Jornal Participação out nov2015

8
Página 2 Saúde êDia Nacional da Homeopatia ê Importância do exame de prevenção do Câncer de Colo Uterino Página 3 Governo mantém pagamento integral do 13° Página 7 Como fazer porta canetas com reciclagem Páginas 4 e 5 Comemoração aos 65º anos da Associação dos Aposentados Seção Artesanato Política Comemoração Mais um ano se encerra, mais um ciclo se fecha e é tempo de fazer uma retrospectiva. É tempo de olhar para trás e rever os planos que foram traçados, o caminho que foi percorrido, as metas e objetivos que foram realizados, e os sonhos que foram alcançados. É tempo também de olhar para frente, refazer planos, vislumbrar novos horizontes, e abrir o coração para sonhar. Nós agradecemos pela oportunidade de fazer parte da sua história e por contribuir com o seu sucesso. Esperamos que esta parceria continue ainda por muitos e muitos anos. Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero. Boas Festas e Felicidades! Prezado leitor: Convido a fazer uma reflexão sobre o tempo. O sentido da vida, o caminhar. “Cortar o tempo. Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Ai entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra frente vai ser diferente”. As esperanças se renovam a cada ano, com os votos de felicidades, prosperidades, saúde e paz. Só que muitas das vezes estas felicitações não passem de palavras soltas para quem as recebe. Existe em todo final de ano um desejo incontido de transformação de renovação de mudar a ótica das coisas que nos rodeiam, esse primeiro momento tem que ser trabalhado em nosso comportamento, nossas ações, nossos sentidos, nossas amizades, nosso trabalho, em nossa fé para que se faça a nossa renovação. O nosso tema para 2016 é “RENOVAR”. A Associação se renovou neste último ano, mas é pouco, muito pouco. Precisamos que se renove cada dia um diretor, cada sócio, cada servidor, cada conveniado, cada prestador de serviço. Assim teremos um crescimento horizontal e vertical. Em abril de 2016, haverá eleições, e qual a nossa frustação? – Não aparece pessoas querendo concorrer junto ou competir. Isto é frustrante, pois não há renovação nos quadros da diretoria, não existe renovação de ideias, de planejamentos. Nós já estamos por longos anos com os mesmos membros, envelhecemos em idade, disposição, desejos e atitudes, temos que ter sangue novo para nos ajudar. Os ideais, os projetos, saem sempre com os mesmos objetivos, as mesmas oratórias. Desejo e espero que em 2016, sejamos renovados, principalmente a nossa Associação. Feliz Natal e muita paz. Um ano de novas atitudes, novas atividades, Novas amizades, novos sonhos e novas realizações. Nosso abraço. Geraldo G. Lima | Presidente Dilva Porto | Vice-Presidente

description

 

Transcript of Jornal Participação out nov2015

Page 1: Jornal Participação out nov2015

Página 2

Saúde

êDia Nacional da Homeopatia

êImportância do exame de prevenção do Câncer de Colo Uterino

Página 3

Governo mantém pagamento

integral do 13°

Página 7

Como fazer porta canetas com reciclagem

Páginas 4 e 5

Comemoração aos 65º anos da Associação dos Aposentados

Seção ArtesanatoPolítica Comemoração

Mais um ano se encerra, mais um ciclo se fecha e é tempo de fazer

uma retrospectiva. É tempo de olhar para trás e rever os planos que

foram traçados, o caminho que foi percorrido, as metas e objetivos

que foram realizados, e os sonhos que foram alcançados.

É tempo também de olhar para frente, refazer planos, vislumbrar

novos horizontes, e abrir o coração para sonhar.

Nós agradecemos pela oportunidade

de fazer parte da sua história e por

contribuir com o seu sucesso.

Esperamos que esta parceria continue

ainda por muitos e muitos anos.

Feliz Natal e um Ano Novo

muito próspero.

Boas Festas

e Felicidades!

Prezado leitor: Convido a fazer uma reflexão sobre o

tempo. O sentido da vida, o caminhar.“Cortar o tempo. Quem teve a ideia de

cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.

Ai entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra frente vai ser diferente”.

As esperanças se renovam a cada ano, com os votos de felicidades, prosperidades, saúde e paz. Só que muitas das vezes estas felicitações não passem de palavras soltas para quem as recebe. Existe em todo final de ano um desejo incontido de transformação de renovação de mudar a ótica das coisas que nos rodeiam,

esse primeiro momento tem que ser trabalhado em nosso comportamento, nossas ações, nossos sentidos, nossas amizades, nosso trabalho, em nossa fé para que se faça a nossa renovação.

O nosso tema para 2016 é “RENOVAR”.A Associação se renovou neste último ano, mas é

pouco, muito pouco. Precisamos que se renove cada dia um diretor, cada sócio, cada servidor, cada conveniado, cada prestador de serviço. Assim teremos um crescimento horizontal e vertical.

Em abril de 2016, haverá eleições, e qual a nossa frustação? – Não aparece pessoas querendo concorrer junto ou competir. Isto é frustrante, pois não há renovação nos quadros da diretoria, não existe renovação de ideias, de planejamentos. Nós já estamos por longos anos com os mesmos membros, envelhecemos em idade, disposição, desejos e atitudes, temos que ter sangue novo para nos ajudar. Os ideais, os projetos, saem sempre com os mesmos objetivos, as mesmas oratórias.

Desejo e espero que em 2016, sejamos renovados, principalmente a nossa Associação.

Feliz Natal e muita paz.Um ano de novas atitudes, novas atividades, Novas amizades, novos sonhos e novas realizações.Nosso abraço.

Geraldo G. Lima | Presidente Dilva Porto | Vice-Presidente

Page 2: Jornal Participação out nov2015

2 Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de JF - AAPI

Saúde

Tel.: (32) 3217-7548/ Fax: (32) 3236-1267 Ambulatório e Sede:3217-3439

Tel.: 3212-3502 (viagens e eventos) Presidente: Geraldo Gonçalves de Lima

Tiragem: 5.000 ExemplaresProgramação Visual e Impressão:

Editar Editora Associada - Tel.: 3213-2529

ExpEdiEntE

InformatIvo da assocIação dos aposentados, pensIonIstas e Idosos de JuIz de fora

sNosso endereço eletrônico: www.associacaodosaposentadosjf.com.br sNosso email: [email protected] Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de JF

21 de Novembro

Dia Nacional da Homeopatia

Importância do exame de prevenção do

Câncer de Colo Uterino

O Câncer de Colo Uterino é uma das do-enças malignas mais comuns entre as mulheres, podendo levar a sérias consequências, caso não diagnosticado e tratado a tempo.

Uma das maneiras de prevenção desta doença é o exame colpocitológico anual (exa-me preventivo do colo Uterino). É um exame simples que permite um diagnóstico precoce desta doença tão temida e também de outras doenças que podem comprometer a saúde da mulher.

O câncer de Colo Uterino se descoberto e tratado precocemente trará um grande bene-ficio à mulher.

Dra. Durcineia de Almeida Fernandes

No ambulatório da Associação está uma equipe que começou a prestar seus serviços em 2015:. Dr. Adilson Verissimo - clínico geral, Dr. Bruno Oliveira David – otorrinolaringologista, Dra. Durcineia de Almeida Fernandes – Ginecologis-ta, Dra. Vanessa de Paula – Fonoaudiologista, Aline Ferreira – Enfermeira.

Em comemoração a esta data vamos escla-recer algumas dúvidas muito comuns em atendi-mento terapêutico de homeopatia.

O que é homeopatia e como ela surgiu? É um sistema terapêutico que se propõe a

tratar o ser humano como um todo, ou seja, consideram-se os aspectos físicos, mentais, emo-cionais e sociais. Surgiu na Europa, há 200 anos, pelo alemão Samuel Hahnemann e chegou ao Brasil por volta de 1840.

Qual a origem dos medicamentos ho-meopáticos?

Diferente da fitoterapia, eles vêm dos três reinos da natureza: mineral, animal e vegetal. As substâncias são diluídas e submetidas a dinami-zação ,que é um processo farmacêutico especial que faz liberar as energias curativas.

Como é um atendimento homeopático de um Terapeuta?

O Terapeuta homeopata atua nos campos energético, espiritual, mental e emocional da pessoa, buscando atingir seu corpo físico, o tera-peuta vê o corpo humano na totalidade e não por partes. Portanto, geralmente, é um atendimento muito longo, onde o terapeuta busca investigar o indivíduo como um todo, conhecendo sua história, seus hábitos de vida, suas atitudes e reações dian-te dos acontecimentos. Considera também a parte física e somente após uma análise desse conjunto de fatores ele faz a indicação da homeopatia.

O tratamento homeopático é lento?Nas doenças agudas a homeopatia age rapi-

damente, desde que tenha sido bem escolhida. Já nas doenças crônicas, aquelas em que o indivíduo sofre há anos, normalmente a melhora é gradual, porém eficaz na cura.

Quais os cuidados que devemos ter com as homeopatias?

Os remédios homeopáticos devem ficar longe

da luz do sol, de cheiros fortes e de aparelhos elétricos e eletrônicos. Evite o uso de cânfora, café, mentol e eu-calipto durante o tratamento.

Pode-se tomar remédios ho-meopáticos por conta própria?

Não. Embora estudos comprovem que a homeopatia não tenha efeitos colaterais, o uso inadequado da home-opatia ou dosagem incorreta pode desequilibrar um quadro de doença estável, por exemplo. O ideal é que se procure um Terapeuta Homeopata.

Ainda existem ideias preconcebidas sobre a impossibilidade de o terapeuta homeopata e o acupunturista poderem praticar livre-mente essas terapias?

Sim, existem. Muitas pessoas não sabem que o Ministério do trabalho e Emprego - CBO reco-nhece o profissional Homeopata – não médico. Portaria Nº 397, de 09 de outubro de 2002. Aprova e classificação Brasileira de Ocupação – CBO/2002 para uso em todo o território nacional e autoriza sua publicação. A classificação de nº 3221 reconhece válidas as atividades profissionais nas áreas terapêuticas que regulamenta. Dirigidas aos acupunturistas, podólogos, quiropraxistas, homeopatas e afins, não médicos, define e es-tabelece que:s3221-05 – Acupunturista – Acupuntor, fitotera-peuta, Técnico corporal em medicina tradicional chinesa, Técnico em acupuntura, Terapeuta na-turalista, Terapeuta oriental;s3221-10 – Podólogo – Técni- Cinesioterapeu-taco em podologia;s3221-15 – Quiropraxia – Cinesioterapeuta, Eu-tonista, Homeopata (exceto médico), Quiropata, Rolfista,Rpgista, Técnico em Alexander, Técnico em antiginástica, Terapeuta crâneo-sacral, Te-rapeuta holístico, Terapeuta manual, Terapeuta miofacial.

No entanto como não existe lei estabelecendo que apenas médicos possam ser homeopatas ou acupunturistas, todas as pessoas que queiram estudar homeopatia estão livres para exercer sua ocupação. O Curso é oferecido pela Universidade Federal de Viçosa, pelo departamento de Fito-tecnia. Contato: (31)3899-1136/38899-2614.

Por Roberta Baldutti (Homeopata)

Page 3: Jornal Participação out nov2015

3Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de JF - AAPI

PolíticaApós muita pressão e repúdio dos apo-

sentados, o Palácio do Planalto anunciou o adiantamento integral de 50% do 13º salário da categoria em setembro. Os outros 50% serão pagos em novembro, como ocorre normalmente.

No dia 22 de agosto, o governo chegou a anunciar que, de acordo com proposta feita pelo Ministério da Fazenda, os aposentados receberiam 25% do 13º em setembro e os outros 25% em outubro, mas recuou.

Veja na íntegra nota da Presidência da República:

Nota à Imprensa A Presidenta Dilma Rousseff decidiu hoje

que o adiantamento de 50% do 132 Salário dos Benefícios de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (gratificação natalina) será pago integralmente na Folha de Setembro (creditada a partir do dia 24/09). Os outros 50% da gratificação natalina serão pagos na Folha de Novembro, conforme a rotina tradi-cional.

Secretaria de Imprensa / Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Pressionado pelos aposentados, governo mantém pagamento integral do 13°

Pressão falou mais altoPara o presidente da nossa Associação, Ubirajara

Vaz, que vem pressio-nando parlamenta-res para aprovarem projetos de interesse da classe, a pressão feita em todo o País, inclusive junto a de-putados e senadores dos partidos aliados

ao governo falou mais alto.“Mesmo contrariando o seu ministro da

Fazenda, a presidente Dilma, que já está com a sua popularidade lá embaixo, não teve ou-tra saída, a não ser pagar a metade do 13º em setembro, integralmente e não os 25% pretendidos pelo ministério. Tenho certeza de que, se continuarmos pressionando, consegui-remos realizar o nosso grande sonho, que é a aprovação do projeto de lei 4434/2008 e recuperar o nosso poder de compra”, afirmou Ubirajara.

O adiantamento de metade do 13º salá-rio beneficia 28,2 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social.

A presidente Dilma Rousseff vetou a extensão da regra de correção do salário mínimo para todos os aposentados. A medida, publicada no Diário Oficial da União era esperada desde que o Congresso aprovou o aumento, no início de julho/2015.

IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmen-te unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajus-tes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

Este é o argumento utilizado pela Presidenta da República, para vedar a extensão da correção do sa-lário mínimo para os demais aposentados do INSS.

Ora, ora, devia se ater ao “espírito do le-gislador”, à época da Constituição, que vedava qualquer cobrança ou pagamento em números de salário mínimos, ou seja, um aluguel de um salário mínimo, honorários de 50% do salário mínimo, etc.

Mas, corrigir a aposentadoria do trabalhador, por exemplo R$.788,00 em, digamos, 9% (nove por cento) no ano e se encontrar um valor para o salário mínimo de R$.859,00 e aplicar esta mesma

porcentagem para as aposentadorias dos traba-lhadores que ganham mais de um salário mínimo, não estaria infringindo a Constituição Federal, que “veda sua vinculação para qualquer fim”...

As aposentadorias dos trabalhadores teriam um aumento de 9% (nove por cento) “in casu” e então não se discutiria se atingiria aquele que ganha um salário mínimo, ou mais...somente reajustaria as aposentadorias dos trabalhadores, que contri-buíram anos à fio com a Previdência Social, sem distinção. Afinal, o máximo que um simples mortal,

Isonomia de reajuste para todos os aposentados

Programa Regularize• Os juiz-foranos com débitos tributários junto ao Governo de Minas também podem se beneficiar com o Programa Regularize, que prevê abatimento de até 50% para paga-mento à vista, além de parcelamento em até 60 vezes e compensação com créditos acumulados de ICMS ou precatórios. A me-dida vale para pendências junto à Fazenda Pública inscritas em dívida ativa ou não.

• O programa começou a valer em 11 de agosto e não tem prazo para término.

• Conforme a Fazenda, os contribuintes inadimplentes com o IPVA só poderão aderir ao Regularize depois de 1º de janeiro de 2016, ficando o parcelamento limitado a 12 vezes.

• O interessado deve comparecer pessoal-mente a uma das administrações fazendárias da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), para simular as condições de pagamento. É necessário apresentar documento de identidade ou CPF. As empresas podem ser representadas por contadores cadastrados na Receita Estadual, devidamente documen-tados. A forma de pagamento (à vista ou parcelado) é escolhida na hora.

no Brasil poderia contribuir para sua aposentadoria pelo INSS seria R$.4.663,00 atualmente, mas, se aposentar pelo teto é impossível.

É uma incongruência não entender que o Governo e a Previdência Social nunca sairia per-dendo com a extensão da correção da mesma proporção de reajuste para todos os aposentados, visto que, APOSENTADO NÃO FAZ POUPANÇA, NÃO AMOITA DINHEIRO, gasta tudo principal-mente com alimentação, medicamentos e planos de saúde e o Governo arrecadaria sempre mais com os impostos incidentes sobre os gastos desses mesmos aposentados.

Por isso, os políticos, Senadores e Deputados Federais, devem, por JUSTIÇA, derrubar o veto que ora a Presidenta apresenta para a extensão da correção do salário mínimo para os aposentados, que INFELIZMENTE, contribuíram com mais de um salário mínimo para suas aposentadorias e estão sendo alijados do reajuste justo, PARA TODOS OS APOSENTADOS.

VICENTE DE PAULO CLEMENTEContabilista/advogado/aposentado

Rua Valentim Clemente, 65 - Bairro Borboleta - Juiz de Fora - MG3217-7671 - 8833-7671

Page 4: Jornal Participação out nov2015

4 Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de JF - AAPI

Palestras Fonoaudiologia

Comemoração aos 65º anos de aniversário da Associação dos AposentadosUma maratona de atividades marcou a data das comemorações das bodas de platina da Associação. O sucesso foi total, confira as fotos!

Dia 24

*Cuidado com a voz e Educação Financeira

Missa eM ação de graças

CaFé da Manhã no esCritório da MareChal

Page 5: Jornal Participação out nov2015

5Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de JF - AAPI

Grande Baile no MHall com a banda Clave de Sol

Ação Social na Praça do Manoel Honório

Almoço com mais de 180 pessoas

Espetacular show de prêmios

Page 6: Jornal Participação out nov2015

6 Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de JF - AAPI

Culinária

Aviso ao leitorPara maior divulgação e comodidade aos nossos leitores, estamos organizando um cadastro. Via postal – inscrição no escritório e pagamento de 10,00 por ano 1º número a ser enviado. Também poderá ser enviado por email: [email protected]

Petisco de grão de bico de forno

Você não pode sim-plesmente comer um! Este delicioso petisco é alta-mente viciante e cheio de proteína, além de ser uma receita fácil de grão de bico. Ótimo para lanches

ou para aquele cinema em casa. Perceba que esta receita com grão de bico pode ser feita com o grão de bico enlatado ou o grão de bico hidratado feito por você mesmo.

Ingredientes450 g de grão de bico Grão-de-bico, já hidratado (pode ser uma lata também);1 colher de chá de pó de alho;1 colher de chá de cebola em pó;Azeite de oliva, para o revestimento do grão de bico;Sal/pimenta a gosto;Molho de pimenta ou outras especiarias (como o curry) opcionais.

Modo de PreparoFaça o pré-aquecimento do forno a 200

graus. Escorra, lave e seque o grão de bico. Se for você mesmo hidratando, lembre-se que você tem que deixar o grão de bico na água um dia antes. Em uma tigela de tamanho médio, misture os grãos no azeite de oliva e adicione as espe-ciarias, sal e pimenta até que todos os grãos de bico estejam cobertos. Espalhe sobre um tabuleiro.

Coloque no forno por cerca de 40 minutos. Fornos variam de temperatura, de modo que você manter uma vigilância sobre os grãos de bico, pois podem precisar de menos tempo. Mexa os grãos de bico de vez em quando para garantir escure-cimento adequado. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de comer.

Se você gosta de curry, esta combinação com grão de bico é mais do que certa para você!

Vamos organizar o nosso calendário de viagens 2016.

Se você interessar por estas viagens ou outras, entrar em contato (32) 3212.3502 ou pelo email: [email protected]

*Reveillon*Cruzeiro*Parati*Fazendas*Pequenas Viagens*Passa Quatro*Capitólio*Cidades Históricas*Caldas Novas*Trem*Carnaval

Viagens oferecidas pela Associação*Parque Aquático / para crianças*Inhotim*Pedra Dourada*Conservatória*Raposo*Aparecida*Sul / Santa Catarina (Rio Grande do Sul)*Consórcio: estamos organizando um consórcio de viagem.

Page 7: Jornal Participação out nov2015

7Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de JF - AAPI

Como fazer porta canetas com reciclagem

Seção de Artesanato

Atividades fixas*Caminhada -> 3º sabado do mês*Aniversariantes do mês -> último sábado do mês*Grupo Serenata -> 1º quinta-feira do mês*Atividades diversas *Palestras -> ultima quinta-feira do mês

Adquira o nosso Catálogo de Convênios atualizado 2014-2016

Informações: (32) 3217-7548 e (32) 3217-3439

1) O passo a passo é muito simples. Marque a boca do rolinho de papel higiênico no pedaço de EVA, recorte o círculo do tamanho exato da medida do rolinho e cole com cola quente.

Esta será a base do porta canetas.2) Segundo passo: faça rolinhos com as folhas de revistas, recorte e cole na base criada ante-riormente para cobrir todo o suporte de papel higiênico.

Pronto! Com essa ideia simples e criativa, você terá um lindo porta canetas!

Fonte: www.bolsademulher.com.br

Estiveram presentes mais de 88 pessoas na come-moração de 13 aniversariantes relacionados abaixo.

1 - Alice da Silva 2 - Ana Maria de Magalhães Souza 3 - Anezia da Silva 4 - Cacilda da Conceição Rezende 5 - Fernando de Magalhães Souza 6 - Liclea Lúcio (Lilica) 7 - Luanda Mariosa Paulino 8 - Luiz Gonzaga de Assis 9 - Maria Aparecida Carreira10 - Neusa dos Santos Lima Pires11 - Raimundo Januario12 - Rosaria Otoni Caldeira e Silva13 - Sonia Maria Malta da Silva

Filho de Orlando Riani, operário e sindicalista e Maria Riani, nascido em 15 de outubro de 1920, em Rio Casca- MG. Casou-se com Norma Geralda Riani, em 4 de setembro de 1941, em Juiz de Fora, MG, com quem teve 10 filhos. Foi cassado pelo golpe de 64, tendo sido preso e torturado. Após a anistia voltou a vida sindical e se ele-geu novamente deputado estadual. Foi admitido na Companhia de Fiação e Tecelagem Moraes Sarmento. Em 1936, foi admitido(CME), galgando todas as funções até se aposentar no dia 15 de setembro de 1983, com 43 anos de trabalho, como chefe de Divisão de Redes da Companhia Energética de Minas Gerais - (CEMIG). Como militante sindical foi bastante atuante iniciando sua trajetória em 1949. Em 1950 foi eleito para Membro Efetivo do Conselho Deliberativo da CAPESP em BH, man-dato este de 4 anos, conforme Portaria n.º 328 do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

Junto com alguns colegas da CME e de outros sindicatos fundaram em 26 de setembro de 1950 a Associação dos Aposentados Pensionistas das autar-quias do Brasil, hoje a Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Juiz de Fora.

Participou de 1951 a 1954 de diversos con-gressos e comissões sendo nomeado membro da comissão de salário mínimo de Estado de MG. Con-seguindo um aumento de 144% e posteriormente 207% subindo assim de 500 até 2.000 em moedas do período.

De 1954 até 1964 continuou participando de diversos congressos centrais, sindicatos, comissões em minas até 5 de abril de 1964 quando foi preso pelo exército brasileiro depois de cassado pela resolução 580 juntamente com o deputado Sinval

Nossa homenagem a Clodesmidt Riani pelos seus 95 anos de idade

Bambirra e João Gomes, cassado também pelo AI1. Cassado também pelo AI5 sendo preso no DOPS condenado pela justiça militar cumpriu pena, tor-turado tendo seus direitos cassados até 5 de março de 1971 colocado em liberdade voltando ao seio de sua família que sempre o apoio e o recebeu de braços abertos, fechando assim uma história política de prisão, tortura e de glória de um sindicalista, deputado, homem público de grande valor para nossa Juiz de Fora e de todo Brasil.

Page 8: Jornal Participação out nov2015

8 Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de JF - AAPI

Poços de Caldas É mui to bom o conv ív io, o

aprendizado, o companheirismo e a amizade que se inicia em cada evento, viagem, atividade. Um bom exemplo foi a nossa viagem a Poços de Caldas, onde participamos do 35º Encontro da Melhor Idade, Idosos de todo Brasil em um evento de alegria, confraternização e o prazer de visitar uma cidade que está entre as 10 melhores cidades de Minas Gerais e em qualidade de vida. Uma cidade alegre, florida muita música e um povo muito hospitaleiro.

Caraça: O que será que acontece, que ainda nem entrei no ônibus e já uma saudade insistente me faz pensar na volta, mesmo não tendo partido?

Que magia é essa que me en-volve e me faz querer ficar mais um pouquinho neste lugar de beleza tão intensa, de coloridos tão vibrantes?

Caraça: Sua igreja nos faz sentir a presença de Deus e as ruínas do antigo colégio nos remetem a um passado longínquo, mas ao mesmo tempo cheio de vitalidade.

A cada passeio, a cada caminha-da, novas descobertas: a Cascatinha, o Banho do Belchior, o Tanque, a Capelinha do Sagrado Coração e as próprias instalações do Santu-ário, são um convite a reflexões, à busca da paz interior, à interação com os nossos anjos, tão perdidos e relegados neste corre-corre dos dias urbanos.

E se não bastasse, à noite nos privilegiando com vagalumes, ilu-minando o caminho do lobo guará

nDia 17 a 20 de agosto de 2015

Viagem ao Caraçaque nos visita e se apresenta ma-jestoso, sem importar com as luzes dos fleches, posando para as fotos um verdadeiro “ Gianecchini “’do Caraça. E ainda viram a anta e os cachorrinhos do mato!

Caraça: carinho, convívio, ca-lor humano, capricho de vida e da natureza, nos regalando os sentidos e energizando nossos dias. Quero voltar para acordar cedinho, vendo o sol chegar com a alegria barulhenta dos jacus, tomar um café da manhã digno de rainha, já pensando no almoço que nos induz ao pecado da gula!

Caraça: Adeus! Adeus Tico Ticos, Canários, Pintassilgos, Tucanos e Ma-rias Pretas! Que Deus os abençoe e guarde até nossa próximo encontro! Aqui fica vou eu, levo o corpo, mas deixo a saudade, na certeza de um até breve!!Sócia da Associação dos Aposentados – matricula 5295

Miguel PereiraNada Melhor que voltar ao passado em um cenário de romance e muita

riqueza. É como um filme que passa em nossa cabeça.

Conhecemos dia 05/09 uma tradi-cional fazenda do século XIX, no auge do ciclo do café, suas varandas, seus quartos espaçosos, com muito bom gosto, jardins, palmeiras centenárias, pomar, lagos tudo isso em um local muito cuidado e carinho com a natureza.