Jornal Javé Nessi - março 2011

8
CF2011: a natureza pede socorro Javé Nessi “O Senhor é a noa bandeira” Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José | Fevereiro de 2011 | Ano 2 | Edição 17 | Distribuição Gratuita CONTRACAPA: XVII Cerco de Jericó começa dia 26 de março na Paróquia. Veja o significado deste evento e participe! Quaresma: tempo de conversão Pág. 3 Pág. 3

description

Edição de março do jornal da Paróquia Santo Antônio, do bairro Campinas, cidade de São José (SC)

Transcript of Jornal Javé Nessi - março 2011

CF2011: a natureza pede socorro

Javé Nessi“O Senhor é a nossa bandeira”

Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José | Fevereiro de 2011 | Ano 2 | Edição 17 | Distribuição Gratuita

CONTRACAPA: XVII Cerco de Jericó começa dia 26 de março na Paróquia. Veja o significado deste evento e participe!

Quaresma:tempo de conversão

Pág. 3

Pág. 3

2 www.paroquiasantoantonio.net

NOSSA CASAAniversariantes de Março: Miriane Paim- Catequese de adultos: 03; Vera- Funcionária: 07; Sônia - Funcio-

nária: 15; Lucinha - Coord. dos Ministros da Comunhão:15; Juarez - funcionário: 17; Otto- funcionário: 17; José Figueiredo - Min. Palavra: 19; Lurdes Weidschath - Coord. Coroinhas: 24; Odir- Coord. Ministros da Comunhão: 27; Celso Escher - GBF Matriz: 27; Ivone- Terceira Idade: 30; Josete- Vocações Matriz: 3.

mais cheios do Espírito Santo e com-prometidos com Jesus Cristo, com Seu Ministério, mais as bênçãos de Deus são derramadas sobre nós.

Esse ano quer ser um ano de uma grandiosa chuva de bênçãos. Será a graça de Deus que se derra-ma sobre o seu povo. A benção que Deus tem reservada para cada um de nós não tem tamanho, essa ben-ção é sem limites, essa benção é gratuita, essa benção não tem hora para ser derramada... Deus esta a nossa inteira disposição, atendendo 24 horas sem parar.

Normalmente, por causa dos nossos problemas, limitamos o tamanho da benção de Deus em nossa vida. O fechamento pelo pe-cado, pela falta de conhecimento, pela falta de visão, são os causado-res dessa barreira entre cada um de nós e Deus.

Então, existe o que se chama “A benção do Pai Misericordioso” para conosco, os Seus filhos, que desejam cada vez mais receberem

ARTI

GO D

O PÁ

ROCO

Qual é o tamanho da bênção de Deus?

“O Senhor disse a Moisés: dize a Aarão e seus filhos o seguinte: eis como abençoarei os filhos de Israel: o Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor mostre a Sua face e conce-da-te a Sua graça. O Senhor volva o Seu rosto para ti e te dê a paz. E assim invocarão o Meu nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoa-rei.” Nm. 6,22

Vamos falar da benção do Pai Deus. Vamos pedir esta grande benção para todos nós, seus filhos.

Mas, o que é uma benção? Qual é o tamanho da benção de Deus?

Nós acreditamos que nosso Deus é Pai e nos ama com amor infinito. Acreditamos também que o Pai gosta de derramar sobre nós a Sua benção e a Sua força. Somos filhos abençoados e aprovados pelo Pai e Sua benção é uma pode-rosa proteção.

Estamos no ano da Palavra e te-remos como lema central para toda a nossa Igreja paroquial o seguinte: “Tua Palavra é lâmpada para os Pe. Hélio da Cunha

meus pés, e luz para o meu ca-minho.” (Sl. 119, 105). Queremos rezar com toda a confiança a Deus para que a sua Palavra seja uma lâmpada, uma luz encantadora, para todos aqueles que freqüenta-rem e participarem do nosso aviva-mento paroquial.

Precisamos dessa benção amorosa de Deus. Nós somos fracos, somos carentes e, quando estamos em má situação, precisa-mos profundamente da benção do Senhor, como se fosse um abraço, um beijo de um Pai amoroso. Pre-cisamos sentir que a nossa querida Igreja é uma enorme benção para todos nós.

Durante todo o ano 2011 o Senhor da benção virá nos visitar através da Sua Palavra em vários momentos, encontros, celebrações litúrgicas, retiros, etc.

Por mais evangelizados, liber-tos e entregues que possamos ser, maior é a benção que Deus quer derramar em nossa vida. Quanto

os beijos, o abraço, a roupa nova, a sandália nova, o anel novo e a gran-diosa festa do acolhimento.

O Que significa a palavra “Ben-ção”? Quando acontece algo muito bom e achamos que foi inspirado, nós dizemos que foi uma benção.

Como seria bom se nós falás-semos “a minha paróquia é uma benção”. E parássemos de falar mal de nossa paróquia; que falássemos “o meu esposo é uma benção para mim ou “minha esposa e meus fi-lhos são uma benção”, “que benção é a minha família”; isso não seria o ideal? Será que estamos sonhan-do?

O Pai do céu tem preparado para cada um de nós uma benção especial, mais do que nunca no Cerco de Jericó que estaremos ini-ciando no dia 26 de março a 02 de abril do corrente ano. Será uma se-mana fantástica. Será uma semana de bênçãos sobre bênçãos. Quan-tas bênçãos serão derramadas du-rante os sete dias e as sete noites

de orações ininterruptas. “Por cau-sa da Tua Palavra, lançarei as re-des” Lc. 5,5

Será o lema do nosso Cerco de Jericó do ano 2011. Quere-mos lançar muitas redes, na cer-teza que iremos pescar muitas bênçãos, muitas graças, muitos milagres, etc. Porque nossa rede será jogada na direção do Senhor, como quem acredita na pesca mi-lagrosa. Vamos, vamos irmãos e irmãs preparar nossas redes para que na semana do Cerco de Jericó não percamos tempo, pois, será a semana preciosa das bênçãos do Senhor. Será a semana de encher-mos nossas redes com aquelas bênçãos que estamos necessitan-do, para nós, para nossa família e para todos os que acreditarem que a pescaria vai ser muito boa.

Que Deus, o Pai rico das bên-çãos nos abençoe desde já.

EDIT

ORIA

L O Jornal Javé Nessi segue para sua 18ª edi-ção, trazendo sempre conteúdos dos principais eventos da Paróquia e da Igreja Católica. Atualmente, todos os texd-tos da publicação men-sal são produzidos pelos membros da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Santo Antô-nio, além de alguns cola-boradores.

Mesmo este espaço intitulado editorial, cos-tumeiramente produzido pela equipe de jornalis-

tas da Agência Dominus, passará a ser feito pela Pascom, que assim se consolidada a cada dia.

A parceria entre a Pa-róquia Santo Antônio e a Agência de Comunicação Católica Dominus conti-nua. Nossa equipe cola-bora em todo o processo de criação do jornal, com produção da pauta – ro-teiro das notícias a serem produzidas -, organização dos textos e diagramação. Além disso, a equipe da Dominus encaminha para gráfica e garante a chega-

da do jornal na Paróquia.Que o Espírito Santo

ilumine todo o trabalho deste jornal e seus mem-bros. Que cada letra di-gitada, palavra escrita e frase formada sejam um canal de graça, principal-mente para aqueles que ainda não tiveram a opor-tunidade de fazer uma experiência profunda do amor de Deus.

Graça e paz!

Ketlin da RosaEditora da Agência Dominus

AGENDA DE MARÇO

DIA HORA ATIVIDADE LOCAL

12/3 18h Missa de abertura da Catequese Campinas12-13/3 - Retiro para casais – Grupo Aliança -13/3 18h Missa de abertura da Catequese Kobrasol15/3 - Início da Catequese Campinas15/3 19h30 Missa de abertura da Escola Bíblica Campinas17/3 20h Abertura: Quaresma e Tempo Pascal- GBF Kobrasol19/3 8h Retiro Travessia III – JUCRI/G.VIDA -19/3 13h30 Encontro de pais e padrinhos Kobrasol19/3 14h Escola Catequética Campinas -21/3 19h30 Reunião Paroquial de Catequistas Kobrasol21/3 20h Reunião Servos de Maria Campinas26/3 8h30 Reunião Comarcal do SAV Campinas26/3 19h Abertura do VIII Cerco de Jericó Campinas28/3 20h Missa de aniv. de ord. do Diác. José Coelho Campinas

“A profunda piedade pessoal de vossa gente precisa ser alimentada e apoiada

por uma compreensão intensa e um apreço pelos ensinamentos da Igreja

em matérias de fé e moral”Papa Bento XVI, em audiência realizada no dia 3 de março, onde

reforçou o valor da catequse familiar

3www.paroquiasantoantonio.net

Paulo Elias de Souza

MATURIDADE CRISTÃ

Campanha da Fraternidade 2011

“Sede fecundos e multi-plicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se mo-vem pelo chão.” ... “Eis que vos dou, sobre toda a terra, todas as plantas que dão se-mente e todas as árvores que produzem seu fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. E a todos os ani-mais da terra, a todas as aves do céu e a todos os animais que se movem pelo chão, eu lhes dou todos os vegetais para alimento”. (Gn 1, 28-30)

A Campanha da Fraternida-de deste ano fala sobre meio ambiente com o tema “Frater-nidade e a Vida no Planeta”. Conforme vemos em Gênesis, Deus deu ao homem toda a criação e ordenou que ele do-minasse sobre todos os ani-mais da terra. Infelizmente o homem não vem sabendo usu-fruir deste domínio, explorando os recursos do planeta num rit-mo maior que a natureza con-segue recuperar.

Este consumo sem limites vem causando um desequi-líbrio no ambiente que certa-mente é causa das mudan-ças climáticas que estamos sentindo, com dias de muito calor ou frio em lugares que não eram assim e da mudança do regime de chuvas, com tro-voadas e até furacões numa freqüência cada vez maior. A queima de combustíveis e o desmatamento são conside-rados as principais causas do chamado aquecimento global, que é a maior preocupação dos ambientalistas.

Tudo isto está ligado ao nosso consumismo. Hoje con-sumimos muito mais que nos-sos pais e temos um conforto que sequer poderia ser imagi-nado por nossos avôs. Minha mãe dizia que caminhava mais de 6 quilômetros todos os dias

para trabalhar na roça. Hoje não vamos a lugar nenhum se não for de carro.

E qual é o nosso papel nisso tudo? Somos apenas especta-dores ou podemos fazer algo para ajudar na preservação do planeta? Se para você a Ama-zônia está muito longe e nem sabe onde fica a indústria mais próxima e pensa que por isso não pode fazer nada, está en-ganado.

Em seu dia a dia você cau-sa muitos impactos ao meio ambiente, ao consumir água e energia, gerar resíduos e poluir o ar. Se você toma banho, dá descarga, acende a luz, gera lixo ou anda de carro, você faz parte do grupo dos poluidores, este grande grupo, que somos todos nós.

Você pode ajudar a preser-var o meio ambiente, fazendo muitas ações que estão ao seu alcance, como reduzir o consu-mo de energia e de água e a geração de resíduos. Apague luzes, desligue equipamentos que não está usando, tome ba-nho num tempo menor, feche a torneira aos escovar os dentes, barbear-se ou pentear-se.

Compre somente o neces-sário para evitar que produtos fiquem vencidos e tenha que jogá-los fora, prepare a quan-tidade certa de comida e colo-que no prato apenas o que vai comer, para não gerar resídu-os. Separe os resíduos para reciclá-los e faça composta-gem dos resíduos orgânicos. Ande menos de carro e mais de ônibus, a pé ou de bicicleta. De vez em quando, se sua saúde permitir, vá pelas escadas, ao invés de usar o elevador.

Converse com seus amigos sobre a preservação da nature-za e os incentive para ajudarem nesta tarefa que é de todos, de cuidar de nosso planeta.

Faça sua parte. Pequenas ações podem fazer a diferença.

Elenir Lopes Pereira de Morais

Todo projeto precisa ter um modelo e esse modelo poderá determinar a qualidade do que se quer construir. Jesus construiu seu exér-cito convidando homens com características estranhas e diferentes.

Plantou as sementes da tolerância, do per-dão e do amor e essas sementes germinaram no espírito deles, cresceram, foram irrigadas e Ele obteve uma grande floresta. Hoje, para o nós, Jesus é o único modelo na construção da vida humana. (Sl 26,4).

Mensagem do mês

Miriane Priscila Paim

Agende-se para a Grande Festa

Quero convidar você para participar da maior festa do nosso povo, onde será comemorada a vida em toda a sua plenitude! Devido a sua gran-diosidade, ela ocorrerá simultaneamente em to-das as igrejas cristãs do mundo. Aviso com an-tecedência, para que você possa se preparar e aproveitá-la ao máximo.

Celebramos o amor de Deus por nós mani-festado em Jesus Cristo, que se entregando na cruz, morreu e ressuscitou trazendo em seus bra-ços a nossa redenção!

Resumindo: celebramos a PÁSCOA!

ROTEIRO DA FESTA: Quaresma, Tríduo Pascal, Páscoa.

PRIMEIRA FASE DOS PREPARATIVOS:

QUARTA-FEIRA DE CINZAS-9/3-Ao acordar, inicie a preparação abrindo a sua

Bíblia em II Coríntios 6,1-2, leia e medite. Peça que o Espírito Santo ajude você a viver intensa-mente este retiro anual em que amadurecemos nossa fé. Faça jejum, participe da missa, receba as cinzas que lembram a fragilidade humana, e reforçam a misericórdia divina.

PRATIQUE DIARIAMENTE:

Oração: converse com Deus Leitura da Bíblia: acompanhe e medite a vida

de Jesus através do Evangelho de MarcosPartilha: tempo, alegria, trabalho, roupas, ali-

mentos, conhecimento...Amor Fraterno: mantenha contato com as pes-

soas que vivem com você, ajude quem necessita, e deixe os outros ajudarem você

Justiça Perdão: reconheça que todos nós erramos,

perdoe a si e ao outro, e peça perdãoCampanha da Fraternidade 2011

SEXTA-FEIRA É DIA DE:Jejum: A pessoa entre 18 e 60 anos na quarta-

-feira de cinzas e na sexta-feira santa é convidada a fazer no máximo 01 refeição completa e 2 lan-ches leves.

Mas a cada sexta, ela pode repetir o jejum acima, ele integra a pessoa aos sofrimentos de Cristo, fortalece o espírito e promove a caridade, quando o alimento que seria consumido é oferta-do aos necessitados

Abstinência: A pessoa acima de 14 anos na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa é convidada a não comer carne. Repita o gesto a cada sexta, evitando carne, chocolate, refrigeran-te, T.V., internet, bebidas alcoólicas etc. Utilizar o dinheiro que ia gastar em alguns destes itens para ajudar os necessitados.

Via Sacra: participe da Via Sacra na Igreja, recordando os passos de Cristo rumo a nossa salvação

CELEBRE:

Reconciliação com Deus: purifique-se através do sacramento da confissão

Missa: participe das missas aos domingos

AGUARDE A SEGUNDA FASE DOS PREPA-RATIVOS

4 ESPECIAL - Ano da Palavra

PLANEJE SEU FUTURO

Aprende a eleger suas reais PRIORIDADES

Proteja sua famíliaAdministre melhor seu dinheiro.

Aumente sua renda usando horas improdutivas

Aprenda a planejar desde cedo sua aposentadoria para não depender somente do governo ou de parentes no futuro

Agende horário para conhecer todos os nossos benefícios, através do telefone (48) 8406 3268, com EDILSON.

Caminhando com a Palavra

Biblicando

Marcos Cunico

Durante todo este ano estaremos trilhando um itinerário sobre a Palavra de Deus, fazendo um breve Estudo Bíblico. Por isso convido que acompanhem todos

os meses esta coluna do jornal.Onde surge a BíbliaA Bíblia surge no meio de um povo do

Oriente, o Povo de Israel. Este povo cria uma literatura que relata sua história, suas reflexões, sua sabedoria, sua oração. Toda essa literatura é inspirada pela sua fé no único Deus que lhes revela: “Estou sempre com vocês!” O Povo da Bíblia mora perto do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio.

Inicialmente, é um grupo de migrantes, vindos da Mesopotâmia (hoje Iraque). São chamados de Hebreus e descendem de Abraão. Muita gente quer ser dona da terra onde moram esses hebreus. Os Cananeus, outros moradores de lá, a chamavam de Canaã. Os Israelitas a chamavam de Isra-el. Mais tarde será chamada de Palestina: terra dos Filisteus.

Os Patriarcas

Com Abraão se inicia a história do Povo da Bíblia. Abraão sai da Mesopotâmia, à procura de uma terra nova, acreditando na promessa de Deus. Sai com sua família e vai morar em Canaã. Isto se dá lá pelo ano 1850 a.C. Abraão, Isaac e Jacó são cha-mados Patriarcas. Eles são os primeiros pais (da fé) e fundadores do Povo da Bíblia. (Jacó é também chamado de Israel).O povo muda para o Egito

Muita gente se muda para o Egito, onde a terra é mais fértil. Entre eles estão Jacó e sua família. Com o passar dos tempos, os faraós (reis) do Egito, começam a escravi-zar estes povos. Os Hebreus também são escravizados pelo Faraó.Libertação e volta à sua terra

Surge no meio do povo um líder que chefia um movimento de libertação. Com a ajuda de Deus, faz o povo fugir da opressão dos reis do Egito. Este líder é Moisés.

O Povo caminha pelo deserto durante 40 anos, de volta a Canaã. Moisés morre antes de o povo entrar na terra que chama-vam terra da promessa de Deus. Em seu lugar fica Josué. O povo passa então a ser liderado por outros chefes, chamados de

Juízes. O último dos Juízes é Samuel.Os primeiros reis

Para ser mais forte contra os constan-tes ataques dos povos vizinhos, o Povo de Israel deseja um Rei, assim como os outros povos têm. O primeiro Rei é Saul. O segundo rei é Davi, que é considerado o rei mais importante que o povo da Bí-blia teve em sua história. Ele vence todos os povos vizinhos, une o povo e aumenta seu Reino. Como capital escolhe Jerusa-lém. O terceiro rei é Salomão. É durante o reinado de Salomão que surgem os pri-meiros escritos da Bíblia. Antes, as histó-rias eram transmitidas de boca em boca, de pai para filho.Divisão do Reino

Depois da morte do rei Salomão, há muitas lutas políticas e brigas. O Reino acaba sendo dividido em dois: o povo do norte, que não aceita o filho de Salomão como rei e cria o Reino do Norte ou Israel e o povo do sul, que permanece fiel à fa-mília de Davi e cria o Reino do Sul que se chama Reino de Judá.As dominações

Os grandes impérios daquele tempo

não deixam o povo da Bíblia em paz. Em 724/721 a.C. a Assíria invade o Reino do Norte (Israel) e toma posse daquela re-gião. Mais ou menos 150 anos depois, o Império da Babilônia vence a Assíria e toma posse do Sul (Judá), pondo fim à sua existência. Os babilônicos levam boa parte do povo de Judá para Babilônia, onde per-manece durante 50 anos (587-538 a. C.). Este foi o tempo do Exílio.

Mas a Babilônia, por sua vez, é vencida pela Pérsia. O rei dos Persas deixa o povo judeu voltar para sua terra. Daí em diante, os judeus são quase sempre dominados por povos estrangeiros. É nesta época de dominação que surge a esperança de um Messias, um novo Davi, que salvará seu povo. São os livros proféticos que contam o sofrimento e a esperança do povo.

Assim os livros escritos desde o tem-po de Salomão até os profetas formam os que chamamos de Antigo Testamento ou Primeira Aliança. No próximo mês perce-beremos que nesta caminhada do povo, eles estiveram sempre acompanhados por Deus. Para refletir esta primeira parte da formação, você pode rezar o Salmo 43.

5www.paroquiasantoantonio.net

NOVO MUNDO

Ordenação prebisteral do Diác. Carlos Pamplona

Dia 12/02 aconteceu na Diocese de Lages a ordenação presbiteral do então diácono Car-los Pamplona. Colaborador e amigo desta paróquia, Carlos Pamplona revela publicamente, sempre que tem oportunidade, que em momentos de tribulações na sua caminhada rumo ao sacerdócio, sempre contou com a palavra necessária, o apoio e o incentivo do seu grande amigo Pe. Hélio no qual deposita confiança e o vê como exemplo de sacerdote. Carrega em seu coração um forte sentimento de gratidão ao nosso pároco. A cerimônia de ordenação foi simples, porém lindíssima e significativa, onde Dom Irineu Andreassa, Bispo daquela Diocese, ungiu as mãos do neo-sacerdote e atando-as com duas fitas com o escrito: “Tu és sacerdote para sempre” (Sl 109), passou para seus pais desatarem e guardarem consigo. Após, Dom Oneres, Administrador Apostólico de Caçador-SC, e Dom Irineu ergueram os braços do neo-sacerdote e caminharam em meio ao povo, lembrando a passagem do livro do Êxodo 17, 8. Seu lema de ordenação: Dar-vos-ei pastores, segundo o meu oração (Jr 3, 15).

Elenir Lopes Pereira de Morais

Vocacionados na ParóquiaVocação, a partir da experiência de Romeu Gomes MendesWilton Braz Pereira

Nesta edição, confira a história de vida do futuro diácono permanente da Paróquia Santo Anônio, Romeu Gomes Mendes.

Desde a adolescência era fascinado em ouvir o sermão do pa-dre, a maneira como em nome de Deus, ele envolvia a comunida-de, e isso o encheu de entusiasmo pela palavra de Deus, ao ponto de desejar em seu coração,

“um dia eu quero falar de Deus tal como esse padre”. E já aos 16 anos, participava e liderava o Grupo de Jovens época em que fez o 1º retiro chamado “TLC (Treinamento de Líderes Cristãos)”, foi uma experiência maravilhosa com Deus. Daí em diante sempre esteve envolvido com a Igreja, assim como toda sua família, simples, numerosa e temente a Deus. Sua Mãe não dormia sem antes reunir seus 10 filhos ao redor do fogão a lenha para rezar o terço. Foi este am-biente familiar e comunitário que alicerçou sua fé e floresceu sua vocação. E firmado na palavra do Senhor a Josué 1,9, que diz: “Isto é uma ordem, sê firme e corajoso, não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qual-quer lugar para onde fores”, confiante nesta palavra e com o apoio de sua esposa Rose e seu filho Hiago, foi que não resistiu ao convite do Pe. Hélio da Cunha e decidiu servir ao Senhor como Diácono Permanente. Que Deus abençoe esta decisão, e cumule de ricas bênçãos essa missão.

Na foto ao lado,Romeu Gomes Mendes e sua esposa Rose

Isto é uma ordem, sê firme e corajoso, não te atemo-rizes, não tenhas medo, porque o Senhor está conti-

go em qualquer lugar para onde fores (Josué 1,9)

6 www.paroquiasantoantonio.net

ENTRE IRMÃOSO Ano Catequético começa dia 12 em Campinas e dia 13 no Kobrasol, com a celebração das missas das

18 horas. Os catequizandos de 1ª Eucaristia, Crisma, Infância e Adolescência Missionária e Adultos devem participar da missa em sua comunidade trazendo sua Bíblia Sagrada. Após a missa, os catequistas se reú-nem com os pais e responsáveis dos catequizandos. Você que tem filho na catequese não pode faltar.

Aumente sua renda familiar. Matricule-se nos cursos da Ação Social

Djalma Lemes

Continuam aberta as matrículas para os cursos promovidos pela Ação Social paroquial, dirigidos a to-dos aqueles que necessitam de uma qualificação para entrarem no mercado de trabalho ou montarem seu pequeno negócio, ou mesmo trabalharem em casa, podendo com isso, aumentar sua renda familiar. São cursos de curta duração que não requer nenhum pré--requisito, promovidos no período da tarde, num am-biente agradável e descontraído, que além de promover o aprendizado, servem como uma terapia ocupacional e uma maneira de fazer novos amigos.

Os cursos são ministrados por professores altamen-te qualificados e com larga experiência no ramo em que atuam. A duração dos cursos podem ser semestrais ou anuais. Nossos alunos recebem por ocasião da conclu-são do curso, um Certificado que os habilitam a se ini-ciarem, de imediato, no mercado de trabalho.

Não perca tempo e matricule-se:Curso de Cabelereiro: Realizado num moderno sa-

lão de beleza que em nada difere de um salão conven-cional com todos os equipamentos e materiais necessá-rios para seu aprendizado.

As aulas serão realizadas no período da tarde nas 3ª e 4ª feiras, com aulas práticas e teóricas e com a intro-dução das mais novas técnicas e tendências da moda. Duração de um ano.

Curso de Manicure e Pedicure: Realizado por profis-sional altamente qualificado e atualizado com as mais recentes tendências do momento. O curso é ministrado nas 2ª e 5ª feiras no período da tarde de forma inteira-mente prática, levando o participante já nas primeiras aulas a realizar os procedimentos básicos de manicure e pedicure. Tudo realizado num ambiente descontraído e agradável e com todos os equipamentos e materiais necessários a um bom aprendizado. Duração de um semestre.

Curso de Pintura em Tela: Um curso para você dar vasão a toda a sua criatividade e emoção. Gradativa-mente, aprendendo o sentido de cada traço e a combi-nação das cores, você vai conseguindo dar forma àquilo que está dentro de você, transformando o sentimento em arte. Duração indeterminado.

Curso de Tricô: Neste curso você aprende fazendo terapia, num ambiente descontraído, de uma conversa agradável, você vai aprendendo o segredo dos pontos e dando forma a lindas peças: blusas, cachecóis, en-charpes etc. , para você e toda a sua família e por que não para aumentar sua renda familiar. Duração indeter-minado

Curso de Sax e Violão: São cursos para os amantes da música. Ministrados por professores que são exce-lentes músicos e que irão passar para você toda a sua técnica e experiência musical. São realizados em grupo ou de forma individual geralmente às quartas feiras à noite (Sax) e aos sábados pela manhã (violão).

Matrículas e informações:Ação Social Paroquial de Campinas – Horário das

13:30 as 17:30 horas de segunda a sexta feira

Celebração especialLuciane Fermiano

Dia 13 de fevereiro Campinas estava em festa, a Pa-róquia Santo Antônio festejou seus 41 anos de serviço a comunidade, com uma belíssima Celebração presidida pelo Pe. Helio.

Como ofertório vivo o sr. Juca e a Sra. Tilinha conduziram ate o altar a terra, o Sr. Germano e sua esposa Leopoldina conduziram a semente na qual fizeram o plantio, lançando as sementes na terra. O Sr. Abulio conduziu a água, e regou a semente plantada. O Sr. Zelio e a Sra Eliane conduziram a planta, o Sr. Paulinho e a Sra. Julia conduziram as frutas e o Sr. Waldir e a Sra. Eni conduziram o pão e vinho.

Faltou energia elétrica durante a celebração, mas nem por isso perdeu seu brilho, a missa foi celebrada a luz de velas e nenhum paroquiano saiu antes da benção final.

7www.paroquiasantoantonio.net

PASTORAIS E MOVIMENTOS

Queridos por todos

Jorge e Guilhermina decidiram se mudar para Campinas em 1971 para que os filhos pu-dessem continuar os estudos, pois em Garopa-ba, onde moravam, não havia escola de ensino médio (2º grau). Nos primeiros anos, ela morou sozinha com os filhos, trabalhando na Escola Básica Laércio Caldeira de Andrade, enquanto ele continuou em Garopaba até 1972, cumprin-do o mandato de prefeito para o qual havia sido eleito em 1968. “Foram tempos difíceis”, diz ela, ao lembrar-se dos primeiros anos aqui.

Dona Guilhermina diz que recebia muitos convites para entrar no Apostolado da Oração, movimento que já participava em Garopaba, e assim que se aposentou entrou na associação que até hoje participa. Trabalhou no Grupo de Idosos por 8 anos como voluntária e ficou mais um ano como participante. Já seu Pacheco, como é mais conhecido, começou a participar mais ativamente da Igreja ao ser convidado para fazer leituras e comentários nas missas, o que fez com muita alegria por vários anos.

Ela se recorda quando ajudava nas festas da igreja e trabalhava desde a quinta feira na co-zinha e que no domingo, junto com seu Pache-co, ajudava no balcão, vendendo os almoços. Participaram por alguns anos do Ministério da Acolhida, quando faziam a recepção nas mis-sas. Já foram missionários e receberam, junto com outros 5 casais, a bênção de Dom Eusébio

(então bispo de Florianópolis) para visitar e dar a bênção em vários lares de nossa paróquia.

Em 1991, o casal foi convidado a participar da Pastoral Familiar e ainda hoje ajudam nos encontros de pais e padrinhos (foram coorde-nadores) e nos encontros de noivos. Já reali-zaram muitas palestras para casais, dando testemunho de sua vida conjugal. Também par-ticipam do Movimento de Irmãos desde 1992, para o qual já foram convidados algumas vezes para serem coordenadores. Apesar de nunca terem aceitado o convite, participaram de várias equipes de coordenação do movimento.

Juntos com alguns amigos formaram a mais de 10 anos o Ministério de Música Vozes da Fa-mília, atividade que o seu Pacheco gosta tanto que sempre que recebe um convite vai com seu afoxé (chocalho) ajudar em outras missas.

Eles são muito queridos em todos os grupos que participam e são tratados com muito cari-nho. Cultivam o hábito da leitura da Palavra e de livros e revistas católicas, além da oração diária e do terço em casa. Neste mês de março celebram 62 anos de casamento. Podem afir-mar que alcançaram o objetivo que os trouxe-ram para cá, que era dar oportunidade para os filhos estudarem, já que 6 deles se formaram na universidade. Agradecemos a eles por tudo que fizeram em nossa paróquia e desejamos muita saúde e paz.

Quer ser discípulo? Venha para o discipulado!

Em Lc 10, 38-42, temos a prova de que o melhor da perseverança é ficar aos pés do mestre Jesus para escutar seus ensinamentos e não nos ocuparmos apenas com os afazeres do dia a dia, como trabalho, escola, namoro, filhos, amigos, e esquecermos de Jesus.

Por isso, o Grupo de Oração Jovem Sopro de Vida possui o discipulado, no qual os jovens recém saídos do Retiro Metanoia podem optar por perse-verar por meio dos ensinamentos da Palavra.

Neste ano, o Ministério de Discipulado, através da adoção de um novo lema “Discipulado 2011: formação, oração e ação”, buscará levar os jovens a aprofundar sua fé (formação), a ter mais intimidade com Deus (oração) e a evangelizar (ação). Destaca-se ainda as inovações presentes, em 2011, no ministério: missão resgate (resgate de discípulos), campanha do litri-nho, formações para orientadores...

Atualmente, cada discipulado tem a duração média de quatro meses. Após este período, realiza-se um retiro para selar tudo aquilo que foi vi-venciado pelos jovens e confirmar o chamado do Senhor. Por fim tem-se a Consagração, onde os discipulandos são enviados para o serviço ao Reino de Deus.

Faça como Maria que escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada jamais, e venha participar do discipulado!

Debora de Souza Pereira.

Paulo Elias de Souza

8 www.paroquiasantoantonio.net

Cerco de Jericó

Foto

s: R

ita M

aria

Cam

pos

de M

aced

o

Você se vê aquiO Cerco de Jericó é uma campanha de

sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. Sua inspiração mais remota encontra-se no capitulo 6 do livro de Josué. O texto sagra-do nos conta que antes de chegar à terra prometida o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó que o impediam de prosseguir a caminhada. Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou os Israelitas a orarem durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de Jericó, tendo a frente a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que cami-nha com seu povo.

Josué e os Israelitas acreditaram na pro-messa divina de que no sétimo dia durante a sétima volta as muralhas cairiam e eles alcança-riam a vitória, coisa que de fato aconteceu por-que o Senhor é fiel e cumpre suas promessas!

Nos nossos dias colocamo-nos diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento e confiantes no poder da oração, pedimos que Ele derrube as muralhas que nos impe-dem de tomarmos posse de uma vida mais santa e feliz.

Rose MedeirosVOCÊ PRECISA SUPERAR ALGUMA

DIFICULDADE EM SUA VIDA?VOCÊ PRECISA DE UMA GRAÇA MUI-

TO ESPECIAL?VOCÊ PRECISA VENCER E DERRU-

BAR AS MURALHAS QUE LHE IMPEDEM DE SER FELIZ?

PARTICIPE DO VIII CERCO DE JERICÓ DA NOSSA PARÓQUIA!

Assim como os Israelitas: clame, reze peça, toque as trombetas da oração, escute a Palavra de Deus, e os muros que te cercam virão abaixo.

O Cerco de Jericó é um exemplo da eficá-cia da oração perseverante, da oração feita continuamente diante de Jesus Eucarístico. Junto a Jesus está Maria, sua e nossa Mãe. Na oração do Santo Rosário, Maria tem o po-der de fazer cair por terra tudo o que nos opri-me. Maria desata os nós de todos os filhos e filhas que a Ela recorrem.

Nosso Deus, Palavra Viva, Palavra de vida eterna, operou milagres na época dos Israelitas, pode operar hoje em nós os mes-mos milagres. Basta pedirmos, clamarmos, implorarmos com fé na sua misericórdia.

Acesse o site da Paróquia!

www.paroquiasantoantonio.net