londrina · março 2013 · ano xiv ·...

12
londrina · março 2013 · ano xiv · n°163

Transcript of londrina · março 2013 · ano xiv ·...

Page 1: londrina · março 2013 · ano xiv · n°163saovicentedepaulolondrina.com.br/.../2013/PSVP_VidaEmAcao_163.pdf · todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil

londrina · março 2013 · ano xiv · n°163†

Page 2: londrina · março 2013 · ano xiv · n°163saovicentedepaulolondrina.com.br/.../2013/PSVP_VidaEmAcao_163.pdf · todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil

VIDA EM AÇÃO N°1632

Ano da Fé, Ano da Juventude, Jornada Mundial da Juventude, Campanha da Fraternidade; estes acontecimentos evocam a emergência da Igreja de declinar seu olhar para tantos rostos jovens que por vezes ficam a margem.

A juventude tem como centro Jesus Cristo. Apostar nos jovens é apostar na perene vitalidade da Igreja que é sempre chamada a ser criativa, ousada, bela, profética, agradável... e estes traços são próprios da juventude. A Campanha da Fraternidade deste ano de 2013 vem para fortalecer nossa caminhada de evangelização junto com os jovens em seu meio e espera que nos desdobremos ao máximo para favorecer, em todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil orgânica que acolha, organize e acompanhe a “novidade" que somente os jovens têm e trazem, sob a ação divina.

“Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada”

(Bento xvi). O ‘rosto’ é a nossa manifestação primeira nos relacionamentos; seus traços são a linguagem inicial de um encontro; é a porta de entrada que, pouco a pouco, pela convivência, nos abre à verdade da pessoa; é o lugar de encontro inicial que nos leva a os pensamentos e sentimentos daquele/a que se encontra em nossa frente. O rosto revela, desde os seus tênues traços, se alguém está bem ou mal, se há dor ou alegria, se há satisfação ou preocupação; fala de sonhos e medos, riquezas e carências. Não é pra menos que sempre estamos cuidando do rosto... E é curioso notar que o rosto, apesar de ser “meu”, “pertence” aos outros. Os outros veem nosso rosto mais do que nós mesmos.

Não dá para pensar uma pessoa sem rosto... nem uma Igreja sem os jovens; nem uma comunidade sem alguma expressão juvenil significativa, sem propostas concretas que contemplem os jovens com seus sonhos, ideias, dores! Estamos vivendo um momento ímpar da história da Igreja em nosso país. A Jornada Mundial da Juventude vem para nos auxiliar a ver o rosto do jovem em nosso meio, ler seus sinais.

Qual é o rosto de nossa paróquia? Somos convidados a reconhecer no rosto da Igreja, o rosto dos jovens; e no rosto deles, a comunicação de Deus. Portanto aprendamos a ler os sinais que Deus nos revela por meio deles. Nossa paróquia tem traços juvenis marcantes, abundantes e vibrantes. Nossos dois grupos, Sedecias e Príncipe da Paz, demonstram diariamente para cada um de nós uma Igreja viva, cheia de esperança e com eles percebo aqui, uma Igreja alegre, sinal de um encontro pessoal e autêntico com Cristo!

Por fim a Igreja olha para vocês jovens, ou melhor, a Igreja de um modo especial olha para si mesma nos jovens. Tem sido desde o início, desde os tempos apostólicos. As palavras de São João na sua Primeira Carta podem servir como testemunho especial: “Eu escrevo, jovens, porque tendes vencido o maligno. Eu escrevo para vocês, meus filhos, porque vocês sabem que o Pai … Eu escrevo, jovens, porque sois fortes e a Palavra de Deus permanece em vós”.

VOZ D

O PA

STOR

INFO

RMAÇ

ÕES

pe. joel ribeiro medeiros

EXPEDIENTE

(43) 33390252 | [email protected]

diretorPe. Joel Ribeiro Medeiros

jornalista resp.: Carolina Thomazequipe pastoral da comunicação

design e diagramação

Somma Studiowww.sommastudio.com (41) 30925120 | (43) 99757836

impressão: midiograf · tiragem: 1.500

••

ESTIMADOS JOVENS

Page 3: londrina · março 2013 · ano xiv · n°163saovicentedepaulolondrina.com.br/.../2013/PSVP_VidaEmAcao_163.pdf · todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil

MARÇO | 20133

A Campanha da Fraternidade de 2013 nos leva a estreitar o diálogo com os jovens. Antes de tudo, podermos partilhar com eles alguns pensamentos de esperança: “Diante de uma vitória, não pare. Diante de uma derrota, não desanime. Nem sempre uma vitória significa a glória. Nem sempre uma derrota significa o fim. desistir é a saída dos fracos, insistir é a alternativa dos fortes”.

É fácil criticar os jovens. Precisamos apoiá-los, ouvi-los e com eles aprender através do diálogo e da interação das gerações. Lembremos que o bem vence perdendo; o mal perde ganhando, ou seja, o mal perde vendo e o bem ganha perdendo. Deus no seu amor sempre nos rejuvenesce porque levanta da poeira os indigentes; retira os pobres do lixo; faz da estéril, mãe feliz. Ele nos liberta das cordas da morte e dos laços do abismo; enxuga nossas lágrimas e livra nossos pés do tropeço. Jovens, nesta Campanha da Fraternidade podemos dizer que pais e filhos, adultos e jovens, Igreja e juventude se abraçarão.

A fé nos atesta que Deus confia-nos como atestam as Escrituras. Ele faz justiça aos oprimidos, dá alimento aos famintos, liberta os cativos, abre os olhos aos cegos, ergue os caídos, protege o estrangeiro, ampara órfão e a viúva e confunde os maus. Como é bom a gente ter fé. Nossos horizontes se abrem, o coração se dilata, as mãos se abrem, os pés tornam-se velozes na busca do irmão e da paz. A fé nos leva a remar contra a corrente e nos confere forças para fazer a diferença. Não tenhamos medo de ser diferentes numa cultura massificada como a nossa. Um jovem cristão não se acomoda aos ditames da sociedade secularizada.

Dizia o Papa João Paulo ii na festa do jubileu da juventude: “Jovens, não sejais mercadores da ilusão, viajem sem bagagem, adoradores da ética da satisfação, escravos do barulho e da euforia; nem vítimas da cultura da morte”. Que palavras cheias de sabedoria e de amor aos jovens. O Papa bem sabia que Jesus Cristo suscita ideais; atrai, seduz, fascina a todos, mas, de modo particular a juventude. Jesus é um paciente companheiro de viagem que sabe respeitar os tempos e os ritmos do coração dos jovens e jamais fecha para eles os braços da misericórdia, mesmo quando o desiludimos. Jesus Cristo é o melhor confidente da juventude, que jamais se cansa de esperar e só ele têm palavras que resistem às ilusões do mundo.

Jovens, acolhei o olhar amigo de Jesus. Experimentai a beleza da amizade com Cristo e a paz que ele permite habitar em nossos corações. É assim que vencemos o Maligno e somos fortes, descobrindo-nos filhos e filhas amados pelo Pai que nos deu seu Filho. João evangelista afirma que os “jovens são fortes”

EM D

ESTA

QUE

dom orlando brandes . Arcebispo de Londrina.

(cf. I Jo 2, 13), pois a fé e a vitória que vence o mundo. Possamos ser fortes na luta contra o mal, a exploração, a corrupção, a mentira, mas, principalmente, ser fortes na prática do bem, no respeito à vida, na benevolência, no seguimento de Jesus.

A Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral ajudar os jovens no seguimento de Jesus Cristo, na participação da vida da Igreja e na colaboração em favor de uma nova sociedade. Com isso, os jovens receberão um benefício estimado para se relacionarem com seus pais, para assumirem com responsabilidade seus estudos, para participarem da realidade política, para conseguirem emprego e se realizarem na vida. Portanto, a partir de Cristo Jesus, a Igreja renova seu compromisso de “opção pelos jovens” feito em Puebla. A Campanha da Fraternidade já é um passo na direção da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho deste ano, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco I.

Viagens paraSANTUÁRIOS MARIANOS

PORTUGAL (Fátima)ESPANHA (S. Tiago de Compustela)

França (N.Sra. Lourdes)

Dialogando com os jovens

Page 4: londrina · março 2013 · ano xiv · n°163saovicentedepaulolondrina.com.br/.../2013/PSVP_VidaEmAcao_163.pdf · todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil

VIDA EM AÇÃO N°1634

CANT

INHO

DA

CATE

QUES

E

O Grupo Príncipe da Paz faz parte do quadro de pastorais atuantes da Paróquia São Vicente de Paulo. Iniciou as suas atividades abertas à comunidade no dia 11 de março de 2012, voltado aos jovens de nossa Paróquia, entre a idade de 18 e 29 anos.

Teve seu início a partir de idealizações do Padre Joel sobre um Grupo de Jovens que pudesse atender à juventude da Paróquia e aos jovens que saiam do Grupo Sedecias e não encontravam continuidade na Paróquia.

Com a formação de uma comissão com 17 membros do Grupo Sedecias, todos com idade suficiente para iniciar um novo Grupo, foram feitas reuniões e momentos de oração e entrega do projeto ao Senhor.

Após diversos encontros, o Grupo recebeu o nome de Príncipe da Paz a partir da profecia de Isaías: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da Paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos”. (Isaías 9, 6 - 7).

Em julho de 2012, com ajuda da comunidade, o Grupo teve a sua 1ª Experiência de Oração, contando com a presença de 60 jovens participando do Encontro e com o serviço de muitos outros grupos de jovens das Paróquias da Arquidiocese. Com o tema “Venha Receber o Seu Maior Presente”, os participantes foram presenteados com o imenso amor que Deus tem por cada um, independente de seus pecados.

Após essa Experiência, o Grupo realizou mais dois encontros: “Encontro de Dons e Carismas” e “Encontro de Dons de Santificação”, para os participantes que perseveraram desde a Experiência de Oração. Tais participantes se encontram em reuniões semanais, conhecidas como “Crescimento”, onde recebem formações para participarem dos Encontros.

Hoje em dia conta com leigos advindos do Grupo Sedecias e jovens provenientes tanto da nossa Paróquia, quanto de outras Paróquias de Londrina.

Semanalmente, acontece a reunião (aberta aos jovens da comunidade), aos domingos, das 17h30 às 19h00. Nessas reuniões, há estudos da palavra de Deus, louvor ao Senhor e partilha de momentos de alegria e dificuldades. Além disso, fazem parte das atividades do Grupo: encontros de jovens, formações bíblicas, apresentações de teatros, palestras e músicas.

Após uma edição bem sucedida do Festival de Música (em 2012), o Grupo Príncipe da Paz teve a honra de organizar, em conjunto com o Grupo Sedecias e a Loja da Canção Nova, o II Festival de Adoração e Música na Paróquia São Vicente de Paulo, buscando, assim, louvar ao Senhor através da Música e unir os ministérios e grupos de outras Paróquias.

Nosso grupo de Jovens

gabriel e gracielly

Page 5: londrina · março 2013 · ano xiv · n°163saovicentedepaulolondrina.com.br/.../2013/PSVP_VidaEmAcao_163.pdf · todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil

MARÇO | 20135

CANT

INHO

DA

CATE

QUES

E

O Grupo Sedecias é um grupo de adolescentes que surgiu no dia 17 de fevereiro de 1997, quando alguns jovens que participavam do antecessor Leão de Judá, se juntaram e criaram toda a estrutura de ministérios, reuniões e formação da equipe de serviço. O nome do grupo vem do hebraico e significa “Yahweh nossa Justiça”.

Situado na Avenida Madre Leônia Milito, n.º 545, na Paróquia São Vicente de Paulo, Londrina – PR, ele tem como objetivo evangelizar adolescentes, levando-lhes a Palavra de Deus e os ensinamentos cristãos de uma forma bem descontraída, com muita música, danças, teatros, pregações e confraternizações, com o intuito de vivenciar uma fé concreta e compartilhar momentos especiais junto com pessoas que se tornarão mais que amigos.

Nosso Sedecias

lucas

O Grupo Sedecias também tem como uma de suas raízes a promoção social, através de visitas a creches, orfanatos e asilos. Com a finalidade de despertar o amor ao próximo, independentemente do gênero, da idade ou classe social.

Realiza experiências de oração anualmente, onde adolescentes com idades de 13 a 18 anos são convidados a iniciar e dar continuidade a vida cristã.

O Grupo Sedecias realiza atividades nos sábados à tarde para aqueles que já fizeram a experiência de oração e para aqueles que fazem parte da equipe de serviço. E aos domingos de manhã, as reuniões são abertas para toda a comunidade.

Atualmente o grupo conta com aproximadamente 110 adolescentes.

Page 6: londrina · março 2013 · ano xiv · n°163saovicentedepaulolondrina.com.br/.../2013/PSVP_VidaEmAcao_163.pdf · todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil

VIDA EM AÇÃO N°163

Três jovens e uma decisão:

seguir Jesus!

6FO

RMAÇ

ÃO

Você poderia se apresentar?Gracielly, tenho 22 anos, estou no 5ºano de Psicologia na uel e junto com o Gabriel sou coordenadora do Grupo de Jovens Príncipe da Paz desde o seu inicio.

Como foi o inicio da sua caminhada?A minha caminhada no Príncipe iniciou, na verdade, junto com a caminhada do próprio grupo, pois como um grupo recém-formado o acompanho desde a sua idealização. E fico mais feliz em saber, que falar do grupo Príncipe da Paz, é na verdade falar de uma extensão do Grupo Sedecias, pois nasceu de dentro do próprio Sedecias, com a intenção de realmente ser uma continuidade na vida de cada adolescente, assim como foi e é na minha. Mas falando da minha própria caminhada, posso traduzir como uma caminhada em que Deus me per-mitiu conhecê-lo desde pequena e de escolher por trilhar os seus caminhos desde a minha concepção dentro de uma família que, entre outras coisas, me presenteou com algo que ninguém nunca poderá me roubar, a fé dentro da Igreja Católica.

O que o Príncipe da Paz significa na sua vida?Na minha vida pessoal significa recomeço. Mas também sig-

nifica que posso ser instrumento nas mãos do Pai para levar o seu amor a muito mais pessoas e que jovem também saibam que a verdadeira felicidade está em Deus! E que se pode ser de Deus, sem deixar de ser jovem.

O que é ser coordenador desse grupo?É amar a obra de Deus, não medir esforços em prol dela e sem-pre lembrar e viver que enquanto se coloca Deus em primeiro lugar, enquanto cuidamos das coisas do Pai, Ele cuida das nossas. É responder a carta do Papa João Paulo ii, com alguns esforços, mas com muita felicidade: “Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade [...] Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos".

O que você espera desse ano dedicado também a juventude?A vinda do próximo Papa será um grande acontecimento, e com a graça de Deus serei uma entre peregrinos do mundo inteiro no Rio de Janeiro que poderá vivenciar esse momento ímpar de demonstração da nossa fé. Mas, ter a Campanha da Fraternidade voltada a nós, assim como ter o nosso querido Pároco, que sem-pre nos apoiou e mostrou confiança em nós, apesar de toda a nossa necessidade de “barulho, alegria, pulos e gritos”, em outras palavras, de ser jovem, deixará reflexões e mudará olhares para aqueles que também tem o anseio e de mudar o mundo!

Gostaria de partilhar mais alguma coisa?Não, obrigada! =)

Você poderia se apresentar?Lucas, 20 anos. Sou funcionário público municipal, com a fun-ção de técnico adm. na Companhia Municipal de Trânsito e Ur-banização de Londrina (cmtu - ld); graduando do terceiro ano de Direito na UniFil e coordenador do grupo Sedecias até 2014.

Como foi o inicio da sua caminhada?A minha caminhada na Igreja começou em 2007, logo após minha Crisma, como catequista na Paróquia Nossa Senho-ra Aparecida do Jardim Igapó. Por lá, também participei do

O Jornal Vida em Ação nesta edição entrevista o coordenador do Grupo de Adolescentes “Sedecias”:

Lucas e os coordenadores no Grupo de Jovens “Príncipe da Paz”: Gabriel e Gracielly. Eles partilham suas vidas, o

seu amor por Jesus e a missão a eles confiadas.

Gracielly

Lucas

Page 7: londrina · março 2013 · ano xiv · n°163saovicentedepaulolondrina.com.br/.../2013/PSVP_VidaEmAcao_163.pdf · todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil

MARÇO | 20137

FORM

AÇÃO

pascom

grupo de adolescentes agape até 2009. Em maio de 2010 conheci o grupo Sedecias. A minha caminhada tem sido cheia de desafios, chamados de Deus a assumir responsabilidades, mas tem sido muito gratificante, alegre e feliz. Sou muito grato a minha família, a qual sempre me conduziu no caminho da Igreja até que eu pudesse caminhar com as próprias pernas.

O que o Sedecias significa na sua vida?“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acres-centadas a vocês” (Mt. 6.33). Hoje posso dizer que o Sedecias é minha vida. Busco em primeiro lugar servir a Deus, entregando minha vida a Ele. E esta entrega se faz no grupo. Sei que quando cuido das coisas de Deus, Ele cuida das minhas. E assim tem sido, com a aprovação em vestibulares e no con-curso público.

O que é ser coordenador desse grupo?Ser coordenador do Sedecias me faz perceber o quão grande é o amor de Deus. Mesmo eu sendo tão pequeno e pecador, Ele confia em mim para conduzir este grupo, me capacitando e dando for-ças todos os dias. É algo que me faz muito feliz. Ainda não sei qual o sentimento de ser pai, no sen-tido biológico. Mas o Senhor me dá a felicidade de poder sentir um carinho de pai por cada um que faz parte do Sedecias.

O que você espera desse ano dedicado tam-bém a juventude?Espero que a juventude possa mostrar o quanto ela busca a Deus, seja na jmj, seja na Paróquia ou em qualquer lugar. Que ela possa ser conhecida e reconhecida. Que todos percebam a vontade de servir que há nos jovens, a vontade de fazer um mundo melhor. Que todos possam reconhecer o grande potencial que há na juventude, assim como o padre Joel tem reconhecido, sempre nos apoi-ando e dando um voto de confiança.

Gostaria de partilhar mais alguma coisa?“Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento”. (Ec 11,9) “Como pode o jovem man-ter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra”. (Sl 119,9)

Você poderia se apresentar?Eu sou o Gabriel, tenho 21 anos, sou formado em Matemática pela uel e atualmente sou estudante do Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, também pela uel. Sou coordenador do Grupo Príncipe da Paz com a Gracielly, membro da pastoral da Música e ministro da eucaristia.

Como foi o inicio da sua caminhada?Minha caminhada começou aos 16 anos quando conheci o Gr. Sedecias, a partir do convite de uma amiga para assistir um teatro feito à comunidade. A partir desse dia, encontrei o meu lugar, a minha casa. No Príncipe da Paz, tenho minha caminhada completamente inserida na história do Grupo: participei da criação do Príncipe desde as primeiras reuniões, quando o projeto ainda não tinha nome.

O que o Príncipe da Paz significa na sua vida?O Príncipe da Paz representa para mim a vontade de Deus realizada. Um dia o Senhor sonhou com esse Grupo e hoje é possível ver esse sonho se tornando realidade. Ser Príncipe da Paz, para mim, é viver em missão. A cada dia que passa, Deus me chama à missão de evangelizar outros jovens, mostrar Sua pa-lavra a eles e levá-los a encontrar o que tanto falta na juventude hoje: paz!

O que é ser coordenador desse grupo?É poder experimentar a todo instante ter um amor imenso por cada um que Deus confia a vida ao nosso Grupo. Embora a tarefa de coordenar não seja sim-ples, por exigir muito além do que humanamente posso pensar em oferecer ao Grupo, ser coordenador do Príncipe da Paz é maravilhoso, pois sempre posso perceber que o Senhor está próximo do meu coração, transformando o cansaço em força pra continuar, os medos em alegrias e as angústias em certezas!

O que você espera desse ano dedicado também a juventude?Espero que os jovens da nossa Paróquia, da nossa Arquidiocese e do nosso país, possam mostrar a sede que têm de Deus, a sua força e a determinação para levar a palavra do Senhor aos quatro cantos e o desejo de tornar a Igreja cada dia mais jovem!

Gostaria de partilhar mais alguma coisa?Para mim, é uma honra fazer parte da juventude de uma Paróquia que tem tamanho apoio de seu pároco. Ser jovem na Paróquia São Vicente de Paulo é ter voz e ter vez; é ter alguém que ouve, confia e ajuda. Então aproveito esse espaço para singelamente agradecer ao Padre Joel por todo o carinho e dedicação com o Príncipe da Paz desde sua idealização.

Gabriel

Page 8: londrina · março 2013 · ano xiv · n°163saovicentedepaulolondrina.com.br/.../2013/PSVP_VidaEmAcao_163.pdf · todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil

VIDA EM AÇÃO N°1638

ESPA

ÇO V

IDA

Em julho de 2013 o Rio de Janeiro vai sediar a jmj, a Jornada Mundial da Juventude. Ocasião em que milhões de jovens do mundo inteiro, a expectativa da organização é de 4 milhões de jovens, que se reúnem a cada 3 anos em um determinado país para um momento de encontro dos jovens com o Papa.

Neste clima de preparação, Londrina recebeu os símbolos da jmj e nossa Paróquia foi muito agraciada com a vista ilustre da Cruz e do ícone de Nossa Senhora.

E eles vieram nos visitar!

paulo tardivo

Pois bem, vamos conhecer que símbolos são estes:

A Cruz

A cruz da jmj ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da jmj, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo ii aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo ii deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Sua Santidade João Paulo ii, Roma, 22 de abril de 1984).

O íCONE DE NOSSA SENhOrA

Em 2003, o Papa João Paulo ii deu aos jovens umsegundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da jmj: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. “Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê- la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003)

Nossa Paróquia, ciente da magnitude do significado destes símbolos, os acolheu em festa e em grande júbilo.

Page 9: londrina · março 2013 · ano xiv · n°163saovicentedepaulolondrina.com.br/.../2013/PSVP_VidaEmAcao_163.pdf · todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil

MARÇO | 20139

O ano de 2013 vai ser inesquecível para nós, os 47 peregrinos da Paróquia São Vicente de Paulo, porque vamos ter uma experiência única em nossas vidas, vivenciar junto com 4 milhões de jovens de mais de 190 países do redor do mundo a jmj 2013, no Rio de Janeiro!

Trate-se de uma peregrinação da juventude num clima de fé, esperança, oração. Como diz a oração oficial da Jornada: “Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.”

Com alegria vamos receber pela primeira vez no Brasil o novo papa! Vamos ouvir dele palavras de vida e seremos motivados a lutar por mundo melhor! É importante saber que esse encontro não começou do nada, tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo ii em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.

A Jornada Mundial da Juventude (jmj), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a

paulo e gracielly

Peregrinos rumo a

Jornada Mundial da Juventude

FORM

AÇÃO

mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.Seremos também nós, jovens da Paróquia São Vicente

de Paulo, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. Queremos ser uma presença viva da Paróquia na Jornada. Todos aqueles que de uma maneira ou de outra colaboram para nossa peregrinação é peregrino conosco.

O Cristo Redentor, que se eleva sobre a cidade do Rio de Janeiro, será o símbolo de nós peregrinos da São Vicente de Paulo: seus braços abertos será o sinal da acolhida que o Senhor reservará a nós que vamos peregrinar até Ele, e o seu coração retrata o imenso amor que Ele tem por cada um de nós. Na verdade, queremos ser atraídos por Ele! Queremos viver essa experiência de encontro com Cristo, junto com tantos outros jovens que se reunirão no Rio! Nosso desejo é amar e ser amados por Ele e ser as Suas testemunhas de que o mundo precisa.

A xxviii Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Page 10: londrina · março 2013 · ano xiv · n°163saovicentedepaulolondrina.com.br/.../2013/PSVP_VidaEmAcao_163.pdf · todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil

VIDA EM AÇÃO N°16310

Eventos e avisosEM FO

CO

Rua Guadalajara, 296 Tel: 3321-2823

A Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora presentes em nossa Paróquia!

imag

em fo

rnec

ida

pela

Par

óqui

a

Bote Fé

Page 11: londrina · março 2013 · ano xiv · n°163saovicentedepaulolondrina.com.br/.../2013/PSVP_VidaEmAcao_163.pdf · todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil

MARÇO | 201311

EM FO

CO

Vicentinasem festa!

O dia da Palavra acontece toda 1ª quinta feira do mês, as 15h00 e as 19h30! Venha Participar!

A Capela Mãe da Divina Providência promoveu no último dia 17 de fevereiro a iii Edição do Porco à Paraguaia. Todo dinheiro arrecado foi em prol da construção da Capela. A organização agradece a todos que colaboram e prestigiaram o evento!

vicentinas da paróquia são vicente de paulo

Comemoração dos 35 anos de Fundação da Conferência

Santa Teresa D'Avila Do Conselho Particular Santa

Madalena de Londrina Paraná.

Dia da Palavra Porco à paraguaia

Page 12: londrina · março 2013 · ano xiv · n°163saovicentedepaulolondrina.com.br/.../2013/PSVP_VidaEmAcao_163.pdf · todas as pastorais de nossa Paróquia, uma verdadeira pastoral juvenil

VIDA EM AÇÃO N°16312

CANT

INHO

DA

MAD

RE

Todos nós cristãos fomos surpreendidos e talvez até mesmo abalados pela notícia da renúncia do Papa Bento xvi. Como filhas e filhos da Igreja, a exemplo de D. Geraldo Fernandes e da Serva de Deus Madre Leônia Milito, nossa postura neste momento histórico deve levar-nos a reafirmamos o nosso compromisso de comunhão, solidariedade e disponibilidade à Igreja, “fazendo nossas suas alegrias e esperanças, preocupações e sofrimentos” (C n. 6 e 17). Possa uma fé profunda e uma fidelidade criativa guiar-nos e impulsionar-nos neste tempo de incertezas! Deixemos ecoar em nossos corações as suas exortações, tantas vezes repetidas com amor filial.

“Vós sois filhas e filhos da Igreja. Vivei pela Igreja. Amai a Igreja. Servi a Igreja. Morrei pela Igreja, se preciso for e pelo Papa que representa a Igreja, que é o pastor da Igreja, outro Cristo na terra”. (D. Geraldo, Homilia /1969).

“Será nossa alegria pensar e sentir com o Papa, operar e sofrer com ele, combater com ele e por ele. Sua pessoa, seus sentimentos, desejos e preocupações, devem encontrar plena adesão na mente e no coração de todos nós.... Deixemo-nos guiar pelo amor à Igreja e ao Papa” (Me. Leônia, Autobiografia..., 1998, pag. 62-63)

O Papa Bento xvi, após 8 anos de pontificado, olhando para a Igreja e para o mundo hoje, percebeu as suas grandes necessidades, transformações e desafios e, sentindo-se sem forças, como o velho Simeão se retira para abrir espaço ao seu

ir. dulcinéa r. de almeida, mc . superiora geral ir. claretianas

EM SINTONIA COM A IGrEJA E O PAPA

sucessor. Acolhemos com espírito filial, respeito e admiração, esta sua decisão, por ele considerada “de grande importância para a vida da Igreja.” Acreditemos na sua experiência e afirmação que “para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito.” (Declaratio, 10/02/2013)

O Papa Bento xvi se manifesta grande na fé, no amor à Igreja, na coragem, na humildade e no despojamento, decidindo se retirar para uma vida dedicada à oração pela Igreja. O seu gesto é profético, certamente inspirado pelo Espírito Santo. De fato, se ele continuasse fazendo pronunciamentos e escrevendo encíclicas, por mais iluminadas que fossem as suas palavras, elas não teriam tocado tanto seus ouvintes e leitores cansados de “palavras”, como este seu “testemunho”. Sua decisão é fruto de muita humildade e discernimento, como ele mesmo diz: “Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino”. (Declaratio, 10/02/2013). Suas palavras, expondo a sua fragilidade e anunciando a sua renúncia, tocaram o coração da humanidade, e não somente do mundo católico!

Temos muito a aprender desta atitude de Bento xvi; precisamos silenciar-nos em oração, com ele, por ele e pelo seu sucessor. Conforte-nos a certeza que Deus, na sua sabedoria de Pai que conduz a Igreja através da ação do seu Espírito, está nos preparando um novo dom na pessoa do novo Papa. Este certamente prosseguirá os caminhos abertos por Bento xvi, com o ano da fé, a nova evangelização, a acolhida À juventude, como força impulsionadora na Igreja, e outros passos dados. Ao mesmo tempo ele, conduzido pelo Espírito, será portador daquela “novidade” que a Igreja necessita para “governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé” (Declaratio, 10/02/2013).

Neste ano 2013 celebramos com a Igreja os 50 anos do vaticano ii e o ano da fé, juntamente com o centenário de nascimento de d. geraldo fernandes e a serva de deus madre leônia milito e os 50 anos de adoração eucarística perpétua na Congregação das Missionárias de Santo Antonio Maria Claret. São acontecimentos que marcam a nossa caminhada histórica, espiritual e carismática e merecem ser lembrados com um compromisso novo: aquele de reforçar a nossa fidelidade à vivência eucarística, à adoração eucarística e rezar especialmente pela intenção do Papa e da Igreja. Este é um modo de vivermos em sintonia com a Igreja, além de “prestamos ao Papa, pastor supremo da Igreja, especial amor e obediência” (C. n. 6).

foto

: Ace

rvo

das I

rmãs

Cla

retia

nas