LÍNGUA PORTUGUESA - centrodemidias.am.gov.br · Este pronome substitui um substantivo que...

30
LÍNGUA PORTUGUESA PROF. JOSÉ FRANCISCO VIEIRA PROF. a SHIRLEY VASCONCELOS ENSINO FUNDAMENTAL 8° ANO

Transcript of LÍNGUA PORTUGUESA - centrodemidias.am.gov.br · Este pronome substitui um substantivo que...

LÍNGUA PORTUGUESAPROF. JOSÉ FRANCISCO VIEIRA PROF.a SHIRLEY VASCONCELOSENSINO FUNDAMENTAL

8° ANO

Unidade ITecnologia – corpo, movimento e linguagem na era da informação

2

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Aula 6Conteúdos

• Pronome Relativo (Que, quem e onde) • Pronome Relativo (Qual e cujo)

3

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Habilidades • Compreender a função dos pronomes relativos e sua

relação com o termo substituído. • Reconhecer a função dos pronomes para a construção de

sentidos nas diferentes situações comunicativas. • Reconhecer os pronomes relativos e seus efeitos de

sentido.

4

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Pronomes relativos (QUE, QUEM e ONDE)Pronome relativo QUEQuadrilhaJoão amava Teresa que amava Raimundoque amava Maria que amava Joaquim que amava Lilique não amava ninguém.

5

AULA

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandesque não tinha entrado na história.

Fonte: Reunião. 10. ed. Rio de Janeiro: José

Olympio, 1980. p. 191. 6

AULA

Pronome relativoÉ uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações.Como mostra as palavras em destaque no poema “Quadrilha”. Observe que o pronome que aparece várias vezes no texto para fazer relação às pessoas. No caso João, Teresa, Raimundo, Maria e Lili.

7

AULA

No verso: “João amava Teresa que amava Raimundo”, a palavra em destaque é um pronome relativo e pode ser substituída, sem prejuízo ao significado, por Do 1º que: Teresa; do 2º: Raimundo; do 3º: Maria; do 4º: Joaquim; do 5º: Lili.Todos desempenham a função sintática de objeto direto.Todos desempenham a função sintática de sujeito.

8

AULA

VariáveisInvariáveis

Masculino Feminino

o qual / os quais a qual / as quais que

cujo / cujos cuja / cujas quem

quanto / quantos quanta / quantas onde

Observe o quadro

9

AULA

Exemplo:Não conhecemos o aluno. O aluno saiu.Não conhecemos o aluno que saiu.Como se pode perceber, o que, nessa frase está substituindo o termo aluno e está relacionando a segunda oração com a primeira.O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural.

10

AULA

Exemplo:Conheço bem a moça que saiu.

Não gostei do vestido que comprei.

Eis os instrumentos de que necessitamos.

O pronome relativo que pode ter por antecedente o demonstrativo o (a, os, as).

11

AULA

Exemplo:Sei o que digo. (o pronome o equivale a aquilo) Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões).

12

AULA

Exemplo:Aquele é o machado com que trabalho.Aquele é o empresário para o qual trabalho.

13

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Pronome relativo QUEMEste pronome substitui um substantivo que representa uma pessoa, evitando sua repetição. Somente deve ser utilizado antecedido de preposição, inclusive quando funcionar como objeto direto. Nesse caso, haverá a anteposição obrigatória da prep. a, e o pronome passará a exercer a função sintática de objeto direto preposicionado.

14

AULA

Por exemplo... na oraçãoA garota que conheci está em minha sala. O pronome que funciona como objeto direto. Substituindo pelo pronome quem, tem-se: A garota a quem conheci ontem está em minha sala.

15

AULA

Há apenas uma possibilidade de o pronome quem não ser precedido de preposição: quando funcionar como sujeito. Isso só ocorrerá, quando possuir o mesmo valor de o que, a que, os que, as que, aquele que, aquela que, aqueles que, aquelas que, ou seja, quando puder ser substituído por pronome demonstrativo (o, a, os, as, aquele, aquela, aqueles, aquelas) mais o pronome relativo que.

16

AULA

Por exemplo:Foi ele quem me disse a verdade = (Foi ele o que me disse a verdade). Nesses casos o pronome quem será denominado de Pronome Relativo Indefinido. Na montagem do período, deve-se colocar o pronome relativo quem imediatamente após o substantivo repetido, que passará a ser chamado de elemento antecedente.

17

AULA

Por exemplo... nas orações:Este é o artista. Eu me referi ao artista ontem. Há o substantivo artista repetido. Pode-se usar o pronome relativo quem e, assim, evitar a repetição de artista.

18

AULA

O pronome será colocado após o substantivo. Então, tem-se Este é o artista quem... Este quem está no lugar da palavra artista da outra oração. Deve-se, agora, terminar a outra oração: … eu me referi ontem, ficando Este é o artista quem me referi ontem. Como o verbo referir-se exige a preposição a (pois este é um verbo transitivo indireto), ela será colocada antes do pronome relativo.Então tem-se:Este é o artista a quem me referi ontem.

19

AULA

Pronome relativo ONDEEu conheço a cidade. Sua sobrinha mora na cidade.

• Substantivo repetido = cidade • Colocação do pronome após o substantivo = Eu conheço

a cidade que... • Restante da outra oração = ... sua sobrinha mora. • Junção de tudo = Eu conheço a cidade que sua sobrinha

mora.

20

AULA

Pronome relativo ONDE • O verbo morar exige a prep. em, pois quem mora, mora

em algum lugar. Então:Eu conheço a cidade em que sua sobrinha mora.Eu conheço a cidade na qual sua sobrinha mora.Eu conheço a cidade onde sua sobrinha mora.

21

AULA

Este pronome tem o mesmo valor de em que.Sempre indica lugar, por isso funciona sintaticamente como Adjunto Adverbial de Lugar.Se a preposição em for substituída pela prep. a ou pela prep. de, substituiremos onde por aonde e donde, respectivamente. Por exemplo: O sítio aonde fui é aprazível.

22

AULA

1. Releia os trechos a seguir e circule os pronomes relativos. I. “Havia ainda a história de um enorme peixe voador que atacava as embarcações [...]”. II. “[...] e a da serpente gigante que saía do fundo do mar [...].”

a) Identifique os antecedentes dos pronomes relativos. Em I – ________________________. Em II – ________________________.

23

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

2. Transforme os dois períodos simples a seguir em um período composto empregando pronomes relativos para evitar repetições.a) Havia a história da serpente gigante. – A serpente gigante virava os navios. b) Havia a história da serpente gigante. – A serpente gigante devorava os navegantes. c) A viagem de navio será em dezembro. Falávamos sobre a viagem de navio. d) Geralda é a prima. Gosto mais da Geralda.

24

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Pronomes RelativosPronomes que se relacionam sempre com o termo da oração que está antecedente (antes). Através da utilização de pronomes relativos, evitamos a repetição dos termos nas orações, sendo fácil relacioná-los e sintetizá-los.

a) O menino é legal. O menino chegou agora.

b) O menino que chegou agora é legal.

25

AULA

Pronomes RelativosQual e suas flexões: o qual / a qual / os quais / as quaisVem sempre precedido de um artigo. 1. Apresentei o trabalho. Estudei sobre o trabalho.2. Apresentei o trabalho sobre o qual estudei.3. Tenho uma canoa. Já me ofereceram dinheiro pela canoa.4. Tenho uma canoa pela qual já me ofereceram dinheiro.

26

AULA

Pronomes RelativosCujo e suas flexões (cujo / cuja / cujos / cujas)Aparece entre dois substantivos e transmite uma ideia de posse. Deve concordar em gênero e número com a coisa possuída.

1. Conheci um menino. Seus olhos são lindos.

2. Conheci um menino cujos olhos são lindos.

27

AULA

3. Gosto desses rios. Suas águas são limpas.

4. Gosto desses rios cujas águas são limpas.

5. O garoto cujo o pai esteve aqui. (o pronome cujo não aceita artigo depois dele)

28

AULA

1. Reescreva as orações substituindo as palavras destacadas. Utilize o pronome “qual” e suas flexões.

a) Eu li o livro. Falei sobre o livro. b) Essa é a ponte. Passamos pela ponte. c) O time é bom. Eu torço por esse time.

29

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

2. Reescreva as orações utilizando o pronome “cujo” e suas flexões. a) Não gosto dessa fruta. O sabor dela é amargo. b) O garoto é estudioso. Conheço a mãe dele.

30

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA