Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

43
Jan.Fev.’14

description

Magazine Eletrónica de Educação e Artes da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, uma publicação bimensal que trará até si uma amostra do mundo da educação artística na Região Autónoma da Madeira.

Transcript of Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Page 1: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Jan.Fev.’14

Page 2: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

DIREÇÃO GERAL

COORDENAÇÃO EDITORIAL

CONCEÇÃO GRÁFICA E PAGINAÇÃO

COLABORADORES

PROPRIEDADE

Page 3: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

ÍNDICE

1. Apresentação da Temporada Artística 2014 com os Grupos da DRE/ Educação Artística

2. Orquestra de Bandolins da DRE/ Educação ArtísticaRegressa ao Instituto do Vinho com ProjetoSons da Adega

3. Orquestra de Bandolins e Coro Juvenil da DRE/ Educação Artísticana Igreja do Colégio

4. 19º Concurso Internacional de Arte para Crianças e Jovens

5. Orquestra de Sopros da DRE/ Educação ArtísticaApresenta Concerto Interativo

6. A 10ª Turista pelo GMT – Oficina Versus

7. Ateliê de Pinturada Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia

8. Documentário Sobre o Escultor Francisco Franco

9. Línguas de Palco da DRE/ Educação Artística Apresentaram-se no Teatro Municipal Baltazar Dias com“Violência!… Não, Obrigada!”

10. Uma Horta de Cores

11. Livro “Viver com animação” será publicado em breve

12. Biblioteca da DRE

Page 4: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Design: Silvano Rodrigues

https://www.youtube.com/watch?v=JBHkBoIghkM

Page 5: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

APRESENTAÇÃO DA TEMPORADA ARTÍSTICA 2014COM OS GRUPOS DA DRE/EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Informação DSEAM

A Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos implementa e apresenta, a nível regional, um ciclo de concer-tos/espectáculos, compilados em forma de TEMPORADA ARTÍSTICA 2014 com os Grupos da DRE/Educação Artística.Este projeto educativo e cultural, uma vez mais operacionali-zado pela Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), assume-se como um dos únicos a ter uma abrangência region-al, sendo dinamizada por vinte e três formações artísticas que desen-volvem trabalhos nas áreas artísticas de música, teatro e dança, numa perspetiva inclusiva. Na apresentação do novo calendário de eventos para 2014, ficamos a conhecer os números da anterior Temporada Artística‘2013, dados indicadores da importância deste projecto, junto da comunidade ma-deirense e turistas, fruto de um trabalho desenvolvido, de forma generosa e voluntária, por cerca de 499 alunos e professores intérpretes.

Page 6: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

1983

1993

2003

TEMPORADA ARTÍSTICA’2013SÍNTESE DE ALGUNS DADOS INDICADORES

24 grupos participantes 477 alunos/utentes envolvidos 22 professores envolvidos 78 eventos agendados 223 eventos realizados 502 parcerias estabelecidas 77.406 pessoas assistiram aos espetáculos (número estimado) A completar três décadas, a Divisão de Expressões Artísticas (DEA) da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, continua a afir-mar-se como um espaço alternativo e de sucesso, através da sua oferta form-ativa diversificada de práticas artísticas extraescolares, previstas na Lei de Bases do Sistema Educativo, a um público cada vez mais heterogéneo. Estas práticas artísticas, nos seus diferentes contextos, têm-se revelado eficientes e eficazes, quer na promoção, quer na valorização da identidade de todos aqueles que as desenvolvem. Não esquecendo a vertente do lazer, cada vez mais, estas práticas são referenciadas pela comunidade em geral como fundamentais para a qualidade de vida de qualquer cidadão, muito em especial os mais jovens. Uma criança ou jovem que desenvolve uma prática artística estará melhor preparado para enfrentar desafios, na medida em

Page 7: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

2013 2014

que as competências e vivências serão uma mais-valia para a sua feli-cidade pessoal, o seu relacionamento familiar e profissional, bem como para uma cultura de trabalho, esforço, dedicação, empreendedorismo, criatividade e qualidade, podendo constituir factor diferenciador num futuro profissional.É com estes propósitos e estratégias que a DEA vem, ao longo de 30 anos, desenvolvendo um projeto artístico direcionado para uma população em idade escolar e a partir do nascimento, com cerca de 1.100 alunos inscri-tos, cujos frutos estão plenamente demonstrados pelos vários indicadores em permanente análise. Será também de evidenciar o número de jovens que todos os anos ingressam em cursos profissionais e superiores de artes e que iniciaram a sua prática artística nestas atividades.Contudo, e porque vivemos tempos de mudança na forma de pensar e de agir, é urgente refle-tir e atualizar as práticas pedagógicas, de maneira a que correspondam às expetativas das crianças, dos jovens e famílias. É, ainda, objetivo da DEA, expandir o modelo artístico inclusivo, desen-volvendo projetos de simbiose, reunindo alunos e utentes com e sem necessi-dades especiais. A continuidade e alargamento do número de espetáculos interativos, em parceria com diversas escolas de toda a RAM, a realizar-se durante 2014, assume-se como mais um dos objetivos primordiais da DRE/DSEAM, uma vez que potencia as boas práticas desenvolvidas nas escolas, fomenta a criação de “pontes” entre diversas realidades e ambientes e, não menos importante, incentiva a interiorização de hábitos culturais por parte da comunidade em geral. Por último, através de projetos inovadores, refletidos numa Temporada Artística diferenciada, querem continuar a ser corresponsáveis pela dinamização cultural da nossa Região, nomeadamente em duas grandes dimensões: a descentralização dos espetáculos e a envolvência e adesão do público, quer madeirense quer estrangeiro.

Page 8: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Por fim, e não menos importante, é o facto de a TEMPORADA ARTÍSTICA 2014 se assumir como um projeto inclusivo, uma vez que algumas formações artís-ticas do Núcleo de Inclusão pela Arte farão parte de uma nova agenda onde estão programados 78 espetáculos idealizados e materializados por uma equipa formada por cerca de 437 elementos, de entre alunos, professores e colaboradores (internos e externos) que, ao longo do ano e de forma voluntária e graciosa, dão corpo a uma nobre missão, não só lúdica, mas sobretudo de formação de públicos e de promoção das diferentes correntes artísticas. Para além das famílias dos intervenientes, comunidade educativa da DRE/DSEAM, comunicação social e todo o público, este projeto agradece tam-bém aos seus parceiros, dos quais se destacam: às Câmaras Municipais do Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, Santana, São Vicente, Porto Moniz, Machico e Santa Cruz; à Printcolor; ao Grupo Porto Bay; ao Montepio Geral; ao Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira; às Sociedades de Desenvolvimento; ao Centro das Artes – Casa das Mudas; à Academia de Línguas da Madeira; à Moviflor; à Agência de Viagens Travel My Way; ao Teatro Experimental do Funchal; à FN Hotelaria; à Associação Regional de Educação Artística (AREArtística) e a toda a comunicação social (televisão, rádios, jornais e revistas).

“JUNTOS REINVENTAMOS AS ARTES NA EDUCAÇÃO”

1983

1993

2003

Page 9: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Já está disponível, na play store, a nova versão da aplicação «TempArt» que permite aceder à agenda cultural da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM). Fruto de uma parceria com a empresa PROINOV foi criada, durante a Temporada Artística’2013, uma aplicação para smartphone (sistemas Android e IOS) contendo todas as informações sobre o calendário de eventos. Uma vez descarregada a aplicação (que é gratuita), e à distân-cia de um simples “click”, rápidamente se poderá obter um manancial de in-formações sobre um qualquer evento da Temporada Artística 2014, tais como: data, hora e local; género de evento (música, teatro ou dança); sistema de orientação que fornece indicações de como chegar ao local; próximos even-tos do grupo(s) em questão; próximos eventos da Temporada Artística’2014 no local em questão; currículo(s) do(s) grupo(s); links para sites dos parceiros associados à Temporada Artística’2014; partilha dos eventos nas diversas redes sociais.Para além das anteriores e demais vantagens desta aplicação, qualquer pes-soa poderá ter conhecimento dos novos eventos que vão sendo programados e realizados. Num primeiro momento a TempArt está disponível em português mas ainda durante o presente ano pretende-se disponibi-lizar ao público a versão em Inglês.

2013 2014

Os interessados podem descarregar esta aplicação através do endereço http://tempart.m-guide.org/app ou pelo QR code apresentado.

APLICAÇÃO TEMPARTpor João Borges

Page 10: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Sonsda

Adega

Orquestra de Bandolinsda DRE

Fotografias de Marta Abreu

Page 11: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, dá continuidade ao projeto «Sons da Adega», através da Orquestra de Bandolins da DRE/Educação Artística. O primeiro concerto deste ciclo temático, englobado na Temporada Artística’2014,realizou-se durante o passado mês de janeiro no local que sempre o acolheu: o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM).«Sons da Adega» é um projeto que teve a sua estreia em janeiro de 2012, com o objetivo de divulgar

Orquestra de Bandolins da DRE/Educação Artísticaregressa ao Instituto do Vinho com projetoSons da Adega

por Carlos Gonçalves

dois sentidos bastante expressivos das instituições parceiras neste pro-jeto: a audição e o paladar, tudo em perfeita simbiose.O formato inicial não foi alterado. Assim sendo, numa primeira parte o público foi convidado a entrar no universo do Vinho Madeira através da degustação, audição e visionamento de filme sobre este produto tão caracte-rístico e importante para a região. De uma forma bastante descontraída e informal, o espetador assistiu em se-guida a um concerto com a Orquestra de Bandolins da DRE/Educação Artística cujas obras do programa foram espe-cialmente selecionadas como forma a associar a música ao tipo de vinho anteriormente apresentado, num claro objetivo de proporcionar um agradável serão de grande poesia musical ao sa-bor de um bom “Madeira”.Este evento foi uma co-produção en-tre a Associação Regional de Educação Artística e o IVBAM.

Page 12: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Orquestra de Bandolins e Coro Juvenil da DRE/ Educação ArtísticaNa Igreja do Colégio

por Carlos Gonçalves

Page 13: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, realizou um concerto através da Orquestra de Bandolins e do Coro Juvenil da DRE/Educação Artística. Sexta, dia 21 de fevereiro, às 21h00, os referidos grupos apresentaram-se na Igreja do Colégio.Este concerto foi inserido no 1º Congresso das Misericórdias e IPSS (Instituições de Solidariedade Social) da Madeira, que se realizou nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Hotel Meliã Madeira.

Com temas de cariz sacro, a Orquestra de Bandolins e o Coro Juvenil da DRE/Educação Artística apresentaram um repertório dividido entre composi-tores do período barroco e compositores modernos. De destacar «Ave Maria» de Franz Schubert e Cantata bwv 147 «Jesus Bleibet meine freude» de J. S. Bach.

Os grupos da DRE/Educação Artística foram acompanhados por Giancarlo Mongelli, no Cravo e ao piano por Márcia Brito.Este evento foi uma co-produção entre a Associação Regional de Educação Artística, a União das IPSS e a União das Misericórdias (organização do Congresso).

Page 14: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014
Page 15: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, incen-tivou, novamente, a partici-pação dos alunos da RAM no «Concurso Internacional de Arte para Crianças e Jovens», organizado na Eslovénia pela «The Gallery of Children’s Art Works, The Old Castle of Celje». Este concurso vai já na sua 19ª edição e apresenta como tema este ano «Trajes e danças regionais da minha terra». O concurso está aberto a to-das as crianças e jovens, dos 5 aos 20 anos, e divide-se em três escalões: 1.º escalão – dos 5 aos 10 anos; 2.º es-calão – dos 11 aos 15 anos; 3.º escalão – dos 16 aos 20 anos.

por Carlos Gonçalves

Fotografia de Rui Camacho

Page 16: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

A HISTÓRIA DO CONCURSO

A história deste concurso começa em 1995, ano em que a Revista «The World of Art» («O Mundo da Arte»), começou a encorajar crianças e jovens a criar e a participar em competições internacionais, onde pudessem comparar os seus trabalhos com os de jovens da mesma idade, de diversos países e continentes.Desde essa data, a primeira gale-ria de arte para crianças, fun-dada na Eslovénia – The Gallery of Children’s Art Works, The Old Castle of Celje – tem-se dedicado às crianças e jovens artistas com idade inferior a 20 anos. Um largo número de crianças de vários países têm ganho prémios pelos seus tra-balhos artísticos, sendo assim en-corajadas a desenvolver a sua cria-tividade no âmbito da arte.Mais de 125 mil jovens artistas de 105 países dos diferentes conti-nentes já participaram nestes con-cursos. Como resultado deste facto a Eslovénia tem a maior colecção de trabalhos sob o tema «O cavalo» – 45 mil trabalhos, provenientes de 55 países participantes; a colecção

de trabalhos sob o tema «Natureza-Morta», inclui 30 mil trabalhos de 50 países de todo o mundo; a colecção de trabalhos sob o tema «Castelos – A nossa herança cul-tural», conta com um total de cerca de 10 mil trabalhos provenientes de 35 países; e a colecção sob o tema «Quem sou eu?» inclui 20 mil trabalhos, de 60 países. O tema «Trajes e danças regionais da minha terra» conta já com 25 mil trabal-hos e vai agora na sua 5.ª edição.Os arquivos da Galeria de Arte para Crianças na Eslovénia contam ainda com muitos outros trabalhos com diferentes temas e técnicas, provenientes de diferentes tipos de parcerias e cooperações, que en-riqueceram o arquivo da mesma. Todos estes trabalhos premiados foram admirados por milhares de pessoas, em 200 exposições (30 de-las realizadas em países à volta do mundo).A criatividade acarreta desafios constantes e, mais uma vez, o de-safio é lançado a crianças e jovens de todo o mundo, este ano, a exem-plo do anterior, sob o tema «Trajes e danças regionais da minha terra».

Page 17: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

O TEMA DESTA EDIÇÃO

O tema «Trajes e danças regionais da minha terra» pretende encorajar as crianças e jovens a visitar museus, monumentos e outros locais de inter-esse onde possam encontrar relíquias de tempos passados, assistir a festi-vais folclóricos onde possam conhecer as tradições culturais do seu povo e onde possam encontrar algo que mereça ser preservado e registado para que as gerações futuras possam ter memória de tempos passados e da criatividade artística que os caraterizou.Etnografia, folclore, danças e cos-tumes nacionais ou regionais são sem-pre um legado importante da história de qualquer país do mundo. O objetivo deste concurso é representar o que te-mos de melhor, de mais representativo, aquilo que carateriza ou caraterizou o nosso povo durante séculos: algo representativo do folclore da nossa região ou do nosso país.Para mais informações, contac-tar a Coordenação Regional na Área da Expressão Plástica na Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, pelo telef. 291 20 30 50. O regulamento pode ser consultado no site da Direção Regional de Educação, na área de Educação Artística (www.madeira-edu.pt/dseam).

Page 18: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Orquestra de Sopros da DRE/Educação ArtísticaApresenta Concerto Interativo

Fotografia de Tiago Machado

Informação DSEAM

Realizou-se no sába-do, dia 15 de fever-eiro, pelas 21h00, no Centro das Artes – Casa das Mudas, um concerto com a Orquestra de Sopros da DRE/Educação Artística.Em Concerto Interativo, a Orquestra de Sopros da DRE/Educação Artística levou também ao palco cerca de 50 alunos da EB1/PE da Madalena do Mar, EB1/PE do Estreito da Calheta e EB1/PE Vasco da Gama Rodrigues, orientados pelos Professores Ricardo Araújo, Filipa Carvalho e Jenny Pita, respeti-vamente.

Page 19: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

No repertório apre-sentado constaram os seguintes temas: Xylophone Rag de H. L Booth; Disney Fantasy de Naohiro Iwai e Madeira Medley 2 de vários artistas, com ar-ranjos de Aquilino Silva.A Orquestra de Sopros da DRE/ Educação Artística foi fundada em 1993. De realçar a sua im-portância pedagógi-ca na implementação do gosto pela práti-ca instrumental em grupo, pela fusão das várias ativi-dades num único pro-jeto de orquestra.O seu repertório é essencialmente dedicado à inter-pretação de obras originais e orques-trações específicas para este tipo de

orquestra, desde Bandas Sonoras, Jazz, Swing e outros. Atualmente é composta por 80 elementos e tem como diretor artístico o maestro Aquilino Silva.Este evento foi uma co-produção entre a Associação Regional de Educação Artística e a Sociedade de Desenvolvimento da Ponta Oeste.

Page 20: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

A 10ª Turistapelo GMT – Oficina Versus

Fotografia de Marta Abreu

Page 21: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

«A 10ª TURISTA»PELO GMT – OFICINA VERSUS

Informação DSEAM

O Grupo de Mímica e Teatro OFICINA VERSUS da DRE/ Educação Artística apresentou a sua nova produção para 2014 intitulada «A 10ª TURISTA», de Mendes de Carvalho, com dramaturgia e encenação de Duarte Rodrigues.O GMT Oficina Versus do Núcleo de Inclusão pela Arte (NIA), está at-ualmente enquadrado na Divisão de Expressões Artísticas (DEA) da Direção de Serviços de Educação Artísticae Multimédia (DSEAM).As escolhas do GMT Oficina Versus, têm como critério os valores so-ciais, orientados para a reflexão e para a mudança de atitudes, uma função subjacente à da natureza do próprio teatro, enquanto linguagem artística, canal de comunicação e veículo de transformação da con-sciência humana.Num país real que todos temos bem presente, abarrotado de lugares co-muns, onde se invertem os valores humanos e sociais, numa crescente perda de direitos e de identidade

Page 22: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

individual e coletiva, surge uma história com a mesma idade deste projeto (Oficina Versus - 25 anos), agora mais atual do que nunca. Em tom de sátira social, num país imaginário onde, de forma poética, lúdica, humorística e algo corrosiva, se denunciam vícios, falsas atitudes e defeitos comezinhos de um quotidiano em degradação. Urge cada vez mais pensar e intervir e a Arte tem um papel fundamental nesta tomada de consciência de todos nós.Vamos ao Teatro para rir das nossas próprias verdades e descobrirmo-nos nelas. É este o contributo do 1º espetáculo de teatro inclusivo em2014, um ano em que completam 25 anos, e que querem que seja intenso em consciência e em valores positivos.

Partilhe com a Oficina Versus este lugar de todos: o teatro. Porque, no final, todos seremos MAIS FELIZES!

Page 23: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

SINOPSE

A história acontece no País das Maravilhas, um lugar imaginário e muito particular, onde todas as figuras ocupam um lugar de rel-evo, quais bonecos em miniatura, num jogo de representação do mundo real, com regras próprias, causa-doras de grande estranheza para quem o visita. De súbito, algo in-sólito acontece: uma simples tu-rista acompanhada do marido chega ao país e, sem perceber porquê, é recebida com pompa e circunstân-cia pelas mais importantes en-tidades locais. É tratada com honras de Estado, convidada para inaugurações, visitas e até en-trevistas com membros do governo. Como se isso não bastasse, é ain-da condecorada e homenageada como se fosse a mais importante pes-soa desse país. A dado momento, percebe que esse procedimento se prende com o facto de ela ser a 10ª turista na ordem de entrada no país que se designa decimal e que esse número é de extrema importân-cia em tudo o que aí acontece. É então que surge o inesperado…

Este evento foi uma co-produção entre a Associação Regional de Educação Artística, o Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal e Teatro Experimental do Funchal.

Page 24: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Ateliêde

DA DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E MULTIMÉDIA

http://medicalarttherapy.com/theraputic-art/

Page 25: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

ATELIÊ DE PINTURADA DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E MULTIMÉDIA

por Filipa Moreira Silva

Ateliê baseado na ideologia de Arno Stern

“A expressão plástica é essencialmente uma atitude pedagógica diferente, não centrada na produção de obras de arte, mas na criança, no desenvolvimento das suas capacidades e na satisfação das suas ne-cessidades. As artes plásticas ao serviço da criança e não esta ao serviço das artes plásticas.” (Sousa, 2003:160).

Cada criança é um indivíduo úni-co, com um nível de desenvolvi-mento próprio que depende das suas capacidades, dos seus interesses, da influência cultural e social que tem, dos padrões de aprendi-zagem a que é submetido e do seu comportamento. Se algumas crianças retêm melhor o que ouvem ou pref-erem trabalhar individualmente, outras conservam aquilo que vêem e aprendem melhor em grupo, e o mesmo se aplica a muito mais ex-emplos. Se todas aprendem de forma diferente, os métodos de ensino e aprendizagem devem apropriar-se a cada aprendizagem.Arno Stern, artista plástico e ped-agogo francês, foi um dos primeiros

defensores da expressão livre da criança e desenvolveu, desde o in-ício dos anos 50, várias activi-dades que davam primazia à práti-ca ao invés da teoria. O Ateliê de Pintura da DSEAM pretende, adaptando os pressupostos teóri-cos de Arno Stern, ser um espaço de aprendizagem ativa e de criação livre, onde as crianças podem ex-perimentar várias técnicas de de-senho e pintura, interpretá-las e explorá-las de uma forma livre, num espaço onde aprendem através da prática, pois é através dos seus próprios erros que vão aprender e desenvolver-se.Entende-se por aprendizagem ativa a experimentação direta e imediata das aprendizagens que o aluno faz. De acordo com este método, as ac-tividades propostas pelo professor permitem ao aluno aprender por sua própria iniciativa, uma vez que é ele que controla o processo - “o professor torna-se um observador-participante que impulsiona o de-senvolvimento cognitivo do aluno, uma vez que os interesses e capaci-dades deste serão tanto mais pro-movidos quanto mais relevante for o seu papel na interacção dos ele-mentos da aprendizagem” (Oliveira, 1996, citado por Ornelas, 2008:2). Dão-se primazia a processos de pro-cura e descoberta, nas mais variadas

Page 26: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

situações, e as informações detidas pelo aluno surgem dentro de uma or-ganização cognitiva construída por ele próprio, que lhe permitem pes-quisar as informações, trabalhá-las e modificá-las, levantar hipóteses e tomar decisões.É, assim, um ateliê que explora as potencialidades de cada um e os ori-enta para o que eles desejam fazer. Nesse processo, vão sendo transmiti-dos conhecimentos na área das ar-tes plásticas adaptados à sua faixa etária, ao seu desenvolvimento próp-rio e ao seu trabalho individual e não ao grande grupo e para a turma. Dá-se uma grande liberdade às cri-anças para criar e incute-se a id-eia de que não devem importar-se com o que os outros dizem nem formular juízos de valor dos trabalhos dos colegas. O que conta é o que fazem, é o próprio gosto, a vontade própria, o caminho que pretendem seguir. Esta forma de educação pela arte leva a criança a ser tão livre que sente que a criação é mesmo sua. E, de facto, é mesmo.

FUNCIONAMENTO

As artes visuais, e todas as ex-pressões artísticas no geral, são tidas como fundamentais para a for-mação integral da criança e, se a educação básica tem como objetivo

desenvolver todas as possibilidades da criança de modo a permitir-lhe formar a sua personalidade e dar-lhe as melhores oportunidades de suc-esso na escola e na vida; a educação artística inscreve-se por inteiro na dinâmica da construção da per-sonalidade e da abertura ao mundo. Experimentar e descobrir caracterís-ticas de diversos materiais e con-tactar com diversos tipos de mani-festações artísticas são atividades que permitem que a criança desen-volva, através do processo criativo, uma personalidade autónoma e críti-ca. Estas experiências traduzem-se em territórios de prazer, espaços de liberdade, de vivência lúdica, capazes de proporcionar a afirmação do indivíduo reforçando a sua au-toestima e a sua coerência interna, fundamentalmente pela capacidade de realização, terreno de partilha de sentimentos, emoções e conhecimen-tos. Sendo a arte parte integran-te da vida comunitária, a aprendi-zagem dos seus códigos e a fruição do património artístico-cultural constituem-se como ferramentas es-senciais para o entendimento da di-versidade cultural, ajudando na pro-moção de novas formas de olhar, ver e pensar. Estas formas revelam-se es-senciais na educação em geral, pelo facto de implicarem processos coop-erativos como resposta às mudanças

Page 27: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

que se vão operando culturalmente. Poucas pessoas conseguem desenhar, pintar ou esculpir na perfeição nas primeiras vezes que pegam num lápis, num pincel ou mesmo num teque. Pelo contrário, para a maioria das pes-soas é uma questão de aprendizagem e não um dom; são actividades que têm que ser praticadas, assim como se aprende um desporto, a falar uma língua estrangeira, a andar de bicicleta ou a escrever. É tudo uma questão de prática e dedicação. E é precisamente a prática que faz a diferença entre os que dominam es-tas técnicas e os que não dominam. Aprender desenho e pintura de uma forma ativa implica, independente-mente da faixa etária do aprendiz, conhecer os materiais e técnicas a eles implícitos e, essencialmente e prioritariamente, experimentá-los de uma forma livre e lúdica e criar mecanismos e meios próprios de os utilizar, explorar e apresentar.Durante séculos e séculos, a pintura foi entendida como a arte de pintar uma qualquer superfície utilizando pigmentos líquidos (tinta). Hoje em dia, com a variedade de experiências e o uso da tecnologia digital, o conceito de pintura assume o signi-ficado de qualquer representação vis-ual e bidimensional através da cor, variando a sua técnica consoante os materiais e ferramentas utilizados.

Quanto mais experiências a criança tiver nesta área, maior será a sua capacidade de interpretação, utili-zação e criação artística.O estímulo pelas práticas de desenho e pintura e a introdução de algu-mas das suas técnicas e materiais são dois dos objetivos deste Ateliê de Pintura que, ao longo deste ano letivo, pretende que os seus alunos explorem, de uma forma livre e lúdi-ca, a pintura a pastel seco, a pintu-ra a guache, a pintura a aguarela e a pintura a acrílico, desencadeando experiências em suportes variados e com técnicas mistas. Como resultado final, não se pretende a criação de obras de arte mas sim de momentos de exploração individual e/ou em grupo que contribuam para o crescimento pleno dos nossos alunos e o desen-volvimento de todas as capacidades que a expressão plástica lhes pode trazer. O que importa não é o tra-balho executado pela criança mas sim o efeito que este produz na sua au-to-estima e educação.O Ateliê de Pintura, dividido em duas turmas, está aberto a todas as crianças e jovens dos 6 aos 18 anos e funciona às segundas e quartas-feiras, entre as 17h30 e as 19h00, no Anexo da Levada da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia.

Page 28: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Franc

o Documentáriosobre

Page 29: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

DOCUMENTÁRIO SOBRE O ESCULTOR FRANCISCO FRANCO

por Paulo Esteireiro

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, está a preparar um documentário sobre o escultor madeirense Francisco Franco (1885-1955). O documentário tem propósitos educativos e visa dar a conhecer às crianças e jovens da RAM um dos principais escultores da história da Madeira, autor de obras emblemáticas tais como a es-tátua de Gonçalves Zarco (Avenida Arriaga) ou o Cristo Rei (Almada). O título, ainda provisório, é “Francisco Franco: a modernidade da estatuária comemorativa” e trata-se de um programa de 25 a 30 minu-tos, de feição pedagógica, sobre o mais importante escultor português modernista dos anos 20, e uma das referências maiores da estatuária nacional da primeira metade do século XX em Portugal. Servindo-se de documentação iconográfica, de registos em filme de estátuas e monumentos, e de depoimentos de al-guns especialistas (historiadores de arte, críticos e escultores), este filme pretende cruzar dados biográficos de Francisco Franco com a sua trajetória artística através

da análise das principais obras do autor.Para fazer jus à natureza pedagógi-ca do projeto, o guião tentará que os estudantes (e público em geral) tomem conhecimento de conteúdos de índole diversa: sobre Arte (seus géneros disciplinares – escultura, estatuária, desenho e medalhística - e suas iconografias e tipolo-gias – Retrato, Estatuária régia, Escultura religiosa, Nu e etc.), sobre História de Portugal (Reis,

Page 30: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Navegadores, Políticos e inteletuais coevos retratados e etc.) e sobre a vida de um grande artista português natural da Madeira.O documentário surge de uma parce-ria com o Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, através da coordenação e auto-ria do investigador Bruno Marques, sendo uma co-produção que envolve a Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de

Educação Artística e Multimédia, e uma produtora independente de Lisboa: a Bookcase. Este programa conta ainda com o apoio do Museu Henrique e Francisco Franco da Câmara Municipal do Funchal.

http://cultura.madeira-edu.pt/museus/Museus/MuseuHenriqueeFranciscoFranco/tabid/197/language/pt-PT/Default.aspx

Page 31: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

A ESTÁTUA DE GONÇALVES ZARCO DE FRANCISCO FRANCICO

por Bruno Marques

Foi dentro do espírito da história com os seus heróis encenados, que a Junta Geral do Distrito do Funchal, em 1918, encomendou um monumento em memória de Cristóvão Colombo e a Gonçalves Zarco. Neste contexto, surge exposta no Teatro Manuel de Arriaga, em 1919, uma primeira maquete de João Gonçalves Zarco, destinado a uma inauguração prevista para inícios de Julho desse ano.Contudo, será antes um busto de Zarco assente num alto pedestal, inaugurado em 2 de Julho de 1919, no Terreiro da Luta, que homenageará então o Navegador.O projeto inicial cai entretanto no abandono, provavelmente por dificul-dades económicas, e só em 1924 é re-cuperado.Muito tempo havia passado. Viagens e novos estudos, que trouxeram a Francisco Franco uma dimensão cul-tural mais amadurecida, personalizada e sintonizada com referências cosmo-politas do modernismo, exigiam uma atualização do projecto primitivo, que era ainda romântico, dentro dum programa comum e em prática desde o século XIX.Aponta-se para 1925 a data de execução

da maqueta da estátua de Gonçalves Zarco que se encontra atualmente na Avenida Arriaga. No projeto final, Zarco evidencia-se reformulado: so-bre o pedestal, e vestido à época com uma austeridade frontal, em pose só-bria e contida - ímpar na escultura portuguesa -, apoia-se sobre a perna direita, tendo o braço esquerdo des-contraidamente estendido, segurando o barrete.A mão direita agarrada à cintura, parece afastar a aba do pesado manto, enfatizando a pose serena, de quem altivamente se concentra no horizonte marítimo, revelado ao fundo da ave-nida. Ao pedestal, adoçam-se os rel-evos também alterados, da Sabedoria, Cristianização e Colonização.Todo o conjunto assenta sobre uma Cruz de Cristo, horizontal, e por sua vez so-bre uma escadaria circular de dois degraus, construída posteriormente à inauguração que teve lugar em 28 de Maio de 1934, integrada no progra-ma de Comemorações da Descoberta da Madeira.Antes, em 1928, a estátua a Gonçalves Zarco é exposta em Lisboa, na Avenida da Liberdade com um considerável im-pacto e, em 1929, integra a Exposição Ibero-Americana que se realizou em Sevilha, dando o sinal de um novo vigor que se imprimia pela crescente encomenda de estátuas e monumentos que o culto do passado vinha a fomentar.

Page 32: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Design: Marta Abreu

Page 33: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Línguas de Palco da DRE/Educação Artística Apresenta-se no TeatroMunicipal Baltazar Dias com«Violência!… Não, Obrigada!»

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos lev-ou a cena, no dia 26 de fever-eiro, às 15:00 e 17:00, a peça: «Violência!… Não, Obrigada!», pelo Grupo de Teatro Línguas de Palco da DRE/ Educação Artística.Além dos 15 elementos que con-stituem o grupo, estiveram tam-bém em palco 6 elementos do Grupo Oficina de Teatro Corpus, da Escola Secundária Francisco Franco.Na sua constituição atual, o Línguas de Palco da DRE/Educação Artística é composto por 15 elementos, todos eles participantes neste espetácu-lo. A encenação esteve a cargo do Prof. Miguel Vieira, com a colabo-ração da Prof.ª Paula Rodrigues, igualmente docente de teatro na DSEAM.Este evento foi uma co-produção entre a Associação Regional de Educação Artística e o Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal.

SINOPSE

A Violência Doméstica, tem de ser denunciada!Acreditando que este poderá ser um contributo precioso na alteração da cultura vigente sobre a digni-dade de cada pessoa e sobre a na-tureza das relações na intimidade – donde deriva a violência domésti-ca, “Violência!… Não, obrigada!”, representa o peso que a violência doméstica tem sobre a vida das pes-soas. Este espetáculo relata na primeira pessoa as diferentes experiências traumáticas de várias mulheres que foram vítimas de violência, e tam-bém, das consequências familiares que daí advêm, levando-nos através das suas emoções de vitimização, à consciencialização deste flagelo humano em pleno séc. XXI. Juntos na promoção da pessoa hu-mana, estiveram em palco o grupo de teatro Línguas de Palco (DSEAM) e a Oficina de Teatro Corpus (ESFF), em parceria com a Associação Presença Feminina da Madeira.“VIOLÊNCIA!... NÃO, OBRIGADA!” é um texto baseado em relatos vivi-dos num depoimento a várias vozes. A adaptação e encenação foram do Prof. Miguel Vieira e assistência e direção de atores da Prof.ª Paula Rodrigues.

Page 34: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014
Page 35: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Uma Horta de

Corespor Helena Berenguer

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, organiza a 15.ª edição do Concurso Regional de Expressão Plástica, inserida na Exposição Regional de Expressão e Artes Plásticas/“Semana Regional das Artes”. A edição deste ano tem como base a temática “a agricultura familiar”, eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o tema a ser comemorado internacional-mente no ano de 2014. A determinação da ONU é o reconhecimento da importância que a agricultura familiar de-sempenha ao nível da sustenta-bilidade e segurança alimen-tar do planeta. Assim, o Ano Internacional da Agricultura Familiar representa um avanço

Page 36: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

no reconhecimento desse sistema de produção paralelo de alimentos, como forma de erradicação da fome e que permite, igualmente, manter gente no campo e incentivar o aproveitamento de espaços e estruturas urbanas (hor-tas modulares ou verticais) em que se cultivam pequenas áreas, com uma diversidade de vegetais e legumes para consumo familiar.O desafio da atual edição do concurso será feito sob a forma de ilustração de um conto da autoria de Francisco Fernandes, que foi convidado a escrever um texto original para o efeito e assim permitir uma maior diversidade de interpretações. O título da história infantil é “Uma Horta de Cores” que é também o título do concurso.Este é um concurso que tem por objetivo principal a valorização da ex-pressão plástica como meio privilegiado de experimentação lúdica, didática e de exteriorização criativa da criança, através do desenho/pintura. O tema deverá ser explorado em contexto de sala de aula proporcionando a abordagem de conteúdos associados ao mesmo e posterior ilustração de um excerto ou ideia da história de referência. Não se sugere, neste caso, a ilustração em banda desenhada.O desafio de ilustração infantil lançado neste concurso culmina com a edição de um livro digital onde os vencedores poderão ver os seus trabal-hos publicados, devidamente identificados, perpetuando no tempo o registo expressivo individual, servindo de exemplo como material pedagógico que poderá ser replicado e visualizado em contexto educativo.A história “Uma Horta de Cores” e mais informações sobre o concurso podem ser encontradas no Regulamento presente no site dos Serviços de Educação Artística da Direção Regional de Educação em www.madeira-edu.pt/dseam.

www.matvpratique.com

Page 37: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Será publicado em breveDesign: Tiago Machado

Page 38: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

por Paulo Esteireiro

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, vai apresentar brevemente o livro «Viver com Animação – Estratégias para uma escola, um trabalho, uma vida mais feliz», da autoria do Professor Francisco Caldeira. Este livro é re-sultado da ação de formação, “Viver com Animação – Estratégias para uma escola mais feliz” (VA=E+F), pro-movida pela Direção Regional de Educação e orientada pelo Professor Francisco Caldeira, a qual já teve na Madeira mais de 500 formandos, oriundos de escolas de vários con-celhos da região. “VA=E+F” está dividido em três partes onde é possível encontrar: os jogos e atividades desenvolvidos na formação, divididos por etapas; alguns textos com reflexões impor-tantes, que estão na base da filoso-fia da formação; e, finalmente, os testemunhos e reflexões de dezenas de participantes na formação, com o propósito de incentivar a execução desta formação noutros estabeleci-mentos. O livro será publicado pela Associação Regional de Educação

Artística e encontra-se neste mo-mento a ser produzido numa gráfica.Nos últimos anos, os elementos da Equipa de Animação da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia foram desafiados a par-tilhar os seus conhecimentos com os demais colegas em serviço nas esco-las da RAM. Tal iniciativa partiu do diretor deste serviço, o Doutor Carlos Gonçalves, que constatou a importância desta equipa divul-gar as suas vivências na área da Animação através de ações de for-mação.Surgiram as formações de Construção e Manipulação de Fantoches, de Sombras Chinesas, de música e ex-pressão dramática, de criação e adaptação de histórias, de danças tradicionais para os mais peque-nos, de marionetas e, por fim, a formação “Viver com Animação – Estratégias para uma escola mais fe-liz” (VA=E+F), aliando a Expressão Dramática à área de Desenvolvimento Pessoal e Social. A formação já conta com quatro anos de atividade – começou em Novembro de 2009 –, e desde então centenas de educadores, diretores de esco-la, professores, encarregados de educação, funcionários administra-tivos e operacionais participaram em “Viver com animação – estraté-gias para uma escola mais feliz”.

LIVRO

“VIVER COM ANIMAÇÃO”

Page 39: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

A receção positiva dos muitos for-mandos e a passagem da palavra a outros colegas foram decisivos para que surgisse este livro.A formação foi inspirada na sabedo-ria de vários autores, entre os quais se destacam o mestre Eckart Tolle, autor do best-seller “O poder do agora”; Augusto Cury, com o seu método PAIC (Para a Qualidade de Vida); e a Filosofia Fish ou a arte de motivar, de John Christensen, Stephen C. Lundin e Harry Paul, onde se apela ao brincar, ao fazer os outros ganhar o dia, ao estar disponível e ao escolher a atitude como meio para trabalhar melhor e ser mais produtivo.

ESCOLAS MAIS FELIZES NA MADEIRA por Francisco Caldeira

O livro “Viver com Animação – Estratégias para uma escola, um trabalho, uma vida mais feliz” não pretende ser um trabalho académi-co com fundamentação teórica de muitos autores. Ele pretende ser um auxiliar para a vida, de fácil leitura, claro e conciso. Procura juntar algumas bases de reflexão e servir de ponto de partida para outras leituras e outras atividades

práticas que possam significar uma maior atenção ao ser que habita em cada um de nós.Assim, aqui desejo deixar uma forte esperança de que se possa culti-var, nos adultos e nas crianças das nossas escolas, nos nossos lu-gares de trabalho e nas nossas vi-das, um ambiente mais feliz, us-ando a Expressão Dramática e jogos e atividades aglutinados aos ensi-namentos e às lições que ocorrem na área de Desenvolvimento Pessoal e Social.Muitos dos jogos e atividades ex-istem noutros livros ou já foram jogados, contudo, a sequência e a ligação que proponho é a tomada de consciência do seu lugar na escola, no trabalho e na vida. A si, que se entusiasma com a ideia de poder dar um contributo para a transformação do seu grupo, da sua escola, do seu local de trabalho, enfim, da sua vida, espero que o conteúdo deste livro, ao ser partilhado e posto em ação, possa ser um apoio decisivo. Desejo-lhe também boa sorte e muita alegria!

Page 40: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Bibliot

eca

DREpor Paulo Esteireiro

Page 41: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

BIBLIOTECA DA DRE/EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E MULTIMÉDIA

A Biblioteca da Direção Regional de Educação – Serviços de Educação Artística e Multimédia – comemora este ano uma década de atividade. A biblioteca tem mais de vinte mil documentos e é uma das cinco bib-liotecas madeirenses que integra, como cooperante efetivo, o catálo-go PORBASE. A PORBASE é a base na-cional de dados bibliográficos que reúne online o catálogo coletivo das bibliotecas portuguesas.As outras bibliotecas madeirens-es que integram a base nacional PORBASE são o Arquivo Regional da Madeira, a Assembleia Legislativa Regional da Madeira, a Biblioteca Pública Regional da Madeira e a Universidade da Madeira – Unidade de Documentação e Arquivo. Criada em Setembro de 2004, a Biblioteca da DRE/Educação Artística e Multimédia encontra-se no Funchal, na Travessa do Nogueira, n.º11, e é coordenada pela Direção de Serviços e de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), através da Divisão de Investigação e Multimédia (DIM), unidade orgâni-ca que tem a missão de contribuir para a melhoria do acervo documen-tal disponível aos professores da RAM e para coordenar projetos de

investigação e edição nos domínios da cultura madeirense e da educação artística. Atualmente, a DSEAM já é responsável pela edição de cerca de 140 edições que promovem os autores e os artistas da RAM e que con-tribuem para a melhoria da educação das crianças e jovens nas escolas madeirenses.Uma das competências da DIM é or-ganizar e dirigir a biblioteca da DRE/Educação Artística e Multimédia, de modo a que os professores tenham acesso a documentação de qualidade e atualizada, nos domínios da edu-cação e das artes. Além de profes-sores e educadores, a biblioteca é também consultada por investiga-dores e alunos universitários. A biblioteca tem, no seu catálo-go, documentação especializada em música (teoria e prática), educação e artes, embora tenha um catálogo razoável nas áreas de literatura, ciências sociais, história e mul-timédia. A documentação digital tem sido uma das apostas da bibliote-ca que tem no seu catálogo online, aproximadamente, 4000 documentos digitais. Estes documentos podem ser consultados no site http://bibliotecadseam.madeira-edu.pt/ ou no “Portal de Recursos em Educação Artística” (www.recursosonline.org).Os colaboradores da biblioteca

Page 42: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

têm formações de curta duração na Biblioteca Nacional (BN) e no Arquivo Regional da Madeira, ten-do inclusivamente sido realizados breves estágios no Centro de Estudos Musicológicos da BN, devido ao el-evado número de música manuscri-ta presente na Biblioteca da DRE/Educação Artística e Multimédia.A Biblioteca tem um elevado núme-ro de documentação musical manu-scrita madeirense (cerca de 4400 partituras históricas cataloga-das), que provêm de um trabalho de recolha junto de famílias e asso-ciações, realizado em parceria com a Associação Musical e Cultural Xarabanda, com o propósito de sal-vaguardar património musical que se estava a perder junto dos alunos da RAM. As partituras históricas madeirenses estão organizadas em aproximadamente 15 coleções, de acordo com a sua proveniência. A biblioteca tem partituras de bandas filarmónicas, orquestras e grupos de bandolins, orquestras de salão e de igreja, música vocal sacra vari-ada, música para piano, música para viola, música para machete (brag-inha), etc. A Biblioteca tem também um extenso acervo na área do vídeo e áudio (CD).

PORBASE - BASE NACIONAL DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS

A PORBASE é o catálogo coletivo em linha das bibliotecas portuguesas, constituindo a maior base de dados bibliográficos do país na qual co-laboram a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e mais de 170 bib-liotecas portuguesas de variados tipos e dimensões, tanto públicas como privadas. Criada em 1986, a PORBASE é coordenada pela BNP e está disponível ao público desde Maio de 1988. Aberta à participação de to-das as bibliotecas portuguesas, a PORBASE assenta numa filosofia de cooperação com regulamento próp-rio, visando servir de suporte à investigação e à difusão cultural, otimizar os recursos disponíveis e dar suporte à normalização das práticas profissionais na comuni-dade de bibliotecas e serviços de documentação portugueses. Os reg-istos bibliográficos contidos na PORBASE referenciam materiais bib-liográficos diversos, nacionais e estrangeiros, sem restrições de âmbito temático ou cronológico. A dimensão atual da Base de Dados ronda 1.500.000 de registos bib-liográficos. O crescimento médio anual da PORBASE, que é atualizada diariamente, é estimado em 100.000 registos bibliográficos.

Page 43: Magazine de Educação Artística - Jan e Fev 2014

Jan.Fev.’14