Jornal Visão Leste - Edição 150

8
Edição 150 - Ano XX - julho de 2011 - e-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.br PÁGINA 4 Universidade Federal da Zona Leste ganha área para sua instalação Oficina do projeto "São Paulo Costurando o Futuro" será instalada em São Mateus O cinema nacional é destaque em Itaquera PÁGINA 4 Kassab vistoria obras em Cidade Tiradentes PÁGINA 4 Governo do Estado lança o Via Rápida Emprego PÁGINA 8 re Parque do Carmo se prepara para a 33ª Festa das Cerejeiras Nos dias 6 e 7 de agosto a população da Zona Leste está convidada para uma grande comemoração. A Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo, Zona Leste de São Paulo. O evento está em sua 33ª edição e é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e da SPTuris. Página 8. O prefeito Gilberto Kassab anunciou durante a Festa das Nações e, Ermelino Matarazzo, que a Prefeitura de São Paulo já deu entrada na ação judicial para a desapropriação do terreno das indústrias Gazarra, localizado na avenida Jacu Pêssego, para instalação da Universidade Federal da Zona Leste. Segundo o vereador Gilson Barreto o terreno de aproximadamente 175 mil metros quadrados servirá para integrar o conjunto de intervenções e investimentos que darão uma nova imagem para a zona Leste de São Paulo. Saiba mais na página 3.

description

Edição 150

Transcript of Jornal Visão Leste - Edição 150

Page 1: Jornal Visão Leste - Edição 150

Edição 150 - Ano XX - julho de 2011 - e-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.br

PÁGINA

4

Universidade Federal da Zona Lesteganha área para sua instalação

Oficina do projeto "São Paulo Costurando

o Futuro" será instalada em São Mateus

O cinema nacional é

destaque em ItaqueraPÁGINA

4

Kassab vistoria obras

em Cidade TiradentesPÁGINA

4

Governo do Estado lança

o Via Rápida EmpregoPÁGINA

8

re

Parque do Carmo se prepara

para a 33ª Festa das CerejeirasNos dias 6 e 7 deagosto a populaçãoda Zona Leste estáconvidada para umagrandecomemoração. AFesta das Cerejeirasno Parque do Carmo,Zona Leste de SãoPaulo. O evento estáem sua 33ª edição e éorganizada pelaFederação Sakura eIpê do Brasil com oapoio da SecretariaMunicipal do Verde edo Meio Ambiente eda SPTuris. Página 8.

O prefeito Gilberto Kassabanunciou durante a Festa dasNações e, Ermelino Matarazzo,que a Prefeitura de São Paulo jádeu entrada na ação judicial paraa desapropriação do terreno dasindústrias Gazarra, localizado naavenida Jacu Pêssego, parainstalação da UniversidadeFederal da Zona Leste.Segundo o vereador GilsonBarreto o terreno deaproximadamente 175 mil metrosquadrados servirá para integrar oconjunto de intervenções einvestimentos que darão umanova imagem para a zona Lestede São Paulo. Saiba mais napágina 3.

Page 2: Jornal Visão Leste - Edição 150

Página 2 - julho de 2011

• Jornalista Responsável:Jornalista Responsável:Jornalista Responsável:Jornalista Responsável:Jornalista Responsável: Lilian Calil - Mtb. nº 23.585 • Redatores: Redatores: Redatores: Redatores: Redatores: Matias Quintino - Mtb. nº 22.016 - [email protected],Ronaldo Junqueira - Mtb. nº 23.219 - [email protected] • Colaboradores: Colaboradores: Colaboradores: Colaboradores: Colaboradores: Gilson Barreto, Alexandre de Souza e Diogo Linardi

• Projeto gráfico: Projeto gráfico: Projeto gráfico: Projeto gráfico: Projeto gráfico: Eudo Dantas - Mtb. nº 34.669 [email protected] • FFFFFotografias: otografias: otografias: otografias: otografias: David de Souza Júnior • Circulação:Circulação:Circulação:Circulação:Circulação: Aparecida de Jesus C. de Lima e Liezi Lanza

Distribuído nos bairros: Distribuído nos bairros: Distribuído nos bairros: Distribuído nos bairros: Distribuído nos bairros: São Mateus, Sapopemba, V. Alpina, Pq. São Lucas, Jd. Grimaldi, Itaquera, Guaianases, Tatuapé, V. Carrão, V. Formosa, Jd. Anália Franco e Penha.Impressão: Impressão: Impressão: Impressão: Impressão: Gazeta São Paulo - 2954-6218

Av. Mateo Bei, 2618 - CEP 03949-013 - São Paulo - SP - Tel: (011) 2919-0613e-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.bre-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.bre-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.bre-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.bre-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.br

O Jornal Visão LO Jornal Visão LO Jornal Visão LO Jornal Visão LO Jornal Visão Leste este este este este é uma publicação da empresa Visão Leste Publicações e Edições Ltda.

(*) Gilson Barreto

*GILSON BARRETO é vereador de São Paulo

Como vereador e presidente daFrente Parlamentar em Defesa da ZonaLeste da Cidade de São Paulo, procurosempre enxergar os problemas ebuscar suas soluções a partir de umaperspectiva mais ampla. Tenhoconsciência de que nós vivemos emuma cidade cuja grandeza é a própriamedida da sua complexidade. Aquiloque muitas vezes entendemos comoum problema de um cidadão ou de umgrupo de cidadãos se revela, com umaanálise atenta e mais demorada, comoalgo maior, que afeta a vida demilhares, milhões de outras pessoasque, em um primeiro momento, nãofazem parte daquele universoespecífico e que moram longe dali.

Nós vereadores precisamosexercitar diariamente esse olhar maisamplo, deixar de lado os preconceitos,superar o nosso quintal e entender deuma vez por todas que estamosfalando de São Paulo. Não é pequena anossa responsabilidade. Por que façoessa reflexão? Porque, como em váriasoutras situações, estamos diante deum impasse: apoiar ou não a ZonaLeste, e, conseqüentemente, toda acidade, com os incentivos fiscais quepermitirão a construção do Estádio doCorinthians em Itaquera, batizadopopularmente de “Fielzão”, ou fecharos olhos para essa necessidade?

De minha parte, penso que a

“Incentivo ao ‘Fielzão’ trará emprego edesenvolvimento para a Zona Leste”

abertura e outras partidas de uma Copado Mundo, jogos que são vistos pelatelevisão por inúmeras pessoas detodos os continentes, já seriam umexcelente argumento em prol doincentivo público para o investimentoem infra-estrutura, como transportes,com benefícios para toda a região. Há,por exemplo, quem estime umavalorização de mais de 20% no preçodos terrenos e dos imóveis de milharesde famílias com a construção desseestádio. E a Zona Leste não é a prima-pobre de outras regiões de São Paulo,merece essa valorização. As pessoasque trabalham, que poupam, que dão oseu suor ao longo, muitas vezes, detoda uma vida merecem isso.

Outro aspecto importante: nãousaremos dinheiro público direto nesseestádio. Daremos, sim, condição paraque, com a sua construção, a nossacidade só tenha a ganhar: a curtoprazo, garantindo a realização em SãoPaulo da Copa do Mundo e permitindocom isso toda a valorização no dia-a-dia de um grande número de famílias;e a médio e a longo prazos, com oaquecimento econômico permanentede toda essa região. Estamos falandomilhares de moradores de Itaquera, dequase quatro milhões de pessoas quese instalam na ZL.

Foi com esse mesmo pensamentoque apoiei o projeto do prefeito Kassab

que beneficia a instalação de empresasna Zona Leste. Indústrias e estabe-lecimentos comerciais, prestadores deserviço que se instalam na regiãorecebem uma série de benefícios comocontrapartida do investimento naregião, que já conta com cerca de 10mil indústrias instaladas, comdestaque para o setor têxtil e devestuário. São mais de mil empresas deconstrução civil, mais de 21 milestabelecimentos comerciais e mais de14 mil empresas prestadoras deserviços. Apenas esses setores,juntos, empregam cerca de 430 milpessoas. E esses números crescerão emuito, se depender de mim.

Há anúncio ainda do governadorGeraldo Alckmin de outros inves-timentos públicos que serão empre-gados a partir da construção doestádio em Itaquera.

Vamos pensar grande. Vamosexercitar o nosso olhar. A nossa cidadesó terá a ganhar se continuar a daroportunidade. São Paulo é a capital dasoportunidades. Vamos dar mais essaoportunidade de crescimento, deemprego, de desenvolvimento, debem-estar para a população deItaquera, da Zona Leste, de toda acidade de São Paulo.

Este ano entrará na história comoo marco da grande virada do “jogo daZona Leste”, que até então nunca tinhasido foco de tantas discussões emâmbito nacional. O tema Copa doMundo de Futebol trouxe à tonarealidades sociais que são encontradasnão somente em Itaquera, mas nessaque é a maior região da cidade de SãoPaulo, com uma população de 4,5milhões de habitantes.

Ao ser incluída nos debatesempresariais, políticos e sociais aquestão da construção da futura ArenaSão Paulo, ou o “Fielzão” – estádio defutebol do Corinthians, projeto

Virando o jogoinicialmente orçado em cerca de R$ 1bilhão, toda a região, que abrigamilhares de pequenas e médiasindústrias e outros milhares de pontoscomerciais, provocou a organizaçãoimediata da sociedade civil.

Uma onda de audaciosos projetosestá revitalizando essa imensa área.

Equipamentos de saúde, educação,esporte e a melhoria dos sistemasviário e de transportes estão fazendocom que uma grande parte dosrecursos financeiros dos governosmunicipais e estaduais sejaminvestidos nas adequações necessáriaspara que finalmente projetos que

atravessaram décadas nas gavetas dediversas secretarias sejam colocadosem execução.

Todo esse trabalho resultará namelhoria acentuada da qualidade devida dessa sofrida e valorosapopulação. Os indicadores daAssociação Comercial de São Paulo eoutras fontes indicam que a geração deempregos ganhou ímpeto na região e asua consequência se traduz pelosresultados diretos na economiaregional que ascende a picos deextraordinária movimentação.

O Editor

Page 3: Jornal Visão Leste - Edição 150

julho de 2011 - Página 3

No último dia 14, oprefeito Gilberto Kassabvistoriou as obras doCentro de FormaçãoCultural e a ampliação daEstação da Juventude,ambos localizados emCidade Tiradentes. Comconclusão prevista para

Prefeito Kassab visita obras do Centro de Formação Culturale Estação da Juventude em Cidade Tiradentes

novembro deste ano, oCentro de Formaçãocontribuirá na capacitaçãoprofissional da populaçãoda Zona Leste.O secretário municipal daCultura Carlos AugustoCalil participou da vistoria.Além dele, também es-

Kassab vistoria obras em Cidade Tiradentes

Kassab faz assinatura em grafite durante entrega da ampliação da Estaçãoda Juventude em Cidade Tiradentes

Foi realizado no dia 8de Julho o Comitê deLongevidade e VidaSaudável, organizadopelo Hospital Geral deSão Mateus. O eventofoi realizado no EspaçoSociedade Espírita AllanKardec de São Mateus, econtou com a presençado Subprefeito AdemirAparecido Ramos e TiaCida, assessora dovereador Gilson Barreto.

Estavam presentestambém o Consultor In-ternacional de Geron-

Hospital Geral de São Mateus

organiza Comitê de Longevidade

tavam presentes osubprefeito da CidadeTiradentes, Paulo Regis, eo subprefeito de SãoMateus, Ademir AparecidoRamos.O novo prédio do CentroCultural se encontra naconfluência da AvenidaDavidenko com a AvenidaInácio Monteiro e suasnovas instalações con-tarão com biblioteca, áreapara exposições, centro dememória e um cinema.Desde sua inauguração em2009, a Estação daJuventude é um localdestinado aos jovens daregião e está localizado naAvenida dos Metalúrgicos.Com a ampliação, o lugarganhou um espaçocultural, onde serãopromovidas atividadesculturais e artísticas paraa comunidade.

tologia, Dr. AlexandreKalache, a diretora doHGSM, Maridite Oliveira,funcionários e comuni-dade.

O Comitê foi cobertopor apresentações comopeças teatrais, coral econjunto musical, todosfeitos por integrantes daterceira idade. Com essasatrações, foi possívelreforçar a ideia de que éimportante e necessáriaa construção gradativade um envelhecimentoativo e saudável.

No domingo, dia 10 dejulho, o prefeito de SãoPaulo Gilberto Kassabanunciou que a Prefeituraentrou com ação judicialpara a desapropriação doterreno das IndústriasGazarra, na avenida JacuPêssego, em Itaquera,para a instalação daUniversidade Federal daZona Leste. A ação é umadas várias iniciativas daPrefeitura para melhorar aqualidade de vida dapopulação da região.

O evento ganhou ar defesta pela comunidade,que sonhava com umainstituição de ensinosuperior pública na região.Na introdução do folhetocom os cânticos, para oacompanhamento da ceri-mônia religiosa, havia umafrase de destaque: "É acelebração da vitória daUniversidade Federal naZona Leste. Nossa grati-dão a todos e todas queparticiparam nesta impor-tante conquista para todaa Zona Leste".

Ao se dirigir ao público,o prefeito confirmou que a

Universidade Federal da Zona Lesteganha área para sua instalação

festa do mundo que é aabertura da Copa doMundo. Portanto, a ZonaLeste cresce, se envolvecada vez mais com projetosde visibilidade nacional eisso é muito positivo para aCidade".

Segundo o prefeito,esta ação não é só daPrefeitura, é da Cidade, dasociedade civil, das igrejasdiversas e da população daZona Leste, que lutou para

comunidade tinha motivospara celebrar: "A Prefeituraencerra a etapa maisimportante da compra doterreno onde será cons-truída a Unifesp, pois agoraesta área já estádisponibilizada para oMunicípio e não poderá serutilizada para nenhumoutro fim que não seja odefinido pela Adminis-tração. A Zona Leste está aum passo de realizar a maior

implantar mais umauniversidade pública emSão Paulo.

O anúncio da desapro-priação da área vem con-templar a emenda 3.688/2010, de autoria dovereador Gilson Barreto,que prevê a construção docampus da Unifesp naZona Leste. Para o parla-mentar tucano o anúnciorepresenta mais umaetapa na luta por uma

instituição de ensinosuperior para a região.“Quando solicitei aoprefeito a liberação derecursos para a univer-sidade, de pronto eleassumiu o compromisso deconseguir a área. Kassabse preocupado com odesenvolvimento da ZonaLeste”, disse Barreto.

O terreno da futuraUnifesp Leste possui umaárea de aproximadamente175 mil m² e integra umconjunto de intervençõese investimentos coorde-nados para o desenvol-vimento da região, dentreos quais se destaca o PóloInstitucional da Zona Les-te, com diversos equipa-mentos públicos, que temfoco na oferta de capaci-tação técnica para apopulação da região.

O prefeito esteveacompanhado do secre-tário de Coordenação dasSubprefeituras, RonaldoCamargo que representouas 11 subprefeituras daZona Leste que serãobeneficiadas com a novainstituição de ensino.

Page 4: Jornal Visão Leste - Edição 150

Página 4 - julho de 2011

*Tia Cida*Tia Cida*Tia Cida*Tia Cida*Tia Cida

Os moradores dosbairros de São Mateus,Guaianases e São MiguelPaulista serão os próximoscontemplados pelo projeto"São Paulo Costurando oFuturo", parceria entre aPrefeitura de São Paulo,por meio da Semdet-Secretaria de Desen-volvimento Econômico edo Trabalho, Senai,Sebrae, USP e a Singer doBrasil.

O projeto visa qualifi-car 6.912 pessoas daregião Leste da capital -

Oficina do projeto "São Paulo Costurando

o Futuro" será instalada em São Mateusuma dasque maisd e m a n d aesse tipode mão deobra bus-c a n d oatender àsn e c e s s i -dades daspequenasconfecçõeslocais, oferecendo capa-citação técnica emcostura, montagem deroupas e manutençãobásica de equipamentos,

além de orientação e apoiona gestão das empresasconstituídas pelas costu-reiras.

As novas oficinas, com

duração total de 160 horasdistribuídas em cargadiária de quatro horas, desegunda a sexta-feira,ainda não têm datadeterminada para co-meçar, porém, a expec-tativa da Semdet é de que,até o final desse ano, osCEUS Alto Alegre (Jd.Iguatemi), Jambeiro(Guaianases) e Três Pontes(São Miguel Paulista),comecem a receber asaulas.

O projeto São PauloCosturando o Futuro já

atende cidadãos dosbairros de Itaquera, ItaimPaulista e Cidade Ti-radentes, onde já formoucerca de 80 profissionaisem junho e novas turmasjá estão sendo capa-citadas, com formaturaprevista para agosto. Asestudantes saem aptas aoperarem máquinas retae overlock e capacitadasa atuarem como técnicasde costura, corte e mo-delagem na indústriatêxtil.

Quando se fala em consumo, aprimeira imagem que vem à mente é umshopping center.

Ali você tem a certeza de encontrarqualidade, conforto, segurança,variedades de produtos e serviços emuitos consumidores, enquanto ocomércio do bairro a duras penas vaisobrevivendo do pequeno varejo e daclientela avessa ao consumismoexacerbado das novas gerações.

A falta de conscientização eparticipação no debate de políticaspúblicas que possam beneficiar tantocomerciante como consumidor ainda éo grande entrave no desenvolvimentodo comércio de bairro.

Entidades como o Clube dosLojistas, Associação Comercial e oSebrae não conseguem, apesar dosesforços, aglutinar um númeroexpressivo de afiliados e parceiros.

A mescla de grandes redes com ospequenos comerciantes gera tambémum conflito de interesses. Se osgrandes conseguem manter uma

No último dia 23 foirealizado pela ComunidadeSão José Operário, naCidade Líder, o famoso“Caldo Sertanejo”.

Com a presença dadupla sertaneja Luis Carlos& Eliseu, o encontro reuniuboa música regional evariedades da culináriacomo caldo de feijão, caldoverde, canja de galinha,

estrutura razoável de atendimento, ospequenos, além de não buscarem osnovos conceitos de marketing eatualizações em novas técnicas devendas e gestões, ainda pecam pelafalta de união e metas.

Outro grande erro em que incorremos dirigentes das entidades repre-sentativas desse segmento é tentarusá-las como termômetro ou tram-polim para uma carreira política,colocando seus interesses pessoaisacima do coletivo.

O princípio da mudança nestequadro apenas se dará com uma maiorparticipação dos interessados,previlegiando a cooperação e ocompartilhamento de problemas esoluções. Respeito ao consumidor éfundamental. Comunicação é básico.

Alguns poucos empresários têmessa percepção e estão criandominishoppings nos corredorescomerciais dos bairros e firmandoparcerias com os pequenos empre-endedores que oferecem ao consu-

midor a mesma qualidade de produtose um leque de opções que vão de moda,beleza, calçados, eletro-eletrônicos,games a acessórios diversos com oobjetivo de conquista uma faixa maisjovem de consumo, oferecendo asmesmas condições dos grandesempreendimentos, inclusive com afacilidade de estacionamento con-veniado no local ou próximo e praça dealimentação.

Se hoje os empreendedores,locatários desses estabelecimentos,reclamam das rígidas regras que sãoimpostas pelos administradores, seesquecem de que o sucesso dependetambém de disciplina. Criar um cenáriopropício que lembre a organização dosshoppings é parte importante nareconquista dos consumidores. Semisso, eles continuarão migrando paraas zonas de conforto que os shoppingsoferecem e colocando em risco asobrevivência do comércio de bairro.

As mudanças necessárias para o comércio de bairro

* Tia Cida é professora, diretora do CDL São Mateus e da Federaçãodo Clube dos Lojistas e assistente parlamentar.

Depois do sucesso do “Caldo Sertanejo”, Comunidade

São José Operário prepara uma Feijoada Beneficentevaca atolada, iniciativaprestigiada por dezenas depessoas da comunidade econvidados.

Toda a renda doevento deverá ser re-vertida na construção doprédio anexo da Igreja SãoJosé Operário que fu-turamente abrigará a escoladominical, salão de festas,um telecentro e cursos de

capacitação em diversasáreas.

O próximo eventoprogramado será umaFeijoada Beneficente nopróximo dia 28 de agosto, apartir das 12 horas, na RuaPadre Francisco Tanho 28,Cidade Líder, e contarátambém com uma atraçãomusical. O valor dos ingres-sos ainda não foi divulgado.

Page 5: Jornal Visão Leste - Edição 150

julho de 2011 - Página 5

* Alexandre de Souza

*Alexandre de Souza é advogado, Diretor daAssociação dos Advogados de São Mateus eAdjacências e Diretor Adjunto da Comissão de DireitoPolítico e Eleitoral da 104ª Subseção da OAB/SP -Itaquera

O bairro de São Mateusainda não tem o seu FórumRegional. Por conta disso,para facilitar o trabalho dosadvogados que residem eexercem a advocacia naregião, a Associação dosAdvogados de São Mateus eAdjacências, em parceriacom a 104ª Subseção deItaquera da OAB/SP,solicitaram a intervenção da

Advogados de São Mateus reivindicam a instalação

de um protocolo integrado da Justiça EstadualOAB/SP junto ao Tribunal deJustiça do Estado de SãoPaulo para que seja instaladono bairro um protocolo inte-grado da justiça estadual.

Os advogados dessaregião, muitas vezes comprazo para cumprir, acabamse locomovendo para cida-des vizinhas, Santo André ouMauá, para protocolizar aspetições, evitando o trânsito

local. Em média, o percursoaté o Fórum de Itaquera é de1h30, quase o tempo parachegar ao centro da cidade.

Apesar de existir umaUnidade Avançada de Aten-dimento Judiciário instaladana sede da Subprefeitura deSão Mateus, que recebepedidos de competência dosJuizados Especiais, dosJuizados Informais de

Conciliação e pedido depensão alimentícia, o postonão dispõe de protocolointegrado.

As duas entidades sereuniram recentemente como vice-presidente da Ordemdos Advogados do Brasil,Seção São Paulo, e presi-dente da Comissão deRelacionamento com o Judi-ciário, Marcos da Costa, le-

vando ao conhecimento daSeccional Paulista a situaçãoda região e demonstrado anecessidade de unir forçasem prol da instalação doFórum Regional de SãoMateus. Enquanto isso nãoacontece, a instalação de umprotocolo integrado dajustiça estadual no bairrobeneficiará a sociedade e aadvocacia.

Às vésperas das eleições municipais,começam as notícias sobre escolha decandidatos pelos partidos políticos. Coma discussão, nascem as disputasinternas, onde por vezes prevalece avontade do grupo mais forte em escolhasque não necessariamente representam avontade da militância partidária.

A reforma eleitoral é um sonhodistante, já que dificilmente políticosvotarão contra os próprios interesses.Poucos são os que de fato defendem averdadeira reforma política, essa querepresente na prática a vontade dosbrasileiros.

O sistema político-eleitoral está emcrise há certo tempo, os partidosperderam seus caminhos, sua ideologia eo seu programa. Eles enfrentam crisesinternas e disputas de poder, de tal formaque compromete a própria democracia.Alguns, tentando se destacar no cenáriopolítico, arriscam-se na fundação denovos partidos político, pregando arenovação e novas idéias. Mas aimprensa, cumprindo o seu papel, vemmostrando o contrário: velhos conhe-cidos dos eleitores buscam políticosinsatisfeitos com seus partidos e tentam

Eleições 2012 - Prévias Partidáriasemplacar uma nova agremiação política.Nesse contexto, há até mesmo algumasinvestigações de supostas fraudes noprocesso de fundação de partidos.

Na cidade São Paulo alguns deles jácomeçaram as articulações visando asucessão do prefeito Gilberto Kassab,hoje sem partido.

Até o momento PMDB e PT não semostram dispostos a submeter seuscandidatos às prévias, e trabalham emtorno de um consenso na escolha donome para a eleição municipal de 2012. Aprévia partidária nada mais seria do queum processo eleitoral interno, em que osfiliados de determinado partido políticoque pleiteassem disputar a eleição seriamescolhidos pelo voto da militância.

No PSDB já existem manifestaçõesfavoráveis às prévias. O entendimento éque a adoção desse processo internofortalece o partido e garante a efetivaparticipação da militância no processo deescolha do candidato à sucessãomunicipal.

Visando a renovação de candidaturase a real participação da militância noprocesso de escolha do candidato,evitando eventual racha entre os grupos,

o deputado federal Ricardo Trípoli jáprotocolou sua intenção de participardas prévias tucanas. Outro do PSDB queapresentou seu nome como candidato àPrefeitura de São Paulo em 2012 foi oatual Secretário de Cultura, AndreaMatarazzo. Soma-se à dupla, ainda, oSecretário de Ciência e Tecnologia, JoséAníbal, e o Secretário do Meio Ambiente,Bruno Covas, que, segundo algunstucanos, é o nome de preferência dogovernador Alckmin.

Com a adoção das prévias pelospartidos político, a militância partidáriaganha voz dentro dos partidos. A escolhade candidatos não fica restrita ao grupoA ou B. Outra expectativa é de que,ocorrendo um processo justo e demo-crático de escolha de candidatos, nãoexista racha entre os grupos e o partidopolítico se fortaleça e saia unido doprocesso, em busca da vitória nas urnas.

Sempre preocupadocom o desenvolvimento dospequenos e médios em-presários, o vereador GilsonBarreto, apresentou, em1997, Projeto de Lei 405, querevitalizaria o comércio e aindústria regionais. 14 anosse passaram e o tema con-tinua atual, mas sem soluçãodefinitiva. De acordo com oprojeto original do par-lamentar tucano, a Pre-feitura de São Pauloconcederia, aos estabele-cimentos industriais,comerciais ou de serviçosinstalados em edificações, anão-apresentação de Auto

Gilson Barreto luta por Licençade Funcionamento para o Comércio

de Vistoria, “Habite-se”,Auto de Conclusão, Alvará deAuto Conservação, Auto deregularização ou Certificadode Regularidade.

Esses documentos se-riam supridos das seguintesmaneiras: nos imóveis comárea edificada até 150 m ,bastaria uma declaraçãoescrita do proprietário doestabelecimento de que oimóvel tem todas ascondições indispensáveispara os fins a que se destina.Já os imóveis com áreaedificada acima de 151 m ,bastaria a mesma decla-ração, porém com a sub-

scrição de um engenheirocivil. O projeto do vereadorGilson Barreto prevê tam-bém que a existência demultas sobre a obra não seriaimpedimento para a expe-dição do Auto de Licença deFuncionamento.

A iniciativa de GilsonBarreto visa liberar o Auto deLicença de Funcionamentopara esses estabeleci-mentos, atribuindo aospróprios empresários aresponsabilidade sobre asegurança do imóvel, semprejuízo da obrigatoriedadede apresentação dos demaisdocumentos exigidos pela

legislação vigente, comolaudos, visto ou aprovaçãoprévia do Corpo de Bombei-ros, Engenharia Sanitária(Estadual), Conselho Nacio-

nal de Petróleo, IPT e outrosdocumentos. “A Prefeituranão pode vincular a Licençade Funcionamento aoHabite-se”, conclui Barreto.

Page 6: Jornal Visão Leste - Edição 150

Página 6 - julho de 2011

O cultivo de hortaliçasem espaço reduzido tem setornado prática comum emambientes urbanos.

Aproveitam-se varan-das de apartamentos epequenos quintais para ocultivo orgânico de hor-taliças (livres de agro-tóxicos e adubos químicos)para o consumo familiar.

Há, também, aquelesque, possuindo um poucomais de espaço, trans-formam a atividade em umpequeno negócio.

As técnicas comu-mente utilizadas possibi-litam um cultivo orgânicode hortaliças, dispen-sando a necessidade de

canteiros de terra, emboranão dispensando o uso daterra.

Para a confecção decanteiros, materiais re-cicláveis como garrafasPet tem sido amplamenteutilizados.

MATERIAISGarrafa PET de 2 litros

vazia e limpa; tesoura;corda de varal, cordoalha,barbante ou arame (Paraos que optarem por cordasou arames, serão neces-sárias duas arruelas porgarrafa PET); terra; mudade planta.

MODO DE FAZERCorte a garrafa PET.

Para fixar as garrafas,

devemos fazer dois furosno fundo da garrafa e doisna parte superior dagarrafa. Dá pra entenderdireitinho olhando bem afoto acima. Além dosfurinhos para passar acorda, é necessário umpequeno furo no fundo dagarrafa. A água usada pararegar a muda precisaescoar.

Depois disso, passe acorda por um furo e puxepelo outro.

Muitas pessoas nosperguntaram como fazerpara as garrafas não“escorregarem” pelacorda (ou barbante, oucordoalha). Veja como:

Depois, basta esticar e fixar a corda na parede.

Para quemusar cordade varal oubarbante

Paraquem usarcordoalhaou arame

Matéria baseada em criação de hortas verticais de MarceloRosenbaumdo site http://ideiativando.blogspot.com

Horta vertical: a agricultura urbana

Page 7: Jornal Visão Leste - Edição 150

julho de 2011 - Página 7

LIVROCD

DVD/BLU RAY

A Sala de Cinema da sub-prefeituraItaquera, localizada na rua AugustoCarlos, tem atraído o interesse dosmoradores da região. A parceria da Sub-prefeitura Itaquera com a produtoraBrazucah, responsável pela difusãocultural do cinema brasileirojuntamente com a Associação Culturale Beneficente ABC Dinda tem atraídoum bom público para a programaçãoque é realizada às sextas feiras, sendouma às 15h para escolas e entidades eoutra às 17h para os servidores.

O público em geral também poderáassistir aos filmes, optando por umadas sessões, mas é necessárioagendamento pelos telefones 2944-

O cinema nacional é destaque naprogramação na Subprefeitura de Itaquera

dificuldades, e vê o ódio transformar-se em amor. E é o seu amor quehumaniza Corisco, livra-o dacondenação divina e determina a suanova história sangrenta e trágica.

6555/ 2944-8626, ramais 2009 ou 2010para verificar a disponibilidade delugares.

No dia 29 será exibido o filme“Corisco & Dadá”, de Rosemberg Cariry,produção de 1996. Na história o CapitãoCorisco (Chico Diaz), conhecido comoDiabo Loiro, famoso por sua crueldade,valentia e beleza, rapta Dadá (Dira Paes)quando ela tinha 12 anos de idade,jogando-a na difícil vida do cangaço. Apartir desse acontecimento, a vida deCorisco se transforma por completo. Eleé um condenado de Deus cuja missão élavar com sangue os pecados do mundo.Dadá, que a princípio o odiava, descobreo companheirismo, entre lutas e

Grandes sucessos ao vivo dosamba brasileiro reunidos nomesmo produto, Samba da MinhaTerra coloca junto os bambas ZecaPagodinho, Diogo Nogueira, BethCarvalho, Arlindo Cruz, Fundo deQuintal, Leci Brandão, TeresaCristina, Nei Lopes, Dudu Nobre eaté Benito Di Paula e Seu Jorge emsucessos especialmente com-pilados de grandes momentos desuas apresentações. Nas 14 faixaso melhor da música com BatendoA Porta - Diogo Nogueira, SóChora Quem Ama - ZecaPagodinho/ Nei Lopes, PuraSemente - Teresa Cristina / Part.Especial: Seu Jorge, SorrisoAberto - Leci Brandão, Verdade -

Uma

viagem

no

melhor

da MPB

Capitão América -O Soldado Invernal

Abalado pela dissolução dosVingadores, o Capitão Américaagora se vê diante de estranhaslembranças de seu própriopassado, da época da 2ª GuerraMundial. Para piorar, osurpreendente assassinato doCaveira Vermelha traz à tona umalenda da Guerra Fria. Mas quem éo Soldado Invernal? A resposta aessa pergunta mudará parasempre a vida da Sentinela daLiberdade.

Formato: 26,5 x 17,5 cm.Autor: Brubaker, Ed. Ilustrador:Epting, Steve. Editora: PaniniLivros. 308 páginas. Preço R$75,00

Perdido no imenso deserto de Mojave(fronteira EUA-México), o personagem-título é umcamaleão recém-chegado em um novo ambiente,que tem dificuldades em conseguir se relacionarcom outros animais que habitam o inóspito local.Após derrotar uma temível ave-de-rapina, Rangoganha o título de xerife. Agora, todas asesperanças da comunidade de repteis do desertosão depositadas em Rango.

Direção: Gore Verbinski. roteiro: John Logan,baseado na história de James Ward Byrkit e GoreVerbinski. Produção: Gore Verbinski, Graham Kinge John B. Carls. Música: Hans Zimmer

Rango e Rio, divertidasanimações já nas locadoras

Beth Carvalho / Part. Especial:Nelson Rufino E Olodum, Poder DaCriação - Diogo Nogueira, Mel EMamão Com Açúcar - Fundo deQuintal, Tudo Está No Seu Lugar -Benito Di Paula, Candongueiro -Arlindo Cruz, O Ouro E A Madeira -Beth Carvalho / Part. Especial:Armandinho, azio (Está FaltandoUma Coisa Em Mim) - DiogoNogueira, Sai Da Minha Aba (Bicão)- Alexandre Pires, Saigon - JorgeAragão, O Samba Da Minha Terra -Beth Carvalho. A riqueza do sambabrasileiro em CD e DVD. Fichatécnica - Título: Samba da minhaterra. Gênero: Samba/Pagode.Intérprete: Vários. Gravadora: EMIMusic

Blu é uma arara domesticada que nuncaaprendeu a voar e tem uma vida tranquila econfortável ao lado de Linda , sua dona e melhoramiga em Minnesota, Estados Unidos. Linda ésurpreendida com a visita de Túlio , que conta danecessidade de Blu ir ao Rio de Janeiro e sereproduzir com a única fêmea restante da espécie.Começa, então, a aventura pela Cidade Maravilhosaem pleno Carnaval. Diretor: Carlos Saldanha.Elenco:Vozes de Anne Hathaway, Rodrigo Santoro, JammieFox, Jesse Eisenberg, George Lopez, Jake T. Austin,Carlos Ponce, Kate del Castillo, Bernardo de Paula

Page 8: Jornal Visão Leste - Edição 150

Página 8 - julho de 2011

No próximo fim desemana, dias 6 e 7 deagosto, ocorre atradicional Festa dasCerejeiras no Parque doCarmo, Zona Leste de SãoPaulo. A festa está em sua33ª edição e é organizadapela Federação Sakura eIpê do Brasil com o apoioda Secretaria Municipal doVerde e do Meio Ambientee da SPTuris.

A cerejeira é a árvoresímbolo do Japão e tornou-se a marca dos descen-dentes da comunidadenipônica que vive na regiãode Itaquera. Todos os anosessa comunidade praticaum ritual, conhecido como"hanami", de sentar sob ascerejeiras e contemplá-lasdurante um bom período. O

Parque do Carmo abriga a 33ª edição

da tradicional Festa das Cerejeiras

sakura moti, tempurá,dorayaki, obentô queserão vendidas nasbarracas espalhadas peloParque entre outras. Asatividades terão início apartir das 9h, mas o

vento sopra as delicadaspétalas das flores fazendocom que elas se espalhemproduzindo um belíssimoespetáculo da natureza,tal como acontece noJapão.

A florada dura apenasalguns dias e esta data é aúnica oportunidade deconferir os caminhosformados pelas flores emtons de rosa.

A programação dafesta inclui apresentaçõesde danças folclóricas,shows musicais, taikos(tambores japoneses),karaokê, ginástica rítmicae culinária japonesa comomandyu (doce recheadocom massa de feijãoazuki), yakissoba, udon(macarrão ensopado),

O Via Rápida Empregoé um programa do Governodo Estado de São Paulo,coordenado pela Secre-taria de DesenvolvimentoEconômico, Ciência eTecnologia, que oferececursos básicos dequalificação profissionalpara quem está em buscade uma oportunidade nomercado de trabalho ouque deseja ter seu próprionegócio.

Podem participar doprograma pessoas maioresde 16 anos, alfabetizadase que residam no Estado deSão Paulo. Será dadaprioridade para candidatosque estejam desempre-gados, jovens matricu-lados no ensino médio nasescolas públicas esta-duais, idosos, pessoascom deficiência, bene-ficiários dos programasestaduais de transferênciade renda Ação Jovem eRenda Cidadã, reeducando

Geraldo Alckmin lança programade qualificação profissional

Com investimento de R$ 800 milhões, programa Via Rápida Emprego oferecerá mais de 130cursos de capacitação profissional, beneficiando cerca de 400 mil pessoas até 2014

em regime semiaberto eegressos do sistemapenitenciário.

As inscrições devemser realizadas exclusiva-mente pelo site http://www.viarapida.sp.gov.br

Os candidatos que nãopossuem acesso à internetpodem efetuar a inscriçãopor meio dos compu-tadores disponíveis nosmais de 638 postos do

Acessa SP, espalhadospelo Estado, ou nasunidades do Poupatempo.

Os restaurantespopulares Bom Prato vãose transformar emunidades do Via Rápida,ofertando à população ocurso de manipulação ehigienização de alimentos,culinária básica, cozinhaindustrial, panificação,pizzaiolo e ajudante de

cozinha, em 14 municípiosdo Estado. Ao todo são990 vagas, 570 delas nacapital. As aulas serãoministradas por profis-sionais do Centro PaulaSouza, que utilizarão aestrutura existente após ohorário de funciona-mento do Bom Prato.

Os alunos receberão

Bosque das Cerejeirasestará aberto desde as 6hpara que todos apreciema florada da espécieyukiwari, a estrela dafesta deste ano, queacontece exatamente no

dia do evento.O Parque do Carmo

possui hoje 2.300 exem-plares das espéciesyukiwari, oshima, himalaiae okinawa. Em 2008, nocentenário da imigraçãojaponesa no Brasil, oparque ganhou uma obrado artista Kota Kinutani,composta por sete pedrasde granito, simbolizando osol e os seis continentes.

Haverá transportegratuito da estação demetrô Corinthians Ita-quera direto para o parquea partir das 8h.

Serviço: 33ª Festa dasCerejeiras. Data: 6 e 7 deagosto das 9h às 17h. Local:Parque do Carmo -Av.Afonso de Sampaio e Souza,951 - Itaquera

material didático esubsídio de transporte novalor de R$ 120. Osdesempregados, semseguro desemprego oubenefício previdenciário,também têm direito àbolsa-auxílio mensal de R$210 durante o curso,podendo receber o total deR$ 330.

Cris Castello Branco

Cris Castello Branco

O governador Geraldo Alckmin lançou o Via Rápida Emprego, programa queO governador Geraldo Alckmin lançou o Via Rápida Emprego, programa queO governador Geraldo Alckmin lançou o Via Rápida Emprego, programa queO governador Geraldo Alckmin lançou o Via Rápida Emprego, programa queO governador Geraldo Alckmin lançou o Via Rápida Emprego, programa queoferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissionaloferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissionaloferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissionaloferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissionaloferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional

Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado ePara participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado ePara participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado ePara participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado ePara participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado eresidir no Estado de São Paulo.residir no Estado de São Paulo.residir no Estado de São Paulo.residir no Estado de São Paulo.residir no Estado de São Paulo.