Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

13
Seja você a mudança que quer ver no mundo! - Mahatma Gandhi

Transcript of Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

Page 1: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

Seja você a mudança que quer ver

no mundo! - Mahatma Gandhi

Page 2: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

Parte II - Cap VIIIDA EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Q. 425

Dubai, 11-12-2016Por Patrícia Farias

Page 3: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

Dr. José Roberto Pereira Santos (Secretário da AME-Brasil), reumatologista e médico intensivista - matéria publicada na Folha Espírita em março de 2005

origina-se do latim SOMNUS = SONO + AMBULARE = MARCHAR, PASSEAR.

O transtorno de sonambulismo diz respeito a episódios repetidos de comportamento motor complexo iniciado durante o sono, freqüentemente durante a primeira terça parte do sono. Nos episódios leves, o indivíduo pode simplesmente sentar-se na cama, olhar em volta ou se remexer no leito. Mais tipicamente, o indivíduo levanta-se da cama, podendo ir ao banheiro, sair do quarto, subir ou descer escadas e mesmo sair de casa.

Pode usar o banheiro, comer e falar durante os episódios, que duram, em sua maior parte, de alguns minutos a meia hora. No entender da Medicina, o sonambulismo é tratado como uma parassonia. As parassonias são fenômenos físicos compreensíveis, que acompanham o sono e envolvem atividade muscular esquelética ou mudanças do sistema nervoso autônomo, ou ambas.

Page 4: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

Sonambulismo

425. O sonambulismo natural tem alguma relação com os sonhos? Como explicá-lo?

“É um estado de independência do Espírito, mais completo do que no sonho, estado em que maior amplitude adquirem suas faculdades. A alma tem então percepções de que não dispõe no sonho, que é um estado de sonambulismo imperfeito.“No sonambulismo, o Espírito está na posse plena de si mesmo. Os órgãos materiais, achando-se de certa forma em estado de catalepsia, deixam de receber as impressões exteriores. Esse estado se apresenta principalmente durante o sono, ocasião em que o Espírito pode abandonar provisoriamente o corpo, por se encontrar este gozando do repouso indispensável à matéria. Quando se produzem os fatos do sonambulismo, é que o Espírito, preocupado com uma coisa ou outra, se aplica a uma ação qualquer, para cuja prática necessita de utilizar-se do corpo.

Page 5: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

Sonambulismo

Serve-se então deste, como se serve de uma mesa ou de outro objeto material no fenômeno das manifestações físicas, ou mesmo como se utiliza da mão do médium nas comunicações escritas. Nos sonhos de que se tem consciência, os órgãos, inclusive os da memória, começam a despertar. Recebem imperfeitamente as impressões produzidas por objetos ou causas externas e as comunicam ao Espírito, que, então, também em repouso, só experimenta, do que lhe é transmitido, sensações confusas e, amiúde, desordenadas, sem nenhuma aparente razão de ser, mescladas que se apresentam de vagas recordações, quer da existência atual, quer de anteriores. Facilmente, portanto, se compreende por que os sonâmbulos nenhuma lembrança guardam do que se passou enquanto estiveram no estado sonambúlico e por que os sonhos não têm sentido. Digo - as mais das vezes, porque também sucede serem a consequência de lembrança exata de acontecimentos de uma vida anterior e até, não raro, uma espécie de intuição do futuro.”.

Page 6: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

O artista plástico britânico Lee Hadwin, que só consegue desenhar enquanto está dormindo, lançou uma exposição de suas obras em Londres. Hadwin foi descrito pelos especialistas da Clínica do Sono de Edimburgo, na Escócia, como um caso único. Ele foi diagnosticado com sonambulismo e conta que não se lembra de absolutamente nada do que produz de madrugada. https://www.youtube.com/watch?

v=alv4_2eEnyQ

Sonambulismo

Page 7: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

Capítulo II - MEU REINO NÃO É DESTE

MUNDO

Page 8: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

Pilatos, tendo entrado de novo no palácio e feito vir Jesus à sua presença, perguntou-lhe: És o rei dos judeus? -Respondeu-lhe Jesus: Meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, a minha gente houvera combatido para impedir que eu caísse nas mãos dos judeus; mas, o meu reino ainda não é aqui.

Disse-lhe então Pilatos: És, pois, rei? - Jesus lhe respondeu: Tu o dizes; sou rei; não nasci e não vim a este mundo senão para dar testemunho da verdade. Aquele que pertence a verdade escuta a minha voz.(S. JOÃO, cap. XVIII, vv. 33, 36 e 37.)

Page 9: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

A VIDA FUTURA

2. Por essas palavras, Jesus claramente se refere à vida futura, que ele apresenta, em todas as circunstâncias, como a meta a que a Humanidade irá ter e como devendo constituir objeto das maiores preocupações do homem na Terra. Todas as suas máximas se reportam a esse grande principio. Com efeito, sem a vida futura, nenhuma razão de ser teria a maior parte dos seus preceitos morais, donde vem que os que não crêem na vida futura, imaginando que ele apenas falava na vida presente, não os compreendem, ou os consideram pueris.

Esse dogma pode, portanto, ser tido como o eixo do ensino do Cristo, pelo que foicolocado num dos primeiros lugares à frente desta obra. E que ele tem de ser o ponto de mira de todos os homens; só ele justifica as anomalias da vida terrena e se mostra de acordo com a justiça de Deus.

Page 10: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

A VIDA FUTURA

3. Apenas idéias muito imprecisas tinham os judeus acerca da vida futura. Acreditavam nos anjos, considerando-os seres privilegiados da Criação; não sabiam, porém,que os homens podem um dia tomar-se anjos e partilhar da felicidade destes. Segundo eles, aobservância das leis de Deus era recompensada com os bens terrenos, com a supremacia danação a que pertenciam, com vitórias sobre os seus inimigos.

As calamidades públicas e as derrotas eram o castigo da desobediência àquelas leis. Moisés não pudera dizer mais do que isso a um povo pastor e ignorante, que precisava ser tocado, antes de tudo, pelas coisas deste mundo. Mais tarde, Jesus lhe revelou que há outro mundo, onde a justiça de Deus segue o seu curso.

Page 11: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

A VIDA FUTURA

Todo cristão, pois, necessariamente crê na vida futura; mas, a idéia que muitos fazem dela é ainda vaga, incompleta e, por isso mesmo, falsa em diversos pontos. Para grande número de pessoas, não há, a tal respeito, mais do que uma crença, balda de certeza absoluta, donde as dúvidas e mesmo a incredulidade.O Espiritismo veio completar, nesse ponto, como em vários outros, o ensino do Cristo, fazendo-o quando os homens já se mostram maduros bastante para apreender a verdade. Com o Espiritismo, a vida futura deixa de ser simples artigo de fé, mera hipótese; torna-se uma realidade material, que os relatos demonstram, porquanto são testemunhas oculares os que a descrevem nas suas fases todas e em todas as suas peripécias…

Page 12: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

A VIDA FUTURA

“Ora, a descrição da vida futura é tão circunstanciadamente feita, são tão racionais as condições, ditosas ou infortunadas, da existência dos que lá se encontram, quais eles próprios pintam, que cada um, aqui, a seu mau grado, reconhece e declara a si mesmo que não pode ser de outra forma, porquanto, assim sendo, patente fica a verdadeira justiça de Deus.”

Page 13: Livro dos Espíritos Q.425 e ESE cap 2 item 2

Dubai, 14-08-2016Por Patrícia Farias

Vídeo e Audiohttp://www.livestream.comAudiohttp://www.espacodespertar.blogspot.com

Obrigada!A Paz do Cristo.

Acompanhe as reuniões em: