Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês...

9
Realidade Aumentada Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes - 120217002

Transcript of Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês...

Page 1: Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes - 120217002.

Realidade Aumentada

Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES

Aplicações Informáticas

Inês Fernandes - 120217002

Page 2: Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes - 120217002.

É uma tecnologia que une objetos do mundo real com objetos virtuais em 3D, permitindo uma interação entre os objetos (reais e virtuais)em tempo real.

Desenvolve-se numa área especifica das ciências de computação, que investigam a interação do mundo real com elementos virtuais ou elementos criados por computador.

Realidade Aumentada

Page 3: Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes - 120217002.

Sistemas de visão

A realidade aumentada pode ser dividida em 4 tipos de sistemas de visão: • Sistema de visão de ótica direta: funciona através de uns

óculos ou capacetes com lentes que permitem a receção da imagem real, ao mesmo tempo que se projetam os objetos virtuais ajustadas à situação real.

• Sistemas de visão direta por vídeo: são utilizados capacetes com microcâmaras de vídeo acopladas. A imagem capturada pela microcâmara, é misturada com os objetos virtuais criados por computador e apresentados diretamente nos olhos da pessoa, através de pequenos monitores montados no capacete.

Page 4: Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes - 120217002.

• Sistemas de visão por vídeo baseado em monitor: utiliza um monitor que tem uma webcam para capturar o ambiente real, o qual depois de capturado é misturado com os objetos virtuais gerados por computador e apresentado no monitor.

• Sistemas de visão ótica por projeção: utiliza superfícies que existem no ambiente real, onde são projetadas as imagens dos objetos virtuais. O resultado final, a combinação real – virtual, é apresentado ao usuário sem a necessidade de nenhum equipamento auxiliar.

Page 5: Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes - 120217002.

Aplicações

A Realidade Aumentada tem inúmeras aplicações no nosso dia a dia, sendo que as áreas que mais se destacam são:

• Jogos eletrónicos: Nestes últimos 2/3 anos, a realidade aumentada tem vindo a ajudar a transformar o mundo dos jogos eletrónicos. Exemplo disso é o jogo EyePet, que com a ajuda de uma câmara (EyeToy) possibilita uma interatividade entre o jogador e o mundo virtual.

Page 6: Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes - 120217002.

Telecomunicações: Com toda a tecnologia que envolve os telemóveis, a realidade aumentada está cada vez mais presente. Um exemplo de uma aplicação de realidade aumentada móvel é a tecnologia dos telemóveis com capacidade de georeferenciação, onde é possível ver a informação sobre os lugares por onde os utilizadores passam (sendo necessário a instalação de um software especifico(Nokia Live View))

Page 7: Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes - 120217002.

Turismo: Através da realidade aumentada consegue-se localizar os monumentos históricos, reconstruir virtualmente edifícios antigos, visualizar uma obra de arte ou o espólio de um museu e até realizar uma visita guiada pelas cidades.

Page 8: Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes - 120217002.

• História: os alunos visualizam imagens e informações sobre monumentos e locais históricos para melhor compreensão da matérias;

• Geografia: os alunos estudam através de um livro com um globo em realidade aumentada;

• Química: através de um cenário de um jogo em realidade aumentada, os alunos conseguem explorar o espaço físico e compreendê-lo.

Educação: a realidade aumentada começa a ser um auxiliar de ensino em muitas disciplinas :

Page 9: Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes - 120217002.

A Realidade Aumentada está cada vez mais presente na nossas vidas. Esta tecnologia caminha para o desenvolvimento em todas as áreas, começando a destacar-se nas áreas das telecomunicações, educação e jogos eletrónicos. Estando inicialmente ligada ao lazer, a Realidade Aumentada, nos dias de hoje está presente numa grande percentagem de situações profissionais.

Conclusão