Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12...

12
Edição 102 - Informativo da Igreja Metodista na 6 a. Região Eclesiástica Confusão e Discernimento Mensagem Episcopal pág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação Igreja em Joinville faz 37 anos pág. 08 pág. 04 ENCONTRO MINISTERIAL Sexta Região: Projeto Menor Aprendiz Metodista em Vila Reis Encontro Regional de Esposas de Pastores

Transcript of Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12...

Page 1: Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação

Edição 102 - Informativo da Igreja Metodista na 6a. Região Eclesiástica

Confusão e Discernimento

Mensagem Episcopal

pág. 03

pág. 05

pág. 12

Divulgação

Divulgação

Elias Colpini

Elias Colpini

Elias ColpiniElias Colpini

Divulgação

Igreja em Joinville faz 37 anos

pág. 08

pág. 04

ENCONTRO MINISTERIALSexta Região:

Projeto Menor Aprendiz Metodista em Vila Reis

Encontro Regional de Esposas de Pastores

Page 2: Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação

2 NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 102

Confira abaixo o texto completo que trabalha através da 5ª ênfase missionária da Igreja Metodista

as questões ligadas à preservação do meio ambiente, e as sugestões de ações para a sua comunidade de fé se mobilizar esse ano. O conteúdo também está no Plano Nacional Missionário.

O exercício da ética da santidade deve ser o princípio de toda a ação mi-nisterial da Igreja (social, educacional, teológica e missionária).

Considerando-se a necessidade do cuidado, preservação e uso sustentável do meio ambiente e seus recursos natu-rais ameaçado por: intervenção humana, mudanças climáticas e fenômenos que têm gerado desastres naturais, sofrimen-to e mortes. A atuação missionária do povo metodista deve “apoiar, incentivar e participar de iniciativas em defesa da preservação do meio ambiente” (PVMI). Assim, cada igreja local e congregações devem promover ações que caminhem na direção da preservação de nossa bio-diversidade e de um desenvolvimento sustentável, conforme o princípio da criação de Deus.

OBJETIVOS:

1. Estabelecer, a partir da Palavra de Deus e da herança teológica wes-leyana, uma pauta de estudos e discussão que promova consciência ambiental, responsabilidade social e ações práticas voltadas à educação ecológica e aos processos de defesa e preservação do ecossistema;

2. Enfatizar nos documentos da Igreja, nas revistas da Escola Dominical e

Sede Nacional

Informativo da Igreja Metodista na Sexta Região Eclesiástica,

editado pelo Ministério de Comunicação

Bispo: Revmo. João Carlos Lopes E-mail: [email protected]

Editor: Rev. Elias ColpiniFone: (49) 3563-4517 - Cel. (49) 9981-0892

Rua Campos Novos, 33 – CentroCEP 89500-000 - CAÇADOR - Santa Catarina

E-mail: [email protected]ção da Igreja Metodista - Sede Regional:

Avenida Sete de Setembro, 3235 Fone: (41) 3323-1675

Edifício João Wesley – 4o. Andar 80.230-010 Curitiba – PR. CNPJ: 03.530.820/0001-83

www. metodista.com

Diagramação e Projeto Gráfico:Gerson Witte [email protected]

Impressão: Gráfica Blumen

Tiragem desta edição: 6.000 exemplares.

Ano XXVI - nº 102

Editorial

Somos imensamente gratos a Deus e à Igreja Metodista na Sexta Região Eclesi-ástica pela oportunidade do lançamento

da nova edição do Notícias da Sexta. Que o Ano Novo seja propício de muitas e abençoadas realizações.

O tema para 2019 – “Discípulas e Discí-pulos nos Caminhos da Missão Cuidam do Meio Ambiente” (5ª ênfase do Plano Nacional Missionário) está sendo apresentado com su-gestões de ações para mobilizar a comunidade de fé este ano.

O destaque para esta edição é a realização do Encontro Ministerial Regional, que foi rea-lizado em Witmarsum (Palmeira/PR), no final de novembro. No encerramento do evento o bispo João Carlos Lopes proclamou as nome-ações pastorais para o ano de 2019, que estão publicadas nas páginas centrais.

Vários encontros e concílios distritais da Sexta Região também estão presentes nas pá-ginas do nosso jornal, além de outras notícias de nossas igrejas locais.

Também estamos divulgando a localidade que sediará a 22ª edição do Projeto Missionário Regional ‘Julho para Jesus’ em 2019: será na cida-de de Rio Bonito do Iguaçu, no Distrito Sudoeste.

Mais uma vez, queremos lembrar a impor-tância de divulgar as atividades desenvolvidas na Região, principalmente nas igrejas locais. Portanto, estaremos aguardando suas notícias para a próxima edição.

Recebam nosso abraço e tenham um aben-çoado 2019!

Elias Colpini - Editor

Cuidando do Meio Ambiente

nos estudos bíblicos que o projeto de Deus não é individualista, mas coletivo, envolvendo toda a criação;

3. Educar cada membro metodista para que se conscientize do compromisso com o meio ambiente e se respon-sabilize por ações de preservação desse meio.

SUGESTÕES DE AÇÃO:

• Promoção da educação ambiental aplicável e viável ao cotidiano do povo metodista, gerando responsabi-lidade pessoal e comunitária em rela-ção a preservação do meio ambiente;

• Desenvolvimento de um programa de educação ambiental que contem-ple os seguintes temas: consumo consciente, uso racional da água e da energia, combate à poluição, tratamento adequado do lixo, ali-mentação saudável, reciclagem etc.;

• Apoio, incentivo e participação das iniciativas de preservação do meio ambiente; demarcação das terras indígenas e quilombolas; do com-bate a pesca predatória, a poluição das nascentes, mares, rios e sonora; de denúncia da falta de saneamento básico e do desmatamento.

Dúvidas e divulgações

Tem dúvidas sobre a campanha, ou sobre como promove-la em sua igreja lo-cal ou região? Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Você também pode ligar para a Comunicação da Sede Nacional no nú-mero +55 11 2813-8600.

Page 3: Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 102 33

Confusão e DiscernimentoMateus 24.1-14

Bispo João Carlos Lopes

V ivemos num tempo de muita confusão. Não é novidade. Jesus alertou para isso.

No sermão profético de Ma-teus 24, ele provoca a curiosidade dos discípulos nos 2 primeiros versos. Quando os discípulos se aproximam mais tarde para matar a curiosidade (v.3) Jesus inicia sua resposta com a seguinte afirmação: “Vede que ninguém vos engane”. Essa expressão: “Cuidem para não serem enganados” é a tônica de todo o discurso de Jesus. O tempo em que vocês estão vivendo é um tempo de grande incerteza. As coisas não serão simples e conse-qüentemente vocês poderão ser enganados.

O conceito do “engano” forma a estrutura ao redor da qual toda a mensagem de Jesus nesse sermão é construída. Veja o verso 5: “Porque virão muitos em meu nome, dizen-do: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos”. E novamente no verso 11: “levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”. E ainda no verso 24: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas ope-rando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível os próprios eleitos”.

Por causa da continua possi-bilidade de engano, a exortação de Jesus por toda a mensagem é “fiquem espertos”, mantenham seus olhos abertos, avaliem, testem os espíritos. Testem tudo para que possam entender o verdadeiro cará-ter dos movimentos e das pressões porque a nota predominante desse tempo será a nota do engano e da confusão.

Num tempo como esse, mais do que de métodos e estratégias, em termos de prioridade, precisamos de sabedoria e discernimento.

UM EXEMPLO DO ANTIGO TESTAMENTO:

Veja, como exemplo, a história do começo do reinado de Davi em I Crônicas 11. A tarefa de Davi era imensa. Ele precisava consolidar um reino decadente e derrotar os inimigos de Israel. Todas as tribos de Israel enviaram guerreiros para

juntar-se a Davi em Hebrom com a intenção de ajudá-lo a estabelecer o seu governo e soberania sobre o país. Tirar o país do caos e da confusão (Capítulo 12). Que tipos de guerreiros enviaram? Fortes, treinados para a batalha, valentes.

Mas há um detalhe que mere-ce especial atenção. O detalhe é o tipo de gente que a tribo de Issacar enviou: “dos filhos de Issacar, co-nhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos chefes...”. Outra tradução diz: “en-tendidos na ciência dos tempos...”. Centenas de milhares de guerreiros treinados não ajudariam muito se não tivessem a orientação de duzentos homens “entendidos na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer”.

DISCENIMENTO – UM DOM PRECIOSO:

A Igreja hoje precisa disso também: pessoas que entendam os tempos e saibam o que a igreja deve fazer.

Isso parece tão secular. Mas esse é o padrão da encarnação. A encarnação é a maior afirmação de que Deus se importa com a realida-de e a contingência humana.

Assim o ministério eficiente de-pende de líderes que conheçam bem os dias em que vivemos e o que fazer diante de seus desafios: É necessá-rio sabedoria e discernimento!

A confusão do incrédulo é com-preensível, satanás é o arquiteto da confusão. Uma certa desorientação do rebanho é aceitável. O que não podemos aceitar é a confusão do lí-der. I Corintios 14.33 diz que “Deus não é de confusão, e sim de paz!”.

É claro que quando alguém decide caminhar em direção à von-tade de Deus, a primeira coisa que o inimigo tenta fazer é confundi--lo. Ele fez isso com Jesus antes de Jesus começar seu ministério. Em Mateus capítulo 4 nós lemos a res-peito da tentação de Jesus. As três tentações: Transforme as pedras em pães; pule lá embaixo e prostre--se e me adore, são tentativas de confundir. Mas Jesus recusou-se a ser confundido.

POR QUE TANTA GENTE ESTÁ FICANDO CONFUSA HOJE?

Por causa do desejo de sa-tisfação rápida das necessidades sentidas. Por causa da sedução do sensacionalismo (fama), da riqueza e da estabilidade. Confundimos essas coisas com as bênçãos de Deus. Assim ficamos surdos à voz de Deus quando fala conosco de maneira diferente.

Há um, entre tantos outros casos, na bíblia de um servo de Deus que deixou de ser benção e de herdar as bênçãos de Deus, porque se tornou confuso: Efraim: Gênesis 48.13-18

Mas veja mais tarde. Sua vida fica em desordem. Ele tinha uma agenda profética para a sua vida, mas aparentemente não buscou o cumprimento daquela agenda. Mais tarde em sua vida percebemos que sua história torna-se lamenta-velmente trágica:

Hoseias 4.17: “Efraim está en-tregue aos ídolos; deixe-o”.

Hoséias 7.7-8: “... ninguém há, entre eles, que me invoque. Efraim se mistura com os povos. É um pão que não foi virado”.

Hoséias 7.11: “Porque Efraim é como uma pomba enganada, sem entendimento...”.

COMO DISCERNIR A VONTADE DE DEUS?

• Torne-se um “viciado” na pa-lavra de Deus. Permita que ela limpe sua vida, que purifique suas ações, que se torne parte de seus compromissos diários;

• Comprometa-se com uma vida de santidade;

• Engaje-se em louvor (gratidão) e adoração (reconhecimento) contínuos;

• Faça uma auto-avaliação diária: procurei fazer a vontade de Deus? Fui justo com os outros? Rejeitei a tentação do pecado? Reclamei?

• Busque comunhão com outras pessoas maduras na fé. Não para reclamar da vida, mas para buscar a direção de Deus para a sua vida;

• Submeta-se! Pare de se rebelar. Todo rebelde é um confuso!

Elias Colpini

Mensagem Episcopal

"Num tempo como esse,

mais do que de métodos e estratégias, em termos

de prioridade, precisamos de

sabedoria e discernimento"

Page 4: Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação

4 NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 102

Jonadab Domingues de Almeida Assume Vice-reitoria da FaTeo

Comunicação da FaTeo

Divulgação

A posse do Rev. Prof. Jonadab Domingues de Almeida como vice-reitor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista no Brasil ocorreu durante a reunião do Con-

selho Diretor que aconteceu em 07 de dezembro deste ano.Jonadab ingressou na FaTeo em 2008 como Pastor de

Vida Comunitária, onde atuou por seis anos, durante dois deste anos também acumulou a função de Coordenador do Programa de Ações Eclesiásticas e Missionárias, posição que ocupa até hoje. Em 2014 se tornou docente do curso de Teologia, deixando a pastoral de Vida Comunitária. Como professor lecionou as matérias de Liturgia e Homilética. Há quatro anos também coordena o Centro de Estudos de Li-turgia, Artes e Homilética. Atualmente o Rev. Prof. Jonadab continua responsável pelo Programa de Ações Eclesiásticas e pelo Centro de Estudos de Liturgia, Artes e Homilética e docente da temática de Liturgia.

Antes de chegar a Faculdade de Teologia foi pastor de dedicação exclusiva por 17 anos na 6ªRE da Igreja Metodista no Brasil. Desde 2008 recebe nomeação na 3ªRE como pastor cedido a área nacional e comissionado por sua região. Em São Paulo pastoreou as igrejas de Santos, Central de Santo André, Arthur Alvim e Pinheiros onde é sua atual nomeação.

O termo de posse foi lido pela reverenda Cláudia Maria da Silva Nascimento, secretária do Conselho Diretor da Fa-Teo durante a cerimônia de formatura do curso de Teologia de 2018, que aconteceu no mesmo dia, 07 de dezembro. O documento lido diante de membros do Colégio Episcopal e autoridades da Igreja Metodista no Brasil, Conselho Diretor e Colegiado da FaTeo, professores, alunos e membros da Igreja Metodista descreve que a posse cumpre a decisão do Colégio Episcopal, que em sua reunião, ocorrida de 6 a 8 de novembro deste ano, cumprindo o regulamento da Facul-dade de Teologia recebeu do Conselho Diretor uma lista de indicações para suprir a função e decidiu pelo nome do Rev. Prof. Jonadab Domingues de Almeida.

O pastor e professor assume a vice-reitoria a partir de 1° de fevereiro de 2019. Temos a convicção que o Senhor o abençoará nesta nova missão! (Comunicação da FaTeo).

O s pastores do Distrito Litorâneo estiveram reunidos em Floria-nópolis, na Igreja no Itacorubi,

neste dia 02 de outubro para recebe-rem orientações episcopais e confra-ternização. Estavam presente 100% dos pastores e pastoras do distrito, que totaliza 12 igrejas. Em pauta o avanço missionário em Santa Cata-rina, ‘o que já está acontecendo nos vários campos, as perspectivas para

Encontro Regional de Esposas de Pastores

Reunião do Ministério Pastoral do Litorâneo

Aconteceu nos dias 14 a 16 de se-tembro em Curitiba - no Hotel Nacional Inn - o Encontro Re-

gional de Esposas de Pastores, orga-nizado pelo Ministério Grace Smith. O tema foi: ‘Eu e o Espelho - Veja-se exclusiva! ’. De acordo com o tema foram desenvolvidas três palestras: ‘Imagem e Autoimagem’ (psicóloga Marcia Toledo), “Eu e o Espelho e Guarda-roupa Sustentável (consulto-ra de imagem Carol Bastor). O obje-tivo do Encontro, além da comunhão das esposas participantes, foi para que tivessem um olhar para si como mulher, esposa, mãe e conselheira.

A descontração foi marcante

o futuro, a necessidade do empenho pessoal e de cada igreja abrindo o le-que de pregação do evangelho, como atos de fé’, lembrou o pastor Vladimir.

“Há muitas áreas sem a presença metodista, e ela só vai acontecer se unirmos esforços, o que já está aconte-cendo”, informa o pastor Ivan Silveira Filho. Na ocasião também foi celebra-do o aniversário do Superintendente Distrital, reverendo Vladimir Cascione.

Divulgação

no evento, principalmente o jantar temático ‘Anos 60’, ao ritmo de mui-to louvor e brincadeiras de época.

Ao final do encontro, as igrejas representadas pelas Sociedades de Mulheres presentearam as partici-pantes com lembranças confeccio-nadas por integrantes das respec-tivas sociedades, proporcionando momentos de grande alegria a todas.

“O Encontro Regional de Espo-sas de Pastores da Igreja Metodista na Sexta Região acontece a cada dois anos e, certamente, Deus tem o me-lhor para que as mulheres vivam fe-lizes enquanto esposas de pastores”, lembrou o pastor Tadeu Sakiyama.

Divulgação

Page 5: Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 102 5

A Igreja Metodista em Vila Reis, Apucarana/PR, está realizan-do o projeto ‘Menor Aprendiz

Metodista’ com a equipe do Mi-nistério Infantil Alegria e Paz. Os encontros acontecem duas vezes por mês, aos sábados das 13 às 15 horas. A coordenação do projeto é de Valdirene Dias, sob a supervisão do pastor Sidnei Ferreira.

O projeto foi implantado em setembro de2017. “Os objetivos missionários são: valorizar a criança para manter bom rela-cionamento entre eles e os outros criando ambientes de produções artesanais, como dobraduras com jornais, decoupage em madeira,

F oi no sábado (08/12/18) na Pousada Dona Siroba, em Morretes, Porto de Cima, a

confraternização de pastores e pas-toras do Distrito Sul Paranaense. "Dia agradável, bom papo, troca de experiências, muita comida e muito boa, com presença quase total dos integrantes", informou o pastor Elias Passeri, Superinten-dente Distrital.

Já em agosto, os distritos Sul Paranaense e Metropolitano ha-viam estado reunidos em Morretes/PR. Na ocasião a devocional de abertura foi dirigida pelo pastor

Projeto Menor Aprendiz Metodista em Vila Reis

Confraternização Pastoral em Morretes

Banner do Tema Anual de 2019

O Ministério Regional de Comunicação está disponibilizan-do o Banner para as igrejas da Sexta Região, aprovado pelo bispo João Carlos Lopes. Acesse o SITE, na aba

‘Documentos Gerais’ e faça o Download.O designer Gerson Witte explicou os conceitos utilizados

na criação desta arte: “Enxerguei no tema ‘Cuidam do Meio Ambiente’, a defesa das fontes de água, simbolizada pela gota azul e dos seres da natureza, representados pelo ramo verde, no qual utilizei o ramo de oliveira pelo seu simbolismo bíblico. De uma certa forma, a chama do símbolo metodista se trans-forma no ramo de oliveira, que junto com a mão, procuram mostrar o cuidado que a comunidade metodista deve ter com a natureza e com o respeito por todas as formas criadas por Deus, Senhor da Vida”, justificou.

Divulgação

bazar e biscuit, entre outros; e capacitar as crianças participan-tes para um trabalho opcional rendável, no futuro”, informa a coordenadora.

Ela informou também que “para fortalecer o Projeto Menor Aprendiz Metodista recebemos apoio de Joceli Marciano Rodri-gues – da Igreja Metodista Central de Londrina - formada em peda-gogia e graduada em contação de histórias e Literatura Infante/Juvenil e Psicopedagogia Clínica e Institucional – que trouxe mais mo-tivação para nossa comunidade”, enalteceu e comemorou Josiane de Souza (43 3426-0060).

Gilson Michelato, com ministração do louvor por pastores Timóteo, Ezequias e Mara. O missionário La-ertes relatou sobre o projeto Julho para Jesus, realizado em Ingleses – norte da ilha de Florianópolis.

As ministrações do encontro estiveram a cargo do pastor Davis Roberto Daniel (administração da igreja) e da psicóloga Jaci Gôngora (aconselhamento pastoral).

“No almoço, não poderia faltar o tradicional barreado, típico da-quela região”, informou o pastor Elias Passeri, superintendente do Sul Paranaense.

Divulgação

Page 6: Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação

6 NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 102

NOMEAÇÕES PASTORAIS 2019Sexta Região Eclesiástica - (Sujeita a alterações)

DISTRITO LITORÂNEO

Superintendente Distrital: Vladimir Cascione

Balneário Camboriú: Tadeu K. Sakiyama, Presbítero, Tempo Integral (8) Campo Missionário de Blumenau (D): Rosangela Aparecida G. Modos, Pastora, Tempo Parcial (18) Campo Missionário de Itapema (D); Kelly Ca-margo de Souza, Missionária Designada (3) Campo Missionário de Jaraguá do Sul (D): Ivan Silveira Filho, Presbítero, Tempo Parcial (2)Campo Missionário de Palhoça (L): Gregório Teodoro, Missionário Designado (4) Campo Missionário de Passo de Torres (D) - parceria com a 2ª RE: Danilo de Lima, Missionário Designado (4)Campo Missionário de Piçarras (D): Gerson Wellington da Silva Gotardo, Missionário Designado (1)Centro Vivencial Pessoas Idosas - Floria-nópolis (Itacorubi): Vladimir Cascione, Presbítero, Capelão (9) Florianópolis Estreito: Ronival Amaro, Pas-tor, Tempo Integral (7)Florianópolis Itacorubi: Wladimir Cascione, Presbítero, Tempo Integral (13)Florianópolis Norte da Ilha: Sander Luiz da Silva, Missionário Designado (5) Itapoá: Maria Lucia de Souza Paproztki, Presbítera, Tempo Parcial (3) Joinville Central e Jardim Edilene: Anderson Martins, Aspirante ao Pastorado (2)

DISTRITO SERRANO

Superintendente Distrital: Alberto Inácio de Oliveira

Caçador: Valter Marques da Silva, Pastor, Tempo Integral (13) Chapecó: Alberto Inácio de Oliveira, Pres-bítero, Tempo Integral (4) Campo Missionário de Curitibanos (D): João Fernandes Zanete, Missionário De-signado (3)Campo Missionário de Lages (D): Rogério Trindade, Missionário Designado (2) Mafra: Cleber Geir Rocha, Presbítero, Tem-po Integral (2) Porto União/União da Vitória: Natanael Gar-cia Marques, Presbítero, Tempo Parcial (2)

DISTRITO CENTRO-NORTE

Superintendente Distrital: Edmilson Pereira Marques

Apucarana - Vila Reis: Sidnei Ferreira, Aspi-rante ao Presbiterado (7) Apucarana: Henry Ferreira Sakyama, Presbí-tero, Tempo Integral, (1)Arapongas: Heder de Medeiros Rodrigues, Presbítero, Tempo Integral, Titular (20); João Victor Custodio Nery, Presbítero Tempo Parcial, Coadjutor (1)Campo Missionário de Cambira (D): Ilza Pugliese, Missionária Designada (6) Campo Missionário de Faxinal (L): Vital Mar-rafon, Missionário Designado (1) Campo Missionário de Imbaú (D): André Henrique Sonni, Aspirante ao Presbiterado, Tempo Parcial (8) Campo Missionário de Marumbi (L): Guilherme Santos Camargo, Missionário Designado (3)Campo Missionário de Miraselva (L): Heder de Medeiros Rodrigues, Presbítero, Tempo Integral (1)Campo Missionário de Pitanga (D): Alessan-dro Alves Cordeiro, Missionário Designado (3) Campo Missionário de Rolândia (L): Eli-sangela de Fátima Pinheiro, Missionária Designada (2)Campo Missionário de São João do Ivaí (D): Marlei Dionisio Mendes Cavallini, Missionária Designada (5) Ivaiporã: Emanuel Altomani, Presbítero, Tempo Integral (5) Jandaia do Sul: Marissol Nieves da Silva Gonzales, Presbítera, Tempo Parcial (1)Mandaguari - Jardim Populares II: Ronaldo Azim Cardoso, Aspirante ao Presbiterado (4) Mandaguari: Edmilson Pereira Marques, Presbítero, Tempo Integral, Titular (3); Ro-bson Fabiano Negrão, Presbítero, Tempo Integral, Coadjutor (5)São Pedro do Ivaí: Sandro José Rodrigues Nassar, Presbítero, Tempo Integral (1)Telêmaco Borba: Davis Roberto Daniel, Pres-bítero, Tempo Integral (8)

DISTRITO METROPOLITANO

Superintendente Distrital: Fabio Henrique Alcântara Francisco

Campo Missionário em Curitiba - Orleans (L): Gilson Michelato, Presbítero, Tempo Integral (2) Campo Missionário em Curitiba- Bairro Rio Negro (L): João Carlos Dolato. Missionário Designado (4) Curitiba Bacacheri: Eliel Cordeiro Silvestre, Presbítero, Tempo Integral, (1); Paulo Quine-lato, Missionário Designado (1)

Curitiba Central: Fábio Henrique Alcântara Francisco, Presbítero, Tempo integral, Titular (4); Andréa Ribeiro de Souza Francisco, Pres-bítera, Tempo Parcial, Coadjutora (4); Paulo Sérgio Zuccoli Rodrigues, Presbítero, Tempo Integral, Coadjutor (6) Curitiba Fanny: Eloah Mara Perez Borges, Pres-bítera, Tempo Parcial (11) Curitiba Fazendinha: Emilia D. Takano Matsuda, Pastora, Tempo Parcial (2) Curitiba Jardim Paranaense: Loimar Porcides Ferreira, Pastor, Tempo Integral (7)Curitiba Manancial: Israel Cândido da Silva, Pastor, Tempo Integral (12) Curitiba Projeto Missionário Pantanal: Audir Santos Lopes, Pastora, Tempo Parcial, (14) Curitiba Vila Acordes: Isabel Cristina Pinsan Nixdorf, Presbítera, Tempo Integral (7)

DISTRITO SUL PARANAENSE

Superintendente Distrital: Elias Passeri

Antonina: Timóteo Nogueira, Aspirante ao Pastorado (7) Campo Missionário Colombo – Guaraituba – Andrea Spitzner, Missionária Designada (2)Araucária: Humberto Darin, Presbítero, Tem-po Integral (2). Campo Missionário de Almirante Tamandaré - São João Batista (L): Gilmar Benigno da Silva, Missionário Designado (5) Campo Missionário de Campo Largo (L): Tiago Miguel, Missionário Designado (2)Campo Missionário de Campo Magro (L): Fábio Raymann, Missionário Designado (1). Campo Missionário de Castro (L): Esequias Oséias de Paula, Missionário Designado (8) C a m p o M i s s i o n á r i o d e C o l o m -bo - Palmares (L): Dilso Nunes, Mis-sionário Designado, Tempo Parcial (1) Campo Missionário de Colombo (Olarias, Monte Castelo) (L): Derval Alves Carneiro, Missionário Designado (7) Campo Missionário de Guaratuba (D): Maria Lucia de Souza Paprotzki, Presbítera respon-sável (1)Campo Missionário de Tijucas do Sul (L): Cristiano B. Alves Pires, Missionário Desig-nado (4)Campo Missionário Fazenda Rio Grande (L): Daniel Wesley Vilas Boas, Aspirante ao Presbiterado (1)Curitiba Cristo Rei: Elias Passeri, Presbítero, Tempo Integral, (9) Matinhos: Rodrigo Morais Teodoro, Missio-nário Designado (5) Morretes: Rosenaldo Batista Oliveira, Pastor, Tempo Integral (7) Paranaguá: João Paulo de Maceno, Presbíte-ro, Tempo Integral (7) Ponta Grossa: Ednei de Souza, Presbítero, Tempo Integral, (3) Projeto Missionário Distrito de Contenda e Projeto Novo Caminhar: Fabio Raymann, Missionário Designado (2) São José dos Pinhais: Luciano Aparecido Arantes da Silva, Missionário Designado (5)

DISTRITO NOROESTE

Superintendente Distrital: Márcia Regina da Silva

Campo Missionário de Goioerê (D): Uzier Franco do Paraizo, Missionário Designado (5) Campo Missionário de Iretama (D): Marcos Aparecido Ribeiro, Missionário Designado (1) Campo Missionário de Loanda (D): Jho-natam Candido de Souza, Missionário Designado (5) Campo Missionário de Luiziana (D): Dio-nísio de Souza Figueira, Presbítero, Tempo Parcial (2) Campo Missionário de Mirador (L): Heber Tarsis da Silva Gotardo; Missionário De-signado (3)Campo Missionário de Paiçandu (L): Tiago Rodrigues da Silva, Missionário Designado (5)Campo Missionário de Roncador (D): Allan Daniel Mendes Terra, Missionário Designado (3)Campo Missionário de Sarandi (L): Wilmar Leite, Aspirante ao Pastorado (1)Campo Missionário de Terra Rica (D): Abi-gail da Silva, Presbítera, Tempo Parcial (2) Campo Mourão: Don Carlo Reina, Presbí-tero, Tempo Integral (2) CEMETRE: Flávio Ricardo Hasten Reiter Artigas, Presbitero, Tempo Integral, di-retor (4) Cianorte: Edna Regina Ruiz, Pastora, Tempo Parcial (2) Guaíra: Volnei de Souza Lima, Aspirante ao Presbiterado, Tempo Integral (2);Iporã: Fernando Lopes, Missionário De-signado (2) Marialva: Isnar Wesley Cachone Rossi, As-pirante ao Presbiterado, Tempo Integral (1)Maringá - Zona 4: Márcia Regina da Silva, Presbítera, Tempo Integral, Titular (2). Flávio Ricardo Hasten Reiter Artigas, Presbítero, sem ônus, Coadjutor (4)Maringá Central: Eduardo Villa Nova, Presbítero, Tempo Integral, Titular (1); Francisco Belvedere Neto, Presbítero, Tempo Integral, Coadjutor (10) Maringá Parque das Grevíleas: Arildo Pe-reira Lopes, Pastor, sem ônus (2)Nova Esperança: Heraldo Ferreira Leão, Presbítero, Tempo Parcial (3) Paranavaí: Cláudio Pereira do Nascimento, Presbítero, Tempo Integral (21). Santa Cruz do Monte Castelo: Sergio Luiz Mendonça, Presbítero, Tempo Parcial (2) Umuarama: Cristiano Pedroni, Presbítero, Tempo Integral (1)

Fotos de Elias Colpini

Page 7: Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 102 7

NOMEAÇÕES PASTORAIS 2019Sexta Região Eclesiástica - (Sujeita a alterações)

DISTRITO NORTE-NOVO

Superintendente Distrital: Fernando César Monteiro

Bela Vista do Paraíso: Fabrício Pereira dos Santos, Aspirante ao Pastorado (4) Cambé: José Carlos Bachega, Missionário Designado (2)Campo Missionário de Alvorada do Sul (D): Valdir Francisquine Filho, Missionário Designado (4) Campo Missionário de Jataizinho (L): Apare-cido Arlindo da Cruz, Missionário Designado (10) Campo Missionário de Primeiro de Maio (D): Vinicius Domingues Pimentel, Aspirante ao Presbiterado (4) Campo Missionário de Sertanópolis (L): Vera Lucia Juliano, Missionária Designada (2)Ibiporã: Cirlene Almeida Vachtchuck, Pres-bítera, Tempo Integral (14). Londrina - Central: Fernando César Montei-ro, Presbítero, Tempo Integral, Titular (10); Guilherme Alves Simões, Presbítero, Tempo Integral (1); Flavia Helbing da Rosa, Presbí-tera, Tempo Parcial. Coadjutora (1)Londrina - Jardim Bandeirantes: Mauricio Carneiro Campos, Aspirante ao Pastorado (8) Londrina - Jardim Cafezal: Vinicius Domin-gues Pimentel, Aspirante ao Presbiterado (2)Londrina - Jardim do Sol: Jorge Pitarelo, Pastor, Tempo Integral (1)Londrina - Setor Norte: Jonas João Rossi, Pastor, Tempo Integral, Titular (32); Maikon Rodrigues do Nascimento Gusmão, Missioná-rio Designado, s/ ônus, Coadjutor (4) Londrina - Sul: Renan Toschi Massambani, Presbítero, Tempo Integral (13) Tamarana: João Domenes Salgado Filho, Aspirante ao Pastorado (14)

DISTRITO NORTE-PIONEIRO I

Superintendente Distrital: José Fabrício Bahls

Campo Missionário de Figueira (L): Mauricio Luiz Krazek, Missionário Designado (6)Campo Missionário de Siqueira Campos (L) - Rodrigo Ubiratã Medeiro, Missionário Desig-nado (4) Campo Missionário em Arapoti (L): Atnira Alice Ferreira dos Santos, Missionária Designada (6) Campo Missionário em Guapirama (D) – Hedi Regina de Morais, Pastora (2)Ibaiti: Reginaldo Franco do Paraízo, Presbítero, Tempo Integral, Titular (3) Jacarezinho – Campo Missionário da Chácara Gileade: Darci dos Santos Moraes, Missionário Designado (11)

Jacarezinho - Central: Dauro Anderson Rodri-gues, Presbítero, Tempo Integral (6)Jaguariaiva (D): André Luiz Lopes Gomes, Presbítero, Tempo Parcial (7) Joaquim Távora: Ricardo Aparecido Rodrigues, Presbítero, Tempo Integral (7) Jundiaí do Sul: Tiago Augusto Cardoso, Presbí-tero, Tempo Integral (1)Ribeirão Claro: Alessandro Torres Jardim, Pres-bítero, Tempo Integral (6) Ribeirão do Pinhal: Elaine Beatriz Araújo da Silva, Presbítera, Tempo Integral (4) Santo Ant. da Platina - Recanto Feliz: Silvia Helena de Medeiros Almeida, Presbítera, Tempo Parcial (2) Santo Antônio da Platina - Campo Missionário da Platina (L): David William Lopes, Missioná-rio Designado (2)Santo Antônio da Platina - Central: José Fabrício Bahls, Presbítero, Tempo Integral, Titular (10); José Antonio de Oliveira, Presbítero Tempo Integral, Coadjutor (3)Santo Antonio da Platina - Vila Ribeiro: Daniel Barbosa de Lima, Missionário Designado (6) Tomazina: Sebastião Lino Soares, Pastor, Tem-po Integral (10) Wenceslau Brás: Marcos Antônio Bella, Pastor, Tempo Integral (11)

DISTRITO NORTE-PIONEIRO II

Superintendente Distrital: Carlos César Pereira

Andirá: Cláudio Luiz Freire dos Santos, Presbítero, Tempo Integral (4)Assaí: Ednei Joaquim, Presbítero, Tempo Integral (3) Bandeirantes: Armando Altino Da Silva Júnior, Presbítero, Tempo Integral, Titular (8); Reinaldo Asth de Oliveira, Pastor, Tempo Integral, Coadjutor (1)Cambará: Gregório Magalhães Trindade Neto, Presbítero, Tempo Integral (1)Campo Missionário de Leópolis (L): Clau-dinei Bernardino, Missionário Designado (4) Campo Missionário de Nova Fátima (L): Kaynã Moura Nascimento, Missionário Designado (4) Campo Missionário de Santa Amélia (L): Paulo César Morreti, Missionário Desig-nado (3) Campo Missionário de Santa Mariana (L): Benoni dos Santos Ferreira, Missionário Designado (2) Campo Missionário de Sertaneja (L): Wanuza Alzira Teixeira Godói, Missionária Designada (8) Campo Missionário de Uraí (L): Clairton Zucchi, Missionário Designado (2) Campo Missionário em Abatia (L): Paulo César Morreti, Missionário Designado (2)

Campo Missionário Santa Cecília do Pa-vão (L): José Carlos Teodoro, Missionário Designado (1) Congonhinhas: Carlos Alberto de Oliveira Almeida, Missionário Designado (2)Cornélio Procópio – Vila Nova: Adriana Moraes A. Batista, Missionária Designada (2) Cornélio Procópio – Campo Missionário do Cibim – Augusto Petersen, Missionário Designado (1). Cornélio Procópio: Carlos César Pereira, Presbítero, Tempo In-tegral, Titular (12); Rodrigo Luz Petrechi, Presbítero, Tempo Integral, Coadjutor (6) Itambaracá: Paulo Roberto da Cunha, Presbítero, Tempo Integral (2) Rancho Alegre: Odimar José Damasceno, Aspirante ao Pastorado (2) São Sebastião da Amoreira: Claudinei San-ches Rodrigues, Missionário Designado (3)

DISTRITO SUDOESTE

Superintendente Distrital: Ismael Machado Correia

Cascavel: Gladiston P. Ferreira, Presbítero Tempo Integral, Titular (3), Jackson R. Carva-lho, Presbítero, Tempo Integral, Coadjutor (2)Campo Missionário Cataratas - Foz do Iguaçu (L): Fabio Henrique Paproztki, Missionário Designado (1)Campo Missionário de Céu Azul (L): Luis Car-los Castro Oliveira, Missionário Designado (2) Campo Missionário de Dois Vizinhos (L): Diego Lima, Missionário Designado (2) Campo Missionário de Medianeira (D): Erlindo Damiano Junior, Missionário Desig-nado (7) Campo Missionário de Porto Barreiro (L): Ataídes Joaquim, Missionário Designado, sem ônus (2)Campo Missionário de Toledo (D): Danilo Figueira, Missionário Designado (2) Campo Missionário Entre Rios: Rosângela da Silva, Missionária Designada (2) Corbélia: Fernando Cezar Mardegan, Presbí-tero, Tempo Integral (6)Foz do Iguaçu - Central: Ismael Machado Correia, Presbítero, Tempo Integral (4) Foz do Iguaçu - Portal da Foz: Paulo José da Silva, Pastor, Tempo Integral (16) Guarapuava: Perikles Emanuel de Souza, Presbítero, Titular, Tempo Integral (4); Enéias Domingues de Almeida, Aspirante ao Presbi-terado, Coadjutor, (2) Laranjeiras do Sul: Wendel Aparecido Conde, Presbítero, Tempo Integral (2); Pato Branco: Evaldo Villa Nova, Presbítero, Tempo Integral (1)Rio Bonito do Iguaçu: Lucas Bissoqui, Mis-sionário Designado (2) São Miguel do Iguaçu/ São Jorge: Valdir Ramos de Carvalho, Presbítero, Tempo Integral (1)

MINISTÉRIOS REGIONAIS ESPECIFICOS

Ministério Regional de Comunicação: Elias Colpini (19) Ministério Missionário Caminhando Juntos: Carlos Roberto Cidade, Pastor (17) Representante do Bispo junto à FATEO: Jona-dab Domingues de Almeida, Presbítero (12) Ministério de Pastoreio de Pastores: Josadak Lima, Presbítero, sem ônus (4); Nilva Lima, Pastora, sem ônus (4)À disposição do Projeto Missionário Maa-naim: Josué da Costa Bicalho, Missionário Designado (5); À disposição da pastoral na Policia Militar de Curitiba: Paulo Quinelato, Missionário Desig-nado, sem ônus (4) Faculdade de Teologia: Jonadab Domingues de Almeida, Presbítero UNIMEP: Josué Adam Lazier, Bispo Honorário Pastoral da UNIMEP: Yone da Silva, Presbítera Região Missionária da Amazônia: Raimundo de Souza, Pastor IALIM: Silvio de Oliveira, Presbítero Missionários no Exterior: Luciano Pereira da Silva (Panamá), Presbítero; Luiz Fernando Cardoso (Inglaterra), Presbítero; Ricardo Can-field (EUA) Nomeado na Igreja Metodista Unida nos Esta-dos Unidos: Paulo César da Silva, Presbítero.

Em Licença para Tratar de Assuntos Particulares: Ruth de Assis da Silva; Marta Adela Ortigoza.

Entrega de credenciais:Luciano Rocha Frota – Filiou-se à Igreja Meto-dista em Mandaguarí – Populares II.

Em Licença para Tratamento de Saúde: Alcides Bispo dos Santos; Gláucia Maria Passeri

Em Disponibilidade: Paulo Rogério de Oliveira Cruz, Nilson Gilmar Novaki, Alex Sandro Ca-pelari; Maria Aparecida dos Santos.

Missionários e Pastores Aposentados:Bispo Richard Santos Canfield, Bispo Rosa-lino Domingos, Jayme Alfredo Borges, Celso Cacione, Ângelo Elias de Souza, Samuel de Souza; Rubens Cardoso,Maristela Elias de Souza Strassacapa,Joel Medeiros da Silva, Pedro Rivadavia Artigas, Elias Colpini, José Fernandes de Assis, Acidy Martins de Castro, Darbi Valente; José Dolores Ortigoza Duré; Cícero Ferraz de Almeida; Haroldo Candido da Silva; Moisés Carvalho; José Antonio Martins; Clóvis Pinto de Castro; José Pires Bueno Neto; Robert Stephen Newnum; Manoel Sidnei Lopes Carvalho; Sueli Watanabe, Nery Alves Joaquim, Doralicio A. de Almeida, Laertes Santos Lean-dro, José Renato Bueno

Curitiba, 30 de Novembro de 2018

JOÃO CARLOS LOPES - Bispo 6a R.E.

Page 8: Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação

8 NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 102

C onforme informação da coordenadora geral, Esther Lopes, a 22ª edição do Projeto Missionário Regional ‘Julho para Jesus’ será em Rio Bonito do Iguaçu, no

Distrito Sudoeste. O comunicado à igreja foi enviado nesta quinta-feira (3 de

janeiro): “Temos a alegria de comunicar-lhes que, sob a oração de Deus, a confirmação do bispo João Carlos e atendendo aos anseios dessa igreja, vimos confirmar a realização da 22ª Edi-ção do PROJETO MISSIONÁRIO REGIONAL "JULHO PARA JESUS", em Rio Bonito do Iguaçu. A Equipe de Coordenação do Projeto, os(as) Presidentes e Pastores(as) das Federações, também estão recebendo ‘a notícia’ através deste e-mail. Então juntos(as) abraçamos esta causa e prossigamos, de corações abertos e mãos preparadas para que o Senhor nos use con-forme o Seu propósito. Continuaremos em contato constante, para orientações e esclarecimentos de dúvidas. Deus os(as)

abençoe ricamente! ABENÇOADO E FELIZ 2019! Fraternalmente em Cristo, Esther Lopes - Coordenadora Geral do Projeto”.

A cidade de Rio Bonito do Igua-çu, segundo estimativa do IBGE em 2018, tem 13.283 habitantes e faz parte geograficamente da região Centro Sul Paranaense. O pastor local é Lucas Bissoqui, sob a supe-rintendência do reverendo Ismael

Machado Correia (Distrito Sudoeste).Na segunda quinzena do mês de fevereiro de 2019 haverá

reunião de conscientização. Presenças: Coordenação Geral, pastor da igreja em Rio Bonito do Iguaçu, Superintendente, Superintendente do Distrito Sudoeste, representantes da igreja anfitriã, Presidente das Federações, Coordenação do Evangelismo e Comunicação.

Antes da realização do evento, que acontecerá de 13 a 20 de julho de 2019, serão realizadas mais duas reuniões (abril e junho), para organização de áreas, planejamento e conheci-mentos dos colégios onde serão realizadas as hospedagens e organização das atividades.

“Que Deus nos ajude e nos abençoe para que possamos cumprir fielmente e com excelência a tarefa que Ele nos tem confiado”, intercede Esther Lopes..

Divulgação

Divulgação

Elias Colpini

Prefeitura Municipal de Rio Bonito do Iguaçu

A Igreja Metodista em Joinville comemorou 37 anos de presença naquela comunidade. As comemorações aconteceram durante quatro dias, de 21 a 25 de novembro de 2018, com a participação

total de 400 pessoas. O templo da igreja está localizado na Rua Max Colin, 1344 – Bairro América – sob o pastoreio de Anderson Martins.

A programação do evento foi: Dia 21 (quarta-feira) – pastor Eduardo Vilanova (Bacacheri) e louvor de Marquinhos e banda. Dia 23 (sexta-feira) – Marcos Araújo, com louvor de Marquinhos & Banda; Houve também a exposição dos trabalhos realizados do Projeto Estação pela unidade do Jardim Edilene. Dia 24 (sábado) – ministração do bispo João Carlos Lopes, com a participação espacial do Coral da Igreja Metodista Central de Curi-tiba e louvor da Central de Joinville; também a apresentação do grupo de dança das igrejas em Joinville e de Blumenau. Dia 25 (domingo) – pastor Vladimir Cascione, superintendente do Distrito Litorâneo louvor da Central Joinville e grupo de danças e coreografia.

“No final da celebração de domingo houve confraternização entre mem-bros e convidados, com bolo e o tradicional parabéns”, informou Claudia Bruni, do ministério local de comunicação (47 – 99965-0379).

Igreja em Joinville faz 37 anos

Capacitação de Intercessão em Campos NovosJulho para Jesus 2019 será em Rio Bonito do Iguaçu

N o sábado, dia 04/08, foi realizado na Chácara da Epagri em Campos Novos uma Capacitação de Intercessão com a participação de 80 pessoas das igrejas do Distrito Serrano. O evento foi organizado

pela igreja em Campos Novos e pelo Distrito Serrano em Santa Catarina.As ministrações do encontro foram do Ministério Sonhos de Deus

(Santo Antônio da Platina) e do Superintende Distrital, pastor Alberto Inácio de Oliveira. Os temas ministrados: 'Oração' - minha comunhão com Deus; 'Intercessão' - usado para abençoar; 'Libertação' - usado para libertar; 'Retaliação' - me protegendo na batalha.

O pastor João Ferreira Zaneti, que é responsável pelos campos de Curitibanos e Campos Novos, informou que "não foi só um tempo de ministração; houve também a realização de oficinas, com 8 grupos em separado, direcionadas com os temas ministrados e oportunidade para sentir e orar por alguns problemas ou preocupações pessoais dos participantes", valorizou.

O Superintendente Distrital, Alberto Inácio, aproveitou a presença de cin-co pastores para uma reunião de acertos administrativos do Distrito Serrano.

Page 9: Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 102 9

Divulgação

Consagração Pastoral Étnica em Jaraguá do Sul

Divulgação

Divulgação

A o completar um ano de tra-balho junto à comunidade haitiana em Jaraguá do Sul,

o irmão Ernest Louis teve seu trabalho reconhecido perante a Igreja Metodista na Sexta Região Eclesiástica. Ele foi consagrado pastor, em ato presidido pelo bispo João Carlos Lopes, no dia 5 de janeiro de 2019. Ernest ( de origem haitiana), a frente desta comunidade foi consagrado, para pastorear a congregação haitiana em Jaraguá do Sul, Santa Catari-na. "Será uma igreja interdeno-minacional para atender ao povo haitiano naquela área" - afirmou o bispo João Carlos. Representan-

tes da Igreja haitiana de Joinville prestigiaram o culto com louvor através de Coral e Grupo a Capela. A igreja em Jaraguá do Sul teve sua participação com crianças, mulheres e homens.

Esta parceria, que agora se concretiza, foi iniciada pela pasto-ra Silvia Helena Medeiros e con-tinuada pelo pastor Ivan Silveira Filho. "Louvamos a Deus pela vida do irmão Ernest e sua família que, usados por Deus, estão atendendo o povo haitiano não só espiritual, mas também socialmente quando buscam a integração à sociedade", informa e comemora o pastor Ivan.

Concílio Distrital Norte Pioneiro II

O Concilio Distrital do distrito Norte Pioneiro II da

Sexta Região reuniu-se no dia 29 de setembro no

templo da igreja central na cidade de Bandeirantes.

Logo na abertura do evento, às 14h00, o SD, pastor Carlos

Cesar Pereira, enfatizou ‘o caráter missionário do momen-

to’. Para este concilio que reuniu cerca de 70 pessoas, além

dos delegados eleitos das igrejas locais, participaram dois

líderes convidados.

Após louvor ministrado pelo pastor Armando Altino, a

missionária Maria Karolina da Silva Benedetti, do Campo

Missionário em Santa Cecília do Pavão compartilhou o texto

de Números 13.25-33 lembrando que, diante da conquista

daquilo que Deus havia prometido, houve opiniões diferen-

tes daqueles que espiaram a terra e indagou aos presentes:

“Quem é você diante da terra que Deus prometeu? ”

Ocorreram também momentos de testemunhos pelos

missionários Odimar José Damasceno (Rancho Alegre) e

Wanuza Alzira Teixeira Godói (Sertaneja). Com momento de

alegria e louvor foi o comunicado que o Campo Missionário

de Leópolis agora tem seu templo próprio adquirido em

parceria da Região, Igreja de Cornélio Procópio e o campo

missionário local.

Foi eleita a nova CODIAM (Coordenação Distrital de

Ação Missionária) que ficou composta pelo Superintendente,

Carlos Cesar Pereira, Carlos Cesar Pereira e pastor Armando

Altino da Silva (clérigos), Hilda Mara Souza e Mara Cristina

Campos (leigas). No encerramento, antes da bênção final,

foram manifestados agradecimentos especiais a Igreja Me-

todista em Bandeirantes pela acolhida ao Concílio Distrital.

Acessewww.metodista.com

Page 10: Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação

10 NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 102

Pastoreio da Família Pastoral no Norte Pioneiro

para ser um pastor e percebeu que precisava "desarmar". Usando esta experiência, ministrou sobre a necessidade de tirarmos barreiras e títulos que nos impede de pedir ajuda. Meditando em Números 11,10, afirmou que o aborrecimen-to de Moisés é também o nosso: e afirmamos "porque me deste este trabalho? É muito pesado para mim". Vanessa afirmou, lembrando Paulo, que somos instrumentos escolhidos, mas chamados a sofrer algumas coisas por causa deste chamado. ‘Precisamos aprender o equilíbrio na adversidade’, disse.

Em seguida houve outro mo-mento de vivências pastorais com a separação em grupos de homens e de mulheres. Os momentos de “vivencia” foi a ênfase do encontro, com oportunidade de abertura e pastoreio mútuo, quando foi lem-brado que "o pastor e a pastora não podem se sentir só". O encontro encerrou-se às 17h00, com testemu-nhos dos participantes, informa o pastor Claudio Freire.

Treinamento Missionário em Palhoça

Divulgação

Divulgação

N o dia 6 de outubro aconteceu em Palhoça a capacitação e treinamento do CDV. O curso ocorreu de manhã e tarde, ministrado pelo pastor João Fernandes Zanete, da Igreja

Metodista em Curitibanos e Campos Novos.O treinamento contou com a presença de líderes das igrejas

do Estreito (Florianópolis) e Palhoça. "Foi benção; buscamos aperfeiçoamento dos líderes para continuidade do avanço mis-sionário metodista em Santa Catarina", comemorou o pastor Gregório Teodoro S. Neto.

A A chácara Recanto da Família Metodista, em Bandeirantes, recebeu no dia 27 de outubro

o encontro de Pastoreio de Pas-tores/as e Famílias. A ênfase foi Vivências Pastorais. O encontro bi distrital, dirigido pelo Superin-tendente Distrital Carlos Cesar, reuniu os distritos Norte Pioneiro I e II. Os palestrantes foram os pastores e esposas: Tadeu e Vania Sakiyama (Balneário Camboriú) e Israel e Vanessa da Silva (Manan-cial - Curitiba).

Com início às 9 horas foi com ministração baseada em Ex 3.11, onde Moisés pergunta “quem sou eu”. O pastor Tadeu usou o tema "Como você se vê – Autoco-nhecimento”. Após a ministração houve a separação dos homens e mulheres e ocorreu um momento de compartilhar as vivências pasto-rais, com o objetivo de discutir o dia a dia do(a) pastor(a), como família.

Após o almoço, o pastor Israel - usando sua experiência pessoal de quando deixou a polícia militar

V ivências pastorais foram temas do encontro do Distrito Serrano em Caçador, na quarta-feira, 10 de outubro. Es-tavam presentes todos os pastores e esposas, que foram

ministrados pelos pastores Tadeu K. Sakiyama, de Balneário Camboriú e Israel Cândido da Silva (Vanessa), do Manancial em Curitiba.

A reunião foi dirigida pelo Superintendente Distrital Al-berto Inácio de Oliveira, que aproveitou para passar algumas informações e orientações aos pastores do distrito.

Encontro do Distrito Serrano

Flash

Delegação da Sexta Região no Congresso Nacional de Mulheres, em 2018.

Elias Colpini

Divulgação

Page 11: Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 102 11

OMinistério de Homens da Igreja Metodista Central de Londrina realizou dias 01 e

02 de dezembro o 11º Encontro de Homens ‘Fazendo a Diferença’. O evento aconteceu na chácara da Central de Londrina, com a parti-cipação de 110 homens de várias igrejas do Distrito Norte Novo.

“Foi um tempo de muita comu-nhão, testemunhos impactantes,

Encontro de Homens Fazendo Diferença

reconciliação, louvor e adoração”, de-clarou o coordenador Everaldo Ber-nardino, salientando que “a ministra-ção da palavra trouxe restauração e muitos desafios. Na vigília na mata, mais de 60 homens tiveram novas experiências com Deus”.Também houve a realização do quarto jantar ‘renovo dos homens ao máximo’, com ’50 participantes, em setembro, informou o Ministérios de Homens.

Divulgação

Um grupo de oito homens da Igreja Central de Londrina realizou trabalhos especiais

em Campos Novos e Curitibanos, no final de semana de 22 a 23 de setembro, liderados por Everaldo Bernardino.

No sábado à tarde, em Cam-pos Novos, houve visitação evan-gelística e convite para o culto. A noite foi realizado culto evange-lístico e de avivamento, no tempo metodista da cidade.

No domingo, o grupo realizou atividades em Curitibanos. De manhã houve Escola Domini-cal com lição especial. A igreja promoveu também um almoço

A Igreja Metodista em Caçador (SC) celebrou com culto de ação de graças, no domingo, 23 de setembro, os seus 79 anos. A igreja foi fundada (30 de setembro de 1939) pelo então pastor Daniel Lan-

der Betts, que também fundou as igrejas em Curitiba (central) e Porto União. O atual pastor em Caçador é Valter Marques da Silva.

A Confederação Metodista de Jovens realizou o Encontrão Na-cional de Jovens 2018, na UMESP, São Bernardo do Campo/SP. O evento aconteceu no feriadão de 15 a 17 de novembro,

na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista reunindo centenas representantes de jovens de todas as regiões do Brasil. O tema foi 'Integridade', adotado pela Igreja Metodista em 2018.

“O que falar sobre esse encontro? Uma coisa é certa, é uma pena para os que não estiveram presentes, Deus agiu podero-samente e com certeza nosso caráter foi e está sendo moldado pelas PALAVRAS ministradas. Tivemos o prazer de participar com 35 jovens, com pessoas do Paraná e Santa Catarina. Deus é bom demais”, manifestou a Federação de Jovens da Sexta Região.

Ministério de Homens de Londrina no Serrano Encontrão Nacional

de Jovens Metodistas

Igreja em Caçador celebra 79 anos

Divulgação

Divulgação

comunitário, também com visitas e convidados. A tarde o grupo fez visitas e convites. No culto da noite, além da motivada mensagem, os participantes do grupo de Londrina testemunharam e oraram com os presentes.

Segundo João Fernandes Za-neti, pastor em Curitibanos e Cam-pos Novos, “foi um tempo muito abençoado proporcionado pela visita desses homens de Deus, que motivou a comunidade no exercício e serviço da fé cristã. Louvamos a Deus pela vinda e vida desses missionários que tanto animou as igrejas de Campos Novos e Curiti-banos”, agradeceu e abençoou.

Divulgação

Page 12: Menor Aprendiz Metodista emmetodista.com/uploads/noticias_sexta/13.pdfpág. 03 pág. 05 pág. 12 Divulgação Divulgação Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Elias Colpini Divulgação

12 NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 102

que tiveram oportunidade de tes-temunhar sobre a igreja na região de suas atividades missionárias).

O encontro também serviu para orientações e treinamentos sobre alguns projetos desenvolvi-dos na região como: Lord Riders, junto aos motociclistas (pastor Paulo Quinelato); Coaching (Wil-ton Cabral), junto ao Cemetre; Planejamento Estratégico e Par-

ENCONTRO MINISTERIAL DA SEXTA REGIÃO

A Igreja Metodista na Sexta Região (Paraná e Santa Ca-taria) reuniu quase 180 par-

ticipantes do seu corpo pastoral para o ministerial de fim de ano, nos dias 28 a 30 de novembro. O evento foi realizado no Hotel Campestre Leão de Judá, na Co-lônia Witmarsum em Palmeiras, a 60 quilômetros de Curitiba.

O culto de abertura aconteceu no início da tarde da quarta-feira, com mensagem do bispo João Carlos Lopes. O louvor foi mi-nistrado pelo pastor Cleber Geir Rocha, pastora Ilza Pugliese e Jorgito, que conduziram os mo-mentos de louvor durante todo o encontro. No final do Culto houve celebração da Santa Ceia.

As ministrações do ministe-rial tiveram participações espe-ciais do professor Dr. Timothy Tennent, Presidente do Asbury Theological Seminary (USA) e do pastor Luiz Fernando, missioná-rio da Sexta Região na Inglaterra (que veio acompanhado e três participantes de sua comunidade

ticipativo; Escola Dominical; e Mentoria, entre outros.

O Culto de Encerramento, dirigi-do pelo bispo João Carlos e mensagem do pastor Luiz Fernando, contou com a participação dos Superintendentes dos dez distritos da Sexta Região. O pregador, baseado em Lucas 11.23, disse que "somos chamados para ser solução e não parte do problema; Deus chama para fazer diferença",

Texto e fotos do Editor

enfatizou. Após a mensagem, o bispo João Carlos assinou e proclamou as nomeações pastorais para o ano de 2019, que terá como tema 'Discípulas e Discípulos nos Caminhos da Missão Cuidam do Meio Ambiente'.

O álbum com todas as fotos do Encontro Ministerial está disponi-bilizado no Face (Igreja Metodista Sexta Região). Abra, curta e com-partilhe.

Pastoras presentes no evento.

Apresentação do Anuário Litúrgico pelo pastor Jonadab. Ministério Lord Riders. Grupo de louvor do evento.

Bispo João Carlos, traduzindo ministração do Dr. Thimothy.Luiz Fernando, missionário na Inglaterra.

Participação dos Superintendentes

Distritais