Mandarim 2ª A - 2011

18
Eça de Queiroz Eça de Queiroz Lucas Smith Lucas Smith Gustavo Alves Gustavo Alves Hemily Karine Hemily Karine Ariane Pereira Ariane Pereira

Transcript of Mandarim 2ª A - 2011

Page 1: Mandarim   2ª A - 2011

Eça de QueirozEça de QueirozLucas SmithLucas Smith

Gustavo AlvesGustavo AlvesHemily KarineHemily KarineAriane PereiraAriane Pereira

Page 2: Mandarim   2ª A - 2011

BiografiaBiografia

José Maria de Eça de QueirósJosé Maria de Eça de Queirós (25 de  (25 de novembro de 1845 — Paris, 16 de novembro de 1845 — Paris, 16 de agosto de 1900) é um dos mais importantes agosto de 1900) é um dos mais importantes escritores lusos. Foi autor, entre escritores lusos. Foi autor, entre outros romances de reconhecida importância, outros romances de reconhecida importância, de de Os MaiasOs Maias e  e O crime do Padre AmaroO crime do Padre Amaro; este último ; este último é considerado por muitos o melhor é considerado por muitos o melhor romance realista português do romance realista português do século XIXséculo XIX. .

Page 3: Mandarim   2ª A - 2011

Eça de QueirózEça de Queiróz

Em 1880, apenas dois anos depois de O Primo Basílio, Eça de Queirós publica O Mandarim, uma novela fantástica, em cujo enredo tem participação decisiva uma figura declaradamente romântica: o Diabo.

Page 4: Mandarim   2ª A - 2011

NarradorNarrador

O MandarimO Mandarim é a primeira obra relativamente  é a primeira obra relativamente extensa do autor, escrita em primeira pessoa.extensa do autor, escrita em primeira pessoa.

Essa observação pode reforçar o argumento de Essa observação pode reforçar o argumento de que o conto representa um momento de rejeição que o conto representa um momento de rejeição do modelo naturalista, que propunha a narrativa do modelo naturalista, que propunha a narrativa em terceira pessoa, mais adequada à análise em terceira pessoa, mais adequada à análise objetiva. objetiva.

Page 5: Mandarim   2ª A - 2011

PersonagensPersonagens

É magnífica a magistral caracterização das É magnífica a magistral caracterização das personagens feita nesta obra. O autor manobra, personagens feita nesta obra. O autor manobra, de tal modo, as suas personagens que, chegamos de tal modo, as suas personagens que, chegamos a pensar que elas não passam de meros a pensar que elas não passam de meros fantoches manobrados a capricho do seu fantoches manobrados a capricho do seu criador. criador.

Page 6: Mandarim   2ª A - 2011

Teodoro:Teodoro: Protagonista do romance, bacharel amanuense do reino,  Protagonista do romance, bacharel amanuense do reino, ganhava 20.000 réis por mês e vivia numa casa de hóspedes, na ganhava 20.000 réis por mês e vivia numa casa de hóspedes, na Travessa da Conceição, nº 106, em Lisboa. Levava uma vida pacata Travessa da Conceição, nº 106, em Lisboa. Levava uma vida pacata e monótona. Era magro e corcovado - hábito seu, pelo muito que se e monótona. Era magro e corcovado - hábito seu, pelo muito que se vergara perante os lentes da Universidade e os diretores da vergara perante os lentes da Universidade e os diretores da repartição. A sua ambição reduzia-se a desejos fúteis de bons repartição. A sua ambição reduzia-se a desejos fúteis de bons jantares, em restaurantes caros, de conhecer viscondessas belas etc. jantares, em restaurantes caros, de conhecer viscondessas belas etc. Considera-se um "positivo". É um descrente, mas é supersticioso, Considera-se um "positivo". É um descrente, mas é supersticioso, pois reza todos os dias à Nossa Senhora das Dores. Enfim, é um pois reza todos os dias à Nossa Senhora das Dores. Enfim, é um representante típico do burguês nacional, medíocre e frustrado de representante típico do burguês nacional, medíocre e frustrado de baixos valores morais.baixos valores morais.

D. Augusta:D. Augusta: É uma personagem secundária na obra. Dona da casa  É uma personagem secundária na obra. Dona da casa de hóspedes na Travessa da Conceição, em Lisboa, onde vivia de hóspedes na Travessa da Conceição, em Lisboa, onde vivia Teodoro. Era viúva do Major Marques. Em dias de missa Teodoro. Era viúva do Major Marques. Em dias de missa costumava limpar com clara de ovo a caspa do tenente Couceiro. costumava limpar com clara de ovo a caspa do tenente Couceiro.

Page 7: Mandarim   2ª A - 2011

Ti Chin-Fu: Ti Chin-Fu: o mandarim assassinado por Teodoro. o mandarim assassinado por Teodoro. Embora não faça nenhuma ação no conto, nenhuma fala, é Embora não faça nenhuma ação no conto, nenhuma fala, é de importância fundamental na obra. Representa a vítima de importância fundamental na obra. Representa a vítima perfeita: é distante do seu algoz (ele não conhece Teodoro, perfeita: é distante do seu algoz (ele não conhece Teodoro, bem como vive em uma cultura antípoda à do bacharel) é bem como vive em uma cultura antípoda à do bacharel) é enormemente rico e sua morte é extremamente vantajosa enormemente rico e sua morte é extremamente vantajosa para o assassino. Malgrado tudo isso, a sua inocência para o assassino. Malgrado tudo isso, a sua inocência perante o mal gratuito que sofreu, para o qual não perante o mal gratuito que sofreu, para o qual não contribuiu em nada, trouxe angústia e desencanto a contribuiu em nada, trouxe angústia e desencanto a Teodoro, deixou a vida do ex-bacharel em ruínas.Teodoro, deixou a vida do ex-bacharel em ruínas.

O Diabo: O Diabo: o Diabo veste aqui roupas da época descrita, o Diabo veste aqui roupas da época descrita, querendo mostrar que o mal, na verdade, está bastante querendo mostrar que o mal, na verdade, está bastante próximo do homem, até se confunde com ele mesmo. O próximo do homem, até se confunde com ele mesmo. O Diabo é feito à imagem e semelhança do homem. O Diabo é feito à imagem e semelhança do homem. O homem e o Diabo identificam-se, até mesmo para que as homem e o Diabo identificam-se, até mesmo para que as suas incitações tenham maior força. A obra mostra que o suas incitações tenham maior força. A obra mostra que o poder do Diabo só funciona em combinação com o lado poder do Diabo só funciona em combinação com o lado negro do homem. negro do homem.

Page 8: Mandarim   2ª A - 2011

Vladimira (generala):Vladimira (generala): mulher do general Camilloff, e  mulher do general Camilloff, e amante de Teodoro por um breve período. Alta, magra, amante de Teodoro por um breve período. Alta, magra, delicada, é uma representação de um tema caro ao delicada, é uma representação de um tema caro ao realismo: o adultério, como forma de revelar ao leitor a realismo: o adultério, como forma de revelar ao leitor a hipocrisia e a traição humana.hipocrisia e a traição humana.

General Camilloff:General Camilloff: é representante do Império na China.  é representante do Império na China. Durante a ida de Teodoro à China, tornaram-se amigos. Durante a ida de Teodoro à China, tornaram-se amigos. A sua lealdade para Teodoro era sincera, e até mesmo A sua lealdade para Teodoro era sincera, e até mesmo Teodoro via nele um homem de bem, embora não Teodoro via nele um homem de bem, embora não pudesse evitar traí-lo com um triângulo amoroso com a pudesse evitar traí-lo com um triângulo amoroso com a esposa do General, Vladimira. Representa aqui mais um esposa do General, Vladimira. Representa aqui mais um falhanço moral de Teodoro ao ir para a China. falhanço moral de Teodoro ao ir para a China.

Sá-Tó:Sá-Tó: intérprete de Teodoro durante a viagem na China.  intérprete de Teodoro durante a viagem na China.

Page 9: Mandarim   2ª A - 2011

História História O narrador desta novela é Teodoro, bacharel e amanuense do Ministério do Reino. O narrador desta novela é Teodoro, bacharel e amanuense do Ministério do Reino.

Mora em Lisboa, na pensão de D. Augusta, na Travessa da Conceição. Leva uma Mora em Lisboa, na pensão de D. Augusta, na Travessa da Conceição. Leva uma vida monótona e medíocre de um pobre funcionário público que suspira por uma vida monótona e medíocre de um pobre funcionário público que suspira por uma ventura amorosa, por um bom jantar, num bom hotel, mas que tem pouco ventura amorosa, por um bom jantar, num bom hotel, mas que tem pouco dinheiro.dinheiro.

Teodoro não acredita no Diabo nem em Deus, mas é supersticioso.Teodoro não acredita no Diabo nem em Deus, mas é supersticioso. Um dia descobre, na Feira da Ladra, um livro com a lenda do Mandarim, segundo Um dia descobre, na Feira da Ladra, um livro com a lenda do Mandarim, segundo

a qual um simples toque de campainha, a uma certa hora, mataria o Mandarim e a qual um simples toque de campainha, a uma certa hora, mataria o Mandarim e faria dele herdeiro dos seus milhões. O Diabo aconselha-o a tocar a campainha. faria dele herdeiro dos seus milhões. O Diabo aconselha-o a tocar a campainha. Tocará a campainha e será rico.Tocará a campainha e será rico.

Começa então, uma vida de luxúria e dissipação. As mulheres são o seu fraco, logo Começa então, uma vida de luxúria e dissipação. As mulheres são o seu fraco, logo é traído por Cândida, que o troca por um Alferes. Logo se aborrece permanecendo é traído por Cândida, que o troca por um Alferes. Logo se aborrece permanecendo em si o sentimento de culpa do Mandarim que assassinara.em si o sentimento de culpa do Mandarim que assassinara.

Viaja pela Europa e Oriente. Depois, decide partir para a China, pensando em Viaja pela Europa e Oriente. Depois, decide partir para a China, pensando em compensar a deserdada família do falecido Mandarim. Tudo corre mal. Tenta em compensar a deserdada família do falecido Mandarim. Tudo corre mal. Tenta em vão fugir dos remorsos.vão fugir dos remorsos.

Regressado a Lisboa tem visões com o Mandarim. Acaba por pedir ao Diabo que Regressado a Lisboa tem visões com o Mandarim. Acaba por pedir ao Diabo que ressuscite o Mandarim e o livre da fortuna. Teodoro, deixa a sua fortuna ao Diabo, ressuscite o Mandarim e o livre da fortuna. Teodoro, deixa a sua fortuna ao Diabo, em testamento. Volta à sua vida de aborrecimento e saciedade, considerando em testamento. Volta à sua vida de aborrecimento e saciedade, considerando finalmente, que "só sabe bem o pão que dia-a-dia ganham as nossas mãos".finalmente, que "só sabe bem o pão que dia-a-dia ganham as nossas mãos".

Page 10: Mandarim   2ª A - 2011

EstruturaEstrutura

A estrutura do texto é o modo como ele é A estrutura do texto é o modo como ele é organizado e de q forma é apresentado.organizado e de q forma é apresentado.

Ex: Espaço, Tempo, Narrador e etc.Ex: Espaço, Tempo, Narrador e etc.

Page 11: Mandarim   2ª A - 2011

LinguagemLinguagem

É formal com um texto narrado em 1ºPessoa É formal com um texto narrado em 1ºPessoa por Teodoro, o que não era recomendado por Teodoro, o que não era recomendado naquela época.naquela época.

Page 12: Mandarim   2ª A - 2011

TempoTempo

A história foi publicada em Junho de 1880, mas A história foi publicada em Junho de 1880, mas não fica clara a época precisa em que se passa não fica clara a época precisa em que se passa sabe-se somente que é no século XIX, e Portugal, sabe-se somente que é no século XIX, e Portugal, particularmente em Lisboa.particularmente em Lisboa.A duração da história também não fica clara, fala-A duração da história também não fica clara, fala-se em dias, em meses, em estações. O enredo é se em dias, em meses, em estações. O enredo é linear, de ação lenta, com intensa caracterização linear, de ação lenta, com intensa caracterização do espaço e o tempo é cronológico.do espaço e o tempo é cronológico.

Page 13: Mandarim   2ª A - 2011

EspaçoEspaço

O Mandarim transporta-nos ao Oriente, cenário O Mandarim transporta-nos ao Oriente, cenário exótico do imaginário queirosiano, que serve de exótico do imaginário queirosiano, que serve de contexto à história de Teodoro, um pacato contexto à história de Teodoro, um pacato amanuense do Ministério do Reino. amanuense do Ministério do Reino.

Outras cidades que ele passou Pequim, na china Outras cidades que ele passou Pequim, na china quando ele volta para procurar a familia do quando ele volta para procurar a familia do mandarin que se encontrava desamparada.mandarin que se encontrava desamparada.

Mas a cidade que mais aparece na história é a Mas a cidade que mais aparece na história é a cidade de Lisboa, Portugal.cidade de Lisboa, Portugal.

Page 14: Mandarim   2ª A - 2011

ClímaxClímax

Teodoro, movido pela tentação, aguçada por um Teodoro, movido pela tentação, aguçada por um Diabo, de pôr fim aos dias de um abastado Diabo, de pôr fim aos dias de um abastado Mandarim chinês, de forma a herdar a sua Mandarim chinês, de forma a herdar a sua fortuna, então Teodoro aperta a campanhia fortuna, então Teodoro aperta a campanhia fazendo com que a vida do mandarim termine, e fazendo com que a vida do mandarim termine, e ele herde toda sua fortuna.ele herde toda sua fortuna.

Page 15: Mandarim   2ª A - 2011

VerossímilhançaVerossímilhança

De que da mesma forma q o dinheiro não De que da mesma forma q o dinheiro não trouxe felicidade a Teodoro, também não traz trouxe felicidade a Teodoro, também não traz felicidade a muitas pessoas nos dias de hoje.felicidade a muitas pessoas nos dias de hoje.

E também que a ganância muitas vezes pode nos E também que a ganância muitas vezes pode nos destruir e nos trazer o arrependimento assim destruir e nos trazer o arrependimento assim como ocorreu com Teodoro.como ocorreu com Teodoro.

Dinheiro não traz felicidade.Dinheiro não traz felicidade.

Page 16: Mandarim   2ª A - 2011

ConclusãoConclusão

Podemos concluir que o dinheiro não trouxe Podemos concluir que o dinheiro não trouxe alegria e felicidade a Teodoro como ele alegria e felicidade a Teodoro como ele esperava,pois após fazer o pacto com o Diabo esperava,pois após fazer o pacto com o Diabo ele conseguiu o que queria que era herdar a ele conseguiu o que queria que era herdar a fortuna do mandarim,só que com isso ele não fortuna do mandarim,só que com isso ele não conseguiu conquistar e felicidade almejada. Pois conseguiu conquistar e felicidade almejada. Pois ele ficou com peso na consciência por ter ele ficou com peso na consciência por ter matado um inocente e desamparado a sua matado um inocente e desamparado a sua família.família.

Page 17: Mandarim   2ª A - 2011

Referências BibliográficasReferências Bibliográficas

Page 18: Mandarim   2ª A - 2011

Lucas Nº23Lucas Nº23

Gustavo Nº15Gustavo Nº15

Hemily Nº17Hemily Nº17

Ariane Nº38Ariane Nº38