JOSELY CARVALHO URUKU

6
Josely Carvalho

description

Josely Carvalho Josely Carvalho “Mas, que arte cabe numa cidade?” De terça à sexta das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. GALERIA DE ARTE CASARÃO Curadoria Geral 20 de Fevereiro à 30 de Junho de 2011. Curadoria da Exposição

Transcript of JOSELY CARVALHO URUKU

Page 1: JOSELY CARVALHO URUKU

Josely Carvalho

Page 2: JOSELY CARVALHO URUKU

Josely Carvalho

Page 3: JOSELY CARVALHO URUKU

“Mas, que arte cabe numa cidade?”PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

VIANA / ES

Neusa MendesCuradoria Geral

Katia CantonCuradoria da Exposição

GALERIA DE ARTE CASARÃO

20 de Fevereiro à 30 de Junho de 2011.

De terça à sexta das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.

Page 4: JOSELY CARVALHO URUKU

Mas, que arte cabe numa cidade? Esta pergunta norteia o Programa de Residência Artística, lançado pela Secretaria de Cultura de Viana, com o apoio de várias empresas locais e nacionais. Busca pensar a formação e o desenvolvimento da cidade por meio de seu patrimônio cultural: edificado, material, simbólico e as suas bordas. Discute a ocupação da arte e o espaço público.

Que cheiros guardam a memória de uma cidade? Foram esses os questionamentos que Josely Carvalho trouxe na sua bagagem, desde novembro de 2010, para o município de Viana, que se tornou sua residência e laboratório.

Durante essa etapa da residência artística, ela orquestrou situações de redescobrimento dos vários espaços de vivência, por meio do olfato e das memórias trazidas pela percepção do cheiro, envolvendo as comunidades e etnias de Viana. “O cheiro é essencial nas

relações sociais e amorosas. As memórias que incluem lembrança de odores têm tendência a serem mais intensas e emocionalmente mais fortes”, relata a artista.

A exposição ocupa os dois andares da galeria. No primeiro piso, será projetado o vídeo produzido no “Diário de Campo” e serão realizadas duas instalações de arte-olfativa, intituladas “Livro dos Cheiros” e “Vidro-de-Cheiro”. A primeira apresenta um conjunto de ervas medicinais, colhidas por Josely em Araçatiba, como proposta de documentar os cheiros e o comportamento dessas ervas ao serem comprimidas entre as páginas de um livro. A segunda trata-se de uma instalação coletiva, na qual se pretende guardar os cheiros que desvendam as memórias de Viana: 300 frascos em tamanhos e formas diversas, com tampas coloridas. Esses frascos foram distribuídos no município para que cada pessoa pudesse contribuir com sua memória olfativa, depositando histórias,

Page 5: JOSELY CARVALHO URUKU

objetos e cheiros em cada vidro com seu respectivo rótulo.

No segundo piso, encontra-se a vídeo-instalação, cujo título dá nome à exposição: URU-KU as disciplinas esquecidas, construída por galhos imersos em urucum e projeção do vídeo “Não posso cheirá-lo”.

Graduada em Arquitetura pela Washington University, St. Louis, Missouri, Josely Carvalho reside atualmente em Nova York e no Rio de Janeiro. Sua obra transita entre o virtual e o tempo real, através de instalações que fazem uso de escultura, gravura, poesia, vídeo, som, livro-arte, fotografia, olfato e web. Recebeu vários prêmios e residências, entre eles: Creative Capital Foundation, 2000 (Meios Digitais); New York State Council for the Arts, 2002 (Video/Meios Digitais); New York Foundation for the Arts, 1987 (Gravura) e 1999 (Inter-media); National Endowment for the Arts, 1995, (Inter-media); Rockefeller Foundation, International Studies, Bellagio,

Itália, 2000; Harvestworks Media Center, New York, 2001; Franz Masereel Printing Center, Kasterlee, Bélgica, 2008.

A residência artística de Josely Carvalho em Viana ocorre simultaneamente com a sua exposição, também em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, e segue a linha do projeto de investigação olfativo/gustativo.

O município de Viana foi escolhido como local de residência artística por apresentar uma geografia urbana peculiar, configurado por bairros isolados que necessitam de uma estimulação e mediação, quem sabe pela arte, para interagirem. Neste segundo ano, a tentativa está em provocar o olfato da população local, articulando e construindo em Viana um mapa de cheiros que desperte memórias e convide o público de outros territórios do Espírito Santo, do Brasil e do mundo para refletir sobre essa experiência coletiva e sensorial.

Page 6: JOSELY CARVALHO URUKU

GALERIA DE ARTE CASARÃO

Av. Florentino Avidos, Centro, Viana - ES

Informações e agendamento de visitas

monitoradas: (27) 3255 1196 / 3255 1346

www.artepatrimonio.wordpress.com

Prefeita Municipal de VianaAngela Maria Sias

Vice PrefeitoCarlos Augusto Lopes

Secretária Municipal de Cultura, Esporte e TurismoFabiene Passamani Mariano

Diretora do Dept.de Patrimônio e MemóriaSonia Souza Zorzal

Diretora do Dept. de CulturaCleima Lima Rabelo

Diretor do Dept. de TurismoRodrigo Poltronieri

Diretor do Dept. de EsportesAdair José Gava

Coord. da Galeriade Arte CasarãoLidiany da Silva Sunderhus

ApoioJosé Edmilson AlvarengaMárcio José SinhorelliMaria Helena M. DellatorreLeodilha Stein dos Santos

Equipe Exposição

Curadoria GeralNeusa Mendes

Curadoria da exposiçãoKatia Canton

ProduçãoImagem Eventos

Exbition DesignCasa do Lago

Design gráficoCapim AngolaWérllen Castro

FotografiaTom Boechat

Registro VideográficoOrlando da Rosa FaryaFelipe

RevisãoAlex Pandini

ENTRADA FRANCA