jornal metrópole 17/02/2016

8
Ano 17 | Nº 3964 | 17 de fevereiro de 2016 Diário de Circulação Nacional Richa reforça a segurança pública com a nomeação de mais 2.884 policiais » O governador Beto Richa nomeou nesta terça- feira (16) mais 2.884 novos profissionais para reforçar a segurança pública no Paraná. São 2.212 policiais mi- litares, 608 bombeiros militares e 64 delegados. Richa afirmou que o reforço do contingente policial e das in- vestigações reflete diretamente na diminuição dos ín- dices de criminalidade. Com a nomeação, ultrapassa a marca de 10 mil policiais civis e militares contratados desde 2011. “Investimos na área de segurança pública ao longo de toda a gestão. Contratamos mais policiais, compramos novas viaturas e equipamentos mais mo- dernos e garantimos condições de trabalho mais ade- quadas aos policiais e ao planejamento de segurança em todo o Estado”, afirmou o governador na solenida- de, realizada em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. Página 3 Governador Beto Richa assina a nomeação de 2.212 policiais militares, 608 bombeiros militares e 64 delegados da Polícia Civil Pedro Ribas/ANPr Carnês de IPTU de Pinhais podem ser pagos com desconto até sexta » Até a próxima sexta- feira (19) os contribuintes de Pinhais podem garantir o desconto de 8% para pa- gamento do carnê do Im- posto Predial Territorial Ur- bano (IPTU). A dedução se refere ao pagamento à vis- ta e somente no valor do IPTU. No imposto a ser pago já estão previstas as taxas de recolhimento de lixo e taxas de bombeiros. Página 8 Proposta de lei de ocupação de solo é apresentada à comunidade » A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanis- mo está realizando nesta semana quatro audiências públicas regionais para a apresentação de propos- tas de revisão do Plano Diretor. A primeira con- sulta aconteceu no bair- ro Cidade Jardim e con- tou com a presença da comunidade. O secretário Municipal de Urbanismo, Marcelo Ferraz Cesar, des- taca a importância das au- diências públicas como uma oportunidade de co- nhecer as propostas, as- sim receber contribuições da comunidade. Página 4 Vice-governadora abre reunião sobre revitalização do Iguaçu Divulgação/PMSJP Everson Bressan/SMCS A Prefeitura de Curitiba retirou mais de 90 toneladas de entulho, restos de construção civil e lixo doméstico em dois terrenos nos bairros Sítio Cercado e Vila Atenas. Quarta-feira Temporada teve 905 salvamentos, 40 mil atendimentos em saúde e 2 mil prisões Página 7 Audiência Pública realizada no Cidade Jardim para moradores da região e comunidades vizinhas Equipes da Prefeitura retiram 90 toneladas de lixo em terrenos do Sítio Cercado e Vila Atenas Página 3 Vice-governadora Cida Borghetti e o preseidente da Sanepar, Mounir Schaowiche durante a 1° Reunião de 2016 do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu na sede da Sanepar Ike Stahlke/Sanepar Página 3

description

 

Transcript of jornal metrópole 17/02/2016

Page 1: jornal metrópole 17/02/2016

Ano 17 | Nº 3964 | 17 de fevereiro de 2016 Diário de Circulação Nacional

Richa reforça a segurança públicacom a nomeação de mais 2.884 policiais

» O governador Beto Richa nomeou nesta terça-feira (16) mais 2.884 novos profissionais para reforçara segurança pública no Paraná. São 2.212 policiais mi-litares, 608 bombeiros militares e 64 delegados. Richaafirmou que o reforço do contingente policial e das in-vestigações reflete diretamente na diminuição dos ín-dices de criminalidade. Com a nomeação, ultrapassa amarca de 10 mil policiais civis e militares contratadosdesde 2011. “Investimos na área de segurança públicaao longo de toda a gestão. Contratamos mais policiais,compramos novas viaturas e equipamentos mais mo-dernos e garantimos condições de trabalho mais ade-quadas aos policiais e ao planejamento de segurançaem todo o Estado”, afirmou o governador na solenida-de, realizada em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Página 3

Governador Beto Richa assina a nomeação de 2.212 policiais militares, 608 bombeiros militares e 64 delegados da Polícia Civil

Ped

ro R

iba

s/AN

Pr

Carnês de IPTU dePinhais podem ser pagoscom desconto até sexta

» Até a próxima sexta-feira (19) os contribuintesde Pinhais podem garantiro desconto de 8% para pa-gamento do carnê do Im-posto Predial Territorial Ur-bano (IPTU). A dedução se

refere ao pagamento à vis-ta e somente no valor doIPTU. No imposto a serpago já estão previstas astaxas de recolhimento delixo e taxas de bombeiros.

Página 8Proposta de lei de ocupação de

solo é apresentada à comunidade» A Prefeitura de São

José dos Pinhais, por meioda Secretaria de Urbanis-mo está realizando nestasemana quatro audiênciaspúblicas regionais para aapresentação de propos-tas de revisão do PlanoDiretor. A primeira con-sulta aconteceu no bair-ro Cidade Jardim e con-tou com a presença dacomunidade. O secretárioMunicipal de Urbanismo,Marcelo Ferraz Cesar, des-taca a importância das au-diências públicas comouma oportunidade de co-nhecer as propostas, as-sim receber contribuiçõesda comunidade. Página 4

Vice-governadoraabre reunião sobrerevitalização do Iguaçu

Div

ulg

açã

o/P

MS

JP

Everso

n B

ressan

/SM

CS

A Prefeitura de Curitiba retirou mais de 90 toneladas de entulho, restos de construçãocivil e lixo doméstico em dois terrenos nos bairros Sítio Cercado e Vila Atenas.

Quarta-feira

Temporada teve 905 salvamentos, 40 milatendimentos em saúde e 2 mil prisões

Página 7

Audiência Pública realizada no Cidade Jardim para moradores da região e comunidades vizinhas

Equipes da Prefeitura retiram90 toneladas de lixo em terrenosdo Sítio Cercado e Vila Atenas

Página 3

Vice-governadora Cida Borghetti e o preseidente da Sanepar,Mounir Schaowiche durante a 1° Reunião de 2016 do GrupoGestor de Revitalização do Rio Iguaçu na sede da Sanepar

Ike

Sta

hlk

e/S

an

epa

r

Págin

a 3

Page 2: jornal metrópole 17/02/2016

2 | Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

AB Notícias [email protected] (41) 3014-6764

SAFRA DE FEIJÃOEstá intensificado o cultivo da segunda safra de feijão

no Estado. A produção estimada para este ciclo é de quase400 mil toneladas. O volume é 2% maior que o do mesmoperíodo em 2015. De uma área com pouco mais de 200 milhectares, 68% já recebeu o plantio. As informações são doDepartamento de Economia Rural, o Deral, e da Secreta-ria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Seab.

JOGOS PEDAGÓGICOSA rede municipal de ensino de Paranavaí vai receber

kits de jogos pedagógicos. Eles são voltados para os alunosque freqüentam as salas de recursos multifuncionais daEducação Básica. Os jogos vão ser usados com intuito defacilitar e estimular a aprendizagem através da interação.O investimento da aquisição de todo o material foi decerca de 200 mil reais.

INVESTIMENTO CERTOA Prefeitura de Castro, nos Campos Gerais, vai mudar

a área de destinação de investimento de 100 mil reais. Ovalor que ia ser usado para shows de comemoração do ani-versário da cidade, agora vai ser destinado para a Saúde.Com o valor, vão ser comprados equipamentos para a ma-ternidade do Hospital Anna Fiorillo Menarim.

EXPOSIÇÃO EM PARISO artista plástico de Foz do Iguaçu, Adriano Monanc,

levou o Paraná para o mundo. Sua mostra “Novas Cores”ficou em exposição na galeria Golan Rouzkhosh de Paris,na França. Foram 26 obras expostas, marcando o trabalhoimpressionista característico do artista. As obras eram cominspiração na fauna e flora da região de Foz.

INSCRIÇÕES PARA EJAEstão abertas as inscrições para a Educação de Jovens e

Adultos, o EJA, de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais.Para participar, tem que ter mais de 15 anos. São seis esco-las da cidade que estão oferecendo as aulas. Uma delas é aDom Bosco no Jardim Alegre. Para efetuar a inscrição bas-ta ir até a unidade.

SHOW DE ANIVERSÁRIOO aniversário de Pinhais vai ter como atração princi-

pal o cantor Thiaguinho. São 24 anos de idade da cidade eo show promete animar os participantes. Além de atra-ções artísticas, o evento vai contar com espaço comuni-dade com brinquedos infláveis e área gastronômica. Aapresentação de Thiaguinho acontece no dia 6 de março apartir das 18h, ao lado do Terminal de Pinhais. O show égratuito.

CURSO DE FORMAÇÃORestam poucas vagas para os cursos de formação no

distrito de São Lourenço, de Cianorte, no Noroeste doParaná. As formações são gratuitas. Os cursos que aindatêm vaga são: pintura em tecido, boas práticas de manipu-lação de alimentos e preparo de bombons. Para se inscre-ver, basta ir até o Serviço de Convivência e Fortalecimen-to de Vínculos, as terças ou quartas com documento deidentificação e comprovante de residência.

ECO PARANÁA castrense Anderly Zargiski, de 19 anos, venceu a

grande final do concurso Eco Paraná 2016. Ela é a novaMiss Eco Paraná na categoria adulta. Outra candidata deCastro, Letícia Garcez, também trouxe títulos da compe-tição para o município dos Campos Gerais. Ela ficou emsegundo lugar como Eco Teen e venceu como Miss EcoTeen Simpatia.

CORRIDA DE RUANo dia 10 de abril acontece em Ponta-Grossa o Circui-

to Sesc de Caminhada e Corrida de Rua 2016. Cadeirantestambém vão poder participar das provas. As inscrições,regulamento e mais informações sobre o evento podemser acessadas no site sescpr.com.br/circuito a partir dodia 29 de fevereiro.

ATIVIDADE FÍSICAO exercício físico em excesso pode prejudicar a saúde

em vez de ajudar. As articulações são as que mais sofremcom exageros e a musculação realizada com sobrecarga éum dos erros mais comuns. Por isso, é essencial ficar atentono equilíbrio entre força, alongamento e a parte aeróbica.

MUNDIAL DE CLUBESAtletas de Maringá vão disputar Mundial de Clubes de

Bolão 16 na Alemanha. A equipe de bolão 16 da Ibam/Clube Olímpico de Maringá é formada por 9 atletas e ape-nas 4 vão poder participar. A competição vai acontecerentre 17 e 20 de junho em Oberthal, na Alemanha.

Metró ole Economia

Governo federal mantém investimentoem saneamento e 3,5 mi de pessoaspassam a ter acesso ao serviço em um anoNúmero é superior à população do Uruguai. Atualmente, mais de 156 milhões debrasileiros têm água tratada na zona urbana

O Ministério das Cidades,por meio da Secretaria Nacio-nal de Saneamento Ambiental,divulgou os dados da 20ª ediçãodo Diagnóstico dos Serviços deÁgua e Esgotos referentes ao anode 2014. Os números apontamque 156,4 milhões de brasilei-ros moradores em áreas urbanassão atendidos por redes públi-cas de abastecimento de água.Já a construção de coletores deesgotos beneficiou em 2014mais 3,5 milhões de habitantes.Esse número é maior que toda apopulação do Uruguai.

O Diagnóstico SNIS 2014apurou informações sobre oabastecimento de água em5.114 municípios e sobre o es-gotamento sanitário em 4.030cidades, que correspondem a98% e 92,5%, respectivamen-te, da população urbana dopaís.

Nesta edição, o levantamen-to apontou índice de abasteci-mento de água nas áreas urba-nas de 93,2% dos moradores.Destacam-se as regiões Sul, Su-deste e Centro-Oeste, com97,3%, 96,8% e 96,7%, respec-tivamente. Em números abso-lutos são 156,4 milhões de bra-sileiros que tem acesso ao servi-ço. Somente em 2014, houveum incremento de 2,4 milhõesde habitantes.

Na área de saneamento,57,6% da população brasileiraresidente em áreas urbanas sãoatendidas por redes coletoras deesgotos o que significa 96,8 mi-lhões de habitantes beneficia-dos com o serviço. Neste item,destaca-se a região Sudeste, com83,3%. Em 2014, foram benefi-ciados mais 3,5 milhões de bra-sileiros. De todo esgoto coleta-do, 70,9% ou 3,8 bilhões de m³

ao ano são tratados. Esse índiceé 5,6% superior ao registrado noano anterior.

Outros dados relevantescontidos no Diagnóstico sãoque as cidades brasileiras pos-suem 586,2 mil quilômetros deredes de água, o que daria para14 voltas em torno da Terra.Essa quantidade está conectadaa 51,6 milhões ramais prediais.Em termos de esgotamento sa-nitário, são 270,7 mil quilôme-tros de redes conectadas a 27,6milhões de ramais prediais. Em2014 houve crescimento de 14,7mil quilômetros de rede de águase comparado a 2013 e de 3,3mil quilômetros na rede de es-gotos.

Consumo de águaO levantamento revelou

que o consumo médio per capi-ta de água no país foi de 162 li-tros por habitante ao dia, umaqueda de 2,6% em relação a2013. A população do Nordesteconsumiu em média 118,9 li-tros, enquanto que no Sudestefoi de 187,9 litros. Por sua vez,ao distribuir água para garantirtal consumo, as redes sofreram

perdas na distribuição, que namédia nacional alcançaram36,7%, mantendo-se pratica-mente no mesmo patamar de2012 e 2013.

InvestimentosSegundo dados do Diag-

nóstico, o país registra inves-timentos efetivamente reali-zados nos serviços de água eesgotos, no ano de 2014, nomontante de R$ 12,2 bilhões(crescimento de 16,7% quan-do comparado com 2013),com destaque para os serviçosde esgotos que receberam di-retamente 46% do total in-vestido. O porte dos serviçosde água e esgotos na econo-mia pode ser medido pela mo-vimentação financeira de R$99,8 bilhões em 2014.

EmpregosSobre geração de empregos

no setor, foram 864,7 mil no-vas vagas diretas e indiretas emtodo o país, sendo 218,2 mil nasatividades diretas de prestaçãodos serviços e 646,5 mil gera-dos pelos investimentos. Emcomparação a 2013, observa-seum aumento de 12,7%.

DiagnósticoO Diagnóstico dos Serviços

de Água e Esgotos é compostopor dados operacionais, admi-nistrativos, econômico-finan-ceiros, contábeis e qualidadedos serviços de saneamento,que permite descrever, comelevado grau de objetividade,aspectos sobre a gestão dos ser-viços nos municípios brasilei-ros. No componente “água e es-gotos”, as informações são for-necidas por companhias esta-duais, empresas e autarquiasmunicipais, empresas privadas,secretarias e departamentosdas Prefeituras municipais, res-ponsáveis pela prestação dosserviços de água e esgotos nopaís.

O documento apresentaainda uma grade extensa de in-formações e indicadores capa-zes de possibilitar uma visãoabrangente, de forma a se obteravaliações consistentes sobre odesempenho dos serviços emtodo o país. O Diagnóstico e oconjunto completo dos dadospodem ser acessados no sitewww.snis.gov.br.

ARAUCÁRIA

Inscrições para concursopúblico seguem até sexta (19)

Interessados têm até às 16 horasda próxima sexta-feira (19) pararealizar as inscrições para o concursopúblico visando preencher vagas paraos cargos de Educador Social (vincu-lado à Secretaria de Assistência Soci-al) e Auxiliar Administrativo. O editalcom todas as informações está dispo-nível na página da internet do Nú-cleo de Concursos da Universidade Fe-deral do Paraná NC/UFPR(www.nc.ufpr.br), instituição res-ponsável pela seleção. Neste site tam-bém são realizadas as inscrições.

A realização do concurso atende auma decisão judicial já que, no mo-mento, a Prefeitura de Araucária estáimpedida de fazer novas contratações,conforme prevê a Lei de Responsabi-lidade Fiscal. No total, são 25 vagaspara Educador Social (ensino médio),com salário de R$ 1.714,44 mais valealimentação (R$ 300,00), e 10 vagaspara Auxiliar Administrativo (ensino fundamental), com saláriode R$ 1.491,41 mais vale alimentação também. Para os dois cargosa carga horária é de 40 horas/semana. As inscrições são realizadasexclusivamente através da página www.nc.ufpr.br e custa R$60 para Educador Social e R$ 35 para Auxiliar Administrativo. Asprovas ocorrerão no dia 20/03/2016 em Curitiba.

Segundo o edital, o Educador Social visa garantir a atenção,defesa e proteção a pessoas em situações de vulnerabilidade, riscopessoal e social, que possuem vínculos familiares, de baixa e média

complexidade, mas também aquelas pessoas que se encontram comvínculos familiares e sociais comprometidos e/ou rompidos, casose situações de alta complexidade. Procura também assegurar seusdireitos, abordando-as, sensibilizando-as, identificando suas ne-cessidades e demandas, desenvolvendo atividade de resgate, inser-ção e reinserção social, sob uma supervisão técnica. Já o AuxiliarAdministrativo desempenha tarefas de digitação, redação, organi-zação de arquivos, cadastro, secretariar as mais diversas comissõesde trabalho, fazer atas, elaborar ofícios, cartas, etc.

Page 3: jornal metrópole 17/02/2016

3| Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 |

Richa reforça a segurançapública com a nomeaçãode mais 2.884 policiais

O governador Beto Richanomeou nesta terça-feira (16)mais 2.884 novos profissionaispara reforçar a segurança públi-ca no Paraná. São 2.212 polici-ais militares, 608 bombeirosmilitares e 64 delegados. Richaafirmou que o reforço do con-tingente policial e das investi-gações reflete diretamente nadiminuição dos índices decriminalidade. Com a nomea-ção, ultrapassa a marca de 10 milpoliciais civis e militares con-tratados desde 2011. “Investi-mos na área de segurança públi-ca ao longo de toda a gestão.Contratamos mais policiais,compramos novas viaturas eequipamentos mais modernos egarantimos condições de traba-lho mais adequadas aos polici-ais e ao planejamento de segu-rança em todo o Estado”, afir-mou o governador na solenida-de, realizada em frente ao Palá-cio Iguaçu, em Curitiba.

“Com a ampliação de profis-sionais e equipamentos, fize-mos prisões sistemáticas emtodo o Paraná. São criminososretirados de circulação e gran-de número de drogas apreendi-das em todas as regiões, em es-pecial no Oeste do Estado, nafronteira internacional que éa porta de entrada das drogas edo armamento pesado para oresto do País”, destacou Richa.“Avançamos bastante e melho-ramos significativamente osíndices de segurança em todoEstado.”

O governador disse que pre-cisou esperar para convocar anova turma de policias devidoao limite prudencial de gastoscom funcionalismo. “Comocontratamos muitos servidores,como professores e policiais,atingimos o limite prudencial,que é quase uma infração à Leide Responsabilidade Fiscal.Agora, com ajuste fiscal, a situ-ação está mais tranquila”, res-saltou.

PARANÁ SEGUROO aumento do efetivo das

forças de segurança faz parte doParaná Seguro, programa estra-tégico do governo estadual, im-plantado em 2011, que reúne omaior investimento em segu-rança pública da história do Es-tado. Além da contratação dosprofissionais, foram adquiridas1.500 novas viaturas e novosequipamentos para melhor apa-relhar a polícia.

O programa também incluiinvestimentos em inteligênciae operações sistemáticas da po-

Vice-governadora abre reuniãosobre revitalização do Iguaçu

Integrantes e parceiros doGrupo Gestor de Revitalizaçãoda Bacia do Rio Iguaçu (GGRI)promoveram nesta terça-feira(16) a primeira reunião ordiná-ria de trabalho de 2016, na sededa Sanepar em Curitiba. A aber-tura foi feita pela vice-governa-dora Cida Borghetti, junto dopresidente da Sanepar, MounirChaowiche.

Cida destacou avanços comoa assinatura do convênio com aAgência Nacional das Águas(ANA) e Coreia do Sul para adespoluição do Rio Belém e re-forçou a importância de estabe-lecer metas para este ano. “Arevitalização da Bacia do RioIguaçu é uma ação prioritária.Unimos toda a sociedade para-naense com o objetivo de recu-perar a qualidade da água do rioque tem uma enorme importân-cia ambiental, econômica e so-cial", afirmou.

O projeto de revitalizaçãotem o apoio do governo fede-ral, prefeituras, empresas públi-cas, Ministério Público, univer-sidades, Banco do Brasil, Embai-xada da Coreia do Sul e de di-versas entidades governamen-tais e não governamentais. ABacia do Rio Iguaçu é conside-rada a mais importante baciahidrográfica do Estado, abran-

lícia para apreensão de drogas eprisão de traficantes.

PRESENÇAE INTELIGÊNCIA

O secretário de Estado daSegurança Pública e Adminis-tração Penitenciária, WagnerMesquita, afirmou que a con-tratação dos novos profissio-nais renova as instituições queatuam na área. “A tecnologiaauxilia no trabalho, é uma fer-ramenta importante, mas nadasubstitui a atuação dos profissi-onais de segurança pública, desua presença, inteligência e seucompromisso com a população”,disse Mesquita. “As polícias Ci-vil e Militar e o Corpo de Bom-beiros são movidos por pessoase precisam deste comprometi-mento profissional", ressaltou

FORMAÇÃOOs bombeiros e policiais

militares passaram em concur-so público feito em 2013, noqual mais de 120 mil pessoas seinscreveram. Eles foram convo-cados em dezembro de 2015.Agora nomeados, iniciam até ofinal deste mês o Curso de For-mação de Soldados em cincodiferentes regiões do Estado.

O comandante-geral da Po-lícia Militar do Paraná, coronelMaurício Tortato, explicou queo curso irá formar soldados pre-parados para atuar junto à co-munidade. “É uma formação ab-solutamente técnica, profissio-nal e humanística, pautada nocompromisso que temos com asociedade, os direitos humanose a cidadania”, declarou. “A Po-lícia Militar recebe esses profis-sionais de braços abertos, den-tro do compromisso de propici-

ar a preservação da ordem pú-blica para a sociedade.”

Curitiba receberá para o trei-namento 798 PMs e 331 bom-beiros; Londrina 396 PMs e 37BMs; Maringá 355 PMs e 37bombeiros; Ponta Grossa 226PMs e 37 bombeiros e Cascavel497 PMs e 166 bombeiros.

A capacitação tem duraçãode 1.500 horas/aula e deve pros-seguir até o final do ano. A par-tir do mês de agosto, os novospoliciais iniciam os estágiosprobatórios nas ruas, com a su-pervisão de policiais mais expe-rientes. Os profissionais passa-rão a atuar nas regiões onde fi-zeram sua formação.

POLÍCIA CIVILDe acordo com o delegado-

geral da Polícia Civil do Paraná,Júlio Reis, com esta nomeação,as contratações feitas pelo go-verno Beto Richa formam 40%dos profissionais da corporação.Os novos delegados fazem par-te da segunda turma do concur-so convocada pelo governador.Em junho de 2014, Richa cha-mou outros 66 delegados.

“É um forte reforço no nú-mero de delegados, que assu-mem a presidência dos inquéri-tos, a coordenação das investi-gações o que reflete em maissegurança para a populaçãoparanaense”, destacou Reis.“Com isso, todas as comarcas doParaná terão delegados após ocurso de formação destes pro-fissionais, que dura em torno de90 dias, e locais de maior crimi-nalidade terão também um re-forço”, completou o delegado-geral.

As cidades para as quais se-

Equipes da Prefeituraretiram 90 toneladas delixo em terrenos do Sítio

Cercado e Vila AtenasA Prefeitura de Curitiba retirou, somente nesta terça-

feira (15), mais de 90 toneladas de entulho, restos de cons-trução civil e lixo doméstico em dois terrenos nos bairrosSítio Cercado e Vila Atenas. A medida integra a varredurae combate a criadouros de focos do mosquito Aedes aegyptiem Curitiba.

Caminhões e duas pás carregadeiras, enviados pela Se-cretaria Municipal do Meio Ambiente, farão o trabalhode limpeza em diversos pontos indicados pelas regionais CICe Bairro Novo. Somente no bairro Sítio Cercado são nove lo-cais com descarte irregular que passarão por limpeza.

O cruzamento da Rua São José dos Pinhais com Tra-vessa Eli Volpato (marginal da linha férrea), no Sítio Cer-cado, foi um dos locais que recebeu os trabalhos de limpe-za. Foram retirados aproximadamente 20 caminhões comentulhos, resíduos e lixo doméstico resultando em aproxi-madamente 80 toneladas.

"É muito importante o que a Prefeitura está fazendonessa época de dengue, retirando esse lixo todo que jogamnos terrenos baldios do bairro. As pessoas não estão cons-cientes do problema. Não jogam perto da casa delas e tra-zem o lixo até aqui, próximo das nossas casa", disse Sirleide Souza, mora no bairro há 14 anos.

Na Rua Leandro Dacheux do Nascimento Junior, naVila Atenas, foram retirados quatro caminhões, em umtotal de aproximadamente 15 toneladas de entulhos. Olocal também recebeu oito caminhões de terra para aterro,deixando o local no mesmo nível da rua.

Na Regional Bairro Novo outros 19 pontos receberãoos trabalhos de limpeza com as equipes nos bairros SitioCercado, Sambaqui, Umbará e Ganchinho.

Já na Regional CIC, onze pontos considerados críticos,também receberão a manutenção nos bairros Sabará, VilaNossa Senhora da Luz, Vila Verde, Augusta e Vila Atenas.

Os trabalhos serão adiados em caso de chuva.

ge 109 cidades, que somam cer-ca de 4,4 milhões de habitantes.

A vice-governadora adian-tou também que vai a Brasíliana próxima semana reiterar ospedidos de recursos na Funda-ção do Banco do Brasil e tam-bém no Ministério do MeioAmbiente.

O presidente da Sanepar,Mounir Chaowiche, afirmouque o processo de revitalizaçãoservirá de referência no Brasil."O trabalho na Bacia do RioIguaçu é o primeiro passo. Ob-jetivo é a revitalização de todas

as bacias do Paraná", disse.

DIVULGAÇÃOPara prestar contas de suas

atividades, o GGRI divulgou,durante a reunião, o Relatóriode Atividades desde que Decre-to 1589 de instituição do grupofoi lançado, em junho de 2015,até dezembro do mesmo ano."Já avançados bastante nestesúltimos seis meses. Agora viráuma nova etapa de trabalho,com participação de todos ossetores envolvidos, buscandoações práticas e visíveis à popu-

rão designados os 64 novos de-legados serão definidas pela Po-lícia Civil, assim como o iníciodo curso e a carga horária naEscola Superior da Polícia Civil.Os profissionais irão reforçar asdelegacias especializadas da ca-pital, as Delegacias da Mulher eas subdivisões policiais no in-terior do Estado.

Eles também poderão inte-grar as comarcas do interior quenão têm um delegado designa-do: São João do Triunfo, Mallet,Palmas, Clevelândia, Altônia,Santa Izabel do Ivaí, Cambará,Manoel Ribas, Iretama, Campi-na da Lagoa, Grandes Rios,Marilândia do Sul, Cândido deAbreu, Ampére, Nova Aurora,Terra Roxa e Santa Helena.

PRESENÇASParticiparam da solenidade

a vice-governadora Cida Bor-ghetti, o presidente da Assem-bleia Legislativa do Paraná,Ademar Traiano; as secretáriasdo Trabalho e Desenvolvimen-to Social, Fernanda Richa; daAdministração e Previdência,Dinorah Nogara; o chefe daCasa Militar, coronel AdílsonCastilho Casitas; o secretário daCiência, Tecnologia e EnsinoSuperior, João Carlos Gomes; ocomandante-geral do Corpo deBombeiros, coronel Juceli Si-miano Junior, e os deputadosestaduais Luiz Cláudio Roma-nelli, Plauto Miró, FernandoScanavaca, Tiago Amaral, Cris-tina Silvestri, Cobra Repórter,Mauro Moraes, Márcio Nunes,Artagão Junior, Guto Silva, Ale-xandre Curi, Élio Rush, JonasGuimarães, Francisco Buhrer eDoutor Batista.

Ped

ro R

iba

s/A

NP

r

Governador Beto Richa assina a nomeação de 2.212 policiais militares, 608 bombeiros militares e 64delegados da Polícia Civil

Vice-governadora Cida Borghetti e o preseidente da Sanepar,Mounir Schaowiche durante a 1° Reunião de 2016 do GrupoGestor de Revitalização do Rio Iguaçu na sede da Sanepar

Ike

Sta

hlk

e/S

an

epa

r

lação", disse o coordenadorMario Celso Cunha. O docu-mento está disponível no sitewww.rioiguacu.pr.gov.br

APRESENTAÇÕESDurante a reunião, também

foram apresentadas as experi-ências com jardins filtrantes,como formas não convencio-nais de tratamento de efluentes,e o Plano Estadual de RecursosHídricos, com projetos pilotopara bacias dos rios Belém, Iraíe Piraquara.

PRESENÇASAlém da vice-governadora,

dos integrantes do GGRI e dasCâmaras Temáticas, tambémparticiparam da reunião o dire-tor de Meio Ambiente da Sa-nepar, Glauco Requião; o presi-dente da Copel, Luiz FernandoLeone Vianna; o presidente dosInstitutos Lactec, Luiz Fer-nando Vianna; o secretário es-tadual do Meio Ambiente,Ricardo Soavinski; o superin-tendente da Funasa, Cesar Sele-me; o deputado estadual RascaRodrigues; o promotor de Jus-tiça Sain-Clair Honorato dosSantos; e o assessor da diretoriado Banco Regional de Desen-volvimento do Extremo Sul(BRDE), Jorge Augusto Callado.

Fábio CampanaFábio CampanaPolítica, Cultura & o Poder por trás dos Panos

A “janela” da infidelidade partidária – que será abertana próxima quinta-feira, para permitir aos políticos mudarde sigla sem o risco de perder o mandato — ameaça esva-ziar a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa. Dosoito parlamentares peemedebistas na Casa, cinco integrama base do governo Beto Richa, contrariando a orientação dadireção estadual, presidida pelo senador Roberto Requião,que quer todos os richistas fora do partido. Entre os queadmitem a possibilidade de deixar o partido está o líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli,que ontem reconheceu viver um dilema. Romanelli afirma não querer deixar a sigla, que integra desde os anos 80,mas admite que a situação está ficando insustentável diante da beligerância do grupo de Requião com os governistas.

Dilma não obedece

Lula tem dito que considerou “tímidas” as medidas anunciadas por Dilma na

reunião do Conselhão, e insuficientes para impulsionar a volta do crescimento.

Voltou a defender um incentivo maior ao crédito e ao consumo. Mas, para ele,

Dilma não está de fato disposta a seguir os conselhos do PT ou dele.

Guerra no PMDB

VVVVVez de Renanez de Renanez de Renanez de Renanez de RenanDepois de o relator Edson

Fachin anunciar que havia

liberado para a pauta uma

denúncia contra Renan

Calheiros, o processo final-

mente chegou à presidência

do STF. Agora, cabe ao presi-

dente Ricardo Lewandowski

marcar a data da sessão que vai analisar se o presidente

do Senado virará réu numa ação penal por peculato.

Só as másSó as másSó as másSó as másSó as másDilma voltou a ser criticada na reunião do con-

selho do PT com Lula. Dirigentes avaliam que a re-

cuperação da sigla passa pela melhora do governo e

a presidente há tempos não traz boas notícias.

TTTTTucanos na disputaucanos na disputaucanos na disputaucanos na disputaucanos na disputaO presidente do PSDB nativo, deputado Ademar

Traiano, diz que os arautos da notícia de que os tu-

canos não participarão da eleição deste ano em

Curitiba, podem tirar o cavalo da chuva. Com can-

didatura própria ou numa composição, o PSDB vai

com tudo para derrotar Gustavo Fruet.

Os viáveisOs viáveisOs viáveisOs viáveisOs viáveisPara Traiano , o PSDB tem bons nomes próprios

para disputar a prefeitura de Curitiba. Ele citou o

secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, e o secre-

tário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns.

Na contramãoNa contramãoNa contramãoNa contramãoNa contramãoRequião se aliou ao PT para derrubar um projeto

de seu partido, o PMDB, e apoiado pela presidente

Dilma Rousseff. Não quer nada que limite as esta-

tais. O projeto trata da governança das empresas

controladas pelo Estado.

Arruda apoia CunhaArruda apoia CunhaArruda apoia CunhaArruda apoia CunhaArruda apoia CunhaEduardo Cunha diz a aliados ter certeza absolu-

ta de que 36 votos são irremovíveis de Hugo Motta

na disputa pela liderança do PMDB. Entre eles, o de

João Arruda, que é sobrinho e membro da entourage

do senador Roberto Requião.

SupersaláriosSupersaláriosSupersaláriosSupersaláriosSupersaláriosNão é que o secretário da Fazenda, Mauro

Ricardo, tinha razão. Juízes e procuradores de Justi-

ça do Paraná ganham supersalários. Na média, em

2015 procuradores e promotores ganharam 23% a

mais. Juízes e desembargadores ficaram com 28%

além do máximo legal.

PT perde doisPT perde doisPT perde doisPT perde doisPT perde doisO PT de Curitiba deve perder dois vereadores

com a abertura da janela da infidelidade,, quando os

parlamentares poderão deixar o partido sem serem

penalizados com a perda do mandato. Os petistas

calculam que Jonny Stica migre para o PV, aliado do

prefeito Gustavo Fruet, do PDT, e Pedro Paulo em-

barque na canoa brizolista; restaria no PT apenas a

vereadora Professora Josete

Marina na LapaMarina na LapaMarina na LapaMarina na LapaMarina na LapaMarina Silva (Rede) estará amanhã na Lapa, para

falar sobre “dimensão ética e estética da sus-

tentabilidade”. A palestra fará parte da semana de

arte da cidade. Além de Marina, participam o diretor

da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educa-

ção Ambiental, Clóvis Borges, e o maestro Paulo Tor-

res, diretor da Orquestra de Câmara Brasileira.

Lula desanimadoLula desanimadoLula desanimadoLula desanimadoLula desanimadoLula era só desânimo depois do encontro com a

presidente Dilma Rousseff na sexta-feira passada.

A aliados, o ex-presidente disse que tem a impres-

são que, cada vez mais, suas conversas com a suces-

sora são apenas “protocolares”. Ele afirmou que não

acredita que ela esteja realmente disposta a ouvir

nenhum dos conselhos que ele lhe dá sobre como

conduzir a política e a economia.

Page 4: jornal metrópole 17/02/2016

4 | Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 |

Proposta de lei de ocupação desolo é apresentada à comunidade

O Rappa, Luan Santanae a dupla Jorge & Mateus

são confirmados paraa Festa da Cidade

Uma série de atrações festivas acontecerão no mês demarço em São José dos Pinhais alusivas aos 326 anos defundação do Município. O ponto alto será a Festa da Ci-dade, que neste ano acontecerá entre os dias 18 e 20 demarço no Parque do Vinho, na Colônia Mergulhão, e terácomo atrações principais a banda Maskavo e O Rappano dia 18, Luan Santana (19) e no domingo (20) as du-plas Matheus & Kauan e Jorge & Mateus.

INGRESSOSA venda de ingressos começa nesta semana pelo site

do Disk Ingresso (www.diskingressos.com.br) e no qui-osque da Festa no Shopping São José a partir da próximasexta-feira (19). Os valores são a partir de R$ 20, combônus ou desconto de meia entrada (não cumulativos). Afaixa etária é de 16 anos e menores entrarão na Festa so-mente acompanhados pelos pais. Seguindo a determina-ção da Lei municipal nº 1529/2010, 5% dos ingressos sãoofertados gratuitamente aos idosos, após chegar a estacota, estes terão desconto de 50% do valor do ingresso.Crianças até 10 anos não pagam, desde que acompanha-dos pelos pais.

TRANSPORTENos dias da Festa da Cidade haverá um linha de ôni-

bus exclusiva com saída do Terminal Central de São Josédos Pinhais e do Parque do Vinho. O local da Festa tam-bém contará com ponto de concentração de táxi comoforma de transporte alternativo.

ACESSOO Parque do Vinho está localizado na Rua Júlio César

Setenareski, 1.500, na Colônia Mergulhão, área rural deSão José dos Pinhais.

COMO CHEGARTrajeto via AeroportoTrajeto via Barro PretoTrajeto via Trevo do Bradesco

HISTÓRIAA escolha do dia 19 de março como aniversário oficial

da cidade foi por meio de Projeto de Lei, em 17 de abril de1951, já que dia 19 de março já era comemorado o dia deSão José, padroeiro do Município. Em 8 de janeiro a Ci-dade comemorou os 163 anos de Emancipação Política –ato criada pela Assembleia Legislativa Provincial de SãoPaulo, o qual São José dos Pinhais passa a ser considera-da Cidade de fato com a posse de seus primeiros verea-dores, em 8 de janeiro de 1853. Na época faziam parte asterras que hoje fazem parte de Araucária, Piraquara,Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul e Agu-dos do Sul.

A Prefeitura de São Josédos Pinhais, por meio da Se-cretaria de Urbanismo estárealizando nesta semana qua-tro audiências públicas regi-onais para a apresentação depropostas de revisão do Pla-no Diretor. A primeira con-sulta aconteceu no bairro Ci-dade Jardim, nas dependên-cias do Centro Municipal deEducação Infantil Papa JoãoPaulo II, e contou com a pre-sença da comunidade, entreos presentes o vereador LuizMonteiro.

O secretário Municipal deUrbanismo, Marcelo FerrazCesar, destaca a importânciadas audiências públicas comouma oportunidade de conhe-cer de maneira didática aspropostas, assim receber con-tribuições da comunidade.“Esse projeto mexe com a or-ganização do território. Éimportante as pessoas conhe-cerem estas propostas e aimportância da organizaçãoe o equilíbrio necessário parao espaço construído: o quepoderá ser feito e as restriçõesque existirão com esse novoProjeto de Lei”, disse.

Segundo o secretário, aproposta do novo Projeto deLei é um melhor aproveita-mento da região urbana, aomesmo tempo que se preser-va as regiões rurais e de ma-tas. “Ao invés fazer com quea cidade se espalhe para aárea rural e para a serra domar. Queremos fazer a Cida-de compacta, verticalizar

nidade pelo email [email protected] até as 16hdo dia 29 de fevereiro de2016.

As demais audiênciaspúblicas acontecem tam-bém a partir das 19 horas:

Dia 16 de fevereiroLocal: CMEI Santa Maria

de Los Angeles – Rua Wal-frido Costa, 119 – Rio Peque-no

Dia 17 de fevereiro

Audiência Pública realizada no bairro Cidade Jardim para moradores da região e comunidades vizinhas

Ação Global e apresentação doprograma Bem Estar acontecem dia26 de fevereiro no Parque São José

São José dos Pinhais é aCidade brasileira escolhidapara receber, no próximo dia26 de fevereiro, no Parque SãoJosé, o Ação Global, eventoque leva aos cidadãos infor-mação, serviços, diversão eentretenimento. Neste mes-mo dia o programa televisivoBem Estar será transmitidopela Rede Globo “Ao Vivo”para todo o Brasil, levandoinformações sobre saúde equalidade de vida. O AçãoGlobal em São José dos Pi-nhais é uma realização daRede Globo/RPC TV e doServiço Social da Indústria(Sesi PR), e conta com apoioda Prefeitura de São José dosPinhais.

BEM ESTARO Bem Estar é um progra-

ma jornalístico da TV Globo

Div

ulg

açã

o/P

MS

JP

Div

ulg

açã

o/P

MS

JP

mais as regiões centrais, pro-ver essas regiões de infraes-trutura e equipamentos pú-blicos justamente para evitarque a cidade se espalhe mui-to além do perímetro urba-no”.

Durante a audiência pú-blica a equipe da Secretariade Urbanismo reapresentouo anteprojeto Lei de Zonea-mento de Uso e Ocupação doSolo com revisões em relaçãoaos valores de densidadehabitacional e limites dasZonas Urbanas, assim comoos anteprojetos de Lei deParcelamento do Solo Urba-no e de Lei de Condomínios.

O diretor do departamen-to de Planejamento Territoriale Urbano José Maurício Mi-randa a população participouda audiência principalmenteno esclarecimento de dúvidascom relação às propostas.“Após a realização e o recebi-mento de propostas da comu-nidade nas audiências regio-nais e também por email seráredigido a proposta final. Seráentão apresentado à comuni-dade no próximo dia 3 demarço, onde uma vez finali-zada será enviado à Câmarade Vereadores para então setornar Lei”, disse.

A anteproposta está aber-ta à consulta pública ara con-sulta pública no Portal da Pre-feitura (www.sjp.pr.gov.brna aba da Secretaria de Ur-banismo, link “Plano Dire-tor”). As contribuições po-dem ser enviadas pela comu-

Local: Escola MunicipalEugênia da Cruz SantosTalamini – Rua Manoel Mar-cílio de Oliveira, 432 – SãoMarcos

Dia 18 de fevereiroLocal: Escola Municipal

São José – Rua Murici, 505 –Colônia Murici

Dia 3 de marçoLocal: Câmara de Verea-

dores, Rua Veríssimo Mar-ques, 299, Centro.

Luan Santana se apresenta no dia 19 de março

Rob

erto

Dzi

ura

Jr.

/Cola

bora

ção

e trata de assuntos relacio-nados a saúde, bem-estar ealimentação. O programa es-treou em 2011 e até hoje estáno ar levando qualidade devida aos telespectadores.

Cuidados com o corpo, me-lhorias nos hábitos alimen-tares e na transformação noambiente da casa, e do tra-balho, são alguns dos assun-tos tratados no Bem Estar.

No programa há a participa-ção de médicos especialistasque tem papel fundamentalno esclarecimento de dúvi-das e questões levantadaspelo público.

Infrações por uso de celularna direção crescem no ParanáCom ligações, acesso à internet e inúmeros aplicativos

disponíveis, o uso dos celulares e smartphones ao volantecresceu e já é a sexta infração de trânsito mais cometidapelos paranaenses. O número de multas aplicadas pelo usodo aparelho aumentou 4% nos últimos três anos. Em 2013,133 mil motoristas foram flagrados usando o celular aodirigir. No final de 2015, foram 139 mil pessoas. Os dadossão do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).

“Com a evolução da tecnologia móvel e o crescimentono comércio de aparelhos cada vez mais modernos, usar ocelular no trânsito se tornou um comportamento frequentee muito perigoso. O motorista deixa de estar atento ao vo-lante e no que acontece em sua volta para mandar mensa-gens ou acessar redes sociais”, afirma o diretor-geral doDetran, Marcos Traad.

“Estudos mostram que digitar enquanto dirige aumen-ta em até 400% o risco de acidentes de trânsito. Por isso, oDetran investe em campanhas que alertam para as possí-veis consequências desta atitude, mas, infelizmente, ainda

estamos longe da solução do problema”, diz ele.Em janeiro deste ano, uma pesquisa feita por hospital

de São Paulo, com 4,1 mil pessoas, revelou que 80% dosmotoristas consultados utilizam os telefones celulares aovolante, 42% admitiram que enviam mensagens de textoenquanto dirigem e 8% disseram que não mudariam o com-portamento, mesmo sabendo das consequências.

PENALIDADEO Código de Trânsito Brasileiro prevê duas infrações que

envolvem o celular: Dirigir com apenas uma das mãos,exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço,mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos eacessórios do veículo (Art. 252, V); e dirigir utilizando fo-nes nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou detelefone celular;(Art. 252, VI), que é a que o usuário recebena prática. São consideradas infrações média, com 4 pon-tos na habilitação, e multa de R$ 85,13. O uso é proibidomesmo com o carro parado, seja congestionamento ou se-máforo.

Page 5: jornal metrópole 17/02/2016

Metró ole Variedades

Máx.26ºMín. 17º

Dia 19: Mín. 18º e Máx. 30ºDia 18: Mín. 18º e Máx. 29º

Dia 20: Mín. 18º e Máx. 32º

Atrizbrasileira

Indivíduo;sujeito(gíria)

Remédiofortificante

Garantiapessoal Mandar

Antônimode

"positivo"

Vigiarandando

Enfermi-dade

Deus, paraJesus

Terminara costura

151, emromanos

Cômodo dacasa onde

fica otanque

(?) daAviação:SantosDumont

Nome da17ª letrado nossoalfabeto

Alimentodo colibri

Bebidaalcoólica

Raiva;cólera

Mistura deterra

e água

Bolsade super-mercado

Quemrecolhe

latas

Nomeabreviado

da aspirinaPássaro

Setor maispopular

dosestádios

Onde está?(pop.)

Antônimode "se-

dentário"Companhia

(abrev.)Por (?):

por agora

Femininode "seu" Oferecer

Fio (doviolão)

Do inícioao (?): porcompleto

País queluta contra

ospalestinos

BANCO 5/pólen. 6/israel — tônico. 7/errante — rematar.

8

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

© C

oque

tel/E

diour

o Pu

blica

ções

200

5

ACANEGATIVO

MALRDARPPAILDAACCE

RUMPOLENLAMAIRAATICRRAASAVE

ERRANTEGOCIACESUADOAR

FIMCORDAOISRAEL

ON

RE

"Em todas as coisas, o sucesso depende de preparação prévia."Confúcio

Parcialmente nublado com

chuvas e trovoadas isoladas

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA DO SHOPPING SÃO JOSÉ

05| Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 |(Respostas: 1-A / 2-D / 3-B / 4-D / 5-C)

1) Cauã Reymond viveu o perso-nagem André, um policial quefoi condenado injustamente porum crime que não cometeu. Opersonagem fez parte do elencode qual dessas produções daGlobo?a) “O Caçador”b) “A Teia”c) “Avenida Brasil”d) “Da Cor do Pecado”

2) Lineu foi personagem de qualsérie televisiva?a) “A Grande Família”b) “Louco Por Elas”c) “Pé na Cova”d) “O Dentista Mascarado”

3) Quem interpretou o persona-gem Timóteo na novela “Choco-late Com Pimenta”?a) Tarcísio Filhob) Marcello Novaesc) Murilo Beníciod) Ernani Moraes

4) Malu Mader estreou na Globona década de 80. Qual foi a suaprimeira novela?a) “Top Model”b) “O Mapa da Mina”c) “Fera Radical”d) “Eu Prometo”

5) Em qual dessas novelas o per-sonagem vivido por ThiagoLacerda morre em um acidentede avião?a) “Terra Nostra”b) “Hilda Furacão”c) “O Beijo do Vampiro”d) “Um Anjo Caiu do Céu”

TOME NOTA / TOME NOTA / TOME NOTA / TOME NOTA

PrestígioGeladoIngredientes:Creme branco:1 lata de leite condensado800 ml de leite200 g de coco ralado1 e 1/2 colher (sopa) deamido de milho1 pitada de salCobertura:1 lata de creme de leite12 colheres (sopa) deachocolatadoModo de Preparo:Creme branco:Em uma panela, misturetodos ingredientes e leve aofogo até formar um cremehomogêneo; Despeje o cremeem uma travessa ou emporções individuais e reserveCobertura: Em um recipien-te, misture bem o creme deleite e o achocolatado semlevar ao fogo; Despeje amistura por cima do cremebranco e leva à geladeira;Sirva gelado.

Pesquisa revelaque 67% dasbrasileirastêemproblemasintestinais;questão afetavida sexual

Uma pesquisa inédita sobre a re-lação da mulher brasileira com seuintestino revelou um dado surpreen-dente e desconhecido até então: duasem cada três entrevistadas declararamsofrer de problemas intestinais. Issoequivale a 67% das 3.040 mulheresentre 18 e 60 anos avaliadas no Estu-do SIM Brasil - Saúde Intestinal daMulher, realizado pela Federação Bra-sileira de Gastroenterologia (FBG) emparceria com uma fabricante de io-gurtes.

Segundo o levantamento, o pro-blema está presente em todas as regi-ões do país estudadas (nove capitais eo Distrito Federal) e em todas as clas-ses sociais (A, B e C).

Os problemas mais comunsapontados pelas entrevistadas sãogases (57%), inchaço (56%), sensa-ção de peso (46%) e prisão de ven-tre (26%). Foram avaliadas nestasprimeiras fases da pesquisa apenasmulheres com problemas intestinais,mas que mesmo assim não haviamprocurado um médico. “O intestinoé um órgão com muito pouco gla-mour. Ele é importante para a saú-de, mas é relegado”, afirma Guilher-me Rodrigues, especialista em ciên-cia dos alimentos e um dos coorde-nadores da pesquisa.

Poucos sabem, mas esse órgão éconsiderado na medicina como um“segundo cérebro”, pois abriga o se-gundo maior sistema nervoso do cor-po, com 100 milhões de neurônios.Cerca de 80% da serotonina (hormô-nio que regula a sensação de bem-es-tar) do organismo é originada nesteórgão. Por isso, ele tem relação diretacom o bem-estar emocional e a quali-dade de vida. E esse foi um dos focosdo trabalho.

”As mulheres não falam dessetema porque é algo tido como vergo-nhoso. É preciso derrubar este tabu ealiviar o sofrimento da brasileira”, afir-ma a antropóloga Mirian Goldenberg.Os problemas intestinais foram con-siderados “angustiantes” e causadoresde grande constrangimento para amaioria das entrevistadas. Para 62%,eles afetam a sua qualidade de vidatanto no trabalho como em casa.

O humor também sofre oscila-ção segundo dois terços das entrevis-tadas e a concentração no trabalhofica prejudicada para 66%. Um dadocurioso é que 72% das mulheres dis-seram ter mais problemas intestinaisdurante a semana. Nestes dias a vidaé, em geral, mais corrida e estressan-te, e esses fatores são vistos comodesencadeantes dos problemas intes-tinais. E como numa bola de neve,um intestino problemático causa maisirritação e estresse, agravando aindamais a dificuldade de se ir ao banhei-ro

Ciça acusa Samurai de ter ameaçado Pedro. Anavê Ciça e Samurai juntos. Tito e Vanda sugeremque Alina assuma de vez a paixão por Uodson. Osalunos promovem um abaixo-assinado contra ademolição do Dom Fernão, e Luciana se incomoda

com a postura de Rodrigo. Luan decide trabalhar no hostel paravigiar Tito. Glauco e Cleiton dispensam Krica. Bia e Rubem têmum desentendimento. Ana questiona Ciça sobre o envolvimentocom Samurai. Glauco e Cleiton descobrem que estão novamenteapaixonados pela mesma menina, Martinha. Ilza sofre com aausência de Pedro. Beto e Miguel se confrontam.

Clarice aceita que Candinho espere por Filomenaem sua casa. Jack percebe a troca de olhares entreSandra e Ernesto na confeitaria. Candinho e Ernestose enfrentam. Ernesto e Sandra ficam juntos no ateliêdele. Anastácia comenta com Maria que Celso tinhaproblemas com sua mãe. A polícia recebe queixassobre os golpes de Romeu. Eponina alerta Cunegundes e Quinzinhosobre Romeu. Sob a orientação de Sandra, Ernesto contrata Carade Cão para enganar Jack. Paulina sugere que Ernesto se afastede Filomena. Olga beija Romeu, que afirma amar Mafalda. Celsodesabafa com Maria. Cara de Cão apreende Jack.

Carolina exige que Arthur escolha entre ela e Eliza.Gilda observa Dino e Peçanha conversando edesconfia. Arthur diz a Carolina que a ama, masque não pode desistir de Eliza. Carolina pede aosfuncionários que criem um editorial desafiador

para o concurso, afirmando que precisa eliminar umacandidata. Germano pergunta a Lili se ela e Rafael estão tendoum caso.

Nelita questiona Kiki sobre a verdadeira história deseu sequestro. Tóia se desespera com o compor-tamento de Romero. Dante desconfia de Kiki e Be-lisa o apoia. Juliano visita Zé Maria, que o aconse-lha a procurar Atena para chegar em Romero. Feli-ciano se decepciona com Úrsula. Nenenzinho discute com Melpor causa de Merlô. Vavá humilha Mel e se interessa por Alissone Ninfa. César desiste de viajar com Gisela e procura Domingas.Romero expulsa Atena de seu esconderijo. Gibson propõe umacordo com Kiki. Tóia consegue enganar Romero.

Pinhais 24 anos: show com bandaslocais será no dia 5 de marçoOs grupos musicais interessados em participar tem até odia 22 para se inscrever. A divulgação dos selecionadosserá feita no dia 24 de fevereiro

Entre as atrações previstaspara o mês do aniversário deemancipação política de Pi-nhais, está a apresentação debandas locais. O show serárealizado no dia 5 de março,sábado, a partir das 14h. Paraparticipar deste evento, os gru-pos musicais interessados de-verão se inscrever até o dia 22de fevereiro.

A documentação exigida,bem como os demais procedi-mentos necessários para ainscrição se encontram dispo-níveis no link. A divulgaçãodos selecionados estará dis-ponível no dia 24 de fevereiro,no link da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Espaço ComunidadeNo mesmo dia e local do show com bandas locais, também será realizada mais uma edição do Espaço

Comunidade, a partir das 13h. Na oportunidade, serão disponibilizadas atividades recreativas, esportivase culturais.

O Espaço Comunidade é uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer,por meio do Departamento de Esporte e Lazer, e também acontece periodicamente em praças, ruas,ginásios, escolas e associações de bairro do município.

ServiçoO show com as bandas locais será realizada no dia 5 de março na Rua 7 de Setembro, entre a Avenida

Camilo Di Lellis e o Terminal de Pinhais. Mais informações sobre as inscrições dos grupos musicais podemser repassadas pelo Departamento de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pelo telefone (41)3912- 5247 de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Page 6: jornal metrópole 17/02/2016

6 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL| Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 |

Av. Sen. Salgado Filho, nº 2.368 - Municípioe Comarca de Curitiba - Estado do Paraná.

E D I E D I E D I E D I E D I TTTTT AAAAA L L L L L D E P D E P D E P D E P D E P R O C L R O C L R O C L R O C L R O C L AAAAA M M M M M AAAAA S S S S SFaz saber que pretendem casar-se:

MARCELO LUIZ BERMEJO DO AMARAL eGRAZIELE APARECIDA ZANDONÁ.

MARCOS HEISLER DE OLIVEIRA e RIZIA PINHEIRO DE ABREU.MISAEL SILVA DOS ANJOS e DANIELA CAMILA DE SOUZA.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.

O referido é verdade e dou fé.Curitiba, Uberaba, 16 de Fevereiro de 2016

ELIANE KERN BASSI - ELIANE KERN BASSI - ELIANE KERN BASSI - ELIANE KERN BASSI - ELIANE KERN BASSI - Oficial Designada

CARTÓRIO DISTRITAL DE UBERABAPODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ. COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DEPODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ. COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DEPODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ. COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DEPODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ. COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DEPODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ. COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DECURITIBA – FORO CENTRAL DE CURITIBA. 2ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DECURITIBA – FORO CENTRAL DE CURITIBA. 2ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DECURITIBA – FORO CENTRAL DE CURITIBA. 2ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DECURITIBA – FORO CENTRAL DE CURITIBA. 2ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DECURITIBA – FORO CENTRAL DE CURITIBA. 2ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DECURITIBA – PROJUDI.CURITIBA – PROJUDI.CURITIBA – PROJUDI.CURITIBA – PROJUDI.CURITIBA – PROJUDI. Rua da Glória, 290 - Centro Civico - Curitiba/PR - CEP: 80.030-060 - Fone: (41) 3353-7519.EDITAL COM O PRAZO DE VINTE DIAS PARA CITAÇÃO DE EHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETO. A Exma. Sra. Dra. JOSEANEFERREIRA MACHADO LIMA, MM. Juíza de Direito da 2ª Vara de Família, Foro Central da Comarca da Região Metro-politana de Curitiba, Capital do Estado do Paraná, na forma da lei. FAZ SABERFAZ SABERFAZ SABERFAZ SABERFAZ SABER a quem conhecimento deste hajapertencer, especialmente do Sr. EHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETO, que por este Juízo e Cartório da 2ª Vara de Família, ForoCentral da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, se processam os autos n.º 0003806-92.2013.8.16.01870003806-92.2013.8.16.01870003806-92.2013.8.16.01870003806-92.2013.8.16.01870003806-92.2013.8.16.0187de ORDINÁRIA DE DIVÓRCIO POR CONVERSÃOORDINÁRIA DE DIVÓRCIO POR CONVERSÃOORDINÁRIA DE DIVÓRCIO POR CONVERSÃOORDINÁRIA DE DIVÓRCIO POR CONVERSÃOORDINÁRIA DE DIVÓRCIO POR CONVERSÃO, em que é Requerente MARINA CONSTANTINOMARINA CONSTANTINOMARINA CONSTANTINOMARINA CONSTANTINOMARINA CONSTANTINOMAXMAXMAXMAXMAX e Requerido EHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETO, sendo o presente objeto de citação da parte requerida, para que contestea presente ação, nos termos da petição inicial, querendo em 15 (quinze) dias, ficando advertido de que a falta decontestação implicará presunção de que admitiu como verdadeiros os fatos afirmados pela parte autora (CPC, arts. 285e 319). Despacho de seq. 62.1:Despacho de seq. 62.1:Despacho de seq. 62.1:Despacho de seq. 62.1:Despacho de seq. 62.1: “Autos nº 0003806-92.2013.8.16.01870003806-92.2013.8.16.01870003806-92.2013.8.16.01870003806-92.2013.8.16.01870003806-92.2013.8.16.0187 Considerando que o processose alonga há mais de dois anos e o único pedido da autora é a conversão da separação em divórcio, que se trata deum direito potestativo, e que várias diligências já foram realizadas para a citação pessoal do réu, todas infrutíferas, DEFIROO PEDIDO DE CITAÇÃO POR EDITAL, com prazo de vinte dias. INTIME-SE. Curitiba, 5 de dezembro de 2015. JOSEANEFERREIRA MACHADO LIMA - JUÍZA DE DIREITO.” E para que ninguém possa alegar ignorância, se passou o presenteedital e cópias de iguais teores, que serão afixados no lugar de costume e publicados na imprensa desta Capital paracitação de EHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETOEHRLE PIERI NETO. Dado e passadoDado e passadoDado e passadoDado e passadoDado e passado nesta Cidade e Comarca de Curitiba, Capital do Estado doParaná, aos 07 de janeiro de 2016. Eu (a) escrivão e/ou emp. juramentado(a), digitei e subscrevi. (a) JOSEANE(a) JOSEANE(a) JOSEANE(a) JOSEANE(a) JOSEANEFERREIRA MACHADO LIMA – JUÍZA DE DIREITO.FERREIRA MACHADO LIMA – JUÍZA DE DIREITO.FERREIRA MACHADO LIMA – JUÍZA DE DIREITO.FERREIRA MACHADO LIMA – JUÍZA DE DIREITO.FERREIRA MACHADO LIMA – JUÍZA DE DIREITO.

EDITEDITEDITEDITEDITALALALALAL DE CIT DE CIT DE CIT DE CIT DE CITAÇÃO COM PRAZO DE AÇÃO COM PRAZO DE AÇÃO COM PRAZO DE AÇÃO COM PRAZO DE AÇÃO COM PRAZO DE TRINTTRINTTRINTTRINTTRINTAAAAA (30) DIAS (30) DIAS (30) DIAS (30) DIAS (30) DIAS. EDITAL n.º 191/2015. EDITAL DECITAÇÃO DE EVENTUAIS INTERESSADOS, INCERTOS, AUSENTES E DESCONHECIDOS. A DoutoraFabiane Kruetzmann Schapinsky – Juíza de Direito da Vara Cível desta Comarca de Pinhais – PR, na formada lei, etc... FAZ SABER aos que o presente edital, virem ou dele tiverem conhecimento que, perante esteJuízo da Vara Cível e Anexos da Comarca de Pinhais – Paraná, respectiva, tramitam os autos de USUCAPIÃOUSUCAPIÃOUSUCAPIÃOUSUCAPIÃOUSUCAPIÃOsob o n.º 12210-41.2015.8.16.0033 sob o n.º 12210-41.2015.8.16.0033 sob o n.º 12210-41.2015.8.16.0033 sob o n.º 12210-41.2015.8.16.0033 sob o n.º 12210-41.2015.8.16.0033 em que figura como requerente MARIA DAS GRAÇASMARIA DAS GRAÇASMARIA DAS GRAÇASMARIA DAS GRAÇASMARIA DAS GRAÇASPEREIRA MIHCEVIZ PEREIRA MIHCEVIZ PEREIRA MIHCEVIZ PEREIRA MIHCEVIZ PEREIRA MIHCEVIZ e requerido JOÃO JORGE MICHEVIZ, neste ato representadoJOÃO JORGE MICHEVIZ, neste ato representadoJOÃO JORGE MICHEVIZ, neste ato representadoJOÃO JORGE MICHEVIZ, neste ato representadoJOÃO JORGE MICHEVIZ, neste ato representadopela inventariante LICELIA RODRIGUES DA CRUZ, pela inventariante LICELIA RODRIGUES DA CRUZ, pela inventariante LICELIA RODRIGUES DA CRUZ, pela inventariante LICELIA RODRIGUES DA CRUZ, pela inventariante LICELIA RODRIGUES DA CRUZ, pelo presente edital, com prazo de trinta(30) dias, que será publicado na forma da lei e afixado em lugar de costume na sede deste Juízo, leva aoconhecimento de EVENTUAIS INTERESSADOS, INCERTOS E DESCONHECIDOSEVENTUAIS INTERESSADOS, INCERTOS E DESCONHECIDOSEVENTUAIS INTERESSADOS, INCERTOS E DESCONHECIDOSEVENTUAIS INTERESSADOS, INCERTOS E DESCONHECIDOSEVENTUAIS INTERESSADOS, INCERTOS E DESCONHECIDOS, paraque tomem conhecimento da presente ação, tendo por bem de Usucapião o seguinte imóvel:”Imóvel urbanoLote 2 da quadra D da Planta Jardim Atuba I, com área de 546 metros quadrados, situado na rua Euclides daCunha Ribas, 124, Município de Pinhais, PR, propriedade de Maria das Graças Pereira Michevis, cujascaracterísticas são as seguintes: O levantamento teve inicio no ponto 0=PP de coordenadas geográficasUTM: 682644 de longitude este e 7189267 de latitude sul com distância de 14,00 metros e azimute em relaçãoao norte verdadeiro e 355° até chegar ao ponto 01; confrontando com a rua Euclides da Cunha Ribas. A seguirpercorre as seguintes distâncias e azimutes: Ponto 01 – 39,00m e 83°, confrontando com o Lote 01; Ponto02 – 14,00m e 172° confrontando com o Lote 03 Valdir Apolo; Ponto 03 – 39,00m e 264°, confrontando como Lote 15; até chegar ao ponto inicial fechando uma poligonal.” Tudo de conformidade com o respeitáveldespacho a seguir transcrito: “Autos nº 12210-41.2015....Citem-se por manado aqueles em cujo nome estiverregistrado o imóvel usucapiendo, bem como os confinantes (Súmulas 263 e 391/STF) e, por edital, eventuaisinteressados, observado o disposto no inciso IV do artigo 232 do CPC (CPC, art. 942). ...Pinhais, 17 denovembro de 2015. (as) Fabiane Kruetzmann Schapinsky – Juíza de Direito.” E, para que chegue ao conhe-cimento de todos os interessados o presente Edital de Citação que será afixado em lugar de costume epublicado na forma da Lei. DADO E PASSADO, nesta cidade de Pinhais, Estado do Paraná, aos 9 dedezembro de 2015. Eu, Marcelo Kloss - Escrevente Juramentado, o digitei e subscrevi.

JUÍZO DE DIREITJUÍZO DE DIREITJUÍZO DE DIREITJUÍZO DE DIREITJUÍZO DE DIREITO DAO DAO DAO DAO DA V V V V VARAARAARAARAARA CÍVEL CÍVEL CÍVEL CÍVEL CÍVEL E E E E E ANEXOS DE GUARAANEXOS DE GUARAANEXOS DE GUARAANEXOS DE GUARAANEXOS DE GUARATUBA,TUBA,TUBA,TUBA,TUBA,EDITEDITEDITEDITEDITALALALALAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO DE LEILÃO E INTIMAÇÃO DE LEILÃO E INTIMAÇÃO DE LEILÃO E INTIMAÇÃO DE LEILÃO E INTIMAÇÃO

P/presente, faz saber a todos os interessados, que será(ão) levado(s) à LEILÃO o(s) bem(ns) penhorado(s)na seguinte forma: 1º Leilão: 26/02/16, às 13:00 hrs, p/ preço igual ou superior ao da avaliação.2º Leilão:14/03/16, às 13:00 hrs, p/ maior lanço oferecido, exceto o preço vil (inferior a 50% do valor da avaliação).Caso não haja arrematação nos leilões supra referidos, ficarão as partes desde já intimadas das novasdatas:1º Leilão: em 17/06/16,às 13:00 hrs, p/ preço igual ou superior ao da avaliação.2º Leilão: em 01/07/16, às 13:00 horas, p/ maior lanço oferecido, exceto o preço vil (inferior a 50% do valor daavaliação).LOCAL: Fórum, Rua José Nicolau Abagge, nº. 1.330, Cohapar, Guaratuba/PR. 01) Proc.0000874-40.2013.8.16.0088- - - - - Exequente: ITAPEVA II MULTICARTEIRA FUNDO DE INVESTIMENTOEM DIREITOS CREDITÓRIOS NÃO PADRONIZADOS - Lote de terreno sob o nº13 da quadra 70, daplanta Balneário Coroados, desta Comarca, Município de Guaratuba – PR, medindo 12 m. de frente paraa Av. São Mateus do Sul; por 30 m. de extensão da frente aos fundos em ambos os lados, limitando-sepelo lado direito de quem da rua olha o imóvel com o lote 11, pela lateral esquerda com o lote 15; e nalinha de fundos medindo 12 m., divide com o lote n°14; com área total de 360 m², sem benfeitorias.Avaliação total – R$ 50.000,00, em 30/10/2013. VVVVValor atualizado:alor atualizado:alor atualizado:alor atualizado:alor atualizado: R$ 57.491,80, em 04/11/15..LEILOEIRO: ADRIANO MELNISKI, JUCEPAR nº. 07/010-L.**COMISSÃO DO LEILOEIRO: Em caso dearrematação, a comissão devida será de 5% sobre o valor da avaliação, a ser paga pelo arrematante.Em caso de adjudicação, remição ou transação entre as partes, a comissão devida será de 1% ou 5%, dependendo do processo, sobre o valor da avaliação, a ser paga pelo(a)(s) Executado(a)(s). ***Se nãohouver expediente forense nas datas designadas, o leilão realizar-se-á no primeiro dia útil subsequente.INTIMAÇÃO: Fica desde logo intimada a Executada: Adaltiva Kavitski Soares e seu cônjuge secasada for, das datas acima, se porventura não for(em) encontrado(a)(s) para intimação pessoal, bemcomo para os efeitos do art. 687, parágrafo 5º do Código de Processo Civil e de que, antes da arremataçãoe da adjudicação do(s) bem(ns), poderá(ão) remir a execução, consoante o disposto no artigo 651 doCódigo de Processo Civil, bem como que poderá(ão) oferecer embargos à arrematação ou à adjudicação,dentro do prazo de 05 (cinco) dias. E, para que chegue ao conhecimento de todos e no futuro ninguémpossa alegar ignorância, expediu-se o presente edital que será publicado e afixado na forma da Lei.DADO E PASSADO nesta cidade e Comarca de Guaratuba, Estado do Paraná.

GIOVGIOVGIOVGIOVGIOVANNAANNAANNAANNAANNA DE SÁ RECHIA DE SÁ RECHIA DE SÁ RECHIA DE SÁ RECHIA DE SÁ RECHIAJuíza de Direito

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ. COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANAPODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ. COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANAPODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ. COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANAPODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ. COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANAPODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ. COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANADE CURITIBA – FORO CENTRAL DE CURITIBA - 18ª VARA CÍVEL DE CURITIBA –DE CURITIBA – FORO CENTRAL DE CURITIBA - 18ª VARA CÍVEL DE CURITIBA –DE CURITIBA – FORO CENTRAL DE CURITIBA - 18ª VARA CÍVEL DE CURITIBA –DE CURITIBA – FORO CENTRAL DE CURITIBA - 18ª VARA CÍVEL DE CURITIBA –DE CURITIBA – FORO CENTRAL DE CURITIBA - 18ª VARA CÍVEL DE CURITIBA –PROJUDI - Rua Mateus Leme, 1142 - 7º Andar - Centro Cívico - Curit iba/PR - CEP:PROJUDI - Rua Mateus Leme, 1142 - 7º Andar - Centro Cívico - Curit iba/PR - CEP:PROJUDI - Rua Mateus Leme, 1142 - 7º Andar - Centro Cívico - Curit iba/PR - CEP:PROJUDI - Rua Mateus Leme, 1142 - 7º Andar - Centro Cívico - Curit iba/PR - CEP:PROJUDI - Rua Mateus Leme, 1142 - 7º Andar - Centro Cívico - Curit iba/PR - CEP:80.530-010 - 80.530-010 - 80.530-010 - 80.530-010 - 80.530-010 - Processo: 0015309-18.2015.8.16.0001- Classe Processual: Procedimento Ordinário - - - - - AssuntoPrincipal: Honorários Advocatícios - - - - - Valor da Causa: R$2.562.850,00 - - - - - Autor(s): MARCELO CAVAGNARI (RG:71710890 SSP/PR e CPF/CNPJ: 034.444.889-47) Rua Marechal Floriano Peixoto , 1811 12º andar, sala 122 -Centro - GUARAPUAVA/PR - - - - - ALEXANDRE CORREA NASSER DE MELO (RG: 63312428 SSP/PR e CPF/CNPJ:037.651.739-59) Rua Desembargador Motta, 3727 - Mercês - CURITIBA/PR - Réu(s): Espólio de Maria AngélicaQueiroz Vasilakis (CPF/CNPJ: 997.536.269-91) representado(a) por José Luis Vasilakis (CPF/CNPJ: Não Cadastra-do) Avenida 25 de janeiro, 13 casa 350 - QUATRO BARRAS/PR - Elen Muller Queiroz (CPF/CNPJ: 038.521.319-01)Rua São Pedro, 650 apto. 37 - Cabral - CURITIBA/PR - CEP: 80.035-020- Betyy Ferreira Queiroz (CPF/CNPJ:355.926.569-04) Avenida Silva Jardim, 2132 apto 72 - Batel - CURITIBA/PR - EDITAL DE CITAÇÃO DE:EDITAL DE CITAÇÃO DE:EDITAL DE CITAÇÃO DE:EDITAL DE CITAÇÃO DE:EDITAL DE CITAÇÃO DE:ELEN MULLER QUEIROZ -ELEN MULLER QUEIROZ -ELEN MULLER QUEIROZ -ELEN MULLER QUEIROZ -ELEN MULLER QUEIROZ - PRAZO: VINTE (20) DIAS.PRAZO: VINTE (20) DIAS.PRAZO: VINTE (20) DIAS.PRAZO: VINTE (20) DIAS.PRAZO: VINTE (20) DIAS. FAZ SABER FAZ SABER FAZ SABER FAZ SABER FAZ SABER a todos quantos virem opresente ou dele conhecimento tiverem, que perante este Juízo e Cartório da 18ª Vara Cível, tramitam os autos supracitados, atualmente em lugar incerto e não sabido e através do presente, fica ELEN MULLERELEN MULLERELEN MULLERELEN MULLERELEN MULLER QUEIROZQUEIROZQUEIROZQUEIROZQUEIROZ,devidamente CITADO(ACITADO(ACITADO(ACITADO(ACITADO(A), para os termos da ação, podendo, querendo, no prazo de quinze (15) dias, contadosdo término do prazo do edital (20 dias), contestá-la, sob pena de revelia, ou seja, não sendo contestada, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pela parte autora quanto a matéria de fato (arts. 285 e 319 doCPC). Síntese: Síntese: Síntese: Síntese: Síntese: “Os autores exercem regularmente a profissão de advogados e são sócios fundadores degrandes bancas localizadas em Curitiba e Guarapuava. Em 2014, foram consultados pelos Réus para analisar aviabilidade jurídica da venda de quotas partes de um imóvel rural localizado em Guarapuava - PR, o qual foi objetode partilha em ação de inventário e, tendo em vista que as referidas áreas não possuem matrículas individualizadas,as Rés não vinham obtendo êxito na tentativa de vendê-las. Através da análise de viabilidade jurídica realizada pelosadvogados Autores, foi concebida a forma jurídica adequada para realizar a venda das quotas partes que as Résdetinham no imóvel rural. Em decorrência disso, os Autores foram contratados para assessorar o negócio jurídico decompra e venda do imóvel, sendo lhes conferida exclusividade para intermediação do negócio, e como contraparte,receberiam honorários em forma de comissão. Por meio dos Termos de Intermediação para Venda de Imóvel Ruralcom prazo determinado, datados de 20 e 25 de junho de 2014, as Rés formalizaram a contratação dos advogadosAutores. Os termos previam que o pagamento de honorários pelas Rés somente não seria devido na ocorrência dasseguintes hipóteses: (i) se o comprador desistisse do negócio; (ii) se o arrendatário exercesse seu direito de prefe-rência. Tendo os Autores logrado êxito nas negociações e formalizado as propostas de compra do imóvel, que foramaceitas pelos interessados compradores nos Instrumentos de Proposta de Venda de Imóvel da integralidade dasquotas partes que possuíam as Rés, até mesmo sob condições melhores do que esperado ao contratarem osserviços dos advogados Autores para a intermediação da venda, foi elaborada a minuta dos Instrumentos dePromessa de Compra e Venda de Imóvel Rural da maneira solicitada pelas Rés, os quais foram assinados pelosinteressados compradores. Com a elaboração dos instrumentos de compra e venda e as assinaturas dos interes-sados compradores, restava a assinatura das Rés dentro do prazo estabelecido para a conclusão do negócio.Entretanto, no dia marcado para a formalização da realização do negócio, dia 28 de agosto de 2014, a Ré ElenMuller Queiróz comunicou a imotivada suspensão das negociações. A desistência imotivada não elide a obrigaçãodo pagamento dos honorários devidos aos advogados Autores pelos serviços prestados e concluídos de assessoriae intermediação da compra e venda, visto que os Autores nada receberam pela execução do seu trabalho. Atravésda execução dos serviços, com a assinatura dos interessados compradores nas Propostas de Venda de Imóvel, cujaaceitação obriga o proponente, nos termos do art. 427 do Código Civil, consumou-se o trabalho de intermediação,sendo devidos aos advogados Autores, os honorários ajustados sob a forma de comissão pelos serviços prestados,conforme contratualmente pactuado entre os Autores e as Rés. Diante do descumprimento contratual quanto aopagamento de honorários/comissão pelas Rés, em 25/11/2014, os advogados Autores as notificaramextrajudicialmente, constituindo-as em mora, tendo em vista que a desistência do negócio após a assinatura daProposta de Venda, destituída de qualquer fundamento válido, não tem o condão de desobrigar as Rés aopagamento da comissão contratualmente ajustada, devendo ser reconhecido o direito dos Autores ao recebimentoda sua integralidade. Acerca destas considerações, o objetivo da presente ação é a cobrança de honorários devidosem razão da efetiva prestação de serviços jurídicos de assessoria e intermediação realizados pelos Autores, a fim deviabilizar a venda das quotas partes pertencentes às Rés na Fazenda Curuaca/Pai João, localizada no munícipiode Guarapuava-PR. Pelo exposto, os Autores ALEXANDRE CORREA NASSER DE MELO e MARCELO CAVAGNARIrequerem seja processada a ação e julgada procedente, com a condenação das Rés a pagar aos Autores aimportância total de R$ 2.562.850,00 (dois milhões, quinhentos e sessenta e dois mil, oitocentos e cinquenta reais),devidamente atualizada e acrescida de juros de mora de 1% a.m., a título de honorários devidos pela prestaçãode serviços de assessoria jurídica e intermediação de compra e venda de imóvel rural, nas proporções de: R$781.350,00 (setecentos e oitenta e um mil, trezentos e cinquenta reais) para a Ré BETTY; R$ 836.900,00 (oitocen-tos e trinta e seis mil e novecentos reais), para o Réu ESPÓLIO DE MARIA ANGELICA; R$ 944.600,00 (novecentose quarenta e quatro mil e seiscentos reais), para a Ré ELEN; alternativamente ao pedido principal, requerem sejamarbitrados médio de 3% (três por cento) a 10% (dez por cento) sobre o montante da compra e venda de R$29.502.250,00 (vinte e nove milhões, quinhentos e dois mil, duzentos e cinquenta reais), a ser dividido proporcio-nalmente de acordo com o valor dos quinhões das Rés, tendo em vista a comprovação da prestação dos serviçosde assessoria jurídica e intermediação em favor das Rés, a teor do disposto no artigo 22, § 2º do Estatuto daAdvocacia (Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1.994); e, como consequência da procedência da ação, pedem acondenação das Rés ao pagamento das verbas sucumbenciais, em especial das custas e despesas processuais edos honorários advocatícios, que deverão ser estabelecidos em percentual fixo sobre o valor da condenaçãodevidamente atualizado até a data do efetivo pagamento. Dá-se à causa o valor de R$ 2.562.850,00 (dois milhões,quinhentos e sessenta e dois mil, oitocentos e cinquenta reais)..” O presente edital será afixado no lugarO presente edital será afixado no lugarO presente edital será afixado no lugarO presente edital será afixado no lugarO presente edital será afixado no lugarde costume no Forum e publicado na forma da lei.de costume no Forum e publicado na forma da lei.de costume no Forum e publicado na forma da lei.de costume no Forum e publicado na forma da lei.de costume no Forum e publicado na forma da lei. Em, quatro de fevereiro de dois mil e dezesseis.Eu, __ (Edson Martins de Carvalho), Juramentado, que o digitei e subscrevi. - Lidiane Rafaela AraújoLidiane Rafaela AraújoLidiane Rafaela AraújoLidiane Rafaela AraújoLidiane Rafaela AraújoMartinsMartinsMartinsMartinsMartins - Juíza de Direito Substituta

TTTTTABELIONAABELIONAABELIONAABELIONAABELIONATTTTTO E REGISTRO CIVILO E REGISTRO CIVILO E REGISTRO CIVILO E REGISTRO CIVILO E REGISTRO CIVIL DE SANT DE SANT DE SANT DE SANT DE SANTAAAAA QUITÉRIA QUITÉRIA QUITÉRIA QUITÉRIA QUITÉRIAAAAAAvvvvv. N. Sra. . N. Sra. . N. Sra. . N. Sra. . N. Sra. Aparecida, 305, lo ja 13, Seminário – CEP: 80.440-000.Aparecida, 305, lo ja 13, Seminário – CEP: 80.440-000.Aparecida, 305, lo ja 13, Seminário – CEP: 80.440-000.Aparecida, 305, lo ja 13, Seminário – CEP: 80.440-000.Aparecida, 305, lo ja 13, Seminário – CEP: 80.440-000.

TTTTTel (41) 3094-9900 - Fax: (41) 3094-9921 – CURITIBAel (41) 3094-9900 - Fax: (41) 3094-9921 – CURITIBAel (41) 3094-9900 - Fax: (41) 3094-9921 – CURITIBAel (41) 3094-9900 - Fax: (41) 3094-9921 – CURITIBAel (41) 3094-9900 - Fax: (41) 3094-9921 – CURITIBA - PR - PR - PR - PR - PR

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidosFaço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidosFaço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidosFaço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidosFaço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidospelo art igo 1.525 do Código Civi l Brasi leiro:pelo art igo 1.525 do Código Civi l Brasi leiro:pelo art igo 1.525 do Código Civi l Brasi leiro:pelo art igo 1.525 do Código Civi l Brasi leiro:pelo art igo 1.525 do Código Civi l Brasi leiro:

MARCIO ALLE SAROT e RAPHAELLA RIZENTAL RODRIGUES CARVALHO

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei, no prazo deSe alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei, no prazo deSe alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei, no prazo deSe alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei, no prazo deSe alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei, no prazo dequinze dias.quinze dias.quinze dias.quinze dias.quinze dias.

O referido é verdade e dou fé.O referido é verdade e dou fé.O referido é verdade e dou fé.O referido é verdade e dou fé.O referido é verdade e dou fé.

Curitiba - PR, 16 de Fevereiro de 2016.OFICIAL

CARCARCARCARCARTÓRIO DISTRITTÓRIO DISTRITTÓRIO DISTRITTÓRIO DISTRITTÓRIO DISTRITALALALALAL DO BOQUEIRÃO DO BOQUEIRÃO DO BOQUEIRÃO DO BOQUEIRÃO DO BOQUEIRÃORUA MAL. FLORIANO PEIXOTO, Nº5636, HAUER, CEP: 81630-000 - CURTIBA – PARANÁRUA MAL. FLORIANO PEIXOTO, Nº5636, HAUER, CEP: 81630-000 - CURTIBA – PARANÁRUA MAL. FLORIANO PEIXOTO, Nº5636, HAUER, CEP: 81630-000 - CURTIBA – PARANÁRUA MAL. FLORIANO PEIXOTO, Nº5636, HAUER, CEP: 81630-000 - CURTIBA – PARANÁRUA MAL. FLORIANO PEIXOTO, Nº5636, HAUER, CEP: 81630-000 - CURTIBA – PARANÁ

Faço saber que pretendem se casarFaço saber que pretendem se casarFaço saber que pretendem se casarFaço saber que pretendem se casarFaço saber que pretendem se casar:DIEGO RIBEIRO DA MAIA e CAMILA CRISTINE ZEGLIN (Cartório 4ºOficio de Registro Civil,Curitiba - PR)JOSÉ MOREIRA DOS SANTOS e ÉDINA MARIA CARVALHOAUGUSTO ANTONIO DOS SANTOS e ALAIDE ROSA TRENTINICRISTIAN L’HOSTE e ELIZETE ORGINO CATRINQUELUÍS FERNANDO MACEDO e FRANCINI PEREIRAERICK WILLIAN FRANÇA ALVES e LETÍCIA LAYANA RODRIGUESVICENTE NUNES DOS SANTOS e EDINA SANTA RICARDOWAGNER DE OLIVEIRA SAMPAIO e JULLIANE BENETTI DA SILVAEVERTON MAICÁ BEDUSCO e BIANCA CHIMINÁCIOVALDIR DE CARVALHO e ALINE BOSCARIOLI MAIAROBERTO VIEIRA LINHARES e FABIANA SIMBALANOEL RODRIGUES DOS SANTOS NETO e KAROLINNE CAMARGO ROSASe alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei e noSe alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei e noSe alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei e noSe alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei e noSe alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei e noprazo de quinze dias.prazo de quinze dias.prazo de quinze dias.prazo de quinze dias.prazo de quinze dias.

Curitiba, 16 de Fevereiro de 2016.WWWWWALDOMIRO BAPTISTALDOMIRO BAPTISTALDOMIRO BAPTISTALDOMIRO BAPTISTALDOMIRO BAPTISTAAAAA NET NET NET NET NETOOOOO

Oficial

EDITAL DE CITAÇÃO DA REQUERIDA: TEREZA SOARES DE SOUZA, COM O PRAZO DE 30 (trinta) DIAS. A DOUTORAJÚLIA BARRETO CAMPÊLO - JUÍZA DE DIREITO SUBSTITUTA DA VIGÉSIMA PRIMEIRA VARA CÍVEL DA COMARCADE CURITIBA - CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ F A Z S A B E R, que por este edital com o prazo de 30 (trinta) dias,fica CITADA a requerida: TEREZA SOARES DE SOUZA, inscrita no CPF/MF sob nº 023.705.189-36, para no prazo legalde 15 (quinze) dias, proceder o pagamento da importância de R$ 2.956,83 (dois mil, novecentos e cinquenta e seisreais e oitenta e três centavos), valor este corrigido para dezembro/2015, ficando isenta neste caso, do pagamentodas custas e honorários advocatícios ou apresentar embargos, sob pena de não o fazendo, constituir-se este em títuloexecutivo, conforme o artigo 1102c do Código de Processo Civil, nestes autos de MONITÓRIA sob nº 0012412-0012412-0012412-0012412-0012412-51.2014.8.16.0001,51.2014.8.16.0001,51.2014.8.16.0001,51.2014.8.16.0001,51.2014.8.16.0001, proposta por NOGUEIRA COMERCIO DE PNEUS LTDANOGUEIRA COMERCIO DE PNEUS LTDANOGUEIRA COMERCIO DE PNEUS LTDANOGUEIRA COMERCIO DE PNEUS LTDANOGUEIRA COMERCIO DE PNEUS LTDA contra TEREZATEREZATEREZATEREZATEREZASOARES DE SOUZASOARES DE SOUZASOARES DE SOUZASOARES DE SOUZASOARES DE SOUZA, no qual a requerente alega é credora da requerida na importância de R$ 1.479,11 (hummil, quatrocentos e setenta e nove reais e onze centavos), valores nominais com a devida atualização de juros e correçãomonetária. O crédito da requerente é em virtude das infrutíferas tentativas de receber os valores devidos pela vendade Pneus, através dos títulos - cheques - que possuem as seguintes informações: Cheque nº 900259, agência 1282,conta 01002403-7 da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 337,50 (trezentos e trinta e sete reais e cinquentacentavos), emitido em 23/08/2011; Cheque nº 900260, agência 1282 conta 01002403-7 da Caixa Econômica Federal,no valor de R$ 337,50 (trezentos e trinta e sete reais e cinquenta centavos), emitido em 22/09/2011; Cheque nº900261, agência 1282, conta 01002403-7 da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 337,50 (trezentos e trinta esete reais e cinquenta centavos) emitido em 22/10/2011. Debalde foram as tentativas empreendidas pela requerente,no escopo de uma provável composição amigável, não restando outra alternativa, senão valer-se da justiça parareceber o que lhe é devido. Requer a total procedência da ação, nos termos apresentados; a condenação darequerida ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios na base de 20% (vinte por cento) sobreo valor da condenação, nos termos do art. 20 e seus parágrafos, do CPC. DESPACHO: “1. Tendo em vista o teor damanifestação de mov. 144.1, defiro a citação por edital da requerida TEREZA SOARES DE SOUZA, nos termos dosartigos 231 e 232 do Código de Processo Civil. Prazo: 30 dias. 2. Diligências necessárias. 3. Intimem-se. Curitiba, 04de dezembro de 2015 (a) Júlia Barreto Campêlo - Juíza de Direito Substituta.” E, para que chegue ao conhecimentodos interessados e não possam de futuro alegar ignorância, mandou o presente edital que será publicado e afixadona forma da lei. DADO E PASSADO nesta Cidade de Curitiba - Capital do Estado do Paraná, aos quatro dias do mêsde fevereiro do ano de dois mil e dezesseis.(a) JÚLIA BARRETO CAMPÊLO Juíza de Direito Substituta

JUIZO DE DIREITO DA QUARTA VARA CIVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE CURITIBA AVENI-DA CANDIDO DE ABREU, 535, 2º ANDAR - FORUM CIVEL - CENTRO CIVICO. EDITAL DE CITAÇÃO DOREQUERIDO UNI COMÉRCIO DE UNI COMÉRCIO DE UNI COMÉRCIO DE UNI COMÉRCIO DE UNI COMÉRCIO DE TINTTINTTINTTINTTINTAS LAS LAS LAS LAS LTDATDATDATDATDA ME ME ME ME ME PRAZO DE TRINTA (30) DIAS. O DR. JOSÉEDUARDO DE MELLO LEITÃO SALMON, MM. JUIZ DE DIREITO DA QUARTA VARA CÍVEL DO FOROCENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DOPARANÁ, NA FORMA DA LEI, ETC. F A Z S A B E R a todos quantos o presente edital virem, ou deleconhecimento tiverem, que por este Juízo e Cartório da 4ª Vara Cível se processa os autos sob n ° 0032087-0032087-0032087-0032087-0032087-05.20105.20105.20105.20105.2011.8.16.00011.8.16.00011.8.16.00011.8.16.00011.8.16.0001 de Ação de Consignação em Pagamento, em que é requerente NILSON DENILSON DENILSON DENILSON DENILSON DEJESUS FREITJESUS FREITJESUS FREITJESUS FREITJESUS FREITAS, e requerido UNI COMÉRCIO DE AS, e requerido UNI COMÉRCIO DE AS, e requerido UNI COMÉRCIO DE AS, e requerido UNI COMÉRCIO DE AS, e requerido UNI COMÉRCIO DE TINTTINTTINTTINTTINTAS LAS LAS LAS LAS LTDATDATDATDATDA ME, tendo o presente afinalidade de CITAR o requerido UNI COMÉRCIO DE TINTAS LTDA ME, CNPJ: 08.433.588/0001-89, estandoatualmente em lugar incerto e não sabido, para que, fique ciente dos termos da ação e, para que, querendo,conteste no prazo legal de quinze (15) dias, sob pena de revelia, isto é, não sendo contestada a ação,presumir-se-ão como verdadeiros os fatos articulados pela parte autora (art. 285, 319 e 897 do CPC), tudo emconformidade com a Resenha da Inicial a seguir transcrita: “Referente a uma duplicata emitida pela requerida,no valor de R$111,46 (cento e onze reais e quarenta e seis centavos), vencida em 10/02/2009 e protestadaem 09/03/2009 junto ao 2° Tabelionato de Protesto de Títulos de Curitiba, Paraná (Tabelião Bel. RodrigoBarrozo, situado na rua XV de Novembro, 172, loja H , Galeria Ritz, Centro), por falta de pagamento, distribui-ção:6932, livro:3042, folha:157F, da qual foi concedido a liminar, para efeitos de suspender os motivos doprotesto, tendo sido depositado em juízo o valor atualizado da duplicata de R$163,42 (cento e sessenta e trêsreais e quarenta e dois centavos) em 30/08/2011, que fica à disposição da requerida, tendo em vista, a totalfalta de notícias do atual paradeiro da ré, o que impossibilitou o pagamento da cártula diretamente para acredora e, após várias diligências infrutíferas, foi deferido a citação ficta da requerida, para vir responder ostermos da presente demanda” E para que chegue ao conhecimento de todos e no futuro não possam alegarignorância, passei o presente Edital que será afixado no lugar de costume e publicado na forma da lei. DADOE PASSADO, nesta cidade e Comarca de Curitiba, ao 01 de fevereiro do ano de 2016. Eu,(a) (Wagner L. deLara), Auxiliar Juramentado, que o fiz digitar e subscrevo.(a)JOSÉ EDUARDO DE MELLO LEITÃO SALMONJuiz de Direito

Page 7: jornal metrópole 17/02/2016

7| Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 |

Temporada teve 905 salvamentos, 40 milatendimentos em saúde e 2 mil prisões

O Corpo de Bombeiros fez905 salvamentos e 14.064 aten-dimentos a pessoas com quei-maduras por água-viva durantea operação Verão Paraná. Foramlocalizadas 475 crianças perdi-das. Na temporada, a PolíciaMilitar prendeu 2.128 pessoaspor perturbação do sossego, cri-mes contra o patrimônio, fur-tos e roubos. O helicóptero doGoverno do Estado fez 39 res-gates. Na área da saúde, forammais de 40 mil atendimentos.

Essas foram algumas dasprincipais ações do Governo doEstado durante o Verão Paraná2015/2016 realizada no Litoral,que recebeu mais de 3 milhõesde veranistas, e nas Costas Nor-te, Oeste e Noroeste. O balan-ço foi apresentado nesta terça-feira (16) pelo coordenador daoperação, coronel Adilson Cas-tilho Casitas, que é chefe daCasa Militar e coordenador Es-tadual de Proteção e Defesa Ci-vil do Paraná, e por represen-tantes de todas as áreas que par-ticiparam das ações.

“Superamos todas as expec-tativas”, afirmou o coronel Cas-tilho. Iniciada em 23 de dezem-bro e concluída em 10 de feve-reiro, o Verão Paraná reforçou apresença do Estado em ações desegurança, saúde, meio ambien-te, saneamento, energia e meioambiente no Litoral e CostaNorte, Oeste e Noroeste doParaná.

“Fizemos um planejamentopara a aplicação gradativa dasforças de segurança e das secre-tarias estaduais envolvidas noVerão Paraná e otimizamos osrecursos para diminuir as des-pesas”, explicou o coordenadorda operação Verão Paraná. “Di-versas medidas foram tomadassem comprometer a qualidade daprestação de serviços. Ao con-trário, nas forças de segurançativemos uma produtividade me-lhor e uma resposta mais rápidaà sociedade, com a resolução, àsvezes imediatas, de crimes”, res-saltou o coronel Castilho.

MAIS SEGURANÇAEm quase 50 dias de opera-

ção Verão Paraná, a Polícia Mi-litar abordou 43.580 pessoas eprendeu ou apreendeu 2.128pessoas. Foram cumpridos 114mandados e lavrados 717 Ter-mos Circunstanciados. Nasações, os policiais militaresapreenderam 53 armas, 43,92quilos de drogas (maconha, co-caína, crack, pasta base), alémde ecstasy e LSD. Foram recu-perados 66 veículos roubados.

No Litoral e interior, a Polí-cia Militar contou com um efe-tivo total de 1.663 militares es-taduais. A maior concentraçãode ações foi no Litoral, paraonde, de acordo com o Batalhãode Polícia Rodoviária, o fluxode entrada nas rodovias estadu-ais em direção à região foi de1.224.554 veículos.

“A operação transcorreucom tranquilidade. Nos mo-mentos de maior demanda aPolícia Militar deu respostasrápidas. Foi uma atuação focadano cidadão e na ação preventi-va”, ressaltou o comandante-geral da PM, coronel MaurícioTortato. O efetivo no Litoral doParaná foi composto por polici-ais militares oriundos das maisdiversas regiões do Estado econtou com a aeronave do Ba-talhão de Polícia Militar deOperações Aéreas (BPMOA)para fiscalizações e patrulha-mento aéreo, resgates de vítimasde trânsito e afogamento.

O secretário da SegurançaPública e Administração Peni-tenciária, Wagner Mesquita,elogiou a atuação das forças desegurança durante a operação.“Fazer a gestão da segurançapública de mais de 3 milhões depessoas durante este períodoexige muita dedicação”, disse.

Nas ações educativas e pre-ventivas, a Polícia Militar en-tregou de 10.451 pulseirinhasde identificação para ajudar aencontrar crianças que perdemdos pais e 2.850 lixeiras para au-tomóveis, diversos folders e jor-nais. A Patrulha do Sossego, quecombate a perturbação, abor-dou 2.035 pessoas e 171 veícu-los. Também foram lavrados 92autos de infração de trânsito e79 Termos Circunstanciadospor Perturbação do Sossego.

“Cumprimos o trabalho de

Produtores e permissionáriosconhecem ações de melhoriasda estrutura e comercialização

O secretário da Agriculturae do Abastecimento, NorbertoOrtigara, se reuniu nesta terça-feira (16) com representantesde produtores e permissionáriosda Ceasa Curitiba. No encontro,na Gerência de Mercado da uni-dade, foram apresentadas asnovas ações que a diretoria daCeasa Paraná está colocando emprática para aprimorar as boaspráticas de comercialização dehortigranjeiros em suas unida-des.

Os trabalhos incluem as re-formas dos pátios da CeasaCuritiba, que vão receber aindano primeiro trimestre deste anoum novo asfaltamento em suasvias de circulação interna, as-sim como as de acesso ao Mer-cado do Produtor, entre outrasobras a serem executadas numprazo de 180 dias. O valor totallicitado foi de R$ 195.548,32 ecinco empresas participaramdesse pregão presencial.

Em breve, com a participa-ção do Departamento Estradasde Rodagens – DER, será re-cuperado o estacionamento ex-terno destinado a permissio-nários, trabalhadores e visitan-tes da unidade.

De acordo com Ortigara, asCeasas do Paraná passam porum novo processo de adapta-ções e melhorias em suas estru-turas. “Estamos em permanen-te contato com os produtores,permissionários atacadistas e

Div

ulg

açã

o S

EA

SA

Reunião de balanço das ações da Operação Verão Paraná, com a participação dos secretários estaduais da Comunicação Social,Paulino Viapiana, Casa Civil, Eduardo Sciarra, da Segurança Pública, Wagner Mesquita, da Casa Militar, Adilson Castilho, do MeioAmbiente, Ricardo Soavinski, do presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, dos comandos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo deBombeiros, e demais órgãos participantes

Ped

ro R

iba

s/A

NP

r

garantir a segurança da popula-ção”, avalia o comandante doCorpo de Bombeiros do Paraná,coronel Juceli Simiano Junior.O patrulhamento tático comquadriciclos garantiu mais agi-lidade e velocidade na chegadaao local de ocorrências. Nestatemporada, o projeto Surf Sal-va capacitou dezenas de surfis-tas moradores das comunidadeslitorâneas sobre a prevenção aoafogamento.

CIVILA Polícia Civil fez cerca de

2.900 atendimentos nas delega-cias de Guaratuba, Matinhos,Ipanema, Antonina, Morretese Pontal do Sul, somando 2.126Boletins de Ocorrência, 267termos circunstanciados, 86 in-quéritos policiais instaurados,além de 245 flagrantes. Os po-liciais civis prenderam 306 pes-soas e 799 foram conduzidas atéas unidades policiais, apreendeu31 veículos e 11 quilos de dro-gas, além de 24 armas de fogo,415 munições e 15 armas bran-cas. “As forças policiais desem-penharam um excelente traba-lho, com resultados expressivosno combate a criminalidade noLitoral”, disse o delegado-geralda Polícia Civil, Julio Cezar dosReis.

SAÚDEMais de 40 mil atendimen-

tos em saúde foram realizadosno Litoral durante a tempora-da. Foram 38.714 casos atendi-dos em hospitais e unidades desaúde dos sete municípios da 1ªRegional. O Samu Litoral reali-zou 4.549 remoções, 405 aten-dimentos do Siate e 39 resgatescom o helicóptero. “Reforça-mos o quadro de médicos, en-fermeiros e técnicos de en-fermagem para garantir que to-das as demandas fossem aten-didas”, disse o diretor de Políti-cas de Urgência e Emergênciada Secretaria da Saúde, ViniciusFilipak. Foram registrados 123afogamentos no Estado e oitoresultaram em óbitos. O núme-ro de acidentes com águas-vivasaumentou nesta temporada.Foram 14.062 casos, contra2.481 na temporada anterior.

TENDASAs três tendas da saúde mon-

tadas nas praias de Guaratuba,Matinhos e Pontal do Paraná re-alizaram, no total, 24.487 pro-cedimentos. Mais de 15 mil fo-ram testes rápidos de HIV, Sífi-lis, Hepatite B e C. Os espaçostambém estavam aptos a aferirpressão arterial, medir taxa deglicemia e dar o primeiro aten-dimento a queimaduras de águas-vivas ou pequenos ferimentos.Em média, 40 mil pessoas bus-caram orientações sobre a áreada saúde nas ouvidorias itine-rantes do Sistema Único deSaúde (SUS), montadas emGuaratuba e Matinhos. Alémdisso, 1.200 cidadãos responde-ram pesquisas de satisfação epuderam dar sugestões a respei-to dos serviços oferecidos peloSUS no Estado do Paraná.

A Vigilância Sanitária refor-çou as fiscalizações nos muni-cípios litorâneos. As equipes desaúde fizeram 108 inspeções emestabelecimentos comerciais,como supermercados, mercadosde peixes, lanchonetes, bares erestaurantes. As visitas geraram126 notificações de irregulari-dades.

PRAIAS LIMPASEntre 23 de dezembro e 14

de fevereiro, a Sanepar retirou960 toneladas de lixo em 61quilômetros de faixa de areiadas praias de Guaratuba, Pontaldo Paraná e Matinhos. Cerca de150 pessoas fizeram a coleta dolixo. De dia, a limpeza foi feitapor coleta manual e mecânica,com o uso de carrinhos de mãoe veículos multiuso. À noite,seis saneadoras peneiraram aareia para retirar resíduos.

“Foram duas ações muitoboas que garantiram a valoriza-ção de nossas praias e derammelhores condições para os ba-nhistas de ter um local mais lim-po e atraente para se divertirem”,declarou o presidente da Sanepar,Mounir Chaowiche. Além dis-so, foram disponibilizadas 60duchas para banhos na orla. Achuveirada era gratuita e fez par-te do projeto Chuá da Sanepar,que busca reduzir o consumo deágua tratada nos imóveis e darconforto aos banhistas.

também como os compradoresque atuam nos atacados das cin-co unidades da Ceasa no Esta-do. Objetivo é ajustar e melho-rar os procedimentos de comer-cialização, as relações de traba-lho e a segurança interna destesmercados”, explica.

Outra tema abordado como secretário na visita à unidadede Curitiba refere-se ao proces-so de segurança das operações edos demais usuários da Ceasa e,ainda, à agilização do sistemade entrada e do fluxo interno.

O diretor-presidente da Cea-sa Paraná explica que em 2015 aempresa iniciou processos lici-tatórios, por pregões presen-ciais, para ocupação de novasáreas disponíveis nas unidadesde Curitiba, Londrina, Maringá,Foz do Iguaçu e Cascavel.

“Seguimos orientações doMinistério Público, que acom-panha esse processo. Assim, abri-mos novas oportunidades deampliação das atividades co-merciais da empresa”, disse Sou-za.

MERCADO DE FLORESSouza cita como exemplo o

novo espaço que abrigará oMercado de Flores da CeasaCuritiba. No atual pavilhão, de900 metros quadrados estavam16 comerciantes atacadistas. Onovo pavilhão terá uma área de1.725 metros quadrados.

“Fizemos em dezembro de2015 uma licitação para essaárea. Todos os 36 lotes foramarrematados”, disse o presiden-te da Ceasa. Na próxima sexta-feira (19), uma nova licitação,também com pregão presencial,

será realizada na Ceasa Curitibapara o total remodelamento doespaço, com obras de reformase melhorias de piso, revestimen-to de paredes e adequação dosnovos espaços.

Ele acrescenta que está emfase de elaboração um novo pla-no diretor para a unidade. “Istotambém ajudará a dar uma novadinâmica e agilização das ativi-dades do mercado”, disse.

EM NÚMEROSA Ceasa Curitiba movimen-

ta em média, por mês, cerca de60 mil toneladas de hortigran-jeiros. Na unidade estão insta-ladas 406 empresas atacadistase cadastrados junto ao Merca-do do Produtor 3.500 agriculto-res que comercializam diaria-mente suas produções.

Segundo a Gerência de Mer-cado, circulam por dia na uni-dade mais de 15 mil pessoas, quealém do comércio de legumes,hortaliças, frutas e flores, utili-zam serviços de banco, áreas docomércio em geral, lanchonetese restaurante.

De acordo com o diretor-presidente da Ceasa, as outrasquatro Ceasas do Estado – emLondrina, Maringá, Cascavel eFoz do Iguaçu – também vãopassar por obras de melhorias.“Conversamos com os repre-sentantes dos produtores e per-missionários, buscando adaptaras obras às necessidades de cadaunidade”, explica.

No Paraná, colheita da soja acelera ejá alcança 41% da área plantada

A colheita da soja se intensificou nas últimas semanas e jáalcança 41% da área plantada no Estado, de 5,26 milhões de hec-tares, de acordo com levantamento do Departamento de Econo-mia Rural (Deral) divulgado pela Secretaria da Agricultura e doAbastecimento. Da área que ainda falta colher, 82% estão emboas condições, 16% em médias e 2% ruins. A colheita da sojaestá adiantada principalmente no Oeste e no Sudoeste e avançano Norte do Estado.

As chuvas, que atrasaram o início da colheita, compromete-ram a produtividade da soja no Estado, de acordo com o diretorgeral do Deral, Francisco Carlos Simioni. “Estamos fazendo le-vantamento, mas já verificamos perdas de produtividade porconta do excesso de umidade, que prejudicou a formação dosgrãos” diz Simioni. A estiagem, que sucedeu as chuvas e durouentre 10 a 15 dias, também prejudicou as condições do solo.

PRODUÇÃOO Deral deve divulgar, na próxima semana, um novo relató-

rio de previsão de produção. A última estimativa, de janeiro,previa uma produção de 18,08 milhões de toneladas de soja nasafra 2015/2016 - 7% mais do que a safra 2014/2015. “A reduçãode produtividade deve reduzir um pouco esse número, mas, ain-

da assim, teremos uma safra muito boa”, explica o diretor doDeral. A produtividade esperada, de acordo com o relatório dejaneiro, estava em 3.436 quilos por hectare, 3% acima da safrapassada.

SAFRINHAO avanço da colheita da soja abre espaço para o plantio da

segunda safra de milho, que já abrange 60% da área, estimada em2,03 milhões de hectares. “No caso do milho, 95% da área é plan-tio direto e na soja 100% da área. Com a mecanização, a saída dasoja já dá espaço imediatamente para o milho”, explica Simioni.O Deral estima uma produção – a principal do milho no Estado -de 11,8 milhões de toneladas nessa safra, 2% mais do que noperíodo 2014/2015.

PRIMEIRA SAFRANo caso do milho da primeira safra, a colheita atingiu 24% da

área de 425,4 mil hectares. Da área por colher, 90% estão em boascondições, 9% médias e 1% ruins. O volume deve alcançar 3,62milhões de toneladas, 22% menos do que a safra anterior. Tam-bém há alguns registros de perdas de produtividade, de acordocom Simioni por conta das chuvas.“Teremos perdas de produti-vidade na soja, no milho e no feijão”, diz Simioni.

Page 8: jornal metrópole 17/02/2016

8 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL| Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 |

Até a próxima sexta-feira(19) os contribuintes de Pinhaispodem garantir o desconto de8% para pagamento do carnê doImposto Predial Territorial Ur-bano (IPTU). A dedução se re-fere ao pagamento à vista e so-mente no valor do IPTU. Noimposto a ser pago já estão pre-vistas as taxas de recolhimentode lixo e taxas de bombeiros.

O imposto é uma das prin-cipais fontes de arrecadaçãomunicipal, e o valor recolhidofica integralmente nos cofresdo município, sendo utilizadopela administração em açõesque beneficiam diretamente apopulação. Parte deste montan-te é investido nas áreas da saú-de e educação, e também na exe-cução de obras de infraestrutu-ra que serão realizadas na cida-de durante todo o ano.

Caso o contribuinte optepelo parcelamento, pode ser fei-to em até 10 vezes com venci-mento no dia 15 de cada mês. Asegunda via do carnê de IPTU

Carnês de IPTU podem ser pagoscom desconto até sexta-feira (19)A dedução se refere ao pagamento à vista. No imposto a ser pago já estãoprevistas as taxas de recolhimento de lixo e taxas de bombeiros

pode ser gerada no site da Pre-feitura de maneira rápida e prá-tica, para isso o contribuintedeve ter em mãos o número dainscrição imobiliária.

Até o vencimento, o valordo imposto pode ser pago emqualquer agência bancária, lo-téricas ou pela internet, casocontrário deverá ser quitadoexclusivamente nas agências daCaixa Econômica Federal. É im-

portante ressaltar que no valora ser pago já estão previstas astaxas de recolhimento de lixo etaxa de bombeiros.

Dívida AtivaO munícipe que estiver em

situação de dívida ativa deveráse dirigir ao Departamento deRendas Imobiliárias para veri-ficar as possibilidades de parce-lamento de seus débitos, sobpena de cobrança judicial.

ServiçoO Departamento de Ren-

das Imobi l iár ias f ica naAvenida Camilo Di Lellis,453, no Centro de Pinhais.Mais informações pelos te-lefones (41) 3912-5178 ou(41) 3912-5180.

O horário de atendimen-to é de segunda a sexta-fei-ra, das 8h30 às 16h30, inin-terruptamente.

Mutirão de EducaçãoAmbiental e Limpeza

inicia nesta quinta-feiraDesta vez, o bairro contemplado será oJardim Cláudia e diversos serviços serãodisponibilizados pela Secretaria de Meio

Ambiente de PinhaisA partir desta quinta-feira (18) até o dia 20, a Secretaria

de Meio Ambiente realiza mais uma edição do Mutirão deEducação Ambiental e Limpeza. Desta vez, o bairro con-templado será o Jardim Cláudia e na lista de atividades es-tão: coleta de óleo de cozinha usado; poda e remoção deárvores; arborização e paisagismo; recolhimento de resídu-os verdes e de madeiras; recolhimento de entulhos em geral(exceto resíduos oriundos do processo industrial); orienta-ção e distribuição de informativos. E novamente, a Seção deDefesa e Proteção Animal (Sedea), trará o Mini HospitalVeterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) parao município.

O objetivo desta ação, que já contemplou diversos bair-ros do município, é promover o zelo pelos bens naturais e oembelezamento da região, despertando no cidadão asensibilização da conservação ambiental, proporcionandoum ambiente agradável ao convívio e a qualidade de vida.

Mini HospitalO Mini Hospital Veterinário é uma iniciativa que en-

volve docentes, alunos e residentes do Departamento deMedicina Veterinária da UFPR e que em Pinhais contarácom a colaboração da Sedea. O espaço permite que criançasinterajam com situações da prática veterinária, asconscientizando sobre os princípios da guarda responsável.

EncerramentoNo sábado, dia 20, será realizado o encerramento do

mutirão, com a realização de diversas atividades: distribui-ção de pipoca e algodão doce, brincadeiras, distribuição demudas de árvores nativas, orientação e coleta de óleo decozinha usado e divulgação de diversos serviços da Prefeitu-ra. A ação ocorrerá na Escola Municipal Marins de SouzaSantos, localizada na Avenida Juriti, nº 168, no bairro Jar-dim Cláudia.

ServiçoMais informações com a Secretaria de Meio Ambiente,

pelo telefone 3912-5237.Confira quais ruas serão contempladas:

Alunos do Centro

da Juventude visitam

Museu Professor

Elias AbrahãoO espaço integra o Centro Antitóxicosde Prevenção e Educação, criado como propósito de educar e alertar quantoao uso e abuso de drogas

Um grupo de crianças eadolescentes que frequentao Centro da Juventude Pi-nhais (CJP) participou deuma visita ao Museu Profes-sor Elias Abrahão, que inte-gra o Centro Antitóxicos dePrevenção e Educação(CAPE). No local, estão ex-postos diversos tipos desubstâncias psicoativas,utensílios para o consumo,objetos que fazem apologia,como também exposições re-ais das consequências douso de drogas. Os alunos es-tiveram acompanhados dosprofissionais que atuam noCJP.

Scheila Regiane da Luz,pedagoga do CJP, destaca quea droga já não é mais umtema novo para a maioria dascrianças e adolescentes, masque eles mostraram interesse.“Tivemos uma palestra e vi-sitamos o museu, e eles pu-deram ver fetos deformadospor uso de drogas, também

foram relatados alguns casosque foram presenciados noDENARC de dependentes esuas ações, sempre levandoem consideração a idade dascrianças e pré-adolescentesdo grupo”, conta Scheila.

O MuseuO Museu Professor Elias

Abrahão, inaugurado em ja-neiro de 1998, junto ao CAPE,um órgão da DENARC (Di-visão Estadual de Narcóti-cos) da Polícia Civil, que temcomo objetivo desenvolverações preventivas eeducativas, no que diz res-peito à dependência quími-ca.

São agendadas visitasmonitoradas para toda a co-munidade, incluindo alunosdas Escolas Municipais, Es-taduais e Particulares deCuritiba e Região Metropo-litana, também para os pais,professores, profissionais daárea da Educação, Saúde eSegurança.