LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional,...

32
PROF.ª DINANCI SILVA PROF.ª MARISTELA MARCHANTE LÍNGUA PORTUGUESA 7 º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Transcript of LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional,...

Page 1: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

PROF.ª DINANCI SILVA

PROF.ª MARISTELA MARCHANTE

LÍNGUA PORTUGUESA

7 º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Page 2: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Unidade ITecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Page 3: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Aula 5Conteúdos

• Estudos textuais: descrição física • Estudos textuais: descrição psicológica

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Page 4: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Habilidades • Estabelecer distinção entre os tipos de descrição. • Descrever os elementos da narrativa.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Page 5: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

A DESCRIÇÃOA descrição se caracteriza por ser o “retrato verbal” de pessoas, objetos, cenas ou ambientes. Nela, são trabalhadas as imagens, o que permite uma visualização do que está sendo descrito.Uma boa descrição não deve resumir-se a uma simples enumeração. É fundamental captar o traço distintivo que diferencia o ser descrito dos demais.

AULA

5

Page 6: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

A descrição de pessoas deve, além dos traços físicos, ressaltar os traços psicológicos para que se tenha um “retrato” mais completo da pessoa descrita. Na prática, é difícil você encontrar um texto exclusivamente descritivo. O que comumente ocorre são trechos descritivos, inseridos em um texto narrativo ou dissertativo. Por exemplo, em qualquer romance (que é um texto narrativo por excelência), você perceberá várias passagens descritivas, seja de personagens, seja de ambientes.

AULA

6

Page 7: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

O que é descrição?A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes. Então, o que é descrever? Vejamos: de acordo com o dicionário, é o ato de narrar, contar minuciosamente.

AULA

7

Page 8: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Como se descreve?A descrição pode enfocar aspectos distintos, de acordo com o objetivo do autor:

• pormenorização: precisão na caracterização de • detalhes. • dinamização: capta os movimentos dos seres. • impressão: interpreta as sensações. O que se escreve

não é o que se vê, mas o que passa pelo filtro da subjetividade.

AULA

8

Page 9: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Descrição FísicaObserve as descrições a seguir:

Samaúma - a rainha da floresta Pertence às famílias bombacáceas. (Ceiba Pentandra Gaertn). Samaúma ou Sumaúma (Ceiba pentranda) é uma árvore encontrada na Amazônia. É considerada sagrada para os antigos povos “maias” e os que habitam as florestas. A palavra samaúma é usada para descrever a fibra obtida dos seus frutos. A planta é conhecida também por algodoeiro.

AULA

9

Page 10: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Cresce entre 60–70 m de altura e o seu tronco é muito volumoso, até 3 m de diâmetro com contrafortes. Alguns exemplares chegam a atingir os 90 m de altura, sendo, por isso, uma das maiores árvores da flora mundial.

AULA

10

Page 11: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Essa árvore consegue retirar a água das profundezas do solo amazônico e trazer não apenas para abastecer a si mesma, mas também pra repartir com outras espécies. De crescimento relativamente rápido, pode alcançar os 40 metros de altura.Em determinadas épocas “estrondam” irrigando toda a área em torno dela e o reino vegetal que a circunda.A samaumeira é tipicamente amazônica, conhecida como a “árvore da vida” ou “escada do céu”. Os indígenas consideram-na “a mãe” de todas as árvores. Suas raízes são chamadas de sapobemba. Estas raízes são usadas na

AULA

11

Page 12: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

comunicação pela floresta, que é feita através de batidas em tais estruturas. Possui uma copa frondosa, aberta e horizontal.

AULA

12

Page 13: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Elementos Predominantes na descriçãoFrases nominais (sem verbo) ou orações em que predominam verbos de estado ou condição. Ex. 1:Sol já meio de esguelha, sol das três horas. A areia, um borralho de quente.

AULA

13

Page 14: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Ex. 2:Efetivamente, a rua era aquela; e o velho palácio estava na minha frente.

AULA

14

Page 15: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Frases enumerativas: sequência de nomes, geralmente sem verbo.

Ex. 3:“A cama de ferro; a colcha branca, o travesseiro com fronha de algodão”.

AULA

15

Page 16: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Adjetivação: caracterizadores qualificando nomes.

Ex. 4:“A pele da cabocla era desse moreno enxuto (...) Tinha uns olhos graúdos, lustrosos e negros...”

AULA

16

Page 17: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Sensações: uso dos cinco sentidos, ou seja, das percepções visuais, auditivas, gustativas, olfativas e táteis.

Ex. 5:Os sons se sacodem, berram... Dentro dos sons movem-se cores, vivas, ardentes...

AULA

17

Page 18: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Observe a tirinha abaixo, em que Snoopy faz uma descrição a seu amigo Woodstock.

FOI NESTA ÁRVORE EM QUE VOCÊ NASCEU...LEMBRO DE COMO ERA

ALTA...

E LEMBRO DE COMO COSTUMAVA FICAR VERDE NO

VERÃO E, NO OUTONO, MUDAR PARA AS CORES MAIS LINDAS...

E TINHA UM GALHO EM ESPECIAL...QUE TINHA

UMA LINDA CURVA, E TODOS OS PÁSSAROS ADORAVAM POUSAR

NELE E CANTAR...

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

18

Page 19: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

a) Nessa tirinha, Snoopy descreve uma árvore. Explique por que ele emprega verbos no pretérito nessa descrição.

b) A descrição feita por Snoopy é positiva ou negativa? Quais foram os aspectos da árvore ressaltados por ele?

c) Analise as frases empregadas por Snoopy e identifique que tipo de frase predomina na tirinha e explique o porquê do emprego desse tipo de frase.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

19

Page 20: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Descrição Psicológica – se ocupa com o comportamento, a personalidade, o temperamento, o caráter da pessoa. A descrição psicológica é sempre marcada por subjetividade.

AULA

20

Page 21: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Exemplo:Descrição psicológica“Dona Cômoda tem três gavetas. E um ar confortável de senhora rica. Nas gavetas guarda coisas de outros tempos, só para si. Foi sempre assim, dona Cômoda: gorda, fechada, egoísta.”

(Mário Quintana)

AULA

21

Page 22: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Característica psicológica:Qual meu nome: sou eu de novo Sumaúma. Meu aspecto: sou muito importante, mas também sofro muito porque sou mais uma planta típica de várzea, de pantanais e matas alagadas, talvez, por isso, conhecida por algumas singularidades, como o armazenamento de água em meu tronco. Sou resistente e muitas vezes já fui queimada viva.

AULA

22

Page 23: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Vejam o que acontece comigo: marcas de queimaduras por todo meu corpo; no início, quando era mais jovem, meu tronco se refazia quase totalmente. Hoje, a cada queimada, fico mais escura e envelhecida. Olho à minha volta.O que vejo? Poucas árvores, minhas companheiras, resistiram e do que semeei, muito, muito pouco conseguiu sobreviver. As plantas nativas, como eu, árvore pensativa, quando não são destruídas por queimadas, são arrancadas para darem lugar para mais abrigos do inimigo número um de nossa Mãe Natureza.

AULA

23

Page 24: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Biografia da escritora ASTRID CABRALAstrid Cabral Félix de Souza, poetisa e contista, nasceu em Manaus no dia 25 de setembro de 1936. Realizou seus estudos superiores na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de Letras Neolatinas. Foi professora da Universidade de Brasília e oficial da chancelaria do Ministério das Relações Exteriores. Sua estreia literária ocorreu em 1963, com a publicação de seu único livro de contos: intitulado Alameda.

AULA

24

Page 25: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Um grão de Feijão e sua história

Um grão de feijão que por descuido caiu junto aos que não servem para consumo; por minutos falou mal dos que lhe faziam companhia, mas logo caiu na real e viu que a parte deles tinha escapado das águas ferventes. Foram jogados no chão, no quintal, para uns não fazia diferença, mas ele cresceria ali sem ninguém, e queixava-se.Passou por anos, confinado em sacas, agora, seria o momento de renascer e se preservado teria uma descendência pela frente. Colocava, agora, a pequenina

AULA

25

Page 26: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

raiz afora.Os botões de folhas desembrulhavam pelo caule fino. Não tinha estabilidade, mas tinha expectativa de futuro, certamente, ele seria forçado a deitar a rama quando não mais se sustivesse de pé.Tinha um poder incrível de prever os acontecimentos, era como se sua vida fosse repetição e nunca morresse, mas se encarnasse em tempos, carregando sobre si a expectativa da espécie. Não se surpreendeu quando um jato de água fervente veio colhê-lo enquanto com carinho tecia seu futuro.

AULA

26

Page 27: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

Estória da cobra surucucu e do sapo tarô-bequêUm dia a Surucucu se pôs a pensar na vida.Todo o mundo a acusava de ser venenosa. Só ela estava na terra para picar a gente, matar ou aleijar.A Surucucu sentia-se muito infeliz.Por isso foi à casa do sapo Tarô-bequê que, vendo-a triste, perguntou:— Que é que você tem? Por que está com essa cara?— Ora, eu estou triste porque, pensando na minha vida, vejo que só a mim acusam de ser venenosa e causar a

AULA

27

Page 28: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

morte de tanta gente destas terras.Tarô-bequê, com malícia, perguntou à cobra:— E não é verdade? E tu não és mesmo venenosa? A tua picada não mata a gente?— Não sou. O que mata a gente é o medo. E posso provar o que estou dizendo. Vamos andar por aí.[…]

(Pereira, Manuel Nunes. Monronguêtá: um Decameron indígena. 2ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira; Brasília, Instituto Nacional do Livro, 1980, p.277-280)

AULA

28

Page 29: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

A descrição física e psicológica ocorrerá em:

• Fábulas • Contos • Contos de fadas • Lendas • Crônicas

• Relatos de memórias • Novelas • Romances • Textos narrativos diversos

AULA

29

Page 30: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

OrmieO porquinho passa pela cozinha e de repente sente um cheiro irresistível de uns biscoitos deliciosos que estão em cima da geladeira. Ele tenta várias maneiras de tirar os biscoitos de cima da geladeira e todas fracassam. Ele tenta tirar com o cabo da vassoura, usa um banco para tentar alcançar o pote de biscoito, ele sobe em cima de livros e uma tábua de passar, e joga uma bola de boliche em direção da geladeira, usa caixas de vários tamanhos para alcançar o potinho. Usa até um pula-pula, mas nada. Ele tenta agora com desentupidores de pia, uma serra elétrica

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

30

Page 31: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

e corta ao redor da geladeira para que ela caia e finalmente o potinho de biscoito venha ao chão, mas nada é o suficiente para tirar aquele potinho de biscoitos de cima da geladeira. E faz tantas outras tentativas sem sucesso. Enfim, ele desiste e bate sem querer com força na geladeira e o potinho se abre e os biscoitos caem um por um, até ele pegar apenas um, e o pote vazio cai em sua cabeça, não tendo o prazer de provar sequer um biscoitinho.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

31

Page 32: LÍNGUA 7 º ANO PORTUGUESA PROF.ª MARISTELA … · A descrição é uma modalidade redacional, literária ou técnica, em que se caracterizam as coisas, os seres e os ambientes.

1. Descreva o que acontece na história, mostrando os detalhes das ações do personagem.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

32