Manual do Calouro 2015

28
MANUAL CALOURO 2015 do ARQUITETURA E URBANISMO | UFSC

description

 

Transcript of Manual do Calouro 2015

Page 1: Manual do Calouro 2015

MANUALCALOURO

2015

do

ARQUITETURA E URBANISMO | UFSC

Page 2: Manual do Calouro 2015

Agora que você é um estudante do ARQ começará a perceber algumas coisas que não lhe tocavam antes. Uma delas é que um arquiteto não é um mero técnico que passou (no mínimo) 5 anos na faculdade absorvendo informações passivamente.

Ser crítico à realidade e colocar a mão na massa são fundamentais para se produzir arquitetura de qualidade.

É neste espírito que queremos recebê-lo: como um estudante em sua forma plena, para construirmos juntos uma escola de qualidade e comprometida com a realidade.

SEJABEM

í

icE

Nd

VINdO

Será de grande proveito para você conhecer a universidade na qual estuda, sua nova (ou velha)

cidade, a arquitetura, seus colegas e seus veteranos!

Diversas atividades são elaboradas para

recepcionar vocês, calourinhos.

Portanto, fique atento à programação das

próximas semanas e não deixe de participar!

3 O Curso 4 Mudanças no Currículo 6 Arquitetura? 7 Urbanismo? 8 Ônibus10 Dicionário de Sobrevivência14 Mapa da ARQ16 O CALA17 Mãos Livres18 Sem Revestimento19 Não deixe a Universidade atrapalhar os seus estudos20 Tirando a barriga da miséria22 Bebendo e socializando23 Onde comprar materiais?24 Ficadica26 Mundo Afora: FeNEA27 CALAndário

A

2

Page 3: Manual do Calouro 2015

3

CURSOARQUITETURA URBANISMO

UNIVERSIdAdE FEdERAL dE

dE

dAE

O

SANTA CATARINA

O novíssimo currículo* do curso é complementado pelas disciplinas oferecidas pelos Departamentos de Engenharia Civil (ECV-CTC), de Expressão Gráfica (EGR-CCE) e de Física (FSC-CFM). É muito importante conhecer o currículo e a ementa das disciplinas não apenas para cobrar que essa seja seguida mas para saber quais são as suas atribuições quanto profissional arquiteto e urbanista.

Sabemos o quanto você estudou para estar aqui e passar calor, levar picada dos mais diversos insetos, vivenciar um ecossistema de cupins, ficar temporariamente cego com a luz no piso branco, reclamar da falta de ordem dos números das salas, brincar de usar pé-de-pato em dias de chuva e jogar muita conversa fora no pavilhinho. Este manual foi feito para ajudar você a se localizar e familiarizar com este novo cotidiano que tomará posse do seu corpinho.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC vai completar 37 anos em 2015 (mas com corpinho docente de 15) e por mais que muitos tentem desmentir o fato, é parte do CTC, o Centro Tecnológico da UFSC. O Departamento de Arquitetura e Urbanismo é responsável pela maioria das disciplinas do curso (quase 80% do total de créditos a serem cursados), oferecendo disciplinas de projeto arquitetônico, urbanismo, teoria-história e de tecnologia.

* O currículo do curso é de 1996 e sofreu algumas modificações em 2008 para adequação as novas ormas do MEC e pela resolução 2010 que definiu algumas mudanças nas atribuições profissionais do Arquiteto e Urbanista. Atualmente estamos em mais uma fase de discussões e mudanças: confira nas páginas seguintes, 4 e 5.

arq.ufsc.brCampus Trindade - UFSCCP 470 - CEP [email protected](48) 3271.9550

cala.ufsc.br

Saiba mais sobre o currículo

e como ele influencia sua

vida na ARQ no site

Page 4: Manual do Calouro 2015

4

MUdANÇAS

NOCURRÍCULO?Nossa escola está envolvida em um clima de mudanças que é cada vez mais real. Nosso currículo, datado de 1996 (idade para ser avô) será totalmente revisto nos próximos dois anos, como resultado de um esforço contínuo dos estudantes que finalmente se vê respaldado pela coordenação do curso. Calouro, você irá entender o processo todo aos poucos, durante a convivência no curso. O importante, por ora, é se familiarizar com alguns termos e acontecimentos:

Pesquisa de Opinião dos Alunos do Curso de Arquitetura e UrbanismoRealizada no primeiro semestre de 2012, foi o pontapé inicial para as discussões curriculares. Nela se confirmaram muitas insatisfações dos estudantes com relação ao curso.

PPC (Plano Pedagógico)Dispõe sobre o profissional que a escola deseja formar, norteando métodos de ensino. A nossa escola não possui, porém a coordenação do curso vem promovendo um fórum aberto e democrático para que possamos construí-lo coletivamente, chamado de Fórum Permanente PPC. Ele será o ponto de partida para a criação de um novo currículo.

GD

P-ZERO

DESENHO I

EXP I

P3

P4

ESTÁTICA

P5

ESTÁGIO

TEC II

HIDR

P6

ESTÉTICA URB I

URB II

TEORIA I

PATRIM

ARQ BR I

AÇO

Page 5: Manual do Calouro 2015

5

Nova grade de horáriosÉ a primeira modificação concreta no modo de apl i cação do currículo. Ela busca diminuir o número de janelas entre as aulas, incentivar a integração entre matérias e liberar o turno noturno (sim, até semestre passado muitas matérias eram ministradas a noite) para atividades extras, como palestras e momentos culturais. A nova grade de horários será um dos testes desse primeiro semestre de 2015, chamado de Semestre Experimental.

GELEA - Grupo de Estudos Livre sobre o Ensino de ArquiteturaÉ o grupo de estudantes que discute semanalmente o curso. Começou em 2012, com a proposta de reunir pelo menos um aluno representante de cada fase para a troca de experiências. Desde lá, foi responsável por dar continuidade aos debates curriculares, que continuarão acontecendo em 2015, de forma a gerar modificações concretas no currículo.

Realizada em maio de 2014, foi uma semana em que o nosso curso parou para exper imen ta r um novo modelo de currículo, baseado na integração vertical (entre fases diferentes) e horizontal (entre matérias da mesma fase), já que uma das maiores deficiências do curso é a falta de diálogo entre matérias e fases diferentes.

fb.me/semanaexperimental

P1

ANÁLISE

P2

EXP II

TEC I

TOPO

CAAD

DESENHO II

HST II

Semana Experimental

SemanARQ 2013

Page 6: Manual do Calouro 2015

"(...) ainda não afloramos os grandes problemas de construção que o nosso povo deseja ver solucionados. (...) E é só na proporção em que os arquitetos derem conta desses grandes problemas construtivos que a nossa arquitetura conseguirá comprovar definitivamente a sua eficiência e a possibilidade de desenvolver quantitativamente e qualitativamente suas conquistas técnicas e artísticas emgrau ainda impossível de ser previsto.”

"Projeto, em sentido particular ou como reflexo de uma atitude global, é a articulação intencional do campo das possibilidades abertas por determinada situação. No caso da arquitetura, o campo a ser articulado contém limitações, como o padrão técnico disponível e o programa a resolver, cuja maleabilidade é pequena, e uma região de opções mais livres que independem de determinações imediatas e que, por esta razão, são mais capazes de exprimir as flutuações ideológicas a cada momento.”

"Nossa arquitetura confirma, na prática, que o processo de universalização da arte é alcançado na medida em que reflete (...) as expressões mais características de seu próprio povo"

“Para um arquiteto, o mais importante não é construir bem, mas saber como vive a maioria do povo.”

"O dia em que a vida for mais humana, mais solidária, aí sim os prédios vão ter um feitio diferente"

ARQUITETURAProjetar casas?Intervir no espaço?

Arte que te tura?Mudar a realidade?

Oscar Niemeyer

Lina Bo Bardi

Vilanova Artigas

Vilanova Artigas

Sérgio Ferro

6

Page 7: Manual do Calouro 2015

URBANISMOE eu com isso? Inserir vida na cidade?Intervir no espaço?

"Uma ciência, e uma arte e, sobretudo uma filosofia social. Entende-se por urbanismo, o conjunto de regras aplicadas ao melhoramento das edificações, do arruamento, da circulação e do descongestionamento das artérias públicas. É a remodelação, a extensão e o embelezamento de uma cidade, levados a efeito, mediante um estudo metódico da geografia humana e da topografia urbana sem descurar as soluções financeiras"

"(...) o urbanista nada mais é que o arquiteto. O primeiro organiza os espaços arquitetônicos, fixa o lugar e a destinação dos continentes construídos, liga todas as coisas no tempo e no espaço por meio de ma rede de circulações. E o outro, o arquiteto, ainda que interessado numa simples habitação e, nesta habitação numa mera cozinha, também constrói continentes, cria espaços, decide sobre circulações. No plano do ato criativo são um só o arquiteto e o urbanista(...)".

"...a composição urbana difere fundamentalmente da arquitetura pelo fato de que a "cidade" e o "edifício" não têm o mesmo ritmo temporal. Enquanto que a Arquitetura se renova rapidamente o espaço urbano em si está mais vocacionado para a longa duração. Por isso, os dados que conduzem à tomada de decisão arquitetônica ou urbana ao serem diferentes na sua essência implicam saberes diferentes capazes de organizar e utilizar esses mesmos dados(...) Igualmente devemos referir uma outra diferença que é fundamental. A escala do projeto urbano engloba "o todo", ao passo que a escala arquitetônica corresponde ao edifício e eventualmente ao seu redor mais próximo. Desenhar o espaço urbano com as ferramentas da arquitetura é produzir um espaço formal desenraizado dos enquadramentos que referimos. Esse "todo" é a sociedade e território no seu conjunto, inscritos num passado (da memória), presente (que se vive)e futuro que se perspectiva".

"As graves crises que se verificam nas grandes cidades contemporâneas foram analisadas segundo óticas diversas (...). Depois de contatações alarmantes sobre as neuroses, sobre a dilaceração do modo de vida, solidão das massas, segregação social, envenenamentos ecológicos e o desperdício, numerosos foram os técnicos do urbanismo que propuseram soluções (...). De maneira geral, a ausência de critica radical torna as soluções propostas parciais e limitadas ao melhoramento impossível de um sistema desorganizado na sua própria essência"

Desenho Urbano?Fragmentação?

7Jacinto Rodrigues

UHLT

Le Corbusier

Alfred Agache

Page 8: Manual do Calouro 2015

ÔNIBUSLocomover-se em Floripa não é tarefa fácil. Engarrafamentos são constantes e o ônibus tem uma das tarifas mais caras do país. Este é também um problema de urbanismo e provavelmente fará você chegar atrasado nas suas aulas de Urbanismo ou de Sistemas Urbanos. Pense nisso!

CUIDADO! Alguns terminais não estão integrados e dependendo da plataforma que você estiver terá que pagar de novo. Os ônibus intermunicipais também não tem integração.

3,10credo! P.Q.P...

é a tarifa maiscara do Brasil!

2,98 com cartão1,49 com cartão de estudante

VOLTA AO MUNDO

Para pagar meia tarifa, você precisa ir pessoalmente até o SETUF, que fica do lado do TICEN, o Terminal Integrado do Centro, com os seguintes documentos:☝ Identidade ou Certidão de Nascimento☝ Comprovante de matrícula atualizado☝ Comprovante de residência original e recente, no seu nome ou dos pais/responsáveis, ou acompanhado de uma declaração do proprietário de que você mora ali.☝ Nome da linha que você vai usar.☝ Se você mora em uma cidade da Grande Florianópolis, tem que fazer o mesmo processo para pegar o cartão da empresa da sua cidade na sala a direita do setor municipal do SETUF.

ELES VÃO TIRAR UMA FOTO SUA, VÁ BONITO.LEVE DINHEIRO TAMBÉM, O SETUF SEMPRE COBRA ALGUMA TAXA OU PEDE PRA VOCÊ FAZER UMA RECARGA INICIAL.8

Page 9: Manual do Calouro 2015

Em 2014, Florianópolis viu o resultado da licitação do transporte público, que prometia melhorias no s i s tema de ôn ibus , que são praticamente o único transporte de massa da cidade.

E o que aconteceu?Os vencedores da licitação foram as mesmas empresas que já operam o sistema a anos, agora reunidas numa única: o Consórcio Fênix. A mudança mais sentida foi a cor dos ônibus: as operações da nova empresa continuam com os mesmos problemas, e a promessa do prefei to de ter a tar i fa de Florianópolis como uma das cinco mais baratas das capitais do Brasil parece cada vez mais utópica. Especialmente depois de, para surpresa da população, a tarifa subir mais uma vez na virada do ano, passando de passando de R$ 2, 95 para R$ 3,10 ou, no cartão, de R$ 2,77 para R$ 2,98.

Mais uma vez, protestos foram convocados, e os estudantes já tem histórico na participação popular - basta lembrar das Jornadas de Julho, que começaram com protestos contra a tarifa, e, num exemplo mais próximo, a Revolta da Catraca de dez anos atrás, que impediu a subida da tarifa em Florianópolis. . A tarifa sofreu o aumento, mas a luta continua! Como estudantes de arquitetura, nós não podemos deixar o assunto de lado. As ruas da cidade estão cada vez mais repletas de carros e as condições do transporte público são precárias.

Assista “Amanhã vai ser maior” e “Democracia Militar”, documentários relacionados aos movimentos de resistência ao aumento da tarifa.

MAiS UM AUMENTO?

9

Page 10: Manual do Calouro 2015

diCiONÁRiOdESOBREVIVÊNCIAÉ o Atêlie Modelo de Arquitetura: o Escritório Modelo de Arquitetura e

é a escala humana numa perspectiva, maquete, etc. Também é esse bonequinho simpático de madeira que você vê embelezando o seu manual.

antigo nome dado ao finado espaço de convivência dos alunos da ARQ. Hoje em dia, seus restos imortais são chamados de Pavilhote, Pavilhinhoinho, Pavilhico, Pavilhex... ou só Pavilhinho mesmo.

o apelido carinhoso de Geometria Descritiva.

imprimir em escala

o apelido da disciplina de Projeto. Se fala com o número: P1, P2, P5... Já a introdução ao projeto que você fará agora na primeira fase é o P-Zero.

O Programa de Educação Tutorial da ARQ-UFSC. Seleciona (sim, processo seletivo. Só não pode ter mais que duas reprovações)

estudantes do curso para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão. O PET disponibiliza uma bolsa para os estudantes que participam de R$400,00. Calouro também pode participar: fique ligado para quando abrir a seleção.

Urbanismo (EMAU) da ARQ-UFSC. Possui iniciativa e gestão estudantil, com a finalidade não só de completar a educação universitária, mas também de afirmar um compromisso com a realidade social da comunidade onde a universidade está inserida. O AMA é um projeto de extensão que, através de ações práticas junto às comunidades, permite que o conhecimento e a tecnologia gerados na universidade ultrapassem seus limites. Não importa se você é calouro, você já é bem-vindo no AMA, basta querer participar.

O Centro Acadêmico Livre de Arquitetura: além de fazer este manual, o CALA representa os alunos. Faz parte do CALAndário a organização da semana acadêmica, de debates, cafés, palestras, filmes, festas e muito, mas muito mais coisas. E pra isso o CALA precisa da ajuda de todos. Sinta- se a vontade para puxar uma cadeira nas reuniões e falar o que pensa, e também ajudar a fazer as coisas realmente acontecerem. Leia mais na página 16.

10

CALUNGA

GD

PLOTAR

Page 11: Manual do Calouro 2015

LabCon Conforto AmbientalLabMicro MicrocomputadoresLabMoMA Modelos e MaquetesLDA Documentação e AcervoLabSisco Sistemas ConstrutivosLabUrb UrbanismoLabProj ProjetoLabRestauro Restauro

Na ARQ temos duas: PGAU-Cidade e Pós-ARQ, que oferecem cursos de mestrado em 5 linhas de pesquisa.

É responsável pelas atividades dos professores (quanto ao ensino, pesquisa e extensão) e servidores; oferta das disciplinas; e espaço físico.

Chefe de departamento pró tempore: Profº Anderson ClaroChefe de expediente: Bruna Luiza Santos

O Núcleo Docente Estruturante é responsável pela constante avaliação do PPC (Plano Pedagógico) e do currículo do curso, de modo a manter o ensino atualizado em relação às mudanças da sociedade. É aberto à participação dos estudantes.

APEU Arquitetura, Paisagem e Espaços Urbanos | CIDADHIS | GAAMA Grupo de Estudos da Habitação | GHab Grupo de Estudos da Habitação | GIPEDU Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano | InfoARQ | Núcleo de Simulação em Iluminação Natural | NUCOMO PET-ARQ | Situs

LABORATÓRIOS

PÓS-GRADUAÇÃO

NDE

DEPARTAMENTO

GRUPOS DE PESQUISA

É responsável por ques tões relacionadas aos estudantes, como problemas com professores ou com matérias.

Coordenador: Profº José Ripper KósSub-coordenadora: Profº Thêmis FagundesChefe de expediente: Carolina Maria Coelho

COORDENAÇÃO

11

Page 12: Manual do Calouro 2015

indivíduo que está matriculado em qualquer Curso da Universidade. Alegre-se calouro! Você já é um acadêmico.

é uma forma de se ganhar um dinheirinho aqui dentro. Saiba mais nesse manual e também no nosso site.

Biblioteca Universitária

Com o seu nº de matrícula e a sua senha você pode tirar atestado de matrícula, histórico escolar, fazer matrícula, entre outras coisas.

é o conjunto formado por nós, alunos. Somos representados por 5 alunos no Colegiado de Departamento e 2 no Colegiado de Curso - esses nomes são definidos em uma Assembléia Estudantil anual. é o conjunto formado pelos professores.

são os Córregos Universitários. O antigo Reitor disse que não há coliformes fecais passeando por lá, mas é melhor garantir e não se jogar.

cada crédito são 50 min/aula. O número total de créditos do semestre é o número de 50 min./aula feitos por semana. Na ARQ o mínimo de créditos que pode ser feito é 14, e o máximo 34.

é um curso de idiomas que você pode fazer aqui na UFSC. São oferecidos: Alemão, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português, Japonês, Chinês e Libras.

é algo que é concedido. Assim, se esta palavra estiver escrita ao lado de alguma solicitação sua à Universidade, você conseguiu.

é a Educação Física Curricular: Você poderá cursar como disciplina optativa a partir do 2º semestre. Basta clicar em “geral”, na janela de matrícula e digitar EFC.

índice de aproveitamento. É a média ponderada das notas semestrais (sendo que aulas com mais créditos, como projeto, possuem maior peso) e vai sendo modificada ao longo do curso. Quanto maior seu IA, mais fácil de conseguir disciplinas solicitadas no CAGR.

você tem um prazo máximo de 19 semestres para concluir o Curso. Se, depois desse prazo, alguém não conseguir se formar corre o risco de ser jubilado. Em outras palavras, expulso. Mas calma, tem muito tempo!

computadores com internet, embaixo da BU. E aqui na ARQ tem o LabMicro, que quebra um galho.

o apelido do prédio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). As vezes os calouros têm aulas lá. Atualmente os currículos dos Cursos não são mais divididos entre básico e profissionalizante, de qualquer maneira o “apelido” permanece.

ACADÊMICO

BÁSICO

BOLSA

BUCAGR

CORPO DISCENTE

CORPO DOCENTE CRÉDITOS

CURSO EXTRACURRICULAR

DEFERIMENTO

EFC

IA

JUBILAÇÃO

LABUFSC

CU

cagr.ufsc.br

cursosextra.com

12

Page 13: Manual do Calouro 2015

é o Laboratório de Documentação e Acervo. É onde ficam os livros, TCCs, teses e até alguns vídeos e programas do acervo da ARQ.LDA

na primeira fase, a matrícula já vem toda pronta para o calouro, que não precisa fazer nada. Mas, depois, você deixa de ser calouro e o arrego acaba. No final desse semestre, você terá que escolher as disciplinas que irá freqüentar na próxima fase para fazer a matrícula. Tem que entrar no CAGR (com seu nº de matrícula e senha) e ai você pode ver o Cadastro de Turmas e escolher as matérias que vai fazer. Durante o período de matrícula você pode alterar quantas vezes quiser as matérias, mas depois que acabar, só vai poder (com algumas restrições) no período de ajuste ou quando começar as aulas, na coordenação, no reajuste excepcional.

A nota mínima necessária para passar é 5,75 (que arredonda pra 6). Para ter direito à recuperação você precisa de um 2,75 (arredonda pra 3), além da freqüência suficiente (75%). Ainda tem a menção I (Incompleto), fornecida em casos especiais pelo professor e que dá direito ao aluno de concluir a disciplina no semestre subseqüente. é o número que vai identificá-lo (a) durante toda a sua vida acadêmica, você vai precisar dele e da senha de matrícula para tirar livros na BU, acessar os computadores do LabUFSC, alterar seus dados no CAGR, entre muitas outras coisas.

MATRÍCULA

NOTA

Nº DE MATRÍCULA

o professor, no início de cada semestre, é obrigado a entregar aos alunos o seu plano de ensino. Nele deve constar tudo o que o professor pretende dar durante o semestre: conteúdo programático, a bibliografia que será utilizada, a data e peso das avaliações e o horário de atendimento extra classe. É obrigação do aluno cobrar do professor o plano de ensino, assim como a sua total execução.

PLANO DE ENSINO

é uma disciplina que você tem que passar para poder cursar outras disciplinas das fases seguintes. Se você rodar em um pré-requisito, isso poderá atrasar a sua formatura.

PRÉ-REQUISITO

REITORIA é onde trabalha a Reitora e a Vice-Reitora, e onde funcionam a maioria dos orgãos administrativos e deliberativos da UFSC. Tem dois prédios: na praça da Cidadania e o novo, perto da igrejinha da UFSC. Na PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) é feito o cadastro sócio-econômico - com o cadastro aprovado, o aluno pode pegar passes do RU de graça, tentar conseguir Bolsa Estudantil ou vaga na Moradia Estudantil, entre outros benefícios. Além disso, a PRAE auxilia alunos a participar de eventos como conselhos, encontros, congressos. Basta levar os documentos que pedem e torcer para liberarem. 13

Page 14: Manual do Calouro 2015

info

arq

pgau-

cidade

espaço

pre

stes

a s

er d

emol

ido

ate

liê d

osalu

nos

tarr

afa

hc

manu

tenç

ão

pavi

lhin

ho

cala

limpez

a

ama

ama antigo

salas de aula/secretarias

laboratórios/auditório

estacionamento

< elefante branco

< reitoria

14

PER

CA-S

E

arqbancada

ctc

>

Page 15: Manual do Calouro 2015

pantanarq

horta

salas dosprofessores

r. dep

. ant

ônio

edu

viei

ra

entrada do pantanal

15

MAPAdA

ctc

>

Page 16: Manual do Calouro 2015

O Centro Acadêmico Livre de Arquitetura é a entidade representativa de todos os acadêmicos do ARQ-UFSC.Foi criado com muita luta na época da Novembrada e é Livre porque é independente e autônoma à instituição.A gestão é composta por estudantes eleitos em um processo e le i tora l que acontece todo o ano. Esse ano nossas eleições serão no primeiro semestre.

16

A sala do CALA fica no Pavilhinho, e nem pense em se portar como visita, ela é sua também! Tem alguns materiais (sofazinhos, prancheta, tijolos, cimento, pá, martelo, capacetes e mais um monte de outras coisas...). Além disso, na frente do CALA tem mais coisas no Ateliê dos Alunos.

Fique a vontade para usar tudo e colocar depois de volta para que outros também possam usar - o espaço é de todos, todos devem cuidar!

Temos um arquivo de xerox, com apostilas e textos que os professores usam todo semestre e você não precisa gastar com isso! Mas o mais importante é que você ajude a construir este espaço. As reuniões semanais são abertas e os calouros são especialmente bem vindos.

Page 17: Manual do Calouro 2015

A junção de pessoas com experiências e ideias distintas mostra que a necessidade de integração em nosso curso é muito grande e sentida por muitos. Seja a integração entre as diversas fases, seja entre professores e alunos, seja entre as disciplinas: precisamos nos unir para construirmos o curso que queremos. No CALA, organizamos oficinas, palestras, discussões sobre temas atuais e outras atividades como a Semana Acadêmica, bem como festas para maior integração da comunidade acadêmica - como o já tradicional arraiARQ e as também tradicionais Horas Felizes.

O Centro Acadêmico Livre de Arquitetura, como entidade que representa todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, tem como função dar vazão as suas aspirações, sejam elas políticas, científicas, culturais, esportivas, artísticas ou sociais. Todo ano há uma eleição, onde s e e s co l he uma d i r e t o r i a pa ra representar o CALA, mas este é, de fato, composto de todos os estudantes do curso. Levando isso em consideração, nossa chapa foi formada em reuniões abertas e igualmente, nossa gestão também é aberta a participação de todos, incluindo a sua, calouro, pois é assim que acreditamos que um Centro Acadêmico deve ser.

A liberdade que permeia a chapa "Mãos Livres" é a chave para a gestão do nosso centro acadêmico. O CALA é a própria ARQ de forma horizontal, direta e principalmente conjunta. Nosso objetivo ê dar vazão as aspirações estudantis.

No s sa s a çõe s não pa r t em do espontaneísmo, mas do compromisso e reflexão a respeito das causas estudantis e da nossa cidade.

Nesse sentido vemos como fundamental a articulação com centros acadêmicos de outros cursos da nossa universidade, através dos Conselhos de Entidades de Base (CEBs) , por exemplo, e a ar t icu lação com estudantes de arquitetura de todo o país, buscando a aproximação com a Federação Nacional dos e das Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA). Por isso é fundamental, através de debates e atividades, discutirmos o papel social do arquiteto, que está intrinsecamente ligado a reformulação do nosso currículo.

17Participe! Estaremos sempre abertos a críticas e sugestões. TODOS NÓS SOMOS O CALA.

Page 18: Manual do Calouro 2015

sem revestimento

O jornal do CALA é uma publicação que já teve diversos nomes, de acordo com a gestão da época. Porém, todas tiveram em seu conteúdo aquela sede de expor nossas idéias de estudantes de Arquitetura, nossas percepções sutis de aprendizes da sociedade, a opinião contestatória, aquela vontade de fazer acontecer e de querer ser ouvido, de ter voz ativa na Universidade. A gestão O CANTEIRO ressuscitou em 2010 o SEM REVESTIMENTO, jornal que deu as caras pela primeira vez em 2006, e que, após um período de estiagem durante os últimos anos, conta agora com catorze edições publicadas e se encaminha para a de número 15. SEM REVESTIMENTO faz um retrato do que acontece em nosso curso e na comunidade acadêmica em geral, além de denunciar os abusos constantes cometidos contra nossos direitos de cidadão. É um jornal feito pelos alunos da ARQ, por aqueles que escrevem, desenham, rabiscam, que pintam, respiram e transitam por esses corredores. É feito tanto por você, calouro, como pelos eternos veteranos da última fase. O material publicado conta com sessões sobre política, transporte, concursos e projetos realizados aqui na Ilha, artigo de professores, atividades do Centro Acadêmico ou do curso em geral, filmes do CINEARQ e as últimas revistas sobre Arquitetura encontradas nas bancas ou nas Bibliotecas. Traz também aquisições do acervo do LDA e os Trabalhos de Conclusão de Curso mais recentes, além de qualquer outro assunto que necessite ser impresso e divulgado. O jornal carrega no nome a sua essência: não tem máscara, não tem disfarce. É também diagramado através daqueles seus desenhos no final do caderno, ou daquele croqui deixado de lado na prancheta.

JORNAL DO CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE ARQUITETURA

O jornal do CALA é uma publicação que já teve diversos nomes, de acordo com a gestão da época. Porém, todas tiveram em seu conteúdo aquela sede de expor nossas idéias de estudantes de Arquitetura, nossas percepções sutis de aprendizes da sociedade, a opinião contestatória, aquela vontade de fazer acontecer e de querer ser ouvido, de ter voz ativa na Universidade. A gestão O CANTEIRO ressuscitou em 2010 o SEM REVESTIMENTO, jornal que deu as caras pela primeira vez em 2006, e que, após um período de estiagem durante os últimos anos, conta agora com catorze edições publicadas e se encaminha para a de número 15. SEM REVESTIMENTO faz um retrato do que acontece em nosso curso e na comunidade acadêmica em geral, além de denunciar os abusos constantes cometidos contra nossos direitos de cidadão. É um jornal feito pelos alunos da ARQ, por aqueles que escrevem, desenham, rabiscam, que pintam, respiram e transitam por esses corredores. É feito tanto por você, calouro, como pelos eternos veteranos da última fase. O material publicado conta com sessões sobre política, transporte, concursos e projetos realizados aqui na Ilha, artigo de professores, atividades do Centro Acadêmico ou do curso em geral, filmes do CINEARQ e as últimas revistas sobre Arquitetura encontradas nas bancas ou nas Bibliotecas. Traz também aquisições do acervo do LDA e os Trabalhos de Conclusão de Curso mais recentes, além de qualquer outro assunto que necessite ser impresso e divulgado. O jornal carrega no nome a sua essência: não tem máscara, não tem disfarce. É também diagramado através daqueles seus desenhos no final do caderno, ou daquele croqui deixado de lado na prancheta.

O jornal do CALA é uma publicação que já teve diversos nomes, de acordo com a gestão da época. Porém, todas tiveram em seu conteúdo aquela sede de expor nossas idéias de estudantes de Arquitetura, nossas percepções sutis de aprendizes da sociedade, a opinião contestatória, aquela vontade de fazer acontecer e de querer ser ouvido, de ter voz ativa na Universidade. A gestão O CANTEIRO ressuscitou em 2010 o SEM REVESTIMENTO, jornal que deu as caras pela primeira vez em 2006, e que, após um período de estiagem durante os últimos anos, conta agora com catorze edições publicadas e se encaminha para a de número 15. SEM REVESTIMENTO faz um retrato do que acontece em nosso curso e na comunidade acadêmica em geral, além de denunciar os abusos constantes cometidos contra nossos direitos de cidadão. É um jornal feito pelos alunos da ARQ, por aqueles que escrevem, desenham, rabiscam, que pintam, respiram e transitam por esses corredores. É feito tanto por você, calouro, como pelos eternos veteranos da última fase. O material publicado conta com sessões sobre política, transporte, concursos e projetos realizados aqui na Ilha, artigo de professores, atividades do Centro Acadêmico ou do curso em geral, filmes do CINEARQ e as últimas revistas sobre Arquitetura encontradas nas bancas ou nas Bibliotecas. Traz também aquisições do acervo do LDA e os Trabalhos de Conclusão de Curso mais recentes, além de qualquer outro assunto que necessite ser impresso e divulgado. O jornal carrega no nome a sua essência: não tem máscara, não tem disfarce. É também diagramado através daqueles seus desenhos no final do caderno, ou daquele croqui deixado de lado na prancheta.

Para publicar material (texto,

desenhos, ideias) envieum email

[email protected]

Não esqueça de visitaro nosso site

18

Page 19: Manual do Calouro 2015

Palestra de Flávio Villaça no

Auditório da ARQ, em 2010

Você entrou na faculdade agora e vai perceber que, mesmo não tendo todos os horários da semana preenchidos, os professores passarão trabalho para as 24 horas dos seus dias e um pouco mais.

Tá certo, é um curso em período integral, mas a formação de um arquiteto vai além das paredes do ateliê da sala de aula.

Conhecer pessoas e vivenciar lugares ou ler sobre assuntos que aparentemente não têm nada a ver com arquitetura são fundamentais para a formação. Nessa fase é muito mais importante “construirmos o conhecimento” do que seguir receitas ou simplesmente agradar alguém. Nosso universo se torna muito maior. Não estamos dizendo para não assistir aulas ou negar o professor, mas sim para participar das aulas não passivamente, com uma visão crítica e consciente.

Atividades extra-classe como encontros, palestras, festas, filmes, peças de teatro, debates, viagens, movimento estudantil entre outras coisas são ótima pedida. Além disso, considerando que você está na universidade, pode também aproveitar para fazer pesquisas, projetos de extensão, monitorias e todo um leque de possibilidades de projetos como a participação de concursos.

Uma ótima oportunidade de começar é participando da Semana Acadêmica, que proporciona a troca de experiência com outros estudantes do curso, oportunidade de contato com profissionais

da área e teóricos através de oficinas e palestras.

SemanARQ NO 2º SEMESTRE

UNIVERSIDADENÃOdEIXEAATRAPALHAR SEUs ESTUdoS

19

Page 20: Manual do Calouro 2015

20

TIRANdO A BARRIGAdA MiSÉRiA

RU - Restaurante Universitário: Comida relativamente boa e barata, de Domingo a Domingo no almoço (11h-13h30) e jantar (17h-19h). Tem um caminho atrás da ARQ, atravessando a ponte. Custo benefício compensa muito, e que fique bem claro: se você tem a prioridade de gastar seu dinheiro em festas e cerveja e ainda possui um paladar versátil, nem perca tempo lendo sobre os outros lugares, esta é a melhor opção pra você.Para utilizar o RU, deve-se comprar passes na administração do RU, entre as duas Alas, pela bagatela de R$1,50. Dá pra comprar vários passes de uma vez - o que evita fila. No início do semestre não é cobrada a carteirinha, mas é bom correr atrás logo! Pra fazer a carteirinha você precisa ir na administração (mesmo lugar que vende passe) e levar um atestado de matrícula e um documento com foto.

O que é, o que é? É mais furada do que uma peneira; assim como a Muralha da China, dá pra vê-la do espaço e cresce em proporções logarítimicas?!?? Pois é, a fila do RU não tem como passar despercebida. A reabertura da ala A do RU, que deve diminuir um pouco a fila, é prometida a anos e é uma luta do movimento estudantil.

Verdilha: Atravesse a Rua Deputado Antônio Edu Vieira - a geral do Pantanal - e ande uns 30 passsos para a esquerda. Quando ver uma escada, não tenha medo: é ali mesmo. Comida boa, mas não tão barata quanto o RU. Aliás, nada é tão barato quando o RU, nunca o utilize como

parâmetro de preços para a sua vida.

Fique atento: jamais comparecer quando o cardápio indicar um desses objetos ainda não identificados: LINGUIÇA, POMBO (FRANGO FRITO), SOPA E

CARRETEIRO. Levar temperos como sal, fondor e outros ajudam a tornar a comida do RU uma iguaria única. E

muito cuidado: RU engorda e aumenta o colesterol.ru.ufsc.brCardápio no site

Page 21: Manual do Calouro 2015

Servidores: Para você, querido calouro vegetariano, este será o grande paraíso. Uma mesa infinita de saladas e diversas outras opções, é uma ótima pedida, também. Para chegar, dirija-se até a praça do Pida, vá até a igrejinha da UFSC e logo ao lado você possivelmente já avistará a fila para o almoço no Restaurante da Atlética dos Servidores.

Servidores do Córrego e o Redondo: Na geral do Córrego Grande, depois do prédio da Engenharia Civil fica o outro restaurante dos servidores, do lado do sindicato. Comida boa e bastante variedade. Ali perto também fica o Restaurante da Prefeitura Universitária, também chamado de Redondo. Você saberá o porque quando ver.

Antenas II: é também conhecido como Atenas por erros de pronúncia. Fica no alto de uma rua que sai da Edu Vieira, perto da ARQ. Sempre muito elogiado pelos estudantes.

Mirantes: Na geral do Córrego Grande, comida muito boa, mas nada barata. Pertinho da ARQ.

Primus e o Bar CTC: O bar do CTC fica no Centro de Convivência do CTC ou CETEC. É uma das opções mais rápidas pra um lanche pra quem sai da ARQ. Tem também o Primus, não muito longe dali, anexo ao prédio da direção do CTC.

Centro de Cultura e Eventos (ou Elefante Branco): Lá na mini "praça de alimentação" tem: o Mini Kalzone (opção rápida); o Grão Café (para o cafézinho da manhã, da tarde e de antes das aulas da noite); o buffet que ninguém sabe o nome; e o bar da tia (meio suspeito, mas é o mais barato de lá e é o último que fecha).

S h o p p i n g d a Tr i n d a d e : P raça de alimentação com várias opções. De preços mais gananciosos, é claro. 21

Page 22: Manual do Calouro 2015

BEBENdOSOCiALIZANdO)(E

Meu Escritório: Atravesse a Av. Deputado Antônio Edu Vieira e encontrarás um barzinho simples, com cerveja gelada e batatinha barata!

Meu Vizinho: Um bar novo, não sabemos nada ainda. Seguindo a Edu Vieira, fica um pouco pra esquerda do Meu Escritório.

Container: O bar surgiu em 2012 e desde então se encontra sempre lotado! Fica na Edu Vieira também. Agora tem também um 2 na Carvoeira.

Pida: O bar na verdade foi demolido em 2012, mas ainda é ponto de encontro para bebedeiras, principalmente na época do trote!

Cantinho do Sabor: Pasteis sensacionais e batata barata. Na Edu Vieira.

Quebra-Gelo: Na Lauro Linhares (geral da Trindade), em frente ao posto Texaco, pertinho da Madre Benvenuta, essa você saberá aonde é, pois terá que comprar o capacete na Casa do Cano na primeira aula do Joãozinho. Se você for um bom calouro, provavelmente algum veterano te dê o dele de presente. FICADICA!

Vasquinho, Maneca, Tosco ou afins: Cerveja barata, beeeeem barata. Na geral do Córrego Grande, pertinho do Supermercado Imperatriz. Passa o posto, passa o morrinho, caminhe um pouco mais e você chegará ao bar! Para os mais sedentários, uma opção é pegar o ônibus "Córrego Grande". Existem contra-indicações para pessoas que exigem certo requinte no ambiente em que se encontra. Chegue cedo e compre o máximo de fichas que puder, pois eles fecham o caixa antes de fechar o bar.

22

Page 23: Manual do Calouro 2015

ONdEOSCOMPRAR

MATERIAIS

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Não banque o rei do camarote comprando tudo o que te pedem. Você não usará todo o material pedido. Se necessário, divida alguns com seus colegas, assim, não precisará vender a alma ao diabo (ou a sua loja favorita) para conseguir ter tudo o que dizem ser necessário.

Box Arts: ainda não conhecemos bem, mas ela ocupou o vácuo deixado pela Japa no Mercado Público - pergunte pra alguém de antes de 2013 como era barato.... Rua Conselheiro Mafra, Box 69 do Mercado Público, Centro, Florianópolis (48) 3037.2237 [email protected]

Speck: Rua Hercílio Luz, 818, Loja 1 - Centro uma boa opção no Centro.de Floripa (48) 3224.6344 e (48) 3224.2821 [email protected]

HSP Arte Sign Serigrafia: uma loja em São José. Boa opção pra quem mora no continente. Rua Osni João Vieira, 190, Campinas - São José (48) 3259.1917 e (48) 3035.1917

Artes e Ofícios: Aqui na Trindade. Dependo do que for comprar, é melhor do que ir até o centro. Rua Lauro Linhares, 447, Trindade (48) 3333.2300

Busch: Aqui você encontrará alguns materiais utéis para sua maquete e para o primeiro projeto que a Mãrta te dará. Rua Conselheiro Mafra, 104, Centro de Floripa (48) 3222.6191

6B: Rua Conselheiro Mafra, 538, Centro de outra loja nova no Centro.Floripa (48) 3223.9640

23

Page 24: Manual do Calouro 2015

O Canteiro e o Desenho Sérgio Ferro

Caminhos da Arquitetura Vilanova Artigas

Arquitetura Nova Pedro Fiori Arantes

Urbanismo e Revolução Jacinto M. Rodrigues

Arte Moderna Argan

Manual do Arquiteto Descalço Johan Van Lengen

O que é pós-modernismo David Harvey

Por uma arquitetura Le Courbusier

Uma nova agenda para arquitetura Vários autores

O Centro da Cidade de Salvador Milton Santos

A história econômica do Brasil Caio Prado Junior

Florianópolis do outro lado do espelho Margareth Pimenta (org)

Economia Política da Urbanização Paul Singer

Quadro da arquitetura no Brasil Nestor Goulart Reis Filho

Planeta Favela Mike Davis

A estética da Ginga Paola Berenstein Jacques

Sutis Substâncias da Arquitetura Lina Bo Bardi

FICAdICA

LiVROS

Dessa maneira, o cinema pode se tornar um canal de alerta para a sociedade e para possíveis conseqüências de um mau planejamento urbano ou descuido com o patrimônio público, por exemplo.O CINEARQ vem com a proposta de, não só promover e discutir esse contato entre arquitetura e cinema, mas debater diversos outros assuntos que dizem respeito não só a nós, acadêmicos, mas a toda sociedade.Participe das próximas sessões e vá além dos conhecimentos adquiridos em sala de aula!

CINEARQ

24

CINEMAA lém de se r um me io de democratizar a informação e impulsionar o direito de livre expressão, o cinema se relaciona intimamente com muitas outras artes, entre elas, a Arquitetura e Urbanismo. Como forma de melhor contextualizar um filme em uma época ou local, cultura ou tradição, a ambientação é parte e s s e n c i a l d a p r o d u ç ã o cinematográfica. Por ser um meio dinâmico e de fácil diálogo com o espectador, o cinema cria uma vivência espacial ilusória que, muitas vezes, interfere na visão realista do espaço.

Page 25: Manual do Calouro 2015

arquitetonico.ufsc.br site sobre arquitetura de alunos da ARQ-UFSC

geo.pmf.sc.gov.br informações sobre Florianópolis

vitruvius.com.br arquitetura para se ler

arcoweb.com.br sobre projetos em geral

theurbanearth.wordpress.com blog de urbanismo

arcspace.com projetos de diversos arquitetos

play-scapes.com site bom pra p-zero

wallpaper.com revista de design dos Estados Unidos.

designboom.com design e arquitetura

rebelart.net intervenção urbana

spacecollective.com/gallery artes

thecoolhunter.net arquitetura, design, moda

worldarchitecture.org arquitetura pelo mundo

abarrigadeumarquitecto.blogspot.com arquitetura

archinect.com boas referências

cityofsound.com arquitetura e urbanismo

minusfive.com arquitetura e design

arqbrasil.com.br arquitetura brasileira

dezeen.com arquitetura e design

revistaau.com.br revista nacional sobre arquitetura

autodesk.com.br/education site da Autodesk, a empresa que faz o AutoCAD e o Revit, entre outros. Eles são dois dos os programas mais usados por quem deseja desenhar e fazer a modelagem virtual de seus projetos. É possível baixar cópias originais de graça com um email @ufsc.br (para você, será um @grad.ufsc.br, que pode ser feito no site do IdUFSC).

☝ GD é a matéria que a maioria terá mais dificuldade. Aí vão umas dicas que podem facilitar a sua vida:- Utilize folhas brancas, nada com linhas ou quadriculados. Elas ajudam a compreender melhor os desenhos;- Entenda o começo da matéria e vá bem na primeira prova. Isso pode ser essencial, já que é a prova mais fácil. Garanta sua nota! ☝ Quanto à Experimentação, não menospreze os relatórios do Joãozinho! Eles realmente caem na prova, por isso não chegue atrasado, ande rápido e tenha sempre prancheta e caneta em mãos.☝ Não se acanhe em pedir ajuda aos seus veteranos. Eles não terão problemas em ajudar.

25

LINKS

ARQdICAS

Page 26: Manual do Calouro 2015

26

MUNdOAFORA

A FeNEA é Federação Nacional dos e das Estudantes de Arquitetura do Brasil. Você já é um membro da FeNEA. Sua missão é coordenar um movimento pela modernização do ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil, através de uma ampla discussão técnico política, participativa e democrática, com os diferentes âmbitos e atores envolvidos no processo de educação superior, resgatando o papel político da classe estudantil de forma solidária, fraterna, humana, ética e amorosa. Ela é gerida pela diretoria da FeNEA, cujas gestões duram um ano, e subdividida em regionais - a nossa é a Sul.

A FeNEA é responsável pelos Encontros de Arquitetura (os famosos EREA - regionais - e ENEA - nacionais). São ótimos para quem quer encontrar novas pessoas, e aprender mais sobre ARQ e URB em atividades variadas como palestras e oficinas. Claro que também tem festa! Outro projeto da FeNEA são os EMAUs: aqui na UFSC tem o AMA.

Você já pensou que sua cidade pode não ter sido projetada para você? Que o tamanho ou gabarito dela não respeita seu campo de visão e poder de percepção?

Arquitetura não é só sala de aula. Todos os anos, aguardamos ansiosos pelo Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura da Regional Sul, que esse ano será em Passo Fundo, RS, entre os dias 7 e 12 de abril. Sua temática é "Qual é a sua escala?", e ela estará presente nas oficinas, vivências, palestras, festas... É uma experiência única, você só entenderá indo.

Você, calouro, não só pode como deve participar. Fique de olho e procure um delegado: ele vai poder te dar todas as informações sobre o encontro, além dos valores e períodos das inscrições.

ereasulpf.wix.com/ereasul

cala.ufsc.bresse ano tem

SENEMAU SPENEA RIOEREA PASSO FUNDOprepare o cofrinho e a disposição

Tarefinha de casa: conferir o site! fenea.org

SERES POA

EREA PF: Qual é a sua escala?

Trecho do texto da temática do EREA PF

fb.me/ereasul.passofundo

Page 27: Manual do Calouro 2015

NdÁR

IO

27

9 mar9-13 mar

7-12 abr

junho

só isso?

INÍCIO DAS AULAS

PRIMEIRA SEMANACoisa pra fazer é o que não falta na primeira semana: assistir a aula magna, ver a apresentação das entidades, as bancas de TCC... e ainda sobra tempo pra conhecer a galera pelo pavilhinho!

Os encontros de arquitetura são uma ótima oportunidade de troca de experiências, através do contato com estudantes de outras universidades e de um novo olhar dos lugares. Mais detalhes ai na página ao lado. PARTICIPE!

O ArraiARQ é o arraiá da Arquitetura da UFSC. Todos os anos a comunidade da ARQ se unem nesse que é um dos maiores eventos do curso. As barraquinhas são separadas por turmas ou pessoas interessadas, sendo um ótimo espaço de integração do curso. Fique ligado nos cartazes e não esqueça de organizar a sua barraca!

EREA PASSO FUNDO

ARRAIARQ

SEMANARQ 2015

FANTASIARQ 2015.1 FANTASIARQ 2015.2

ARQSPORTSIV MAU

SENEMAU SPENEA RIO

Claro que não! Alguns outros eventos que devem rolar em 2015

SERES POA

Page 28: Manual do Calouro 2015

ARQUITETURA E URBANISMO | UFSC

cala.ufsc.br fb.me/[email protected]

CENTRO ACADÊMICOLIVRE DE ARQUITETURA