mbb.pdf

16
BARRAMENTO BLINDADO - MBB 1 INTRODUÇÃO S ão utilizados para transporte e distribuição de energia elétrica de pequenas e médias capacidades, em regime intenso de trabalho, e, onde hajam ocorrências constantes de sobrecargas. São dimensionados para interligar subestações transformadoras, transformadores a centro de carga, grupos geradores a rede, distribuição de cargas ao longo de grandes e pequenas extensões e demais sistemas que exijam alta confiabilidade, perdas reduzidas e versatilidade, resultando numa excelente performance, tanto em instalações abrigadas como externas. DESCRIÇÃO P rojetado para atender as normas IEC 439-1 e 2, é constituído construtivamente por barras de cobre eletrolítico semiduro, de pureza 99,9%, responsáveis pela condução de energia elétrica e que, sob consulta ao departamento de engenharia, estas barras poderão receber tratamento especial. As barras são isoladas e espaçadas uma das outras, agrupadas e fixadas à carcaça de chapa de aço estrutural 20 MSG, do tipo ZAR-230 (CSN), dobrada e estruturada e, de espessura nominal 0,91 mm, são galvanizadas a fogo com espessura média de 36 micras entre faces, sendo então encaixadas nos pentes ajustáveis antivibratórios, confeccionados de um nylon especial (poliamida com fibra de vidro), que suporta temperaturas de até 180º C (classe F). Este conjunto, assim formado, recebe fechamento através de duas tampas, fixadas por parafusos à carcaça, uma na parte superior e outra na inferior, de chapa de aço idêntica àquela também utilizada na carcaça. Este invólucro, assim formado, completamente blindado e protegido e de alta rigidez mecânica, opera no interior de ambientes com teor de umidade e poeira normais IP42, sendo que, a pedido, poderão ser fornecidos Barramentos Blindados especiais e com outros graus de proteção, inclusive IP55. BARRAMENTO BLINDADO TIPO MBB

Transcript of mbb.pdf

Page 1: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB 1

INTRODUÇÃO

São utilizados para transporte e distribuição de energia elétricade pequenas e médias capacidades, em regime intenso de trabalho,e, onde hajam ocorrências constantes de sobrecargas. Sãodimensionados para interligar subestações transformadoras,transformadores a centro de carga, grupos geradores a rede,distribuição de cargas ao longo de grandes e pequenas extensõese demais sistemas que exijam alta confiabilidade, perdas reduzidase versatilidade, resultando numa excelente performance, tanto eminstalações abrigadas como externas.

DESCRIÇÃO

Projetado para atender as normas IEC 439-1 e 2, é constituídoconstrutivamente por barras de cobre eletrolítico semiduro, depureza 99,9%, responsáveis pela condução de energia elétrica eque, sob consulta ao departamento de engenharia, estas barraspoderão receber tratamento especial. As barras são isoladas eespaçadas uma das outras, agrupadas e fixadas à carcaça de chapade aço estrutural 20 MSG, do tipo ZAR-230 (CSN), dobrada eestruturada e, de espessura nominal 0,91 mm, são galvanizadas afogo com espessura média de 36 micras entre faces, sendo entãoencaixadas nos pentes ajustáveis antivibratórios, confeccionadosde um nylon especial (poliamida com fibra de vidro), que suportatemperaturas de até 180º C (classe F). Este conjunto, assim formado,recebe fechamento através de duas tampas, fixadas por parafusosà carcaça, uma na parte superior e outra na inferior, de chapa deaço idêntica àquela também utilizada na carcaça. Este invólucro,assim formado, completamente blindado e protegido e de altarigidez mecânica, opera no interior de ambientes com teor deumidade e poeira normais IP42, sendo que, a pedido, poderãoser fornecidos Barramentos Blindados especiais e com outrosgraus de proteção, inclusive IP55.

BARRAMENTO BLINDADOTIPO MBB

Page 2: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB2

O Barramento Blindado do tipo MBB possibilita a condução decorrentes nominais de até 700 A (vide tabela abaixo), graças a suageometria de construção de perdas reduzidas, pois as barras sãoafastadas e fixadas apenas 31mm (centro a centro) uma das outras.O Barramento Blindado é composto de 3 barras para atender asfases: R, S, T e uma quarta, N, para atender o neutro, que comumenteé metade da seção de uma das fases, mas que a pedido poderá seraté mesmo sem neutro, o que deverá ser devidamente expresso emprojeto. O terra é a própria carcaça, que é dimensionado para aten-der as necessidades de aterramento do próprio Barramento Blin-dado e, se necessário, e portanto a pedido, poderá ser acrescidaexternamente uma barra, isolada da carcaça, de secção equivalenteà metade da fase, com a finalidade exclusiva de aterrar o restantedo sistema. Vide tabela abaixo.

NOTAS• Condutores de cobre eletrolíticos;• Valores considerados para temperatura ambiente de 40ºC;• A queda de tensão média (DVm), apresentada no barramento a quente, é indicada em função do fator de potência respectivo, de carga repartida

uniformemente ao longo do trecho considerado. Se concentrada a carga numa das extremidades da linha, a DVm. deverá ser o dobro dos valoresacima determinados;

• Fator de redução em prumadas (efeito chaminé), a ser aplicada no Barramento Blindado, quando utilizado na posição vertical, onde R=0,8;• Atende as normas IEC 439-1 e IEC 439-2;• Para instalação ao tempo, consultar nosso departamento de engenharia;• A pedido, poderá ser fornecido neutro com secção igual a fase.

TABELA I - ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - BARRAMENTO BLINDADO TIPO MBB - 600V - 50/60Hz

Page 3: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB 3

BARRAS

Este tipo revolucionário de emenda imprime uma velocidade extra-ordinária na montagem dos Barramentos Blindados em campo(vide fig.2). Segura e prática, é de instalação simplificada. Fixadapor parafusos, cada junta com sua respectiva lateral, o monoblocoé encaixado nas extremidades das barras entre dois elementos quais-quer, guardadas as proporções de tamanho (vide tabela I) e, aper-tando-se o parafuso deste, com auxílio de uma chave de boca de

CORRENTE ADMISSÍVEL EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA AMBIENTE (40°C)

Os pentes têm por finalidade fixar as barras isoladas ao chassis dosBarramento Blindados, e estão dimensionados para receberem so-licitações de esforços eletrodinâmicos, quando da ocorrência deum curto-circuito. O Pente Ajustável, além de cumprir com estafinalidade, permite também a eventual troca de barramentos poroutros de bitolas diferentes, sem a necessidade de se trocar os pen-tes, bastando apenas acrescer ou retirar dos pentes os elementoscompensadores (vide fig.1). Assim sendo, um conjunto de barras de100A pode ser substituído por outro de bitola variada, até o limitede 550A, e vice-versa, sem a necessidade de se alterar o chassis.Outra finalidade deste pente, que lhe foi agregada, é o elementoANTIVIBRATÓRIO. Trata-se de uma membrana do mesmo nylonespecial (Poliamida com fibra de vidro), utilizada na confecção detoda a peça, mas que fica depositada entre os dentes dos pentes,onde a barra é encravada, de maneira a não permitir a vibraçãodesta quando da eventual ocorrência de fenômenos elétricos, comoo de ressonância magnética.

Temperatura médiaAmbiente (°C) 20 25 30 35 40 45 50 55 60

F (fator de utilização) 1,08 1,06 1,04 1,02 1,00 0,97 0,94 0,91 0,88

EMENDA MONOBLOCO

Obs.: Exemplo para dimensionamento, vide pág. 16.

PENTE AJUSTÁVEL

SISTEMA DE EMENDA

MONOBLOCO

EMENDA

MONOBLOCO

MONOBLOCO

19mm, fornecida com o equipamento (vide fig.3), são conectadasmecânica e eletricamente as três fases e o neutro. O parafuso em-pregado e que permite manter a conexão mecânica e elétrica domonobloco (de todos os tipos) com as barras, é do tipo M12, de aço8.8 (DIN ou ISO 898), e que deve seguir as instruções para torquede aperto contidas nas tabelas III e IV (pág. 6). Para realização des-ta operação, recomenda-se o uso de um torquímetro e, completan-

TABELA II

fig. 02 fig. 03

Parafuso deConexão

M12

PENTES AJUSTÁVEIS DE FIXAÇÃOfig. 01

PentesAjustáveisde Fixaçãodas Barras

Barras

ElementosCompensadores

Page 4: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB4

JUNTA DE DILATAÇÃONa construção de linhas de transporte ou condução de energia elétrica, utilizando-se de Barramento Blindado, torna-se necessário oemprego a cada 30 metros de “juntas de dilatação”, que têm por finalidade permitir as variações lineares decorrentes das dilataçõestérmicas do material empregado, sem causar avarias no Barramento Blindado ou nas instalações. (vide pág.9)

BLOQUEIO ANTI-CHAMADisponível no interior de qualquer elemento do tipo MBB, é aplicado geralmente no sentido vertical, em prumadas, e tem for finalidadebloquear a propagação de chamas, fumaça ou gases de um andar para outro.

ELEMENTOS DE COMPLEMENTAÇÃODecorrente da necessidade de se atender o lay-out das instalações, surgem os Elementos de Complementação que, disponíveis e jápadronizados, acompanham essa geometria, transportando ou distribuindo energia elétrica em qualquer edificação, seja ela horizontal ouvertical. Assim, os Barramentos Blindados são disponíveis em construções onde se adaptam mais adequadamente à peculiaridade decada projeto, surgindo, então, Barramentos Blindados de barras verticais e de barras horizontais.

ELEMENTOS RETOSSão elementos condutores retilíneos de comprimentos padronizados, equivalentes a 1,0 – 1,5 – 2,0 – 2,5 e 3,0 metros, podendo, a pedidoou por circunstância de projeto, ser fornecido em comprimento reduzido. Ao longo de seu comprimento, são disponíveis a cada 666,6 mmde cada lado, janelas por onde se introduzem as pinças dos cofres de derivação extraível do tipo PLUG-IN às barras condutoras. Assimsendo, num elemento reto de 3 metros, são disponíveis 4 janelas de cada lado. No interior de um elemento reto, são disponíveis de 3 a 4barras e são fornecidos com todos os dispositivos necessários para união elétrica e mecânica com outros elementos.

do-se a emenda, a colocação das tampas por parafusos comporcas e arruelas.As partes isolantes do monobloco são confeccionadas domesmo nylon que os pentes, ou seja, poliamida com fibrade vidro, e as partes condutoras são de cobre eletrolíticosemiduro. São disponíveis para atender todas as faixas decorrentes nominais (vide tabela III e IV) de maneira que, namaioria dos casos, elimina-se a obrigatoriedade de utiliza-ção de caixa de redução, para atender uma necessidade deredução de bitola de barras, pois, a alteração ocorre direta-mente no monobloco, exceto quando essa redução ocorrerentre tamanhos diferentes, (vide tabela I) ou que se tornenecessária uma proteção elétrica para o circuito derivado.

EMENDAEXPLODIDA

EMENDA CONCLUÍDA

tampa

monobloco

junta lateral

tampa

junta lateral parafuso de conexão M12

TABELA III - MONOBLOCO COM NEUTROCorrenteNominal (A) 100 160 225/325/450 550 700

Tipo MBM-1N MBM-2N MBM-3N MBM-4N MBM-5N

Torque (Nm) 25 25 60 60 70

CORRENTES NOMINAIS E TORQUE DE APERTO DO PARAFUSO DO MONOBLOCO

TABELA IV - MONOBLOCO SEM NEUTROCorrenteNominal (A) 100 160 225/325/450 550 700

Tipo MBM-1 MBM-2 MBM-3 MBM-4 MBM-5

Torque (Nm) 25 25 60 60 70

Page 5: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB 5

ELEMENTO RETO - MBB

ELEMENTO CANTONALPermitem a mudança de direção, tanto no plano horizontal como no vertical

CANTONAL HORIZONTALMBB CH

CANTONAL VERTICALMBB CV

Page 6: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB6

ELEMENTO DE DERIVAÇÃO “T”Permite a derivação de uma segunda linha, tanto no plano horizontal como no vertical

“T” VERTICAL - MBB TV

“T” HORIZONTAL - MBB TH

Page 7: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB 7

ELEMENTO DE DERIVAÇÃO “X”Permite o cruzamento de uma linha com uma segunda, tanto no plano horizontalcomo no vertical

“X” VERTICAL - MBB XV

“X” HORIZONTAL - MBB XH

DILATAÇÃO TÉRMICA - MBB DT

Page 8: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB8

FECHAMENTOSão necessários para fechamento e isolação nas extremidades

DISPOSITIVOS DE FIXAÇÃONecessários para fixação do barramento e são fornecidosjuntos com os barramentos em 3 tipos:

MONTAGEM VERTICALMSV

MONTAGEM VERTICAL PRUMADAMSVM P

MONTAGEM HORIZONTALMSH

TAMPA DE FECHAMENTO - MBB TF

Page 9: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB 9

CAIXA DE ALIMENTAÇÃO POR CABOSSão utilizadas com a finalidade de derivar o circuito principal, tanto nasextremidades como na intermediária, sem proteção, com saídas e entradaspor cabos.

SAÍDA INTERMEDIÁRIA MBB SICOUENTRADA INTERMEDIÁRIA MBB EIC

ENTRADA EXTREMIDADE MBB ECOUSAÍDA EXTREMIDADE MBB SC

Page 10: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB10

CAIXAS DE REDUÇÃO BARRA/BARRASão necessárias para redução de calibres, possibilitando ainda 2 tipos de prote-ção. Estas caixas recebem tratamento de pintura da seguinte forma:• Desengraxe por tratamento químico à base de banhos alcalinos e fosfatização

por via úmida a quente, com aplicação de pintura texturizada em epóxi do tipoeletrostático a pó, na cor cinza munsell N, 6,5 de espessura média de 60/80micras.

MBB RF CAIXA DE REDUÇÃO BARRA/BARRACOM PROTEÇÃO, BASESE FUSÍVEIS NH.

MBB RSF CAIXA DE REDUÇÃO BARRA/BARRACOM MANOBRA E PROTEÇÃO POR CHAVESECCIONADORA SOB CARGA, COM BASESE FUSÍVEIS NH.

A pedido, poderá ser utilizado disjuntor caixa moldada oucontator. Solicite catálogo de nossa chave S5000. Estas caixasrecebem tratamento de pintura idêntico à caixa de reduçãoanterior.

Page 11: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB 11

FLANGESPermitem o acoplamento com cubículos e painéis de Baixa Tensão

Tabela V (A) a b’ c”

100 3 15 243 160 4 15 244*225 6 15 244,5*325 6 25 244,5*450 6 38 244,5*550 6 50 244,5*700 6 65 244,5*Para neutro 50%

FURAÇÃO DAS PONTAS

Page 12: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB12

COFRES DE DERIVAÇÃO EXTRAÍVEIS “PLUG-IN”São utilizados para alimentação e proteção de circuitos derivados.Intercambiáveis, estão disponíveis para todos os calibres e recebemtratamento de pintura da seguinte forma:• Desengraxe por tratamento químico à base de banhos alcalinos e

fosfatização por via úmida a quente, com aplicação de pinturatexturizada em epóxi do tipo eletrostático a pó, na cor cinzamunsell N, 6,5 de espessura média de 60/80 micras

TABELA VI - COFRE PLUG-IN TIPO MPI - Vn = 600v - 50/60 Hz

Notas:1 - Não utilizar fusíveis de corrente superior à corrente

nominal do cofre;2 - Os cofres MPI, independente dos seus tamanhos, são

intercambiáveis com os MPI T, e vice-versa;3 - Para este tipo de cofre, não está disponível comando por

vara de manobra;4 - Para cofres sem neutro, retirar a letra “N” do código.

MPI - Com seccionamento na tampa e fusíveis do tipoNH de proteção, vide tabela VI.

Page 13: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB 13

MPI T 12 / MPI T 16 / MPI T 25Contém chave seccionadora sob carga, do tipo S5000com bases e fusíveis NH, vide TABELA VII.

TABELA VII - COFRE PLUG-IN TIPO MPI T - Vn = 600V - 50/60 Hz

Notas:1-Não utilizar fusíveis de corrente superior à corrente

nominal do cofre;2-Os cofres MPI T, independente de seus tamanhos,

são intercambiáveis com os MPI e, vice-versa;3-A pedido, poderá ser fornecido comando por vara

de manobra;4-Para cofres sem neutro, retirar a letra “N” do código;5-Para maiores informações sobre a chave

seccionadora do tipo S5000, consulte nosso catálogoespecífico;

6 -Não é fornecido cadeado.

MPI T - 12

MPI T - 16eMPI T - 25

Page 14: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB14

Vn= 380vCosw= 0,92Senw= 0,3919

In = 410A ........... . . . . MBB-45 onde: R= 0,0945 mV/m (vide tabelaI) e XL = 0,1040 mV/m (vide tabela I)

Z = (0,0945 . . . . . 0,92 + 0,1040 ..... 0,3919) = 0,127698 ............... k (constante) = ..... Z ..... 10-3

K = . . . . . 0,127698 . . . . . 10-3 = 0,221 ..... 10-3 v/m/A

CRITÉRIO “QUEDA DE TENSÃO”:

Z= Impedância de fase do Barramento Blindado, em mV/m;R= Resistência de fase, em corrente alternada, e à temperatura

de operação do Barramento Blindado em mV/m.(vide tabela I);

XL= Reatância de fase do Barramento Blindado, em mV/m.(vide tabela I);

Cosw =Fator de potência.

Exemplo:

DIMENSIONAMENTO

DV = Queda de tensão no trecho considerado;In = Corrente passante em cada trecho, em Amperes;l = Comprimento do Barramento Blindado, no trecho

considerado, em metros; eDV(%) = Queda de tensão percentual no trecho considerado;Vn = Tensão entre fases do Barramento Blindado, em volts.

, onde:

Nota: Por se tratar de carga concentrada na extremidadevertical, considerar sobre a corrente nominal dobarramento escolhido o fator redutor (R=0,8).No caso MBB-45, In = 450.....0,8 = 360A, o que, neste caso,atende com considerável margem de segurança.

A partir dos cálculos acima, podemos estabelecer DV ou DV (%), em qualquer localidade desta instalação. Exemplo:• Na carga E

SE = DVAB + DVBC + DVCD + DVDE = 1,81 + 0,81 + 0,60 + 0,35 = 3,57v

SE = DVAB (%)+ DVBC (%) + DVCD (%) + DVDE (%) = 0,48 + 0,21 + 0,16 + 0,09 = 0,94%

No entanto, podemos reduzir os custos dessa instalação, tendo em vista que o DV e DV (%) são bem pequenos, com consequentesreduções de bitolas, como segue:

Page 15: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB 15

Nota: Por se tratar de carga concentrada na extremidade vertical,considerar sobre a corrente nominal do barramento escolhido ofator redutor (R=0,8).No caso MBB-16 ............... In = 160.....0,8 = 128A, o que neste caso atende.

Neste caso, como podemos demonstrar, torna-se interessante a redução de bitolas, até porque os tamanhos dos Barramentos Blindadossão os mesmos, consequentemente, dispensa-se o uso das caixas de redução, pois esta se faz diretamente sobre as Emendas Monobloco.

APLICAÇÃO EM PRUMADASCARGA CONCENTRADAQuando da aplicação de Barramentos Blindados em prumadas em cargas concentradas na extremidade vertical, deverá ser igualmenteaplicado o fator de reducão R = 0,8 sobre o valor nominal da corrente do Barramento Blindado escolhido (vide exemplo no trecho DF eDF’).Neste tipo de aplicação, ou seja, em sistemas de distribuição de energia em edificações prediais verticais, o Barramento Blindado ofereceas vantagens abaixo assinaladas:• Maior confiabilidade nas instalações;• Melhoria na qualidade dos serviços executados;• Espaço reduzido para os shafts e demais áreas por onde se encaminha a energia elétrica;• Baixas perdas no sistema, como conseqüência, reduz a queda de tensão;• Racionalização das instalações;• Proteção adicional contra incêndio e propagação de chamas;• Pela sua simplicidade, racionaliza horas de projeto;• Custo reduzido em relação as instalações tradicionais;• Atende a estratégia financeira, sob o aspecto de protelar o investimento das prumadas e demais alimentadores.

CARGA DISTRIBUÍDANeste caso, torna-se desnecessário aplicação de qualquer fator.

MEDIÇÃO DESCENTRALIZADAConforme a ilustração da página 18 demonstra, esta é mais uma das inúmeras aplicações de Barramentos Blindados em instalaçõesverticais. Aliada à informática, este tipo de Medição de Energia Elétrica vem sendo adotada nos grandes centros, cada vez mais e comgrandes vantagens, tais como:• Redução de custos;• Ganho de espaço físico em área nobre, com a desativação do tradicional Centro de Medição;• Redução de material elétrico e mão-de-obra;• Interligação a sistema de automação predial;• Eliminação de fraudes;• Confiabilidade da medição em tempo real;• Eventual ganhos com a possibilidade de tarifas diferenciadas;• Possibilita a telemetria.

Retomando o cálculo de DV ou DV (%), nesta nova configuração:• Na carga ES’

E = DVAB + DV’BC + DV’CD + DV’DE = 1,81 + 1,15 + 1,32 + 1,45 = 5,73v

S’E = DVAB (%)+ DV’BC (%) + DV’CD (%) + DV’DE (%) = 0,48 + 0,30 + 0,35 + 0,38 = 1,51%

Page 16: mbb.pdf

BARRAMENTO BLINDADO - MBB16

OBSERVAÇÕES GERAIS:• Todas as dimensões aqui apresentadas, exceto as que devidamente expressa em outra unidade, são

em milímetros;• A Beghim Ind. e Com. S/A se reserva no direito de alterar ou modificar peças, partes, conjuntos ou

até mesmo os equipamentos aqui apresentados, sem pré-aviso, visando o aprimoramento de nossaqualidade e a constante preocupação com a atualização tecnológica;

• Eventuais consultas técnicas, estudos de viabilização, dúvidas ou sugestões, deverão ser encaminhadasao nosso Departamento de Engenharia, sito à Rua Cantagalo, 2187 - CEP 03319-901 - TatuapéSão Paulo - SP, ou através de nosso Fax: (011) 294.0519, ou ainda utilizando oe-mail: [email protected];

• No caso de reclamações, utilize fone: 0800 13.3322 (ligação gratuita).• 2º edição - Set/99 - tiragem: 2.000 exemplares

Este catálogo pode serenviado em um arquivoeletrônico - MBB.PDFTotal de bytes= 1.075Informe-se pelo e-mail:[email protected]

E = Entrada em Média TensãoT = TransformadorQ = Quadro de Baixa TensãoB = Barramento BlindadoQM= Quadro de MediçãoQL = Quadro de LuzP = Concentrador

LEITURANO LOCAL

CONCESSIONÁRIA

N Andar

2º Andar

1º Andar

ADMINISTRAÇÃO