Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010....

8
Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Grieg – La Mañana. A oração é a manifestação da relação com Deus: é expressar de algum modo a Deus a admiração, a queixa, o agradecimento, a confiança e todos os sentimentos. É estar atento à voz silenciosa de Deus. É submergir-se na presença bendita e oculta de Deus. É “estar” sem mais com Deus ou em Deus... Jesus converteu toda a sua vida em oração. A oração de Jesus consistia em viver “perante Deus e com Deus” tudo o que vivia. Nisso deveria consistir a nossa oração. José Arregi

Transcript of Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010....

Page 1: Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Grieg – La Mañana. A oração é.

Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010.Autora: Asun Gutiérrez.Música: Grieg – La Mañana.

A oração é a manifestação da relação com Deus: é expressar de algum modo a Deus a admiração, a queixa, o agradecimento,

a confiança e todos os sentimentos. É estar atento à voz silenciosa de Deus.

É submergir-se na presença bendita e oculta de Deus. É “estar” sem mais com Deus ou em Deus...Jesus converteu toda a sua vida em oração.

A oração de Jesus consistia em viver “perante Deus e com Deus” tudo o que vivia.

Nisso deveria consistir a nossa oração.José Arregi

Page 2: Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Grieg – La Mañana. A oração é.

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar. Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu ao monte, para orar. Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente.rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente.

Lucas é o único evangelista que assinala o detalhe de que Jesus subiu à montanha para orar; e que “enquanto orava” Se Lhe transformou o rosto.A oração serenou o espírito de Jesus, dissipou toda a sombra e encheu de luz o seu interior e o horizonte do seu caminho. A oração produz esses mesmos efeitos em mim? Jesus convida-nos para o Tabor, para uma experiência gozosa de Deus. Subir à montanha, símbolo do imenso e magestoso, supõe elevação, retiro, anseio de limpeza e beleza, silêncio gratificante, oração, paz, esforço, tensão e sacrifício na subida, luta contra o comodismo, superação...

Sempre mais.Sempre mais.

Tabor Tabor

Page 3: Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Grieg – La Mañana. A oração é.

Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém. consumar-se em Jerusalém.

““Éxodo” é uma palavra carregada de sentido: é a libertação de toda a Éxodo” é uma palavra carregada de sentido: é a libertação de toda a escravidão, escravidão, o início de uma saída e de um caminho que conduz à Páscoa, um caminho o início de uma saída e de um caminho que conduz à Páscoa, um caminho até à libertação e à liberdade, é alcançar a Terra Prometida.até à libertação e à liberdade, é alcançar a Terra Prometida.Para Jesus é a sua paixão, morte, ressurreição, a sua passagem definitiva Para Jesus é a sua paixão, morte, ressurreição, a sua passagem definitiva para os braços do Pai. para os braços do Pai. A morte aparece a Jesus, e a nós, como um sinal transfigurado A morte aparece a Jesus, e a nós, como um sinal transfigurado e começa a ser vista por Ele como libertação e caminho para a “glória”.e começa a ser vista por Ele como libertação e caminho para a “glória”.O final não é o Calvário, mas o Tabor. O final não é o Calvário, mas o Tabor.

Basílicada Transfiguração

Page 4: Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Grieg – La Mañana. A oração é.

Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele.

Ao iniciar o caminho da cruz Jesus mostra-nos o que nos espera:Ao iniciar o caminho da cruz Jesus mostra-nos o que nos espera:a sua glória e a nossa. A cruz e a morte não têm a última palavra, mas a sua glória e a nossa. A cruz e a morte não têm a última palavra, mas sim a glorificação, a vida plena. sim a glorificação, a vida plena. A tod@s se nos oferecem momentos, experiências luminosas e pessoas A tod@s se nos oferecem momentos, experiências luminosas e pessoas que são que são luz no nosso caminho.luz no nosso caminho.Hoje temos a oportunidade de as valorizar, de as reviver, de as saborear, Hoje temos a oportunidade de as valorizar, de as reviver, de as saborear, de as agradecer... de as agradecer...

Page 5: Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Grieg – La Mañana. A oração é.

Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus:Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus:– Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três – Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias.tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias.Não sabia o que estava a dizer.Não sabia o que estava a dizer.

A visão termina depressa e deixa os discípulos perante a realidade A visão termina depressa e deixa os discípulos perante a realidade quotidiana. quotidiana.

O encontro com Deus não só não impede, mas que leva ao encontro O encontro com Deus não só não impede, mas que leva ao encontro com os irmãos.com os irmãos.

As experiências espirituais não são para nos separar da realidade As experiências espirituais não são para nos separar da realidade mas para nos dar luz e força para enfrentar em toda a sua profundidade, mas para nos dar luz e força para enfrentar em toda a sua profundidade,

a mensagem, o caminho e a causa de Jesus.a mensagem, o caminho e a causa de Jesus.Para isso há que superar a tentação de nos conformarmos com o que Para isso há que superar a tentação de nos conformarmos com o que

fazemos, fazemos, de nos instalarmos, como queria Pedro, nas nossas pequenas quintas do de nos instalarmos, como queria Pedro, nas nossas pequenas quintas do

egoísmo, egoísmo, do comodismo, da falta de solidariedade...do comodismo, da falta de solidariedade...

Não é possível deter-se no caminho do seguimento de Jesus.Não é possível deter-se no caminho do seguimento de Jesus.

Page 6: Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Grieg – La Mañana. A oração é.

Enquanto assim falava, veio uma nuvem que os cobriu com a Enquanto assim falava, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e eles ficaram cheios de medo, ao entrarem na sua sombra; e eles ficaram cheios de medo, ao entrarem na nuvem. Da nuvem saíu uma voz que dizia:nuvem. Da nuvem saíu uma voz que dizia:– Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O – Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O

““Nuvem” para os povos do deserto significa sombra, chuva, vida, alegria, Nuvem” para os povos do deserto significa sombra, chuva, vida, alegria, bênção. Está sempre relacionada com a proximidade de Deus luminoso, bênção. Está sempre relacionada com a proximidade de Deus luminoso,

envolvente e maternal. envolvente e maternal. A voz já não se dirige só a Jesus –”Tu és...”-, A voz já não se dirige só a Jesus –”Tu és...”-,

mas a todos nós –”Este é...-mas a todos nós –”Este é...-É nossa missão contemplar Jesus e escutá-l’O, É nossa missão contemplar Jesus e escutá-l’O,

aprender o seu estilo e o seu Evangelho, vivê-lo e comunicá-lo.aprender o seu estilo e o seu Evangelho, vivê-lo e comunicá-lo. Que faço para conhecer melhor e fazer vida a mensagem de Jesus?. Que faço para conhecer melhor e fazer vida a mensagem de Jesus?. Escuto a sua voz em cada pessoa e nos acontecimentos de cada dia?Escuto a sua voz em cada pessoa e nos acontecimentos de cada dia?

Sinto-me filho amado em todas as circunstâncias da minha vida? Sinto-me filho amado em todas as circunstâncias da minha vida?

Page 7: Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Grieg – La Mañana. A oração é.

Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, a Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto. ninguém contaram nada do que tinham visto.

A lei (Moisés) e os profetas (Elias), representam toda a história bíblica.No final do relato Lucas diz que “Jesus ficou sozinho”.Nem sempre é fácil assumir e aceitar que “só Jesus basta”.Há pessoas que dão mais importância na sua vida à lei, ao templo, ao culto,às imagens, aos santos, a quem consideram representações de Deus...O determinante é que seja Jesus, só Jesus, a luz e o motor da nossa vida.

Page 8: Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Grieg – La Mañana. A oração é.

Senhor, ajuda-me a espalhar a tua fragrância onde quer que Senhor, ajuda-me a espalhar a tua fragrância onde quer que seja.seja.Resplandece através de mim e sê em mim,Resplandece através de mim e sê em mim,para que todas as almas que se aproximarem de mimpara que todas as almas que se aproximarem de mimsintam a tua presença na minha alma.sintam a tua presença na minha alma.Deixa que levantem o olharDeixa que levantem o olhare já não me vejam a mim, mas a Ti, Senhor.e já não me vejam a mim, mas a Ti, Senhor.Fica-Te comigo e começarei a brilhar como Tu brilhas,Fica-Te comigo e começarei a brilhar como Tu brilhas,com um brilho que iluminará os outros.com um brilho que iluminará os outros.E essa luz, Senhor, sairá de Ti, não será minha:E essa luz, Senhor, sairá de Ti, não será minha:serás Tu, iluminando os outros através de mim.serás Tu, iluminando os outros através de mim.(...) Deixa que pregue sem pregar, não através da palavra,(...) Deixa que pregue sem pregar, não através da palavra,mas do meu exemplo, de uma força arrebatadora,mas do meu exemplo, de uma força arrebatadora,a marca da compaixão naquilo que faço,a marca da compaixão naquilo que faço,a manifesta plenitude que o amor do meu coração Te a manifesta plenitude que o amor do meu coração Te professa.professa.

J.H.NewmanJ.H.Newman