Jornal O Reboco - 1ª edição

4
o reboco INFORMATIVO DA SEMANA DE COMUNICAÇÃO - UFC Começa a Semana A XX Semana de Comunicação da UFC acontece de 25 a 28 outubro e debate Comunicação, Política e Mídias Digitais N° 1 | 25 de outubro 2011 “Um espaço onde os professores e alunos das duas habilitações se sentam juntos para dialogar” (Riverson Rios, coordenador e professor) Diretório Acadêmico (foto) do curso de Comunicação ajudou a recolocar a Semana de Comunicação no calendário do curso. FOTO: Clarissa Augusto A Semana de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) está na sua vigésima edição. Até a próxima sexta- feira, o tema a ser discutido trata do pensamento divergente na era das convergências. O evento deixou de acontecer quatro vezes, de 2006 a 2009. A Semana voltou em 2010, trazendo algumas mudanças, como a apresentação de trabalhos científicos, realizada por alunos e professores. A cada edição, o evento ganha mais espaço e oferece uma maior quantidade de minicursos, palestras e convidados. Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da UFC, Riverson Rios, a integração entre estudantes e profes- sores é outro aspecto propiciado pela realização do evento. “Nós temos uma semana para parar o curso e criar esse espaço para que a gente possa discutir, socializar. Um espaço onde os profes- sores e alunos das duas habilitações se sentam juntos para dialogar”, desta- cou. Para Jamil Marques, professor do curso de Jornalismo, o evento comple- menta a formação do aluno. “Hoje, os alunos que entram no curso têm um di- ferencial. Eles têm a oportunidade de conhecer o jornalismo como técnica, mas também como teoria, atividade, campo profissional, enfim, como campo de pensamento“, disse. Expectativa Inscrito em minicursos e grupos de discussão, o estudante do 1º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Eduardo de Barros, disse que as ex- pectativas para o início da programa- ção são enormes. “Acho fundamental que o evento agregue valor, trazendo conteúdos bem atuais e que possam acrescentar na nossa vida acadêmica e profissional”, afirmou. Para o estudante João Vitor, do 2º semestre de Jornalismo, a primeira ex- periência no evento vai ser diferente. Ele vai integrar a equipe responsável pela cobertura audiovisual do evento, produzindo reportagens diárias. “Não vejo a hora de começar a cobrir a Se- mana. É uma das oportunidades que eu tenho de começar a praticar”, disse.

description

Informativo da Semana de Comunicação da UFC

Transcript of Jornal O Reboco - 1ª edição

Page 1: Jornal O Reboco - 1ª edição

o rebocoINFORMATIVO DA SEMANA DE COMUNICAÇÃO - UFC

Começa a SemanaA XX Semana de Comunicação da UFC acontece de 25 a 28 outubro e

debate Comunicação, Política e Mídias Digitais

1 |

25

de

ou

tubr

o 2

01

1

“Um espaço onde os professores e alunos das duas habilitações se sentam juntos para dialogar”

(Riverson Rios, coordenador e professor)

Diretório Acadêmico (foto) do curso de Comunicação ajudou a recolocar a Semana de Comunicação no calendário do curso.

FOTO: Clarissa Augusto

A Semana de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) está na sua

vigésima edição. Até a próxima sexta-feira, o tema a ser discutido trata do pensamento divergente na era das convergências.

O evento deixou de acontecer quatro vezes, de 2006 a 2009. A Semana voltou em 2010, trazendo algumas mudanças, como a apresentação de trabalhos científicos, realizada por alunos e professores. A cada edição, o evento ganha mais espaço e oferece

uma maior quantidade de minicursos, palestras e convidados.

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da UFC, Riverson Rios, a integração entre estudantes e profes-sores é outro aspecto propiciado pela realização do evento. “Nós temos uma semana para parar o curso e criar esse espaço para que a gente possa discutir, socializar. Um espaço onde os profes-sores e alunos das duas habilitações se sentam juntos para dialogar”, desta-cou.

Para Jamil Marques, professor do curso de Jornalismo, o evento comple-

menta a formação do aluno. “Hoje, os alunos que entram no curso têm um di-ferencial. Eles têm a oportunidade de conhecer o jornalismo como técnica, mas também como teoria, atividade, campo profissional, enfim, como campo de pensamento“, disse.

Expectativa

Inscrito em minicursos e grupos de discussão, o estudante do 1º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Eduardo de Barros, disse que as ex-

pectativas para o início da programa-ção são enormes. “Acho fundamental que o evento agregue valor, trazendo conteúdos bem atuais e que possam acrescentar na nossa vida acadêmica e profissional”, afirmou.

Para o estudante João Vitor, do 2º semestre de Jornalismo, a primeira ex-periência no evento vai ser diferente. Ele vai integrar a equipe responsável pela cobertura audiovisual do evento, produzindo reportagens diárias. “Não vejo a hora de começar a cobrir a Se-mana. É uma das oportunidades que eu tenho de começar a praticar”, disse.

Page 2: Jornal O Reboco - 1ª edição

EDITORIALO professor na semana

Democracia, interfaces comuni-cacionais e cultura: esses são os conceitos que integram o

tripé das discussões na XX Semana de Comunicação da Universidade Fe-deral do Ceará (UFC), que ocorre de 25 a 28 de agosto. São temas que le-vantam questionamentos relevantes acerca do uso da tecnologia no coti-diano nas mais diversas áreas, como política, cultura e educação.

Um ponto, no entanto, ganha re-levo ao condensar os âmbitos social, cultural e político nas discussões so-bre avanço tecnológico. Trata-se da inclusão digital. O Brasil tem muito a evoluir em políticas de combate à exclusão digital – dados de 2011 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) mostram que meta-de dos estudantes brasileiros não tem acesso ao computador com Internet nas escolas.

A democratização do acesso às no-vas tecnologias, como as mídias digi-tais, revela a possibilidade de mudan-ças consideráveis na vida das pessoas. Discutir os usos das novas mídias re-quer uma conscientização dos desdo-bramentos positivos e negativos que a tecnologia traz para a sociedade em que vivemos, com suas desigualdades e complexidades.

“Houve duas Semanas de Comunica-ção enquanto eu era aluna. Partici-pei efetivamente de uma, que foi em 2006. Depois, passou muito tempo sem ter. Acho até que a do ano passa-do foi a Semana de Comunicação que veio para recuperar essa tradição de eventos. Hoje em dia, há um maior envolvimento dos alunos em termos de pesquisa, pelo menos eu percebo isso. Até pela própria mudança do perfil do curso, existe uma variedade maior das discussões, o que reflete mais a multiplicidade de temas que abordamos no curso.”

“Eu lembro especificamente que a gente organizou  um Semana de Co-municação em 1999, quando eu era do Diretório Acadêmico. Foi o ani-versário de 33 anos do curso. Naque-

Recordações de outras semanas Professores relembram participações em edições passadas do evento

Georgia CruzProfessora do Curso de Jornalismo

la época, era um pouco mais difícil. Vi que a universidade mudou muito, porque eram muito mais escassos os recursos pra gente organizar esses eventos. O interessante é que os alu-nos continuam se organizando. Eles correm atrás de fazer o evento acon-tecer. Isso é fundamental.”

“Quando eu era estudante, já havia Semana de Comunicação. Inclusi-ve, ajudei a organizar uma que tinha como tema ‘Mídia e Cidadania’, que ocorreu em 2001. O que mais me marcou na experiência da Semana foi a mobilização dos estudantes em torno da organização do evento, que sempre agregava os membros do Di-retório Acadêmico e outros estudan-tes que se interessavam pela temáti-ca, ministravam oficinas e auxiliavam na organização. Vejo que a cada edi-ção o evento ganha novos espaços e, desde o ano passado, com a inclusão de apresentações de trabalhos prá-ticos e científicos, vejo ainda mais a Semana como um ótimo momento para alavancar nossa produção aca-dêmica.”

Produção

Editor-chefeEdição

Repórteres

Fotografia

DiagramaçãoImpressão

Comissão de Comunicação - Equipe Impresso

Marcello SoaresThaís BritoBeatriz Ribeiro, Bruna Luyza, Clarissa Augusto, Fá Babini, Saulo Lima

Catherine Santos, Diego SombraYohanna PinheiroYellow Cópias

o rebocoINFORMATIVO DA SEMANA DE COMUNICAÇÃO - UFC

Confira a edição online!semanadecomunicacaoufc.wordpress.com

RealizaçãoCurso de Comunicação Social da UFC

O REBOCO | n° 1 | Fortaleza, 25 de outubro 2011

Jamil MarquesProfessor. do Curso de Jornalismo

Glícia Pontesex-coordenadora do curso de

Comunicação Social e professora licenciada de Publicidade

Page 3: Jornal O Reboco - 1ª edição

Pirambu Digital e a InclusãoJoão Paulo Rodrigues, diretor comercial do Pirambu Digital, será o debatedor da mesa "Inclusão Digital e Comunicação" em nome da cooperativa.

Na mesa-redonda “Inclusão Digi-tal e Comunicação” da XX SeCom, a Cooperativa Pirambu Digital será representada por João Paulo Rodri-gues, presidente comercial e um dos fundadores do projeto. A cooperativa presta serviços de desenvolvimento de software e de conectividade, além de promover serviços sociais de inclusão digital no bairro Pirambu.

A mesa ocorrerá na próxima quin-ta, 27, às 18h no Auditório Rachel de Queiroz, no Centro de Humanidades II da UFC. O objetivo é discutir as novas transformações da chamada “socieda-de da informação” e mostrar os refle-xos da exclusão digital  na sociedade, visando identificar e  buscar possíveis soluções para esse problema.

A Cooperativa Pirambu Digital foi fundada há quase seis anos por jovens do Pirambu e adjacências que se for-maram em cursos técnicos regula-res promovidos pela parceria IFCE, EMAÚS e LG Electronics.

Em 2003, foram classificadas 120 jovens, com idade entre 18 e 24 anos, para ingressar nos cursos de Desenvol-vimento de Software e Conectividade, promovidos pelo IFCE. Quando esta-vam próximos de concluírem o curso,

os jovens foram estimulados pelo Pro-fessor Mauro Oliveira, então diretor do CEFET–CE, a participarem do desen-volvimento desse projeto.

Desde então, a empresa vem ofere-cendo serviços de tecnologia da infor-mação e comunicação (TIC), além de desenvolver projetos sociais de inclu-são digital. Os jovens gerenciam o pró-prio negócio com o objetivo de torná-lo auto-sustentável, criam vínculos com o bairro Pirambu e auxiliam no desen-volvimento do seu entorno social.

Um dos projetos sociais de destaque da Pirambu Digital é o BILA, Biblio-teca Integrada à LAN House. O ob-jetivo desse projeto é dar a crianças, adolescentes e adultos a oportunidade de acesso à biblioteca e à Internet. Os usuários pagam com leitura o tempo equivalente ao uso do computador, despertando o gosto pelos livros e promovendo inclusão digital. O BILA já ganhou dois prêmios de reconheci-mento nacional, o Vivaleitura do MEC e o Anu, que é oferecido pela CUFA em parceria com a Rede Globo e a Petro-brás. Atualmente, o projeto beneficia mais de 200 usuários de todas as fai-xas etárias. Sede da cooperativa Pirambu Digital

Page 4: Jornal O Reboco - 1ª edição

Programe-se!O REBOCO | n° 1 | Fortaleza, 25 de outubro 2011

XX Semana de Comunicação da UFC

Quarta-feira - 26/109h às 12h – Apresentação de Trabalhos14h às 17h – Apresentação de Trabalhos18h às 20h – Mesa 2: Corpo, Imagem e Novas Tecnologias – Naira Ciotti, Walmeri Ribeiro, Cesar Baio e Wellington Júnior.

Quinta-feira - 27/109h às 12h – Mini-Cursos, Oficinas e Grupos de Discussão

14h às 17h – Mini-Cursos, Oficinas e Grupos de Discussão18h às 20h – Mesa 3: Inclusão Digital e Comunicação – Jocilda Ribeiro (Pirambu

Digital), Ronnes Maciel (Catavento) e Hermínio Borges (Faced/UFC).

Sexta-feira - 28/109h às 12h – Mini-Cursos, Oficinas e Grupos de Discussão14h às 17h – Mini-Cursos, Oficinas e Grupos de Discussão18h às 20h – Mesa 4: Informação, Internet e Democracia – Henrique Antoun, Alexandre Mourão e Alicianne Gonçalves.

Sábado - 29/10Encerramento da Secom

23h – Calourada da Comunicação, no Cine Betão (Rua Pedro I, em frente à praça do Banco do Nordeste)