jornal online Évora Local

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Camâra Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 06 Janeiro de 2011 Sabia que... pode visitar a Antiga Central Elevatória de Água da Cidade de Évora (CEA) 32 Hoje, dia 6, no Museu de Évora Inauguração da exposição “A Colecção Fotográfica da Sociedade Harmonia” A exposição “ A Colecção Fotográfica da Sociedade Harmonia Eborense” é inaugurada hoje dia 6, pelas 20 horas, no Museu de Évora. Esta mostra, organizada pela Câmara Municipal de Évora e pela Sociedade Harmonia Eborense (SHE), conta com o apoio do Instituto dos Museus e da Conservação/Museu de Évora, da Delegação Regional da Cultura do Alentejo e da Fundação Eugénio de Almeida. Estará aberta ao público até 9 de Março próximo e irá ser editado um catálogo da mesma em data a anunciar.

description

jornal online Évora Local

Transcript of jornal online Évora Local

Page 1: jornal online Évora Local

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Camâra Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 06 Janeiro de 2011

Sabia que... pode visitar a Antiga

Central Elevatória de Água da Cidade de Évora (CEA)

32

Hoje, dia 6, no Museu de ÉvoraInauguração da exposição “A Colecção Fotográfica da Sociedade Harmonia”

A exposição “ A Colecção Fotográfica da Sociedade Harmonia Eborense” é inaugurada hoje dia 6, pelas 20 horas, no Museu de Évora. Esta mostra, organizada pela Câmara Municipal de Évora e pela Sociedade Harmonia Eborense (SHE), conta com o apoio do Instituto dos Museus e da Conservação/Museu de Évora, da Delegação Regional da Cultura do Alentejo e da Fundação Eugénio de Almeida. Estará aberta ao público até 9 de Março próximo e irá ser editado um catálogo da mesma em data a anunciar.

Page 2: jornal online Évora Local

évoralocal / pág. 02

Page 3: jornal online Évora Local

évoralocal / pág. 03

Hoje, dia 6, no Museu de ÉvoraInauguração da exposição “A Colecção Fotográfica da Sociedade Harmonia”

A exposição “ A Colecção Fotográfica da Sociedade Harmonia Eborense” é inaugurada no próximo dia 6, pelas 20 horas, no Museu de Évora. Esta mostra, organizada pela Câmara Municipal de Évora e pela Sociedade Harmonia Eborense (SHE), conta com o apoio do Instituto dos Museus e da Conservação/Museu de Évora, da Delegação Regional da Cultura do Alentejo e da Fundação Eugénio de Almeida. Estará aberta ao público até 9 de Março próximo e irá ser editado um catálogo da mesma em data a anunciar.Recorde-se que, em 28 de Janeiro de 2010, a Câmara Municipal de Évora e a Sociedade Harmonia Eborense assinaram um Acordo de Depósito do acervo fotográfico daquela sociedade no Arquivo Fotográfico municipal. No âmbito desse acordo a colecção foi inventariada, descrita e, após digitalização, acondicionada em material adequado e colocada na sala de depósito do Arquivo Fotográfico camarário.Actualmente as cópias digitais das provas fotográficas estão disponíveis ao público no Arquivo Fotográfico municipal e estão a ser colocadas on-line, podendo ser consultadas no endereço www.evora.net/cice/memoria a partir da data da inauguração da exposição.Composta por 339 espécies, esta colecção inclui 154 provas a preto e branco, 61 provas a cor e 124 provas de albumina coladas sobre cartão. Algumas das imagens estavam datadas, podendo balizar-se a colecção entre finais do séc. XIX (1898?) e os anos 80/90 do século XX.Das imagens existentes, a maioria refere-se a eventos da vida social da SHE: bailes, festas, exposições, etc. Encontra-se também um grande número de imagens referentes a peças de teatro, cenários e grupos de mascarados, bem como um grande número de retratos (sócios, dirigentes, artistas de teatro).Não sendo uma colecção de um só autor, existem neste acervo provas de fotógrafos com actividade reconhecida em Évora, Lisboa e Porto, entre outras localidades, identificados pelas assinaturas e/ou com o carimbos da sua casa comercial. Destacamos Ricardo Santos (finais do século XIX, inícios do século XX), Cipriano Camarate e Eduardo Nogueira (ambos com actividade entre as décadas de 1940 e 1960) como os autores da maior parte das provas, embora possamos encontrar também imagens de Maria Eugénia Reya Campos, 1.ª mulher photographa portuguesa, António Maria Serra e José Pedro Braga Passaporte, ambos Photographos da Casa Real, Silva Nogueira e David Freitas, entre outros.Com a presente exposição pretende-se divulgar o espólio tratado e dar uma panorâmica geral do seu conteúdo.

Destacamos Ricardo Santos (finais do século XIX, inícios do século XX), Cipriano Camarate e Eduardo Nogueira (ambos com actividade entre as décadas de 1940 e 1960) como os autores da maior parte das provas, embora possamos encontrar também imagens de Maria Eugénia Reya Campos, 1.ª mulher photographa portuguesa, António Maria Serra e José Pedro Braga Passaporte, ambos Photographos da Casa Real, Silva Nogueira e David Freitas, entre outros.Com a presente exposição pretende-se divulgar o espólio tratado e dar uma panorâmica geral do seu conteúdo.

Page 4: jornal online Évora Local

évoralocal / pág. 04

Page 5: jornal online Évora Local

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 7 de DezembroCâmara de Évora aprova intenção de cessação da concessão existente a favor da Águas do Centro Alentejo, S.A

A Câmara Municipal de Évora aprovou, com cinco votos a favor (PS e CDU) e uma abstenção (PSD), a cessação da concessão existente com a Águas do Centro Alentejo, S.A., no que se refere à gestão e exploração do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, retomando a autarquia todas as suas competências na gestão e exploração do seu sistema municipal. A proposta segue agora para deliberação na Assembleia Municipal de Évora.

Justificando esta decisão, o Vice-Presidente informou que, não obstante todos os investimentos feitos na melhoria das infra-estruturas e qualidade do serviço do sistema de tratamento e fornecimento de água (forte razão que levou a Câmara a aderir ao sistema), na origem desta decisão estão razões que se prendem fundamentalmente com os enormes encargos financeiros que a Câmara suporta, devido ao facto do sistema não se ter alargado e ganho escala como se previa.

A CDU relembrou a sua posição de há seis anos contra a adesão da Câmara a este sistema que em seu entender conduziria a uma situação financeira gravosa e à perda de qualidade do serviço, apoiando agora a decisão tomada pela Câmara.

O Vereador António Dieb (PSD) considerou que uma matéria de tal importância como esta já deveria ter sido colocada á Câmara há mais tempo para ser alvo de uma decisão e que a Câmara Municipal deve ser ressarcida de parte dos custos pela compensação de ter confiado numa entidade que não assumiu as responsabilidades que lhe eram pedidas.

No período antes da ordem do dia foram também debatidos diversos assuntos, entre os quais se destacam a entronização da Câmara de Évora como confrade de mérito da Confraria Gastronómica do Alentejo.

Cartão Évora Solidária alargado a mais munícipes

Foi aprovada por unanimidade a proposta de alteração do regulamento de atribuição do Cartão Évora Solidária, particularmente no que respeita ao alargamento dos benefícios a todos os munícipes que estejam em situação de desemprego.

Desta forma, a alteração estabelecida no art.3º alínea c do Regulamento do CES passa a ser “Na situação de desemprego, estar inscrito no Centro de Emprego de Évora ou estar em situação de suspensão de contrato de trabalho”, permitindo assim a todos os desempregados usufruir dos benefícios deste cartão e não somente aqueles desempregados que recebiam subsídio de desemprego como acontecia até agora. Esta alteração segue agora para debate público.

Projectos de regulamento de apoios às entidades concelhias avançam para debate público

Uma proposta referente a três projectos de regulamentos que estabelecem as normas sobre os apoios a conceder pelo Município às instituições do concelho de Évora na área da cultura, desporto, associativismo social e juvenil foi aprovada com três votos a favor (PS e PSD), três contra (CDU) e o voto de qualidade do Vice-Presidente que presidiu à reunião em substituição do Presidente. Os projectos seguem agora para debate público.

Page 6: jornal online Évora Local

évoralocal / pág. 02

Page 7: jornal online Évora Local

évoralocal / pág. 07

Sabia quePode visitar a Antiga Central Elevatória de Água da Cidade de Évora (CEA)

A ANTIGA CENTRAL ELEVATÓRIA DE ÁGUA DA CIDADE DE ÉVORA (CEA)

A Central Elevatória de Água, localizada no centro histórico de Évora, está actualmente desactivada, e funciona como uma unidade museológica, patente ao público. Construída para permitir o fornecimento de água a todos os pontos da cidade, esta central era parte essencial da rede de distribuição de água ao domicílio inaugurada a 4 de Junho de 1933.Com este sistema, que reconstruiu as captações e os troços do Aqueduto da Água da Prata, desde a Graça do Divor até à cidade, passou a ser possível a elevação da água à parte alta da cidade, assegurando uma pressão conveniente nos andares superiores dos prédios e permitindo um combate eficaz contra os incêndios. Até então, o abastecimento de água à população era feito exclusivamente através das fontes e chafarizes, chegando apenas a algumas casas, através do aqueduto.Todo este projecto é da autoria do Engenheiro Viriato Castro Cabrita, posteriormente substituído pelo Engenheiro Ricardo Teixeira Duarte, e as suas construções em cimento armado foram da responsabilidade do Engenheiro Virgílio Preto.Importante testemunho da história eborense, que deve ser preservado devido ao seu valor artístico e industrial, a CEA engloba um conjunto ímpar de estruturas imóveis, nomeadamente uma câmara de manobras, quatro reservatórios de chegada, uma estação elevatória e um reservatório de serviço regulador de distribuição de água.De todo este complexo, evidencia-se a estação elevatória, que alberga ainda a última maquinaria que aí funcionou, tendo o seu edifício a particularidade de apresentar elementos arquitectónicos de estilo internacional e estando decorado com elementos Arte Déco.A CEA, desde o início usando energia eléctrica, funcionou durante várias décadas, passando em 1966 a receber água da Albufeira do Divor. Na década de 70, a construção de depósitos soterrados na encosta do Alto de São Bento levaram ao seu encerramento.

Maria da Conceição Rodrigues Rebola

Page 8: jornal online Évora Local

évoralocal / pág. 06

Page 9: jornal online Évora Local

19 e 20

Ay, Carmela, de José Sanchis Sinisterra

pelo Teatro das Beiras, da Covilhã

PROGRAMAÇÃOJANEIRO

Page 10: jornal online Évora Local

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: jornal online Évora Local

évoralocal / pág. 11

Page 12: jornal online Évora Local