Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 –...

38
TLP-1 Limpadora de Pneus Manual do Usuário

Transcript of Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 –...

Page 1: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

TLP-1Limpadora de Pneus

Manual do Usuário

Page 2: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

1 – Características Técnicas

Contendo suas principais características, como: dimensões, peso, potência, capacidade, etc.

Introdução

Este manual foi desenvolvido tendo como objetivo principal a orientação quanto ao melhor aproveitamento, utilização e conservação do equipamento.

2 – Transporte

Onde recomendamos ao cliente quais os principais cuidados que este deve ter ao transportar a máquina desde a nossa fábrica atéao local de trabalho.

3 – Instalação

Abordamos os principais critérios para uma perfeita instalação, assim como quais são as responsabilidades do cliente para com elas. São abordados os tópicos de: nivelamento e fixação; conexões: elétrica, pneumática e de exaustão.

4 – Funcionamento

A forma adequada de uso da máquina, os principais procedimentos e cuidados com a mesma.

5-6 – Manutenção de Operação Periódica

Indicações para se efetuar manutenções periódicas, inclusive relação de ocorrências eventuais e suas soluções.

NB – Devido ao constante desenvolvimento industrial e tecnológico , a TECTYRES reserva a si, o direito de modificar os desenhos e especificações de suas máquinas sem prévio aviso.Nos pedidos de peças para reposição, será importante especificar: o número de fabricação do equipamento, a quantidade de peças, o nome e a referência da peça e, o número do desenho onde encontra-se a peça desejada.Para solução de qualquer problema, nosso pessoal de Assistência Técnica estará sempre ao seu inteiro dispor.

01

Page 3: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Apresentação

02

Page 4: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Plano Geral 1.1

Vista Frontal

1 – Saída de Exaustão

2 – Tubo de Exaustão

3 – Motor da Escova

4 – Painel de Instrumentos

5 – Escova

6 – Eixo de Tração e Fixação

7 – Elevador de Pneus

8 – Pedal

1

2

3

5

6

7

8

4

03

Page 5: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Plano Geral 1.2

Vista Lateral Direita

1 – Saída de Exaustão

2 – Tubo de Exaustão

3 – Motor da Escova

4 – Painel de Instrumentos

5 – Componentes Elétricos

6 – Eixo de Tração e Fixação

7 – Elevador de Pneus

8 – Pedal

1

2

5

6

7

4

3

8

04

Page 6: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Plano Geral 1.3

Vista Lateral Esquerda

1 – Saída de Exaustão

2 – Tubo de Exaustão

3 – Painel de Instrumentos

4 – Componentes Elétricos

5 – Acesso ao mecanismo interno emotor de tração

1

2

3

4

5

05

Page 7: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Plano Geral 1.4

Vista Posterior

1 – Saída de Exaustão

2 – Tubo de Exaustão

3 – Motor da Escova

4 – Escova

5 – Componentes Elétricos

6 – Ligação Pneumática

7 – Pedal

1

2

3

4

5

67

06

Page 8: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Características 1.5

• Dimensões • Largura (A)........................... 1.200mm• Comprimento (B).................1.300mm• Altura (C) ............................ 2.050mm• Peso total ........................... 360 kg

• Capacidades• Diâmetro Mínimo / Máximo. 770/1.140mm• Secção Mínima / Máximo ..... 150/310mm

• Consumos• Motor de tração................... 1 CV• Motor de Escovas................ 2 CV• Escovas...............................7x1.1/2” x 1.7/8” fio 0,30• Consumo elétrico................. 4,5 kw/h• Consumo de ar....................3,7 I/ciclo

07

Page 9: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Transporte

08

Page 10: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Carregar 2.1

O içamento da máquina deverá ser feito, preferencialmente, através de um gancho que se prenda ao olhal de elevação, localizado na coluna da mesma, próximo ao seu centro de gravidade.

Por esse ponto, evita-se situações desagradáveis na hora do transporte.

A locomoção poderá ser feita, alternativamente, sem as mesmas garantias de segurança, por uma empilhadeira, que a transportará pela sua base inferior.

09

Page 11: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Amarrar - Cobrir 2.2

Amarrar

Como a máquina apresenta uma concentração de massa acima do seu ponto médio, haverá uma tendência ao seu tombamento; para se evitar tal problema, amarra-se a mesma partindo do olhal de içamento em 4 pontos de carroçaria, sendo: duas amarras para a frente e duas amarras para trás.

Durante o transporte poderá ocorrer mudanças bruscas de velocidade, com isso, tem-se a possibilidade de a máquina vir a deslizar pela sua base inferior; para se evitar tal possibilidade, recomendamos a colocação de sarrafos pregados àcarroceria bloqueando os movimentos em seus quatro sentidos, dos lados da base.

Cobrir

Por conter tantos componentes pneumáticos, como elétricos instalados externamente na máquina, recomendamos que após amarrada, a mesma seja coberta com lona para proteger esses elementos que são sensíveis a intempéries.

10

Page 12: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Descarregar 2.3

Para descarregarmos a máquina procede-se da seguinte forma: descobre-se a máquina (retirando-se a lona), soltam-se as amarras, retiram-se os sarrafos de bloqueio, e retira-se a máquina de sobre o meio de transporte conforme mencionado no item 2.1, CARREGAR.

11

Page 13: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Instalação

12

Page 14: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Nivelamento - Fixação 3.1

Nivelamento

Imprescindível observarmos o nivelamento da base tanto em seu sentido transversal quanto longitudinal, o qual pode ser feito através de um nível de pedreiro.

Fixação

A máquina deverá ser fixada através de fixadores tipo parabolt com um mínimo de 3/8 x 4”, ou então com chumbadores com a mesma característica.

Os pontos para fixação da máquina encontram-se na sua base, sendo que dois furos estão situados dentro da coluna, e um terceiro encontra-se na base do ELEVADOR DE PNEUS.

13

Page 15: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Conexão Pneumática 3.2

Deverá ser observado na entrada de ar comprimido uma pressão máxima de 150 PSI.

Caso seja utilizado uma pressão superior ocorrerão problemas como: estouro de mangueiras, vazamento nas conexões, mangueiras soltas das conexões, etc.

Caso seja utilizado uma pressão muito inferior ocorrerão problemas com o desempenho funcional da máquina.

O ponto de conexão de entrada de ar encontra-se logo abaixo do painel elétrico.

O tubo de conexão (ou mangueira) deverá ter um diâmetro mínimo de 8mm, provido de um registro, ou válvula de esfera com diâmetro compatível a conexão.

14

Page 16: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Conexão Elétrica 3.3

Deverá ser observado a tensão de alimentação da máquina, idêntica àsolicitada pelo cliente no pedido de compra, que pode ser encontrada na placa de identificação da mesma.

Os cabos de alimentação deverão ser conectados nas entradas dos fusíveis F1, F2, F3 no painel elétrico.Como bitola do cabo de alimentação varia em função da distância da rede, não nos responsabilizamos pela instalação da mesma; serviço este que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Recomendamos porém, a instalação de uma chave geral, independente, exclusiva para a máquina; podendo ser uma chave NH-00 com fusíveis de 16 A para tensão de alimentação de 380 V; com fusíveis de 25 A para tensão de alimentação de 220 V.

Deve-se lembrar, também, da obrigatoriedade da instalação de um cabo Terra.

Para máquinas 380 V, deve-se ligar o fio neutro (azul) ao borne de neutro da máquina (conector onde estáligado um fio azul) no painel.

Em 220 V não é necessário o neutro, somente o fio terra.

Após a instalação, mas antes da posta em marcha, é necessário o reaperto de todos os parafusos de conexão e fixação dos componentes e painel elétrico da máquina.

15

Page 17: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Ligação da Exaustão 3.4

A conexão entre a linha de exaustão do cliente e a máquina, deverá ser feita utilizando-se um tubo flexível que permita o acompanhamento dos movimentos de descida das escovas.

O tubo de conexão deverá ter diâmetro de 5’’ polegadas por um comprimento mínimo de 1,5 metros.

16

Page 18: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Funcionamento

17

Page 19: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Elementos de Comando 4.1

Encontramos dois painéis instalados na máquina, sendo um o de Comando, que é usado para ligar e desligar o processo, localizado sobre a coluna da máquina e ao alcance do operador; e o outro é o painel de válvulas pneumáticas, localizado dentro da coluna da mesma. Temos ainda como elemento de comando a Válvula de pedal do Elevador de pneus.

No painel de Comando, para ligar e desligar o processo, vamos tomar como referência o botão de Desliga (vermelho) que está situado entre dois botões verdes. O botão verde da esquerda liga a máquina com um determinado sentido de giro das escovas e do pneu (sentido esse sincronizado na fábrica). O botão verde da direita liga a máquina em sentido contrário. Ainda neste painel encontramos dois manômetros que são os indicadores das pressões das Escovas e de Trabalho, cujos reguladores encontram-se no painel das válvulas pneumáticas.

18

Page 20: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Preparativos Iniciais 4.2

No painel das válvulas pneumáticas, encontramos os reguladores das pressões das escovas (superior) e de trabalho (inferior), que contêm os copos de vidro para retenção de água (esquerdo) e óleo de lubrificação (direito). Além disso, encontramos também as válvulas direcionais que comandam os movimentos da máquina. A válvula direcional inferior é o abaixamento e elevação do conjunto de escovas. A válvula do pedal do elevador de pneus comanda diretamente o cilindro de elevação situado dentro da coluna da máquina.

19

Page 21: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Procedimento de Inicialização 4.3

20

A máquina também é provida de um dispositivo anti-descida das escovas.Esse dispositivo tem como objetivo evitar que o conjunto das escovas se feche e desça para seu ponto inferior na falta de ar; ou seja, quando fechamos a entrada de ar no final do expediente. Com isso, quando no próximo expediente conectarmos o ar comprimido, as escovas se abririam imediatamente, antes mesmo de o conjunto chegar ao seu ponto superior, podendo danificar dessa forma as caixas de proteção das escovas. Quando devidamente utilizado, este dispositivo evita danos desnecessários, pois o mesmo é provido de um inter-travamento elétrico que impossibilita a utilização da máquina.Para podermos utilizar a máquina, devemos inicialmente colocar a conexão de ar comprimido na mesma e somente depois de recuar a Trava Anti-Descida, localizada na coluna da máquina, junto aos fins de curso.

Page 22: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Para um melhor aproveitamento das escovas, a máquina é provida de dois sentidos de giro das mesmas, sincronizados com o giro do pneu. Esse sincronismo é feito na fábrica. Para isso, no painel de operação da máquina, existem dois botões de LIGA (verde da direita liga em um sentido e verde da esquerda liga no sentido oposto) e um DESLIGA (vermelho no meio).Deve-se observar as pressões de:Trabalho:105 PSI

35 PSI (mínima)40 PSI (ideal) 45 PSI (máxima)

A não observância dessas pressões poderão acarretar em danos às escovas:

Procedimento de Inicialização 4.4

21

Pressões ABAIXO dessa faixa:Não acionam as válvulas de comando e as escovas poderão descer abertas, quebrando as caixas de proteção.Pressões ACIMA dessa faixa:Causarão o desgaste excessivo do pneu e das escovas.Essas pressões são reguladas nos reguladores de pressão situados no painel de Válvulas Pneumáticas, sendo regulados individualmente.O ciclo completo de limpeza do pneu dura em média 2 a 2,5 minutos. A máquina sai pré regulada de fábrica para atingir esse tempo.

Page 23: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Operação 4.5

O pneu é colocado na máquina posicionando-se o mesmo sobre o ELEVADOR DE PNEUS e acionando-se o pedal de elevação.

Ao atingir o ponto máximo, coloca-se o pneu nos EIXOS DE TRAÇÃO e encaixa-se o mesmo nos ROLOS DE GUIA do pneu.

Após o encaixe, o pé do pedal e o ELEVADOR DE PNEUS retorna automaticamente prendendo o pneu para o início do processo de limpeza.

22

Page 24: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Operação 4.6

Agora, aciona-se um dos botões de LIGA no painel de Comando. As escovas começam a girar em um determinado sentido, assim como o pneu, todos sincronizados.

As escovas começam a descer. Quando o ROLETE (roda) tocar o pneu, será acionado a válvula de fechamento das escovas através do fim de curso do rolete. As escovas se fecharão, começando assim a limpeza dos flancos do pneu, desde o seu ombro até o talão. Na descida, após a limpeza dos talões, na parte inferior, as escovas acionam automaticamente um fim de curso e inicia o seu retorno: então começarão a subir, as quais retornarão limpando os flancos do pneu.

Quando o ROLETE desencostar do pneu as escovas se abrirão.O sistema será desligado automaticamente ao atingir seu ponto superior máximo, acionando o fim de curso superior e terminando o ciclo de limpeza.Retirar o pneu e preparar o próximo.

23

Page 25: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Manutenção de Operação

24

Page 26: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Escovas – Troca de Flanges 5.1

Quando as escovas que acompanham a máquina se desgastam, efetua-se a troca das flanges instaladas pelas flanges menores que acompanham como acessório.Para se executar essa troca, basta acompanhar o processo de Troca de Flanges a seguir.

1) Trava-se o eixo da escova, localizado no braço de sustentação das escovas, com um pino de ¼”.

25

Page 27: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Correia do motor de tração 5.2

2) Solta-se as presilhas laterais (duas) das caixas das escovas.

3) Solta-se o parafuso Allen de trava da porca de fixação da escova com uma chave Allen ¼” .

4) Com uma chave estrela de 1”solta-se a porca.

26

Page 28: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Limpeza Diária 5.3

Para um contínuo bom desempenho do equipamento deve-se mantê-lo o mais limpo possível, para tanto, recomendamos uma limpeza diária que constitui nos seguintes itens: remoção (com ar comprimido) do pó deixado pela limpeza dos pneus.

Remoção do pó das colunas deslizantes do conjunto das escovas, remoção do pó das colunas deslizantes do elevador de pneus.

Limpar internamente a coluna onde está o painel das válvulas pneumáticas, e escoar a água do copo de filtragem de ar.

27

Page 29: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Regulagem do Tempo de Ciclo 5.4

A regulagem desse tempo é feito atuando-se nas válvulas reguladoras de fluxo do cilindro de elevação do conjunto de escovas situadas na parte posterior da máquina, próximo aos fim de curso.

Como podemos observar na foto, existem duas válvulas: uma superior (controla o tempo de subida) e uma inferior (controla o tempo de descida).Para uma maior eficiência do sistema devemos deixar o tempo de subida igual ao tempo de descida. Após cada atuação nessas válvulas deve-se iniciar um ciclo completo de limpeza para a tomada do Tempo de Ciclo, que se deve ficar situado no intervalo de 2 a 2,5 minutos.

28

Page 30: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Verificações Mecânicas - Correias 5.5

Após uma semana de uso, recomendamos tencionar a correia, pois por ser nova ela se dilata, correndo o risco de se desgastar prematuramente.Não é necessário deixar a correia totalmente tensa, basta deixá-la um pouco flexível.

Para trocar a correia é necessário soltar os parafusos da base do motor, erguê-lo e retirar a correia.Recoloca-se a correia e tenciona-se a mesma, reaperta-se os parafusos da base do motor.

29

Page 31: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Verificações Mecânicas - Parafusos 5.6

Como o trabalho cotidiano implica em vibrações constantes, essas fazem com que os parafusos de fixação de elementos importantes sejam soltos. Para evitar imprevistos, sugerimos que sejam reapertados semestralmente os seguintes parafusos:-roscas dos eixos de tração, localizados na conexão mancal / eixo.-parafusos das arruelas de acabamento situadas nas pontas dos eixos de tração e de fixação do pneu na parte frontal da máquina.-parafusos das arruelas de acabamento das polias de tração localizadas na ponta dos eixos dentro da coluna da máquina, parafusos da base do motor de tração.-parafusos das bases dos motores das escovas.-parafusos das hastes de sustentação das escovas.

30

Page 32: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Lubrificação – Válvulas 5.7

A troca (complemento) do óleo de lubrificação das válvulas, deveráser feito de uma semana ao máximo 15 dias.Preferencialmente usa-se óleo Tellus 68 Shell ou qualquer outro da tabela de equivalência.

Para se efetuar a troca, fecha-se o ar de entrada da máquina e basta soltar o tubo de vidro (direita), que está localizado na unidade de conservação do ar ou na caixa de regulagem de pressão da máquina.O outro tubo de vidro (esquerda) serve para eliminar a umidade do ar que entra na máquina (vide item 6.5).

31

Page 33: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Lubrificação – Partes Mecânicas 5.8

Para se efetuar o engraxamento da máquina deve-se usar o critério do bom senso, pois, excesso de graxa cria problemas com o pneu que sai da máquina; pouca graxa acarreta em uma diminuição da vida dos componentes. Assim sendo, recomendamos que o engraxamento não seja excessivo (graxa vazando pelo sistema engraxado); muito menos que falte graxa no sistema.

Logo, um bom critério seria engraxarmos excessivamente a máquina e retirarmos o excesso com um pano de estopa.

Mancais GirantesSão os mancais que sustentam os eixos de tração e de fixação do pneu.Recomenda-se a lubrificação com a graxa Darinna R2 da Shell, ou com uma da tabela de equivalência, a cada 15 dias.

Mancais DeslizantesSão os mancais que sustentam o Elevador de Pneus e o conjunto das Escovas.Recomenda-se a lubrificação com graxa Darinna R2 da Shell, ou com uma da tabela de equivalência, a cada 30 dias.

32

Page 34: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Sistema Pneumático / Elétrico 5.9

O outro tubo de vidro (esquerda), serve para eliminar a umidade do ar que entra na máquina. Se a rede de ar em que se encontra a máquina for úmido, o tubo de vidro se encherá rapidamente, sendo necessário a remoção daquela quantidade de água; recomenda-se nesse caso, executar essa operação diariamente.

Devido as vibrações causadas pelo funcionamento da máquina, recomenda-se um reaperto de todos os componentes elétricos da máquina a cada 6 meses.

33

Page 35: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Problemas eventuais

34

Page 36: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Problemas eventuais 6.1

Verificar se o tempo de ciclo da máquina está maior;Se maior, ajustar o tempo de ciclo nas reguladoras de fluxo do conjunto das escovas;Verificar a pressão das escovas se não está maior.

Desgaste excessivo do pneu e Escovas

verificar se o tempo de ciclo da máquina está menor;se menor, ajustar o tempo de ciclo nas reguladoras de fluxo do conjunto das escovas.

Faixas não limpas nas laterais dos pneus

verificar se existe ar na rede;verificar se o registro de entrada está aberto;verificar se o regulador está com a pressão correta;verificar se não há mangueira partida ou vazamento.

O sistema Pneumático não funciona

• verificar se existe energia elétrica;verificar se a chave geral está ligada;verificar se há algum fusível queimado;verificar se não desarmou o relé térmico.

O Motor não liga

SoluçõesProblema

Antes de se iniciar a checagem geral, verificar:a)Se a corrente elétrica está normalb)Se a pressão de ar na rede está regulada conforme instruções deste manualc)Se depois de tomados os procedimentos abaixo e os problemas persistirem, contatar nosso departamento técnico

35

Page 37: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Garantia e assistência

36

Page 38: Limpadora de Pneus TLP-1 - tectyres.com.br · utilização e conservação do equipamento. 2 – Transporte ... que pode ser executado por eletricista de confiança do comprador.

Garantia e assistência técnica (Normas Abimaq - Sindimaq) 7.1

1- A Tectyres assegura ao Comprador assistência técnica sobre os equipamentos fornecidos2- A Tectyres garante os equipamentos fornecidos pelo período de 6 (seis) meses, a partir da emissão da respectiva Nota Fiscal de entrega, ressalvadas as

declarações em contrário3- Durante tal período, toda e qualquer substituição de peças ou componentes e toda a mão-de-obra de reparações necessárias serão gratuitas, desde que

comprovadamente o equipamento apresentar funcionamento deficiente, ressalvados os casos descritos nos itens seguintes:4- A garantia oferecida pela Tectyres não compreende a reparação de defeitos, danos ou avarias, quando originários de:a) utilização inadequada.b) suprimento inadequado de energia elétrica, quer por deficiência das instalações do Comprador, quer do fornecimento da concessionária.c) quedas, batidas e choques.d) inobservância das normas de manutenção.e) prolongada falta de utilizaçãof) armazenagem inadequada.g) assistências técnicas, desmontagens ou alterações realizadas sem autorização da Tectyres5- A Tectyres estará isenta de suas obrigações de prestação de assistência técnica enquanto o Comprador estiver com o pagamento em atraso.6- A garantia referente a qualquer componente elétrico, eletrônicos, hidráulicos, pneumáticos ou mecânicos, fabricado por terceiros, será a mesma fornecida

pelos seus respectivos fabricantes7- As peças e componentes defeituosos, substituídos com débito para o Comprador, serão de propriedade deste. As peças e componentes defeituosos

substituídos sem débito para o Comprador, serão de propriedade da Tectyres.8- As assistências técnicas prestadas durante o período de garantia perderão sua característica de gratuidade no caso de alegação de defeito feita pelo Comprador

ser improcedente.9- Durante o período de garantia, correrão por conta do Comprador os encargos de viagem e estada do pessoal enviado pela Tectyres para atender ao chamado

de assistência técnica, bem como os encargos decorrentes do transporte de peça, do componente ou do próprio equipamento, ressalvadas as declarações em contrário.

10- A garantia oferecida pela Tectyres limita-se a reparação ou substituição do produto defeituoso, respeitadas as ressalvas dos itens anteriores, não cabendo ao Comprador pleitear quaisquer outros tipos de indenizações ou coberturas, exemplificativamente, porém não limitativos, lucros cessantes, danos emergentes, prejuízos originários da paralisação do equipamento, danos causados a bens materiais ou pessoais por acidentes decorrentes do uso do equipamento

Instalações1- Os serviços técnicos de instalação, colocação em funcionamento e treinamento de operação estarão inclusos ou não no preço do equipamento, dependendo

das condições apresentadas na proposta.2- Correrão por conta do Comprador os encargos de viagem e estadia do pessoal enviado pela Tectyres3- Caberá ao Comprador providenciar, a partir das informações supridas pela Tectyres, os meios de movimentação do equipamento, os materiais e ferramentas

de consumo para início das operações, os pontos de ligação elétrica, de água, de ar, e outros quando aplicáveis, sempre que tais providências não forem contratadas e incluídas no escopo do fornecimento.

37