Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

11
Deve nutrir- se o coração infantil com a crença, com a bondade, com a esperança e com a fé em Deus. Emmanuel. Francisco Candido Xavier – O Consolador

Transcript of Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

Page 1: Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

Deve nutrir- se o coração infantil com a crença, com a bondade, com a esperança e com a fé em Deus. Emmanuel. Francisco Candido Xavier – O Consolador

Page 2: Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

S

1- Estudo do Livro dos Espíritos - Parte II

Cap 7 - Da Volta Do Espírito À Vida CorporalQ. 382 e 3832- Estudo do

Evangelho Segundo o EspitismoCap 28 – Coletânea de Preces Espíritas

Dubai, 01-05-2016Por Patrícia Farias

http://www.livestream.comhttp://www.espacodespertar.blogspot.com

Page 3: Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

382. Durante a infância sofre o Espírito encarnado, em consequência do constrangimento que a imperfeição dos órgãos lhe impõe?

“Não. Esse estado corresponde a uma necessidade, está na ordem da Natureza e de acordo com as vistas da Providência. É um período de repouso do Espírito.”

A infância

“Em se falando das crianças, a imperfeição dos órgãos já lhes obriga a não pensar e nem expressar o que guardam acumulado como suas experiências. Se o corpo tolhe suas faculdades, certamente que

isso tem um objetivo, o de ficar em estado de descanso refazendo forças para novas lutas na

carne, que não são fáceis.” Miramez . Filosofia Espírita

Page 4: Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

383. Qual, para este, a utilidade de passar pelo estado de infância?

“Encarnado, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.”

A infância

Terminando o período de estadia no planeta, voltaremos para o plano do Espírito e vice-versa. Nesse empenho, vamos mudando de faixa, ascendendo cada vez mais as luzes de Deus no coração. A utilidade de passar pelo estado da infância é a assimilação das leis espirituais. Mesmo na inconsciência isso se processa, e quando conscientes, elas se aderem mais à consciência.

Page 5: Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

“A infância [...] Os Espíritos só entram na vida corporal para

se aperfeiçoarem, para se melhorarem. A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos

conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores. Tal o dever

que Deus impôs aos pais, missão sagrada de que terão de dar contas.

“Assim, portanto, a infância é não só útil, necessária, indispensável,

mas também consequência natural das leis que Deus estabeleceu

e que regem o Universo.”

Page 6: Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

antroposofiaciência que trata da natureza moral do homem.…é uma doutrina filosófica e mística fundada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925).

Segundo Steiner, a antroposofia é a "ciência espiritual".Rudolf Steiner nasceu em Kraljevec, na Áustria, em 1861, seu pai era maquinista e esperava que o filho se tornasse um engenheiro. Por influência paterna, cursou Ciências Exatas no Instituto de Tecnologia de Viena. Mas foi durante os estudos técnicos, na Alemanha, que passou a ter contato com as ideias filosóficas de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) e de outros pensadores. Aos 22 anos, Steiner foi contratado para organizar os escritos de Goethe. Ao mesmo tempo em que editava e catalogava as obras do filósofo alemão, começou a desenvolver sua própria linha de pensamento, a Antroposofia, e sua teoria pedagógica, a Pedagogia Wadorf.

A identificação possivelmente ocorreu porque o filósofo, tal como Steiner, compartilhava seu entusiasmo pela ciência sem, no entanto, se portar como um materialista.

Page 7: Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

Esta pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.

Rudolf SteinerAliando ensino e espiritualidade, o educador austríaco desenvolve a Pedagogia Waldorf

Rudolf Steiner, foi o pioneiro em aplicar o processo de reencarnação de cada indivíduo à pedagogia.

A união do processo reencarnatório com a pedagogia pode ser interpretada como motivacional, pois o aluno entenderia que a sua educação e ações atuais acarretarão em projeções para outras vidas, ou seja, o aluno teria o desejo de se desenvolver ainda mais para agilizar seu processo evolutivo.

O desafio de Rudolf Steiner - parte 1• https://www.youtube.com/watch?v=rXF3rGCKDLo

Page 8: Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

Os pais espiritistas devem compreender essa característica de suas obrigações sagradas, entendendo que o lar não se fez para a contemplação egoística da espécie, mas, sim, para santuário onde, por vezes, se exige a renúncia e o sacrifício de uma existência inteira.Emmanuel. Francisco Candido Xavier – O Consolador

Agir contrariamente a essas normas é abrir para ofaltoso de ontem a mesma porta larga para os excessos de toda sorte, que conduzem ao aniquilamento e ao crime.

Deve nutrir- se o coração infantil com a crença, com a bondade, com a esperança e com a fé em Deus.

Deve nutrir- se o coração infantil com a crença,

com a bondade, com a esperança

e com a fé em

Deus.

Page 9: Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

Cap. 28 - Coletânea de Preces Espíritas

IV - PRECES PELOS QUE JÁ NÃO SÃO DA TERRA

Por alguém que acaba de morrer

Page 10: Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

Por alguém que acaba de morrer

59. PREFÁCIO. As preces pelos Espíritos que acabam de deixar a Terra não objetivam, unicamente, dar-lhes um testemunho de simpatia: também têm por efeito auxiliar-lhes o desprendimento e, desse modo, abreviar-lhes a perturbação que sempre se segue àseparação, tornando-lhes mais calmo o despertar. Ainda aí, porém, como em qualquer outra circunstância, a eficácia está na sinceridade do pensamento e não na quantidade das palavras que se profiram mais ou menos pomposamente e em que, amiúde, nenhuma parte toma o coração.As preces que deste se elevam ressoam em torno do Espírito, cujas idéias ainda estão confusas, como as vozes amigas que nos fazem despertar do sono. (Cap. XXVII, n° l0.)

O desencarne de Dimas - Livro Obreiros da vida eternahttps://www.youtube.com/watch?v=sFaRjjTkZ2k

Page 11: Livro dos Espíritos Q.382 ESE cap. 28 item 59

Por um agonizante“Senhor onipotente, que a tua misericórdia se estenda sobre os nossos irmãos que acabam de deixar a Terra! Que a tua luz brilhe para eles! Tira-os das trevas; abrelhes os olhos e os ouvidos! Que os bons Espíritos os cerquem e lhes façam ouvir palavras de paz e de esperança!Senhor, ainda que muito indignos, ousamos implorar a tua misericordiosa indulgencia para este irmão nosso que acaba de ser chamado do exílio. Faze que o seu regresso seja o do filho pródigo. Esquece, ó meu Deus, as faltas que haja cometido, para te lembrares somente do bem que haja praticado. Imutável é a tua justiça, nós o sabemos; mas, imenso é o teu amor. Suplicamos-te que abrandes aquela, na fonte de bondade que emana do teu seio.Brilhe a luz para os teus olhos, irmão que vens de deixar a Terra! Que os bons Espíritos de ti se aproximem, te cerquem e ajudem a romper as cadeias terrenas! Compreende e vê a grandeza do nosso Senhor: submete-te, sem queixumes, à sua justiça, porém, não desesperes nunca da sua misericórdia. Irmão! que um sério retrospecto do teu passado te abra as portas do futuro, fazendo-te perceber as faltas que deixas para trás e o trabalho cuja execução te incumbe para as reparares! Que Deus te perdoe e que os bons Espíritos te amparem e animem. Por ti orarão os teus irmãos da Terra e pedem que por eles ores..”