Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

18
1 AULA 05 - PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA AULA 05 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

description

Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

Transcript of Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

Page 1: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

1AULA 05 - PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

AULA 05PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

METODOLOGIA DA PESQUISA

CIENTÍFICA

Page 2: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

2 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

A monografia necessita de um planejamento uniforme, independentementedas normas técnicas e metodológicas do seu desenvolvimento e apresentação final.Este planejamento comporta variáveis que permitem analisar com detalhes, antesdaelaboraçãoedepoisdaconclusão,osdiversoselementosquecompõemotema.Os pesquisadores podem estabelecer as variáveis do trabalho, conforme o teor e acomplexidadedaquestãoenfocada.Influemnadisposiçãodositensaáreaabordada,otemaeapropostaquesepretendeapresentar. Tais variáveis podem abranger os títulos de itens metodológicos; estilo decomunicação do pesquisador; cuidados tomados com as provas ou experimentações;apresentaçãoeargumentos;consideraçõesfeitaspelosleitores. Segue-seaodetalhamentodecadaumdositens:

VARIÁVEIS METODOLÓGICAS: -Temaescolhido;-Importânciaqueojustifica;-Contextodefinido;-Delimitações;-Título;-Organizaçãodotexto;-Roteiro;-Destaquesdoconteúdo;-Sequência.

ESTILO DE COMUNICAÇÃO DO PESQUISADOR: -Objetividade;-Adequaçãogramatical;-Valorizaçãodotema;-Característicasdoestilo.

CUIDADOS COM AS PROVAS OU EXPERIMENTAÇÕES: -Elementossegurosdeconsulta;-Referênciasrecentes;

Page 3: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

3AULA 05 - PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

-Experimentaçõescompatíveis;-Apoiometodológico.

APRESENTAÇÃO E ARGUMENTOS: -Distribuiçãoadequadadotexto;-Linguagempersuasiva;-Tratamentoimparcial;-Oportunidadedoassunto;-Aplicabilidade.

CONSIDERAÇÕES ESPERADAS DO ESTUDIOSO E LEITOR: -Interessepelotema;-Aplicabilidade;-Atendimentoànecessidadeespecífica.

Opesquisadordevemanterumaóticaconstrutiva,visandoaqualidadedasuamonografia.Umpassoimportanteésubmetê-lacomconfiançaaoOrientadorparaqueositensrelacionadosalimentem,eventualmente,acríticaconstrutivasobreotexto,apropostaeosobjetivos.Oidealéconseguirproduzirumaredaçãodeinteresseparaacomunidadeuniversitáriaeempresarial,enãoapenascumprirumrequisitoregulamentarparaaobtençãodotítulodeEspecialista. Acríticaaotrabalhoduranteasuaelaboração,emesmodepoisdeconcluído,é necessária. Para avaliar um trabalho produzido é importante a opinião alheia e,tratando-sedaciênciadaadministração,oapoiointelectualéfundamental.Aautocríticaénecessáriaeparaexercê-lacomplenitude,espera-sequeopesquisadorconsiga:1. Intuiçãoparaformularahipótese;2. Sensibilidadeparaexporasdescobertasdamelhormaneira;3. Argumentoseapoiosbibliográficos;4. Conhecimentossuficientesparavalorizaraqualidadedoquesepropõe,egerarinteressenela.

Aconvicçãodequemescreveinfluinaverdadee,porisso,deumaformaoudeoutra,opesquisadoracabasendoparcialemdeterminadascolocações.Assim,quandoescreve, opesquisadordeve fazer umesforçoparanãoperder a visãodo conjunto,sabendo-seque,aofinal,aspartesvãoreunir-senumtodo,eestasdevemrelacionar-seentresi.Destaque:Háalgunsaspectosquedevemdeixaratentosospesquisadores,pois

Page 4: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

4 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

éfácilconfundi-los,principalmentequandoadisponibilidadedematerialereferênciasforgrande.Éimportanterelembrarqueotrabalhocomeçaporumarigorosaseleçãodehipóteses,temaseapoios. Estaéagrandechancedeaprendereseexercitarnametodologiacientífica,queconduzospesquisadoresaorigortemático,àordemeàvigilânciaconstantesobreosobjetivos.Afinal,noexercíciodecargosgerenciaisedecomando,emgeral,osprofissionaisterãoqueoptarporestaposturaparaocumprimentodeplanejamento,metas,meiosdisponíveiseresultados. Para resumir esta preocupação, os pesquisadores devem se habituar a ler,masfazendoestaleiturasempredeformacrítica,apoiandooucontestando,comargumentos,as informações recebidas eos conhecimentos ehabilidadespessoaisqueexercitamapercepção. Paracomplementarestashabilidades,tomarocuidadodesepararopiniõespessoaisde informaçõesque seguemométodocientífico.Nemsempreoditodeumapessoaligadaaumadeterminadaáreatemfundamento,poisoquevalorizaumapremissanocampocientíficoéasuaexperimentação,aprova,averdadedescoberta. A simulação é bem acolhida num processo de criação de argumentos, mas éprecisoquesigaosprincípiosdaprovaedoconteúdoexperimental.Poressa razãoémuitoprodutivotrabalhar-secomperguntasaolongodotexto,poisestaspropõemasrespostascapazesdepermitiremavisãodoobjetivo.Emtodasasaulasdestaunidadecurricular,aplicou-seesteprincípioorientadorparaospesquisadores. Asobservaçõesestãoligadasàpercepçãodopesquisador.Permitemcaptardados,informaçõesimportanteseainserçãonocenáriodotema.Observarenriqueceotrabalhocomidentificaçõese;sobretudo,apoiaacertezadaspropostasquesequeremfazer. Pararefletir: Inúmerasconclusõesestãodesfilandonestaaulae,assim, tambémseránaaula seguinte.Àmedidaemqueosconhecimentosapresentadospossibilitamconclusões,énaturalqueospesquisadoresjáconsigamraciocinaremtermospráticos,pois os problemas se dispersam por aí e, aomesmo tempo em que sensibilizam osestudiosos,mostramodinamismodasorganizações. Ossereshumanos–clientes internoseexternos–estãoemcontínuainteração,mostrandolacunasimportantes,ouseja,temasparaasmonografias.Éprecisotercuidado,noentanto,comascontradiçõesouaparênciasquesemostramcomtintasderealidade.Nométodocientíficosetrabalhacomrealidadesesebuscaaverdadedentrodeumaáreadelimitada. Entendeubemessaquestão?Hápossibilidadedesetrabalharcomfundamentosreais?Quaisosargumentosfavoráveis?Quaisasprovas?Mãosàobra.

Page 5: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

5AULA 05 - PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

Aestaalturadosacontecimentos,ospesquisadores jádefiniramumasériedehipóteses. Aplainaramos caminhos para o trabalho a ser realizado e já começam avisualizartemas.Istoéótimo. Recomenda-seanotartítulosdetemasdeassuntos,aindasemapreocupaçãodeencontrarotemaideal.Nestemomento,oexercícioéunirapercepçãoàimaginação,alimentandoambascomassuntosreaisquepossamconsolidarumtítuloquepermitareunirdadoseanteverpropostas. BOA SORTE!

Osprocedimentostécnicosmetodológicosparaaelaboraçãodamonografiasãoosseguintes:1. Aboaqualidadedamonografiadependedeplanejamentouniforme,comvariáveisquedestaquemdetalhesantesdaelaboraçãoedepoisdaconclusão.Taisdetalhessãoestabelecidosconformeteorecomplexidadedaquestãoenfocada–atingetítulosdeitensmetodológicos,estilodecomunicaçãodopesquisador,cuidadostomadoscomasprovasouexperimentações,apresentaçãoeargumentoseconsideraçõesfeitaspelosleitores.2. Variáveismetodológicassão:temaescolhido,importânciaqueojustifica,contextodefinido,delimitações,título,organizaçãodoescrito,roteiro,destaquesdoconteúdoesequência.3. Estilodecomunicaçãodopesquisadorcaracteriza-seporobjetividade,obediênciagramatical,valorizaçãodotemaecaracterísticasdoestilo.4. Cuidadoscomasprovasouexperimentações–devempermitirfontessegurasdeconsulta,referênciasrecentes(preferencialmentecommenosde10anosdepublicação),experimentaçõescompatíveiseapoiometodológico).5. Apresentação e argumentos – distribuição adequada do texto, linguagempersuasiva,tratamentoimparcial,oportunidadedoassuntoeaplicabilidade.6. Consideraçõesesperadasdoestudiosoeleitor–interessepelotema,aplicabilidade

Page 6: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

6 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

eatendimentoanecessidade.7. Paraexerceraautocríticaénecessário: •Intuiçãoparaformularahipótese; •Sensibilidadeparaexporasdescobertasdamelhormaneira; •Argumentoseapoiosbibliográficos,e •Conhecimentossuficientesparavalorizaraqualidade.8. A simulação é importante no processo de criação de argumentos – seguir osprincípiosdaprovaedoconteúdoexperimental.9. Recomenda-seanotartítulosdetemas,exercitandoapercepçãocomimaginaçãocriativa.

MODELO DE ARTIGO CIENTÍFICO E CONSIDERAÇÕES GERAIS

O artigo científico já foi analisado com teoria em aula anterior. Para melhorvisualização, apresenta-se agora um modelo, fornecendo-se aos pesquisadores umavisãomelhordasistemáticaedasregrasquenorteiamesteexercíciosobametodologiacientífica.

MODELO - EXEMPLO

NomedainstituiçãoPós-graduaçãoemadministraçãoCursoUnidadecurricularAsociologiaeaciênciadaadministraçãoNomedoaluno

RESUMO Opresenteartigo tratada relaçãoentreSociologiae ciênciadaAdministração.Relação de natureza entre a organização e os grupos de trabalho. Procedimentosintelectuais no planejamento. Planejamento e configuração de objetivos.Motivação eprodutividade.Agregaçãodevalorescomexercíciomotivacionalesuasfases.Satisfação

Page 7: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

7AULA 05 - PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

no trabalho. Teoria dos Sistemas Sociais e Burocracia. Meios de comunicação einformação.Fenômenossociaisdaorganização.Coordenaçãodegruposemotivaçãoparaotrabalho.Planejamentoefuturodaorganização.Dinâmicadacooperação.

PALAVRAS-CHAVE: Organização–objetivos–burocracia–coordenação–motivação.

INTRODUÇÃO Aciênciadaadministraçãoutilizaoplanejamentocomoprincípioparaobteraexcelêncianotrabalho,servindo-sedeleparaestabelecerobjetivosedefiniralinhadeaçãopara atingi-los. Sãopropósitosque visamobterprocedimentos intelectuais, ouseja,formularobjetivosdefinindoocursooperacionalaseguirefazendoaopçãopelasferramentasnecessárias. Os grupos de trabalho da empresa encontram-se no âmago deste processo,fornecendoàSociologiaumasériedeidentificaçõesconclusivas. Com universo próprio, a Sociologia faz generalizações sobre a natureza daspessoas, aprofundando-se na integração dos grupos humanos, descrevendo seucomportamento.Aprofunda-setambémnaestruturadasorganizaçõesenopapeldelascomoexercíciodepodereautoridade. Ofimaqueaspessoasqueremchegarésempremuitopessoal,masnaempresaosobjetivosdetrabalhoserãodosgrupos.Assim,objetivossãofatosconcretos, têmforma, dimensão e tempo próprio para acontecer. Sem objetivos não pode haverplanejamento,eparaqueestes se tornemviáveisépreciso considerarumasériededetalhesdaorganização,poisnãobastaquerermelhorar. Estabelecidososobjetivos,define-seocursooperacionalvoltadoparaofuturo,sobretudoquantoà“organizaçãoadministrativa”eà“divisãodotrabalho”.Épeladivisãodotrabalhoqueseestabelecemosconceitosdeeficiênciaeaexpectativadoquesepodeesperardosváriosgruposnaestruturaadministrativa. Encontra-seaquioápicedoprocessoorganizacionalcomosgrupos:controlam-se as atividades, realiza-se a coordenação com a supervisão mais adequada e sedesenvolveamotivação. Adivisãodotrabalhoencaminhaparaaespecialização.Quantomaisespecializadosforem os grupos, mais difícil se torna a supervisão. Pode ocorrer aqui o chamado“comportamentoracional”,um“pressupostoindividual”queinterferenogrupo,muitoemborapossamexistirposiçõesdiversasarespeito. Ora,todosvãoaprocuradetrabalhoemorganizaçõesestruturadas,buscandomeiosparaalcançarintegraçãosocialeidoneidade.Poroutrolado,sempreseencontrarãoaquelescomponentesdeoutrosgruposquepossuemobjetivosmais remotos,comofazerumacarreiraecolherreconhecimentosalarial.

Page 8: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

8 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Aciênciadaadministraçãoéumaciênciasocial,eporissovincula-sedemaneiraíntimaepróximaaSociologia.Háumarelaçãodenaturezadaorganizaçãoedosgruposdetrabalho,poisàSociologiainteressalocalizar,nestesaglomerados,aconfirmaçãodosaspectosestruturaisedinâmicosqueserevelamnossistemassociaisemgeral.

OBJETIVO O presente artigo tem como escopo mostrar a ligação da Sociologia com aAdministração,principalmentenaquestãodacoordenaçãodosgruposedasuamotivaçãoparaotrabalho. Oexercíciomotivacional,dentrodasorganizações,passapordiversasfases,asaber:deveresoficiaiseregulamentarescontidosnoscargos;estruturaçãohierárquica;disciplinafuncional;impessoalidadeadministrativa;tentativadefazerumacarreira;desenvolverotrabalhocomparâmetrosdeeficiência. Com base nesse quadro de formulações, a empresa agrega valores para criarincentivosmotivacionais.Visaqueosgrupos,apartirdoesforçoindividualdosintegrantes,absorvamaculturadaorganização,valorizandooseupotencial,poisnuncapoderáseresquecidoqueelasedirigeatiposdiversosdeclientes,comosquaisobjetivaobterlucro. Geralmenteosincentivossãocriadospelasorganizaçõesquandopercebemquedadevendas,aumentodaconcorrêncianomercadoereduçãodeprodutividadeinterna.Oprimeiropassoeficazparaumprojetodemotivaçãoénãolidarcomsonhos,mascomfatoseprêmiosreais,capazesdeseduziremaspessoas,alimentando-aspelasinergiadacomunicaçãodegrupoe,muitasvezes,atépelacompetição. Amotivação,emsíntese,visaabrircaminhosparaaqualidadeeaprodutividadenaorganização,masdependedoatendimentoàsnecessidadesinternasdecadaindivíduo,poisosfatoresexternosfuncionamcomoreflexos.

DESENVOLVIMENTO As organizações revelam vários grupos, com dimensões várias e naturezasespecíficas. São sistemas sociais, dentro de um conglomerado organizacional, queregistramcomportamento,interação,sentimentos,normas,relaçõesinternaseexternas.AquiserevelaateoriaclássicadossistemassociaisdeMaxWeber,denominadaburocracia. Percebe-sequeestaburocracia,entendidacomoaprópriaestruturadaorganização,produzadinâmicadossistemassociaisinternos.Eaqui,acoordenaçãogerencialéumfatorimportante. Amotivaçãoéumaditivoparaavalorizaçãodocomportamentoburocráticodosgruposnaorganização.Noentanto,serámenoseficazquandoossentimentosdoreferidogruposesobreponhamaosobjetivose, sobretudo,quandonãohajadisciplinaparaoexercíciodeumtrabalhodefinido. Estádiretamenteligadaaograudesatisfaçãodotrabalho,queédinâmicaepossuilimitesdetempo–deteriora-serapidamentecasonãosejadevidamentealimentada.Émuitomaisdifícilmantergruposmotivadosnotrabalhodoquemanterasuamotivação.

Page 9: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

9AULA 05 - PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

Pessoasegrupos,deformaintuitivaedeliberada,procuramfontesdepoderpelainfluênciaoupelosinteressesestruturaisqueseformamdentrodaorganização.Oônusseráadesmotivaçãoeatéaquedadeprodutividade,casoacoordenaçãogerencialnãoseanteponhaàscriseseaoseventuaisconflitos. Por isso, é importante sempre destacar os objetivos convencionados e osparâmetros da participação prevista para cada grupo. Estas expectativas podem serequacionadaspelosmeiosde comunicaçãobem trabalhadosepelo aproveitamentodoshábitosculturaisdosgrupos. Osprincipaisfenômenossociaisdaorganizaçãoquemaistêminteressadoaossociólogossãoosprocessosdecooperação,competição,conflitoeacomodação,poisinfluemdiretamentenaprodutividadeeestimulamalteraçõesnosistemaorganizacional. Emrazãodisso,afunçãogerencialcadavezmaiséestimuladaapreocupaçõesdefundosocial,poiscoordenaçãoemotivaçãodependemdeváriosfatoresanterioresqueacompanhamosindivíduos.Éimportante,porisso,conhecer-seainfluênciadafamíliaedasociedadenaposturaprofissionaldogrupo. MaxWeber,importanteteóricodaSociologia,colocoucomomuitoimportanteavaliaraconfiguraçãointernadaorganização.Nestecompostosobressaem-seosconceitossociaisdehierarquia,subordinaçãofuncional,controleefiscalização,produtividadenasfunções,naturezadeobrigaçõesespecíficasporgrausderesponsabilidade,faculdadesdecomando,aplicaçãodepenasdisciplinares.Com isto imaginouatingirapirâmidesocialdaorganização. Os princípios da burocracia prescrevem, na sua essência, uma unidadecomportamentalparaosgrupos,emfunçãodosobjetivosdeterminadosnoplanejamentoorganizacional.Naprática,constata-seumexercíciodecarátersocial.Esteexercício,aquese submetem todososgrupos,planejaumavidauniformeparaqueaspessoaspossamagirdentrodepadrõessociaisaceitáveis.

CONCLUSÃO Comoplanejaréaatitudedepensarnofuturo,aorganizaçãotemodesafiodeobtercooperaçãoentreosgruposde trabalho,estandoamotivaçãocolocadacomoumdosmeiosmaiseficazesparatal.Teorias,técnicas,incentivosebenefíciostêmsidoutilizados de forma didático-pedagógica, visando obter resultados concretos dentrodeste raciocínio. Para cada objetivo poderão ser escolhidos vários caminhos – paratodoseles,aciênciadaAdministraçãodisporádaexperiênciasociológica. Questões como redução de custos, eliminação de desperdícios ou resultadosdevendaspodemestabelecerumanovarelaçãoentretempoeespaço,comomelhoraproveitamento dos recursos materiais. Na essência deste exercício organizacionalestão questões como divisão do trabalho, relações sociais dos grupos e normas deorganização. Aorganizaçãoéumsistemasocial,ecomotal,aspessoasdevemsaberoquefazem,porquefazemeparaquefazem.Comestasrespostasalimenta-seoprocessode

Page 10: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

10 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

comunicação,possibilitandotambématomadadedecisãocommaissegurança.Naprática,acomunicaçãoeficazéumdosprincipaisingredientesdosucessonasorganizações. AnaturezadaorganizaçãoeasuapresençacomoinstituiçãosocialinteressamàSociologia,poisinterferemnavidadosindivíduosqueacompõem,recebendotambémaculturafamiliareoshábitosculturaisdacomunidadeainfluirnochamadoordenamentopolíticodasociedade.Entreaempresaeasociedadeháumaconstantemudança,muitoemboraseverifiqueumaintegraçãomuitoíntima.Daquiderivaaconjugaçãodasduasciências.

REFERÊNCIASMACEDO,IvanildoIzaiasetal.Aspectos comportamentais da gestão de pessoas.RiodeJaneiro:EditoraFGV.2004.MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Editora Atlas. 2002. Cidade/Estado,dia/mêseano.(assinaturadoautor)

ALGUMAS EXPLICAÇÕES SOBRE O ARTIGO CIENTIFICO:

1. Oartigoserámelhorcompreendidopeloleitorseopesquisadorconseguirevitaradivagaçãoe,aomesmotempo,nãoseperdernocontexto.Aatençãodeveserdedicadaàsíntese,semdesvios,paraqueocontextocriadosemantenhavivoacadapasso.2. Ocontextoenfocadocomplementaadefiniçãoquesedesejadarao tema,eoleitordeveperceberfacilmenteestanuance.3. Oartigonãodevesermuitocurtoenemmuitolongo.Oidealéqueopesquisadorsigaopadrão,entre8e12páginas,incluindocapaereferências.Épreferível,casooassuntosejamaisextenso,optarpordesmembrá-loemváriosartigos,estabelecendoconexãoentreeles,semmanterotítuloidênticonemnumerá-los.Cadaumdeveserindependenteentresi,seguindoomesmoesquemadeintrodução,objetivo,desenvolvimento,conclusãoereferências,comoexemplificadoanteriormente.4. Oporquêdaescolhadotema:ouopesquisadoratendeumasolicitaçãodeumaunidadecurricularoutemoutrarazãoespecíficaparaescreveroartigo.Omotivonãomodificaascaracterísticasquedevemserseguidas,poisaformaéamesma.Oimportanteédestacarnotextodoartigocientíficooescopodomesmo,comoconstanoexemplodado.5. Colocaraoleitorosargumentosdeformaclara,semesperarproduzirraciocíniosespeciais.Oartigocientíficoéumainformaçãodiretaeobjetiva,enquantoamonografiaémaisextensa,visaresolverumasituaçãoedemanda,muitasvezes,apráticaresultantedocaráterexperimental.6. Aoescrever,opesquisadordeveassumiraposturacientífica,poiséprecisoestarconsciente da importância das conclusões e da ótica defendida. Um artigo científicodirige-seaumacomunidadedepadrãoculturalmaisaltooupróximodopesquisadore,porisso,háqueseconsiderarsealinguagemestáadequadaeseoquesevaiexporfaz

Page 11: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

11AULA 05 - PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

parte,realmente,docontexto.7. Praticaraempatiasempre.Imaginar-senolugardoleitorparapoderentenderopensamentocolocadonotexto,assimcomoasreflexõesqueestepropõe.Exercitar-senolugardooutro–éparaelequeseescreveeseargumenta.8. Observaracoerêncianoqueseescreve.Parardevezemquandoparareleroqueescreveueconstatarqueocaminhocontinuaomesmo.Evitardispersões,poismesmoeventuaiselementosdeapoiodevemserinterdependentes.Éporissoqueotextodoartigocientíficodeveserumaresoluçãointerpretativadopesquisadorcomconclusãofirmada.9. Oartigocientíficoescritocorretamenteapresentaritmoeharmonia.Aconclusãodoqueéditoaolongodotextoéumacontinuaçãoqueoleitordevequasepressupordurante a leitura. Para tanto, as regras da escrita devem ser obedecidas: unidadegramaticaleestrutural–asideiasdevemserelucidativaseclaras,simpleseobjetivas.10. Aresoluçãodaquestãolevantada,ouseja,aConclusão–ouConsideraçõesFinais–deveserdetalformaquedeixeoleitorsatisfeitoapósteracompanhadoasdiversasfasesdaexposição.Comisso,eleteráparticipadodosentimentoedosentidodotemaproposto, acompanhando-o a par e passo, do início ao fim, identificando, no todo,coerênciaerealidade.

IMPORTANTE

Aabordagemdo temaescolhidoparaoartigocientíficodevemanterestreitarelaçãocomoquesevaiescreversobotítulodeObjetivo.Alinguagemclaraauxiliao leitoracompreendermelhor.Esta recomendaçãopareceóbvia,massãomuitosostrabalhosdepós-graduadosquesemostramsemapreocupaçãodeexercitarempatiacomosseusleitores.Comisso,aumenta-seograudeabstraçãoeperde-seconsistênciaeobjetividade. Outrodetalheimportantenaabordageméocuidadoqueopesquisadordeveterparanãosecolocarnocentrodotexto.Dequeforma?Usandosempreaterceirapessoadosingularnasfrases.Exemplos:acredita-se,conclui-se,define-se,eassimpordiante.Aformadetransmitirédegrandeimportância. Procurarestabelecerumarelaçãodiretaentreaprimeiraeasúltimasfrases,poisoquesediznaaberturadeveserotomdoescrito.Otextotododeveteralgumtipoderelaçãocomoquesedisse,paraquenãosepromovaaconfusãodoleitor.Écomofazerumadeclaraçãosoleneedepoisnãoacumprir.

MANEIRAS DE IDENTIFICAR O ESTILO DE ESCREVER E A TRANSMISSÃO

Quandoseescreveumtexto,revela-seaadequaçãodasideiasdoautoreoseuestilo,

Page 12: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

12 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

asuamaneiradeverascoisaseinterpretá-las.Tambémotextodeumartigocientíficorevelaocaráteroriginaldopesquisador,ouseja,oraciocíniopróprioeossentimentos. Comosepercebe isso?Naformaindividualderelatar,argumentareconduziroraciocínio.Porisso,oOrientadorouoProfessorpercebecommaisfacilidadeosplágioseasadaptaçõesdetextosestranhosaoraciocínio,mesmoqueaeleseassemelhem.Comoplágioquebra-seouanula-seaunidadederaciocíniodopesquisador.Pode-semuitobemadotarumautorparaapoiarotextoqueseescrevesemplagiá-lo.Oplágioécrime. Os parágrafos devem ser curtos para melhor apresentarem as ideias centrais.Oraçõeseparágrafoscurtosficamsempremelhornaordemdireta,evitando-setambémogerundismo,emqueaaçãoéapresentadasemprecomajunçãodedoisverbos,umenfraquecendoooutro. Há uma diferença fundamental entre o falar e o escrever. A linguagem faladaadquirenuancespopulareseé incompatível comametodologia científica. Por isso,oOrientadorouoProfessordaunidadecurricularservedeapoioaosalunosparaquealinguagemsejacorretanoescrito,facilitandooentendimento. Para concluir este assunto: o texto deve revelar o raciocínio criativo pelaescolhaeoportunidadedotema,asevidênciasquesepodemfornecercomoapoioejustificativaàintençãoe,finalmente,ademonstraçãoeasconclusões.Semquepreciseteraapresentaçãodeumtratado,oartigocientíficoéadescobertadeumaevidência–daíasuaimportância.

Propõe-seaospesquisadoresumexercíciosimples:identificarumaquestãoemumaunidadecurricularatual,paraaprofundamento.Aideiaéapenasproduzirumesquema- não é necessário escrever o texto,mas apenas projetá-lo com ideias esquemáticas,seguindooroteirodeartigocientíficocomosseguintespassos:• Definirumtema.• Elaboraroresumo,deformaquepermitaanteveroquesevaidesenvolvernotexto(o

resumoéfeitonofinal,poisrepresentaaessênciadoapresentado).• Pesquisar as referências de apoio e os textos que serão transcritos ao longo da

argumentação(médiadeumporpágina).• Desenvolver os capítulos de introdução, objetivo, desenvolvimento e conclusão

(apenascomaanotaçãodasequênciadasideiasbásicas).• Destacaraideiacentraldaconclusão.

Page 13: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

13AULA 05 - PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

Oentendimentodoartigocientíficoresume-seassim: Evitaradivagação,mantendo-sefielaocontexto,planejando-separadesenvolverumtextoentre8e12páginas,incluindocapaereferências.Optarpordesmembramentoemváriosartigoscasooassuntosejaextenso. Elaborarartigosindependentesparaummesmoassunto,seguindooesquemadeintrodução,objetivo,desenvolvimento,conclusãoereferências. Considerarqueoartigocientíficoéumainformaçãodiretaeobjetiva,queexigeposturacientífica,pois sedirigeaumacomunidadedepadrãoculturalmaisaltooupróximodopesquisador. Praticaraempatiasempre, imaginar-seno lugardooutro–éparaelequeseescreveeseargumenta. Observarcoerêncianoqueseescreve.Otextodeveserumaresoluçãointerpretativadopesquisadorcomconclusãofirmada,desenvolvidocomritmoeharmoniaemunidadegramaticaleestrutural. DeixaroleitorsatisfeitocomaConclusão,apósterparticipadodosentimentoedosentidodotemaproposto. AbordarotemaemestreitarelaçãocomoObjetivo,semqueopesquisadorsecoloquecomopersonagemcentral–usaraterceirapessoadosingular. Estabelecerrelaçãodiretaentreaprimeiraeasúltimasfrasesdoartigocientífico,poisoquesediznaaberturadotemadeveserotomdoescrito.Écomofazerumadeclaraçãosoleneparadepoiscumpri-la. Evitar quebrar e anular a unidade de raciocínio com plágio e adaptações detextosestranhos.Sempreépossíveladotarumoumaisautoresparaapoiarotextoqueseescrevesemplagiá-lo.Oplágioécrime. Escreverparágrafoscurtosenaordemdireta,evitando-seogerundismo. Falareescreverpossuemdiferençasfundamentaisentresi.Porisso,umescritodeveapresentarcomcuidadosadescobertadaevidência.

Page 14: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

14 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

A MONOGRAFIA AMonografiaéotrabalhofinal–deveserelaboradoemfontetipoarial,corpo12,corpreta,espaçode1,5entrelinhas,devendooalinhamentoserfeitoantesdamudançadelinhadamargemdireitaparaaesquerda. Eisasnormasbásicaseregulamentares: Apresentação da monografia: Amonografiadeve contar comCapa, FolhadeRosto, Agradecimentos, Dedicatória, Sumário, Índice de anexos, Resumo, Abstract,Introdução,Capítulos,ConclusãoouConsideraçõesFinais,Referências,Anexos,Glossário.São opcionais os itens de agradecimentos, dedicatória, anexos e glossário. Resumo eAbstractsãoopcionaisparaamonografiadoscursosdeespecialização,queéocasodosnossospesquisadores.OAbstract,inclusive,deveserfeitoemInglês,fazendo-seaversãoexatadoResumo.Nocorpodotexto,todosostítulosdevemseremnegrito. Dimensões do papel: Margens – superior: 3cm; inferior: 3cm; esquerda: 3cm;direita:2cm.Asmedidasdotamanhodopapeledemaisdetalhessãoosmesmosdescritosnaaulaanterior,quetratoudoartigocientífico. Numeração das páginas: Inicia-se a contagemdas folhas desde os itens pré-textuais,masanumeraçãosomentedeveráaparecerapartirdaprimeirafolhadapartetextual.Osnúmerosdevemserescritosemalgarismosarábicosealinhadosa2cmdamargemdireitaedamargemsuperior.Acapa,oversodasfolhaseapáginaderostonãosãoconsideradasparainiciarestanumeração. Subtítulos no texto:Competeaopesquisador,durantearedaçãodamonografia,estabelecer quais e quantos subtítulos deve criar com o desenvolvimento lógico daargumentação.Anumeraçãodestessubtítulosédeterminadapelonúmerodocapítuloemquese localizaepela sequênciadentrodele.Porexemplo:opesquisadorestánocapítulo 2 e decide criar um subtítulo – este deve receber o número 2.1, colocando-selogoaseguir,namesmalinha,orespectivosubtítulo.Ossubtítulospodemaindasedesmembraremoutrose,destamaneira,asequênciaserá2.1.1,eassimsucessivamente. Referências: São apresentadas de maneira específica e em ordem alfabética,sempre nos títulos originais, nacionais ou estrangeiros. Não se coloca numeração nasequência.Aplica-setratamentodiferenteparaobradeumoumaisautores,citaçãodeartigosdejornaisourevistas,monografiaseleis,conformeseexemplificaaseguir.

EXEMPLOS DE CITAÇÕES DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Obra com um autor LÜCK,Heloísa.Metodologia de Projetos. 4ª. Edição. Petrópolis: Editora Vozes.2003.Obra com dois ou mais autores COSTA,MarcoAntonioF.etal.Metodologia da Pesquisa.RiodeJaneiro:Editora

Page 15: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

15AULA 05 - PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

Interciência.2001.Texto extraído de jornal ou revista SOBRENOMEDOAUTOR,PrimeiroNome.Títulodoartigocomaprimeiraletramaiúscula.Nome do jornal ou revista em negrito.Cidade.AnodaReferência.NúmerodaPublicação.Númerodapágina,oupáginaúnica,emqueseiniciaoartigo.Citação de monografia SOBRENOMEDOPESQUISADOR,PrimeiroNome.TítulodaMonografia,Título do Trabalho em negrito e com a primeira letra em maiúsculo.TipodeMonografia–Especialização,DissertaçãoouTese.NomedaInstituição,Local,Ano.Citação de Leis JURISDIÇÃO-NOMEDAINSTITUIÇÃODEGOVERNOQUEPROMULGOUALEI(lei,decreto,portaria,normaeoutros).Título Referencial do Documento.NúmerodaLei.Local,DatadaPublicação(dia,mêseano).

Quandohouvernecessidadedecitaromesmoautor comumanovaobra,nasequência,coloca-seumtraçoequivalentea6toques(______)noespaçoocupadopeloseunomenacitaçãoanterior.Osdemaisdadostranscrevem-senormalmente.

Citações Háduasmaneirasdeapresentarascitaçõesnodecursodotexto:1. Ascitaçõescommenosdetrêslinhassãoescritasnasequência,destacando-seoditoentreaspas.Exemplo:DeacordocomFulano“aciênciadaadministraçãoé..............................................”(2005,p.37).2. Ascitaçõescommaisdetrêslinhasdevemserdestacadasnotextocomrecuode4cm,semaspas,comotamanhodafontemenorqueodorestantedotexto,comoseexemplificaaseguir:FulanodeTaldiz:

A ciência da administração é ..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Page 16: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

16 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

(2005,p.37). Nasduassituações,casoapartecitadasejaretiradadafraseescolhidadepoisdoseuinícioe/ouconcluídaantesdofinaldoperíodo,deve-secolocar[...]paramarcaroconteúdosuprimido. Acitaçãodoautorpodeserfeitadeduasmaneiras–noinícioounofinal.Noinício,comofoidemonstradonosexemplos.Nofinal:(FULANODETAL,2005,p.37).Nota de rodapéEste recurso é opcional, pode ser aplicado quando o pesquisador quiser explicar umtermo, um detalhe significativo ou similar. As características daNota de Rodapé são:corpo10,espaçamentosimples,identificaçãocomnúmero(podemserfeitasváriasNotasnamesmapágina)etextobreve.

Importante: Os cursosdepós-graduaçãopodem ser latu sensuou strictu sensu, emfunçãodograudocurso,dacargahoráriaedaamplitudedapesquisae investigaçãorealizadas.

Para entender melhor: LatuSensu:Cursosdeespecializaçãoeaperfeiçoamento. StrictuSenso:Mestradoedoutorado. Os nossos pesquisadores estudam para obter o título de Especialista. Logo, amonografiaenquadra-senotratamentodiferenciadodeCursodecargahoráriaegraudeinvestigaçãocompatívelcomumprogramaLatuSensu.

Os conceitos básicos para entendimento deste assunto resumem-se assim:• A Monografia é o trabalho final. Possui regras definidas, pois é um trabalho

acadêmicodecarátercientífico.• Amonografiadeveapresentarodetalhamentoespecificadonestaaulaparaque

possaserconsideradaumdocumentoacadêmicodecarátercientífico.• NasReferênciasdistingue-seaformadecitaçãoconformeaapresentaçãodaobra–

obracomumautor,obracomdoisoumaisautores,textoextraídodejornalourevista,citaçãodemonografia,sobrenomedopesquisador,citaçãodeLeis,apresentaçãodeduasoumaisobrasdomesmoautorouautores.

• Paracitaçõescomatéouacimadetrêslinhas,quandoiniciadadepoisdoiníciodo

Page 17: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

17AULA 05 - PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

períodooriginal,oufinalizadaantesdofinaldoperíodooriginal–usar[...].• ANotadeRodapééumrecursoopcionalepodeaplicadoquandoopesquisador

querexplicarumtermoouumasituaçãoqualquer.• O Glossário coloca-se na última parte do texto explicando e exemplificando

termostécnicoseoutrosquesejaminteressantes.

Comunicado importante Os(as)alunos(as)devemterpercebidoquenãosefeznenhumacitaçãodeobrasnostextosdasaulas,nãohouvenecessidadeemfunçãodaexperiênciadoprofessorresponsável pela unidade curricular.Mesmo assim, apresentaram-se Referências aosalunos, aofinalde cadaaula,paraque tivessemoportunidadede localizarobrasdeapoio. Namonografiapropriamentedita,aregradizquesósedevemcitarnasReferênciasobrasefetivamentecitadasnotexto.Sedesejarfazerconstaroutrasobrasnãocitadas,pode-secriarumnovotítulo–BibliografiaRecomendada.Nestecaso, tal títulodeveconstartambémdoSumário. Nesta aula desenvolveram-se procedimentos técnicos metodológicos paraa elaboração da monografia. Apresentou-se um modelo de artigo científico edesenvolveram-seconsideraçõesimportantesarespeitodestetrabalhoacadêmico. Detalhou-seaelaboraçãodamonografiaparaqueospesquisadorespercebama formadeapresentaçãoeassuas regrasacadêmicas,passofinal importanteparaaobtençãodotítulodeEspecialista. Na próxima aula o estudo vai concentrar-se na Intenção de Pesquisa, naImplementaçãodoProjetoenasConsideraçõesGeraisquedevemfinalizarestaunidadecurricular.

Page 18: Metodologia da Pesquisa Científica - aula 05

18 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

GIL,AntonioCarlos.Como elaborar projetos de pesquisa.4ª.Edição.SãoPaulo:Atlas,2002.LÜCK,Heloísa.Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. 4a.Edição.Petrópolis:EditoraVozes.2005.RAMOS,Pauloetal.Os caminhos metodológicos da pesquisa.Blumenau:OdorizziEditora.2005.