Matas Dos Cocais

7
Matas dos Cocais Alunas: Daniele Pegorari, Liliane Afonso, Lyandra Nascimento, Nayane de Sá, Thais Rosa 3° A

description

matas dos cocais

Transcript of Matas Dos Cocais

Page 1: Matas Dos Cocais

Matas dos Cocais Alunas: Daniele Pegorari, Liliane Afonso, Lyandra Nascimento, Nayane de Sá, Thais Rosa 3° A

Page 2: Matas Dos Cocais

Área e Clima • Entre a caatinga e o cerrado,

encontramos esta formação florestal, principalmente no norte dos estados do Maranhão e Piauí. A Mata dos Cocais é uma floresta de transição, situada na região do nordestes brasileiro.

• Na região da Mata dos Cocais encontramos três tipos de clima, a saber: equatorial úmido, tropical semi-úmido e tropical semi-árido.

Page 3: Matas Dos Cocais

Vegetação • As vegetações típicas da

Mata dos Cocais são: babaçu carnaúba, oiticica e buriti. No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espécies de arbustos e vegetações de pequeno porte. As folhas das palmáceas caracterizam-se por serem grandes e finas

Page 4: Matas Dos Cocais

Características do Solo

• A estrutura rochosa por rochas cristalinas "formada por cristais" e sedimentares. A formação do solo é laterítica "formada com óxidos de ferro e alumínio“ , além das estruturas neossólicas "solos mal formados" e argilosos.• O solo deste bioma é rico em minérios como ferro, níquel, ouro, bauxita, diamante, alumínio, além da argila caulim.

Page 5: Matas Dos Cocais

Animais• A fauna é muito

diversificada, tendo, porém,poucos mamíferos de grande porte. Ao nível do solo há poucos animais (roedores,gambás, lagartos, cobras) vivendo a maioria nas copas das árvores: Aves, Macacos, Insetos, etc. Nas água dos rios podem ser encontrados o boto,a ariranha e o acará-bandeira.

Page 6: Matas Dos Cocais

Principais Problemas• Embora aproveitada, em

parte, de maneira ordenada por projetos comunitários sustentáveis, a Mata de Cocais também é seriamente ameaçada pela ampliação das áreas de pecuária.O desmatamento é prejudicial em todos os aspectos é também um dos grandes problemas.

Page 7: Matas Dos Cocais