Método

1
CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI NO ESTADO DO PARANÁ Isis Armstrong Dias Bolsa Permanência/PRAE - UFPR Prof. Dr. Eduardo Chemas Hindi Método Resultados Conclusões Referências O Sistema Aquífero Guarani (SAG) estende-se no Paraná por uma área de mais de 130.000 km². Estima-se que o volume de água armazenada seja de cerca de 30.000 km³. O aquífero apresenta um forte controle estrutural (Hindi, 2007; Soares et al. 2008), o que pode influenciar o fluxo subterrâneo e o tempo de residência da água no SAG, dando a cada compartimento características hidroquímicas próprias. O objetivo do projeto é definir a classificação geoquímica da água, estabelecendo as prováveis relações entre o quimismo e o arcabouço geológico do SAG. A caracterização química da água foi feita pelo método de íons dominantes, a qual foi precedida pela recompilação, organização e validação dos dados químicos de amostras de água coletadas em poços e surgências naturais do SAG. A especiação química da água foi feita com o programa Phreeqc Interactive v.3.0.6. A caracterização hidroquímica do SAG foi feita com base em 129 amostras de água do SAG (37 amostras além das apresentadas em Hindi (2007)). A validação dos dados foi feita calculando-se a diferença de balanço iônico (DBI), considerando-se aceitáveis, amostras com DBI menor que 5%. Embora cerca de 30% das amostras apresentassem DBI maior que 5%, elas foram usadas nesta caracterização e serão reavaliadas nas próximas fases da pesquisa. A classificação geoquímica das águas apresenta variações de características químicas, predominando águas bicarbonatadas cálcicas e bicarbonatadas sódicas nas zonas aflorantes ou de baixo confinamento, águas bicarbonatadas cálcicas, bicarbonatadas sódicas e bicarbonatadas-sulfatadas sódicas na zona de médio confinamento e, na zona de alto confinamento, águas sulfatadas sódicas e cloretadas sódicas. . HINDI, E. C. Hidroquímica e hidrotermalismo do Sistema Aquífero Guarani no estado do Paraná. Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. Introdução/ Objetivos A classificação geoquímica das águas determinadas com base nos novos dados, apresenta diferenças em relação ao obtido por Hindi (2007), principalmente nas amostras da zona de baixo confinamento. As próximas etapas desta pesquisa incluirão uma validação mais rigorosa dos dados, a especiação química da água e o modelamento geoquímico utilizando o programa Phreeqc Interactive v.3.0.6 para estabelecer a provável relação com o arcabouço geológico do SAG.

description

CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI NO ESTADO DO PARANÁ Isis Armstrong Dias Bolsa Permanência/PRAE - UFPR Prof. Dr. Eduardo Chemas Hindi. Introdução/Objetivos. Resultados. - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Método

Page 1: Método

CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI NO ESTADO DO PARANÁ Isis Armstrong DiasBolsa Permanência/PRAE - UFPR Prof. Dr. Eduardo Chemas Hindi

Método

Resultados

Conclusões

Referências

O Sistema Aquífero Guarani (SAG) estende-se no Paraná por uma área de mais de 130.000 km². Estima-se que o volume de água armazenada seja de cerca de 30.000 km³. O aquífero apresenta um forte controle estrutural (Hindi, 2007; Soares et al. 2008), o que pode influenciar o fluxo subterrâneo e o tempo de residência da água no SAG, dando a cada compartimento características hidroquímicas próprias. O objetivo do projeto é definir a classificação geoquímica da água, estabelecendo as prováveis relações entre o quimismo e o arcabouço geológico do SAG.

A caracterização química da água foi feita pelo método de íons dominantes, a qual foi precedida pela recompilação, organização e validação dos dados químicos de amostras de água coletadas em poços e surgências naturais do SAG. A especiação química da água foi feita com o programa Phreeqc Interactive v.3.0.6.

A caracterização hidroquímica do SAG foi feita com base em 129 amostras de água do SAG (37 amostras além das apresentadas em Hindi (2007)). A validação dos dados foi feita calculando-se a diferença de balanço iônico (DBI), considerando-se aceitáveis, amostras com DBI menor que 5%. Embora cerca de 30% das amostras apresentassem DBI maior que 5%, elas foram usadas nesta caracterização e serão reavaliadas nas próximas fases da pesquisa. A classificação geoquímica das águas apresenta variações de características químicas, predominando águas bicarbonatadas cálcicas e bicarbonatadas sódicas nas zonas aflorantes ou de baixo confinamento, águas bicarbonatadas cálcicas, bicarbonatadas sódicas e bicarbonatadas-sulfatadas sódicas na zona de médio confinamento e, na zona de alto confinamento, águas sulfatadas sódicas e cloretadas sódicas.

.

HINDI, E. C. Hidroquímica e hidrotermalismo do Sistema Aquífero Guarani no estado do Paraná. Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

Introdução/Objetivos

A classificação geoquímica das águas determinadas com base nos novos dados, apresenta diferenças em relação ao obtido por Hindi (2007), principalmente nas amostras da zona de baixo confinamento. As próximas etapas desta pesquisa incluirão uma validação mais rigorosa dos dados, a especiação química da água e o modelamento geoquímico utilizando o programa Phreeqc Interactive v.3.0.6 para estabelecer a provável relação com o arcabouço geológico do SAG.