidos naocorrência, confira:

IN – Como a DISE conseguiuinterceptar essa grande quanti-dade de droga?

Investigador – Nós tive-mos a informação na noite deterça-feira (18), de que um ca-sal teria ido para São Paulobuscar drogas. Também nosofereceram uma breve descri-ção física do casal e que elesteriam ido de ônibus. Desde o

ITABERÁ

DISE apreende meio quilo de crack com casal

início da denúncia, passamosa fazer uma operação e verifi-car várias possibilidades parapoder flagrá-los. Na manhã dequarta-feira (19), começamosa aguardar os ônibus que vi-

nham da capital. No decorrerdo dia, por volta das 16 horas,o veículo que chegou de SãoPaulo aqui em Itapeva foi abor-dado na base da Polícia Rodo-viária e lá foi identificado o

casal. Nas bagagens do rapazfoi encontrada a droga, o cra-ck foi pesado e deu em tornode meio quilo.

IN – Eles esboçaram algumtipo de reação no momento da

abordagem?Investigador – Eles nem es-

peravam. Fizeram uma viagemde São Paulo para cá e devemter cruzado com muitos poli-ciais nos Terminais Rodoviári-os, mas como ninguém tinhainformação eles estavam bemtranquilos. Viajam como umcasal e para mim as bagagenseram apenas para despistarqualquer suspeita, mas foi bemtranquilo. Quando nós entra-mos no ônibus, já identifica-mos o casal e eles nem imagi-navam e quando pedimos osdocumentos ficaram um pou-co mais nervosos. Diante denossa fundada suspeita, pedi-mos para olhar as bagagens eali encontramos as drogas.

IN – Essas duas pessoas têmpassagem pela Polícia?

Investigador – Eles são dacidade de Itaberá e as passa-gens que foram apreendidascom eles tinham um destino. Amenina não tinha passagem al-guma e não sei se é conhecidados policiais de lá, nós ainda

vamos contatar para saberquem é ela, mas não tem pas-sagem nenhuma no sistema. Orapaz saiu há pouco tempo daprisão, onde cumpria pena portráfico de drogas.

IN – Qual a importância dadenúncia anônima para a Polí-cia Civil?

Investigador – Para nós émuito importante, às vezes elaé anônima e às vezes as pesso-as se identificam para nós, masnão querem que sua identida-de seja revelada e nunca é. Sóassim elas têm essa tranquili-dade de colaborar, são pessoasque não concordam com o trá-fico e outros crimes. Muitas seidentificam, mas pedem quenão sejam identificados pelaprópria segurança e tem as anô-nimas, que são muito impor-tantes, porque a Polícia nãotem como saber das coisas queacontecem em todos os luga-res, somente com essas infor-mações podemos chegar a es-sas apreensões e tirar essescriminosos de circulação.

Um homem morreu em umacidente de trânsito na tarde desábado (22), na Rodovia Eduar-

ITAÍ

Motociclista morre na Rodovia Eduardo Saighdo Saigh (SP-255), em Itaí. Eletrafegava em uma motocicletae se chocou contra uma cami-

nhonete.De acordo com a Polícia Ro-

doviária, o condutor da caminho-nete estava atravessando a pistano quilômetro 296, e não viu quea motocicleta estava vindo pelavia. O motociclista precisou fre-ar, acabou caindo e batendo naroda da caminhonete.

A vítima morreu no local an-tes de ser atendida. O motoristada caminhonete, segundo a Polí-cia, apresentava sinais de embri-aguez. Ele se recusou a fazer oteste do bafômetro e foi encami-nhado para a Delegacia da cida-de. O homem prestou depoimen-to e vai responder em liberdadepor embriaguez ao volante.

(Fotos: Danilo Tristão - Fon-te: G1)

O pedido oficial da Prefeitu-ra Municipal de Riversul ao Go-verno do Estado para a constru-ção de um presídio no municí-pio foi aceito pelo governadorGeraldo Alckmin. Nesta quarta-feira (20) foi publicado pela CasaCivil o decreto para desapropri-ação e a edificação de duas uni-dades prisionais e de outrosserviços públicos na cidade.

A desapropriação será na Vi-cinal Bairro dos Froes, a cerca de750 metros do km 13 da EstradaRiversul, Bairro Barra Alegre,com área total de 166.666,02 m²,conforme identificado no proces-so SAP-1731/2013.

RIVERSUL

Geraldo Alckmin decreta adesapropriação para construção

de duas penitenciárias

De acordo com o prefeitoVicente de Paula Garcia (DEM),uma unidade prisional do tipoCentro de Detenção Provisória(CDP) será um “presente” paraa cidade. Garcia viajou à capitalno dia 20 de maio do ano passa-do para tornar oficial a reivin-dicação. “Um CDP gera de 300 a350 empregos. É o que precisa-mos hoje”, disse.

De acordo com ele, Riversultem cerca de 6.165 habitantes,tem a economia baseada na agri-cultura, mas a mecanização daslavouras deixou um grande con-tingente de desempregados.“Tentamos atrair indústrias,

mas os empresários dizem queRiversul fica na contramão detudo.” Sem alternativa, a cida-de enfrenta forte êxodo. “Os es-tudantes terminam o ensinofundamental e vão embora.” Acondição do prefeito para aconstrução da unidade é queseja dada preferência à mão deobra local, tanto para a constru-ção quanto para a manutençãodo presídio. Ele prefere um CDPa uma penitenciária porque,como a prisão é provisória, asfamílias dos detentos não se fi-xam no local. “A cidade é peque-na, não comporta muita gente.”(Fonte: Portal Way)

O município de RibeirãoBranco conquistou atravésdo deputado federal Gui-lh erme Mu ss i R$250.000,00. Esta EmendaParlamentar foi um pedidodo vereador Tuca Ribas.“Os moradores do Distrito

RIBEIRÃO BRANCO

Munícipio recebeemenda de R$ 250 mil

Dinheiro será investido em obras de pavimentaçãoasfáltica do Distrito de Itaboa

da Itaboa irão ficar muitocontentes com as obras”, dis-se o vereador.

Ribeirão Branco tem umapopulação de 18.800 habitan-tes, sendo que 60% ainda resi-dem na área rural. As estradassão de terra e quase todas as

ruas dos bairros necessitamde pavimentação, visto quequando chove há proble-mas, ficam intransitáveisdevido ao barro, e quando otempo está seco a popula-ção sofre com a poeira queinvadem as casas.

Page 19: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 2014 07

A Escola E.E. Agrovila III e aEscola Alberto Perreira da VilaCruzeiro promoveram ativida-des de pais com alunos no últi-mo sábado (22).

A participação dos pais navida escolar dos filhos é umaforma eficaz de incentivar a cri-

ITABERÁ

Escolas promovem o encontro“Um Dia na Escola do Meu Filho”

O grande avanço do alcoo-lismo e uso de drogas em Ta-quarituba tem dado um sinalde alerta aos órgãos competen-tes. De acordo com a assesso-ria de imprensa da Prefeiturade Taquarituba, o prefeito Dr.Miderson há tempos vem rea-lizando reuniões com segmen-tos da administração munici-pal para traçar metas e progra-mas, visando à diminuição des-ses problemas.

Na última terça-feira (18),o chefe do Executivo se reuniu

TAQUARITUBA

Reunião debate combate àsdrogas e ao alcoolismo na cidade

com representantes da Saúde,Ação Social, representantes derepartições públicas e privadaspara discutir um programa daPrefeitura, que foi criado paraidentificar os alcoólatras e usu-ários de drogas e os estabele-cimentos comerciais ou trafi-cantes, que fornecem bebidase drogas.

O prefeito informou que jáhavia determinado o cancela-mento de alvarás de bares, osquais já contavam com pelomenos três boletins de ocorrên-

cias e solicitou aos policiais ci-vis e militares, que ao identifi-car os estabelecimentos quevendem bebidas alcoólicas paramenores de idade, que providen-ciem os respectivos boletins,para que a Prefeitura efetive ofechamento.

Os policiais presentes infor-maram que neste ano de 2014,já foram feitas inúmeras prisõesde traficantes e que eles estãoempenhados em extirpar essetipo de transgressão de nossacidade.

ança e garantir um bom desem-penho nos estudos. A Educaçãoconsultou os especialistas damaior rede de ensino do país,que formularam 10 dicas deações que repercutem de formapositiva no processo de apren-dizado dos estudantes.

O evento pretende aproxi-mar ainda mais a comunidadeda vida escolar dos estudantes.Na primeira edição de 2014, otema central é a participaçãodas famílias no combate a umdos principais gatilhos dosconflitos escolares: o bullying.

Durante todo o dia, as esco-las foram orientadas a prepararatividades especiais, como pales-tras, visitas às dependências daunidade, exibição de filmes e gin-canas. O objetivo é mostrar asações desenvolvidas nas escolase apresentar o funcionamento deestruturas como o Conselho daEscola, a Associação de Pais eMestres e o Grêmio Escolar. Cadaunidade escolar é responsávelpor definir a programação e tam-bém serão distribuídos panfle-tos com as 10 orientações sim-ples que podem ser aplicadas nodia a dia. (Fonte: Ame Notícias)

Aconteceu no último final desemana o campeonato de som,

Campeonato desom em Itaberá

que reuniu participantes de todaa região de Itaberá no Recinto de

Festas Cambará. Confira algunsflagras do AME Notícias:

Page 20: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 201408

O prefeito de Angatuba Car-los Augusto Turelli, o Calá,acompanhado do vice-prefeitoJoão Luiz Meira, de vereadores,secretária da saúde e funcioná-rios da saúde, lideranças políti-cas locais e a população em ge-ral, inauguraram recentementepara a população do bairro dosTeodoros e adjacências, o Estra-tégia de Saúde da Família – ESF

ANGATUBA

Turelli entrega um moderníssimoPosto de Saúde à população dos Teodoros

“Gertrudes Ramos”, ou seja, ummoderníssimo e amplo Posto deSaúde, que conta com sala depré-consulta, consultório médi-co, consultório de Enfermagem,Sanitário para pacientes e fun-cionários, sala para dentista,sala para peso, sala para vacina,sala de reunião, sala de curati-vo, cozinha, DMIL, almoxarifa-do, sala para entregar medica-

mentos e recepção.O prefeito Calá em seu dis-

curso falou da importância donovo Posto de Saúde para o re-ferido bairro, assim como enal-teceu a figura da homenageadadona Gertrudes Ramos e seu fa-miliares, falou também dos no-vos investimentos na saúde quefez e vai continuar fazendo nes-te ano de 2014 e disse estarimensamente feliz em poderoportunizar esta nova fase deinvestimentos em saúde para opopuloso bairro dos Teodoros.“É mais uma unidade de saúdeque representará um atendi-mento mais perto da população.Estamos cumprindo com ocompromisso assumido de ga-rantir saúde pública com digni-dade para a população e bemperto de suas casas”, encerran-do suas palavras agradecendo apresença de todos, pedindo aos

moradores que “façam bom usodeste posto de saúde, ele é devocês”, afirmou.

Já para o vice-prefeito JoãoLuiz, “a saúde é prioridade nú-mero um na atual gestão, e a cons-

trução deste moderníssimo pos-to de saúde construído no bairrodos Teodorinhos vem de encon-tro com as nossas prioridadesneste importante setor, frisandoainda que em 2013, investimos

com o prefeito Calá mais de 40%somente na área da saúde, por-tanto, comprovando o quanto asaúde é prioridade e importantena nossa administração, ponde-rou o vice João Meira.

No dia 25, os clientes daElektro de Fartura tiveram maisum local de atendimento nomunicípio. A Unidade Móvel deAtendimento ao Cliente daElektro permaneceu durante odia, na Praça Nove de Julho.

No local, foram oferecidosvários tipos de serviços, como

FARTURA

Elektro oferece mais uma opçãode atendimento aos clientes

a emissão da segunda via daconta, consulta a débitos, trocade nome do titular da conta,entre outros. Apenas o paga-mento de conta não foi efetua-do na unidade móvel. A ação fazparte de uma série de investi-mentos da Elektro para a me-lhoria contínua da qualidade

dos serviços prestados.Neste primeiro semestre de

2014, a Unidade Móvel de Aten-dimento da Elektro vai estar pre-sente em mais de dez municípi-os da área de concessão e milha-res de clientes terão a oportuni-dade de utilizar os vários tiposde serviços oferecidos.

O prefeito municipal de Co-ronel Macedo, Edivaldo Neresanunciou a festa de carnaval nacidade macedense.

Denominada como Carna-FestFolia 2014, o chefe do Exe-ceutivo adiantou muitas novi-dades para este ano na realiza-ção da festa. Dentre elas, umtrio-elétrico irá animar os foli-ões com músicas carnavalescase hits do momento. Ainda have-rá tendas instaladas para maiorconforto dos presentes, e tam-bém uma tenda especial onde aequipe do Departamento deSaúde irá atender e distribuirpreservativos aos foliões.

De acordo com Neres, a co-missão de festas do municípioterá um bar próprio para serviro público que comparecer nostrês dias de festa. “O carnavalé uma festa popular que perma-

CORONEL MACEDO

Município anunciaCarnaFestFolia 2014

nece na tradição do povo bra-sileiro, é um momento de des-contração e de lazer. Acreditoque a Prefeitura deve partici-par e colaborar. Esperamos re-alizar um carnaval muito bo-

nito e que a população mace-dense possa sair beneficiadadesse momento de alegria edescontração”, disse o prefei-to Edivaldo.

Fonte: Elvis Ferraz

Com o objetivo de proporci-onar maior segurança e confor-to para o usuário e aumentar afluidez do tráfego, a Rodoviasdas Colinas iniciou as obras deduplicação do km 82 ao km 83da rodovia Cornélio Pires (SP-127) e implantação de uma novaponte sobre o rio Tietê, no mu-nicípio de Tietê.

Para o Diretor Executivoda Rodovias das Colinas, Clau-dio Taira, a intervenção pos-sui características especiais. “Éuma obra de grande porte, já quea ponte possui cerca de 400metros de extensão. Assim,

Rodovias das Colinasinicia implantação de

ponte na SP-127, em TietêInvestimento previsto para realização da obra é de R$ 18 milhões

concentramos nossos esforçosna definição de uma solução queadequasse as melhorias técni-cas de construção disponíveisno mercado, com a manuten-ção da segurança e redução deimpactos ambientais”, declara.

A obra, que está no crono-grama do Programa de Conces-são de Rodovias do Estado deSão Paulo e será fiscalizada pelaAgência Reguladora de ServiçosPúblicos Delegados de Trans-portes do Estado de São Paulo(Artesp), tem investimentoestimado de R$ 18 milhõespor meio de recursos proveni-

entes da arrecadação do pedá-gio e previsão de conclusãopara novembro deste ano. Ela irábeneficiar cerca de 9 mil usuá-rios que trafegam pelo trechodiariamente e os mais de 76 milmoradores de Tietê, Cerquilhoe região. A princípio, mesmocom os trabalhos, o trânsito nolocal não sofrerá alterações.

As obras estarão devida-mente sinalizadas e serão di-ariamente monitoradas pelasáreas de Engenharia e Opera-ções da Rodovias das Colinas etambém pela Polícia MilitarRodoviária.

Page 21: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 2014 09

A Companhia de Desenvol-vimento Habitacional e Urba-no (CDHU) realizará inscri-ções para o sorteio de 55 ca-sas em Itaporanga. Os interes-sados em participar do proces-so devem antes agendar a ins-crição, no dia 26 de fevereiro,no Recinto de Festa, Rua JoséLovison, s/nº, ao lado da CDHU,das 9h às 17h. É necessárioapresentar um documento deidentidade com foto.

Somente as famílias agenda-das poderão efetivar as inscri-ções nos dias 27 e 28 de feverei-ro, também no Recinto de Fes-ta. Na inscrição, será precisolevar RG, CPF, Carteira de Traba-lho e comprovante de residên-cia. Será válida somente umainscrição por família e o sorteiopúblico definirá os titulares eos suplentes para aquisição dasmoradias.

Do total de moradias, 7%

CDHU abre inscrição para osorteio de 55 casas em Itaporanga

Agendamento obrigatório acontece no dia 26 de fevereiro

serão destinadas a pessoas comdeficiência, 5% a idosos, 4% a

policiais ou agentes penitenci-ários. As demais serão sortea-

das entre a população geral ins-crita, sendo que três são desti-

nadas às primeiras pessoas quemoram sozinhas que venhamser contempladas e habilitadas.

Podem concorrer aos imó-veis famílias constituídas porcasamento civil, religioso ouunião estável, uniões homoa-fetivas, afetivas, monoparen-tais, anaparentais e indivídu-os que vivem sozinhos desdeque tenham mais de 25 anos.Os interessados devem terrenda familiar de um a dez sa-lários mínimos, residir ou tra-balhar no município há trêsanos, não ser proprietário deimóvel e não possuir financia-mento habitacional. Policiaisdevem trabalhar na cidade eidosos devem comprovar ida-de mínima de 60 anos.

Com investimento de R$ 4,9milhões, o empreendimentoestá sendo edificado na Rua Joa-quim Ferreira Lúcio, Área dosPadres, em terreno doado pela

Prefeitura. As casas terão doisdormitórios, sala, cozinha, ba-nheiro e área construída de56,67 m². As unidades contarãocom o padrão de qualidade daCDHU, que inclui itens comosistema de aquecimento solarna água do chuveiro, teto maisalto, piso cerâmico em todos oscômodos e azulejos no banhei-ro e nas paredes hidráulicas dacozinha.

O prazo de financiamentodas moradias será em até 25anos e as prestações receberãosubsídio do Governo do Estado,sendo calculadas de acordo coma renda familiar. Assim, famíli-as que ganham entre um e trêssalários mínimos pagarão oequivalente a 15% dos rendi-mentos.

SH/CDHU - ComunicaçãoSocial - Companhia de Desen-volvimento Habitacional eUrbano

A aldeia tupi-guarani TekoáPorã, localizada no municípiode Itaporanga passa por dificul-dades financeiras e principal-mente dificuldade em manter acultura e tradições.

ITAPORANGA

Aldeia indígena pede ajuda para manter a sua culturaA intenção é que se consiga

recurso dos órgãos competen-tes, que permita a construção emanutenção de vários setoresdentro da aldeia, como porexemplo, reformar as casas de

sapê, que estão muito antigas etransformá-las numa oca parafuncionar como uma “casa deartesanato” (ensino de comofazer), e uma oca para abrigaruma Casa de Memória (históriada aldeia e do seu povo).

Além disso, com a verba po-deria ser construída uma cozi-nha e um espaço para acolheros visitantes, afinal o turismona taba possibilita o sustentoda comunidade.

Na aldeia residem 12 famíli-as, que entre os desafios do diaa dia mantem sempre o espíritoguerreiro (para continuar lutan-do e acreditando na vida), docurumim (pureza da criança), docurador (respeito à natureza eintegração com todos os seresvivos) e o espírito do ancião(amor-sabedoria).

Um temporal que aconteceuna tarde do último domingo (23),no Jardim Esperança em São Mi-guel Arcanjo acabou destelhando

SÃO MIGUEL ARCANJO

Temporal provoca destelhamento da residênciauma casa, que segundo a equipede Defesa Civil terá que ser de-molida. O imóvel está interdita-do até que a ação seja concluída.

Após uma avaliação externafoi constatado que a estruturada casa está totalmente com-prometida. O madeiramento do

telhado já estava comprometi-do por conta dos cupins. Com otemporal, ele não aguentou edesabou. Isso abalou as paredes

que vão precisar ser demolidas.Os moradores foram encami-

nhados para casa de familiares enão puderam entrar no imóvel

nem para retirar objetos pessoais,porque o risco de desabamento égrande. Ninguém se feriu duranteo incidente. (Fotos: Tem Mais)

Page 22: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 201410

A Prefeitura de Capão Boni-to cedeu nesta semana a ambu-lância semi-UTI avaliada em R$101 mil enviada pelo governoestadual para Santa Casa.

O Termo de Cessão foi assi-nado oficialmente na tarde daúltima segunda-feira (24), du-rante reunião entre o prefeitoJulio Fernando, o vice Marco Ci-tadini, vereadores, a secretáriaAngela Lisboa e o provedor Ma-saru Ishihara.

Estiveram participando dareunião os vereadores Célio deMelo (presidente da Câmara),Abner Silveira, Alan Renó, Car-los Chaves, Ezequiel Pereira,Heitor Silveira Rolim, MatheusFrancatto, Paulo Cecap e Roma-no de Oliveira, além do advoga-do da Câmara – Dr. Saul Baptis-ta da Silveira.

A cessão do veículo foi au-torizada pela Câmara de Verea-dores, que aprovou na semanapassada em sessão extraordiná-ria, a Lei nº 3.880, de 19 de feve-reiro de 2014 autorizando atransferência do veículo.

“Como o governo do estado

CAPÃO BONITO

Executivo cede ambulância para Santa Casaainda não passou o veículo parao patrimônio da prefeitura (tam-bém temos um termo provisó-rio de cessão), resolvemos fa-zer um novo termo de cessãode uso desta vez transferindo oveículo para Santa Casa. Apósficar pronta a documentaçãoestaremos doando em definiti-vo a ambulância para o hospi-tal. O veículo atenderá muitomais as necessidades do hospi-tal do que a prefeitura que jáestá comprando novas ambu-lâncias”, explicou e justificou oprefeito Julio Fernando.

A ambulância marca/mode-lo I/MB 15 Sprint Rontan AMB,ano de fabricação 2012, modelo2013, combustível diesel, pla-ca DJP 9657 deve substituir oantigo veículo da entidade, quejá acumulava alguns anos derodagem e precisava ser subs-tituído.

Segundo o prefeito e vice, ainiciativa é mais uma ação emconjunto entre prefeitura, Câma-ra e provedoria da Santa Casapara melhorar o atendimento dosetor de saúde e transporte de

pacientes principalmente noscasos emergenciais.

“Iniciativas como esta de-monstram o quanto valoriza-mos nossa Santa Casa que é umadas poucas da região que aindaestá de pé, graças as parceirascom o poder público e iniciati-va privada. A demanda é grandee sabemos que tanto a diretoriado hospital como a prefeituratêm feito de tudo para melho-rar as condições de atendimen-to. Torcemos para o que o go-verno federal reveja a questãoda Tabela SUS, pois fica muitocomplicado um parte custar emtorno de R$ 1.000,00 e o hospi-tal só receber R$ 450,00, açu-lando déficits orçamentários”,alegou Marco Citadini.

Já o prefeito Julio Fernan-do destacou que não se fazsaúde sem custeio e fez umbalanço positivo das ações nosetor e agradeceu o empenhoda secretária Angela Lisboa etoda a equipe do Setor de Saú-de, que receberam inclusiveavalições muito positivas doGoverno Federal.

“Também somos gratos aogovernador Geraldo Alckminque enviou o veículo através daSecretaria Estadual de Saúdepara Capão Bonito diante da de-manda do nosso município portransporte de pacientes”, con-cluiu o prefeito Julio Fernando.

Conforme o termo assinado,a cessão será pelo prazo de 02anos, prorrogáveis por até igualperíodo, com autorização Legis-lativa, aplicando-se o que dis-põe os dispositivos constantesdo Termo de Cessão de Uso doVeículo, que faz parte integran-te da Lei.

A Santa Casa utilizará o veí-culo exclusivamente para os

serviços de transferência de pa-cientes e outros vinculados amesma.

As despesas com o veículotais como: abastecimento, ma-nutenção, multas, impostos,renovação de documento, inde-nização por danos que o mes-mo venha acarretar a terceiros,ou quaisquer outras que por-ventura possam ocorrer, ficarãopor consta da entidade, obrigan-do-se a mesma a mantê-lo in-teiramente segurado, inclusiveem relação a terceiros.

O prefeito Julio Fernando e ovice Marco Citadini aproveitarama reunião para também anunciara compra de mais seis veículos

para o Setor da Saúde – quatrovans e duas ambulâncias.

Também são esperadas maisduas ambulâncias viabilizadasatravés de emenda do deputadoGuilherme Mussi.

As novas vans adquiridaspela prefeitura serão utilizadasno transporte de pacientes paratratamento médico em outrascidades e também para atuar notransporte de pacientes de he-modiálise.

“Estaremos concluindo areformulação completa dafrota do Setor de Saúde, assimcomo fizemos no Setor deEducação”, destacaram pre-feito e vice.

A nova Unidade Básica deSaúde da Vila Aparecida, maiorbairro da cidade com populaçãoestimada em mais de 12 milpessoas, será inaugurada nopróximo dia 14 de março.

Nova UBS da Vila Aparecidaserá inaugurada no dia 14 de março

A UBS foi construída comrecursos do governo federal epróprios da Prefeitura. São 198m² de construção. A nova uni-dade terá três consultórios mé-dicos, um consultório gineco-

lógico, um consultório odonto-lógico, três salas de enferma-gem, dois vestiários, uma localpara arquivo e uma copa, alémde espaços para armazenamen-to de material, recepção, sala deespera e jardins, além de ram-pas especiais para facilitar aacessibilidade da população domaior bairro de Capão Bonito.

“Com esta nova Unidade Bá-sica de Saúde daremos sequên-cia ao processo de reestrutura-ção do atendimento de saúde nomaior bairro do nosso municí-pio. O processo começou com areabertura do Pronto Atendi-mento (PA) no começo de 2009,que estava paralisado desdeoutubro de 2008 e a contrata-ção de novos médicos”, desta-cou a secretária de Saúde Ange-la Lisboa.

A Prefeitura também via-bilizou recursos para equipara nova UBS que possibilitaráo atendimento com mais qua-lidade.

“Será a maior UBS de nossacidade e um importante passorumo ao aprimoramento doatendimento de saúde”, afirmao prefeito Julio Fernando.

A Vila São Paulo tambémdeverá ganhar uma nova Unida-de Básica de Saúde.

Desde 2009, a Secretaria

Municipal de Saúde estuda umnovo projeto físico para a UBSque está em estado precário eatende os moradores de bairroscomo Vila Bela Vista, Jardim SãoFrancisco, Jardim Vale Verde.

A Prefeitura de Capão Bo-nito vem pleiteando a libera-ção de recursos junto aos go-vernos estadual e federal quevai se somar a uma contrapar-tida financeira da administra-ção, para a construção de um

novo prédio que custará maisde R$ 1, 5 milhão.

O projeto já está pronto e foielaborado pela Secretaria Muni-cipal de Planejamento. Outrosimportantes investimentos sãoa reforma do Centro de Saúde Ique vai custar cerca de R$ 540mil aos cofres públicos e tam-bém a construção da UBS do Jar-dim Alvorada/Colonial que serálicitada em abril.

Os dois projetos fazem par-

te da segunda etapa do Progra-ma de Reestruturação Física doSistema Público de Saúde.

Atualmente Capão Bonitoestá entre as cidades que maisinveste em Saúde na região su-doeste e no Estado. Informaçõeslevantadas junto a Secretaria deAdministração e Finanças apon-tam para investimentos supe-riores a 20% do orçamento, en-quanto a determinação federalé de 15%.

Page 23: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 2014 11

Capão Bonito quer reduzirexpressivamente o déficit habi-tacional até 2016. Para isso estáacelerando mais dois empreen-dimentos – o “Capão Bonito H”com 266 moradias de dois dor-mitórios e tipologia TI24A naVila Maria e mais 26 casas tam-bém de dois dormitórios – ti-pologia TI24 A-02 - no Conjun-to Habitacional “Capão BonitoG3” no Bairro Boa Esperança.

A abertura dos dois proces-sos licitatórios (concorrênciaspúblicas) foi publicada na sema-na passada na Imprensa Oficial.

O encerramento com cre-denciamento e entrega de enve-lopes das empresas interessa-das acontecerá no dia 08 deabril, às 09 horas para o conjun-to da Vila Maria.

Para as obras da Boa Espe-rança a data será o dia 15 deabril, também às 9 horas.

Segundo o prefeito Julio Fer-nando, a meta é definir as em-presas vencedoras ainda emabril para início das obras ain-da no primeiro semestre.

Para a Boa Esperança, a ter-ceira etapa do conjunto habita-cional significará mais um im-portante passo rumo a urbani-

CAPÃO BONITO

Prefeitura licitará em abril construçãode mais 292 unidades habitacionais

Vila Maria ganhará 266 casas e Boa Esperança mais 26

zação completa do bairro.“Até o final de 2015 não que-

remos mais nenhuma casa demadeira ou família vivendo emcondições precárias na Boa Es-perança”, destacaram o prefei-to Julio Fernando e o vice Mar-co Citadini, que conseguiramacelerar os projetos graças oempenho do governador Geral-do Alckmin e dos secretários deHabitação Silvio Torres e Sanea-mento e Recursos Hídricos –Edson Giriboni.

Já na Vila Maria, a constru-ção das 266 é uma ação estraté-gica do governo municipal paradesenvolver a cidade aprovei-tando área pública adquiridapela municipalidade.

Além das casas, a prefeituraestá construindo uma creche dealto padrão ao lado da área dooconjunto para receber os filhos

dos futuros moradores. O prefei-to Julio Fernando também anun-ciou na semana passada o proje-to de construção de uma Unida-

de Básica de Saúde para atendermoradores do Boa Esperança,Vila Maria e Vila São Judas.

“A política de desenvolvi-mento para a região da Vila Ma-ria abrangerá três áreas – Habi-tação, Saúde e Educação”, enfa-tizou o prefeito.

Nos próximos meses, a pre-feitura também espera dar o‘start’ para início da construçãode 50 casas do Programa MinhaCasa Minha Vida, em área já de-sapropriada ao lado do JardimBoa Esperança.

A melhoria da habitação nocampo também terá prioridadenos próximos anos. Capão Bo-

nito já assinou vários contratosdo Programa Nacional de Habi-tação Rural. – Projeto MinhaCasa Minha Vida e através de umtrabalho integrado entre gover-nos federal e estadual, CaixaEconômica Federal, Condersul eprefeitura iniciará a construçãodas primeiras unidades.

O programa foi viabilizadodepois que o governador Geral-do Alckmin autorizou a Secre-taria da Habitação a assinar con-vênios e aportar recursos com-plementares do Estado, pormeio da Casa Paulista, no âmbi-to do Programa Nacional deHabitação Rural (PNHR).

As obras serão gerenciadas pela COOPEHAF -Cooperativa de Habitação dos Agricultores

Prefeito Julio Fernando e vice Marco Citadini duranteaudiências com os secretários de Habitação Silvio Torrese Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni

A Faculdade de Tecnologia deCapão Bonito – FATEC e a em-presa do Uruguai de consulto-ria, Zapata, assinaram nesta se-mana um importante convênioque beneficiará toda a cadeiaapícola.

O termo de parceria prevê orepasse de recursos para a rea-lização da caracterização do mele seus subprodutos provenien-tes das associações de apicul-tores que são beneficiadas peloPrograma Colmeias da FibriaCelulose que é desenvolvida noBrasil pela Zapata Consultoria.

Na prática, os modernos la-boratórios e equipamentos deúltima geração da Fatec, farão umasérie de análises e pesquisas paraidentificar os diversos tipos demel produzidos quanto a sua flo-ração predominante, proprieda-des nutricionais, físico – quími-co – mineral, orgânicos e inorgâ-nicos, presença de resíduos, to-nalidade e procedência.

Todas as análises servirãopara classificar os tipos de melpredominante em cada região.“A classificação junto com umatestado de conformidade e pro-cedência agregará valor à pro-dução de mel das associações egarantirá um melhor preço demercado e qualidade do produ-to”, destaca o Dr. José Francis-co de Souza, diretor da Fatec.

Capão Bonito firma-secada vez mais como a

‘terra do mel’Convênio entre FATEC e empresa do Uruguai beneficiará cadeia

produtiva do mel

Segundo ainda José Francis-co, “todos os esforços acadêmi-cos em pesquisa serão para for-talecer a cadeia apícola produ-tiva e servirão de referência naapicultura. Futuramente tam-bém prevemos multiplicar tec-nologia aos apicultores para aprodução de blend [composiçãode méis diferentes], e mel comfrutas, inovação no mercadobrasileiro”, frisou o Dr. JoséFrancisco.

Além das amostras de mel esubprodutos que começarão aser recebida pela Fatec em Ca-pão Bonito de diversas associa-ções de apicultores do Estadode São Paulo, a universidadetambém analisará os produtosapícolas das associações dos

Estados da Bahia, Espírito San-to e Mato Grosso do Sul.

Uma das maiores indústriade sementes do mundo é par-ceira do projeto –“Inovar eagregar valor por meio da inser-ção de tecnologia é uma neces-sidade da realidade apícola bra-sileira, a Fatec em Capão Bonitoé qualificada e esta localizadaem uma região que esta se tor-nando referência na apicultura,não podíamos perder todo essepotencial, estamos com ótimasexpectativas a partir deste con-venio”, diz Gustavo Zapata, pro-prietário da Zapata Consultoria,empresa especializada em con-sultoria apícola e referência naAmerica Latina.

O convênio tem validade deum ano e poderá ser renovadoconforme as necessidades.

A empresa de proteção decultivos e biotecnologia, Syngen-ta, considerada umas das maio-res indústrias de sementes domercado global é uma das par-ceiras e apoiadora que possibili-tou a realização do convênio.

A expectativa é que os pri-meiros resultados acadêmicosdas pesquisas já estejam à dis-posição a partir do segundo se-mestre deste ano.

Capão Bonito quer se tornar a ‘terra do mel’com investimentos em pesquisas

Os modernos laboratórios e equipamentos de última geraçãoda FATEC farão uma série de análises e pesquisas paraidentificar os diversos tipos de mel produzidos

A Prefeitura Municipal deBom Sucesso através da Secre-taria de Educação adquiriu umveículo automotor, tipo Furgãode Cargas, com o investimentototal de R$ 95.000.

Com o intuito de melhoriana merenda escolar da rede pú-

BOM SUCESSO DE ITARARÉ

Secretaria da Educação adquireveículo com recursos próprios

blica do ensino do município, aSecretaria de Educação fez aaquisição de um veículo Van,para realizar com mais eficiên-cia a entrega da merenda, con-forme determina o Programa deAlimentação Escolar (PNAE).

Para o secretário de Educa-

ção Maciel Agostini esta foimais uma importante conquis-ta para o município, já que aentrega da merenda era feitaatravés de veículos empresta-dos de outros setores, podendoatrapalhar as prestações de ser-viços aos munícipes.

O prefeito de Coronel Ma-cedo Edivaldo Neres esteve noinício do mês em São Paulo,para assinar documentação emcartório e também se fez pre-sente na Secretaria de Estadoda Habitação.

Acompanhado do vereadorMiderson Eduardo, o prefeitoassinou diversos documentosem Cartório, para que no dia se-guinte pudesse receber dasmãos do secretário de Estado daHabitação Sílvio Torres, a tãoesperada ordem de serviço.

No importante encontrocom Torres, Edivaldo voltoupara Coronel Macedo, bastantesatisfeito, haja vista que dentrede alguns dias as obras paraconstrução das casas populares,terão início. Nesta primeira eta-pa 100 novas moradias serão

CORONEL MACEDO

Edivaldo assina ordem de serviçopara a construção de 100 moradias

construídas.Na ocasião estiveram pre-

sentes o presidente do CDHUDallari e o ex-prefeito de Coro-nel Macedo, e secretário muni-

cipal do Meio Ambiente, VilsonLeonel.

Fonte: Prefeitura Municipalde Coronel Macedo

Page 24: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 201412

O abandono em que ficou umdos distritos mais populosos deApiaí, com cerca de seis mil ha-bitantes, localizado a 17 quilô-metros da sede do município,nos últimos oito anos chama aatenção. Ruas e vias estavampraticamente fechadas por ex-cesso de pedras, valas, mato,depressões e entulhos. Diantedessa situação, a Prefeitura deApiaí realizou serviços de ma-

APIAÍ

Executivo realiza manutenção devias do distrito de Lageado de Araçaíba

nutenção para a recuperação devárias ruas do local.

Com o auxílio de três má-quinas e cinco caminhões, aequipe da Secretaria Municipalde Obras, liderada por José Ro-berto Coelho vem buscando re-cuperar as vias públicas. A re-cuperação tem sido facilitadapela disponibilização do mate-rial, como pedras e cascalho epelas condições das vias que dão

acesso, preparadas pela CO-DASP (Companhia de Desenvol-vimento Agrícola do Estado deSão Paulo), por solicitação doprefeito Ari Kinor.

Algumas dificuldades exis-tem para tornar as vias do Lage-ado transitáveis, como porexemplo, as águas de banheiros,pias e chuva que correm nomeio da rua. A equipe da gara-gem fará galerias para a capta-ção de águas pluviais, mas, es-gotos dependem da Sabesp(Companhia de Saneamento Bá-sico do Estado de São Paulo) paraserem resolvidos. A rua GetúlioCarriel, por exemplo, teve a suarecuperação e encontrava-se emsituação crítica. Mais ruas se-rão melhoradas e acredita-seque em 30 dias, o distrito possater as vias em boas condiçõesde tráfego.

Com o início das obras depavimentação na rodovia SP-249, Apiaí a Ribeirão Branco,

será necessário que os mora-dores do distrito de Lageadode Araçaíba façam um desvio

pelo bairro Camarguinho,cujo acesso está na lista detrabalho da garagem munici-

pal, segundo nos o secretá-rio municipal de Obras, Gil-berto Lisboa.

Novos cursos para qualifica-ção serão ministrados nos dias26, 27 e 28 de fevereiro, forman-do profissional de supermerca-do, balconista, atendente, per-fil do profissional, entrevista,assistente administrativo tra-balha em equipe, comunicaçãono atendimento, telefonista,planejamento profissional, lide-rança e consultor de negócios.

APIAÍ

Município oferece cursos de qualificação para jovens e adultosA iniciativa é fruto de parceriaentre a Prefeitura de Apiaí, atra-vés da Secretaria Municipal dePromoção e Assistência Sociale a ONG Arte Viva, de Curitiba.

Trata-se da continuidade doprojeto social divulgado emcampanha, preparar as pessoaspara o mercado de trabalho. Ocusto para participar ao interes-sado é levar dois quilos de ali-

mentos, o horário para frequen-tar tem opção para poder aten-der quem já está trabalhando ouestudando, tudo é uma questãode verificar os horários nos in-formaram.

Leandro Albanski, da ONGArte Viva da cidade de Curitibaque irá ministrar o curso lem-brou que além de preparar pes-soas para o trabalho, a qualifi-

cação profissional atrai empre-sas, pois, a dificuldade de mão-de-obra qualificada tem sidoum empecilho para empresasinstalarem empreendimentosdo interior.

O secretário municipal dePromoção e Assistência Social,Alysson Garcia citou que outroscursos ministrados no ano an-terior por parte da mesma em

presa tiveram muitas inscriçõese o público ficou satisfeito como aprendizado e que essa é a li-nha de trabalho da administra-ção do prefeito Ari Kinor e vice-prefeito Erisvaldo Café paraatender a população e contri-buir com o preparo para as pes-soas poderem ter melhor quali-dade de vida.

As inscrições para o curso de

qualificação serão efetuadas naSecretaria Municipal de Promo-ção e Assistência Social, locali-zada na Rua Amarílio Gorgonha,nº 112, ao lado do Ginásio Muni-cipal de Esportes “Antonio Dim-pino Pontes”. Para mais informa-ções, entre em contato atravésdo telefone (15) 3552-3100. Cus-to das inscrições: Dois quilos dealimento não perecíveis.

Na tarde de sexta-feira, 21,foi realizada no auditório da Se-cretaria Municipal da Saúde,a cerimônia de posse dos novosmembros do Conselho Munici-pal de Saúde que farão parte doórgão no próximo triênio (2014a 2017).

O Secretário MunicipalLuiz Fernando Tassinari refor-çou a importância do Conse-lho como órgão deliberativo,

Membros do Conselho Municipalde Saúde de Itapeva tomam posse

Reunião para a escolha da diretoria será realizada nesta semana

normativo, fiscalizador e con-sultor que tem como objeti-vos básicos o estabelecimen-to, acompanhamento, contro-le e avaliação da Política Mu-nicipal de Saúde.

O Conselho é composto por24 membros efetivos e 24 su-plentes, na forma paritária, di-vididos entre os Trabalhadoresde Saúde e os Usuários dos Ser-viços de Saúde.

Conselheiros Usuários dos Serviços de Saúde: Conselheiros Trabalhadores de Saúde:

Conselheiros Prestadores:

Conselheiros Gestores:A primeira reunião ordiná-

ria do CMS será nesta semana,ocasião em que serão escolhi-dos entre os membros o presi-dente, o vice-presidente, o co-ordenador e a Secretaria Exe-cutiva, composta por três re-presentantes dos usuários, três

representantes dos trabalhado-res de saúde sendo dois indica-dos pelo Gestor e um indicadopelos trabalhadores. Tambémserá definido o dia das reuni-ões ordinárias, que ocorremmensalmente e são abertas aopúblico.

Page 25: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

Vereador Juca se preocupa com as questões ambientais

26 de fevereiro de 2014 13

O prefeito de Nova Cam-pina, Nilton Ferreira daSilva, o Niltinho do Ni-

canor tinha até sexta-feira (21)para protocolar sua defesa naCâmara Municipal, em relaçãoas acusações apontadas pelaComissão Especial de Inquéri-to, depois do término da CEI dasCompras, que acabou instauran-do uma Comissão Processantepara a sua cassação. O advoga-do Dr. Paulo de la Rua Tarancónassim o fez e no mesmo dia oPoder Judiciário concedeu umaliminar suspendendo esse pro-cesso por tempo legal. Segundoo advogado foram apontadasvárias irregularidades no pro-cesso e a Justiça irá decidir aanulação ou não do mesmo. Ementrevista à nossa equipe de re-portagem, o Dr. Paulo falou so-bre esta liminar e como fica oprocesso, confira:

IN – O prefeito tinha o prazode até na última sexta-feira en-tregar a sua defesa à ComissãoProcessante, o que aconteceu?

Dr. Paulo – Na sexta-feirapassada eu encaminhei à Câma-ra de Nova Campina e protoco-lei as razões finais como haviadeterminado a Comissão Pro-cessante. Apenas como ressal-va, no mesmo dia o Judiciáriode Itapeva, através do juiz da 3ªVara concedeu uma medida li-minar suspendendo esse pro-cesso pelo prazo legal, até que a

Processo contra o prefeito Niltinho é suspensoNOVA CAMPINA

Comissão Processante da Câma-ra Municipal de Nova Campinaencaminhe a esse juiz da 3ª Varainformações sobre as várias ir-regularidades contadas nesseprocesso.

IN – Com essa prorrogação oque acontece a partir de agora?

Dr. Paulo – O mandato desegurança tem o rito determi-nado por sua lei, que são 10 diasoferecidos aos impetrados, casoo presidente da Câmara Munici-pal de Nova Campina e o presi-dente da Comissão Processanteapresentem as suas justificati-vas diante dessas irregularida-des apontadas e mais 10 diaspara que Ministério Público se

pronuncie a respeito das inúme-ras denúncias de irregularida-des apontadas pelo prefeito Nil-ton a respeito da processão.

IN – O senhor achou algumasirregularidades. Quais foramelas?

Dr. Paulo – Esse processo jánasceu viciado, ele nasceu cominúmeras irregularidades desdeo momento em que foi aprova-do na Câmara Municipal. Aexemplo do denunciante, que éum vereador da Câmara de NovaCampina, que não poderia terparticipado da sessão e não sóparticipou da sessão, como vo-tou a denúncia e não foi convo-cado o seu suplente. Esse pro-

cesso de denúncia não foi enca-minhado às Comissões Perma-nentes, como a de Justiça paraelaborar o parecer. Membros daComissão de Inquérito partici-param da processante, o que évedado pelo Decreto Lei nº 201e inúmeras irregularidades asquais foram colocadas em man-dado de segurança e o juiz porbem entendeu em suspenderesse processo.

IN – O senhor levou esse pe-dido ao Ministério Público e oque disse o promotor sobre asirregularidades encontradas?

Dr. Paulo – O promotor vai semanifestar a partir do encaminha-mento do juiz da 3ª Vara. O juiz

encaminha o mandado seguran-ça à promotoria para que ele semanifeste, analise as irregulari-dades apontadas e esse parecer éencaminhado ao Judiciário, e ojuiz no seu livre arbítrio, vai ana-lisar e ponderar as colocações doMinistério Público.

IN – O que o senhor esperaque aconteça após a análise dapromotoria?

Dr. Paulo – Na verdade aanálise é feita pelo Poder Judi-ciário, é o juiz da 3ª Vara quemtem a prerrogativa de analisare julgar o mérito do mandatode segurança, e ele faz esse jul-gamento a partir das informa-ções que são prestadas pelas

autoridades coautoras no casodo presidente da Câmara e daComissão Processante e tam-bém levando por base a mani-festação do Ministério Público.Dentro de um prazo razoávelde 20 a 30 dias nós teremos ojulgamento final desse manda-do de segurança.

IN – O senhor acredita queconseguirá derrubar essa Comis-são Processante?

Dr. Paulo – Isso quem vaidizer é a Justiça, hoje essa deci-são está na mão do poder Judi-ciário. São inúmeras as irregu-laridades que foram apontadas,só em matéria de preliminar fo-ram 14 irregularidades aponta-das propriamente dita, que nãose enquadram ao Decreto Lei nº201/67. Eu não vejo condiçõesdesse processo prosperar, acre-dito que fatalmente ele seráanulado pelo Poder Judiciário.

IN – O senhor como procu-rador, o que diria em defesa doprefeito de Nova Campina?

Dr. Paulo – A questão de seacusar um prefeito e querer cas-sar o seu mandato é uma ques-tão muito grave, tendo em vis-ta que é o povo que outorga essemandato e nada mais justo queseja feita uma ampla dilaçãoprobatória a respeito das irre-gularidades apontadas e nósnão vimos isso no decorrerdos trabalhos dessa ComissãoProcessante, porque em ne-nhum momento foi oferecidaa oportunidade de defesa aoprefeito Nilton Ferreira da Sil-va. Eu acredito que é uma prer-rogativa e cabe a Câmara fis-calizar o Executivo, mas tam-bém cabe ao Legislativo tercritérios para se analisar umacassação, que é uma questãomuito grave em relação a umprefeito de uma cidade.

Acredito quefatalmente ele seráanulado pelo Poder

Judiciário

GUAPIARA

O vereador e presidente daCâmara de Guapiara, JoséFlavio de Freitas, atua

como membro do Conselho deMeio Ambiente da Câmara Mu-nicipal e está bastante preocu-pado com esta questão, princi-palmente quando envolve oAterro Sanitário. Em entrevistaà nossa equipe de reportagem,Jucaca, como é conhecido falousobre o que foi realizado nestaquestão no município e o queprecisa ser feito neste setor,confira:

IN - O que o secretário BrunoCovas fez por Guapiara e regiãoestes anos?

Vereador - Houve parceriacom a Prefeitura Municipal deGuapiara, para que se pudessedesenvolver o “Projeto MinaD’Água”, que tem como objeti-vo a proteção das nascentes em

mananciais de abastecimentopúblico. O município de Guapi-ara foi contemplado dentre os21 municípios do Estado, nafase piloto do respectivo proje-to; Houve também a doação deum caminhão compactador delixo, realizada pela Secretaria doEstado do Meio Ambiente, oqual auxiliará na coleta de lixodo município, elevando a quali-dade deste serviço prestado àpopulação.

IN - Ainda há muitas conquis-tas neste setor para o municí-pio?

Vereador - Sim, há que seinvestir em programas e proje-tos de capacitação, para que hajaum melhor trabalho no que serefere à coleta de recicláveis ecoleta de lixo em geral.

IN - Com a sua vinda à região,o senhor aproveitou para fazer

alguma solicitação?Vereador - Foi solicitada

em parceria com o prefeito, adoação de mais um caminhãopara coleta seletiva e recursospara a construção de um barra-cão para reciclagem.

IN - Como está a questãoambiental na cidade de Guapia-ra?

Vereador - É uma ques-tão que demanda discussões,pois creio que nosso municípiose encontra em um mesmo pa-tamar que os outros de nossaregião. A preocupação maior éno sentido do descarte e sele-ção de lixo da população, temao qual estamos trabalhando, etambém trabalhando para fina-lizar o aterro existente e prepa-rar a construção de um novo.

IN - De que forma a Câmaratem agido nesta área?

O secretário de Estado deDesenvolvimento Social, Roge-rio Hamam, recebeu nesta tar-de (10) o prefeito de Itaóca, Ra-fael Rodrigues de Camargo, paratratar da liberação de recursosdo Programa Novo Começo aomunicípio que foi devastado poruma tromba d’água nos dias 12e 13 de janeiro. Hamam anun-ciou que está preparando umestudo com o objetivo aumen-tar o repasse por família atingi-da, de R$ 1 mil para R$ 3 mil, emmunicípios em situação deemergência ou calamidade pú-

Hamam recebe prefeito de Itaóca e propõe ajudaITAÓCA

Município da região de Itapeva foi devastado por uma tromba d’água no início de janeiro, 25 pessoas morreram

blica, desde que estejam entreos 97 com menor Índice de De-senvolvimento Humano (IDH)do Estado de São Paulo. Itaóca éum deles.

Segundo o prefeito, 91 fa-mílias estão desalojadas e ou-tras quatro desabrigadas. Pelomenos 36 casas foram comple-tamente destruídas e outras34 permanecem interditadas.“Estamos reconstruindo Itaó-ca e precisamos de toda ajudapossível”, disse Camargo. ParaHamam, a situação que já eraruim para uma parte conside-

rável da população ficou piorapós a tragédia que matou pelomenos 25 pessoas. “Inovarsignifica acompanhar as ne-cessidades das pessoas. Nadamais justo que ampliar esse re-curso tão importante na re-construção dessas vidas”, dis-se o secretário.

A Secretaria de Estado deDesenvolvimento Social vaiatender a demanda com baseno cadastro da Companhia deDesenvolvimento Habitacio-nal e Urbano (CDHU). O di-nheiro servirá para ajudar na

Vereador - A CâmaraMunicipal de Guapiara possuiuma Comissão Permanente deMeio Ambiente, constituída por04 vereadores, os quais estãoatentos às questões ambientaisdo município, pois estão acom-panhando os projetos existen-tes e que estão sendo desenvol-vidos.

IN - E quanto ao vereador,quais os trabalhos nesta áreaestão sendo desenvolvidos emprol de uma melhor qualidadede vida da população?

Vereador - Juntamentecom a Comissão Permanente deMeio Ambiente, estou partici-pando ativamente nos projetosdesenvolvidos no município, eatualmente estamos em discus-são no que se refere à “Zona deAmortecimento do PETAR” –(Resolução SMA 33/2013).

reconstrução das casas e aqui-sição do mobiliário que seperdeu com a grande chuva.“Desde o acontecimento datragédia em Itaóca tenho mo-bilizado nossa estrutura paraencontrar alternati vas deapoio a essas famílias. Esserecurso não vai resolver total-mente o problema, mas seráfundamental no auxílio daspessoas que mais precisam”,destaca Hamam.

Renda Cidadã tem 120 no-vas vagas

O secretário Rogerio Ha-

mam também autorizou o au-mento de 120 vagas do Progra-ma Renda Cidadã, que destina R$80 a famílias com renda mensalde meio salário mínimo per ca-pita. Itaóca tinha 88 inscritos epassa a contar com 208. “O Pro-grama Renda Cidadã vai além datransferência de renda. As famí-lias cadastradas participam deações complementares comocapacitações, para estimularsua emancipação”, disse. Atual-mente, o valor mensal destina-do a essa finalidade é de R$7.040,00.

ItaócaO município de Itaóca está

localizado na Região de Itapeva,na divisa entre os Estados de SãoPaulo e Paraná. Sua população,segundo dados da Prefeitura, éde 3.302 pessoas. De acordo como levantamento do Programa SãoPaulo Solidário, da Secretaria deDesenvolvimento Social, 493pessoas vivem em condições depobreza multidimensional.

Diego PolachiniDiretor de ComunicaçãoSecretaria de Estado de De-

senvolvimento Social

Page 26: Jornal Itararé News/Regional - Edição 58

26 de fevereiro de 201414

A Controladoria-Geral daUnião (CGU) sorteou, nestasegunda-feira (17), no auditó-rio da Caixa Econômica emBrasília (DF), os 60 municípi-os que serão fiscalizados, naspróximas semanas, no âmbi-to do Programa de Fiscaliza-ção por Sorteios Públicos. Se-rão alvo de fiscalizações osrecursos federais destinadosà execução de programas dogoverno nas áreas de Saúde,Educação e DesenvolvimentoSocial. O trabalho também iráapurar eventuais denúncias erepresentações enviadas àCGU relativas às cidades sor-teadas.

Dentre os municípios sele-cionados, o mais populoso é ode Cariacica, na Bahia, com375.974 habitantes, conformedados do Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE). JáCoronel Pilar no Rio Grande doSul, com apenas 1.754 habitan-tes, é o que tem a populaçãomenos numerosa. Acesse a lis-ta completa.

ProgramaO Programa de Fiscalização

por Sorteios Públicos buscaconferir maior transparência evisibilidade à gestão governa-mental, a fim de assegurar acorreta aplicação do dinheiropúblico, em benefício da socie-dade, de modo a inibir e comba-ter a corrução e fomentar o con-trole social.

Desde 2003 até o 38° sorteio,

realizado em março de 2013, jáforam fiscalizados e divulgadosos relatórios de 2.084 municípi-os sorteados, o que correspondea 37% do total dos municípiosbrasileiros; o trabalho de fiscali-zação realizado neste períodoengloba recursos públicos fede-rais superiores ao montante deR$ 19,9 bilhões.

Fonte: Controladoria-Geralda União

39º Sorteio Público de Mu-nicípios realizado em 17/02/2014

Lista de áreas municipaisque receberão fiscalização espe-cial da Controladoria-Geral daUnião (CGU), definidas em sor-teio público realizado em 17/02/2014, no auditório da Caixa Eco-nômica Federal, em Brasília.1º - Iretama - PR2º - Bom Sucesso - PR3º - Santa Mônica - PR 4º - Botuporã - BA5º - Mirangaba - BA6º - Gentio do Ouro - BA7º - Barra do Mendes - BA8º - Milagres - BA9º - Coronel Pilar - RS10º - Encruzilhada do Sul - RS11º - São Luiz Gonzaga - RS12º - Porto Lucena - RS13º - Salto - SP14º - Pardinho - SP15º - Lavínia - SP16º - Borborema - SP17º - Itaju - SP18º - Bom Sucesso de Itararé -SP19º - Caetanópolis - MG20º - Córrego Danta - MG

21º - São Roque de Minas - MG22º - Itacarambi - MG23º - Guimarânia - MG24º - Coronel Murta - MG25º - Rio do Prado - MG26º - Japaratuba - SE27º - Divina Pastora - SE28º - Cariacica - ES29º - Camapuã - MS30º - Alta Floresta D’Oeste - RO31º - Marechal Thaumaturgo -AC32º - Petrópolis - RJ33º - Maribondo - AL 34º - Marapanim - PA35º - Nova Timboteua - PA 36º - São Domingos do Ara-guaia - PA 37º - Juscimeira - MT38º - Nova Olímpia - MT39º - São Valério da Natividade -TO40º - Ouro Branco - RN 41º - Marcelino Vieira - RN42º - Apodi - RN 43º - Salitre - CE 44º - Senador Pompeu - CE 45º - Croatá - CE46º - Jijoca de Jericoacoara - CE47º - Parnamirim - PE48º - Jucati - PE49º - Camutanga - PE

BOM SUCESSO DE ITARARÉ

CGU define 60 municípios a serem fiscalizadosPrograma de Fiscalização por Sorteios Públicos

Ação irá inspecionar recursos federais destinados à execução de programas do governo na saúde, educação e desenvolvimento social

50º - Bela Vista do Maranhão - MA51º - Coelho Neto - MA52º - Tavares - PB53º - Baía da Traição - PB 54º - Júlio Borges - PI55º - São Miguel do Fidalgo - PI56º - Aurilândia - GO57º - Orizona - GO58º - Campinaçu - GO59º - Três Barras - SC60º - Xavantina - SC

Áreas a serem fiscalizadasnos municípios com até 50mil habitantes: Educação, Saúde e Desenvol-vimento Social e Combate àFome, bem como denúnciase representações enviadas àCGU relativas aos municípi-os sorteados.

Áreas a serem fiscalizadasnos municípios com 50 mila 500 mil habitantes: Saúde e Desenvolvimento So-cial e Combate à Fome, bemcomo denúncias e representa-ções enviadas à CGU relativasaos municípios sorteados.