Jornal numero 3

7
DOCE DIFERENÇA NA CONFECÇÃO DE COMPOTAS Um grande passo para todos nós. Veja na página 2 as nossas novidades. A APSA tem novidades para si. Inscreva-se nos nossos eventos e passe um bom tempo connosco! Consulte mais informação na página 3. Número 3 30 de setembro de 2014 Ficha Técnica Gestor: José Vasconcelos; Colunistas: José Vasconcelos, Hugo Augusto, Pedro Alves; Gráfico: José Vasconcelos, Miriam Cordeiro, Sílvia Ramalho; Redação: Arruamento à Travessa da Granja, nº1, 1500-335 Lisboa.

description

#APSA #Casa Grande #jornal

Transcript of Jornal numero 3

Page 1: Jornal numero 3

DOCE DIFERENÇA NA CONFECÇÃO DE COMPOTAS Um grande passo para todos nós. Veja na página 2 as nossas novidades.

A APSA tem novidades para si.

Inscreva-se nos nossos eventos e passe um bom tempo connosco! Consulte mais informação na página 3.

Número 3

30 de setembro de 2014

Ficha Técnica

Gestor: José Vasconcelos; Colunistas: José Vasconcelos, Hugo Augusto, Pedro Alves; Gráfico: José Vasconcelos, Miriam

Cordeiro, Sílvia Ramalho; Redação: Arruamento à Travessa da Granja, nº1, 1500-335 Lisboa.

Page 2: Jornal numero 3

jornal da CASA GRANDE - o jornal elaborado pelos jovens da Casa Grande -

Número 3

30 de setembro de 2014

Página 2

NOVIDADES DA CASA GRANDE

PROJECTO GAIVOTA

Fonte da foto e notícia: http://www.apsa.org.pt/projectos.php?id=9

O projeto Gaivota pretende apoiar os professores de alunos com Síndrome de Asperger e está presente em todas as escolas de Portugal. Este projeto pretende apoiar professores de alunos com Síndrome de Asperger para que o seu desempenho e realização no exercício da sua profissão sejam potenciados. Desta forma, pretende-se facilitar o êxito escolar desses alunos através do estabelecimento de laços firmes de proximidade, diálogo, transmissão de conhecimento e experiências, bem como cooperação entre intervenientes no processo escolar e educativo destas pessoas. O projeto vai estar presente em todas as escolas do país.

Cada ação deverá ser solicitada através da [email protected] e deverá indicar duas datas possíveis. Cada ação custa 40€ sempre que ocorram na área da Grande Lisboa ou do Grande Porto. Fica à consideração das escolas a comparticipação nas despesas sempre que estas ações ocorram fora dos grandes centros. Além disso, cada ação deverá ter o mínimo de 20 participantes.

DOCE DIFERENÇA NA CONFEÇÃO DE COMPOTAS

O projeto «Doce Diferença» foi levado a cabo pelo INR com vista à confeção de compotas de tomate e abóbora e desenvolvido no seio do ateliê de Jardinagem e Horticultura. O principal objetivo desde projeto nesta tarefa, desenvolvida a 25 de julho de 2014, foi o de promover a interação social e autonomia funcional através da prática da Horticultura. Este tipo de ambiente promove um temperamento pessoal calmo e equilibrado reduzindo a ansiedade. Outra vantagem deste ateliê é a melhoria das funções motoras através das atividades no terreno que proporcionam momento de maior controlo dos eventos motores e psicológicos, bem como o aumento da concentração através do treino da divisão da atenção. Fonte da notícia e da foto:

http://www.apsa.org.pt/noticias.php?id=156

Page 3: Jornal numero 3

jornal da CASA GRANDE - o jornal elaborado pelos jovens da Casa Grande -

Número 3

30 de setembro de 2014

Página 3

EVENTOS APSA

CASA GRANDE EM MOVIMENTO

Como divulgado pela cidade de Lisboa e pelas redes sociais, a Casa Grande está a desenvolver algumas atividades de cariz lúdico e saudável, por um preço bastante acessível.

O evento de ZUMBA da semana passada, foi cancelado por questões de ordem climatérica, contudo, no dia 4 de outubro ir-se-á realizar a aula de YOGA das 15h30 às 17 horas. O YOGA é uma atividade de relaxamento conceptualizada em disciplinas físicas e mentais com origem na Índia. Tem a ver com meditação. Junte-se a nós e participe, inscrevendo-se por telefone (através do contacto 21 711 9100) ou por email ([email protected]). Ainda vai a tempo de o fazer! Fonte da notícia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ioga, https://www.facebook.com/apsa.org.pt

Page 4: Jornal numero 3

jornal da CASA GRANDE - o jornal elaborado pelos jovens da Casa Grande -

Número 3

30 de setembro de 2014

Página 4

POLÍTICA DESPORTO

AUSTERIDADE SOBREVIVE A ANO DE ELEIÇÕES FERNANDO CULPA SAD DO FCP PELA MÁ ÉPOCA 2013/2014

Fotografia: http://www.tvi24.iol.pt/503/politica/tvi24-ultima-noticias-oe-2015-passos-coelhos-austeridade-ano-de-eleicoes/1570923-4072.html

Fotografia: http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/09/11/fernando-explica-o-desastre-do-ano-passado

Governo recusa assumir baixa de impostos, mas até 15 de outubro, Passos Coelho tem de decidir sobre Orçamento de Estado para 2015.

A preparação do Orçamento de Estado para 2015 deverá marcar o novo ano eleitoral sabendo que o Governo quer manter a disciplina orçamental para cumprir as metas do défice. O Governo pretende reduzir desta forma o défice e a dívida pública.

Segundo Maria Luís Albuquerque, a sustentabilidade das finanças públicas é uma preocupação que não se pode limitar a períodos de emergência económica mas sim um objetivo permanente para se auferir credibilidade e confiança económica.

Em contrapartida, António Pires de Lima defende moderação fiscal em tributação sobre rendimentos laborais.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/503/politica/tvi24-ultima-noticias-oe-2015-passos-coelho-austeridade-ano-de-eleicoes/1570923-4072.html

O antigo jogador dos azuis e brancos apontou as razões que levaram à péssima época dos dragões.

Fernando explicou as razões que levaram à má época que o FC Porto protagonizou o ano passado. Para este jogador do Manchester City, a culpa deste desaire é de toda a estrutura do clube. As contratações não deram certo e uma equipa deste calibre não pode ter apenas 2 laterais a época toda. Isto acontece com todas as equipas, mas faltou adquirir jogadores específicos dos quais a equipa precisava.

Fonte: http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/09/11/fernando-explica-o-desastre-do-ano-passado

BIOLOGIA

MAIOR FLOR DO MUNDO E MAIS MAL CHEIROSA

Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flor-cad%C3%A1ver

A flor-cadáver é a maior e mais malcheirosa flor do mundo, não se tratando propriamente de uma flor, mas sim de uma inflorescência apelidada de espadice. Quem a descobriu foi o botânico italiano ODOARDO BECCARI, em 1878.

Esta planta é da espécie Amorphophallus titanium, com significado literal de falo gigante sem forma. Ela pode viver até 40 anos, mas só floresce 2 ou 3 vezes. Quando desabrocha, chega a atingir 3 metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas.

Page 5: Jornal numero 3

jornal da CASA GRANDE - o jornal elaborado pelos jovens da Casa Grande -

Número 3

30 de setembro de 2014

Página 5

O seu forte odor atrai insetos carnívoros, principalmente besouros. A planta tuberosa permanece endémica somente nas florestas tropicais do oeste de Sumatra, no Oceano Índico. No entanto, a maior flor de todas é a Rafflesia arnoldi, nativa do mesmo continente.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flor-cad%C3%A1ver

SAÚDE ARTE E LAZER

METADE DOS MÉDICOS DIZEM QUE DOENTES FALTAM MAIS A CONSULTAS DEVIDO A CUSTOS

INSPEÇÂO-GERAL DAS ATIVIDADES CULTURAIS AUTORIZA TOUROS DE MORTE EM MONSARAZ

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=4126373

Fonte: http://fiel-inimigo.blogspot.pt/2013_05_01_archive.html

O bastonário da Ordem dos Médicos revelou a 15 de setembro de 2014 que cerca de 50% dos médicos afirmam que os doentes faltam mais às consultas devido aos custos das taxas moderadoras e transportes de acordo com um inquérito de 2013.

Em adição, mais de 60% dos médicos questionados reparam que o abandono das terapêuticas no Serviço Nacional de Saúde resulta de incapacidade financeira revelada pelas respostas dos utentes. O inquérito foi feito em parceria entre o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e a Ordem dos Médicos.

Além disso, um terço dos médicos deixa de prescrever medicamentos com frequência no Serviço Nacional de Saúde dada a incapacidade financeira dos seus utentes. Em acrescento, há falta recorrente de material médico e há igualmente menor acesso a atividades de formação. Está igualmente afetada a qualidade e acessibilidade dos cuidados de saúde.

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=4126373&page=-1

A Inspeção Geral das Atividades Culturais concedeu pela primeira vez autorização especial para um espetáculo medieval com touros de morte em Monsaraz.

Isto surge na sequência de duas decisões em tribunal já transitadas em julgado. Isto aconteceu no sábado, dia 13 de setembro de 2014 resultante das festas em honra de Nosso Senhor Jesus de Passos.

Trata-se de uma situação que já aconteceu em Barrancos por despacho favorável da IGAC. A IGAC já emitira um parecer desfavorável a atividades deste tipo sobre a qual à decisão inicial da IGAC foi apresentado recurso ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja.

Fonte: http://www.destak.pt/artigo/204434-inspecao-geral-das-atividades-culturais-autoriza-touros-de-morte-em-monsaraz-municipio e http://www.alentejoemlinha.pt/monsaraz-legal/

Page 6: Jornal numero 3

jornal da CASA GRANDE - o jornal elaborado pelos jovens da Casa Grande -

Número 3

30 de setembro de 2014

Página 6

MÚSICA

FESTIVAL DE ROCK PSICADÉLICO ESTE FIM-DE-SEMANA NO CARTAXO

Reverence Valada decorreu de 12 a 13 de setembro de 2014 e recebeu nomes como Hawkwind e Electric Wizard.

Eles integraram o primeiro cartaz da primeira edição do Reverence Valada que decorreu no parque de merendas de Valada. Isto aconteceu na marina de Valada entre as 4 da tarde e a meia-noite. Já no sábado foi o dia dos britânicos Hawkwind e este espetáculo sucedeu a outras iniciativas como foi o Festival do Tejo.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/musica/reverence-valada/festival-de-rock-psicadelico-este-fim-de-semana-no-cartaxo

Fonte: http://correiodoribatejo.com/reverence-festival-leva-rock-psicadelico-ao-concelho-do-cartaxo/

EMPREGO

PORTUGAL É O QUARTO PAÍS DA UNIÃO EUROPEIA COM MENOS VAGAS DE EMPREGO

Foto: http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/interior.aspx?content_id=4127448

Portugal é um dos quatro países da União Europeia onde a taxa de empregos vagos é mais reduzida. Segundo o EUROSTAT, só 0,6 % dos postos de trabalho existentes estão vagos. A taxa agora observada para Portugal manteve-se inalterada em relação ao registado para o primeiro trimestre embora com uma ligeira subida perante os 0,4% dos três últimos trimestres do ano passado. Só na Letónia e na Polónia existem taxas inferiores de empregos vagos e, desta forma, a taxa de empregos vaga na média da zona euro é superior à existente em Portugal. Esta taxa é de 1,7% na zona euro e de 1,6% na União Europeia.

Fonte: http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/interior.aspx?content_id=4127448

Page 7: Jornal numero 3

jornal da CASA GRANDE - o jornal elaborado pelos jovens da Casa Grande -

Número 3

30 de setembro de 2014

Página 7

TECNOLOGIAS

XBOX ONE

A XBOX ONE foi lançada há 10 meses ainda com poucos jogos. Para esta consola de jogos, a seleção e variedade de jogos melhorou. Nesta consola, existem jogos tais como o ASSASSIN’S CREED UNITY onde a experiência de navegar o mar aberto do CARIBE continua sem igual em BLACK FLAG. Além da jogabilidade tradicional, há a exploração do mundo aberto com o seu próprio navio. Há ainda jogos de tiro com um robô gigante e com pilotos, tais como o TITANFALL.

Fonte da notícia e da foto: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/09/xbox-one-confira-os-melhores-jogos-ja-lancados-para-o-console-da-microsoft.html

ATUALIDADE

LEGIÃO ESTRANGEIRA PEGA EM ARMAS NO CONFLITO NA UCRÂNIA

Fonte da foto e da notícia: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140901_legiao_estrangeira_ucrania_rm.shtml

Os estrangeiros que lutam por ambos os lados que lutam no conflito sangrento entre a Rússia e a Ucrânia vêm de toda a Europa por diferentes motivos. Isto vem da guerra da Jugoslávia e tem também a ver com a Guerra Civil Espanhola. Neste conflito, a Rússia supera qualquer outra nacionalidade estrangeira presente no leste da Ucrânia, apesar de ser mais difícil separar os russos que lutam como voluntários dos soldados oficiais de missões secretas. Já os rebeldes ucranianos querem exaltar os seus combatentes do exterior do meio. Já os combatentes russos juntam-se aos rebeldes do leste da Ucrânia, advindo daí movimentos ultra nacionalistas. Eles querem proporcionar a soldados da Europa Ocidental um treino em contexto de guerra adequado.

Resultante do trabalho realizado pelo grupo de jovens que frequenta a Casa Grande, este jornal tem em vista a

sensibilização para a Síndrome de Asperger, mostrar o trabalho que desenvolvemos na Casa Grande e as

aprendizagens adquiridas.

A Casa Grande é um espaço de formação, de treino de competências sociais e de descoberta de vocações

profissionais. Criado e desenvolvido pela APSA - Associação Portuguesa do Síndrome de Asperger, destina-se a

pessoas com Síndrome de Asperger, enquadrada nas perturbações do espetro do autismo, e tem por objetivo a

promoção da sua autonomia funcional e comunitária, e a transição para programas adequados de integração

socioprofissional.

Acompanhe os nossos projetos no nosso blogue, na nossa página do facebook e no site da APSA.