Mercado - edição 106

16
POTêNCIA 42 INTERRUPTORES E TOMADAS AVANçAM NO DESIGN E NA QUALIDADE DAS PEçAS. EVOLUçãO DAS LINHAS PASSA PELA INCLUSãO DE RECURSOS DE AUTOMAçãO. REPORTAGEM: MARCOS ORSOLON Foto: DollarPhotoClub MERCADO INTERRUPTORES, PLUGUES E TOMADAS RESIDENCIAIS

description

 

Transcript of Mercado - edição 106

Page 1: Mercado - edição 106

potência42

Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

Interruptores e

tomadas avançam

no desIgn e na

qualIdade das peças.

evolução das lInhas

passa pela Inclusão

de recursos de

automação.

reportagem: marcos orsolon

Foto

: dol

larp

hoto

club

Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

Page 2: Mercado - edição 106

potência 43

mais belos efuncionaisDurante muito tempo, os interruptores e tomadas

eram lembrados apenas no momento de acen-der uma lâmpada ou ligar um eletrodoméstico. tanto, que por décadas o mercado foi domi-

nado por produtos simples, principalmente pela tradicional linha com espelho cinza e teclas e tomadas amareladas.

Hoje, no entanto, a situação é bem diferente. graças à iniciativa dos fabricantes, e com a natural ajuda de ar-quitetos e decoradores, o consumidor descobriu que as peças podem se integrar ao ambiente, valorizando os espaços e a decoração. de outro lado, as linhas também se tornaram mais sofisticadas, oferecendo novas funções e a já consolidada modularidade. resultado: principal-mente nos últimos dez anos, o mercado se transformou.

Quanto ao comportamento das vendas, o setor de interruptores e tomadas residenciais geralmente acom-panha o mercado da construção civil e seus índices de desempenho, incluindo nesse contexto o segmento co-berto pelas construtoras, a autoconstrução e as reformas.

por isso, mesmo com uma relativa desaceleração nos dois últimos anos, as vendas têm se mantido em leve alta, inclusive em função do aumento do poder aquisitivo dos consumidores. este ano, em função da realização da copa do mundo de futebol, o setor também sofreu nos primei-ros seis meses, mas já voltou a registrar aquecimento.

“o mercado de materiais de construção teve uma retração de pouco mais de 4% no primeiro semestre de 2014, quando comparado com o mesmo período de 2013. entretanto, para o segundo semestre já percebemos a re-

Ano XI Edição 106

Setembro’14

Page 3: Mercado - edição 106

potência44

Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

tomada das vendas e acredita-se que a maioria das industrias vai fechar o ano com crescimento”, comenta daniel gatti, gerente de marketing da divisão residencial da schneider electric.

uma característica desse segmento é a concorrência acirrada. especialis-tas da área estimam que o número de competidores pode ultrapassar a mar-ca de 40 empresas, que são responsá-veis por um faturamento de quase r$ 800 milhões.

obviamente, assim como ocorre em outros mercados com um número grande de concorrentes, nem todos dis-ponibilizam produtos de alto nível de qualidade. ao contrário, alguns players reclamam com frequência de fabrican-tes que optam por competir com preços baixos e qualidade duvidosa, mesmo o mercado sendo bem coberto por nor-mas técnicas.

entre os competidores que buscam oferecer qualidade e segurança, o ca-minho para se destacar frente a con-corrência geralmente passa pelo de-senvolvimento de novas tecnologias e

investimento no design das peças. Há ainda empresas que oferecem linhas com acabamento em alto brilho e an-tiaderente à sujeira. sem contar, é cla-ro, na variedade de cores.

“os consumidores estão ávidos por novidades, por diferenciais e até mesmo pela exclusividade. ainda que as indústrias não possam oferecer um produto único a um determinado con-sumidor, a grande variedade de mo-delos, formatos, texturas, cores e ma-teriais, com possibilidade inclusive de personalização, permite que cada um crie seu próprio projeto decorativo”, comenta roberto aimi, diretor da tra-montina eletrik.

aimi explica que, quando esses itens estão instalados, o design é um grande diferencial para o cliente, o que não significa que ele não busque qua-lidade também na estrutura interna do produto. Já a modularidade das peças possibilita mudanças rápidas e fáceis das placas, simplificando também o estoque e a comercialização por parte dos lojistas.

carlos nonatto, coordenador de marketing do grupo legrand, explica que o design é um dos pontos que mais têm evoluído nos últimos anos nessa linha de produtos porque a busca por ambientes personalizados é cada vez maior, principalmente quando a quali-dade e o design das peças estão atrela-dos a funções que proporcionem bem-e star e economia de energia.

“É também uma preocupação do grupo legrand criar harmonia e com-patibilização com o ambiente onde são empregados os interruptores e to-madas. por isso investimos pesado na questão de design para acompanhar-mos as tendências da arquitetura e também dos móveis em nosso país”, afirma nonatto, que destaca que a ati-vidade de design na empresa não visa apenas o aspecto estético e o acaba-mento dos produtos. “os quesitos de segurança e ergonomia também estão em nosso ckeck-list, garantindo um produto final seguro, bonito, funcional e fácil de usar e instalar”, completa.

naturalmente, o design diferencia-do também ajuda no momento da ven-da, especialmente em função do cres-cente poder de decisão das mulheres. “as linhas de interruptores e tomadas são parte integrante da decoração de um ambiente e, por meio de pesquisas com consumidores, percebemos uma forte evolução da mulher na decisão de qual modelo comprar. em função disto, acreditamos que o design, aca-bamento e funcionalidade são itens fundamentais para a escolha de uma linha”, destaca daniel gatti.

design, acabamento e funcionalidade são itens fundamentais para a escolha de uma linha.Daniel Gatti | SchneiDer electric

Foto

: div

ulga

ção

Foto

: div

ulga

ção

Ano XI Edição 106

Setembro’14Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

Page 4: Mercado - edição 106
Page 5: Mercado - edição 106

potência46

Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

tamanhoestima-se que mais de 40 empresas atuam no Brasil nesse setor, movimentando quase r$ 800 milhões por ano.

evidentemente, as matérias-primas utilizadas nos processos produtivos são fundamentais para evolução do design das linhas de interruptores e tomadas residenciais, sem abrir mão da quali-dade e segurança necessárias em um produto elétrico.

“o desenvolvimento de produtos (nessa área) é constante e as maté-rias-primas fazem parte desse con-texto. num mercado exigente como o nosso, matérias-primas de qualidade fazem toda a diferença. a tramontina utiliza o termoplástico para a con-fecção de placas e módulos de suas linhas, que é um excelente isolante elétrico e térmico, e com elevada re-sistência a impactos. os componentes metálicos, que compõem 24% do con-junto, são feitos basicamente de liga de cobre, contatos de prata e parafu-sos, sempre com foco na eficiência do desempenho e energética”, destaca roberto aimi.

ainda sobre as matérias-primas, daniel gatti, da schneider electric, observa que os contatos não muda-ram muito, porém, alguns fabricantes apostam em diferentes acabamentos das placas e módulos para se desta-carem e posicionarem suas linhas em segmentos ‘high end’.

“linhas com proteção antibacte-riana, placas com liga metálica Zamac com acabamentos nobres como cromo, níquel e cobre, e módulos com acaba-mento em alumínio estão se destacan-do no mercado de arquitetura e deco-ração. as placas em madeira natural ou tabaco também são destaques nestas linhas”, cita gatti.

carlos nonatto comenta ainda que, graças ao uso de materiais como

plástico, metais, madeira, vidro, cou-ro e cristais, a empresa hoje oferece linhas que vão do branco básico ao colorido. “a tendência é a personali-zação de ambientes feita pelo próprio usuário”, destaca nonatto, que afirma que a linha new livinglight, lançada pela Bticino, atende a essa necessida-de, uma vez que conta com 48 cores e três acabamentos diferentes de placas para criar diversas combinações.

os materiais utilizados na produ-ção também são essenciais

para o combate de um problema clássico nes-sas linhas de produtos:

Matéria-prima é fundamental para o avanço do design

Foto

: div

ulga

ção

Foto

: dol

larp

hoto

club

Ano XI Edição 106

Setembro’14Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

Page 6: Mercado - edição 106
Page 7: Mercado - edição 106

Mercado

potência

interruptores, plugues e tomadas residenciais

48

o amarelamento das peças como pas-sar dos anos. ocorre que este amarela-mento ocorre em alguns plásticos que não são resistentes ao envelhecimento precoce. aliás, mesmo adicionando pro-teção uV, existem materiais que ama-relam naturalmente.

“o que alguns fabricantes estão fazendo é trocar estes materiais por plásticos mais nobres, que já são an-

tichamas, têm a proteção contra raios uV e, por natureza, resistem ao enve-lhecimento e amarelamento precoce. É o caso do policarbonato, que não amarela e já tem em suas proprieda-des a função antichama, proteção uV e retarda o envelhecimento das peças”, afirma daniel gatti.

evoluçãoNos últimos anos, o segmento de interruptores e tomadas se desenvolveu bastante em função das certificações e da própria adoção do novo padrão de tomadas no País.

A qualidade é indispensável neste tipo de produto e fundamental para a segurança das instalações elétricas.

Segurança: lado a lado com a evolução tecnológica

se o design das peças chama a aten-ção e revela evolução nos últimos anos, as partes que não aparecem também seguem avançando. e elas visam, basi-camente, o tripé segurança, qualidade e praticidade.

“a qualidade é indispensável nes-te tipo de produto e fundamental para a segurança das instalações, sendo um dos fatores que mais incentivam a evolução deste mercado, das maté-rias-primas às tecnologias integradas e design. É desta forma que as necessi-dades e desejos dos consumidores são

atendidos e o mercado se desenvolve continuamente”, afirma roberto aimi.

o diretor da tramontina cita que, nos últimos anos, o segmento de interrupto-res, plugues e tomadas se desenvolveu bastante em função das certificações e da própria adoção do novo padrão de to-madas no país. sem contar, é claro, com a própria concorrência do setor, que penaliza as empresas que ficam paradas no tempo.

“durabilidade, facilidade de instala-ção, flexibilidade de integração a dife-rentes projetos, modularidade, adequa-ção à variedade de produtos eletrônicos disponíveis, matérias-primas de maior resistência mecânica, química e a in-tempéries, além do design, são os pon-tos relevantes no desenvolvimento des-ses itens”, completa aimi, que também aponta a busca por mais eficiência ener-

gética como um motivador da evolução.“a tramontina eletrik entende que

se a eficiência energética é um aspec-to primordial na produção, é também na utilização dos produtos, seja em fins residenciais, comerciais ou públicos. por isso realizamos investimentos regulares no desenvolvimento de interruptores, plugues e tomadas com os mais altos índices de qualidade, segurança e efi-

Foto

s: di

vulg

ação

Foto

s: di

vulg

ação

o design é um dos pontos que mais têm evoluído nos últimos anos porque a busca por ambientes personalizados é cada vez maior.carloS nonatto | Grupo leGranD

Foto

: rica

rdo

Brito

/Hm

new

s

Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

Page 8: Mercado - edição 106

potência 49

usB, controle de iluminação por cená-rios, termostatos, timer programável, módulos bluetooth, detectores de gás glp, detector de inundação e luz de emergência”, exemplifica daniel gatti.  importante ressaltar que através de algumas dessas tecnologias é possível levar conforto e comodidade ao consu-midor, além de permitir que ele reduza o consumo de energia.

“as últimas novidades do mercado visam proporcionar conforto, segurança e comodidade do usuário. e a consciên-cia sustentável é uma das prioridades do grupo legrand. todos nossos produtos são desenvolvidos para diminuir o uso de energia e proporcionar cada vez mais facilidades para instalação, gerando as-sim menos sobras de obra. na questão do consumo de energia, as soluções que oferecemos vão desde um sensor de pre-sença que aciona a iluminação somente quando ela for necessária, até soluções combinadas com dispositivos de auto-mação dentro da linha de interruptores e tomadas, que permitem o controle, me-dição de consumo e até prévia de gasto com a energia elétrica em um ambien-te”, afirma nonatto.

Jacques toutain, coordenador de desenvolvimento de produtos da Fame, destaca ainda que as mudanças nos processos produtivos de interruptores e tomadas também proporcionaram o uso mais racional de insumos. “gran-

Mudanças nos processos produtivos de interruptores e tomadas também proporcionaram o uso mais racional de insumos, como a energia.JacqueS toutain | Fame

ciência energética, contribuindo para a redução do consumo de energia elé-trica, fator da máxima importância na vida dos brasileiros”, afirma.

um aspecto relevante é que, cada vez mais, as linhas de interruptores agregam elementos de automação predial, fato que, muitas vezes, também atende à ne-cessidade do uso racional de energia.

“a tendência deste mercado evolui para automação residencial, embora no Brasil esta tecnologia ainda tenha um custo muito alto e poucos consu-midores tenham acesso a ela.  al-guns dos destaques de novas tec-nologias neste mercado são os in-terruptores wireless, tomadas com bornes automáticos, carregadores

preocupaçãoFalta de qualidade de alguns fornecedores ainda preocupa grandes players desse setor.

Foto

s: di

vulg

ação

Foto

: dol

larp

hoto

club

Ano XI Edição 106

Setembro’14

Page 9: Mercado - edição 106

potência50

Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

se o grande número de fornece-dores que atuam nesse mercado traz opções aos consumidores, ele também causa alguns problemas, visto que nem todas as empresas primam pela qua-lidade dos produtos. e isso ocorre mesmo com a exi-gência de certificação dos mesmos.

“É um mercado bas-tante concorrido. e, em-bora a certificação do in-metro para estes produ-tos seja compulsória e os artigos certificados, a prin-cípio, devem atender as normas, há diferenças de qualidade e preço significativas entre as marcas. algumas diferenças na qualidade podem até ser percebidas pelo consumidor, mesmo sem qualquer tipo de ensaio. colocando um produto ao lado do outro, nota-se, dentre outros atributos, que um é melhor acabado, tem mais peso, é mais práti-co para ser instalado, suas partes me-tálicas são mais robustas, etc”, alerta Jacques toutain.

carlos nonatto, do grupo legrand, explica que a qualidade pode ficar com-prometida pela busca de preços baixos, daí a necessidade de termos as normas e uma fiscalização atuante para coibir

esta prática por parte de al-guns fabricantes.

além disso, ele en-tende que o consumidor também deve ter um pa-pel ativo neste sentido, não comprando produ-tos não conformes com as normas, que garantem

a qualidade mínima neces-sária para o bom funcionamento

dos dispositivos.até porque não são pou-

cos os riscos ocasionados pela baixa qualidade dos produtos. entre eles, pode-

mos citar o aquecimento e so-brecarga na instalação, choques

para o usuário, descargas e picos de energia que ocasionam a queima

de equipamentos e lâmpadas e infiltra-ções. a baixa qualidade das matérias- primas também pode gerar desperdício de energia.

roberto aimi, da tramontina eletrik, completa: “este é um problema bastan-te sério, pois coloca em risco a vida das pessoas. ainda se observam empresas que apostam no preço em detrimento da qualidade dos produtos e serviços. di-vulgar e orientar lojistas, instaladores e consumidores quanto aos riscos dos pro-dutos fora de norma é um dos melhores caminhos para reverter esse quadro”.

daniel gatti, da schneider electric, também comenta que, neste cenário, as empresas já consolidadas no mer-cado  buscam alternativas em outros

Baixa qualidade dos produtos pode ocasionar aquecimento e sobrecarga na instalação, choques para o usuário, descargas e picos de energia que ocasionam a queima de equipamentos.

des modificações ocorreram nos pro-cessos de fabricação destes produtos, onde mudanças de processos, materiais

e novas técnicas possibilitaram econo-mia de energia e tempo. isto contribui para a diminuição das emissões de

gás carbônico na fabricação e ajudou a compensar o aumento do custo da matéria-prima”, comenta toutain.

Produtos devem reunir qualidade e segurança

Foto

s: do

llarp

hoto

club

Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

Page 10: Mercado - edição 106

potência 51

segmentos, com produtos inovadores e tecnológicos para fugir da briga cons-tante por redução de preços.

para escolher a linha correta de interruptores e tomadas e o produto mais adequado para cada situação e ambiente, carlos nonatto orienta que o cliente deve verificar o ambiente onde o produto será aplicado, observar os requisitos de tensão de utilização e a corrente nominal, se a tomada ou inter-ruptor serão instalados embutidos em parede ou na versão sobrepor.

ele também cita a tomada padrão brasileiro de três pinos (2 polos + ter-ra) como aliada nesse contexto, pois ela conferiu vários pontos de segu-rança para o usuário que, muitas ve-zes, passam desapercebidos, como a necessidade de instalação de aterra-mento em todas as instalações resi-denciais; o fato do terceiro pino fazer o contato antes dos demais para evitar eventuais descargas, evitando choque; o “poço” afundado e recuado dos furos que impede que o contato elétrico seja estabelecido enquanto o usuário ain-da esteja com a mão segurando a par-te metálica, e, por fim, a diferenciação entre 10 e 20a que permite o correto dimensionamento dos circuitos elétri-cos e proteção com as interfaces de tomadas de energia dos equipamentos e/ou eletrodomésticos que serão ener-gizados naquele ponto.

Foto

: div

ulga

ção

Ano XI Edição 106

Setembro’14

Page 11: Mercado - edição 106

potência52

Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

Prod

utos

Pain

el d

e

Famea empresa ampliou seu mix de

produtos com a nova série eviden-ce, uma linha de tomadas, inter-ruptores e dispositivos com aca-bamento perfeito, sem parafusos aparentes e tratamento especial que permite maior resistência aos raios ultravioleta e embeleza qual-quer ambiente.

B-luxa linha de tomadas e interruptores

Finesse possui acabamento alto brilho e acabamento do corpo e da placa na cor branca, sendo incorporada em ambientes de maneira discreta e fun-cional. oferecendo o melhor custo be-nefício do mercado, possui teclas com funcionamento suave, com diferencial de quatro opções de cores (branca, marfim, amarela, preta e vermelha) para as tomadas, facilitando a dife-renciação das tensões nas instalações.

aStraa linha “ei” de tomadas, inter-

ruptores e acessórios possui módulos formados por tomadas de 10 e 20a e interruptores simples e paralelos. tam-bém compõem a linha acessórios como módulo cego, passa-fio, antena (coaxial) e telefone. são cinco modelos de placas 4x2” e cinco modelos 4x4”, que são de cor branca, com acabamento acetinado e proteção uv. não amarelam com o tem-po e com a exposição ao sol, têm aditivo antichamas e não deixam os parafusos à mostra, proporcionando melhor aca-bamento e harmonia com a decoração.

aBBos interruptores da linha unno

são adequados para as novas lâmpa-das econômicas, incorporando a pro-teção infantil nas tomadas 2p+t em todos os seus produtos. acabamen-tos em: Branco, preto, cinza, dou-rado, chocolate, tangerina, cereja, lilás, menta, mostarda e azul. tecla de 46x22mm e altura do mecanis-mo de 27mm. Fabricado em policar-bonato, material de alta resistência e rigidez, com sistema de conexão por contato direto que impede que o cabo se solte.

Dicompela linha novara é fabricada com

tecnologia de última geração com novos formatos e cores, dando ele-gância e charme ao ambiente. cores disponíveis: branco, prata, grafite e dourado. as peças são fabricadas em termoplástico – aBs e um sistema inovador de borne. possui garantia de cinco anos.

Fc FioS e caBoSa linha de Interruptores e toma-

das modular newtouch possui um di-ferencial no sistema de encaixe, per-mitindo até cinco opções de monta-gem, dando ao cliente a liberdade de fazer a combinação que achar melhor. o produto é confeccionado em aBs; possui tratamento uva e uvB, dando maior solidez e resistência à luz, evi-tando o amarelamento da peça.

Ano XI Edição 106

Setembro’14Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

Page 12: Mercado - edição 106

O monumento ao Cristo Redentor é constantemente atingido por descar-gas atmosféricas que causam danos ao monumento, como também danos ao seu sistema eletrônico de iluminação.

A Phoenix Contact participou do projeto que modernizou suas instala-ções elétricas através da utilização de Dispositivos de Proteção contra Sur-tos (DPS) de Classe I e II nos sistemas de energia que alimentam a iluminação e garantem a proteção contra descar-gas atmosféricas. A instalação de fibra óptica, garantiu a comunicação sem interrupções dos sistemas de controle de iluminação temática.

Com a tecnologia inovadora da Phoenix Contact, o Monumento ao Cristo Redentor agora conta com o funcionamento seguro e ininterrupto de sua iluminação. Assim, ele poderá iluminar nossa população ainda mais e sempre.

Para maiores informações acesse: www.phoenixcontact.com.br ou ligue para: (11) 3871-6400

© PHOENIX CONTACT 2014

Monumento ao Cristo RedentorIIuminado e protegido com a tecnologia da Phoenix Contact

FOTO: DANIEL COELHO/RIOLUZ

cristo_redentor.indd 1 16/09/2014 16:50:57

Page 13: Mercado - edição 106

Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

potência54

Prod

utos

Pain

el d

e

SchneiDer electrica linha miluz conta com peças

com design contemporâneo, placas em aBs branco brilhante de alta re-sistência e com proteção uv, o que torna a limpeza fácil. este produ-to possui indicação dos terminais, gabarito para cabos e um sistema de conexão por parafusos que ga-rante a durabilidade do produto e da instalação.

SteckFabricada dentro do mais rigoro-

so controle de qualidade e em con-formidade com as normas de segu-rança da aBnt, a linha stella aten-de aos mais exigentes públicos, sem abrir mão da sofisticação. são mais de 50 produtos, entre interruptores e tomadas, configurados em módulos individuais, que se encaixam às mais diversas necessidades, de forma a satisfazer os diversos ambientes.

raDiala linha modular pérola é com-

posta por suporte, módulos e pla-cas que facilitam a substituição. ela conta com design moderno, que es-conde os parafusos da instalação e tem proteção uv, não perdendo sua cor original com o decorrer do tem-po. está disponível nas cores branca e bege em conjuntos completos nos formatos 4x2” e 4x4”.

weG Inspirada na natureza e em

suas linhas orgânicas, a linha mo-dular granBella une a estética e a funcionalidade em um design ex-clusivo. suas linhas fluídas repre-sentam o movimento e a leveza da peça. possui acabamento sem pa-rafusos aparentes e está disponível em diversas cores e módulos, per-mitindo inúmeras configurações. as peças são divididas em suporte, mecanismo e placa, todas de fácil montagem e limpeza.

peeSaa linha una foi desenvolvida

para unir beleza, qualidade e faci-lidade na instalação, pois utiliza so-mente dois parafusos. as peças pos-suem superfície lisa, têm cinco anos de garantia e todas as tomadas e interruptores possuem certificação do Inmetro/tÜv. placas em aBs de alta resistência. a linha é completa, com soluções em elétrica, telefonia e informática.

aBBa linha Zenit é voltada ao mer-

cado de alto padrão, sendo dedicada para empreendimentos que primam pela qualidade, estética e harmoni-zação de ambientes com ampla va-riedade de acabamentos. tomadas desenvolvidas com proteção infantil e placas com tamanhos de 4x2” ou 4x4”. todos os mecanismos de 16a para cargas mistas.

Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

Page 14: Mercado - edição 106

potência 55

ProdutosPainel de

mec-tronica linha rapid de tomadas e

interruptores é modular e conta com um sistema diferenciado de fixação dos fios, bornes sem para-fusos, que possibilitam um engate rápido. características: duas op-ções de cores, branca e preta; dis-ponível nos formatos 4x2” e 4x4”; placas em plásticos de engenharia, aBs de alto impacto e resistência; parafusos bicromatizados com ca-beça de fenda combinada e rosca auto-atarraxante.

leGranDa linha nereya integra moder-

nidade e beleza com seus traços arredondados, que se adaptam aos ambientes contemporâneos gerando bem-estar e conforto vi-sual. além disso, nereya oferece facilidade, rapidez e segurança na instalação elétrica e ainda conta com mecanismo de tomada car-regador usB, que permite carregar dispositivos eletrônicos como mp3 player, gps, smartphones, tablets, notebooks e câmeras fotográficas.

Bticinoa new living light substitui as

linhas atuais living e light. a no-vidade tem foco em design, explo-rando a personalização do ambien-te com inúmeras combinações de acabamentos, além de funções que proporcionam bem-estar e econo-mia de energia. as placas têm de-sign redondo e quadrado, distribuí-das em 48 cores com destaque para neutras, essenze, deep, naturalia, metais, silk, glossy, twin e classy e três cores de acabamentos/me-canismos (White, antracite e tec).

enerBraSa nova linha de interruptores e

tomadas Beleze alia design e econo-mia em uma linha modular. com 20 módulos funcionais diferentes para montagem de inúmeras composições 4x2” e 4x4”, a linha é produzida em material nobre e concentra boa esta-bilidade às radiações uv. seus inter-ruptores possuem um toque suave. as placas e teclas têm acabamento espelhado e são extremamente lisas. a linha conta com funções superiores como dimmer, controle para ventila-dor e tomada para carregamento usB.

SchneiDer electrica linha Única apresenta as séries

top, plus e Basic, que reúnem um novo padrão de sofisticação, simplicidade e elegância. a série top tem aplicação de madeira natural e metais nobres, segundo as mais recentes tendências da arquitetura de interiores. são seis cores de placas de metal: cromo bri-lhante, cromo satinado, níquel mate, cobre onix, negro mate e branco; pla-ca de madeira com acabamento taba-co, e duas cores de módulos: alumí-nio e grafite.

tramontina eletrika linha tablet conta com formato

moderno, um pouco mais largo, e con-tornos arredondados, as placas desta linha oferecem acabamento em alto brilho, estão disponíveis nos formatos 4x2” e 4x4”, em dez diferentes confi-gurações de interruptores e tomadas, proporcionando versatilidade na com-posição dos conjuntos e atendendo todas as necessidades de uma insta-lação residencial. a linha traz ainda a vantagem da superfixação escondida sob uma tampa incorporada ao de-sign da placa.

Ano XI Edição 106

Setembro’14

Page 15: Mercado - edição 106

potência56

Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

Prod

utos

Pain

el d

e

SiemenSatenta ao mercado de constru-

ção, decoração e design, a empresa oferece interruptores e tomadas ex-clusivos com toques de brilho para realçar a arquitetura interna de am-bientes. a companhia criou a linha delta mondo lX crystal, uma sé-rie especial de interruptores feitos com cristais swarovski elements, que traz elegância aos detalhes. as peças customizadas com cris-tais legítimos já estão disponíveis em grandes lojas de iluminação e nos principais home centers do país.

irielcriada para se adaptar aos

mais distintos ambientes, a linha Brava apresenta charmosas cur-vas, que combinam com qualquer tipo de ambiente. o alto brilho pre-sente nas peças permite ainda que a superfície não retenha poeira e seja fácil de limpar. outra solução importante para a durabilidade de toda a linha é a aplicação de um agente antiraios ultravioleta para evitar o amarelamento das peças e mantê-las sempre com aparên-cia de novas.

pluziea pluzi é uma linha completa

de tomadas e interruptores, in-cluindo o lançamento de sensores e tomada usB. material feito em aBs com protetor uv nas opções de cores branca e colorida. linha modular disponível nas placas 4x2” e 4x4”.

marGiriuSa empresa oferece uma am-

pla variedade de plugues e toma-das, que compreende modelos 2p e 2p+t, com correntes de 10 e 20a e diversas opções de cores. os pro-dutos são fabricados em termoplás-ticos resistentes e ligas condutoras selecionadas e incorporam diferen-ciais como a compatibilidade com cabos paralelos, pp planos e pp circulares, além da indicação de comprimento dos decapes e am-plo espaço interno, que facilitam a aplicação.

peeSaa linha alFa tem design mo-

derno e elegante para todos os ambientes, alta qualidade, robus-tez e duplo contato de prata nos interruptores. possui cinco anos de garantia e todas as tomadas e in-terruptores  possuem certificação do Inmetro/tÜv. placas em aBs de alta resistência. disponível nas co-res prata, champanhe, titânio, gra-fite e branca, a linha é completa com soluções em elétrica, telefonia e informática.

tramontina eletrika linha liz alia o design con-

temporâneo ao prático sistema de encaixe por simples pressão, que acopla suporte e placa, com opção de tecla tanto na posição vertical, como na horizontal. dis-ponível na cor branco brilho, nos formatos 4x2” e 4x4”, em onze diferentes configurações de inter-ruptores e tomadas.

Ano XI Edição 106

Setembro’14Mercado interruptores, plugues e tomadas residenciais

Page 16: Mercado - edição 106