Livreto Oracao Dijap 2014 - portaliap.org€¦ · Josias tinha 8 anos quando começou a governar em...

4
EMAIL [email protected] FACEBOOK www.facebook.com/ DijapConvencaoGeral TWITTER @DijapConvGeral D JAP I PLANTAR E FIRMAR RAÍZES CRISTÃS E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles. (Mc 9:36) Jesus demonstrou seu amor e preocupação pelas crianças em vários momentos do seu ministério. Especificamente em Marcos 9:36 e 10:13-16 mostra o quanto elas são importantes. Neste texto Jesus acolhe a criança e a coloca no meio dos discípulos. Este gesto colocou a criança no centro da preocupação dos líderes. Desta forma Jesus deixou claro que os olhos da igreja precisa se voltar para a vulnerável e indefesa criança. Ela precisa de apoio e proteção. Num momento seguinte ele acolhe também pais ou responsáveis que as traziam perante ele. Naquele momento ele ofereceu um grande ensinamento aos que pensavam que crianças não eram sua prioridade. Jesus tinha tempo reservado em sua agenda para abençoar crianças. Ele as acolheu, as tomou nos braços e intercedeu por elas. Imitando o exemplo de Jesus vamos dar a devida importância às crianças e aos adolescentes trazendo-os para o centro das nossas atenções e intercedendo por eles durante uma semana. Não deixe de se reunir com sua família para buscar a benção de Deus. Crescer com Oração Oração nos Lares para Pais e Liderança do Dijap Outubro 2014 6 a 10

Transcript of Livreto Oracao Dijap 2014 - portaliap.org€¦ · Josias tinha 8 anos quando começou a governar em...

[email protected]

FACEBOOKwww.facebook.com/DijapConvencaoGeral

TWITTER@DijapConvGeral

DJAPIPLANTAR E FIRMAR RAÍZES CRISTÃS

E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles. (Mc 9:36)

Jesus demonstrou seu amor e preocupação pelas crianças em

vários momentos do seu ministério. Especificamente em Marcos

9:36 e 10:13-16 mostra o quanto elas são importantes. Neste texto

Jesus acolhe a criança e a coloca no meio dos discípulos. Este

gesto colocou a criança no centro da preocupação dos líderes.

Desta forma Jesus deixou claro que os olhos da igreja precisa se

voltar para a vulnerável e indefesa criança. Ela precisa de apoio e

proteção. Num momento seguinte ele acolhe também pais ou

responsáveis que as traziam perante ele. Naquele momento ele

ofereceu um grande ensinamento aos que pensavam que crianças

não eram sua prioridade. Jesus tinha tempo reservado em sua

agenda para abençoar crianças. Ele as acolheu, as tomou nos

braços e intercedeu por elas.

Imitando o exemplo de Jesus vamos dar a devida importância

às crianças e aos adolescentes trazendo-os para o centro das

nossas atenções e intercedendo por eles durante uma semana.

Não deixe de se reunir com sua família para buscar a benção de

Deus.

Crescer com Oração

Oração nos Lares para Pais e Liderança do Dijap

Outubro

2014

6 a 10

Crescer com Oração2

6SEGUNDA

Base Bíblica

MoisésÊx.2:1-100

a 5

an

os

VAMOS PENSAR?

Depois que José morreu, começou a governar no Egito um Faraó que não conhecia sua história e quis escravizar o povo de Deus. Mandou que fossem mortos os bebês ao nascerem, a fi m do povo não crescer em número e lutar contra o Egito. Entretanto, nem as parteiras deram ouvidos a Faraó, nem as mães israelitas permitiram que seus fi lhos fossem mor-tos. Em meio a esta história surgiu Moisés que foi um dos bebês preservados da morte. Sua mãe e irmã fi zeram todo o possível para que sobrevivesse. E, miraculosamente, resistiu ao infanticídio, ao Rio Nilo cheio de perigos. Deus salvou sua vida. Que da mesma forma, que possa cuidar dos nossos pe-quenos.

VAMOS ORAR?

Pedir a Deus:

uQue neste mundo perverso nenhum mal assole a vida das crianças até 5 anos de idade.uQue os pais ou responsáveis possam ter sabedoria para proteger os fi lhos nos primeiros anos.uQue haja pessoas disponíveis para cuidar do bem estar dos pequenos, em casa, entre os parentes, na creche, na escola e no Dijap.uQue os professores do Dijap tenham sensibilidade, habi-lidade e temor de Deus no cuidado com estas crianças e no ensino da Palavra de Deus.uQue seu desenvolvimento seja saudável.uQue o solo do coração seja bem preparado para que possa entrar a semente da Palavra e sejam grandes homens e mu-lheres de Deus.uQue Deus lhes proporcione integridade física, mental, emo-cional e espiritual.

VAMOS ORAR?

Pedir a Deus:

uQue os jovens permaneçam fi éis a Deus em qualquer lugar que estiverem, seja no trabalho, no ambiente escolar ou no lazer.uQue mantenham sua fé em Cristo, demonstrando-a, com atitudes coerentes com os ensinos bíblicos em todos os mo-mentos, até o fi m da vida.uQue possam fazer diferença no lugar onde estão não se en-vergonhando do evangelho em nenhuma situação.uQue os pais ou responsáveis estejam abertos ao diálogo, fortalecendo as raízes cristãs, através do bom exemplo, da prática da vida cristã e do relacionamento familiar saudável.uQue a igreja possa ser acolhedora, compreensiva, orienta-dora e motivadora, propiciando um ambiente adequado para o pleno desenvolvimento dos jovens no trabalho cristão e na vida espiritual de cada um. uQue o ensino da Palavra de Deus seja efi caz para consolidar a vida cristã dos jovens e imuniza-los contra os incessantes ataques malignos como vícios, sexualidade mundana, indife-rença espiritual e rebeldia às autoridades.uQue sejam bem sucedidos nas escolhas de estudo, de pro-fi ssão, de relacionamentos de amizades e de namoro.uQue Deus lhes proporcione integridade física, mental, emo-cional e espiritual.

Copyright © 2014. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total sem a autorização do DIJAP. Organização: Dijap Convenção GeralRevisão: Denise Belisário ReisProjeto gráfi co e diagramação: 20+ DesignFotos: Eudoxiana Canto MeloImpressão: GEVC / Gráfi ca e Editora A Voz do Cenáculo Ltda.

Crescer com Oração6

uQue os pais ou responsáveis possam ter a compreensão e a sabedoria necessárias para ajuda-los neste momento tão marcante do desenvolvimento humano.uQue Deus levante, na igreja e no Dijap, pessoas capacita-das espiritualmente e intelectualmente, com bom testemu-nho cristão, para trabalhar no ensino da Palavra de Deus de forma efi ciente com os adolescentes.uQue saibam afastar-se das más amizades e da pressão da turma.uQue Deus anule toda a infl uência maligna que possa tentar atingi-los como vícios, sexualidade mundana, indiferença es-piritual e rebeldia às autoridades.uQue saibam ter autocontrole para fazer a vontade de Deus.uQue Deus lhes proporcione integridade física, mental, emo-cional e espiritual.

VAMOS PENSAR?

Quando o rei Nabucodonosor conquistou Jerusalém, mui-tos israelitas foram levados cativos para a Babilônia. O rei ordenou que jovens bonitos e bem instruídos fossem levados ao palácio para que lhes fosse ensinada a cultura e língua dos caldeus por três anos. Entre estes jovens estava Daniel, jovem que decidiu não se contaminar com as práticas ilícitas dos povos daquelas terras. Deus o capacitou com tanta inte-ligência e dons que era um dos rapazes mais brilhantes. Por toda sua vida Daniel infl uenciou naquele país. Que nossos jovens possam se destacar por seu testemunho e desejo de servir ao Senhor.

Base Bíblica

DanielDaniel 1:4; 8-21

10QUINTA

15 a

17 a

no

s

Projeto Mais Oração 3

Base Bíblica

JosiasII Reis 22-23

7TERÇA

6 a

8 a

no

s

VAMOS PENSAR?

Josias tinha 8 anos quando começou a governar em Judá. Teve, apesar da pouca idade, um reinado impressionante, di-ferentemente de outros reis ímpios que vieram antes dele. Filho de um homem rebelde ao Senhor, não seguiu seus pas-sos, ao contrário vários textos bíblicos mostram que Josias fez o que o Senhor aprova (II Rs 22:2, 23:3). Ordenou que fi zessem uma reforma no Templo. E lá encontraram o Livro da Lei, Josias pranteou ao ouvir sua leitura e imediatamente providenciou reformas religiosas em Judá. Que as crianças, que estão na faixa dos Primários, possam mirar-se no seu exemplo.

VAMOS ORAR?

Pedir a Deus:

uQue os Primários possam aprender a Palavra de Deus, te-nham o coração aberto para o agir do Espírito Santo e quei-ram aceitar Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor.uQue os pais ou responsáveis invistam na formação do cará-ter destas crianças, através do bom exemplo na vida cotidia-na, na prática verdadeira do cristianismo. uQue os professores do Dijap compreendam a excelente ida-de para plantar e fi rmar as raízes cristãs, e façam o seu tra-balho de ensino da bíblia com dedicação, responsabilidade e temor de Deus.uQue seu desenvolvimento seja saudável.uQue sua capacidade intelectual esteja preservada e possam ter a oportunidade de iniciar a vida escolar aprendendo a ler e a escrever com efi ciência, e dessa forma, ter uma base fi rme para os ensinamentos futuros. uQue Deus lhes proporcione integridade física, mental, emo-cional e espiritual.

Crescer com Oração4

Base Bíblica

Serva de NaamãII Reis 5

8QUARTA

9 a

11 a

no

s

VAMOS PENSAR?

A serva de Naamã é citada rapidamente na Bíblia. Não se menciona seu nome ou sua idade. Podemos compará-la a uma criança na idade dos Juniores. Sua história é um tes-temunho de altruísmo. A pequena fora capturada numa ba-talha entre Israel e Síria, e levada como escrava para ajudar a esposa de Naamã. Ele era um importante comandante do exército sírio, muito estimado pelo seu senhor, o rei da Síria. Mas havia um problema: era leproso. A pequena serva com generosidade fala a sua patroa sobre Eliseu, o profeta de Is-rael que poderia pedir a Deus que o curasse. O resultado da história é a cura do comandante e sua fé em Deus. Que os juniores possam dar testemunho de sua fé como a serva de Naamã.

VAMOS ORAR?

Pedir a Deus:

uQue os Juniores possam ser testemunhas de Jesus Cristo.uQue os Juniores consigam colocar em prática os aprendiza-dos da Palavra de Deus.uQue estes meninos e meninas possam ter consciência do pecado e, assim, serem levados ao arrependimento bíblico, passando pela conversão regeneradora em Jesus Cristo. uQue os pais ou responsáveis estejam atentos e prontos para ajudar com bons exemplos, oração, presença e ensino da Palavra de Deus.uQue os professores do Dijap e a liderança da igreja pos-sam contribuir para que os Juniores sintam por parte destes: amor, compreensão, ensino, motivação e apoio na constru-ção de suas vidas cristãs.uQue eles possam ser ensinados de tal forma, que o apren-dizado das escrituras, tão bem assimilados nesta faixa etária,

Projeto Mais Oração 5

pela facilidade de memorização, sejam lembrados por toda a vida.uQue sejam livres das más companhias que corrompem os bons costumes.uQue sejam livres da opressão maligna.uQue não sejam tragados pela adultização precoce.uQue se desenvolvam de forma saudável.uQue Deus lhes proporcione integridade física, mental, emo-cional e espiritual.

VAMOS PENSAR?

Timóteo aprendeu a Palavra de Deus por intermédio de sua mãe e avó desde a infância (II Tm 1:5, 3:15). Não se sabe exatamente a idade certa, mas é possível que na épo-ca da adolescência fora chamado para o serviço missionário. Foi colaborador na segunda viagem missionária de Paulo (At 16:1,3). Nem tudo era perfeito em sua família, pois a Bíblia diz que seu pai era grego, e provavelmente nunca se conver-teu ao evangelho (At 16:3). As instruções de Paulo a Timóteo são bastante pertinentes a qualquer adolescente ou jovem (I Tm 4:12; II Tm 2:22).

VAMOS ORAR?

Pedir a Deus:

uQue os adolescentes possam consolidar sua fé em Cristo desenvolvendo as disciplinas espirituais.uQue os adolescentes deem testemunho de que são servos de Cristo.uQue possam se envolver nas atividades da igreja sendo trei-nados para o serviço cristão.uQue saibam optar por servir a Cristo em todas as situações.

Base Bíblica

TimóteoAtos 16:1-5; I Tim. 4:12;

II Tim. 2:22

9QUINTA

12 a

14 a

no

s