Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos...

24
Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no transporte público (06/08/2012 - 18:34) A autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que, desde segunda-feira (30/07), o benefício da gratuidade ao transporte público coletivo foi estendido aos pacientes com doença cardíaca crônica. A lei - publicada no Diário Oficial do Distrito Federal e promulgada pela Câmara Legislativa em 24 de julho - altera um dispositivo da Lei nº 4.317, de 9 de abril de 2009, que institui a Política Distrital para a Integração da Pessoa com Deficiência. A gratuidade é válida para todo o transporte público coletivo, incluindo ônibus, microonibus e metrô. Além dos cardíacos crônicos, já tinham direito ao benefício do transporte público gratuito pessoas com insuficiência renal, portadores de câncer, do vírus HIV, de anemias congênitas, como anemia falciforme e talassemia, pessoas com doenças coagulatórias congênitas, como a hemofilia, e pessoas com deficiência física, sensorial ou mental. Para obter o direito ao benefício, é necessário que o cidadão apresente o laudo médico para cadastramento na Secretaria de Justiça do DF. Após realizar o cadastro, o solicitante deve encaminhar o registro expedido pela secretaria ao DFTrans, no posto da estação 114 Sul do Metrô. Após esse procedimento, a autarquia emite um cartão especial para os beneficiados. Atualmente, cerca de 77 mil pessoas utilizam o passe especial que dá direito à gratuidade nos serviços de transporte coletivo do DF, com base na Política Distrital para a Integração da Pessoa com Deficiência. Desse total, 40 mil usam o passe frequentemente.

Transcript of Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos...

Page 1: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no transporte público (06/08/2012 - 18:34)

A autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que, desde segunda-feira (30/07), o benefício da gratuidade ao transporte público coletivo foi estendido aos pacientes com doença cardíaca crônica. A lei - publicada no Diário Oficial do Distrito Federal e promulgada pela Câmara Legislativa em 24 de julho - altera um dispositivo da Lei nº 4.317, de 9 de abril de 2009, que institui a Política Distrital para a Integração da Pessoa com Deficiência. A gratuidade é válida para todo o transporte público coletivo, incluindo ônibus, microonibus e metrô.

Além dos cardíacos crônicos, já tinham direito ao benefício do transporte público gratuito pessoas com insuficiência renal, portadores de câncer, do vírus HIV, de anemias congênitas, como anemia falciforme e talassemia, pessoas com doenças coagulatórias congênitas, como a hemofilia, e pessoas com deficiência física, sensorial ou mental.

Para obter o direito ao benefício, é necessário que o cidadão apresente o laudo médico para cadastramento na Secretaria de Justiça do DF. Após realizar o cadastro, o solicitante deve encaminhar o registro expedido pela secretaria ao DFTrans, no posto da estação 114 Sul do Metrô. Após esse procedimento, a autarquia emite um cartão especial para os beneficiados.

Atualmente, cerca de 77 mil pessoas utilizam o passe especial que dá direito à gratuidade nos serviços de transporte coletivo do DF, com base na Política Distrital para a Integração da Pessoa com Deficiência. Desse total, 40 mil usam o passe frequentemente.

Page 2: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

400 pessoas são atendidas pelo DFTrans Móvel (08/08/2012 - 17:20) Em cinco dias de atendimento em Samambaia e Sobradinho I, o DFTrans Móvel realizou cerca de 400 atendimentos relacionados aos serviços de ouvidoria, recebimento de reclamações e sugestões ao transporte público coletivo, bem como aos serviços de recarga, cadastro e atualização de dados referentes ao Passe Livre Estudantil (PLE).

A unidade móvel esteve nos dias 30 e 31 de julho em Samambaia, e nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, em Sobradinho I (Nova Colina). Desde o dia 12 de maio, a unidade itinerante já esteve em 13 Regiões Administrativas do Distrito Federal prestando atendimento à população.

Page 3: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

DFTrans se reúne com moradores do núcleo rural do SIA (08/08/2012 - 14:12)

Ouvir as sugestões e reclamações da população em relação ao transporte público coletivo. Esse foi o objetivo da reunião realizada no domingo (5), entre representantes do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e da população local, na sede da Associação dos Chacareiros, situada no núcleo rural do SIA, entre o Setor de Transporte Rodoviário de Carga Sul e as cabeceiras do Córrego Guará e adjacências.

Participaram da reunião o diretor geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella, o diretor técnico, Lúcio Lima, a presidente da Associação dos Chacareiros da Margem da Cabeceira do Guará e Adjacências (Aschaga), Maria de Jesus Santos Serejo, representantes da administração do SIA e a comunidade local.

O encontro reuniu cerca de cem pessoas. “Nosso objetivo é ficar cada vez mais próximo da população, indo pessoalmente aos locais para ouvir e atender a necessidade da população de cada área” afirmou o diretor geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella.

O diretor técnico do DFTrans, Lúcio Lima, disse que recebeu solicitações em relação a mudanças de itinerários de algumas linhas de ônibus e se comprometeu a estudar medidas para solucionar o caso.

Para a presidente da Aschaga, Maria de Jesus Santos Serejo, o atendimento às solicitações da comunidade minimizaria os problemas enfrentados pelos chacareiros que residem no setor há mais de 30 anos. “A presença de representantes do DFTrans é muito importante para nós, po is mostra o interesse do governo em solucionar nossas demandas”, disse ela.

A administração do SIA afirmou que irá se esforçar para providenciar asfalto na região, dessa forma ficará possível o trânsito de ônibus pela região.

Page 4: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

DFTrans e estudantes discutem melhorias no transporte público (09/08/2012 - 15:29)

Representantes do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (8), com estudantes para discutir melhorias para os alunos que utilizam o Passe Livre Estudantil (PLE). Recarga embarcada e o calendário do DFTrans Móvel estiveram entre os temas discutidos.

Os representantes do órgão ouviram sugestões para agilizar a implantação e aperfeiçoar o novo sistema de recarga, que vai beneficiar os alunos de escolas públicas e particulares, além das universidades. Com o novo procedimento, os créditos serão inseridos automaticamente pelos validadores eletrônicos, já instalados em toda a frota de ônibus. Assim, os usuários beneficiados pelo PLE não precisarão recorrer aos postos do DFTrans para conseguir os créditos.

O encontro fez parte do Fórum do Passe Livre Estudantil, que reúne, mensalmente, estudantes e representantes da autarquia para discutir melhorias no transporte público. Estiveram presentes alunos da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília (UCB) e do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). “Conseguimos constatar uma boa vontade em revolver as demandas apresentadas. A ideia de se criar o fórum é extremamente positiva, pois é uma forma de desburocratizar as decisões”, analisa o estudante de Direito João Paulo de Oliveira.

“O fórum é um espaço aberto, livre, respeitoso e democrático para a construção coletiva de um transporte público de melhor qualidade e, também, uma garantia segura ao estudante que as demandas debatidas são vistas por este órgão como prioridade”, explica Valmir Lemos, um dos representantes do DFTrans no fórum.

Page 5: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

DFTrans autoriza integração de duas novas linhas (10/08/2012 - 14:46) Duas linhas de microônibus integradas ao metrô começaram a operar em Brasília. A linha 105.4 faz o itinerário circular W3 Norte e Sul / L2 Sul e Norte e a linha 106.2 circula pela L2 Sul e Norte/ W3 Sul e Norte.

Cada linha realiza 61 viagens diárias nos dias úteis, sendo que a 106.2 também opera aos sábados, com 41 horários e aos domingos, com 27. A empresa responsável pelos microônibus é a Cobrataete, que disponibiliza 10 ônibus para operar nas duas linhas.

O Distrito Federal possui 38 linhas integradas. O objetivo da integração é fazer com que passageiros que utilizam o cartão eletrônico paguem apenas uma passagem ao realizar duas viagens.

Para que ocorra a integração, existem algumas regras: o embarque entre os transportes deverá ter um intervalo máximo de duas horas e só é possível quando se utiliza o metrô e um ônibus ou um microônibus.

A integração não é válida entre transportes de mesma categoria, ou seja, não têm direito à integração usuários que embarcarem em dois microônibus seguidos, ou embarcarem em um microônibus e em seguida em um ônibus, ou embarcarem no metrô, sair da estação e fazer um novo embarque no metrô.

A tarifa total da viagem integrada é equivalente à tarifa integral vigente no metrô, três (3) reais nos dias úteis e 2 reais aos sábados, domingos e feriados. "O passageiro economiza dinheiro, pois se utilizasse um microônibus e o metrô, por exemplo, gastaria 4,50 reais, com a integração paga apenas 3", explica o diretor geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella.

Page 6: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

GDF retoma a licitação do novo sistema de transporte público (10/08/2012 - 14:34)

Edital será republicado e abertura de envelopes com propostas dos participantes ocorrerá em 14 de setembro. Concorrência pública foi liberada pelo Tribunal de Contas do DF na noite de hoje Em sessão realizada na noite desta quinta-feira, o Tribunal de Contas do Distrito Federal entendeu que o edital de licitação do novo sistema de transporte público do DF está em condições de ser republicado e autorizou o prosseguimento da licitação. “A licitação do transporte coletivo agora é uma realidade. O Tribunal de Contas aprovou a nossa licitação, por quatro votos a um. Isso é muito importante. Agora é botar a licitação na rua e correr os prazos fundamentais para que, no período mais curto possível, tenhamos os vencedores, e, com isso, as empresas ou consórcios já poderão atender os nossos prazos de renovação da frota”, destacou o governador Agnelo Queiroz, durante solenidade de posse dos conselheiros do Orçamento Participativo, na noite de hoje. O governador destacou que a licitação representará uma mudança radical no transporte público local, ao promover a renovação da frota e a reorganização de todo o sistema. O DF será dividido em cinco bacias e, com isso, terá uma maior racionalização no uso do transporte público em cada Região Administrativa e entre as cidades, com a possibilidade de mais viagens por linha, de acordo com a necessidade da população. “Faz parte também a aquisição de um centro operacional que fará o controle de todo o sistema. Poderemos controlar até mesmo o horário exato em que o ônibus vai passar no ponto. Com a licitação, quem ganhar já vai oferecer veículos novos, incluindo o GPS de comunicação com o centro operacional de transporte”, detalhou Agnelo Queiroz. “Teremos absoluta transparência na gestão do sistema público de transporte, rigor nos horários, otimização das linhas e conforto”, enumerou. Prazos De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte, a edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Distrito Federal játrará o novo edital. Dessa forma, a abertura dos envelopes com as propostas dasempresas participantes deve ocorrer em 14 de setembro. A previsão é de que anova frota esteja nas ruas do DF até abril – o prazo é de 180 dias a contar da assinaturado contrato com as vencedoras. Na opinião do secretário José Walter Vazquez Filho, a liberação da licitação pelo TCDF é resultado de uma construção coletiva e de um esforço político de grande significado para a atual gestão. “Estamos apenas no início de uma longa caminhada, mas a decisão de promover essa licitação demonstra claramente a determinação deste governo em transformar em realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente e seguro", concluiu. Fonte: Agência Brasília

Page 7: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Técnicos do DFTrans recebem líderes comunitários (14/08/2012 - 11:27)

Técnicos do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) reuniram-se, na sexta-feira (10), com representantes das prefeituras comunitárias dos condomínios Sol Nascente e Pôr do Sol, localizados na Ceilândia. Os líderes comunitários apresentaram demandas para facilitar o acesso da população ao transporte público.

Os moradores do Pôr do Sol pediram uma linha que circule por todo o condomínio. Já no Sol Nascente, houve o pedido para uma linha que faça o trajeto até Samambaia pela DF-459, inaugurada em junho. O DFtrans se comprometeu em atender à demanda dos moradores, após análise técnica dos pedidos.

Os técnicos da autarquia também mostraram aos representantes dos condomínios estudo para a construção de novos pontos de ônibus, além da reforma dos já existentes.

Entrevistas e informações para a imprensa: Ascom /DFTrans Roberto Lemos – 9276-2405 Viviane Nunes, Alexandre Oliveira e Robson Leão – 3043-0427 SAIN - Estação Rodoferroviária - Ala Sul - Sobreloja Telefone: (61) 3043-0401 CEP: 70.631-900 - Brasília (DF)

Page 8: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Edital de licitação do novo sistema de transporte público é publicado (15/08/2012 - 10:53)

Foi publicado nesta terça-feira (14), o edital de licitação do novo sistema de transporte público do DF. O certame havia sido lançado no início de março deste ano e, antes que as propostas fossem apresentadas, acabou suspenso a pedido do Tribunal de Contas do DF. A Corte apontou problemas técnicos, posteriormente corrigidos.

O andamento do processo foi autorizado em 9 de agosto e o documento foi republicado em 14 de agosto. As empresas interessadas podem acessá-lo no site da Secretaria de Transportes (www.transportes.df.gov.br) ou retirá-lo no anexo do Palácio do Buriti (15º andar). Os envelopes da concorrência devem ser abertos até 14 de setembro. O processo será dividido em cinco lotes e os contratos de exploração terão validade de 10 anos de exploração. A estimativa de investimentos, por parte das empresas, é de R$ 7,7 bilhões na renovação total da frota de mais de 3 mil veículos e na implantação de tecnologia e de melhorias na infraestrutura.

O GDF espera assinar os contratos em outubro e prevê que os primeiros veículos entrem em circulação em abril de 2013.

Entrevistas e informações para a imprensa: Ascom /DFTrans Roberto Lemos – 9276-2405 Viviane Nunes, Alexandre Oliveira e Robson Leão – 3043-0427 SAIN - Estação Rodoferroviária - Ala Sul - Sobreloja Telefone: (61) 3043-0401 CEP: 70.631-900 - Brasília (DF)

Page 9: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Governador defende transporte de qualidade para a população (15/08/2012 - 11:03)

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, destacou, nesta terça-feira (14), a importância de um transporte público eficiente e moderno para a população. “Precisamos ter um transporte cada vez melhor. Assim, melhoramos a qualidade de vida de consumidores, empresários e comerciantes", defendeu o governador, na cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), que será presidida por Cleber Pires.

Na ocasião, o governador lembrou os investimentos previstos no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade, sancionado no ano passado. “Até 2014, está prevista a injeção de R$ 3 bilhões na área. Isso vai ajudar, inclusive, a desestimular o uso de automóveis", disse. O plano é o balizador das ações governamentais para a área de transporte público. Além disso, é um conjunto de regras que norteia ações, desde o planejamento estratégico até o uso de tecnologias.

“A melhoria do transporte público é importante, pois influencia as atividades econômicas locais, principalmente dos setores de serviço, comércio e turismo”, analisou o diretor geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, que também esteve presente ao evento.

Segundo o diretor, a renovação da frota, por meio de licitação, é uma forma de resolver problemas herdados de gestões passadas. “Com essa mudança, teremos a racionalização do sistema e a integração das linhas, o que significa um melhor serviço para a população”, acrescentou.

Entrevistas e informações para a imprensa: Ascom /DFTrans Roberto Lemos – 9276-2405 Viviane Nunes, Alexandre Oliveira e Robson Leão – 3043-0427 SAIN - Estação Rodoferroviária - Ala Sul - Sobreloja Telefone: (61) 3043-0401 CEP: 70.631-900 - Brasília (DF)

Page 10: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

DFTrans apreende veículos piratas em Santa Maria (16/08/2012 - 11:21)

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) autuou, nesta quinta (16) pela manhã, três carros, três vans e três ônibus que realizavam transporte pirata em Santa Maria. A operação ocorreu das 6h às 7h. Participaram da blitz três auditores fiscais do DFTans e seis agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito do DF (BPTran).

Este ano, a fiscalização da autarquia já autuou 485 veículos por realizar transporte pirata. As principais regiões que concentram a irregularidade são Brasília, Park Way e Núcleo Bandeirante.

As operações de combate ao transporte pirata ocorrem regularmente. “Queremos conscientizar a população do perigo de se utilizar esse tipo de veículo, em que não se conhece o condutor nem as suas intenções”, afirma Marco Antônio Campanella, diretor geral do DFTrans.

Os carros foram levados ao depósito do Detran. A multa por realizar transporte irregular de passageiros varia de 2 a 5 mil reais, dependendo da reincidência.

Page 11: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Moradores de Arniqueiras apresentam demandas ao DFTrans (17/08/2012 - 15:19) O diretor geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, reuniu-se, nesta quinta-feira (16), com representantes da prefeitura comunitária do Setor Arniqueiras. Reforma das paradas de ônibus e solicitação de expansão e criação de linhas foram algumas das demandas apresentadas.

“Arqniqueiras é uma região que cresceu muito e precisa de atenção redobrada. Existem demandas em várias áreas, especialmente transporte público, onde o desafio é grande”, disse Campanella aos moradores do setor, que fica próximo a Águas Claras.

O diretor lembrou ainda o esforço que o Governo do Distrito Federal vem implementando para melhorar a mobilidade urbana, o que inclui a renovação da frota de ônibus. “O nosso objetivo é desestimular o uso de automóveis. E o transporte público é uma ferramenta fundamental para melhorar a mobilidade urbana”, complementou.

Campanella sugeriu aos moradores criar uma comissão para levantar as demandas da comunidade para levá-las aos técnicos do DFTrans. “O encontro foi extremamente positivo. Vamos fazer esse levantamento para que as demandas sejam resolvidas no prazo mais curto possível”, avaliou o prefeito comunitário de Arniqueiras, Manoel do Monte Vieira.

Além do DFTrans, representantes da Secretaria de Regularização de Condomínios também ouviram as demandas dos moradores.

ASCOM/DFTrans

Page 12: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Moradores de nove regiões recebem atendimento do DFTrans Móvel (17/08/2012 - 14:48) A partir desta segunda-feira (20), o DFTrans Móvel volta a percorrer algumas regiões administrativas do Distrito Federal. Os moradores de nove cidades serão contemplados com a unidade móvel que realizará atendimentos relacionados aos serviços de ouvidoria, recebimento de reclamações e sugestões ao transporte público coletivo, bem como aos serviços de recarga, cadastro e atualização de dados referentes ao Passe Livre Estudantil (PLE).

O DFTrans disponibilizou a unidade móvel com o compromisso de se aproximar cada vez mais com a população do DF, a fim de proporcionar um melhor atendimento àquelas cidades que não contam com os serviços realizados pelos postos da autarquia.

A unidade móvel já esteve em 13 Regiões Administrativas do Distrito Federal e realizou 2.188 mil atendimentos. Do dia 12 de maio a 19 de julho, o DFTrans Móvel esteve nas cidades do Núcleo Bandeirante; Condomínios Sol Nascente e Pôr do Sol, em Ceilândia; Santa Maria; Itapoã; Paranoá; São Sebastião; Varjão; Brazlândia (Centro e INCRA); Recanto das Emas; Riacho Fundo; Guará; Candangolândia e Cidade Estrutural.

O atendimento no DFTrans Móvel ocorre de 2ª a 5ª feira, das 8h às 17h. Autarquia disponibiliza informações sobre o calendário também pelo serviço 156 (opção 4).

Confira o calendário dos locais confirmados:

CIDADES DATAS

PLANALTINA

Condomínio Estância Nova Planaltina – Quadra 1 Rua A A/E Escola Nova Planaltina

20/08 a 23/08

PLANALTINA

Centro de Ensino Fundamental Mestre D’armas - DF 130 (Vale do Amanhecer)

27/08 a 30/08

SOBRADINHO I

Centro de Ensino Médio 1 Quadra 04 A/E 04

03/09 a 06/09

SOBRADINHO II

Centro de Ensino Fundamental 2 – AR 3 lote 04 aE I

10/09 a 13/09

SÃO SEBASTIÃO

Centro de Ensino Fundamental São José - Quadra 16 A/E Bairro São José

17/09 a 20/09

GAMA

A/E 1 Setor Central do Gama (Gama Shopping)

24/09 a 27/09

SANTA MARIA NORTE

Centro de Ensino Fundamental 213 Quadra 213 Norte

01/10 a 04/10

RIACHO FUNDO II

Agencia do Trabalhador, Área Central 5 / (Próximo a Adm. Regional)

08/10 a 11/10

Page 13: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

SAMAMBAIA (Instituto Federal de Brasília)

QN 304 Conj. 1 Lote 02 (em frente a Diretoria Regional de Ensino )

15/10 a 18/10

CEILÂNDIA CENTRO

Administração Regional de Ceilândia – Setor Central

22/10 a 25/10

TAGUATINGA SUL (Setor Primavera)

QSC 19 Quadra 26 Conj. AI Lote 5C, Av. Primavera

29/10 a 01/11

ASCOM/DFTrans

Page 14: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Blitz contra a pirataria autua 40 veículos (21/08/2012 - 13:41) Em operação realizada na manhã desta terça-feira (21), auditores fiscais do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) apreenderam 40 veículos realizando transporte pirata. A ação aconteceu das 6h às 8h, na altura da 107 Norte, e contou com o apoio de agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito do DF (BPTran).

Desde o início do ano, o DFTrans autuou 525 veículos por realizar transporte irregular de passageiros. A multa por realizar transporte pirata varia de 2 a 5 mil reais, dependendo da reincidência.

ASCOM/DFTrans

Page 15: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

DFTrans atenderá alunos do IFB de Planaltina (22/08/2012 - 13:58)

O DFTrans informa que, a partir desta quinta-feira (23) até o dia 29 de agosto, exceto no fim de semana, um posto fixo da autarquia atenderá os alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) de Planaltina, que fica localizado na Rodovia DF 128, KM 21, na Zona Rural da cidade. A prestação do atendimento, que se dará das 8h às 17h, abrange os serviços de recarga, cadastro e atualização de dados referentes ao Passe Livre Estudantil (PLE).

A autarquia informa também que o posto da Rodoferroviária (SAIN, Ala Sul), que prestava atendimento aos alunos do PLE desde o dia 9 de janeiro, encerrou suas atividades no local, já que o DFTrans planeja a abertura de novos postos em outras regiões.

ASCOM/DFTrans

Page 16: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

DFTrans Móvel: 140 atendimentos no Condomínio Estância Nova Planaltina (24/08/2012 - 15:58) O DFTrans móvel esteve noCondomínio Estância Nova Planaltina (Escola Nova Planaltina), entre os dias 20 e 23, e realizou 140 atendimentos: foram 110 relacionados ao Passe Livre Estudantil (PLE) e 30 de Ouvidoria. Essa foi a primeira passagem da unidade pela cidade. A solicitação da presença do serviço itinerante ocorreu a pedido dos usuários por meio da Administração Regional.

A partir desta segunda-feira, dia 27, os usuários do transporte público e estudantes da região poderão receber o atendimento também no Centro de Ensino Fundamental Mestre D’armas - DF 130 (Vale do Amanhecer). O DFTrans estará na instituição até o dia 30, das 8h às 17h (Veja calendário abaixo).

O atendimento no DFTrans Móvel ocorre de 2ª a 5ª feira, das 8h às 17h. Autarquia disponibiliza informações sobre o calendário também pelo serviço 156 (opção 4).

Confira o calendário dos locais confirmados:

CIDADES DATAS

PLANALTINA

Centro de Ensino Fundamental Mestre D’armas - DF 130 (Vale do Amanhecer)

27/08 a 30/08

SOBRADINHO I

Centro de Ensino Médio 1 Quadra 04 A/E 04

03/09 a 06/09

SOBRADINHO II

Centro de Ensino Fundamental 2 – AR 3 lote 04 a E I

10/09 a 13/09

SÃO SEBASTIÃO

Centro de Ensino Fundamental São José - Quadra 16 A/E Bairro São José

17/09 a 20/09

GAMA

A/E 1 Setor Central do Gama (Gama Shopping)

24/09 a 27/09

SANTA MARIA NORTE

Centro de Ensino Fundamental 213 Quadra 213 Norte

01/10 a 04/10

RIACHO FUNDO II

Agencia do Trabalhador, Área Central 5 / (Próximo a Adm. Regional)

08/10 a 11/10

SAMAMBAIA (Instituto Federal de Brasília)

QN 304 Conj. 1 Lote 02 (em frente a Diretoria Regional de Ensino )

15/10 a 18/10

CEILÂNDIA CENTRO

Administração Regional de Ceilândia – Setor Central

22/10 a 25/10

TAGUATINGA SUL (Setor Primavera)

QSC 19 Quadra 26 Conj. AI Lote 5C, Av. Primavera

29/10 a 01/11

Page 17: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Totens facilitam acesso a informações na rodoviária do Plano Piloto (24/08/2012 - 11:02) Os usuários do transporte público que utilizam a rodoviária do Plano Piloto têm acesso a totens interativos que fornecem informações sobre linhas, horários e itinerários dos ônibus que saem do terminal. São 12 equipamentos, incluindo um para acesso aos portadores de necessidades especiais.

O sistema, que utiliza a tecnologia touch screen (sensível ao toque), faz o cruzamento das informações disponibilizadas pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) com um banco de dados para identificar o trajeto das linhas e informar todas aquelas que podem atender a uma determinada localidade.

“Consultei as linhas para Planaltina, onde moro, e consegui as informações muito rápido”, elogia a doméstica Maria Alves.O militar Jonatan Rocha Ramos faz a consulta dos horários todos os dias em que precisa ir do Plano Piloto para a Estrutural. “Fico mais bem informado e evito, muitas vezes, ficar à toa na fila”, conta.

Instalados em março, os equipamentos passaram por uma fase inicial de testes. Informações coletadas nesse período foram introduzidas à versão atual, como a inclusão de linhas, correção de trajetos, alteração da posição de botões, mudança de layout de telas e mudanças no mapa de orientação.

“O sistema é continuamente atualizado a partir de consultas periódicas aos usuários e de informações repassadas pelos canais de atendimento do DFTrans”, explica o diretor geral da autarquia, Marco Antonio Campanella.

Ascom/ DFTrans

Page 18: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Comunicado à imprensa (27/08/2012 - 16:04)

O DFTrans retifica a informação veiculada na última sexta-feira (24) sobre o encerramento dos atendimentos aos usuários do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) e de Gerência de Relacionamento à Comunidade (GRC) de Ceilândia Norte (Diretoria Regional de Ensino, QNM 14 - Área Especial), Planaltina (Rodoviária de Planaltina) e do Plano Piloto (Rodoviária do Plano Piloto). A autarquia destaca que os atendimentos nestas localidades continuarão normal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O DFTrans informa, também, que a partir desta terça (28) abrirá mais um posto de atendimento à comunidade (GRC) no terminal rodoviário do Riacho Fundo I e na semana que vem mais um posto de GRC no terminal rodoviário de Sobradinho I. A autarquia já conta com os postos em Planaltina e na Rodoviária do Plano Piloto.

Veja quadro de postos de atendimento e recarga ao Passe Livre Estudantil (PLE):

Atendimento e recarga

- Setor Comercial Sul: (Ed. Palácio do Comércio, Qd.2)

- Setor de Diversões Sul: (Conic, Ed. Boulevard, subsolo)

- Samambaia: (QN 318, CJ. 2 – próximo às Americanas)

- Gama: (Terminal Rodoviário - Área Especial S/N Setor Central)

- Taguatinga: (C10, Centro – Próximo à EIT)

- Sobradinho: (Ed. Varanda Shopping – Próximo à Feira Modelo)

Somente atendimento

- Ceilândia Norte: (Diretoria Regional de Ensino, QNM 14 - Área Especial)

- Planaltina: (Administração Regional)

- Plano Piloto: (Rodoviária do Plano Piloto)

Entrevistas e informações para a imprensa: Ascom /DFTrans Roberto Lemos – 9276-2405 Viviane Nunes, Alexandre Oliveira e Robson Leão – 3043-0427 SAIN - Estação Rodoferroviária - Ala Sul - Sobreloja Telefone: (61) 3043-0401 CEP: 70.631-900 - Brasília (DF)

Page 19: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Planaltina ganha novos ônibus (29/08/2012 - 14:38) O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que, nesta quarta-feira (29), dez novos ônibus começaram a circular na região de Planaltina. Outros 30 veículos entrarão gradativamente no sistema até meados de setembro.

Os 30 primeiros ônibus são da empresa Grande Brasília. Desses, 26 possuem acessibilidade, 13 têm média de quatro anos de idade e 17 são zero quilômetro. Os outros dez são da empresa Rotha. Os coletivos atenderão principalmente os moradores da região do Vale do Amanhecer, Arapoangas e Estância e Mestre D’Armas. Em toda a cidade de Planaltina, cerca de 70 mil pessoas dependem do transporte público coletivo.

“Existe uma determinação do governador Agnelo em melhorar o transporte público do DF. Serão dez novos ônibus já em circulação nesta quarta (29) e até meados de setembro teremos um total de 40 carros fazendo esse itinerário de Planaltina”, afirma o diretor geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella.

A alocação de novos veículos na cidade decorre de um contrato emergencial feito para substituir os ônibus da Coopatran, cooperativa que atuava em Planaltina com 80 coletivos e entrou em falência em 2011.

O certame foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 18 de abril, mas não obteve nenhuma proposta válida. No dia 23 de maio, foi aberto novo prazo para recebimento de propostas e em seis de julho saiu a autorização do serviço. O caráter é emergencial, mediante a operação de 80 ônibus, divididos em oito lotes de dez veículos cada. Desses, quatro lotes entrarão em circulação e outros quatro ainda enfrentam problemas judiciais e administrativos.

Os novos ônibus ficarão em operação somente até a conclusão da licitação geral do sistema, prevista para acontecer no próximo ano. Na ocasião, a frota de todo o DF será renovada, fazendo uma mudança não só dos veículos, mas de todo o sistema, com monitoramento e integração dos ônibus.

Page 20: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

GDF nomeia 140 servidores para o DFTrans (31/08/2012 - 11:02)

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que o Governo do Distrito Federal publicou, no Diário Oficial desta sexta (31), a convocação de 140 servidores para atuarem na autarquia.

Houve nomeação de 116 Analistas (Planejamento e Operação, Administrador, Arquivista, Direito e Legislação, Contador e Economista) e de 22 Técnicos (Agente Administrativo e Contabilidade).

"O objetivo das nomeações é fortalecer a autarquia e melhorar a estruturação do transporte público coletivo do DF, bem como melhorar o atendimento à população", esclarece diretor geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella.

No dia 13 de julho de 2012, outros 85 servidores foram nomeados. O concurso é de 2008 e, com a prorrogação, tem validade até setembro de 2012.

Page 21: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Governo discute melhorias para o transporte (31/08/2012 - 16:45) O subsecretário de Políticas de Transportes do Distrito Federal, Luiz Messina, apresentou, na manhã desta quinta-feira (30), no 1º seminário do projeto Pensar Brasília, as principais medidas do GDF para melhorar a estrutura do transporte público na região. Entre as iniciativas mais importantes relacionadas por Messina estão: a renovação de 100% da frota de ônibus do DF; a criação de um novo sistema de transporte, que determina a divisão em cinco grandes corredores para fazer a ligação entre as bacias e a área central de Brasília; e, a integração das linhas de ônibus para que o passageiro não precise pagar várias passagens ao usar mais de um meio de transporte.

De acordo com o diretor geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, o GDF tem adotado medidas constantes para melhorar a vida quem depende do transporte público. “Ainda há muito a ser feito, mas já temos resultados. Os primeiros ônibus licitados para Planaltina já estão nas ruas e o processo licitatório de todo o sistema também já está avançado”, explica Campanella.

O seminário teve como tema “Qualidade de Vida – Transporte” e foi realizado por meio de parceria de entidades como a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e Banco de Brasília (BRB). O evento apresentará, até novembro deste ano, mais quatro seminários sobre a qualidade de vida dos brasilienses.

Page 22: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Mais de 300 atendimentos são registrados pelo DFTrans Móvel em Planaltina (31/08/2012 - 15:47)

Trezentos e dez atendimentos em quatro dias. Esse foi o balanço das demandas apresentadas ao DFTrans Móvel, que esteve nesta semana no Centro de Ensino Fundamental Mestre D’Armas, no Vale do Amanhecer, em Planaltina. Do total, 165 foram solicitações para a ouvidoria e 145 referentes ao Passe Livre Estudantil (PLE) – recarga, cadastro e atualização de dados.

A manicure Maria Francisca procurou a unidade para inscrever o filho David de Oliveira, que está no 1º ano do ensino fundamental, no PLE. “Isso facilita o acesso ao transporte coletivo. Com o cadastro, espero que ele não tenha mais que andar 30 minutos de bicicleta para ir à escola”, diz. “A ideia de trazer o DFTrans para perto da população é muito boa”, completa a manicure.

A estudante Lorena Barbosa, de 11 anos, aproveitou a presença do posto para se informar sobre o cadastro no passe livre. “Gostei muito do atendimento. Depois que entreguei a documentação, me disseram que, em uma semana, já podia pegar meu cartão”, comemora.

O DFTrans Móvel é um ônibus itinerante que circula pelas regiões administrativas do Distrito Federal (veja calendário abaixo). O objetivo é proporcionar um melhor atendimento nas localidades que não contam com os serviços realizados pelos postos fixos da autarquia.

A partir desta segunda-feira (3), a unidade estará no Centro de Ensino Médio 1 Quadra 04, em Sobradinho I. Os usuários do transporte público e estudantes da região recebem atendimento até quinta-feira (6).

O DFTrans Móvel atende de 2ª a 5ª feira, das 8h às 17h. Informações sobre o calendário também podem ser acessadas pelo 156 (opção 4).

Confira o calendário dos locais confirmados:

CIDADES DATAS

SOBRADINHO I

Centro de Ensino Médio 1 Quadra 04 A/E 04

03/09 a 06/09

SOBRADINHO II

Centro de Ensino Fundamental 2 – AR 3 lote 04 a E I

10/09 a 13/09

SÃO SEBASTIÃO

Centro de Ensino Fundamental São José - Quadra 16 A/E Bairro São José

17/09 a 20/09

GAMA

A/E 1 Setor Central do Gama (Gama Shopping)

24/09 a 27/09

SANTA MARIA NORTE

Centro de Ensino Fundamental 213 Quadra 213 Norte

01/10 a 04/10

Page 23: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

RIACHO FUNDO II

Agencia do Trabalhador, Área Central 5 / (Próximo a Adm. Regional)

08/10 a 11/10

SAMAMBAIA (Instituto Federal de Brasília)

QN 304 Conj. 1 Lote 02 (em frente a Diretoria Regional de Ensino )

15/10 a 18/10

CEILÂNDIA CENTRO

Administração Regional de Ceilândia – Setor Central

22/10 a 25/10

TAGUATINGA SUL (Setor Primavera)

QSC 19 Quadra 26 Conj. AI Lote 5C, Av. Primavera

29/10 a 01/11

ASCOM/DFTrans

Page 24: Lei garante gratuidade aos cardíacos crônicos no ... · realidade um dos mais importantes desejos da população do DF, que é o de conquistar um transporte coletivo digno, eficiente

Passe livre: Alunos da UnB em Planaltina recebem atendimento (31/08/2012 - 16:31)

Os alunos do campus da Universidade de Brasília (UnB) em Planaltina vão contar com um posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) entre os dias 3 e 14 de setembro (exceto no feriado do dia 7 e no fim de semana). Os estudantes vão ter acesso, das 8h às 17h, a serviços de recarga, cadastro e atualização de dados do Passe Livre Estudantil (PLE). O campus fica na Área Universitária 01, na Vila Nossa Senhora de Fátima. Os alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) de Planaltina foram beneficiados com o posto entre os dias 23 e 30 deste mês. Nesse período, foram atendidas mais de 400 pessoas. Informações sobre linhas, recarga, cadastro e atualização/alteração cadastrais do passe livre estiveram entre as solicitações.

Ascom /DFTrans