MANUAL WMSAT alterado...Por favor, mantenha a bomba num local seco no caso de ter que ser armazenada...

4
MOTOBOMBA SUBMERSÍVEL WMSAT1.5-16H; WMSAT7-18H. MANUAL DE INSTRUÇÃO Trabalhar com águas negras, provenientes de esgoto;

Transcript of MANUAL WMSAT alterado...Por favor, mantenha a bomba num local seco no caso de ter que ser armazenada...

Page 1: MANUAL WMSAT alterado...Por favor, mantenha a bomba num local seco no caso de ter que ser armazenada durante um longo período de tempo. Medida de resistência de isolamento Medir

MOTOBOMBASUBMERSÍVEL

WMSAT1.5-16H; WMSAT7-18H.

MANUAL DE INSTRUÇÃO

Trabalhar com águas negras, provenientes de esgoto;

Page 2: MANUAL WMSAT alterado...Por favor, mantenha a bomba num local seco no caso de ter que ser armazenada durante um longo período de tempo. Medida de resistência de isolamento Medir

1. Tensão muito baixa;

2. Falta de fase;

3. Rotor travado;

4. Grande perda de tensão no cabo;

5. Enrolamento de estator danificado.

1. Presença de ar no corpo da motobomba;

2. Entrada de ar pela tubulação de sucção;

3. Valvula de retenção não abre ou congestionada, grande resistência na tubulação ou altura de sucção muito alta.

1. Disjuntor desarma ou fusível queima;

2. Rotor travado;

3. Enrolamento do estator danificado.

Solução de problemas

Problema Principais causas Solução

A motobomba liga com dificuldade

Vazão insuficiente

Motobomba para de funcionar

Enrolamentodo estator danificado

1. Ajuste a tensão de 0.9 à 1.1 do valor nominal;

2. Verifique o interruptor, cabo e terminal;

3. Desobstrua o rotor;

4. Verifique se o cabo é apropriado;

5. Rebobine ou troque o estator danificado.

1. Encher com água suficiente para remover o ar;

2. Verifique as juntas e tubulação para garantir vedação completa;

3. Verifique a flexibilidade da válvula de pé e desobstrua a mesma, colocando-a para trabalhar na altura de sucção recomendada.

1. Verifique a conexão elétrica do motor e se a tensão está correta.

2. Desobstrua o rotor;

3. Rebobine ou troque o estator danificado.

1. Curto-circuito no enrolamento devido vazamento de água do selo mecânico para o motor;

2. Rotor travado;

3. Motobomba liga e desliga frequentemente;

4. Motobomba trabalha com sobrecarga.

1. Rebobine o motor de acordo com as exigências técnicas originais;

2. Desmonte o estator bobinado;

3. Troque a sua fiação e faça o banho em produto verniz isolante.

Em caso de dúvida envie para assistência técnica autorizada.

Atenção

A motobomba irá funcionar normalmente nas seguintes condições:1 - Temperatura média máxima: +40°C2 - PH médio: 6.5 a 8.53 - Tamanho máximo da partícula sólida: 0.2 mm4 - A performance da motobomba deve estar de acordo com as informações da plaqueta5 - A potência elétrica da motobomba deve estar de acordo com os valores informados na plaqueta6 - Profundidade máxima de imersão: 5 m

Esta série de produtos pode ser usada como sistema de pequeno porte para aplicação doméstica. É adequada para drenagem de tanques, cisternas, irrigação de campo, jardim, estufas e criação de peixes. Uso intermitente (não deve ser usado continuamente).

Obrigado por escolher os produtos de nossa empresa. Leia este manual atentamente antes de operar o produto.

Condições para uso

Antes de operar a motobomba assegure que o produtoesteja devidamente aterrado;Não toque na motobomba enquanto estiver ligada;Não ligue a motobomba sem água.

Page 3: MANUAL WMSAT alterado...Por favor, mantenha a bomba num local seco no caso de ter que ser armazenada durante um longo período de tempo. Medida de resistência de isolamento Medir

Instalação

1- Antes da instalação verifique se existe algum dano na motobomba causado pelo transporte ou armazenamento. A resistência de isolamento deve exceder 50M Ω. Para o modelo QS a resistência deve ser maior que 0.5M Ω quando está próximo da temperatura normal de operação.

2- Na fiação é necessário instalar corretamente o fio terra, dispositivo de proteção contra fuga de energia. Para a motobomba trifásica certifique-se que o fio terra esteja devidamente aterrado. As motobombas trifásicas necessitam de dispositivos para proteção contra sobrecarga, escolha um de acordo com a corrente ou potência marcada na placa de identificação.

3- Em caso de teste da motobomba sem água, este não deve durar mais do que 10 segundos. Verifique o sentido de rotação do motor antes de submergir a motobomba. Para motobombas trifásicas a rotação é no sentido anti-horário, caso a rotação esteja no sentido horário desligue a energia imediatamente e inverta duas fases da ligação da motobomba.

4- Não puxe ou utilize o cabo de alimentação como cabo para içamento. Não puxe o cabo enquanto a motobomba estiver em operação para evitar danos ao cabo e ocasionar choques elétricos.

5- A profundidade máxima para submergir a motobomba é de 5 metros e também deve estar 0,5 metros acima do fundo do local. Não posicione a motobomba em lama. Verifique o nível da água frequentemente enquanto a motobomba estiver ligada, pois a mesma não pode operar sem água.

6- Quando a motobomba estiver em operação é proibida a utilização da água ao redor do produto (lavar, nadar, banhar-se) para evitar acidentes.

Atenção!Este produto deve ser instalado e manuseado por um técnico qualificado, que tenha lido e compreendido este manual.Não toque na motobomba, a menos que a rede elétrica tenha sido cortada por pelo menos 5 minutos.

Verificar e substituir o óleo.As motobombas submesíveis possuem um compartimento interno para armaze-namento de óleo que faz a lubrificação do selo mecânico.(O motor não possui óleo)Recomendação: Cheque o óleo a cada 3-6 meses e substitua uma vez ao ano.óleo adequado para a substituição: óleo mineral branco ou óleo de parafina com viscosidade próxima ISO Vg32.Capacidade recomendada de enchimento de óleo: 90%.Por favor, mantenha a bomba num local seco no caso de ter que ser armazenada durante um longo período de tempo.

Medida de resistência de isolamentoMedir a resistência uma vez por mês.Se o valor medido pelo megometro de 500V é igual ou inferior 0.5MΩ, amanutenção do motor é necessária.

Substituição de óleo:

1 ). Coloque a bomba com o bujão de óleo paracima e a bomba horizontalmente. Abra o bujão com uma chave de fenda.

2). Drenar o óleo e encher uma quantidadeapropriada de óleo novo.

3).Aperte o bujão com uma chave de fenda.

Nota: Substitua o anel de vedação dobujão, caso esteja danificado.

Page 4: MANUAL WMSAT alterado...Por favor, mantenha a bomba num local seco no caso de ter que ser armazenada durante um longo período de tempo. Medida de resistência de isolamento Medir

7- Em operações normais o dispositivo de proteção contra sobrecarga não deve ser ativado. No caso da motobomba desarme frequentemente, desligue a energia para avaliar o problema.

8- Depois de cortar a energia não remova a motobomba da água até o motor resfriar por completo.

9- A câmara de óleo é preenchida com óleo que assegura a efetiva lubrificação e resfriamento do selo mecânico. Em caso de mal funcionamento do produto esse óleo pode vazar, sendo potencialmente perigoso para uso em plantações e transporte de água potável para animais ou humanos.

1- Depois de 2500 horas de operação um trabalho de manutenção conforme abaixo deve ser feito:

Desmonte a motobomba e verifique todas as partes vulneráveis como rolamentos, selo mecânico e rotor e em caso de danos a substituição das peças deve ser providenciada.

2- Teste de pressão: Após montar a motobomba novamente, a pressão deve ser de 0.2Mpa durante o teste em um período de 3 minutos, também não deve apresentar vazamentos.

3-Troca de óleo: Remova o parafuso da câmara de óleo e coloque o óleo mecânico novo (90% da capacidade da câmara de óleo).

4- Quando a motobomba não for utilizada por um longo período de tempo, ela não deve permanecer dentro da água, quando for usada novamente deve ser colocada em um reservatório de água limpa (tanque) por alguns minutos para remover possíveis detritos dentro e fora da motobomba.

5- Após um longo período parada, certifique-se que o eixo não esteja travado ou algum componente oxidado antes de colocar a bomba em operação.

Manutenção