Jornal Santuário de Maria · nós façamos a doação do nosso tempo para estar do lado de Jesus...

8
Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas - Venha rezar e cantar conosco! Venda Proibida - Distribuição Gratuita Ano XIII • Nº 143 • abril/2014 JORNAL Santuário de Maria Nossa Senhora do Sagrado Coração Está chegando o tempo que revela e explica, na didática sempre eficaz da liturgia da Igreja Católica, o grande Mistério da Fé. A Semana Santa, tempo de “preparação final” da Quaresma rumo a Páscoa da ressurreição, que começa no Domingo de Ramos e se encerra no Sábado Santo, ao final da tarde, apresenta em sua programação um clima intenso de oração e emoção, aliados às passagens decisivas da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A frase “Eis o Mistério da Fé”, sempre proclamada pelos nossos sacerdotes no mundo todo, é esclarecida no coração de todos que vivemos intensamente a Semana Santa porque o grande “Mistério” é que Jesus Cristo vive e reina entre nós, por meio do Santíssimo Sacramento no altar e no Seu Amor, selado de uma vez por todas no sacrifício da Santa Cruz, o caminho que abre as portas para a Vitória da Ressurreição. Então estamos combinados: A Igreja Católica Apostólica Romana, em todos os cantos do planeta, chama seu povo a estar presente na Semana Santa. Que todos nós façamos a doação do nosso tempo para estar do lado de Jesus Cristo nessa grande jornada de alimento, exercício e fortalecimento da nossa espiritualidade! Carregue sua cruz e siga Jesus! Ewerton Costa, radialista e membro das pastorais da Comunicação e do PréCrisma Eis o Mistério da Fé! Semana Santa 2014 13 à 20 de abril “Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e Nele exultemos” (Sl 118). Participe! Sua presença é uma alegria! 13/04/2014 – Domingo de Ramos 7h30 – Missa 9h – Procissão com Ramos e Missa 18h – 19h30 – Missas 14/04/2014 – Segunda-feira santa 19h30 – Missa da Misericórdia-Rito Penitencial 15/04/2014 – Terça-feira santa 7h30 – Missa 19h30 – Missa e Via Sacra pelas ruas do bairro 16/04/2014 – Quarta-feira santa 7h30 e 19h30– Missa Após a missa das 19h30 Os Padres estarão atendendo Confissões Tríduo Pascal 17/04/2014 – Quinta-feira santa 9h– Missa dos Santos Óleos Catedral 19h30 – Missa da Ceia do Senhor. Após a missa,Vigília ao Santíssimo no salão paroquial (Quinta, Sexta e Sábado Santo não teremos a missa das 7h30, no Santuário) 18/04/2014 – Sexta-feira santa 7h30 às 14h30 – Vigília ao Santíssimo 15h – Adoração da cruz 18h30 – Peça “Paixão de Cristo” 19h – Procissão do Senhor Morto 19/04/2014 – Sábado Santo 19h30- Missa Solene da Vigília Pascal 20/04/2014 – Domingo de Páscoa 6h30 – Procissão da Ressurreição Missas: 7h30 – 9h – 10h30 – 18h e 19h30 CONFISSÕES: 2ª e 3ª feira 19h30 na Igreja 4ª e 5ª feira na Secretaria Paroquial horários normais 6ª feira santa 7h às 12h na Igreja

Transcript of Jornal Santuário de Maria · nós façamos a doação do nosso tempo para estar do lado de Jesus...

Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas - Venha rezar e cantar conosco!

Ven

da

Pro

ibid

a -

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

Ano XIII • Nº 143 • abril/2014

JornalSantuário de Maria

Nossa Senhora do Sagrado Coração

Está chegando o tempo que revela e explica, na didática sempre eficaz da liturgia da Igreja Católica, o grande Mistério da Fé.

A Semana Santa, tempo de “preparação final” da Quaresma rumo a Páscoa da ressurreição, que começa no Domingo de Ramos e se encerra no Sábado Santo, ao final da tarde, apresenta em sua programação um clima intenso de oração e emoção, aliados às passagens decisivas da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A frase “Eis o Mistério da Fé”, sempre proclamada pelos nossos sacerdotes no mundo todo, é esclarecida no coração de todos que vivemos intensamente a Semana Santa porque o grande “Mistério” é que Jesus Cristo vive e reina entre nós, por meio do Santíssimo Sacramento no altar e no Seu Amor, selado de uma vez por todas no sacrifício da Santa Cruz, o caminho que abre as portas para a Vitória da Ressurreição.

Então estamos combinados: A Igreja Católica Apostólica Romana, em todos os cantos do planeta, chama seu povo a estar presente na Semana Santa. Que todos nós façamos a doação do nosso tempo para estar do lado de Jesus Cristo nessa grande jornada de alimento, exercício e fortalecimento da nossa espiritualidade!

Carregue sua cruz e siga Jesus!Ewerton Costa, radialista e membro das pastorais da Comunicação e do PréCrisma

Eis o Mistério da Fé!

Semana Santa 201413 à 20 de abril

“Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e Nele exultemos” (Sl 118).

Participe! Sua presença é uma alegria!

13/04/2014 – Domingo de Ramos7h30 – Missa9h – Procissão com Ramos e Missa18h – 19h30 – Missas

14/04/2014 – Segunda-feira santa19h30 – Missa da Misericórdia-Rito Penitencial

15/04/2014 – Terça-feira santa7h30 – Missa19h30 – Missa e Via Sacra pelas ruas do bairro

16/04/2014 – Quarta-feira santa7h30 e 19h30– Missa Após a missa das 19h30 Os Padres estarão atendendo Confissões

Tríduo Pascal

17/04/2014 – Quinta-feira santa9h– Missa dos Santos Óleos Catedral 19h30 – Missa da Ceia do Senhor. Após a missa, Vigília ao Santíssimo no salão paroquial (Quinta, Sexta e Sábado Santo não teremos a missa das 7h30, no Santuário)

18/04/2014 – Sexta-feira santa7h30 às 14h30 – Vigília ao Santíssimo15h – Adoração da cruz18h30 – Peça “Paixão de Cristo”19h – Procissão do Senhor Morto

19/04/2014 – Sábado Santo 19h30- Missa Solene da Vigília Pascal

20/04/2014 – Domingo de Páscoa 6h30 – Procissão da Ressurreição Missas: 7h30 – 9h – 10h30 – 18h e 19h30

CONFISSÕES:2ª e 3ª feira 19h30 na Igreja4ª e 5ª feira na Secretaria Paroquial horários normais6ª feira santa 7h às 12h na Igreja

2 • Santuário • abril/2014

O que é a Fé?“Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma” (Tg, 2,14-17)

Viver mais Feliz

Fé tem duas origens, a primeira deriva do termo grego “pistia”, que quer dizer acreditar. Este é o signifi-cado mais usual, entretanto ainda incompleto, pois não basta crer, é necessário também compreender a razão pela qual se crê. Esta é a chamada fé racio-cinada. Antes de ser uma contradição, como podem pensar alguns, o uso da razão solidifica a fé, pois ao analisarmos o objeto de nossa fé, compreendo-o e aceitando-o, estamos criando alicerces que tornarão nossa fé inquebrantável, fortalecendo-nos frente aos desafios mais árduos.

Por outro lado, a fé sem a razão é frágil, está su-jeita a ser desfeita e pode, frente ao menor abalo, desmoronar. Ou ainda pior, esta fé irracional pode nos conduzir ao fanatismo, a negação de tudo que seja contra o nosso ponto de vista. Com esta postura, nos arriscamos a cometer grandes desatinos, visto que, com nossos olhos fechado à razão, poderemos defender grandes mentiras, e negando grande e re-dentoras verdades.

A outra origem da palavra fé vem do latim, “fides”, que também possui o sentido de acreditar, mas agrega a este, o conceito de fidelidade, ou seja, é necessário que sejamos fieis ao objeto de nossa fé, falando em fé religiosa, estamos falando em Deus, portanto é preciso que sejamos fieis a Deus e isto só é possível seguindo os seus preceitos: ‘Amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos.’ Tomando por base esta compreensão percebemos que não basta ficarmos recolhidos, rezando, estudando os textos sagrados ou contemplando os céus. Praticando uma fé passiva.

Por isso, tenhamos sempre presente, as palavras do apóstolo Tiago, citadas acima.

Cristiane Silva

A comunidade em ação Ensaios para a Coroação da Padroeira: No grande dia da 75ª Festa em louvor a Nossa Senhora do Sagrado Coração, em 25 de maio, acontecerá, às 14h, o momen-to especial de Coroação da Padroeira. Já estão abertas as inscrições para crianças e jovens interessados em participar, que estão acontecendo, em plantão, após as missas das manhãs de domingo. As fichas também estão disponíveis na Secretaria Paroquial e na Casa de Velas. Os ensaios preparativos para este evento serão aos sábados e domingos de maio e terão programação detalhada nos murais do Santuário e no Facebook. Participe! Doação de Prendas / Barraca de Brinquedos da Festa da Padroeira: Além da tradicional doação de alimentos (óleo, farinha de trigo, macarrão, leite longa vida), na qual contamos com sua participação para que possamos realizar nossa Quermesse, também contamos com sua ajuda para a doação de prendas para a Barraca de Brin-quedos desta grande festa! Você pode doar brinquedos simples, com valor a partir de R$ 3,00 e pode deixar aos cuidados da Barraca de Brinquedos na Secretaria Paroquial durante a semana ou aos domingos, após a missa das 9h até 10h25, com os catequistas do PréCrisma no Pátio. Desde já, agradecemos sua ajuda! Dom Edmar visita o Crisma da Região Belém: A Pastoral do Crisma do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração reuniu jovens, crismandos da turma de 2014 e crismados em geral, no encontro de Dom Edmar Perón com os jovens de toda a Região Episcopal Belém. O encontro aconteceu em 30 de março, às 15h, aqui no Santuário. Retiro da Pastoral dos Surdos: Este importante encontro de fé e união, para nossos irmãos surdos, aconteceu em 06 de abril, das 7h às 17h, na Quadra e Salões Paroquiais do Santuário. Aconteceu também Missa Solene em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) às 10h30. A Pastoral dos Surdos agradece a ajuda dos amigos da comunidade na acolhida e serviços de bem estar aos visitantes neste dia. Formar 2014 / Pastoral da Família: Este importante grupo do Santuário, promoveu o 27º Encontro de Forma-ção Matrimonial e Religiosa para Casais nos dias 29 e 30 de março, e terá destaque especial em notícia no site www.santuariodemaria.com.br. Não perca! Visitas da Imagem Peregrina pelo Setor Carrão - Vila Formosa, em março: A Imagem Peregrina de Nossa Senho-ra do Sagrado Coração foi recebida pelas paróquias Nossa Senhora Aparecida (09/03), São João Batista (16/03), São Vicente Palotti (23/03) e Santa Marina (30/03). Nosso agradecimento aos párocos e fiéis pela acolhida à Mãe Peregrina do Sagrado Coração! PJ: A Pastoral da Juventude do Santuário de Maria se encontra aos sábados, das 14h30 às 15h30, na Sala 95 (ao lado da Quadra). Convidamos todos os jovens a conhecer e participar! Sua presença é muito importante! Santuário na TV: Pe. Air José de Mendonça MSC apre-senta o programa “Você pode Ser Feliz”, que acontece, ao vivo, todas as quartas-feiras, das 9h15 às 11h na Rede Século 21. Sintonize na parabólica, no canal 232 da Vivo TV Digital ou acessando o link “Santuário na TV”, no canto superior do site www.santuariodemaria.com.br Seja Dizimista: Para que todos os esforços para a preservação do Santuário sejam mantidos e perpetuados por muitos anos, convidamos todos os amigos da comu-nidade a serem dizimistas. O dízimo é um ato de amor, em valores financeiros definidos pelo próprio doador, que ajudam a igreja a se manter bonita, organizada e aconchegante para você e sua família. Procure os agentes da Pastoral do Dízimo, sempre presentes na entrada do Santuário após as missas de domingo. Deus lhes pague com bênçãos infinitas!

Elismara Oliveira

Santuário • abril/2014 • 3

Membros de pastoral social se reúnem para discutirem o Saúde +10

reforçou as discussões da Campanha da Fraternidade 2012, que tinha o tema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

A situação e os desafios enfren-

tados pela saúde pública no Brasil foram temas abordados. O programa “Saúde +10” e o “Mais médicos” foram discutidos como possíveis saídas para a situação emergencial atual.

O programa “Saúde+10” foi pen-sado e iniciado em 2012 e objetiva relatar valores mínimos e ações para o serviço público de saúde no país. Fazem parte do programa a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e outras entidades.

A saúde como foco dos assuntos atuais tem muita relevância, visto a ca-lamidade dos hospitais públicos, as filas nos atendimentos. O sistema público do Brasil é referência internacional, mas ainda é bastante preocupante no que diz respeito à falta de médicos e de equipamentos adequados.

Aline ImercioFonte: CNBB

Nos dias 20 e 21 de março, re-presentantes de diferentes pastorais sociais no Brasil se reuniram na ca-pital no Distrito Federal para discutir a Saúde Pública no país. O grupo

Notícias da Igreja

Papa Francisco é eleito o líder mais influente do mundoA revista estadunidense, Fortune, elegeu as 50 personalidades mais influentes, Francisco está no topo

que um em cada quatro católicos aumentassem suas doações aos po-bres, sendo que 77% disseram ter se

inspirado no Papa Francisco.Aline Imercio

Fonte: Money.cnn.com/ pt.radiovaticana.va

Sua Santidade o Papa Francisco foi eleito em março, pela revista norte americana “Fortune”, como o líder mais influente do mundo. A publicação fez um ranking com as 50 personali-dades mais influentes e o papa está no topo da lista.

A nomeação a Francisco chega um ano após seu pontificado. No ano passado o Papa também foi eleito a personalidade do ano pela revista também norte-americana Time.

Dentre as justificativas para a nomeação a Fortune diz que Francis-co teve a capacidade de atrair até mesmo aqueles que não são adeptos ao catolicismo “No breve espaço transcorrido, Francisco eletrizou a Igreja e atraiu legiões de admira-dores não-católicos, estabelecendo energicamente uma nova direção”, diz a revista.

O texto ainda ressalta que Fran-cisco citou assuntos considerados pouco ditos como homossexualismo em que ressaltou: “Quem sou eu para julgar?”, além de estar promovendo uma reforma Igreja Católica.

A publicação ainda destaca que o chamado “efeito Francisco” fez com

4 • Santuário • abril/2014

Antes coordenada por Dona Dinau-ra, a Pastoral das Capelinhas passou para a coordenação de Dona Nice em 1997. Ela diz que teve dúvidas quando recebeu o convite, mas o Padre Jorge a incentivou e convenceu de que ela era a pessoa certa para a Pastoral.

O trabalho da Pastoral consiste em levar as capelinhas até as casas dos que precisam de oração ou mesmo de um milagre, para a realização da novena. Ao final dos nove dias, a capelinha é

levada para a próxima casa e assim se-gue até que retornem à primeira casa, que é da própria Dona Nice. Reiniciam no último domingo do mês, quando o grupo se reúne na igreja com todas as capelinhas. Ao todo são 16, mas nem sempre contam com a presença de

Pastoral das Capelinhas“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus” (Ef 2,8-9)

Espaço Pastoral

todas, pois pode ser preciso ir buscá-las nas casas, já que em sua maioria estão com pessoas de idade com possíveis dificuldades de locomoção.

Ao fazerem a visitação com as capelinhas, são feitas orações junto com a pessoa ou família. Rezam ao Divino Espírito Santo, o Lembrai-vos, o rosário, fazem leitura e explicação do evangelho. “Nem sempre querem que a gente fique rezando lá, às vezes querem que a gente deixe a capelinha

que elas mesmas rezam. Mas o im-portante é que já foram muitos os milagres alcançados com as capelinhas”, afirma Dona Nice.

A Pastoral tam-bém tem reuniões nas tardes dos se-gundos domingos do mês, para falar das possíveis dificulda-des ou dúvidas.

Dona Nice diz que a Pastoral é muito importante em sua vida. “Pro-

curo fazer o máximo para minha Pastoral, ter muita paciência. Tem horas que dá vontade de largar tudo, mas a gente segue. O Padre Jorge veio fazer uma visita e me disse que Nossa Senhora do Sagrado Coração é minha sina. E é verdade. A pastoral

na minha vida é uma coisa maravilhosa, nunca me arrependi de nada. Sempre ali dando força para Pastoral, algumas aqui dão uma de-sanimada mas eu sempre falo pra não desanimar. Se tem uma pedra a gente tropeça e vai em frente, porque Nossa Senhora está sempre conosco. A gente tem algumas dificul-dades, como as pes-soas que têm uma certa idade e têm locomoção dificul-

tada. Elas, normalmente, se sentem cansadas. Muita coisa a gente tem que ir levando numa boa. Nós so-mos unidas, graças a Deus ninguém nunca reclamou de mim nesses 17 anos”, fala, emocionada. “A gente se apega muito a Nossa Senhora, ela ajuda muito a gente. São muitos mila-gres que são apresentados, então tem muitas histórias na nossa vida. E a gente

conhece também muito da vida das pessoas lá fora. Assim, a gente vai caminhando com Nossa Senhora do Sagrado Coração... agora está che-gando a festa dela também, ficamos muito contentes, muito alegres. Por-que passamos por coisas difíceis, por coisas impossíveis até, mas a gente tá aqui. Sempre vamos estar de pé, de cabeça erguida, com muito carinho e muito amor por Ela”.

Quem tiver interesse em participar pode procurar a Dona Nice em qual-quer missa, ela também participa das pastorais da Eucaristia e da Acolhida. Não há restrição de idade e, inclusi-ve, pessoas de outras igrejas podem participar, todos serão bem vindos.

Mayara Marim, Agente PasCom

Ewerton Costa

Betto Rocha

Elismara Oliveira

Santuário • abril/2014 • 5

Até agora conhecemos um pouco de algumas pessoas que participam de nossa comunidade há alguns anos. Nesta edição, teremos depoimentos de três pessoas, religiosas Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração (FDNSC): “Nasci em Pinheiro, no interior do Maranhão, em 1947. Conheci Nossa Senhora do Sagrado Coração por meio dos Missionários do Sagrado Coração (MSC) que visitam a comunidade onde eu morava, uma vez ao ano, para fa-zer a desobriga. Depois fui morar no colégio interno das irmãs e estudava no colégio dos MSC”, conta Ir. Maria da Luz Barbosa Cordeiro. “Sou natural de Santo Antonio do Monte, interior de Minas Gerais, onde nasci em 1946, próximo a Divinópolis, onde estudei no colégio das irmãs por oito anos. Conheci a imagem por meio de uma estampa que minha tia tinha por ser assinante da então Revista Anais de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Nela ela era uma autêntica Rainha!” complementa Ir. Lezir Batista Braga. “E eu nasci em Laranjeiras, no inte-rior do estado de Sergipe, em 1964. Desde criança convivi com as irmãs FDNSC e numa visita do Pe. Humberto Capobianco fui consagrada e inscrita na Grinalda Marial” completa Ir. Maria José Santo Lira.

Cada uma veio de um lugar bem diferente e teve experiências únicas no primeiro contato com nosso San-tuário: “a primeira vez que estive aqui foi em 1962 e me emocionei com a grandeza do templo, com sua beleza, o órgão, a animação da li-turgia, do coral, das festas e do seu Manoel Victor” comenta Ir. Da Luz. “conheci também na década de 1960. Lembro-me que o então Irmão Afonso organizava muito bem os grupos para

participarem das festas, especial-mente as Vir-gens, as vestes e estampas. O Colégio sempre teve uma par-ticipação espe-cial, também nos grandes eventos” acrescenta Ir. Le-zir. “A primeira vez que esti-ve aqui foi em 1991. Eu sempre fui muito ligada à Grinalda Ma-rial e sempre inscrevia as crianças que conhecia, especialmente na rua onde eu morava. Aqui pude conhecer e conviver com as pessoas trabalha-vam diretamente com a devoção a

Nossa Senhora do Sagrado Coração”, conclui Ir. Lira.

Assim como mui-tas outras irmãs, também elas con-tribuíram pessoal-mente em alguns trabalhos pastorais “eu ajudei muito na dramatização da Bíblia, na oração das vésperas das primeiras sextas-feiras de cada mês, vigí l ias à meia-noite no natal e páscoa, até hoje

temos também a oração do Ofício das Liturgia das Horas, às segundas-feiras que começamos quando o Pe. Manoel era o pároco e ajudei na coordenação da catequese na década de 1980, quando o pároco era o Pe. Almir” conta Ir. Da Luz. “O convento foi nos incentivando cada vez mais a participar da comunidade e não ficarmos fechadas. Pude ajudar na preparação dos sacramentos do Crisma e Eucaristia (seis anos), onde contamos com apoio dos materiais da diocese de Osasco, e a catequese renovada era nosso maior desafio” complementa Ir. Lezir. “Eu me sinto filha do Santuário. Também pude

Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração

contribuir na liturgia das celebra-ções das 9h, catequese, Liturgia das 19h, cantos e pastoral vocacional” finaliza Ir. Lira.

Também há muitos milagres e/ou graças alcançadas que vivenciaram e/ou conviveram e destacamos uma delas: “certa vez encontrei uma pro-fessora de nossa escola, Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração, aqui próximo ao Santuário, chorando em nossa capela. Estava desesperada pois foi diagnosticada com câncer e teria de fazer quimioterapia. Levei-a até o altar de Nossa Senhora do Sagrado Coração e lembramos de quantas festas/danças preparou para homenageá-la e juntas rezamos. Seis meses depois do afastamento, ela voltou e está ótima. Na época todas as pessoas do Colégio nos envolvemos em oração e assumimos o compromisso rezar pela seu pronto restabelecimen-to. Ela foi tão abençoada que mesmo com a quimioterapia seus cabelos não caíram” relembra Ir. Lezir.

As fotos são do arquivo do con-vento. No Alto Irmãs Lezir e Lira, ao lado, Irmã Lira com coroinhas e abaixo participação do Colégio na festa em 2009.

Miguel Mota

6 • Santuário • abril/2014

Dizimistas aniversariantes de abril/201426-03 Marinalva Leandro de S. Bezerra

01-04 Wilson Tadeu Fantini02 Alice Bonotto Ventura02 Elizabete Amorim02 Gerliano Gomes Alves02 Rita de Cassia B. Araujo02 Carlos G. Bastos02 Maria José de Moura03 José Canato03 Miriam Cristina da Silva03 Paulo Roberto Pepineli04 Elcio Teixeira04 Maria de Lourdes Souza05 Geni Pereira Gimenez05 Maria Giane Gomes da Rocha06 Amara Maria Batista06 Maria Aparecida dos Reis06 Maria Luiza Burato Rosati06 Maria Xista do Nascimento06 Maria Sidnei Barbosa07 Aguinaldo Pafume07 André Vinicius Moreira Mariano07 Nair Ferrari Ortega07 Luiz Gustavo Moreira Mariano08 Armindo da Ressurreição Escalhão08 Célia Pires da Silva08 Maria das Dores Pinheiro Pessoa08 Maria de Fátima da Costa09 Luciano Maya de Paula09 Maria da P. M. Santos10 Alex Menezes Guimarães10 Beatriz N. M. de Lima10 Maria Angela Rodrigues10 Maria Daniela de C. Falasca

10 Aparecido Fernandes de Miranda10 Indalécio Besson10 Luiz Carlos Patriani10 Maria Melin10 Zelia Tenório Lopes11 Adélia Menecozze11 Marcela Maria Santos Macedo11 Marlene Massini Nori11 Maria Francisca Frias11 Maria dos S. Teixeira11 Wilson Roberto Fernandes12 Neusa Caldeira e Silva12 Josepha Z. Russo12 Rogério de Castilho Feitosa12 Selma Pereira13 Guilhermina Ap. Morais Tozzi13 Maria Lucia Virgilina da Silva13 Maria da Penha Menezes14 Alzira de Paula Vieira14 Adelzuita Pereira Nunes14 Edwirges Marques de Almeida14 Carmem Loria Danunzio14 Maria Alice Carvalho Almeida15 Ana Maria Ricardo Hernandes15 Oderley Antonio Schiavone16 Antonio Batista17 Caroline de Andrade Cardoso17 Felipe de Barros Savioli17 Noemia Marques André18 Antonio Lucineido18 Antonio Plakitquen18 Francisco Epaminondas dos Santos18 Sergio Tetsuo Kuniihro19 América Morais19 Fernando Zanetin

19 Fernando Tadeu Bardotti19 Pedro Lopes19 Elizabeth Lago Souza19 Maria da Conc. Mendonça Soares19 Artur Rodrigues Barbosa19 Renan Alves20 Alice Harue Maeda Patriani20 Antonia Teodora do Nascimento20 Flávio Augusto Silva Torres20 Jean Carlos Parras20 Hanrey Fauzi Moreira Brandrino20 Nair Honoria dos Santos21 Antonieta Janan da Silva21 Paulo César Costa21 Bernadete da Silva Zago21 João José dos Santos21 Marco Antonio Silvério22 Flávio Francisco M. Jardim22 Martinha Maria de Jesus dos Reis23 Elza Levatti Serafim23 Maria Aparecida Martiena Maciel23 Ermita Alves Lacerda24 Adão Candido Pereira24 Giuliana Rocha de Lima24 Jesus Ribeiro Figueiredo24 Tatiane Barbosa de Andrade25 Adelaide Ganbóa25 Carlos Roberto da Silva Junior25 Manoel Evangelista da Silva25 Manoel Pereira de Azevedo25 Maria Ana Melo de Sobral27 Eduardo Viladres Campanha27 Veraiede Maria de A Mesquita28 Dalva Haegely28 Márcia Soares de Lima28 William Rodrigues Cardoso28 Dorival Payth Santos29 Marli Ap. Evangelista Pacheco29 Marlene Ap. Furnaleto dos Reis30 Eder Lopes30 Eneid Lourdes Rodrigues Ribeiro30 Luzia de Lima Dias30 Magali Campanholo Mendes

17 Nilse Helena de Paula23 Adelaide Gamboa23 Maria Aparecida Martiena Maciel27 Carlos Danunzio27 Maria Conceicao Costa

Dizimistas aniversariantes da Comunidade São José

Queridos irmãos e irmãs,Se você se sente só, procura alguém que possa te ouvir ou está a procura de um bom conselho para aliviar suas angústias e aflições, conte com a Pastoral da Escuta.A Pastoral da Escuta aguarda você, aqui no Santuário de Maria, todas as segundas-feiras, das 13h às 19h. Juntos, experimentaremos o Amor e a Misericórdia de Deus.Sejam bem vindos!

Convite - Pastoral da Escuta

Santuário • abril/2014 • 7

Atendimento dos padres:Quartas e quintas-feiras:

9h às 11h15 e 14h30 às 16h30Sextas e sábados: 9h às 11h15

Horário das Missas: Domingos:

7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30 Segundas-feiras: 19h30

Terças-feiras à sextas-feiras:7h30 e 19h30

Sábados: 7h30

Missa na Comun. São José: Domingos: 9h

Expediente:Jornal SANTUÁRIO

Publicação mensal daParóquia e Santuário de Nossa

Sra. do Sagrado CoraçãoRua Angá, 994 • V. Formosa • 03360-000

Fones: 2116-6454 / 2211-0448 / 2628-7873Tiragem desta edição: 2 mil exemplares

Pároco e Reitor do Santuário: Pe. Air José de Mendonça, MSC

Jornalista Resp.: Miguel Mota - Mtb 48.332/SPE-mail: [email protected]

www.santuariodemaria.com.brwww.msc.com.br

Sec. Paroquial: [email protected] na Gráfica Azevedowww.graficaazevedo.com.br

[email protected](11) 2682-3464

Intenções do Apos. da Oraçãoabril/2014

Geral: Para que os governantes promovam o cuidado com a criação e a justa distribuição dos bens e dos recursos naturais.

Mi s s i oná r i a : Pa ra que C r i s t o ressuscitado cumule de esperança os corações dos que são provados pela dor e pela doença.

VicentinosBazar da Solidariedade

25 e 26 de abrildas 08h às 16h

Local: Rua Angá, 962

Domingo do QuiloDia: 16 de abril

Contamos com sua doação!

Agenda de abril/2014Dia Hora Descrição Local

03 19h30 Missa e Bênção do Santíssimo Igreja04 7h30 Missa Sagrado Coração Igreja 8h30 Reunião Apostolado da Oração Salão I Via Sacra após a missa das 19h30 Igreja05 17h45/20h45 - Encontro de Batismo Salão I06 Todas as missas - Domingo do Dízimo Igreja 8h Retiro Pastoral dos Surdos Salão I e II 9h Reunião Liga Católica Sala Vicentinos 10h Imagem Peregrina Paróquia Santa Isabel 10h Visita Imagem Peregrina Paróquia S.Isabel Rainha 12h Celebração de Batismo Igreja 14h/16h30 - Encontro Pastoral Criança Sala 01 17h Reunião Pastoral da Criança Sala 0107 14h Reunião dos Grupos de Rua Salão I 20h30 Reunião do CPP Salão I09 20h30 Vígilia Núcleo Acolher Igreja11 8h Reunião Afuse Salão I Via Sacra após a missa das 19h30 Igreja12 8h30 Reunião Pastoral Missionária Sala 1 14h30 Reunião Capelinhas Sala NA 16h Formação de Catequistas Sala Catequese13 Domingo de Ramos 9h Missa de Ramos com procissão Ruas e Igreja 13h30 Tarde de Louvor RCC Igreja 15h Reunião Legião de Maria Salão I Semana Santa 14 19h30 Missa da Misericórdia Igreja15 19h30 Missa e Via Sacra Igreja e Ruas17 9h Missa dos Santos Óleos Catedral 8h15 Reunião Pastoral Enfermos Sala 15h Missa dos Enfermos Igreja 19h30 Missa da Ceia do Senhor Igreja 21h Vigília ao Santíssimo Salão I18 7h30 Vigília ao Santíssimo Salão I 15h Adoração da Cruz Igreja 18h30 Peça Paixão de Cristo Igreja 19h Procissão do Senhor Morto Ruas19 7h30 Início da Novena de NSSC Igreja 19h30 Sábado Santo Vigília Pascal Igreja 14h/15h30 - Encontro pais Catequese Salão II20 Páscoa da Ressurreição do Senhor Igreja 6h30 Procissão da Ressurreição Ruas Todas as missas - Missas nos horários normais Igreja Todas as missas - Domingo da Caridade Igreja 10h15/12h - Encontro pais Catequese Salão II21 Tiradentes 22 Oitava da Páscoa 23 15h Reunião Coord. Apostolado Sala 24 20h15 Terço dos Homens Igreja25 8h Reunião Afuse Salão I26 13h Pastoral da Solidariedade Salão I27 Domingo da Divina Misericórdia 8/18h Encontro de Noivos Salão I e II 12h Celebração de Batismo Igreja30 Início da Assembleia Geral CNBB Aparecida

Todos os domingos:Catequese – 9h – igreja, salas (dia 13/04 não haverá encontro)Crisma – 8h30 – nas salas (dia 20/04 não haverá encontro)Pré-Crisma – 9h – igreja, salas (Dia 13/04 não haverá Encontro)Quermesse - 18h30 (27/04 a 01/06)

Todas as segundas-feirasAtendimento Pastoral Escuta – a partir das 13h às 19h – Igreja

Todas as terças-feirasVicentinos - Conferência Nossa Se-nhora do Sagrado Coração - 9hCurso de Teologia 19h30 Salão II

Todas as quartas-feirasClube de mães – 14h às 17hOficina de oração e vida 14h30 às

16h30, a partir de 19/02 (sala)Grupo de Oração 19h30 às 21h30 no Colégio NSSC - Rua Planalto, 15

Todas as quintas-feirasCongregação Mariana – 20h30 – casas

Todas as sextas-feirasVicentinos – 20h30 – Conferência São Francisco de Assis (Dia 18 não haverá reunião)

Todos os sábadosCatequese – 14h30 – salas Pastoral do Menor – 13h – Quadra (dia 19 não teremos atividades)Vicentinos – 08h30 – Conferência São Francisco XavierPast. da Juventude 14h30 às 15h30Quermesse - 18h30 (26/04 a 01/06, no Ginásio de Esportes)

08 • Santuário • abril/2014

A comunidade em açãoVia-sacra no Santuário: Nosso Santuário convida

toda comunidade para as Vias-sacras. Elas acon-tecerão todas as sextas-feiras da quaresma, após a missa das 19h30! A Via-sacra é um importante momento de oraçã

17ª Festa de São José

A Comunidade São José, membro integrante da Paróquia e Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, convida o povo da Vila Formosa e região para a tradicionaeça teatral. A exibição da Peça da Paixão de Cristo acontecerá na Sexta-Feira Santa, 18 de abril, às 18h30.

Ewerton Costa, radialista e membro das pastorais da Comunicação e do Pré-Crisma

[email protected]