Lignocelulose

4
Lignocelulose É o nome dado para um conjunto de macromoléculas orgânicas complexas constituídas muitas vezes de pectinas, ligninas, hemicelulose e celuloses as quais podem estar ligadas ou não entre si. Dessa forma, a lignocelulose não pode ser definida como uma substância química única, mas sim uma classe de materiais correlatos, pois apresentam estruturas altamente complexas e de composição variável. Contudo são constituídas apenas de carbono, hidrogênio e oxigênio os quais formam polímeros naturais contendo grupos funcionais heterocíclicos, polifenólicos, álcoois saturados e grupo funcional éter, podendo também haver a incidência de carboxilas e carbonilas. A lignocelulose faz parte da estrutura de resistência da planta, ou seja da parte fibrosa, muitas vezes apresentada na forma de bagacilhos. Tudo isso é estudado pela Química da madeira . Hemicelulose As hemiceluloses (literalmente: "meia celulose") são polissacarídeos. Junto com celulose, a pectina e as glicoproteínas, formam a Parede celular das células vegetais. As hemiceluloses referem-se a uma mistura de polímeros de hexoses, pentoses e àcidos urônicos, que podem ser lineares ou ramificados, são amorfo e possuem peso molecular relativamente baixo.As hemiceluloses são divididas em pentosanas e hexosanas com fórmulas gerais C5H8O4 e C6H10O5, respectivamente onde 'n' é o grau de polimerização.As pentosanas por hidrólise produzem pentoses(xilose e arabinose).As pentoses são monossacarídeos que apresentam em sua estrutura 5 atomos de carbono. As hemiceluloses encontram-se intercaladas às microfibrilas de celulose dando elasticidade e impedindo que elas se toquem Lignina Polímero fenólico altamente ramificado, com uma estrutura complexa constituída de álcoois fenilpropanóides que podem

Transcript of Lignocelulose

Page 1: Lignocelulose

Lignocelulose

É o nome dado para um conjunto de macromoléculas orgânicas complexas constituídas muitas vezes de pectinas, ligninas, hemicelulose e celuloses as quais podem estar ligadas ou não entre si. Dessa forma, a lignocelulose não pode ser definida como uma substância química única, mas sim uma classe de materiais correlatos, pois apresentam estruturas altamente complexas e de composição variável. Contudo são constituídas apenas de carbono, hidrogênio e oxigênio os quais formam polímeros naturais contendo grupos funcionais heterocíclicos, polifenólicos, álcoois saturados e grupo funcional éter, podendo também haver a incidência de carboxilas e carbonilas. A lignocelulose faz parte da estrutura de resistência da planta, ou seja da parte fibrosa, muitas vezes apresentada na forma de bagacilhos. Tudo isso é estudado pela Química da madeira.

Hemicelulose

As hemiceluloses (literalmente: "meia celulose") são polissacarídeos. Junto com celulose, a pectina e as glicoproteínas, formam a Parede celular das células vegetais.

As hemiceluloses referem-se a uma mistura de polímeros de hexoses, pentoses e àcidos urônicos, que podem ser lineares ou ramificados, são amorfo e possuem peso molecular relativamente baixo.As hemiceluloses são divididas em pentosanas e hexosanas com fórmulas gerais C5H8O4 e C6H10O5, respectivamente onde 'n' é o grau de polimerização.As pentosanas por hidrólise produzem pentoses(xilose e arabinose).As pentoses são monossacarídeos que apresentam em sua estrutura 5 atomos de carbono.

As hemiceluloses encontram-se intercaladas às microfibrilas de celulose dando elasticidade e impedindo que elas se toquem

Lignina

Polímero fenólico altamente ramificado, com uma estrutura complexa constituída de álcoois fenilpropanóides que podem estar associados com celuloses e proteínas. Depositada em paredes secundárias, ela auxilia na sustentação, possibilitando o crescimento ascendente e permitindo a condução através do xilema sob pressão negativa. A lignina tem funções defensivas importantes para a planta.Polimerização Polimerização é a reação química que dá origem aos polímeros. As unidades estruturais que dão origem às macromoléculas polímeros são denominadas monômeros. A celulose é um polímero de cadeia longa composto de um só monômero (glicose), classificado como polissacarídeo ou carboidrato. É um dos principais constituintes das paredes celulares das plantas (cerca de 33% do peso da planta), em combinação com a lignina, com hemicelulose e pectina e não édigerível pelo homem, constituindo uma fibra dietética.Xilose

Page 2: Lignocelulose

Xilose é um monossacarídeo, uma aldopentose, de fórmula química C5H10O5..contém adicionalmente ácidos urônicos. As cadeias moleculares são muito mais curtas que a de celulose, podendo existir grupos laterais e ramificações em algunscasos. As folhosas, de maneira geral, contém maior teor de polioses que asconíferas, e a composição é diferenciada.

Polissacarídeos

Polissacarídeos, ou glicanos, são carboidratos que, por hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. São polímeros naturais. Por exemplo, a celulose é um polímero da glicose:

n glicose → Celulose + (n-1) H2O

Os polissacarídeos são então macromoléculas formados pela união de muitos monossacarídeos. Estes compostos apresentam uma massa molecular muito elevada que depende do número de unidades de monossacarídeos que se unem. Podem ser hidrolisados em polissacarídeos menores, assim como em dissacarídeos ou monossacarídeos mediante a ação de determinadas enzimas.

Extrativos

Os extrativos da madeira são de uma grande gama de compostosquímicos embora representem apenas uma pequena parte da madeira.Os extrativos de uma amostra de madeira podem ser isolados com opropósito de um exame detalhado da estrutura e composição de um ou mais dos seus componentes.Em geral, na análise da madeira, somente a quantidade é determinadaapós o isolamento. Por este método, madeira livre de extrativos é obtida, comomaterial para o isolamento e análise dos componentes macromoleculares dasparedes celulares.O isolamento dos extrativos é realizado por extração com solventes neutros e/ou misturas destes, em sucessão.

Compostos inorgânicos

Um número de constituintes minerais são necessários para o crescimento das plantas. Tais constituintes retirados do solo, são encontrados na madeira. A composição do material encontrado na madeira, dependem das condições ambientais sob as quais a árvore cresce e da localização do mineral na planta.Os constituintes minerais compreendem principalmente potássio e cálcio, que constituem até o 50% dos cátions na cinza da madeira; também são encontrados magnésio, manganês, sódio, fósforo e cloro, assim como sílica nocaso de florestas tropicais. Os anions mais comuns são os carbonatos, fosfatos, silicatos e sulfatos.Relativamente pouco material mineral é extraível da madeira com águaou outro solvente neutro, mas a maioria deles são extraíveis com ácido clorídrico diluído.Em geral madeiras crescendo naturalmente em zonas temperadascontém de 0,2 a 0,9% e quase sempre menos de 0,5% de cinzas, enquanto que madeiras de zonas tropicais podem conter até 5% de cinzas.

Page 3: Lignocelulose

As substâncias pécticas são essencialmente polímeros de ácidogalactourônico não extraíveis em solventes orgânicos neutros.

Compostos orgânicos

São obtidos durante a fabricação da celulose e papel por exemplo: Licor Negro: Resíduo que surge durante a fabricação de celulose. É rico em matéria orgânica e sua queima é a principal fonte de energia em fábricas de celulose. Os resíduos produzidos na queima retornam ao processo, pois são ricos em sódio e enxofre.