Lista 01 de Exercícios Mecânica dos Solos

7
Lista 01 de Exercícios Mecânica dos Solos Professor: Andre Lima 1)Fundações: Cargas de qualquer estrutura em ultima instancia , são descarregadas no solo. Obras Subterrâneas :Todos os projetos e construções são baseados nos princípios da mecânica dos solos (Interação solo-estrutura) Escavações , Aterros e Barragens:Necessidade de analise de estabilidade e projetos de estruturas de contenção baseados nos conceitos da mecânica dos solos. 2)Rocha-Solo Como vimos, todo solo provém de uma rocha pré−existente, mas dada a riqueza da sua formação não é de se esperar do solo uma estagnação a partir de um certo ponto. Como em tudo na natureza, o solo continua suas transformações, podendo inclusive voltar a ser rocha. De forma simplificada, definiremos a seguir um esquema de transformações que vai do magma ao solo sedimentar e volta ao magma (fig. 2.1). No interior do Globo Terrestre, graças às elevadas pressões e temperaturas, os elementos químicos se encontram em estado líquido formando o magma (fig. 2.1 −6). A camada sólida da Terra, pode romper−se em pontos localizados e deixar escapar o magma. Desta forma, haverá um resfriamento brusco do magma (fig. 2.1 linha 6−1), que se transformará em rochas ígneas, nas quais não haverá tempo suficiente para o desenvolvimento de estruturas cristalinas mais estáveis. O processo indicado pela linha 6−1 é denominado de extrusão vulcânica ou derrame e é responsável pela formação da rocha ígnea denominada de basalto. A depender do tempo de resfriamento, o basalto pode mesmo vir a apresentar uma estrutura vítrea. Quando o magma não chega à superfície terrestre, mas ascende a pontos mais próximos à superfície, com menor temperatura e pressão, ocorre um resfriamento mais lento (fig. 2.1 linha 6−7), o que permite a formação de estruturas cristalinas mais estáveis, e,portanto, de rochas mais resistentes, denominadas de intrusivas ou plutônicas (diabásio, gabroe granito).

Transcript of Lista 01 de Exercícios Mecânica dos Solos

Page 1: Lista 01 de Exercícios Mecânica dos Solos

Lista 01 de Exercícios Mecânica dos Solos

Professor: Andre Lima

1)Fundações: Cargas de qualquer estrutura em ultima instancia , são descarregadas no solo.

Obras Subterrâneas :Todos os projetos e construções são baseados nos princípios da mecânica dos solos (Interação solo-estrutura)

Escavações , Aterros e Barragens:Necessidade de analise de estabilidade e projetos de estruturas de contenção baseados nos conceitos da mecânica dos solos.

2)Rocha-Solo

Como vimos, todo solo provém de uma rocha pré−existente, mas dada a riqueza da sua formação não é de se esperar do solo uma estagnação a partir de um certo ponto. Como em tudo na natureza, o solo continua suas transformações, podendo inclusive voltar a ser rocha. De forma simplificada, definiremos a seguir um esquema de transformações que vai do magma ao solo sedimentar e volta ao magma (fig. 2.1).No interior do Globo Terrestre, graças às elevadas pressões e temperaturas, oselementos químicos se encontram em estado líquido formando o magma (fig. 2.1 −6).A camada sólida da Terra, pode romper−se em pontos localizados e deixar escapar omagma. Desta forma, haverá um resfriamento brusco do magma (fig. 2.1 linha 6−1), que se transformará em rochas ígneas, nas quais não haverá tempo suficiente para odesenvolvimento de estruturas cristalinas mais estáveis. O processo indicado pela linha 6−1 é denominado de extrusão vulcânica ou derrame e é responsável pela formação da rocha ígnea denominada de basalto. A depender do tempo de resfriamento, o basalto pode mesmo vir a apresentar uma estrutura vítrea.Quando o magma não chega à superfície terrestre, mas ascende a pontos maispróximos à superfície, com menor temperatura e pressão, ocorre um resfriamento mais lento (fig. 2.1 linha 6−7), o que permite a formação de estruturas cristalinas mais estáveis, e,portanto, de rochas mais resistentes, denominadas de intrusivas ou plutônicas (diabásio, gabroe granito).

Page 2: Lista 01 de Exercícios Mecânica dos Solos

3)

Solos Residuais : produto do intemperismo de rochas que permanece no local de sua formação

Solos Sedimentares ou Transportados : aquele que sofre ação de agentes transportadores e se acumulam em local diferente de sua origem

Solos Orgânicos : particularidade de solo transportado, ocorrem principalmente , em depressões continentais e baixadas de rios e litorâneas, pelo acúmulo de restos vegetais e animais , são altamente compressíveis . Quando rico em matéria orgânica vegetal e apresentam consistência fibrosa são chamados de Turfa .

a) Classificação unificada: Nesse sistema , todos os solos , são identificados pelo conjunto de duas letras . As cinco letras superiores indicam o tipo principal de solo e as quatro seguintes correspondem a dados complementares do solo.

b) Classificação Pedológica: Quando a origem pedológica

c) Classificação Geológica: Solos residuais ou autóctones, solos transportados, , coluvios e talus.

d) Classificação textural ou Granulométrica: Quanto a textura e granulométrica do solo.

e) Classificação Geotécnica: Segundo normativas da geotécnica.

f) Sistema rodoviário de Classificação: Baseado na granulométrica e nos limites de Atterberg.

g) Classificações Regionais: Formas próprias de classificação de acordo com a região.

h) Classificação de Solos pela origem: de acordo com sua origem ( solos residuais , solos residuais maduros, Saprolito ou solo saprolitico, Rocha alterada. Solos transportados,solos coluvionares, solos aluvionares).

4)

Solos Residuais: são aqueles de decomposição das rochas que se encontram no próprio local em que se formaram. Para que eles ocorram é necessário que a velocidade de decomposição da rocha seja maior do que a velocidade de remoção por agentes externos. A velocidade de decomposição depende de vários fatores, entre os quais a temperatura o regime de chuvas e a vegetação.

I) Solo residual jovem ( Saprolitico): Solo que mantém a estrutura original da rocha-mãe , inclusive veios intrusivos, fissuras e xistosidade , mas perdeu a consistência da rocha.

Page 3: Lista 01 de Exercícios Mecânica dos Solos

Visualmente pode confundir-se como uma rocha alterada, mas apresenta resistência ao manuseio. E também chamado de solo residual jovem ou solo de alteração de rocha.

II) Solo residual Maduro: Superficial ou sotoposto a um horizonte “ poroso” ou “humico” , e que perdeu toda estrutura original da rocha-mae e tornou-se relativamente homogêneo

III)Talus ou Coluvionares: Solos formados por ação da gravidade dão origem a solos coluvionares.Entre eles estão os escorregamentos das escarpas da Serra do Mar, formando os tálus , nos pés dos taludes, massas de matéria s muito diversos , sujeitos a movimentações de rastejo . São também classificados como coluviões os solos superficiais do planalto brasileiro depositados sobre os solos residuais.

5)Os solos residuais possuem diferentes camadas pois , pois a ação do intemperismo e diferenciados em cada uma das camadas.

Desenho esquemático de um perfil de solo residual:

6)

Os solos podem ser formados a partir do intemperismo, que pode ser entendido como:

Processos físicos, químicos e biológicos (que acontecem simultaneamente ) pelos quais a rocha se decompõe para formar o solo .

Intemperismo químico: processo de decomposição das rochas através de alterações químicas e mineralógicas dos seus componentes .Exemplos : hidrolise , oxidação e redução , carbonataçao , remoção de íons metálicos , troca de cátions.

Intemperismo Físico: Processos de decomposição da rocha sem alteração química dos seus componentes . Ocasiona o fraturamento ( leva o aumento da superfície exposta ao

Page 4: Lista 01 de Exercícios Mecânica dos Solos

intemperismo , aumentando a possibilidade de reataque físico ou químico) ou desintegração das rochas por mecanismos físicos . Agentes : temperatura ( dilatação diferencial : fraturas em minerais com diferentes propriedades térmicas ) , Congelamento das águas , espécies vegetais ( ação física) . Exemplos: Descarregamento, expansão e contração térmica , crescimento de cristais e ação de gelo , contração do material coloidal , atividade orgânica

Intemperismo Biológico: Decomposição das rochas por ação de vegetais, animais ou homem.

Exemplo: Clima, Topografia, Tipo de rocha, Vegetação.

Os solos podem ser classificados de varias formas dentre as quais podemos citar :

7)

Podemos relacionar o tipo de transporte a um tipo de solo , desta maneira ficamos posicionados das seguinte forma

Transporte por gravidade: Solos coluvionares

Transporte por carregamento de água: solos aluvionares

Transporte por vento: depósitos Eólicos

Transporte por Geleiras: drifts.

8)

Os minerais primários são herdados do material originário; mantém-se praticamente

inalterado na sua composição. Como exemplos de minerais primários que se podem

encontrar nos solos, referem-se: quartzo, feldspatos, plagioclases, micas, piroxenas,

anfíbolas, olivinas, etc.

Os minerais secundários do solo podem ter 3 origens:

o São sintetizados no próprio solo (in situ) a partir dos produtos da meteorização dos

Page 5: Lista 01 de Exercícios Mecânica dos Solos

minerais primários menos resistentes;

o Resultam de alterações da estrutura de certos minerais primários, que ocorrem

também in situ;

o São herdados do material originário

9)

10)