Março/2014

60
202 ANO XIX MARÇO 2014 ATÉ DIA 11 DE ABRIL ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DO GRACIOSA. PARTICIPE E MOSTRE QUE VOCÊ TEM TALENTO

description

Salão Graciosa de Artes Plásticas

Transcript of Março/2014

Page 1: Março/2014

AN

O X

IX . N

ÚM

ER

O 2

02

. MA

O 2

014

202ANO XIX

MARÇO 2014

ATÉ DIA 11 DE ABRIL ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DO GRACIOSA.

PARTICIPE E MOSTRE QUE VOCÊ TEM TALENTO

capa salao de artes GCC_202.indd 1 12/03/2014 09:59:42

Page 2: Março/2014
Page 3: Março/2014

3

É com muita honra e satisfação que entrego à família graciosana no mês de março a nossa Sede Social, totalmente restaurada e modernizada, e a conclusão de outras obras importantes realizadas no período.

Conforme informado na edição anterior, durante as férias todo clube passou por reformas de revitalização e melhorias, e após 45 dias de trabalhos intensos, entregamos um Graciosa ainda melhor, para que todos possam desfrutar dessa magnífica estrutura, seus benefícios e como-didades com muito mais conforto e qualidade no seu dia a dia. Nesta edição, vocês poderão conferir os locais e as obras realizadas.

O mês de março é especial, ele abre oficialmente a agenda da família graciosana, que em 2014 será recheada de atividades e eventos memoráveis para todas as idades e gostos. Com uma explosão de alegria os pequenos graciosanos abriram o mês em duas grandes festas dedicadas a eles, o Grito de Carnaval no dia 01 e a tradicional Festa de Carnaval no dia 08, no Clubinho da Criança.

Não poderia deixar de mencionar o Departamento de Tênis que sediou nos dias 7, 8 e 9 de março, a 12a edição do circuito Itaú Masters Tour de Tênis. A competição é considerada uma das maiores disputas de seniors do país.

Teremos ainda neste mês duas grandes festas. O Encerramento do Verão irá relembrar os grandes clássicos dos anos 70 no dia 22, organizada pela Diretora Social Eliana Fadel Farracha de Castro. E a festa Wild One, organizada pelo Grêmio Flamingo que irá agitar os nossos jovens no dia 28, com uma variedade de atrações. Reforço aqui o meu convite a todos para desfrutarem intensamente de todas atividades, pois elas são organizadas e produzidas com muita dedicação para vocês. Não deixem de conferir a programação completa!

E por fim deixo aqui o meu abraço e o meu carinho a elas que fazem dos nossos dias ainda mais dinâmicos com toda sua multiplicidade funcional e sua radiante beleza. Parabéns a todas as mulheres, não apenas pelo seu dia, pelo seu mês, mas por todos os 365 dias.

Saudações Graciosanas,

João Carlos RibeiroPresidente

programação variada marca

o INÍCIo DAS ATIVIDADES EM 2014

Page 4: Março/2014

&A Inove, referência em mobiliário contemporâneo, traz para Curitiba a marca Vitra, ícone do design mundial.

I N O V E D E S I G N . C O M . B R

Batel R. Gonçalves Dias, 198 F. 41 3274 4882

Água Verde R. Castro, 197 F. 41 3014 9393

Jardim Social Av. Nsa. Sª da Luz, 1715 F. 41 3023 9393

Page 5: Março/2014

&A Inove, referência em mobiliário contemporâneo, traz para Curitiba a marca Vitra, ícone do design mundial.

I N O V E D E S I G N . C O M . B R

Batel R. Gonçalves Dias, 198 F. 41 3274 4882

Água Verde R. Castro, 197 F. 41 3014 9393

Jardim Social Av. Nsa. Sª da Luz, 1715 F. 41 3023 9393

Page 6: Março/2014

6

nº 202 . Ano XIXMarço 2014

SUMÁRIo

ExpEDIENTE

A Revista Graciosa Country Club não se responsabiliza pelos espaços publicitários comercializados, bem como pelos artigos assinados, sendo as duas formas de promoção de inteira responsabilidade de seus anunciantes e autores.

Jornalista responsávelCaroline Nogarolli > MTB 5271

direção de arteAlessandra Saltori > ldeale Design

designersRoberta Soares, Renato Nogueira e Paula Masetti > ldeale Design

comercialização de [email protected]. 3016-9094 / 9996.9995

impressão

> Total Editora Ltda.

12

08. NEwSChá daTardeEncontro com a PalavraRevista InterativaOuvidoriaCulturaAvisos

12. pATRIMôNIoObras

16. SoCIALGrito de Carnaval do ClubinhoQuarta com Música

26. CULTURASalão Graciosa de Artes PlásticasEncontro com a Palavra

36. CpEEntrevistaJudô e Muay ThayCampeonato de Futebol SocietyAulas de Spinning + ZUMBA R

Graciosa Runner’s

42. GoLfEAbertura da Temporada 2014Taça Volta às AulasTaça VerãoTermos Técnicos do Golfe

48. TêNISMaster 2013Raquetinha de VerãoItaú Master TourTenistas que Brilham

16

Page 7: Março/2014

EXAME MÉDICO OBRIGATÓRIOPARA ACESSO ÀS PISCINAS

A Diretoria do Graciosa Country Club, comunica que atendendo a Resolução SMS nº 40 de 04/12/2012, a partir do dia 30 de março de 2014, somente poderá frequentar as piscinas do Clube, o sócio que estiver com exame médico em dia.

“EXAME DERMATOLÓGICO PARA USO DE PISCINAS”

Os agendamentos devem ser efetuados a partir do dia 05 de fevereiro na Secretaria do CPE.

DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:Quartas-feiras das 17h00 às 19h00

Sábados das 09h30 às 11h30LOCAL DO ATENDIMENTO: Ambulatório

Os exames serão efetuados pela empresa Saúde VitalMédico responsável: Dr. João Cesar Linczuk – Diretor Médico

IMPORTANTE

- Quem deve fazer: adultos e crianças a partir dos 06 anos de idade.- O associado deve se apresentar para o exame em traje de banho.- O exame terá o valor de R$ 30,00 que poderá ser debitado no seu cartão graciosa ou pago em dinheiro no momento do agendamento.- Serão aceitos atestados de médicos particulares, porém o atestado deve ser especifico para liberação de uso de piscina. Deve conter: Exame dermatológico “Aptidão para uso de piscina”- O atestado deverá ser entregue na Secretaria do Centro Poliesportivo ou na Secretaria Geral.

Informações na Secretaria do CPE

COMUNICADO

Page 8: Março/2014

8

NE

wS

no

vid

ad

es

do

clu

be

> dia 30 de abril

> horário 15 horas

> local sede social

ChÁ DA TARDE Venha desfrutar de uma agradável tarde na companhia das amigas, com muito bate-papo e quitutes deliciosos.

Lançamento da Coleção Dia das Mães Bergerson.

O Conselho da Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto, esta preparando uma noite em comemoração aos 450 anos do nascimento de William Shakespeare.

> dia24 de abril

> horário19h30

> localsede social

Page 9: Março/2014

9

REVISTA INTERATIVAAgora você já pode acessar a Revista do Graciosa de forma interativa pelo seu Smarthphone ou Tablet. Disponível para download gratuito pela App Store e no Google Play.

> acesse https://www.magtab.com/revista-graciosa-country-club

qUARTA CoM MúSICA Toda última quarta-feira do mês tem música no Bar do Tênis em um happy hour super animado.

Venha curtir bons momentos com os amigos a partir das 19h30.

NE

wS

no

vid

ad

es

do

clu

be

Page 10: Março/2014

10

SpA MASCULINo A partir de março ela esta de volta! Todas as quartas-feiras, tem costela assada no SPA masculino, a partir das 18 horas.

M a i s i n f o r m a ç õ e s S P A m a s c u l i n o

SECRETARIA Para sua segurança, a diretoria do clube solicita que todos os sócios façam sua atualização cadastral e de seus dependentes e a renovação de sua foto.

Lembramos que o clube possui eventos mensais os quais são divulgados via e-mail marketing, atualize seus dados e fique por dentro de toda programação.

NE

wS

no

vid

ad

es

do

clu

be

oUVIDoRIACom o intuito de fazer um Graciosa cada vez melhor, participe, opine e dê sugestões. Elas serão avaliadas pela ouvidoria do Clube.

São três os canais disponíveis:

> e-mail [email protected]

> Fale conosco no site www.graciosa.com.br

> canal aberto urnas à disposição dos associados espalhadas em pontos estratégicos do clube.

Page 11: Março/2014
Page 12: Março/2014

12

REVITALIZAÇÃoe MELhoRIAS

As obras de revitalização e melhoria, são um processo continuo dentro das organizações. Elas visam não apenas a manutenção e revita-

lização das estruturas existentes, mas também a mo-dernização e substituição de peças e produtos por tecnologias mais avançadas.

Aqui no Graciosa não poderia ser diferente, visando sempre a qualidade e satisfação de todos os sócios, aproveitamos o período de férias, que é quando o fluxo de pessoas diminui, para aprimorar e moderni-zar nossas instalações.

Em janeiro e fevereiro de 2014 foram feitas obras por todo clube, algumas ainda em fase de finalização.

O Centro Poliesportivo teve o sistema de aquecimento a gás das piscinas substituído por bombas de calor, sistema trocador de calor, que mantem a piscina aquecida com baixo consumo de energia, representando economia sig-nificativa. E a implantação do lava-pés concluída.

O Departamento do Tênis teve a quadra 8 de saibro to-talmente refeita em um trabalho minucioso e manual. As duas quadras de Squash foram totalmente reformadas, paredes, piso e teto 100% trocados e toda pintura refeita.

O Departamento de Golfe além da manutenção cons-tante em seu campo, teve a cascata, um grande diferen-cial do nosso campo totalmente repaginada, foram efe-tuadas melhorias no chafariz e lago do green 9/18.

ob

RA

Sr

ev

ita

liz

ão

e m

elh

or

ias

Page 13: Março/2014

13

A Casa de Festas, ganhou parede divisória entre área de serviço e salão, mantendo assim maior privacidade para os eventos. Na parte da cozinha, uma nova área específica com armários de aço para guardar utensí-lios e panelas foi construída. O novo acesso de serviço através de rampa com entrada pelo estacionamento funcional, ajudará a equilibrar o congestionamento na entrada principal em dias de festas, evitando transtor-nos no transito e com vizinhos.

A Sede Social, passou por reformas nesse período, tendo em sua estrutura todo sistema de ar condicionado troca-do, desde a tubulação, ganhando novo sistema com gás ecológico. Considerado ecológico pois não contém cloro nocivo, clorofluorcarboneto, não é tóxico e nem inflamá-vel, o gás com baixos níveis de toxicidade e de inflamabi-lidade, com potencial zero da prostração de ozônio.

Além disso, os condicionadores de ar com esse sistema são de 50% a 60% mais eficientes que aparelhos con-vencionais, em condições de funcionamento compará-veis. O condicionador de ar com gás ecológico tem o consumo elétrico reduzido, pois não permite a geração de picos de energia. Além de maior durabilidade do equipamento.

O teto de gesso passou por restauração completa, o piso recebeu tratamento especial, sendo lixado, im-permeabilizado e encerado e a iluminação foi toda substituída por luminárias e lâmpadas de LED. As lu-zes de LED são extremamente eficientes e permitem economizar entre 60 e 90% se comparadas às lâmpa-das incandescentes convencionais. As luzes LED resis-tem a grandes variações de temperatura e a vibração, o que assegura a continuidade de operação. As lâm-padas LED não são frágeis e dificilmente se quebram. A qualidade luminosa é visivelmente notada.

As duas quadras de Squash e a quadra 8 de tênis foram totalmente reformadas

Bombas de calor, sistema trocador de calor para aquecimento das piscinas do CPE

foto

s Lu

cas

Lope

s

Page 14: Março/2014

14

ob

RA

Sr

ev

ita

liz

ão

e m

elh

or

ias

O paisagismo do jardim da sede social foi refeito ganhando nova ornamenta-ção de flores.

A manutenção não para por aqui, afinal uma estrutura com a magnitude do Graciosa, precisa e merece toda atenção e conservação para o seu bom funcionamento.

Piso da Sede Social recebeu tratamento especial

O paisagismo do jardim da sede social foi refeito ganhando nova ornamentação de flores

Page 15: Março/2014

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

AF - 21x28cm - Office Batel v3.pdf 1 1/28/14 4:27 PM

Page 16: Março/2014

16

CLU

bIN

ho

g

rit

o d

e c

ar

nav

al

A tarde do sábado dia 01 de março foi de muita alegria e diversão com o Grito de Car-naval organizado pela Diretora do Clubinho da Criança, Alessandra Pinheiro, e sua equipe.

São Pedro colaborou e o sol compareceu para deixar o dia ainda mais delicioso. Os pequenos graciosanos pularam e brincaram com muito confete e serpentina embalados pelas marchinhas de Carnaval.

A parte interna e externa do clubinho ficou lotada em total clima de interação e descon-tração entre as famílias graciosanas.

CARNAVAL

Page 17: Março/2014

17

foto

s Lu

cas

Lope

s

Page 18: Março/2014

18

CLU

bIN

ho

g

rit

o d

e c

ar

nav

al

Page 19: Março/2014

19

foto

s Lu

cas

Lope

s

Page 20: Março/2014

20

CLU

bIN

ho

g

rit

o d

e c

ar

nav

al

foto

s Lu

cas

Lope

s

Page 21: Março/2014
Page 22: Março/2014

22

01. sofia oliveira 02. adriana vidal, reinaldo accyoli e mariane tourinho 03. liliane nicolau, maria eduarda e marcelo gomm santos

MúSICA, SEMpRE

amigos, bate papo e boa música, assim começou a

temporada 2014

o Happy Hour mais animado, abriu o calen-dário no dia 29 de janeiro, reunindo asso-ciados de todas as faixa etárias. O evento

que acontece toda última quarta-feira de cada mês e tem como objetivo, proporcionar um espaço para que o sócio musicalizado interaja com os amigos está de volta. Em fevereiro demos uma pausa devido às festividades carnavalescas, mas a partir de março, já deixe a última quarta-feira reservada em sua agenda e venha cantar e se divertir.

01

03

02

So

CIA

L q

ua

rta

co

m m

ús

ica

Page 23: Março/2014

23

04. silvio luhm, rodrigo valente, ricardo cortese, Joaquim guimarães e miau carraro

05. bernardo laks, silneide pereira alves, andrea martinez, carlos araujo e andré martinez

06. mark luhm, clara luhm e clarice montenegro

07. rodrigo valente e elizabeth neto

08. tania Fernandes, rosane ambrósio e Joice margue

09. tereza e ricardo maranhão

>

04

07

05

08

09

06

Page 24: Março/2014

24

Summer closingSummer ClosingAnos 70

Summer closingSummer ClosingAnos 70

INICIO: 21HSE MAIS: DJ STEPHANYA LIMAWELCOME DRINK DE CUBA LIBRE

LOCAL: SEDE SOCIAL

INFORMACOES NA SECRETARIA GERAL DO CLUBE

BANDA NEGA FULO

22/03

Page 25: Março/2014

25

Summer closingSummer ClosingAnos 70

Summer closingSummer ClosingAnos 70

INICIO: 21HSE MAIS: DJ STEPHANYA LIMAWELCOME DRINK DE CUBA LIBRE

LOCAL: SEDE SOCIAL

INFORMACOES NA SECRETARIA GERAL DO CLUBE

BANDA NEGA FULO

22/03

Page 26: Março/2014

26

SALÃo GRACIoSA DE ARTES

pLÁSTICAS p o r S u z a n a L o b o

Estamos na 16ª edição do Salão Graciosa de Artes Plásticas. Um Salão particular, idealizado pelo Presidente

João Carlos Ribeiro e seu então diretor de cultura, o arquiteto Waldir Simões de Assis.

O Graciosa Country Club, criado com objetivos bem definidos: a prática do golfe e do tênis, começava então uma proposta nova, ampliando sua atuação e garantindo seu aprimoramento intelectual, além de uma oportunidade para que os sócios pudessem mostrar sua arte e principalmente, apreciar o que se estava fazendo de novo nessa área.

E o presidente pensou grande: abrindo o espaço para a comunidade artística em geral, oferecendo prêmios iguais ou melhores aos dos Salões Oficiais do país. Para tal, foram feitas parcerias e todos saíram ganhando.

CU

LTU

RA

sa

o g

ra

cio

sa

de

ar

te

s p

st

ica

s

Page 27: Março/2014

27

SUZANA LOBO, curitibana, passou a infância e juventude no Rio de Janeiro, onde se iniciou nas artes plásticas, sendo discípula de Iberê Camargo e Ivan Serpa.

Com extenso currículo, incluindo exposições no Brasil e exterior, participa-ção na IX Bienal de São Paulo e tendo obtido diversas premiações, é verbete em três Dicionários de Arte: Dicionário das Artes de Roberto Pontual, Dicioná-rio de Artes do Ministério de Educação e Cultura e Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos de Walmir Aiala.

Obras suas fazem parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes (RJ), Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Metropolitano de Arte (MUMA-PR), Museu Oscar Niemeyer (PR) além de coleções particulares no Brasil e exterior.

Mas os sócios se sentiam em desvanta-gem pois enquanto amadores, na sua grande maioria, viam os prêmios escor-rendo por entre os dedos. Foi quando o diretor de cultura Túlio Vargas teve a ideia de dividir o Salão em duas categorias: a do sócio e da comunidade artística. Isto foi possível, repito, por se tratar de um Salão não governamental, que embora não abra mão da qualidade artística, da inovação e das técnicas e novas correntes da arte, vê na valorização do sócio um de seus maiores objetivos.

Há 15 anos sou a curadora do Salão de Artes Plásticas Graciosa. Para selecionar as obras, bem como indicar os premiados, convidamos sempre artistas, professores e críticos do mais alto calibre.

Ao júri, ora composto pelo artista plástico Fernando Vellozo, o crítico de arte João Henrique do Amaral e o escultor Alfi Vivern, caberá a difícil tarefa de escolher as obras mais representativas de nosso tempo. É a vida se refletindo na arte, cheia de contradições e desencontros, mas também plena de esperança.

Fica o meu convite aos sócios artistas, a participação de todos é sempre muito enriquecedora para o nosso evento.

> Desde 1967 morando em Curitiba, Suzana Lobo coordenou o atelier do Museu Guido Viaro (de 1977 a 1987) e o atelier de pintura do Solar do Barão em 1988.

> Dirigiu o Museu Guido Viaro (Fundação Cultural de Curitiba) de 1989 a 1994, quando foi também coordenadora dos museus municipais de Curitiba.

> Fez parte do Conselho Estadual da Mulher e do Conselho Consultivo do Museu Alfredo Andersen.

> Dirigiu o Museu Alfredo Andersen de 1995 a 1997.

> De 1998 a 2002 foi Coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Paraná.

> Fez parte do conselho consultivo do MAC.

> De 2002 a 2003 foi coordenadora do Museu Metropolitano de Arte (MUMA) até sua aposentadoria em 2009.

> Atualmente faz parte do conselho do (novo) Museu Guido Viaro.

> Curadora do Salão Graciosa de Artes Plásticas desde 1999.

CURADoRA E SóCIA SUZANA Lobo

Page 28: Março/2014
Page 29: Março/2014

Os imóveis são cinematográficos Quem ganha o Oscar é você!

O Filme da Sua Vida por Follador Imóveis

Paixão em viver ao lado do Graciosa Country Club

Feitos Um para o OutroVocê e o Graciosa

Casa Bellao sonho de viver numa Mansão

Detalhes destas e outra ofertas de Alto Padrão, visite nosso site: www.folladorimoveis.com.br 3013.6564 | 9976.2961

CR

EC

I 135

5

Hampton Village

Condomínio Fechado

Alfredo Andersen

782m²

768m²Terreno Exclusivo

3.465m²

Ville Lumière1009m²

Page 30: Março/2014

30

BAZAR SOLIDÁRIO DE INVERNO

Temos um ano muito movimentado pela frente.

Contamos com o apoio de todos e comunicamos

aos associados, que já

estamos recebendo doações para o bazar solidário de inverno.

[email protected] você também uma voluntária!

Page 31: Março/2014

31

Page 32: Março/2014

32

CU

LTU

RA

e

nc

on

tr

o c

om

a p

alav

ra

ShAkESpEAREfAZ 450ANoS

EM CoMEMoRAÇÃo à DATA, o CoNSELho DA bIbLIoTECA bENTo MUNhoZ DA RoChA NETTo, TRAZ INfoRMAÇõES VALIoSAS, ALGUMAS poUCo CoNhECIDAS DA TRAjETóRIA E hISTóRIA DE ShAkESpEARE, EM ENTREVISTA ExCLUSIVA CoM LIANA

LEÃo, pRofESSoRA DA UfpR, EDIToRA Do GLobAL ShAkESpEARE Do MIT. o ENCoNTRo CoM A pALAVRA ACoNTECERÁ No DIA 24 DE AbRIL

p o r p r o f a . L i a n a L e ã o

Page 33: Março/2014

33

GCC > Qual o significado da comemora-ção 450 anos de Shakespeare?

LL > Em abril de 1564 Shakespeare nasceu, no interior da Inglaterra. O dia exato é desconhe-cido. Sabemos que foi batizado no dia 26 de abril. Como ele morreu em 23 de abril de 1616, elegeu-se o dia 23 de abril como dia do nascimento, que é também dia de São Jorge, padroeiro da Inglaterra (nas palavras de hoje, isto seria marketing). Em 2014, 450 anos depois de seu nascimento, continuamos a ler e a montar as suas peças.

GCC > Por que o permanente interesse por sua obra?

LL > Aprendemos com os seus textos, passamos a compreender as pessoas, suas motivações, seus limites. Ele criou personagens que vivem conflitos e paixões universais: o ciúme; a ambição, a ira, o desejo de vingança. Shakespeare os retrata em situações profunda-mente humanas: a descoberta do amor de Romeu e Julieta; a paixão na idade madura de Antônio e Cleópatra; o luto de Hamlet pelo pai; a necessidade de ser aceito e amado de Timon de Atenas, que “compra” os amigos, a traição de Brutus, e por aí vai.

Há melhor imagem de culpa do que Macbeth, depois que assassinou o rei, olhando suas mãos ensanguentadas e se perguntando: “Que mãos são essas que me arrancam os olhos? Será que o vasto oceano de Netuno pode lavar o sangue destas mãos? Não; nunca! Antes estas mãos conseguiriam avermelhar a imensidão do mar tornando rubro o verde.” Talvez culpa igual encontremos em Lady Macbeth, sonâmbula, que tenta lavar as manchas de sangue (imaginárias) das mãos: “Mas ainda há uma mancha aqui. Fora, mancha maldita.” Como todo mundo sabe, ela acaba se suicidando.

Como vocês podem ver, os personagens de Shakespeare são muito mais ricos que qualquer novela. Aliás, o maior vilão de Shakespeare, Ricardo III, que matou o sobrinho - criança e nos seduz pela inteligência e pelo humor, ultimamente inspirou um personagem de novela, com grande sucesso. O que eu quero dizer com essa comparação é que não é difícil ler Shakespeare e é muito compensador.

GCC > A visão de Shakespeare sobre o ser humano tende a ser positiva ou negativa?

LL > Há uma passagem que ilustra bem sua visão complexa acerca do ser humano: “Que obra de arte é o homem, como é nobre na razão; como é infinito em faculdades, na forma e no movimento como é expressivo e admirável, na ação é como um anjo, em inteligência, como um Deus! A beleza do mundo; o paradigma dos animais. Mas, para mim, o que é essa quintessência do pó?” Ou seja, ele eleva o humano às alturas para depois dizer que é apenas pó.

GCC > Poderia dar um exemplo desta visão em uma peça?

LL > O rei Lear divide seu reino igualmente entre as três filhas. Mas, primeiro, exige que elas declarem publicamente o seu amor. As duas mais velhas, Goneril e Regan, o fazem com exagero, dizendo que amam o pai acima de tudo, mas após herdarem as propriedades, o amor acaba. Elas expulsam o pai de casa em meio à tempestade: são “tigres, não são filhas”, como conclui depois o próprio Lear.

Cordélia, a filha caçula, se recusa a exibir publicamente o seu amor, e é banida do reino. Quando ela descobre que o velho pai está vagando como um mendigo, retorna e o resgata. A esta altura, Lear está louco, mas é capaz de reconhecer Cordélia, a quem chama de espírito celeste e alma do paraíso. Ele compreende o seu erro em avaliar mal o caráter das filhas, e o que mais lhe dói é ter sido injusto com Cordélia.

Temos, portanto, três filhas, criadas pelo mesmo pai e aparentemente “iguais”. As duas mais velhas são falsas e sabem adular e a mais nova, a que fica em silêncio, é a que verdadeiramente ama.

Shakespeare, portanto, fala do ser humano em sua grandeza e em seus aspectos mais mesquinhos, desenha-o como o mais nobre e também o mais abjeto dos seres; aproxima-os dos anjos, como Cordélia, e das feras e aves de rapina, como Goneril e Regan.

GCC > Alguns sustentam que Shakespeare não existiu e que quem escreveu as obras foram nobres, talvez o Conde de Oxford, ou mesmo a Rainha Elizabeth...

LL > Quem dúvida da autoria, esquece o imponderável do “gênio”. Ele existiu, e era filho de Mary Arden e do luveiro e comerciante John Shakespeare. Nasceu em Stratford e há muita documentação sobre ele e a família. O problema é que muitos têm preconceito contra um rapaz do interior da Inglaterra, que não era nobre e nem frequentou a universidade; acham que alguém sem preparo universitário seria incapaz de escrever tão bem. O que absolutamente não é verdade.

Page 34: Março/2014

34

L i a n a L e ã o é professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras na UFPR. É formada em Letras e doutora em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 15 livros publicados, entre eles “A caixinha de Narizes”, “O Livro das Casas” e “Julieta de Bicicleta”, já foi traduzida para o espanhol. Editou os livros “Shakespeare sua época e sua obra”, e “Reflexões shakespereanas”.

Vive em Curitiba (PR)

GCC > Como era o palco de Shakespeare?

LL > Era um pequeno palco de madeira, ao ar livre e à luz do dia, sem cenário e sem cortinas. Como o palco era muito simples e os recursos limitados, a essência deste teatro estava na arte da palavra: eram as palavras que descortinavam mundos. Talvez aqui esteja a dificuldade maior de Shakespeare para nós hoje: somos uma civilização visual, temos dificuldade em ler e em ouvir trechos mais longos no teatro.

Voltando ao palco, a proximidade entre o palco e a platéia dava a intimidade necessária para que as peças funcionassem bem; os atores não precisavam gritar, os monólogos permaneciam falas íntimas, a acústica era boa, o público se sentia próximo dos personagens e de seus conflitos. Podiam ouvir os monólogos como se estivessem entreouvindo seus próprios pensamentos. E a música estava sempre presente nos espetáculos.

GCC > Pode-se visitar o teatro de Shakespeare hoje?

LL > Podemos visitar uma cópia historicamente fiel: o teatro Globe de Londres.

A platéia pode ver o espetáculo tanto sentada, quanto em pé, em torno do palco. É uma experiência teatral diferente dos nossos teatros, em que ficamos sentados e no escuro, e há uma cortina. Ficamos separados do palco e dos atores; os elisabeta-nos ficavam muito mais próximos.

GCC > Shakespeare se tornou um homem rico?

LL > O teatro era sua fonte de renda de várias maneiras. Ele trabalhou como ator, mas não era um ator de primeiro time como seu amigo Richard Burbage, para quem escreveu os personagens Hamlet, Macbeth e Lear. Ganhou também escrevendo peças. Mas só ficou rico porque era um dos donos do teatro Globe e cotista da companhia teatral.

GCC > Onde Shakespeare está enterrado?

LL > Ao se depararem com uma escultura em mármore branco e em tamanho natural do poeta, alguns visitantes à Abadia de Westminster, em Londres, pensam que ali está o túmulo do dramaturgo, ao lado de Lord Byron, Charles Dickens e até de seu grande intérprete no século XX, o ator Sir Laurence Olivier.

Mas a verdade é que no famoso Canto dos Poetas de Westminster está somente a estátua que homenageia Shakespeare. Seu túmulo permanece na cidade onde nasceu, na pequena Igreja onde foi batizado. E, na lápide, uma maldição: “Malditos sejam os que moverem os meus ossos.” Talvez seja por isso que ninguém ainda tenha desenterrado o poeta.

ACESSE > http://globalshakespeares.mit.edu/brazil/

CU

LTU

RA

e

nc

on

tr

o c

om

a p

alav

ra

Page 35: Março/2014
Page 36: Março/2014

36

Cp

Ebat

e-p

apo

fERNANDApIMpÃo

entrevista

A revista do GCC, conversou com fernanda pimpão, que durante as férias manteve o ritmo e não deixou de praticar atividades um dia sequer. Em um bate papo, ela contou um pouco sobre sua vida e a rotina de exercícios e as dicas que ela dá para quem quer manter o pique.

GCC > Como é o seu dia a dia, sua rotina com casa, família, filhos, trabalho, como conciliar tudo e estar bem disposta para malhar?FP > Meu dia é sempre corrido, pois conciliar 2 filhos e trabalho não é fácil! Mas como vou a academia pela manhã, no horário de aula deles fica mais tran-quilo. Não abro mão do meu tempo pela manhã, já que considero a atividade física minha terapia, de-pois da malhação estou pronta para cuidar da casa, marido e filhos!

GCC > Como foi o começo de tudo? Qual sua relação com os exercícios?FP > A minha vida inteira pratiquei exercícios, quando criança fazia ballet e mais tarde troquei para ginásti-ca, já no clube, sempre alternando aula com muscu-lação. Já joguei tênis mas na época estava muito cor-rido para conciliar então decidi parar. Como já disse anteriormente a atividade física é minha terapia, me sinto com mais energia para a correria do dia, mes-mo quando saio “destruída” da aula.

GCC > Quais as modalidade(s) que prática e a quanto tempo?FP > Faço aula de treinamento funcional, desde o ano passado.

GCC > Mantem algum hábito alimentar ou acompanhamento nutricional?FP > Procuro me cuidar um pouco no dia a dia mas no geral como de tudo, só que sem exageros!

Adoro fritura (estou diminuindo) e não abro mão do meu chocolate. Tenho pouca fome e quando saio da linha dou uma controlada nos dias seguintes. Faço acompanhamento com uma nutricionista já que tomo alguns suplementos.

GCC > Toda sua família prática esportes?FP > Sim, todos.

GCC > Durante o período de férias praticou atividade física regularmente, quais os benefícios de não parar nesse período?FP > Sim. Com a prática diária além de me sentir bem dis-posta, percebi melhora na definição muscular, aumento na capacidade respiratória e neuro muscular.

Além da rápida recuperação muscular, sem, falar que o treino na areia faz bem pra alma, já que estava na praia. Acordar cedo com aquela vista linda, tive que aproveitar as dicas do professor.

GCC > O que melhorou na sua qualidade de vida com a prática constante de atividade física?FP > Tenho mais disposição para começar o dia. O fortaleci-mento muscular além da definição do corpo ajuda a evitar possíveis lesões.

GCC > Qual o segredo para manter o pique?FP > Eu realmente estou apaixonada por essa aula. Um tem-po atrás tinha que me forçar ir para academia, quando co-mecei esse treino funcional me viciei, vi a diferença no meu corpo e gostei do resultado. Então o segredo é encontrar uma atividade física que nos dê prazer, aí fica tudo natural.

nome > fernanda Cavalcanti de Albuquerque pimpão idade > 41 anos proFissão > fisioterapeuta

Page 37: Março/2014

37

o qUE o pRofESSoR MIkE DIZ SobRE fERNANDA:

Fernanda é uma aluna extremamente dedicada. Ela retomou suas atividades em 2013, após um período de ausência por motivos profissionais. Seus resultados, num curto espaço de tempo, foram considerados os melhores em termos de qualidade muscular e resistência cardio-respiratória. Sua dedicação nas férias foi fundamental para que no retorno das atividades atingisse números ainda melhores.

EVITE AboRRECIMENToSos praticantes de esportes tem por hábito redu-

zir a frequência das atividades físicas quando as festividades de fim de ano se iniciam. Com a proximi-dade do fim do verão e do “período de férias”, que acabamos nos dando de dezembro até depois do carnaval, muitos já começam a retornar à prática das atividades físicas, mas esquecem que a volta deve ser lenta e cautelosa para que o corpo se adapte nova-mente a rotina de atividades, evitando assim lesões. Afinal, o corpo acaba relaxando nesse período e não

GCC > Qual a mensagem você deixa para os colegas que começam e param?FP > Sempre é hora para recomeçar. Fazer o que nos dá prazer é fundamental para não tornar o exercício um castigo!

GCC > Que dicas dá para quem pratica atividades e pausa nessa época do ano?FP > Retorno gradativo às atividades, ingestão de líqui-dos, alimentação saudável com baixas calorias e muita força de vontade para voltar a malhação.

GCC > Como é treinar no GCC, com a equipe do CPE?FP > Sempre treinei aqui e me sinto totalmente satisfeita.

Tenho total apoio do professor Mike, sempre que pre-ciso mudar algo no meu treino. E ele consegue dar atenção quase que personalizada para todas suas alunas mesmo numa aula lotada!

devemos exigir que repentinamente ele mantenha a mes-ma performance do período anterior às férias.

Com isso o ideal é retornar aos poucos, sempre com auxílio do profissional de educação física para que o re-torno não se transforme em pesadelo. Ele deve ser pra-zeroso, buscando o resultado esperado dentro das suas limitações.

O CPE dispõe de professores altamente qualificados, prontos a lhe auxiliar.

retorno às atividades f ísicas após as férias somente com orientação profissional

Page 38: Março/2014

38

Cp

Ea

ula

s /

ca

mpeo

nat

o

MUAY ThAIO Boxe Tailandês, como é conhecido popularmente no Brasil, é um esporte milenar com mais de 2000 anos, teve sua origem com os Tailandeses, a origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atu-almente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura.

O Muay Thai, utiliza-se de socos, cotoveladas, joelhadas, chutes e é a luta mais completa e com a maior perda de calorias.

VENhA pRATICARCoM A GENTE

SoCIETY ADULTo MASCULINoCAMpEoNATo fUTEboL

jUDôO Judô, um esporte de combate praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano, em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

HoRáRIo CATEGoRIA DIAS

9 às 10 horas 4 a 10 anos Segunda e Quarta

HoRáRIo CATEGoRIA DIAS

19 às 20 horas Livre Segunda e Quarta

20 às 21 horas Livre Segunda e Quarta

inscrições e inFormações >Na secretaria do CpE

início do campeonato >DIA 08 DE AbRIL

não f ique de fora, inscreva sua equipe!

O C o n g r e s s o T é c n i c o a c o n t e c e r á n o d i a 2 7 / 0 3 / 2 0 1 4 a s 1 9 h 3 0 n o C e n t r o P o l i e s p o r t i v o

Page 39: Março/2014

39

AULÃo DE SpINNING CoM Dj + LANÇAMENTo Do ZUMbA®Acontecerá no dia 22 de março, um aulão para a despe-dida do verão a beira da piscina externa. Você não pode ficar de fora afinal o Spinning auxiliar todo o sistema car-diorrespiratório, fortalece pernas e coxas, proporcionando mais saúde e boa forma. Sem contar que ajuda a criar maior resistência corporal e fortalecimento dos músculos da região do abdômen, glúteo, panturrilha e dos sistemas respiratório e cardíaco.Inscrições e informações no CPE.

SobRE o ZUMbA®A festa de dança e fitness original

Você está pronto para entrar em forma se di-vertindo? Esqueça a ginástica pesada; solte--se com a música e fique em forma partici-pando da incrível festa de dança-fitness. As aulas de ZUMBA® apresentam ritmos exó-ticos com batidas internacionais e latinas de alta energia. Antes mesmo de você se dar conta, estará em forma e com seus níveis de energia nas alturas! É fácil de fazer, eficaz e divertido ao extremo.

CAMpEoNATo fUTEboL

HoRáRIo ATIvIDADE

9 às 10 horas Aulão de spinning 01

10 às 11 horas Aulão de Lançamento ZUMBA®

11 às 12 horas Aulão de spinning 02

12 às 13 horas Aulão de ZUMBA®

pRoGRAMAÇÃo

VAGAS LIMITADASSorteio de brindes!

Page 40: Março/2014

40

Venha conhecer e participar do grupo Graciosa Runner’s.

Melhore sua saúde e sua auto-estima, conquistando quilômetros e passando por cima da tensão do dia a dia, fazendo da corrida um estilo de vida!

GRACIoSA RUNNER’S

Cp

Eg

rac

ios

a r

un

ne

rs

grupo 5k+ > Grupo para os atletas que gostariam de iniciar esta modalidade. Nos treinos você terá informações para aprender a correr de maneira correta e segura.

grupo 21k+ > Grupo intermediário e avançado, para atletas que já pos-suem experiência em corrida de rua e desejam ampliar ainda mais seus objetivos e metas.

Garanta sua vaga nascorridas de rua de Curitiba

dias

SEG TER QUA QUI SEX

21k+ 5k+ 21k+ 5k+ 21k+

CATEGoRIAS:Agora o clube está fazendo as inscrições de algu-mas provas diretamente na secretaria do CPE.

> Descontos especiais;> Retirada do kit no clube;> No dia da corrida pegamos o seu chip;

Oferecemos ainda, um box de atendimento no dia das provas, onde todos os sócios poderão aproveitas os serviços de:

> Hidratação> Massagem> Guarda -volumes> Frutas

INSCRIÇõES

Correr é ótimo. Correr em grupo é melhor ainda!

vantagens

Os treinos acontecem de segunda a sexta-feira às 07h30.

local de saída > Portaria Social.

atendimento vip

Page 41: Março/2014
Page 42: Março/2014

42

Go

Lf

Eta

ça

s

AbERTURA DA TEMpoRADA 2014

Page 43: Março/2014

43

As golfistas abriram a temporada 2014, no dia 06 de fevereiro. O ano promete ser de muitas tacadas, nem a alta temperatura afastou as atletas do gramado. Em clima de muita descontração elas se reuniram após a partida para colocar o papo em dia.

GRoSS > Luciana Fuchs 84

1º CATEGoRIA

1º lugar > Mirian Joice Gianello 71

2º lugar > Roberta Comodo 75

2ª CATEGoRIA

1º lugar > Neusa Moro 72

2º lugar > Fanny Luhm 73

3ª CATEGoRIA

1º lugar > Yonne Ninno Leite 78

2º lugar > Gunilla Lindeström 79

MENoR NúMERo DE PUTTER > Suilan Bianeck 31

MELHoR APPRoACH > Leslie Bocchino

foto

s: de

part

amen

to d

e go

lfe

02

03

01

01. roberta comodo e mirian Joice gianello

02. neusa moro e Fanny luhm

03. Yonne ninno leite e gunilla lindeström

Letíc

ia d

a Ro

sa

Page 44: Março/2014

VoLTA àS AULAS

44

Para comemorar o início do ano letivo, as golfistas se reuniram no dia 13 de fevereiro, e com belas tacadas na modalidade stroke-play, (vence o jogador que cumprir os 18 buracos com menor número de taca-das), homenagearam esse momento.

01. gilda pereira e maria lucia Fagnani

02. Fanny luhm e gunilla lindström

03. rosana nigro moura, marisa leal e roberta comodo

02

01

03

departamento Feminino

Go

Lf

Eta

ça

s

foto

s: Lu

cas

Lope

s

Page 45: Março/2014

45

VERÃoJá em clima de despedida, as golfistas se reuniram no dia 20 de fevereiro para Taça Verão, aproveitan-do as energias da estação mais quente do ano com muitas tacadas.

GRoSS > Roberta Comodo 84

1º CATEGoRIA

1º lugar > Angela Ninno Leite 73

2º lugar > Fernanda Feres 74

2ª CATEGoRIA

1º lugar > Gunilla Lindeström 72

2º lugar > Fanny Luhm 74

3ª CATEGoRIA

1º lugar > Maria Lucia Fagnani 62

2º lugar > Gilda Pereira 73

MENoR NúMERo DE PUTTER > Angela Ninno Leite 29

GRoSS > Roberta Comodo 88

1º CATEGoRIA

1º lugar > Leslie Bocchino 74

2º lugar > Angela Ninno Leite 75

2ª CATEGoRIA

1º lugar > Suilan Bianeck 74

2º lugar > Fanny Luhm 74

3ª CATEGoRIA

1º lugar > Ana Teresa Braz 74

2º lugar > Arahy Sarrao 78

MENoR NúMERo DE PUTTER > Angela Ninno Leite 27

01. suilan bianeck, arahy sarrão e Fanny luhm

02. angela ninno leite, roberta comodo e leslie bocchino

02

01

AGRADECIMENTO >

> continuação VoLTA àS AULAS

Page 46: Março/2014

46

Go

Lf

Eg

los

rio VoCê SAbE qUAIS SÃo oS TERMoS TÉCNICoS USADoS No GoLfE?

Para os jogadores profissionais de Golfe, eles são bem familiares, já os amadores usam, mas por vezes sem saberem exatamente o que significam todos os termos.

ALBATROz > Acertar o buraco com três tacadas abaixo do par estabelecido.

APPROACh > Tacada que leva ao green.

AIR ShOT > Errar completamente a bola ao fazer o swing.

BIRDIE > Acertar o buraco com uma tacada abaixo do par.

BOGEy > Acertar o buraco com uma tacada acima do par.

BUNkER > Bancos de areia que servem como obstáculo.

CADDIE > Carregador de tacos.

ChIP ShOT > Tacada curta, perto do green.

DRIVE > Primeira tacada a partir do tee.

DRIVER > Nome do taco usado para tacadas de longa distância, usado para a saída.

DIVOT > Pedaço de grama arrancada com a cabeça do taco ao bater na bola.

EAGLE > Acertar o buraco com duas tacadas abaixo do par.

FAIRwAy > Região no centro do campo, entre o tee e o green.

GREEN > Área onde fica o buraco, onde a grama é fina, compacta e aparada rente ao solo.

hAzzARD > Obstáculo (de água ou areia).

hCP (hANDICAP) > Tipo de pontuação que mede o aprovei-tamento de cada golfista, sendo subtraído do total de tacadas. É usado para igualar dois jogadores de níveis diferentes.

hOLE > Buraco sinalizado por uma bandeira colorida.

hOLE-IN-ONE > Acertar o buraco com uma única tacada.

IRON > Taco de ferro, usado para jogadas curtas.

MATCh-PLAy > Modalidade em que a equipe vencedora é a que acerta o maior número de buracos.

Page 47: Março/2014

47

VoCê SAbE qUAIS SÃo oS TERMoS TÉCNICoS USADoS No GoLfE?

SCRATCh > Partida onde não há desconto de handicap.

STANCE > Posição do jogador na hora da tacada.

STROkE-PLAy > Modalidade em que vence o jogador que cumprir os 18 buracos com menor número de tacadas.

SwING > Balanço do corpo para dar a tacada.

TEE > Local onde é dada a primeira tacada em cada buraco. Também é o nome do pino de plástico que sustenta a bola na primeira tacada.

wOOD > Taco de madeira, usado para jogadas de longa distância, com inclinações diferentes.

yARDS > Jardas. No golfe, as distâncias são medidas em jardas. Cada jarda equivale a 91,4 centímetros.

OUT OF BOUNDS > Terreno considerado fora de campo. O jogador é obrigado a repetir a tacada, do local onde bateu, perdendo o stroke.

PAR > Referência da média de tacadas para embocar a bola. Cada buraco tem seu par e cada campo tem um par total.

PUTT > Tacada no green para atingir o buraco. O taco para esse tipo de jogada chama-se putter.

PUTTER > Taco específico usado para no putting green, ou seja, para colocar a bola no buraco.

ROUGh > Local de grama mais alta e difícil de jogar, geralmente perto de árvores e arbustos.

> CONSULTE ESTE GLOSSáRIO E APRENDA TODOS OS TERMOS USADOS NESTE DESPORTO.

Page 48: Março/2014

48

NIS

ma

st

er

s

Fomos atrás dos campeões masters 2013 pra saber o que Jogar tênis no gcc representa em sua vida, e o que mudou

desde que iniciou a prática do esporte

José

Lui

z G

uillo

n Ri

beiro

MASTERS 2013

Page 49: Março/2014

49

Jogo tênis desde os 12 anos, mas nunca havia consegui-do me dedicar a esse esporte como deveria. É a primei-ra vez que consigo participar de todos os torneios do ano e treinar com frequência. Jogar tênis no GCC repre-senta hoje uma atividade de grande prazer na minha vida, um estímulo para melhorar minha condição física e uma motivação para dar o melhor de mim sempre. Um agradecimento especial aos meus amados pais Ricardo e Adyone, pelo incentivo e apoio incondicional.”

Sempre quis encontrar uma atividade física que fizesse com muito prazer. Desde criança faço esportes, mas o tênis foi um achado em minha vida. Jogar tênis repre-senta pra mim, não só a manutenção da saúde e de uma boa forma física, o tênis é um esporte envolvente, que nos desafia a toda hora, que requer paciência, disciplina, garra, persistência e muita vontade de aprender. Além disso, por ser uma atividade muito intensa e que exige movimentos rápidos e de impacto, requer um bom pre-paro físico nos obrigando assim, a cuidar da parte mus-cular e da flexibilidade. Outro ponto positivo é que é um esporte facilitador da convivência familiar. Aqui em casa todos praticam, treinamos e viajamos juntos para com-petir. Enfim, esse esporte só traz alegrias à minha vida e de minha família.”

Ao iniciar a prática do tênis era meu objetivo ampliar o convívio social e melhorar a condição física. Após algu-mas aulas e treinos, comecei a despertar para os benefí-cios que poderia ter em termos de saúde. Então, estabe-leci algumas metas para apurar a disciplina e aumentar a dedicação para competir. Mudei muito com as sucessi-vas conquistas que me levaram a ter mais confiança em todas as atividades da minha vida. Fui além do objetivo sonhado e hoje detenho uma marca que jamais imagi-nei. No último Torneio de Natal conquistei meu 200º tro-féu. Me mantenho saudável, com espírito jovem e sem-pre feliz quando estou em uma quadra de tênis.”

angela negrão torres

maria claudia stephanes

cidida gontiJo

CATEGoRIAfEMININA

3ª Classe A

4ª Classe A

2ª Classe B

Page 50: Março/2014

50

NIS

ma

st

er

s

O tênis é o meu momento anti-stress, no qual fico 100% con-centrada, focada. Além de proporcionar benefícios à saúde inerentes ao esporte em si, ele possibilita a criação de novos vínculos pessoais. A turma do GCC é enorme e extremamen-te divertida. Mesmo nos dias em que estou um pouco cansa-da, sem muita disposição e gana de ganhar, o fato de estar na companhia de amigas do tênis já me traz alegria.

Desde que iniciei eu me sinto mais completa fisicamente. O bacana é que o tênis é um esporte que une as pessoas e as famílias. Frequentemente, jogo com o meu marido e com a minha filha que, apesar de ter somente 8 anos, fica animadís-sima quando o assunto é jogar tênis. “

vanusa rocha loures

“2ª Classe A

Comecei a jogar Tênis a 3 anos com aulas do prof. Edison Go-mes, que tem um grande amor pelo esporte e assim me conta-giou e sempre me incentivou a jogar e aprender sempre mais.

Além de ser ao ar livre, o tênis muitas vezes é uma luta “de você contra você mesmo”, mental, estratégica, de superação física e técnica, são muitos os itens para se ter sucesso, sendo esse mais um grande desafio! Mas com certeza o melhor que o tênis me trouxe foram as grandes amizades.”

adriana deboni

“5ª Classe A

Lazer, amigos, família, qualidade de vida... o Graciosa com seu espaço físico e seu time nota 10 de funcionários dedica-dos nos faz sentir em casa. A todos que nós fazem felizes um obrigado carinhoso.”

haedY niebel

“Principiantes

Sempre fui esportista, no início as competições de vôlei e as aulas de educação física do colégio estavam sempre presente em minha vida. Comecei a jogar tênis aos 23 anos após o nascimento da minha primeira filha.

Fui filiada à Federação de Tênis durante alguns anos, sempre gostei de competições, participei de vários campeonatos onde cheguei na época a 2a. classe feminina. Hoje pratica-mente só jogo tênis no Graciosa, procuro participar de todos os torneios, os quais além da competição, o convívio com as tenistas hoje , é seguramente, mais gratificante .”

dione melhem

“3ª Classe B

> vanusa rocha loures

> adriana deboni

> heady niebel

Page 51: Março/2014

51

As atividades esportivas oferecidas pelo Graciosa Country Club são uma ótima forma de manter uma boa qualidade de saúde e ao mesmo tempo fazer novas amizades e desfrutar do convívio dos parceiros do esporte. Esta é a forma que o esporte que pratico no Graciosa desde 2005 representa para mim. O ténis além de ser uma ótima ati-vidade de descontração e lazer proporcionando muitos momentos de diversão, requer do tenista muita disposi-ção e dedicação o que faz com que os amigos se reúnam sempre, mantendo assim um laço de amizade gratificante e muito forte.”

Com 10 a 11 anos, comecei a jogar na escolinha do clube, tendo aula com os professores, Batata, Batatinha, Alemão, Fernando, Daniel e outros. Aprendi a competir jogando os torneios internos. Meus pais sempre me disseram que o ambiente do tênis era saudável e muito bom para o meu crescimento, em todos os aspectos. Hoje eu tenho certe-za disso. Atualmente, jogo torneios e campeonatos muni-cipais, estaduais e brasileiros. Acabo conhecendo pessoas de todo o Brasil e isto é muito bom para mim.

Jogar no clube é sempre muito legal. Além de rever os ami-gos, acabo jogando com pessoas mais experientes, aprendo mais e sempre faço novas amizades. Meu avô Raul e meu tio avô Arno, eram tenistas no clube. Meu pai, tios e primos são tenistas e isto de algum jeito acabou me influenciando a se-guir este esporte. Abraços a todos os tenistas”.

Após uma lesão no tornozelo que acabou por me afastar definitivamente do futebol há 15 anos atrás, voltei a prati-car tênis, esporte ao qual me dedicava nos tempos de juventude. Foi com muita satisfação que retornei a esta atividade agora no Graciosa, clube este que congrega os associados em uma grande família.

Para mim, esta modalidade trouxe infinitos benefícios à saúde, tais como flexibilidade, aprimoramento na coorde-nação motora, capacidade aeróbica, resistência muscular e muita concentração. Classifico como uma das atividades físicas mais completas pois exige grande esforço e dedica-ção do praticante.”

mauricio virmond

carlos eduardo iwersen Filho

gilberto scherman

CATEGoRIAMASCULINA

2ª Classe A

4ª Classe A

3ª Classe B

Page 52: Março/2014

52

NIS

ma

st

er

s

O jogador de tênis aprende que com vitórias e der-rotas, serão reflexos do que a vida nos proporciona no dia a dia, e é através desta experiência que nos faz crescer para vencer os desafios do cotidiano. Jo-gar no GCC, é qualidade de vida com muita nature-za, junto aos amigos do tênis e familiares em nossa segunda casa.”

Jogar tênis para mim é a oportunidade de associar o encontro de novas e velhas amizades com a manu-tenção da forma fisica e mental, sempre necessária para nossa sobrevivência. O graciosa country club nos proporciona tudo isso.Tenho muito orgulho de pertencer ao quadro de associados daquele que ao meu ver é um dos melhores clubes do pais.

O tênis para mim é o momento de lazer e atividade física. É também uma prova de autocontrole, confian-ça e foco, que são determinantes em outras áreas da minha vida. Quando comecei a jogar, tinha de 7 para 8 anos de idade. Foi dentro das quadras que aprendi muitas lições importantes, como determinação, hu-mildade na vitória e saber perder de cabeça erguida. Aprendi a técnica com o ilustre Pedro Amadeu, na quadra 9. Seu Pedro foi determinante na escolha do esporte que eu levaria para a vida toda. O legado que fica são principalmente as amizades e o prazer de praticar um esporte que, além de tudo, me dá saúde e bem-estar!”.

erlei volpi Junior

gil ruppel

henrique borges

Eduardo NuNEsLeonardo Krause

CAMpEõES MASTER

Jose

Lui

z G

uillo

n Ri

beiro

6ª Classe B

4ª Classe B

3ª Classe B

5ª Classe B

5ª Classe A

> erlei volpi Junior,

> gil ruppel

> henrique borges

Page 53: Março/2014
Page 54: Março/2014

54

RAqUETINhADE VERÃo

Mantendo a tradição, a temporada 2014 de Tênis, foi aberta com o Torneio Raquetinha de Verão, relâmpago de duplas, disputado no dia 29 de janeiro.

O evento contou com a participação de 22 tenistas di-vididos em duas classes.

A novidade deste ano foi a substituição das anti-gas raquetes de madeira, pelos novos modelos de madeira, desenvolvidos com tecnologia de ponta, deixando as raquetes mais leves, os jogadores mais confortáveis quanto ao impacto, e o jogo mais equi-librado e dinâmico.

1a a 4a classe Campeões > Bruno Ferreira/ Cacibo BuffaraVice-campeões > Oscar Pimpão/ Paulo Arnizaut

resultado

5a a 6a classe Campeões > Pedro Borges/ Reinaldo AndreattaVice-campeões > Pedro F. Lopes/ Guilherme Lucchese

01. bruno Ferreira e cacibo buffara

03. paulo arnizaut e pimpão

02. reinaldo andreatta e pedro borges

04. pedro F. lopes e guilherme lucchese

01

03

02

04

NIS

to

rn

eio

s

foto

s: Lu

cas

Lope

s

Page 55: Março/2014

Comendador Araújo - Luiz XavierShoppings: Água Verde - Crystal - Curitiba - Mueller Palladium - Park Shopping Barigui - Pátio Batel

O ESTILO PERFEITOPARA QUEM TEM ELEGÂNCIA.

Page 56: Março/2014

56

No dia 13 de fevereiro, foi lançada a edição deste ano do torneio que apresenta 3 eventos.

Em primeiro momento acontece o torneio de lan-çamento, na sequência a disputa do torneio inter-no classificatório e para finalizar as disputas dos torneio, PRO AM, duplas profissionais masculinas e femininas.

Durante o torneio de lançamento, aconteceu o sorteio das chaves do torneio classificatório, que premia os campeões com troféus, vagas para o torneio PRO AM e participação na fase final, que será realizada em Angra dos Reis, evento cercado de muito glamour. Os vices tem direito aos troféus e participação do PRO AM.

ITAú MASTER ToUR

1a a 4a classe Campeões > Roberto Faucz / Eduardo Squário Vice-campeões > Cosme Gomm Fº / João E. Lopes

resultado

Dos 34 participantes do torneio relâmpago, chegaram ao título:

errata / Georgia Gulin foi campeã da 4ª etapa, e não vice, como consta na edição nº 201.

5a a 6a classe Campeões > Alexandre Ferraz / Reinaldo AndreattaVice-campeões > Eduardo Stephanes / Antonio Cunha

NIS

to

rn

eio

s

TENISTAS qUE bRILhAM1ª etapa: ponta grossa pr13 a 16 de Fevereiro de 2014Gustavo Stephanes >Vice-Campeão — Categoria 9 Anos — Simples

Julia Klimovicz >Campeã — Categoria 12 Anos — Simples

Gustavo Stephanes >Vice-Campeão 09 anos

Helena Fontana > Vice-Campeã 13 anos

Eduardo Stephanes >Vice-Campeão 12 anos

circuito paraná banco g1

torneio estadual g2 dm tênis

Page 57: Março/2014

57

Page 58: Março/2014

58

gestão 2013 . 2015DIREToRIA

graciosa countrY club Av. Munhoz da Rocha, 1146 tel. 41 3015.5005

Confira o horário de funcionamento e ramais dos departamentos do clube:

secretaria geral de segunda a sexta, das 9 às 19 horas. Ramais: 1325, 1385 e 1367

clubinho da criança segunda, das 8h40 às 12h50. de terça a sábado, das 8h40 às 18h20 e domingo das 8h30 às 17h30. Ramal: 1383

secretaria do tênis de segunda a sexta, das 9 às 21 horas. sábado e domingo, das 8 às 17 horas. Ramais: 1337 e 1348

secretaria do golFe segunda, das 9 às 19 horas. de terça a sexta, das 8 às 19 horas. sábado, das 8 às 18 horas. domingo só abre em dias de torneio. Ramais: 1361, 1380 e 1387

starterde terça a domingo, das 7 às 17 horas.Ramal: 1360

sec. do centro poliesportivode segunda a sexta, das 7h às 21 horas. sábado, das 8h às 19 horas. Ramais: 1352 e 1338

Fit stop caFÉde segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20 horas.Ramal: 1354

sauna masculina segunda a sexta, das 13h30 às 23 horas. sábado, das 13h30 às 22 horas. domingo, não abre. Ramais: 1353 e 1375

barbeariade segunda a sexta, das 17h30 às 22h30. sábado, das 16 às 21h30. domingo, não abre. Ramal: 1324

acqua spa segunda das 13h às 20hterça a sábado das 9h às 20h30domingo, não abre. Ramal: 1378

biblioteca segunda a sexta, das 9h30 às 18h30. sábado e domingo, das 10 às 16 horas. Ramal: 1335

restaurante e bar da sede segunda a sábado, das 18 às 23 horas. domingo, das 11h30 às 17 horas. Ramal: 1322

restaurante do golFesegunda, das 7 às 17 horas. terça a domingo, das 11h30 às 17 horas. Ramais: 1336 e 1330

bar do golFe segunda, das 15 às 21 horas. de terça a sábado, das 7 às 21 horas. domingo, das 7 às 19 horas. Ramal: 1347

restaurante do tênis segunda das 12 às 21 horas. de terça a sábado, das 8 às 21 horas. domingo, das 7 às 17 horas. Ramal: 1373

casa de Festassegunda a sexta, das 9 às 18 horas. Ramal: 1333

conselho deliberativo

presidente do conselhopaulo henrique rocha loures demchuk

vice-presidentericardo alessandrini amaral

1º secretarioguilherme Jacques teixeira de Freitas

2º secretariocassio Fernando de b. prestes

conselho biblioteca

angela marques duarteclaudia heloize bonn de hollandaJosiane mayr bibasliana de camargo leaoleticia de castilho Freireregina wallbachsilvia maria wilhelm de camargo

membros natos

Fernando antonio mirandageroldo augusto hauernorberto F. F. de castilhomarcos antonio hauerabilio de abreu netorubens pinhoedgard luiz cavalcanti albuquerquenelson menicucci rezendeJoão manoel de oliveira Francotobias de macedoluiz alberto rego barros antonio alves de araújo Filhogerson de sá tavares FilhoJorge nacli netoJoão candido da cunha pereiraantonio luiz c. teixeira de Freitas cleverson marinho teixeiraJosé candido muricynelson luiz velloso Filho

membros eleitos

aristides de athayde netoaugusto soares molinaribernardo luiz duartecarlos alberto santos pinhocassio Fernando de b prestesedson José ramon elias Joaquim netoFabricio guilherme de macedo buhrergermano Ferraz paciornikgeverson anselmo pilatigilberto guimarães monastierguilherme Jacques teixeira de Freitas Jonel chede Filho José aristeu pereira neto José eduardo moraes sarmento Jose maria de pedrosa Junior luiz affonso borrelli costacurta luiz antonio leprevost luiz carlos marchesini rego barros luiz césar mansur buffara luiz otavio leao luiz roberto pinho borges marco antonio peixoto mauricio alhadeff miguel carlos riella newton bufrem oilson centa negrelle paulo henrique rocha loures demchuk pedro Ferreira lopes peregrino dias rosa neto reinhold stephanes Junior ricardo alessandrini amaral ricardo rosa reis sergio José Ferreira de souza wilson do rosario

presidente João carlos ribeiro

vice-presidente glaucio Fernando bley Filho

vice-presidente administrativo ricardo luiz loures canto

vice-presidente Financeiroalexei affonso schrappe antoniuk

diretora do clubinho da criançaalessandra a. pinheiro

diretora de responsabilidade socialclaudia dedini

diretor de engenharia e obrasdaniel do amaral marquenõ

diretora socialeliana Fadel Farracha de castro

diretor Jurídicogustavo mussi milani

representante do gcc em eventos dos clubes coirmãoshamilton leopoldo glaser

diretor de sinucaJoaquim afonso guimarães

diretor especial de assessoria presidênciaJosé maria gandolfi

presidente do grêmio Flamingoleonardo correa scheidt

capitã de golFeleslie de oliveira bocchino

diretor de golFeluiz alberto cartaxo moura

diretor culturalluiz mauricio camargo carraro

diretor de saunamarco demeterco

diretora de tênismarisa grein moniz de aragão

diretor de ouvidoriaplinio eduardo tiemann andrade

diretor cpericardo michelin

diretor de inFormáticaroberto teixeira de Freitas

diretor de basqueteroberval kugler mendes

diretor mÉdicosergio luis keinert

diretora de gastronomiasilvia maria wilhelm de camargo

diretor de tênissilvio luhm

Page 59: Março/2014

Construa comqualidade e estilo.

A Baggio é especialista tambémem obras comerciais.

www.construtorabaggio.com.br

41 3025-6111Rua Nestor Victor . 839

Água Verde . Curitiba . PR

Page 60: Março/2014