manual aluno sesi 2019 -...

of 20 /20
Manual do Aluno e da Família SESI Goiás 2019

Embed Size (px)

Transcript of manual aluno sesi 2019 -...

  • Manual do Alunoe da FamíliaSESI Goiás

    2019

  • Rede SESI de Educação

    3

    Alunos, Pais e Responsáveis, sejam bem-vindos!

    É um prazer recebê-los nas escolas da Rede SESI de Educação em Goiás.O SESI - Serviço Social da Indústria tem por missão apoiar as indústrias em

    ações que venham aprimorar o conhecimento e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares.

    A função principal das escolas SESI é atender os trabalhadores da indústria e seus dependentes através de uma educação básica de qualidade. A entidade oferece a esta categoria, prioritariamente, e à comunidade em geral, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional – EBEP, que possibilita ao aluno concluir o Ensino Médio ofertado pelo SESI ao mesmo tempo em que conclui uma Habilitação Técnica oferecida pelo SENAI. Esses cursos também contemplam matérias complementares, oferecendo uma formação mais ampla, uma vez que abordam temas como empreendedorismo, relações humanas, ética, mercado de trabalho, educação financeira, prevenção contra drogas, dentre vários outros.

    A Educação Básica é oferecida com foco na formação holística e emancipadora, estimulando os indivíduos a desenvolverem competências nas quatro dimensões do processo educativo – aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver – contribuindo, assim para a redução da desigualdade social, a elevação do nível de escolaridade e o exercício da cidadania, através da formação para o mundo do trabalho.

    Este Manual do Aluno e da Família visa orientar e esclarecer sobre a organização e o funcionamento da escola. A definição clara de regras e critérios que orientam a nossa prática pedagógica possibilita ao aluno posicionar-se diante das situações de seu cotidiano. Com o apoio da família, as suas experiências, somadas às nossas, fazem da escola um local adequado para a construção do conhecimento e formação de cidadãos éticos, competentes e socialmente responsáveis.

    Ensinar com excelência é a proposta do SESI há mais de 50 anos.

  • Rede SESI de Educação

    5

    I – SETORES DE ATENDIMENTO• Gerência/Direção: responsável por planejar, dirigir, coordenar e avaliar to-

    dos os processos da escola, cumprindo a legislação e demais diretrizes vigentes.• Supervisão Educacional: responsável, em conjunto com o Gerente/Dire-

    tor, pela supervisão, administração, organização, controle e acompanhamento de todos os processos escolares.

    • Coordenação Pedagógica: responsável pela mediação e articulação dos processos didáticos e pedagógicos, com o objetivo de proporcionar suporte técnico às atividades docentes e discentes, avalizando a qualidade do ensino.

    • Coordenação Disciplinar ou de Alunos: promove o desenvolvimento social dos educandos, reforçando a parceria entre escola, família e sociedade. Colabora, ainda, para o cumprimento dos direitos e deveres, através do Regimento Escolar, das orientações de boa convivência e de segurança.

    • Psicologia Escolar: busca orientar o aluno nos aspectos comportamentais e psicológicos da aprendizagem, cooperando para o seu desenvolvimento integral.

    • Secretaria Escolar: departamento responsável pelo serviço de escritura-ção, registro escolar, elaboração de correspondências e demais documentos pertinentes aos processos da vida escolar do aluno.

    Os setores de atendimento (Secretaria, Financeiro, Biblioteca, etc.) têm ho-rários de atendimento específicos em cada escola.

    II – NORMAS BÁSICAS DE FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS SESI1 – HORÁRIO DAS AULAS

    • A tolerância para a entrada do aluno em sala de aula é de 10 (dez) mi-nutos para a primeira aula. Após este limite de tolerância o aluno entrará em sala a partir do segundo horário (segunda aula), desde que tenha justificado o atraso na Supervisão/Coordenação Pedagógica.

    • Chegar atrasado prejudica a todos (aluno, colegas e professores), pois in-terrompe o ritmo da aula que estiver em curso. Assim, os horários de entrada e saída devem ser rigorosamente respeitados, estando os responsáveis atentos aos mesmos, evitando atrasos.

    • Atrasos frequentes dos alunos ocasionarão a convocação dos responsá-veis à escola para as tratativas pedagógicas de cada caso.

    2 – UNIFORME Visando a segurança de nossos alunos, informamos que é indispensável o

  • 6

    Rede SESI de Educação

    uso do uniforme completo durante as aulas e em todas as atividades da escola, inclusive no contra turno escolar e/ou atividades extraclasse.

    • O uniforme é composto pelos seguintes itens, de acordo com o padrão adotado pelas escolas da Rede SESI Goiás:

    USO DIÁRIO: camiseta SESI com mangas, short-saia, saia ou calça SESI e sapato fechado.

    EDUCAÇÃO FÍSICA: camiseta SESI sem mangas, bermuda SESI e tênis.

    Observações Importantes:1) O short-saia é permitido somente para crianças até o 3º ano do Ensino

    Fundamental.2) A calça SESI é obrigatória para alunos até o 9º ano do Ensino Fundamen-

    tal, devido a necessidade de maior mobilidade destes nas atividades escolares.3) Para alunos do Ensino Médio/EBEP será permitido o uso de calça jeans

    azul ou preta, tradicional (sem detalhes e/ou partes rasgadas).4) Em virtude das salas climatizadas, as jaquetas padronizadas SESI são pe-

    ças opcionais.5) Para a prática de Educação Física será exigido o uniforme completo, con-

    forme descrito acima.6) Bonés, toucas, bandanas, chapéus e capuzes não fazem parte do unifor-

    me da escola, assim como tamancos ou sandálias abertas. Desta forma, não será permitido utilizá-los nas dependências da escola.

    7) Para alunos que cursam Ensino Médio na modalidade EBEP (Educação Básica articulada ao Ensino Profissionalizante), é obrigatório o uso dos equipa-mentos e trajes exigidos para as aulas técnicas, conforme definido pelo SENAI.

    Alunos que não atendam a obrigatoriedade do uso do uniforme terão seus responsáveis convocados para orientações pedagógicas na escola.

    3 - MATERIAL DIDÁTICO E LITERÁRIO Durante todo o ano letivo, o aluno deve trazer suas ferramentas básicas de

    estudo como cadernos, caneta, lápis, borracha e/ou outros materiais solicitados durante as aulas. Os livros didáticos e literários também fazem parte da rotina escolar, sendo indispensáveis para o bom desempenho das atividades escolares.

    Informamos que livros didáticos e literários não poderão ser reproduzidos, em nenhuma hipótese (Lei nº 9.610/1998). Também não é permitida a reutili-zação de livros didáticos de anos anteriores, pois as edições são consumíveis.

    É obrigatória a aquisição do material didático no início do ano letivo.

  • Rede SESI de Educação

    7

    4 - INFORMAÇÕES FINANCEIRAS A emissão dos boletos de pagamento das mensalidades escolares será feita

    através do endereço https://www.sistemafieg.org.br/pagamentos. Ao acessar essa página, o responsável financeiro pelo aluno deverá inserir o número de seu CPF e a data de seu nascimento nos campos solicitados, para que tenha acesso à emissão do boleto do(s) aluno(s).

    O pagamento das mensalidades escolares poderá ser efetuado em agências bancárias, casas lotéricas ou através da opção “Cartão” na página indicada acima.

    5 - AVALIAÇÃO E FREQUÊNCIA ESCOLARO processo de avaliação é realizado de forma contínua e cumulativa, du-

    rante todos os dias do ano letivo. São considerados e analisados os aspectos cognitivos, afetivos, sociais e psicomotores.

    O aluno deve obter em cada disciplina 4 (quatro) notas bimestrais, resul-tantes das avaliações do aproveitamento escolar. A avaliação é expressa em notas graduadas de 0 (zero) a 100 (cem).

    A média anual (MA) necessária para a aprovação é formada pela somatória das médias obtidas nas avaliações de cada bimestre de acordo com a seguinte fórmula: MA= 1º bim. + 2º bim. + 3º bim. + 4º bim.

    4• É considerado aprovado o aluno que obtiver a Média Anual (MA) igual ou

    superior a 60 (sessenta) pontos e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), do total das horas letivas;

    • O processo de recuperação da aprendizagem é contínuo e ocorre durante todo o ano letivo, orientado pelos professores, para alunos que não tenham alcançado a média bimestral necessária (60 pontos). Os responsáveis devem estar atentos aos comunicados da escola sobre o processo de recuperação, a fim de acompanhar o aluno em seu desenvolvimento.

    • Caso o aluno perca avaliações programadas, seu responsável legal deve procurar a Secretaria Escolar para requerer a segunda chamada das avalia-ções, que serão pagas, exceto nos casos em que sejam apresentados atestados médicos, de licença maternidade (da aluna) ou outros documentos legais que justifiquem sua ausência. Casos omissos deverão ser tratados diretamente com a Direção Escolar.

    • Os Simulados Externos e/ou Avaliações Diagnósticas possuem datas es-pecíficas de aplicação, que são avisadas com antecedência. Caso o aluno falte ao Simulado Externo não será permitida a realização em outra data, uma vez

  • 8

    Rede SESI de Educação

    que este Simulado ocorre simultaneamente nas escolas SESI a nível nacional. • O aluno deve evitar faltar às aulas: as faltas prejudicam o rendimento

    escolar e impedem a avaliação diária da aprendizagem e do desenvolvimento das habilidades e competências em seu processo de formação.

    • No caso de faltas, havendo a apresentação de documentos legais (atesta-dos médicos, licença maternidade, alistamento militar, entre outros) as mes-mas serão justificadas, mediante entrega do documento legal de justificativa no prazo máximo de 48 horas.

    6 – PORTAL SESI EDUCAÇÃOO Portal SESI é uma plataforma web da Rede SESI de Educação, que permite

    a utilização das tecnologias educacionais por meio de processos inovadores, oferecendo recursos para incrementar o processo de ensino-aprendizagem e oportunizando a participação de alunos, professores e responsáveis legais em todo este processo. O login de acesso do aluno e também de seus responsá-veis deverá ser solicitado na Secretaria Escolar.

    • Acesse: http://www.sesieducacao.com.br

    7 – BIBLIOTECA ESCOLARA biblioteca escolar é o espaço pedagógico que concentra um acervo de

    livros e periódicos (revistas e jornais) à disposição de todos os alunos durante o horário de funcionamento da escola. É também local de pesquisa e apoio pedagógico, nela sendo disponibilizados computadores conectados à Internet e com pacote Office.

    Os alunos deverão realizar cadastro para empréstimo do acervo da biblio-teca. Caso haja atraso na devolução de livros e periódicos, será cobrada uma taxa de R$ 2,00 (dois reais) por dia de atraso.

    8 – COMUNICAÇÃO ESCOLA x FAMÍLIAAs escolas SESI de Goiás realizam pelo menos 4 (quatro) reuniões pedagó-

    gicas ao ano. Nesses momentos, a equipe de professores e a coordenação pe-dagógica ficam disponíveis para atendimento aos responsáveis legais. Acom-panhe o calendário escolar e participe das reuniões de seu filho(a).

    Além das reuniões previstas, o atendimento individualizado aos responsá-veis legais é realizado de segunda à sexta-feira, pela equipe pedagógica da es-cola. Caso exista a necessidade da participação do professor, o agendamento deverá ser feito pela coordenação pedagógica, de forma que o docente possa

  • Rede SESI de Educação

    9

    participar do atendimento sem prejudicar o andamento das aulas.Todas as informações sobre reuniões bimestrais, semana de avaliação, ati-

    vidades extraclasse e outras atividades serão comunicadas pela escola.

    9 – SAÍDAS ANTECIPADAS: Aos alunos e seus responsáveis legais é informado o horário de entrada e

    saída da escola. Assim, nenhum aluno está autorizado a sair do ambiente esco-lar durante o horário de aulas, sem autorização dos responsáveis. Caso o aluno precise deixar as dependências da escola durante o horário de aula por razões adversas (doenças ou outros), o responsável legal deverá comparecer à escola para buscá-lo e assinar documento específico de saída (Livro Ata).

    10 – SEGURANÇAA escola dispõe de funcionários terceirizados responsáveis pela segurança

    e/ou câmeras instaladas em diversos locais, como, por exemplo, corredores, pátio e portaria.

    Vale ressaltar que a segurança é construída por todos. Desta forma, con-tamos com a colaboração da família no que diz respeito ao cumprimento dos horários de entrada e de saída dos alunos nas atividades escolares, orientando os mesmos que não permaneçam na porta da escola ou nas suas imediações, expondo-se a riscos desnecessários.

    11 – ACHADOS E PERDIDOSRecomendamos aos alunos que identifiquem todos os seus pertences com

    nome completo, ano ou série que está cursando, turma e telefone para contato.Caso o aluno venha a perder algum material dentro da escola, no momento

    em que ele for encontrado ficará à disposição na seção de Achados e Perdidos. Para maiores informações procure a Coordenação Pedagógica.

    Se o aluno encontrar algum objeto perdido, deverá entregá-lo na Coordenação.Os objetos não procurados serão doados para instituições de caridade ao

    final de cada semestre letivo.

    12 – ATIVIDADES EXTRACLASSES As atividades extraclasses são todas as atividades curriculares de caráter

    educativo, cultural, esportivo, artístico ou científico, realizadas fora do espaço escolar, durante ou fora dos horários de aula. Essas atividades têm como obje-tivo complementar o trabalho realizado em sala de aula.

  • 10

    Rede SESI de Educação

    Para a participação nessas atividades, além do uso do uniforme, é obrigató-ria a autorização do responsável legal devidamente assinada.

    III – NORMAS DE CONVIVÊNCIA Conforme Regimento Escolar SESI Goiás, as normas de convivência são o

    conjunto de diretrizes que regem as relações entre os participantes do proces-so educativo da unidade escolar e seus direitos, deveres e penalidades. Deve-mos lembrar que elas existem para garantir o respeito mútuo, as boas relações e o direito maior de estudar.

    São direitos do aluno:I. Ser respeitado pelos colegas e por todo o pessoal da escola.II. Ser considerado e valorizado em sua individualidade sem discriminação

    de qualquer natureza.III. Ser orientado em suas dificuldades e ouvido em suas queixas ou reivindicações.IV. Eleger os representantes de turma.V. Tomar conhecimento, no ato da matrícula, das disposições contidas no

    Regimento Escolar.VI. Recorrer às autoridades escolares quando se julgar prejudicado.VII. Tomar conhecimento do seu rendimento escolar e de sua frequência.VIII. Requerer matrícula, renovação de matrícula, transferência ou outras docu-

    mentações escolares, através de seus responsáveis legais, quando menor de idade.IX. Requerer à autoridade escolar, através de seus responsáveis legais,

    quando menor de idade, revisão dos resultados do Conselho de Classe, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, após recebimento, caso se sinta prejudicado.

    X. Conhecer os programas de ensino que operacionalizam o currículo de seu curso e que serão desenvolvidos durante o ano letivo.

    XI. Receber acompanhamento pedagógico sistematizado.XII. Ter sua individualidade respeitada pela comunidade escolar sem discri-

    minação de qualquer natureza.XIII. Participar das atividades escolares sociais, cívicas e recreativas destina-

    das à sua formação.XIV. Receber todas as avaliações e trabalhos escolares corrigidos com as

    respectivas notas, critérios utilizados na correção, bem como ser informado de seus erros e acertos.

  • Rede SESI de Educação

    11

    É vedado ao aluno:I. Ausentar-se da escola sem autorização da Direção/Supervisão/Coordena-

    ção, ou da sala de aula sem a permissão do professor.II. Chegar atrasado ou sem uniforme, sem justificativa dos responsáveis legais.III. Realizar avaliações de segunda chamada sem justificativa e liberação

    prévia da Coordenação/Supervisão.IV.Rasurar ou adulterar qualquer documento escolar, incluindo avaliações.V. Deixar de realizar as atividades escolares ou ocupar-se de atividades em

    sala não propostas pelo professor.VI. Destratar, desrespeitar, agredir verbalmente ou fisicamente colegas,

    professores, coordenadores ou quaisquer funcionários da escola.

    Atos comportamentais dos alunos sujeitos a medidas disciplinares:1) ATOS DE INCIVILIDADE: é a ruptura de regras e expectativas tácitas de

    convivência social, constituídos por comportamentos sem muita gravidade, mas que podem atrapalhar o processo de ensino e aprendizagem, minar a autoestima do aluno ou humilhar colegas.

    São exemplos de atos de incivilidade:a) Desrespeito.b) Falta de controle comportamental.c) Atitudes deseducadas.

    2) ATOS DE INDISCIPLINA: atos que vão contra as normas explicitadas no Regimento Escolar e/ou no Projeto Pedagógico da escola.

    São exemplos de atos de indisciplina, dentre outros:a) Atrasos na entrada em sala de aula no início das aulas ou após o recreio.b) “Colar” ou passar “cola” durante as avaliações, inclusive utilizando recur-

    sos não permitidos pelo professor ou aplicador das avaliações.c) Utilizar celular em sala de aula sem fins educacionais e sem a devida au-

    torização e orientação do professor.d) Comparecer às aulas sem o uniforme ou utilizá-lo incompleto, sem a

    devida justificativa.

    3) ATOS INFRACIONAIS: são descritos como crime ou contravenção penal, praticados por adolescente entre 12 e 18 anos. Se praticados no interior da escola, deverão ser analisados pela equipe gestora e pedagógica com base na gravidade, a fim de que seja realizado o encaminhamento correto.

  • 12

    Rede SESI de Educação

    São exemplos de atos infracionais, dentre outros:a) Vias de fato, brigas e agressões / lesão corporal.b) Ameaça – por gestos, palavras ou por escrito.c) Bullying e cyberbullying.d) Calúnia, difamação e/ou injúria – apontar falsamente fatos, ofender a

    reputação e/ou ofender a dignidade do outro.e) Porte de explosivos ou bombas caseiras.f) Depredação de instalações.g) Furtos ou roubos.h) Posse ou uso de armas, inclusive arma branca.i) Porte para uso ou tráfico de entorpecentes.j) Utilização de jogos de azar nas dependências da escola (baralhos, UNO,

    dados, etc.) – Decreto-Lei nº 3.688, de 03 de outubro de 1941.As incivilidades, os atos de indisciplina e os atos infracionais são soluciona-

    dos através de intervenções pedagógicas e sanções enumeradas abaixo, con-forme reincidência e gravidade do fato:

    I. Orientação pedagógica ao aluno e/ou as responsáveis legais.II. Advertência verbal.III. Advertência escrita.IV. Medida Educativa Reflexiva: suspensão de até dois dias letivos, cum-

    prindo tarefas escolares, atividades de pesquisa ou elaboração de trabalhos ligados ao fato, dentro do espaço escolar.

    V. Transferência Pedagógica, nos seguintes casos:a) Quando for comprovada a inadaptação do aluno ao regime da escola, após

    adotadas todas as medidas possíveis para que esta adaptação acontecesse.b) Quando for indicada como alternativa para melhorar o desenvolvimento

    educacional do aluno. c) Quando for recomendada para a segurança (física, emocional e psíquica)

    do aluno, dos colegas e dos docentes.As incivilidades, os atos de indisciplina e os atos infracionais serão ana-

    lisados por uma comissão que será composta pelo Diretor(a), Supervisor(a) Educacional e/ou Coordenador(a) Pedagógico(a) e Psicólogo(a) (nas Unidades Escolares em que há esse profissional no quadro) para a tomada de decisão.

    Toda transferência pedagógica será avaliada pela mesma comissão, em conjunto com a Diretoria de Educação e Gerência de Educação Básica e Conti-nuada SESI, conferindo ao aluno e aos responsáveis legais o direito ao contra-ditório e a ampla defesa.

    Os responsáveis legais serão contatados para tomar conhecimento dos fa-tos formalmente pela referida Comissão.

  • Rede SESI de Educação

    13

    IV – INCENTIVO E AQUISIÇÃO DE HÁBITOS DE ESTUDONos dias de hoje, com toda a demanda do cotidiano, faz-se necessário estabele-

    cer prioridades para as atividades diárias. Nessas prioridades devem estar incluídos os estudos de rotina. É importante que haja rotina para as atividades escolares de casa, com horário e local adequado e que a família esteja a par dessas atividades.

    Os resultados de um ano letivo proveitoso para o aluno dependem muito do apoio e do acompanhamento que a família faz nos estudos - em casa e na escola.

    DICAS DE ESTUDO PARA O ALUNO1) Comece organizando um horário, não só de estudo, mas de todas as suas

    atividades (estudo, lazer, sono, cursos, esportes, diversão, etc.).2) Quando iniciar os estudos, avise em casa: “ – Vou estudar, ou melhor, vou

    trabalhar!” O estudo é um trabalho, um trabalho que exige esforço. Caso a escola tenha disponibilidade, aproveite os espaços como a biblioteca ou salas de estudo.

    3) Você não precisa estudar tudo de uma vez, mas é importante estudar um pouco todos os dias. Por isso, estabeleça etapas.

    4) Cuide do ambiente, não deixe que nada atrapalhe seu trabalho (luz, ruí-do, calor, etc.). Tenha também todo o material organizado.

    5) Comece estudando de forma decisiva (leia em voz alta, anote, faça ano-tações, resolva os exercícios mais fáceis...). Desta forma você poderá obter melhor concentração. É importante superar a dispersão.

    6) Você conhece a Teoria da Curva do Esquecimento? Estudos comprovam a necessidade de se estudar um pouco do conteúdo visto em sala de aula todos os dias. Todos nós somos dotados de boa memória. Ela só precisa ser trabalhada da forma adequada. Em condições normais, se você assistir uma aula pela manhã, no fim do dia vai lembrar, em média, 75% do conteúdo nela ministrado. Após 24 horas, será capaz de lembrar 50% do conteúdo daquela aula (ou até menos). Ao final de 30 dias, você se lembrará de apenas 3% a 5% do que estudou na aula da-quele dia. Essa é a curva do esquecimento, objeto de estudo do filósofo alemão Hermann Ebbinghauss, ainda no século XIX. Portanto, se você adquirir o hábito de revisar todo o conteúdo visto em sala de aula no dia, seu aproveitamento será bem melhor do que se revisar apenas em véspera de avaliações, por exemplo.

    7) Comece o estudo por uma “visão geral”. Vá até o fim do texto. Não pare no meio. Depois faça um resumo do que assimilou.

    8) Se sentir dificuldade para se concentrar, procure explicar para você mes-mo o que entendeu em cada parágrafo.

    9) Leia atentamente todos os enunciados da tarefa de casa. Concentre-se e entenda o que o enunciado solicita. Muitas vezes o erro das questões está na falta de interpretação correta do texto.

    10) Resolva os exercícios da tarefa de sala e de casa. Elas são treino para as avaliações e para as atividades práticas.

  • 14

    Rede SESI de Educação

    11) Registre no caderno as dúvidas e os comentários a serem apresentados na aula seguinte.

    12) Procure enriquecer o seu resumo! Leia-o novamente e relacione o que foi lido com os assuntos que você já conhece. Explore o texto! Consulte o dicionário para que não fique uma única palavra do texto sem que você conheça o significado.

    13) Você acha que já aprendeu? Faça perguntas para você mesmo e procu-re respondê-las.

    14) Monte um grupo de estudo, faça esse momento ficar mais divertido e animado. Todos podem ensinar algo ou aprender com um amigo.

    15) Busque o seu padrão de estudo – você pode aprender lendo em voz alta, fazendo resumos, esquemas mentais, marcações no texto ou até mesmo utilizando sua atenção para a memória fotográfica. Existem sites na internet que podem ajudar você a descobrir qual seu perfil de estudo pelo seu estilo: auditivo, visual ou sinestésico.

    16) Não se acanhe! Não culpe o outro! Procure pelo seu professor ou a coordenação. Todos terão prazer em ajudá-lo. Não deixe a dúvida ou a dificul-dade permanecer na sua cabeça.

    V – OUTROS ASSUNTOS • Sempre que houver alteração nos dados cadastrais, o aluno e/ou seus

    responsáveis precisam atualizar os telefones e o endereço de sua residência na Secretaria Escolar. São essas informações que a escola utiliza para falar com a família em casos de urgência.

    • Quanto ao uso de celulares, tablets e congêneres, fica estabelecido:I. Conforme planejamento do professor, com autorização prévia da coorde-

    nação e combinação de regras com a turma, os aparelhos eletrônicos, como o celular, poderão ser utilizados como tecnologias educacionais, buscando in-centivar a sua participação nos estudos.

    II. Não havendo atividades com fins educativos/pedagógicos previamente autorizados, os aparelhos celulares devem permanecer desligados.

    III. Em caso de descumprimento ao item II, o aluno deverá receber as orientações cabíveis, juntamente com seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade.

    • O aluno deve cuidar de seu material escolar e demais pertences. A escola não se responsabilizará pelo extravio ou perda de materiais e/ou equipamen-tos eletrônicos em suas dependências.

    Vamos juntos no caminho dos nossos sonhos! O corpo docente e as equi-pes gestora e pedagógica estão à disposição para qualquer dúvida.

    Desejamos a todos um excelente ano letivo.Rede SESI de Educação

  • Rede SESI de Educação

    15

    SESI Jardim Planalto Rua Romana, Qd. 30, nº 150, Lt. 1/16, Jardim

    Planalto - CEP: 74333-220– Goiânia-GOTelefone: (62) 3236-2300

    SESI Campinas Rua Geraldo Ney, nº 662, Setor Campinas -

    CEP: 74515-020 – Goiânia-GOTelefone: (62) 3236-9100

    SESI Vila Canaã Rua Professor Lázaro Costa, nº 236, Vila Canaã - CEP: 74415-420 – Goiânia-GO

    Telefone: (62) 3236-3800

    Escola SENAI Vila Canaã Rua Professor Lázaro Costa, nº 348, Vila Canaã - CEP: 74415-420 – Goiânia-GO

    Telefone: (62) 3235-8100

    Escola SESI SENAI Jardim ColoradoRua SC-29, Qd. 24, Setor Jardim Colorado,

    CEP: 74474-036 – Goiânia-GOTelefone: 4002-6213

    SESI SENAI Aparecida de GoiâniaRua dos Pirineus, Qd. 1, Lt. 1, Residencial

    Village Garavelo - CEP: 74968-539Aparecida de Goiânia-GOTelefone: (62) 3236-6900

    Escola SENAI Dr. Celso CharuriRua Barita, Qd. 122, Lts.01/02 – Vila Oliveira CEP: 74.955-060 – Aparecida de Goiânia-GO

    Telefone: (062) 3254-1850

    SESI Jaiara Avenida Tiradentes, s/nº, Vila Jaiara

    CEP: 75064-780 – Anápolis-GOTelefone: (62) 3333-3900

    SESI Jundiaí Avenida Minas Gerais, nº 390, Bairro Jundiaí

    CEP: 75110-770 – Anápolis-GOTelefone: (62) 3333-3700

    Escola SESI CrixásRua A, nº 111, Qd. 12, Lt. 7, St. Vila São

    João - CEP: 76.510-000 – Crixás-GOTelefone: (62) 3365-1295

    SESI SENAI NiquelândiaAvenida Brasil, Qds. 26/27, Conjunto

    Habitacional Codemim, Jardim Atlântico CEP: 76420-000 – Niquelândia-GO

    Telefone: (62) 3354-1802

    SESI SENAI SAMAMina Cana Brava, s/nº, Caixa Postal nº 4,

    Vila Residencial SAMA CEP: 76450-000 – Minaçu-GO

    Telefone: (62) 3379-8001

    SESI Catalão Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar,

    nº 1.826, Vila Chaud CEP: 75704-020 – Catalão-GO

    Telefone: (64) 3441-5400

    Escola SENAI CatalãoAvenida Dr. Lamartine P. Avelar, nº 1.400,

    Setor Universitário - CEP: 75704-020 Catalão-GO

    Telefone: (64) 3445-1700

    SESI Itumbiara Rua D. Pedro I, nº 273, Bairro Nossa Sra.

    Aparecida - CEP: 75533-193 Itumbiara-GO

    Telefone: (64) 3404-2901

    Escola SENAI ItumbiaraRua Olívia Garcia Fagundes, nº 32, Setor

    Oeste - CEP: 754560-478 Itumbiara-GO

    Telefone: (64) 3432-2500

    SESI SENAI Rio VerdeRua Guanabara, nº 217, Setor Pauzanes

    CEP: 75904-015 – Rio Verde-GOTelefone: (64) 3624-4400

  • Eu, __________________________________________________________________________, portador do RG Nº ___________________________________, responsável legal pelo(a) aluno(a) _____________________________________________________________________, matriculado (a) no ano/série __________, turno ____________________, declaro que estou ciente das normas de convivência e das diretrizes pedagógicas das Esco-las SESI, registradas no Manual do Aluno e da Família SESI que me foi entregue no ato da matrícula/rematrícula.

    Declaro, ainda, conhecimento de que a construção do Manual do Aluno e da Famí-lia SESI está embasada no Regimento Escolar do SESI Goiás e no Projeto Pedagó-gico da Escola, que regulamentam a convivência social e as práticas pedagógicas das escolas SESI e das Unidades Integradas SESI SENAI.

    Abaixo, assino por extenso, confirmando ciência e concordância com as infor-mações, ressaltando meu compromisso em contribuir com as orientações esta-belecidas, certo (a) de que este documento será arquivado na pasta individual do (a) aluno (a) a fim de registrar o estabelecido entre as partes.

    __________________________, _______ de _________________ de 20______. Cidade dia mês ano

    _________________________________________________________________________Assinatura por extenso do Responsável Legal

    REGISTRO DE CIÊNCIA E CONCORDÂNCIA COM O MANUAL DO ALUNO E DA FAMÍLIA SESI GOIÁS