Jornal Santuário - santuariodemaria.com.br · todos os dias a Semana Santa - que acontecerá de 24...

8
Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas - Venha rezar e cantar conosco! Venda Proibida - Distribuição Gratuita Ano xiii • Nº 131 • março/2013 Jornal Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração Viver plenamente a proposta da Quaresma não é fácil. Mas quem está em sintonia com o evangelho consegue chegar lá! Se você compreende os passos de Jesus e tudo o que Nosso Senhor ensina nas passagens da Boa Nova, da Bíblia Sagrada, os 40 dias que estamos vivendo são um verda- deiro aprofundamento sobre nossa própria consciência cristã. Com intensida- de, faremos um grande exame de consciência sobre nossas tentações e pecados, os quais ne- cessitamos do perdão; com carinho, buscare- mos enxergar melhor a carência de nossos irmãos mais humildes para poder ajudá-los concretamente; e, com convicção, saberemos excluir de nossas vidas tudo o que nos faz mal... ou pelo menos planejar melhor isso! Agora, se você não compreende ainda tudo isso, vem com a gen- te! Participe de nossas missas. Venha para as Vias-Sacras. Adore o Santíssimo Sacramento nas celebrações das primeiras quintas-feiras de cada mês ou a qualquer momento na capela do san- tíssimo, que fica à esquerda do altar. Liberte-se de seus pecados se confessando com nossos padres e, enfim, viva todos os dias a Semana Santa - que acontecerá de 24 a 31 de março. Você não vai se arrepender de conhecer melhor nosso amado Senhor Jesus Cristo! Na ilustração deste editorial, deixamos para você alguns grandes momentos do mês de fevereiro de 2013. A todos, uma santa e transformadora Quaresma! Ewerton Costa (radialista e membro das Pastorais da Comunicação e do PréCrisma) Tempo de reflexão e mudanças, em busca da superação na fé

Transcript of Jornal Santuário - santuariodemaria.com.br · todos os dias a Semana Santa - que acontecerá de 24...

Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas - Venha rezar e cantar conosco!

Ven

da

Pro

ibid

a -

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

Ano xiii • Nº 131 • março/2013

Jornal

Santuáriode Nossa Senhora do Sagrado Coração

Viver plenamente a proposta da Quaresma não é fácil. Mas quem está em sintonia com o evangelho consegue chegar lá!

Se você compreende os passos de Jesus e tudo o que Nosso Senhor ensina nas passagens da Boa Nova, da Bíblia Sagrada, os 40 dias que estamos vivendo são um verda-deiro aprofundamento sobre nossa própria consciência

cristã. Com intensida-de, faremos um grande exame de consciência sobre nossas tentações e pecados, os quais ne-cessitamos do perdão; com carinho, buscare-mos enxergar melhor a carência de nossos irmãos mais humildes para poder ajudá-los concretamente; e, com convicção, saberemos excluir de nossas vidas tudo o que nos faz mal... ou pelo menos planejar melhor isso!

Agora, se você não compreende ainda tudo isso, vem com a gen-te! Participe de nossas missas. Venha para as Vias-Sacras. Adore o Santíssimo Sacramento nas celebrações das primeiras quintas-feiras de cada mês ou a qualquer momento na capela do san-tíssimo, que fica à esquerda do altar. Liberte-se de seus pecados se confessando com nossos padres e, enfim, viva todos os dias a Semana Santa - que acontecerá de 24 a 31 de março. Você não vai se arrepender de conhecer melhor nosso amado Senhor Jesus Cristo!

Na ilustração deste editorial, deixamos para você alguns grandes momentos do mês de fevereiro de 2013. A todos, uma santa e transformadora Quaresma!

Ewerton Costa (radialista e membro das Pastorais da Comunicação e do PréCrisma)

Tempo de reflexão e mudanças, em busca da superação na fé

2 • Santuário • março/2013

Criou Deus o homem e também a mulher. Deu-lhes um ao outro para amar e servir, e a ambos deu filhos para lhes dar alegria formando assim a primeira família. Constituiu-se a sociedade, sobre os olhos do projeto perfeito de Deus, pois a verdadeira consagração de um casal acontece, normalmente, na constituição da fa-mília, e os filhos são herança de Deus.

Quando o casal se entrega e aceita o projeto de Deus, seu mistério divino começa a se idealizar na vocação da mulher à maternidade. Toda mulher se realiza promovendo e gerando a vida. O feminismo coloca a materni-dade como uma ameaça à liberdade e á realização da mulher, o Papa coloca a maternidade como o centro da realização da mulher, mesmo que esta não tenha filhos, a maternidade é um mistério não apenas físico, mais espiritual.

Quarto Mandamento“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Ex 20,12; Mc 7,10)

Fé e Compromisso Social

Viver mais Feliz

Começam as articulações para a reforma política por iniciativa popular

Veio-me à mente o fato de termos o pai como referência (seja boa ou ruim, ele sempre será uma referência) para nossa escolha (consciente ou não) de um objeto amoroso. Então nesse caso, ele é o único que pode ser nomeado como "O HERÓI". É preciso sabedoria, com todos os seus prós e contras. O mundo é cheio de facili-dades, fadadas a derrota da família.

"Só peço que Deus te dê sabedo-ria!", sociedade, maternidade, família, trabalho, e tudo mais, aí sim essa tal Sabedoria faz toda a diferença na vida. Ah que miséria seria eu sem ela, Jesus! É como Salomão que poderia pedir tudo a Deus e escolheu a sabe-doria. Deus ficou tão “surpreso” que disse que daria a sabedoria e tudo mais por acréscimo. Vejo-me, como alguém que ia ganhar um presentinho simples, e que quando abriu o peque-no embrulho todo o resto fez sentido.

Não brigue com seus pais antes de sair de casa, nunca diga "eu te odeio" e vira as costas. Temos visto em acontecimentos recentes que, talvez você não volte para casa, por isso deixe sempre as pessoas amadas com demonstrações de amor, uma frase bonita ou um simples beijo acompanhado de um abraço apertado.

Cris Silva

"Brasília, 15 de fevereiro de 2013". Este dia ficará na história do Brasil. Naquela sexta-feira, a reunião men-sal do Comitê Nacional do MCCE, que se realizou na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB), reuniu dezenas de entidades da Rede MCCE e represen-tantes de comitês do Movimento para as primeiras movimentações do ano sobre a Reforma Política por coleta de assinaturas.

O MCCE, mesma rede social que coletou mais de 1,6 milhão de assi-naturas por todo o país pela Lei da Ficha Limpa, assina novamente um projeto de iniciativa popular com a CNBB, a OAB e outras importantes entidades nacionais.

O encontro contou com a partici-pação do presidente da OAB, Marcus Vinícius, dos diretores do MCCE, Jovita Rosa e Márlon Reis, de Pe. Geraldo – assessor político da CNBB, de Cezar Britto - ex presidente e membro ho-

norário vitalício do Conselho Federal da OAB, dentre outros.

Para o presidente da Ordem, "a discussão de mais uma participação popular trás o comprometimento com a causa". Disse ainda que a OAB cum-pre sua missão social de ser porta-voz da sociedade civil brasileira em prol desta bandeira republicana que é melhorar a democracia, ampliando os espaços da cidadania de participação na vida política do Brasil.

Márlon disse que 2013 é o ano da Reforma Política e que o "Time" é agora. Expressou que toda a rede MCCE juntamente com os mais de 330 comitês espalhados pelo país, e outros que ainda vão surgir, estão sendo contactados para juntos fortalecerem o Projeto. Lembrou que entidades da rede já têm agendados para este ano, seminários e fóruns sobre o assunto e que os relatórios produzidos serão encaminhados ao Movimento para análise e aproveitamentos.

Para Cezar Britto, o tema Reforma Política "entra em discussão quando há crise no parlamento e sai quando a crise se vai". Ressaltou, juntamen-te com vários dos presentes, que o Financiamento Público de Campa-nha deverá ser a palavra chave do projeto.

Jovita aproveitou a oportunidade para ampliar ainda mais a força do MCCE e convidou duas novas entida-des para compor a rede: o Instituto Atuação (Curitiba/PR), representado por Ramon Bentivenha e a ANTC - Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, representada por Luciene Pereira.

Após mais de duas horas de su-gestões e debates sobre o tema e sobre a vitoriosa experiência com a Ficha Limpa, Márlon Reis, finalizou o debate sugerindo a composição de uma comissão de relatores para o projeto. A sugestão que foi aclamada por unanimidade.

Fonte: Ascom_MCCE, www.mcce.org.br

Santuário • março/2013 • 3Notícias da Igreja

A renúncia do papa Bento XVIAnunciar três canonizações. Essa

era a tarefa do Consistório convocado na segunda-feira, dia 11 de feverei-ro, por Papa Bento XVI no Vaticano. Porém, o papa surpreendeu a todos que estavam presentes quando co-meçou seu discurso em latim. Muitos jornalistas não entendiam latim e não poderiam compreender o que sua santidade estava declarando, mas a italiana Giovani Chirri compreendeu. A jornalista entendia que o papa estava declarando oficialmente sua renúncia e surpreendendo a todos ali presentes.

Em questão de instantes, to-dos sabiam que Bento XVI havia declarado que a partir do dia 28 de fevereiro, o seu cargo ficaria vacante. A notícia surpreendeu, principalmente, porque até hoje somente quatro papas renuncia-ram: Bento IX (01/05/1045), Gre-gório VI (20/12/1046), Celestino V (13/12/1294) e Gregório XII (04/07/1415). Portanto, ele será o quinto, a partir de 28 de fevereiro.

A justificativa imediata de Bento XVI para deixar seu cargo foi seu cansaço: “Depois de ter examinado repetidamen-te a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas

forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequa-damente o ministério petrino”, disse em sua declaração oficial.

O Papado de Bento XVIFoi em abril de 2005 que conhe-

cemos o papa que seria sucessor de João Paulo II. O conclave decidiu e Joseph Alois Ratzinger, aos 78 anos,

era escolhido novo papa e assumi-ria o Vaticano. A gestão do alemão, que era amigo de João Paulo II, foi cheia de novos desafios. O Papa fez a histórica visita a Sinago-ga na Alemanha, que simbolizou a passividade entre judeus e católi-cos, fez a aber-tura da Igreja aos anglicanos, pediu paz aos palestinos e israelenses em visita ao Oriente Médio e também fez uma histórica visita ao Brasil, em 2007, que reu-niu 40 mil fiéis no Pacaembu, além visitar o Santuário de Nossa Senhora

Aparecida, em Aparecida (SP) e o Mosteiro de São Bento.

Além disso, Bento XVI mostrou sua forte intelectualidade como teólogo. Publicou o livro “Jesus de Nazaré”, fez a elaboração do Compêndio do Ca-tecismo da Igreja Católica e realizou o lançamento do YouCat, que traz o catecismo para a juventude. Jovens esses que receberam também uma atenção especial do papa na Jornada Mundial da Juventude em Madri, onde sua santidade também anunciou o Rio como sede da nova jornada, então em 2013 (ela ainda acontecerá e contará com a presença do novo Papa).

Porém, com a saída do Papa muitos se perguntam sobre o que será feito. Após o dia 28 de fevereiro, Bento XVI continuará realizando seus estudos católicos, agora em um mosteiro. Seu sucessor será escolhido num Con-clave na Capela Sistina, em março, no qual 117 cardeais do mundo todo entrarão em uma reunião secreta para decidirem quem pode melhor ocupar o cargo. Os cardeais brasileiros presentes serão: o arcebispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes; o presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damas-ceno; o prefeito da Congregação de Vida Sagrada no Vaticano, dom João Braz de Aviz; o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer; e o arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnello.

Aline Rodrigues Imercio Fontes: estadao.com.br;

arquidiocesedesaopaulo.org; oglobo.com; cnbb.org.br

OpiniõesDeclarações sobre a saída de Bento XVI“A renúncia do Papa Bento XVI trouxe algumas

inquietações. Fomos marcados pela dúvida do “será que pode haver a renúncia?”. A compreensão do ministério do Papa não pode ser colocada em ques-tão diante de uma atitude como esta. Não foi por covardia como insistem alguns meios de comunicação e alguns jornalistas em particular. Acredito que ele sabia o que estava fazendo e pronto. Como ser hu-mano optou pelo caminho que achava melhor para a Igreja e fez, certamente, com todas as questões ponderadas. Podemos ter opiniões iguais, diferentes e fazer as críticas que acharmos que podemos fazer, mas colocar em cheque o ministério do Papa, jamais!” (Pe. Air José Mendonça, Paróco e reitor do Santuário de N. Sra. do Sagrado Coração)

“Agradecemos a Deus o dom do ministério de Sua Santidade, Bento XVI, a quem continuaremos unidos na comunhão fraterna, assegurando-lhe nossas preces” (Nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB)

“A decisão do papa Bento XVI merece toda nossa compreensão, respeito e admiração pela sua humildade e coragem e pelo ensinamento de fé que nos deixa no serviço a Jesus Cristo e à Igreja”. (Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, em nota)

“[...] cheguei

à certeza de que as minhas

forças, [...] já não são idôneas

para exercer adequada-mente o

ministério petrino”

4 • Santuário • março/2013 Espaço Pastoral

O mundo muda, com ele a juventude muda de tempos em tempos. Mas Deus não muda, portanto a missão de cada um de nós permanece. Por isso os jovens têm e sempre terão seu espaço dentro da igreja, não só para aprender, mas também para ensinar e compartilhar.

A Igreja sempre se preocupou muito com juventude. Apenas como ilustração mais recente, a Conferência Epis-copal Latino Americana, em Puebla, México, em 1989, fez a opção preferencial pelos pobres e pelos jovens [doc. Puebla 1132 – os capítulos I (opção pelos pobres, nos 1134 a 1165) e II (opção pelos jovens, nos 1166 a 1205) detalham mais estas opções]. Em 1992, a Igreja no Brasil realizou a Campanha da Fraternidade tendo a juventude como tema e o lema “juventude, caminho aberto” e, neste ano, tendo em vista a Jornada Mundial da Juven-

tude, a Campanha da Fraternidade tem, novamente, o jovem como tema. Esta visa mostrar para os jovens o caminho para o seguimento de Cristo, mesmo nos “tais tempos modernos”. Nossa comunidade, também, sempre teve um trabalho especial com a juventude, com nomes diferentes, e, atualmente, os jovens podem contar com

Pastoral da Juventude“Que ninguém te desconsidere por seres jovem. Mas sê um exemplo para os crentes pela forma como falas e no modo como vives, pelo amor cristão, pela fé, pela pureza” (Tm 4,12)

a Pastoral da Juventude.Criada em 1998, a pastoral, hoje coordenada por Alan e Rebeca, reúne, atualmente, cerca de 20 jovens, que se encontram todos os domingos, às 16h, na sala 95, próxima à quadra. Nos encontros ocorrem leituras bíblicas para reflexão e dinâmicas relacionadas à bíblia. Acontecem, também, dinâmicas diversas, para descontração e maior entrosamento entre os participantes do grupo. No último domingo do mês, os aniversariantes têm um encontro para comemoração.

A coordenadora Rebeca afirma que sua missão é muito gratificante. “Precisamos acreditar e mostrar para quê o jovem veio ao mundo e à igreja”.

A amizade, tão importante na vida de todos nós e es-sencial durante a juventude, é também um dos pontos mais valorizados pela equipe. E é dessa amizade que surge o

compartilhamento de experiências e conhecimento que tanto acrescenta espiritualmente à vida de todos que participam. “Participar da PJ é muito importante para mim. Já ajudei muitas pessoas. É bom levar Deus para outros jovens e mostrar como ser católico não é careta, mas sim, é maravilhoso. Já ensinei muita coisa e aprendi bastante também”, diz Amanda, integrante do grupo há mais de 11 anos.

A idade mínima para participar é 15 anos, mas não é necessário inscrição. Para quem quiser dividir essa experiência de amizade, fé e união com outros jovens, a Pastoral da Juventude está sempre de portas abertas!

Mayara Marim, Agente PasCom

Arquivo Past. da Juventude

Arquivo Past. da Juventude

Arquivo Past. da Juventude

Arquivo Past. da Juventude

Santuário • março/2013 • 5

Quem tem acompanhado este espaço em nosso santuário, deve ter notado que a maioria das pessoas que foram entrevistadas não é paulistana. Desta vez teremos mais uma exceção. “Meus pais chegaram no Tatuapé em 1928. Antes, vindos de Polignano a Mare, cidade do sul da Itália, foram morar no Braz. Embora fossem da mesma região, não se conheciam. Minha mãe chegou com 07 anos e meu pai com 12. Eu nasci no Tatuapé, em 1938, próximo de onde é, hoje, a estação do metrô. Desde pequena

freqüentei a então capela, atual paróquia Nossa Senhora da Con-ceição, na praça Silvio Romero. Participei da preparação para a primeira comunhão na capela e a recebi na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, à qual pertencía-mos. Em 1959 compramos nossa casa na rua Arapoca e nos mu-damos no início de 1960”, conta Marilena Di Sessa.

A participação na igreja ini-ciou muito cedo: “Depois da primeira eucaristia, participei dos movimentos das Filhas de Maria, Apostolado da Oração, Santa Rita de Cássia (semelhante aos vicentinos) e Legião de Maria. Eu ficava encantada quando o padre abria a cortininha do Sacrário. Não imaginava que hoje poderia dizer que sou ministra extraordi-nária da Eucaristia há 16 anos” rememora ela.

O mundo do trabalho, também logo a convocou: “profissional-mente fui uma das professoras fundadoras do Colégio Agostiniano São José, no Belém, em 1960 e na

Paulistana e marianaatual Emei prof. João Ortale, na praça João Aguirre, onde dávamos aula em um galpão de madeira com o nome de ‘Escola Reunida de Vila Formosa’. Depois fui para o Kennedy, Paulo Ca-valcante e, também num galpão de madeira, na então conhecida ‘Escola Reunida do Externato Sagrado Coração de Jesus’, no Jd. Vila Formosa, e fazia as formaturas de quartas séries, juntamente com a primeira eucaristia. A celebração acontecia sempre na capela São José, dentro do seminário, sempre com ajuda dos seminaristas.

Finalmente, como diretora da escola Municipal Vicentina Ribeiro da Luz”, relembra saudosa, Marilena.

Como boa parte das pes-soas, ao conhecerem Nossa Senhora do Sagrado Coração, ela se tornou única e ines-quecível: “Logo que cheguei aqui, fui apresentada por Josepha Zagueto Russo e continuei participando das Filhas de Maria. Nossa ami-zade sempre foi muito forte e hoje somos comadres, pois sou madrinha de crisma da Cássia, filha dela. Ao entrar

pela primeira vez no santuário, fiquei maravilhada com o tamanho, com as pinturas e cores. Desde então sempre participei das missas, primeiro, por algum tempo na das 7h30, depois sempre na das 19h30. Sou membro também do Apostolado da Oração, Pastoral da Escuta, Liturgia e ministra extraordinária da Eucaristia. Sempre alcancei muitas e grandiosas graças

por meio de Nossa Senhora do Sagrado Coração” conta Marilena.

Não podemos nos esquecer das graças alcançadas que foram muitas: “graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora do Sagrado Coração são inúmeras e freqüentes, mas uma foi impor-tantíssima em nossas vidas: minha irmã Antonia, fervorosa na fé e na esperança teve feridas nos pés devido à diabete. Seus pés ficaram com dois buracos enormes e, na verdade, tinha praticamente somente a metade dos pés. Eu cuidava dela, pois já tinha me aposentado, e quando encarava aquelas feridas ficava com náuseas. Aos poucos e com muitas orações as feridas foram diminuindo e após alguns anos ela ficou com os pés perfeitos, sem precisar de enxer-tos ou internações. A comunidade visitava e rezava com a gente e uma vez uma pessoa disse a ela ‘dona Antonia a gente vem para confortar e sai confortado’,” fina-liza Marilena emocionada.

Miguel Mota

Primeira eucaristia, em 1947

Logo que se aposentou, o Pe. Humberto foi um dos convidados especiais na comemoração, pois normalmente presidia a missa das 19h30

Aniversário de sua sobrinha, Ana Maria, em 2004. Dentre os presente, o saudoso Pe. Bertasi e os então seminaristas, hoje padres, Julio e Lucemir

6 • Santuário • março/2013

Dizimistas aniversariantes de março/2013DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE MARÇO 201301 Ângela Maria Fernandes01 Aparecida Bortoleto01 Sandra Helena de Lima Nascimento02 Andreia Cardoso Roenca02 Antonio Cesário02 Edilaine Cristina B. Lopes02 Luzia Ramos Matias02 Maria Aiko Komino02 Maria Inês Marinho02 Neildes F. de Oliveira02 Waldomiro de Oliveira03 João Luiz Stevanelli03 Guilherme José de Oliveira04 Edwiges Nogueira Vieira04 Antonio Jesus Talhati04 José Conde dos Santos05 Argemiro do Carmo Oliveira05 João José Lima05 José Antonio Flores Jeres05 Maria Aparecida Messias Ribeiro05 Nair A. Barsi05 Sebastião Rozzi05 Roger Vabrio Pereira Souza05 Talita de Araujo Tabatingo 05 Terezinha Alves Marques06 Carmelita Pereira da Silva06 Maria Celeste Inácio06 Elisangela Ricci06 Maria Gonçalves Bardonado06 Margarida Guerino Figueiredo06 Paulo Roberto Tonetti07 Maria Roselene de Barros Savioli07 Áurea Raimundo07 Ilda Pirani Aguiar07 Olga Meksa Zanon08 Cesar de Oliveira

08 Douglas da Costa Custódio08 Maria José de Lima Pedro09 Cleide Aparecida de Moura09 Daniel Paulino Luciano09 Simone Mendes L. Nogueira10 Fidelcina Alves Ambrosio10 Gustavo de Melo Sinzinger10 Jorge Alberto Lourenço10 Maria da Conceição Martins10 Maria Renilda dos Santos Felix11 Aristides Luis de Souza11 João Paes da Silva11 Marcos Paulo da Silva11 Odila Milane Domingues12 Elio Rodrigues12 Luiza Vieira Faria 12 Mario Moura12 Regina Célia da Silva12 Wagner Sanches Junior13 Celso Gimenes13 Ivani Keller13 Maria dos Santos14 Jorge Luiz de Oliveira14 Maria do Carmo Andrade14 Sebastião Luis Miranda15 Fernando Diniz Prado15 Manoel Pinheiro de Souza15 Maria da Paz C. Mamédio15 Viviane Pereira de Oliveira16 Ana Pereira Sales16 Antonio Hernandes16 Antonio Rodrigues Salomão16 Maria Clara de Lima16 Márcia Aparecida Bonadio16 Sirlei de Andrade Azevedo17 José Carlos de Lima17 Judite Pereira Belo dos Santos17 Maria José da Silva

17 Manoel de O. Rabelo17 Maria Josefa B. Fiorani18 Lauriza C. das Virgens18 Miriam Nóbrega Mina18 Robson dos Santos18 Uescle de Jesus Santos19 Fausta Frugoli Reis19 Janete Aparecida de Lima19 Maria José Pereira19 Maria José de Lima Freitas19 Miriam Fornias19 Violinda C. Meneguetti19 Rosemere R. de Lima Sertório20 Valdivino Gomes Pinto21 Carmo Garcia de Oliveira21 Guiomar Malvina M. dos Anjos21 Maria Marli de Aguiar21 Vicenzo Morabito22 Gonçalo de Barros22 Márcio Ap. Ferreira22 Sandra Regina Martins23 Alea Magalhães Pereira23 Alice Ponciano Rocha23 José Carmelo Filho23 Luzia Costa Cordeiro23 Marlene Paes T. Manrubio23 Solange Ap. Mendes dos Santos24 Anézio Pinheiro Santana24 Leonardo Luis Miranda Bernardino24 Martinho de Oliveira25 Ivanete Ferreira da Silva25 Maria Anunciada da Silv26 Marcos Dante Milhiorança26 Nair Zanetti26 Silvia Maria Pereira27 Edina Fernandes da Silva27 Joana D’Arc da Silva27 Patricia Aguiar Faria das Merces27 Roseli Alves Nunes da Silva27 Waldir Maierú28 Francisca Gorgonio Reis28 José Francisco Pereira28 Rita Regina Martuci Pepineli30 Carlos Augusto Gimenes30 Ivone Strongoli30 Maria Zenaide da Silva30 Rita de Cassia Dias da Silva30 Ruy Carvalho31 Cláudio Miranda Sanches31 Elza Silvério Tido31 Fernanda M. do Nascimento31 Galdina Pereira de Araujo31 Maria Conceição Ap. Santos

14 Valdelice Nunes Barreto19 Maria José Oliveira Almeida

Dizimistas aniversariantes

da Comunidade São José

Programação da Semana Santa

24 Missas - Domingo de Ramos Igreja 9h Missa de Ramos com procissão Ruas e Igreja25 19h30 Missa da Misericórdia Igreja26 19h30 Missa e Via Sacra Igreja e Ruas27 7h30 Missa (Não haverá missa 19h30) Igreja 19h30 Missa dos Santos Óleos Col. N. Sra Lourdes28 19h30 Missa da Ceia do Senhor Igreja 21h Vigília ao Santíssimo Salão I29 7h30 Vigília ao Santíssimo Salão I 15h Adoração da Cruz Igreja 18h30 Peça Paixão de Cristo Igreja 19h Procissão do Senhor Morto Ruas30 19h30 Sábado Santo Vigília Pascal Igreja31 Todas as missas - Páscoa do Senhor Igreja 6h30 Procissão da Ressurreição RuasMissas - horários normais (7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30)

Santuário • março/2013 • 7

Atendimento dos padres:Quartas e quintas-feiras:

9h às 11h15 e 14h30 às 16h30Sextas e sábados: 9h às 11h15

Horário das Missas: Domingos:

7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30 Segundas-feiras: 19h30

Terças-feiras à sextas-feiras:7h30 e 19h30

Sábados: 7h30

Missa na Comun. São José: Domingos: 9h

Expediente:Jornal SANTUÁRIO

Publicação mensal daParóquia e Santuário de Nossa

Sra. do Sagrado CoraçãoRua Angá, 994 • V. Formosa • 03360-000

Fones: 2116-6454 / 2211-0448 / 2628-7873Tiragem desta edição: 2 mil exemplares

Pároco e Reitor do Santuário: Pe. Air José de Mendonça, MSC

Jornalista Resp.: Miguel Mota - Mtb 48.332/SPE-mail: [email protected]

www.santuariodemaria.com.brwww.msc.com.br

Sec. Paroquial: [email protected] na Gráfica Azevedowww.graficaazevedo.com.br

[email protected](11) 2682-3464

Intenções do Apostolado da Oração

março/2013

GeralPara que cresça o respeito à natureza, obra de Deus confiada a nossa responsabilidade.

MissionáriaPara que os bispos, padres e diáconos sejam incansáveis anunciadores do evangelho até os confins da terra.

Vicentinos

Bazar da Solidariedade06 e 27 - das 8h às 16h

Local: Rua Angá, 962

Domingo do QuiloDia: 17 de março

Contamos com sua doação!

Agenda de março/2013Dia Hora Descrição Local

Todos os domingos:Catequese – 9h – igreja, salas

(dia 06/03 não haverá catequese)Crisma – 8h30 – nas salas

(dia 31/03 Não haverá encontro)Pré-Crisma – 9h – igreja, salas

(dia 24 não haverá encontro)

Todas as segundas-feirasAtendimento Pastoral Escuta

das 13h às 19h – Igreja

Todas as terças-feirasEncontro da 3ª Idade – 14h – salaVicentinos – 9h – Sala/vicentinos

Todas as quartas-feirasClube de mães – 14h às 17h

Todas as quintas-feirasCongregação Mariana – 20h30 – casas

Todas as sextas-feirasVicentinos – 20h30 – Sala/vicentinos

Todos os sábadosCatequese – 14h30 – salas

(dia 31 não haverá encontro)Pastoral do Menor – 13h – Quadra

(dia 30 não haverá encontro)Vicentinos – 08h30 – Sala/vicentinosVicentinos – 14h30 – Sala/vicentinosCurso de Teologia 19h às 21h45, no Salão II

01 7h30 Missa do Sagrado Coração Igreja 8h30 Reunião Apostolado Salão I02 17h45 Encontro de Batismo Salão I 14/16h Reunião Coordenadores RCC Salão I03 Missas Domingo do Dízimo Igreja 9h Reunião da Liga Católica Sala Vicentinos 10h30 Encontro Pré Crisma Salão II 12h Celebração Batismo Igreja 14h/17h - Encontro Pastoral da Criança Sala 01 17h/19h - Reunião Pastoral da Criança Sala 0104 14h Reunião dos Grupos de Rua Salão I05 20h30 Formação de Liturgia Salão I06 Via Sacra após missa das 19h30 Igreja07 Dia Mundial de Oração p/Vocações 08 9h Reunião Bispo e Padres Setor Salão I07 19h30 Missa c/adoração Santíssimo Igreja09 8h30 Reunião Missionária Sala 1 14h30 Reunião Capelinhas Sala NA 16h Reunião Pais e Coroinhas Sala10 10h30 Encontro Pré Crisma Salão II 8h30 Início Crisma Salão I 15h Reunião Legião de Maria Salão Paroquial12 20h30 Reunião do CPP Salão I13 Via Sacra após missa das 19h30 Igreja14 08h15 Reunião Pastoral dos Enfermos Sala Liturgia15 14h30 Adoração Apostolado Oração Igreja16 14h/15h30 - Encontro pais Catequese Salão I 16h Formação de Catequistas Sala17 Todas as missas - Domingo da Caridade Igreja 10h15/12h - Encontro pais Catequese Salão I 12h Celebração Batismo Igreja 15h - Acies – Legião de N. Sra. do Sagrado Coração Igreja18 a 21 - Retiro do Clero 20 Via Sacra após missa das 19h30 Igreja19 20h30 Formação de Ministros Salão I21 15h Missa dos Enfermos Igreja23 7h30 Início da Novena de N. Sra. do Sagrado Coração Igreja24 Missas Domingo de Ramos Igreja 9h Missa de Ramos com procissão Ruas e Igreja

Semana Santa (veja programação na página ao lado)

25 20h30 Reunião Pastoral Família Salão I30 13h Pastoral da Solidariedade Salão I

08 • Santuário • março/2013

A comunidade em açãoReforma do Santuário / Campanha dos Vitrais: O processo de Re-

forma dos Vitrais de nosso Santuário já começou! Agradecemos muito a todos os amigos, famílias e empresas patrocinadoras que doaram seu apoio financeiro na realização desta importante obra de preservação de nossa história – inclusive por meio de nossos Almoços Caseiros em novembro de 2012 e no último dia 24/02. Informações sobre formas de contribuição voluntária podem ser obtidas no site www.santuariodemaria.com.br ou na Secretaria Paroquial.

Retiro Paroquial: Agentes de pastoral do Santuário participaram do retiro espiritual, em 17 de fevereiro, em Atibaia/SP. Agradecemos a todos que compareceram e aos que, por meio de suas orações, interce-deram por mais este momento de fé e espiritualidade.

Crisma 2013: Continuam as inscrições para a Crisma. Você adquire suas fichas, e tira dúvidas sobre idade mí-nima e documentações, durante a semana na Secretaria Paroquial ou no plantão após as missas de domingo, na entrada do Santuário. Os encontros começam em 10 de março, às 8h30 no Salão 01.

16ª Festa de São José: A Comunidade São José, irmã paroquial do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, celebrará mais uma grande festa ao Patrono da Sagrada Família. Este momento solene será em 17 de março, com procissão e missa a partir das 9h na Av. João XXII nº 1071. Venha participar!

Retiro da Pastoral dos Surdos: Corrigindo informação escrita na edição anterior, este importante encontro de fé e união para nossos irmãos surdos acontecerá em 07 de abril, das 7h30 às 17h, na Quadra e Salões Paroquiais do Santuário. Haverá também Missa Solene em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), às 10h30, presidida pelo Pe. Wilson Czaia - segundo padre surdo do Brasil. A Pastoral dos Surdos conta, novamente, com a ajuda dos amigos da comunidade na acolhida e serviços de bem estar aos visitantes neste dia.

Formar 2013 / Pastoral da Família: Está confirmado para 06 e 07 de abril, no Externato NSSC e Comunidade São José (Av. João XXIII, 1071) este grande encontro de casais do Santuário. Os inte-ressados em participar do Formar devem procurar informações e fichas de inscrição na Secretaria Paroquial.

Encontro Regional de Pastorais da Família: A Pastoral da Família do Santuário NSSC convida as pastorais de toda Região Episcopal Belém para este grande momento de reunião, oração e reflexão. O Encontro Regional de Pastorais da Família acontece em 25 de março, Segunda-Feira Santa, às 20h30 no Salão 1 do Santuário.

Pastoral da Juventude e Oficinas de Teatro: A PJ do Santuário de Maria vai realizar, das 22h de 22 de março até as 6h do dia 23, um importante momento de oração com a Vigília ao Santíssimo Sacramento. As Oficinas de teatro, também com grande participação de jovens da comunidade, realiza na Sexta-Feira Santa (29 de março), às 18h30, a tradicional Peça da Paixão de Cristo. Toda comunidade é chamada a apreciar nossa juventude nestas duas atividades, feitas com fé e dedi-cação, que acontecerão dentro de nosso Santuário.

Caminhos da Fé / Rede Século 21: Pe. Air José de Mendonça MSC apresenta a Oração do Terço, que acontece, ao vivo, todas as sextas-feiras, às 18h. Sintonize a Rede Século 21 na parabólica, no canal 232 da Vivo TV Digital ou acessando o link "Terço Ao Vivo" no canto superior do site www.santuariodemaria.com.br.

DeusA maior falta de fé é admitir que Deus pode não nos amar!Se tememos que Deus nos castigue, por que não esperamos que Ele nos perdoe?!Se Deus não nos move, nada nos comove! Só Deus é indispensável, mas tu sempre podes ser útil.Tudo o que se faz por Deus é um bem, tudo o que se sofre por Ele, redime.O mundo está cheio de misérias, e Deus está cheio de misericórdias.Quando pedes por ti, Deus não fica sem te escutar. Quando pedes pelos outros, já voltas abençoado! Deus não aceita o amor de quem não pensa nos outros!Com Deus todo o bem é possível. Sem Deus nenhum bem permanece.Sem Deus, o ser humano, seja quem for, além de inútil torna-se perigoso.Quando tudo parece ser tão difícil é que mais firmemente devemos crer que Deus nunca falha!Deves entender que Deus sempre nos pede o melhor, e nem sempre nos dá o que é o mais agradável!Por Deus tudo é bom e qualquer lugar é o melhor!Quem não se põe nas mãos de Deus, caminha sem direção!Não importa saber de que lado a corda arrebenta. O que importa saber é de que lado está Deus!A única coisa que Deus não vê, é o bem que fazemos para ser vistos!Deus faça com que sigas os teus caminhos mais para chegar do que para fugir!Tudo começa a faltar, quando as pessoas acham que Deus não faz falta!

Pe. Orlando Gambi (17/05/1925-22/11/2005), Missionário Redentorista

www.a12.com/redentoristas/talentos/download/deus.ppt

[email protected]

(11) 3892 3353www.farmaeciaformosa.cepsaude.com.br

Av. Eduardo Cotching, 2204Vila Formosa – São Paulo-SP

Maria de Lurdes A. RossiProfª Matemática / Pedagoga / Psicopedagoga

Atendimento individual * psicopedagogia * concurso * reforço escolar * alfabetização * caligrafia * raciocínio lógico

Fones: 2671-5227 / 7113-7070 / 5158-9357Rua Saigon, 58 – Sala 03 – Vila Formosa

CASA DE REPOUSO DOCE LAR Temos Médica Geriatra / Nutricionista / Fisioterapeuta / Enfermagem 24 HorasVenha nos conhecer e fazer parte de uma nova famíliawww.repousodocelar.com.brwww.clinicageriatrica.netEndereço:Rua Baltazar Nunes, 480 - ItaqueraTel: 2217-9887 / 9718-5890

Fone: (11) 3774-8815Av. Dom Azeredo Coutinho, 276 - Jd. Vila Formosa (ao lado da lotérica e em frente a praça Vieira Couto)

[email protected]

* Trabalhamos com diversos produtos e variedades de preços, para você estar sempre na moda.