Lista Química 2º vespertino

4
Colégio Estadual de Vila de Abrantes Profª: Letícia Maciel Disciplina: Química III UNIDADE LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ano 01 - (Fuvest-Adaptado) Um analgésico em gotas pode ser ministrado na quantidade de 3mg por Kg de massa corporal, não podendo exceder 200mg por dose. Cada gota contém 5mg de analgésico. Quantas gotas deverão ser ministradas a um paciente de 70 Kg? 02 - Qual a concentração, em g/L, de um suco artificial, cuja preparação foram utilizados 1,8 Kg de suco e obtendo um volume de solução de 20 litros? 03 - (Fuvest-SP) Considere duas latas do mesmo refrigerante, uma na versão “diet” e outra na versão comum. Ambas contêm o mesmo volume de líquido (300 mL) e têm a mesma massa quando vazias. A composição do refrigerante é a mesma em ambas, exceto por uma diferença: a versão comum contém certa quantidade de açúcar, enquanto a versão “diet” não contém açúcar (apenas massa desprezível de um adoçante artificial). Pesando-se duas latas fechadas do refrigerante, foram obtidos os seguintes resultados: Por esses dados, pode-se concluir que a concentração, em g/L, de açúcar no refrigerante comum é de, aproximadamente: a) 0,020 b) 0,050 c) 1,1 d) 20 e) 50 04 - (UnB-DF) Em um rótulo de leite em pó integral, lê-se: A porcentagem em massa indica-nos a quantidade de gramas de cada componente em 100 g de leite em pó. Calcule a concentração em massa (em g/L) de proteínas em um copo de 200 mL de leite preparado. 05 - O limite máximo de “ingestão diária aceitável” (IDA) de ácido fosfórico, aditivo em alimentos, é de 5mg/kg de peso corporal. Calcule o volume de refrigerante, contendo ácido fosfórico na concentração de 0,6 g/L, que uma pessoa de 60 kg deve ingerir para atingir o limite máximo de IDA.

Transcript of Lista Química 2º vespertino

Page 1: Lista Química 2º vespertino

Colégio Estadual de Vila de Abrantes Profª: Letícia Maciel Disciplina: Química

III UNIDADE LISTA DE EXERCÍCIOS – 2º ano

01 - (Fuvest-Adaptado) Um analgésico em gotas pode ser ministrado na quantidade de 3mg por Kg de massa corporal, não podendo exceder 200mg por dose. Cada gota contém 5mg de analgésico. Quantas gotas deverão ser ministradas a um paciente de 70 Kg? 02 - Qual a concentração, em g/L, de um suco artificial, cuja preparação foram utilizados 1,8 Kg de suco e obtendo um volume de solução de 20 litros? 03 - (Fuvest-SP) Considere duas latas do mesmo refrigerante, uma na versão “diet” e outra na versão comum. Ambas contêm o mesmo volume de líquido (300 mL) e têm a mesma massa quando vazias. A composição do refrigerante é a mesma em ambas, exceto por uma diferença: a versão comum contém certa quantidade de açúcar, enquanto a versão “diet” não contém açúcar (apenas massa desprezível de um adoçante artificial). Pesando-se duas latas fechadas do refrigerante, foram obtidos os seguintes resultados:

Por esses dados, pode-se concluir que a concentração, em g/L, de açúcar no refrigerante comum é de, aproximadamente: a) 0,020 b) 0,050

c) 1,1 d) 20

e) 50

04 - (UnB-DF) Em um rótulo de leite em pó integral, lê-se:

A porcentagem em massa indica-nos a quantidade de gramas de cada componente em 100 g de leite em pó. Calcule a concentração em massa (em g/L) de proteínas em um copo de 200 mL de leite preparado. 05 - O limite máximo de “ingestão diária aceitável” (IDA) de ácido fosfórico, aditivo em alimentos, é de 5mg/kg de peso corporal. Calcule o volume de refrigerante, contendo ácido fosfórico na concentração de 0,6 g/L, que uma pessoa de 60 kg deve ingerir para atingir o limite máximo de IDA.

Page 2: Lista Química 2º vespertino

06 - Se você colocar um ovo fresco de galinha na água de um recipiente observará que o ovo afunda e vai entrar em equilíbrio no fundo do recipiente. Se adicionar sal à água, misturando bem para garantir a dissolução, verá que o ovo vai subindo no líquido. Responda: a) O que acontece com a densidade do líquido, à medida que o sal vai sendo dissolvido? b) Por que o ovo sobe no líquido no decorrer da experiência? 07 - O grande volume de esgotos clandestinos lançados nos mananciais da grande São Paulo é uma das causas da proliferação de algas microscópicas nocivas. Essas algas comprometem a qualidade da água. Concentrações de CO2 acima do limite de 2,5.10-3 mol/L aceleram o crescimento de alguns tipos de algas. Numa represa com 5.000 litros, qual a massa limite (em kg) de CO2 citada acima? 08 - O ácido tartárico, C4H6O6 (conservante), usado em alguns refrigerantes, pode ser obtido a partir da uva durante o processo de fabricação do vinho. Se a concentração molar em quantidade de matéria de ácido tartárico num refrigerante é de 0,175 mols/L, qual é a massa de ácido utilizada na fabricação de 100.000 litros desse refrigerante? 09 - Um aditivo para radiadores de automóveis é composto de uma solução aquosa de etilenoglicol (C2H6O2). Sabendo que em um frasco de 250 mL dessa solução existem cerca de 5 mols/L, Qual a massa de soluto na solução? C = 12; H = 1; O = 1. 10 - Determinado produto comercializado em supermercados e destinado à remoção de crostas de gordura de fornos consiste em uma solução aquosa 2,5 mols/L de soda caustica (NaOH). O rótulo da embalagem informa que contém 800 mL do produto. Determine a massa da soda caustica presente nesse produto. 11 - A nova legislação de transito prevê um limite máximo de 6 decigramas de álcool, C2H5OH, por litro de sangue do motorista (0,6 g/L). Considerando que a porcentagem média de álcool ingerida que fica no sangue é de 15% em massa, identifique, para um adulto com peso médio de 70 kg cujo volume de sangue é de 5 litros, o número máximo de latas de cerveja ( volume = 350 mL) ingerida sem que o limite estabelecido seja ultrapassado. Dados complementares: a cerveja tem 5% de álcool em volume, e a densidade do álcool é 0,80 g/mL. 12 - Os metais alcalinos apresentam uma elevada reatividade com a água. A reação do sódio com água é violenta, chegando mesmo a produzir faísca. Entretanto, o cátion sódio encontra-se dissolvido na água de consumo público. Sabe-se, porém, que o limite máximo permitido de íons sódio na água usada no abastecimento público é de 16.10-3%. Qual o valor dessa concentração em ppm. a) 120 ppm. b) 130 ppm.

c) 140 ppm. d) 150 ppm.

e) 160 ppm

13 - O que são respectivamente soluções diluídas, concentradas e saturadas? 14 - (Cesgranrio 92) A curva de solubilidade de um dado sal é apresentada a seguir. Considerando a solubilidade deste sal a 30°C, qual seria a quantidade máxima (aproximada) de soluto cristalizada quando a temperatura da solução saturada (e em agitação) fosse diminuída para 20º.

Page 3: Lista Química 2º vespertino

. a) 5 g b) 10 g

c) 15 g d) 20 g

e) 30 g

15 - Na tabela abaixo temos as densidades de alguns materiais sólidos. Se eles forem adicionados à água líquida e pura, à temperatura ambiente, qual deles flutuará? Pau-brasil..............................0,4g/cm3 Alumínio................................2,70g/cm3 Diamante.................................3,5g/cm3 Chumbo...................................11,3g/cm3 Carvão.....................................0,5g/cm3 Mercúrio.................................13,6g/cm3 Água .........................................1,0 g/cm3

16 - Três líquidos (água, benzeno e clorofórmio) foram colocados numa proveta, originando o aspecto abaixo. A seguir temos uma tabela com as densidades de cada líquido. Baseando-se nessas informações e em seus conhecimentos sobre densidade, relacione as substâncias A, B e C com as mencionadas na tabela. Justifique a sua resposta.

17 - (UFPE) Para identificar três líquidos – de densidades 0,8,1,0 e 1,2 – o analista dispõe de uma pequena bola de densidade 1,0. Conforme as posições das bolas apresentadas no desenho a seguir, podemos afirmar que:

Page 4: Lista Química 2º vespertino

a) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 0,8, 1,0 e 1,2. b) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,2, 0,8 e 1,0. c) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,0, 0,8 e 1,2. d) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,2, 1,0 e 0,8. e) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,0, 1,2 e 0,8. 18 - Uma das potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte é a produção de sal marinho. O cloreto de sódio é obtido a partir da água do mar nas salinas construídas nas proximidades do litoral. De modo geral, a água do mar percorre diversos tanques de cristalização até uma concentração determinada. Suponha que, numa das etapas do processo, um técnico retirou 3 amostras de 500 mL de um tanque de cristalização, realizou a evaporação com cada amostra e anotou a massa de sal resultante na tabela a seguir:

A concentração média das amostras será de:

a) 48g/L b) 44g/L c) 42 g/L

d) 45g/L e) 40 g/L