Língua Portuguesa - Intertextualidade

8
Como se fosse MARINA COLASSANTI EEM SÃO FRANCISCO DE ASSIS PRODUÇÃO TEXTUAL – PROF. GISELE SAADE INTERTEXTUALIDADE VINÍCIUS DE MENEZES FABREAU 2014

Transcript of Língua Portuguesa - Intertextualidade

Page 1: Língua Portuguesa - Intertextualidade

Como se fosseMARINA COLASSANTI

EEM SÃO FRANCISCO DE ASSISPRODUÇÃO TEXTUAL – PROF. GISELE SAADE

INTERTEXTUALIDADEVINÍCIUS DE MENEZES FABREAU

2014

Page 2: Língua Portuguesa - Intertextualidade

INFÂNCIA

A criança-rei da história, têm sua infância “roubada” pelos interesses monárquicos da família.

Porém, uma máscara resguarda sua “meninice” e em meio ao sangue da guerra, sem a máscara, percebe-se que ele ainda é uma criança...

Page 3: Língua Portuguesa - Intertextualidade

INFÂNCIA ROUBADA

A notícia da Agência Brasil, retrata o abuso que muitas crianças passaram/passam no Brasil: têm sua infância impedida pela necessidade do trabalho.

“É melhor a criança trabalhar do que estar na rua”

Page 4: Língua Portuguesa - Intertextualidade

AQUARELA “É uma letra mágica: desperta a criança que carregamos dentro de nós, reforça o romantismo da amizade, aviva as delícias de se ganhar o mundo com a rapidez moderna, e, por fim, nos alerta para o enigma do futuro que guarda em seu bojo a implacável ação do tempo, fazendo tudo perder a cor, perder o viço, perder a força.” (Toquinho)

Page 5: Língua Portuguesa - Intertextualidade

E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar

Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar

Sem pedir licença muda nossa vidaDepois convida a rir ou chorar

AQUARELA

Page 6: Língua Portuguesa - Intertextualidade

NA HISTÓRIAA abrupta abdicação do pai e sua viagem para a Europa tornaram Pedro imperador com apenas cinco anos, resultando em uma infância e adolescência tristes e solitárias.

Obrigado a passar a maior parte do seu tempo estudando em preparação para imperar, ele conheceu momentos breves de alegria e poucos amigos de sua idade.

Page 7: Língua Portuguesa - Intertextualidade

Suas experiências com intrigas palacianas e disputas políticas durante este período tiveram grande impacto na formação de seu caráter.

Pedro II cresceu para se tornar um homem com forte senso de dever e devoção ao seu país e seu povo. Por outro lado, ele ressentiu-se cada vez mais de seu papel como monarca.

NA HISTÓRIA

Page 8: Língua Portuguesa - Intertextualidade

“O rei ofegava, parecia murmurar algo. Com um punhal cortaram as tiras de couro que prendiam a máscara. Soltou-se pela primeira vez aquele rosto pintado ao qual todos se haviam acostumado como se fosse carne e pele. Mas o rosto que surgiu por baixo dele não era um rosto de homem. A boca de criança movia-se ainda sobre mudas palavras, os olhos do rei faziam-se baços num rosto de menino.”COLASSANTI, Marina. 23 histórias de um viajante. São Paulo: Global, 2008. p. 115-6.