METODOLOGIA_Citacoes

35
METODOLOGIA TRABALHOS ACADÊMICOS CITAÇÕES em DOCUMENTOS ABNT-NBR 10520:2002 Virgínia Maria Antunes de Jesus

description

Metodologia para citar artigo acadêmico

Transcript of METODOLOGIA_Citacoes

Page 1: METODOLOGIA_Citacoes

METODOLOGIA

TRABALHOS ACADÊMICOS

CITAÇÕES em DOCUMENTOS

ABNT-NBR 10520:2002

Virgínia Maria Antunes de Jesus

Page 2: METODOLOGIA_Citacoes

O TEXTO CIENTÍFICO Como fazer projetos, artigos, relatórios, memoriais, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses e participar de eventos científicos –2 ed- coleção Como escrever textos - Cia dos Livros – janeiro/ 2012

Rosana Morais Weg

Virgínia Maria Antunes de Jesus

Page 3: METODOLOGIA_Citacoes

DEFINIÇÕES

C I T A Ç Ã Oé a menção, no texto, de uma informação extraída de outra

fonte, de um documento(é dar o devido crédito ao

autor da ideia)

DIRETA INDIRETACITAÇÃO DE

CITAÇÃO

Page 4: METODOLOGIA_Citacoes

CITAÇÃO DIRETA

Poderá ser colocada a expressão [sic] imediatamente após o erro - significa: estava

assim mesmo no original

Transcrição TEXTUAL dos conceitos do autor consultado.

Transcrição FIEL, ipsis litteris, reprodução EXATA do original, respeitando-se até eventuais incoerências, erros de ortografia

e/ou concordância.

Page 5: METODOLOGIA_Citacoes

CITAÇÃO INDIRETA

Necessária quando se tratar de texto muito longo, do qual se quer

extrair apenas algumas ideias básicas, fundamentais.

Transcrição livre do texto do autor consultado.

RESUMO ou PARÁFRASE de um trecho de determinada obra.

Page 6: METODOLOGIA_Citacoes

CITAÇÃO DE CITAÇÃO

TRANSCRIÇÃO DIRETA OU INDIRETA de um texto em que não se teve acesso

ao original.

É citar um AUTOR QUE FOI CITADO no documento lido.

Page 7: METODOLOGIA_Citacoes

A citação poderá ser feita :

no corpo do trabalho (mais usada atualmente)

em notas de rodapé

apresentar a REFERÊNCIA COMPLETA da fonte de qualquer documento citado direta ou indiretamente.

É obrigatório:

referenciar SOMENTE O DOCUMENTO CONSULTADO, no caso de citação de citação .

APRESENTAÇÃO DA CITAÇÃO

Page 8: METODOLOGIA_Citacoes

SISTEMAS DE CHAMADA

NUMÉRICO AUTOR-DATAOU

Chamada no texto por numeração única e consecutiva para todo o capítulo ou parte.

= Não iniciar a numeração para cada página.

= Indicar a numeração entre parêntesis ou colchetes, alinhada ao texto ou sobrescrita, após a pontuação que fecha a citação.

= Uso recomendado para notas explicativas.= Não deve ser usado quando há notas de rodapé.

Chamadas no texto:

Se entre parêntesis= pelo SOBRENOME do autor, INSTITUIÇÃO ou primeira PALAVRA do título, seguido da data da publicação do documento e da(s) página(s), separadas por vírgulas.

Se dentro da frase: = pelo Sobrenome do autor, Instituição ou primeira palavra do título em minúsculas - colocar somente a data e página(s) entre parêntesis. Uso recomendado para o texto.

Page 9: METODOLOGIA_Citacoes

CITAÇÃO PELO SOBRENOME DO AUTOR, INSTITUIÇÃO OU TÍTULO

(página obrigatória nas citações diretas e não obrigatória nas indiretas)

Citar em MAIÚSCULAS quando estiver DENTRO de parêntesis (SOBRENOME, data, v. ?, p. ? - ?) (CHRISTOFOLETTI, 1999, p. 76) (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 1997, p. 89-94) (CLEMENTE; SOUZA; COLNAGO, 2001, v. 2, p. 7) (UNESP, 2000, p. 53) (GEOMORFOLOGIA..., 2001, p. 10) (SILVA et al. apud FARIAS , 1999, p. 534)

Citar em MINÚSCULAS quando estiver FORA de parêntesis, numa fraseAnalisando as dificuldades de padronização das publicações técnico-científicas da UFMG, França, Borges, Vasconcellos e Magalhães (1990) elaboraram um manual para normalização destas publicações.

De acordo com a tabela de classificação proposta por Braga e Leonardt (2000, p. 98), este evento não alcançou o nível máximo de importância, conforme argumenta Perroti apud Santos (2001, p. 53).

Page 10: METODOLOGIA_Citacoes

Quando a citação original, em outra língua, tiver sido traduzida pelo autor, indicar

- tradução nossa -dentro do parêntesis, logo após a página .

INDICAÇÃO DE TRADUÇÃO DA CITAÇÃOPELO AUTOR

“Em ambos os casos nós somos forçados a inferir que o papel da competição é retrospectivo [...]” (PUTMAN, 1994, p. 34, tradução nossa)

Page 11: METODOLOGIA_Citacoes

SUPRESSÕES, INTERPOLAÇÕES, COMENTÁRIOS

Supressões deverão ser indicadas por reticências dentro de colchetes, estejam elas no início, no meio ou no fim do parágrafo e/ou frase [...]. Segundo Bottomore (1987, p. 72) assinala “[...] a Sociologia, embora não pretenda ser mais a ciência capaz de incluir toda a sociedade [...] pretende ser sinóptica”.

“[...] o primeiro ponto, e o mais simples, é que o historiador freqüentemente fornece o material usado pelo sociólogo. [...] É certo que o sociólogo deve, por vezes, ser seu próprio historiador [...]” (BOTTOMORE, 1987, p. 85)

Interpolações, comentários próprios, acréscimos, explicações, deverão ser indicados entre colchetes [ ].“ A igreja luterana de Domingos Martins [o mais antigo templo protestante do Brasil, com torre] foi fundada no ano de 1866” (ANDRADE, 1998, p. 28)

“Os aquiescentes [os que sempre concordam com tudo], em sua história passada, tiveram de evitar dizer ´não´ só para agradar. Como suas raízes são semelhantes, costuma ser difícil dois aquiescentes se ajudarem mutuamente” (CLOUD, p. 155)

Page 12: METODOLOGIA_Citacoes

DESTAQUES ou ÊNFASESÊnfases ou destaques deverão ser indicados em grifo / negrito / itálicoNa citação, indicar (grifo nosso) entre parêntesis logo após data/página. “Se existe alguém de quem não aceitamos um ´não´, é porque, na verdade, entregamos o controle de nossa vida a essa pessoa” (CLOUD, 1999, p.129, grifo nosso)

“Considerando as dificuldades enfrentadas pelos iniciantes no campo da pesquisa, este trabalho foi elaborado utilizando uma linguagem simples e objetiva, fugindo do tratamento técnico apresentado [...] pelos vários autores” (PARRA FILHO, 1997, p. 45, grifo nosso)

Caso o destaque seja do autor consultado, usa-se a expressão grifo do autor.

“Havendo notas explicativas e de referências na mesma página, transcrevem-se primeiro as explicativas, em seguida as de referências, usando-se números elevados independentemente da sua localização no texto” (CURTY; CRUZ, 2001, p. 57, grifo do autor)

“A análise dos conceitos e estruturas, apresentados nas diversas obras de Metodologia Científica consultadas, autoriza concluir-se que a denominação resenha crítica é, no mínimo, redundante” (ANDRADE, 1999, p.77, grifo do autor)

Page 13: METODOLOGIA_Citacoes

INFORMAÇÃO ORAL E CITAÇÃO DE TRABALHOS EM ELABORAÇÃO

Informações orais obtidas em palestras, debates, comunicações e entrevistas pessoais, correspondências, anotações de aulas, etc., deverão ser indicadas com a expressão (informação verbal) entre parêntesis, mencionando-se os dados disponíveis somente em notas de rodapé. Soares (2001) constatou que a principal causa da baixa demanda de uso das bases de dados on-line é a falta de treinamento adequado ao nível e às necessidades dos usuários, e não o desinteresse pelos recursos informatizados de pesquisa (informação verbal) 1.

Indicar os trabalhos não concluídos no parágrafo, entre parêntesis, (em fase de elaboração) e colocar em notas de rodapé todos os dados disponíveis.

O Projeto STRAUD 2000, entre outras coisas, visou complementar conhecimentos de bibliotecários da Rede UNESP para que ofereçam treinamentos aos seus usuários sobre bases de dados on-line. Ainda em 2000 foi elaborado um manual em CD-ROM para este fim, o qual está sendo atualizado em 2002, com os novos recursos de pesquisas e novas interfaces (em fase de elaboração)1.____________________1. SOARES, S.B.C. (Org.) STRAUD 2002: tutoriais de acesso às bases de dados on-line, referências e outros recursos informacionais. 1 CD-ROM.

Page 14: METODOLOGIA_Citacoes

CITAÇÃO DIRETA COM MENOS DE 3 LINHAS

As citações diretas com menos de 3 linhas deverão:

ser inseridas na frase, sem recuo, dentro do parágrafo normal;sem diferenciação de tamanho de letra;entre aspas duplas;aspas simples são utilizadas para citação no interior de citação.

EXEMPLOS:

Conforme Machado ( 1998, p. 380), “ As cidades brasileiras, na sua maioria, foram aumentando dia a dia. O fenômeno da urbanização não se processou de modo a respeitar a qualidade de vida dos recém-chegados à cidade.”

Dickinson apud Melo (1977, p. 187), afirma que “ A manutenção da flora que consome os nutrientes da superfície das plantas, além de acarretar a diminuição das doenças causadas por patógenos necrotróficos, pode ter outros efeitos [...]”

Page 15: METODOLOGIA_Citacoes

CITAÇÃO DIRETA COM MAIS DE 3 LINHAS

As citações diretas com mais de 3 linhas deverão:

ter um recuo de 4 cm da margem esquerda; letra menor do que a utilizada no texto; sem aspas; para documentos datilografados, somente recuo.

EXEMPLOS: As cidades brasileiras, na sua maioria, foram aumentando dia a dia. O fenômeno da urbanização não se processou de modo a respeitar a qualidade de vida dos recém-chegados à cidade. Não havia uma norma nacional de Direito Público exigindo um mínimo de condições para a criação de loteamentos. O ordenamento urbanístico ficou ao sabor de improvisações e de pressões locais. (MACHADO, 1998, p.380)

A manutenção da flora que consome os nutrientes da superfície das plantas, além de acarretar a diminuição das doenças causadas por patógenos necrotróficos, pode ter outros efeitos, tais como a inativação dos fungicidas e a diminuição da inibição da fotossíntese na planta, fato que pode ocorrer pelo acúmulo de exsudatos na superfície das plantas (DICKINSON apud MELO, 1977, p. 187)

Page 16: METODOLOGIA_Citacoes

CITAÇÃO DE UM DOCUMENTO DE DIVERSOS AUTORES, ENTRE PARÊNTESIS: separá-los por ponto e vírgula.(CAMPELLO; MAGALHÃES; POWELL; PEBERDY, 1999, v.1, p. 68-90) (BACCAN; SMITH; ORWELL apud TAKAKI, 2001, p. 165)

COINCIDÊNCIA DE SOBRENOMES: diferenciar pelas letras iniciais dos prenomes. (ROQUETE, C., 1998) (VARGAS, J., 2001)(ROQUETE, D., 1998) (VARGAS, L., 2001)

CITAÇÃO DE DIVERSOS DOCUMENTOS DE UM MESMO AUTOR E DA MESMA DATA: diferenciar pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento.(OLIVEIRA, 2000a) (SOARES, 2001a)(OLIVEIRA, 2000b) (SOARES, 2001b)

CITAÇÃO DE UM DOCUMENTO DE DIVERSOS AUTORES, DENTRO DE UMA FRASE separá-los por vírgula, colocando um “e “ entre o penúltimo e o último. Baccan, Smith e Orwell apud Takaki (2001, p. 165), discutiram esta questão.

CITAÇÃO DE DOCUMENTOS DIFERENTES - DE DATAS DIFERENTES – E DOS MESMOS AUTOREScitar autores separados por ponto e vírgula – colocar datas na ordem cronológica - separadas por vírgulas – seguidas das respectivas páginas.(BARBOSA; CLEMENTE; COLNAGO; SOUZA, 1998, 1999, 2000)(BACCAN; ALEIXO; STEIN, 1999, p.17, 2000, p. 89, 2001, p. 56)

REGRAS PARA CITAÇÃO DE AUTOR

Page 17: METODOLOGIA_Citacoes

REGRAS PARA CITAÇÃO INDIRETA

de DOCUMENTOS DIFERENTESde DATAS IGUAIS de VÁRIOS AUTORES

• Citar autores separados por ponto e vírgula;• Colocar em ordem alfabética.

BARBOSA, 1997; CLEMENTE, 1997; COLNAGO, 1997; SOUZA, 1997; ALEIXO, 2000; BACCAN, 2000; STEIN, 2000.

1

2de DOCUMENTOS DIFERENTESde DATAS DIFERENTESde VÁRIOS AUTORES

(BARBOSA, 1997; CLEMENTE, 1996; COLNAGO, 2002; SOUZA, 2000)(ALEIXO, 1980; BACCAN, 1999; STEIN, 1976.)

Page 18: METODOLOGIA_Citacoes

.

Observação: Citação de documento eletrônico

Embora a ABNT não registre norma para identificação de citação de documento eletrônico, acompanhando as tendências atuais de textos

científicos publicados em anais de congressos e revistas, sugerimos:

Documentos eletrônicos podem seguir os mesmos padrões dos documentos impressos:

SOBRENOME do autor/ SITE /HOME PAGE com respectivo endereço eletrônico entre parênteses

Page 19: METODOLOGIA_Citacoes

O modo de narrar deste pai da história alia a grandeza e a simplicidade. Os seus relatos, de linguagem musical e frase bem estruturada, são ricos de anedotas e estão cheios de vida. A sua obra denota uma filosofia da história em que as vicissitudes dos homens estão sujeitas à força incontestável do destino. Neste sentido, o universo de Heródoto está próximo do da tragédia.” (VIDAS lusófonas. <www.vidaslusofonas.pt/herodoto.htm>)

Page 20: METODOLOGIA_Citacoes

OU

para privilegiar a estética do texto e não ficarem expostos endereços muito longos:

SOBRENOME do autor/ SITE /HOME PAGE. (online) entre parênteses e em nota de rodapé o endereço completo.

Page 21: METODOLOGIA_Citacoes

O modo de narrar deste pai da história alia a grandeza e a simplicidade. Os seus relatos, de linguagem musical e frase bem estruturada, são ricos de anedotas e estão cheios de vida. A sua obra denota uma filosofia da história em que as vicissitudes dos homens estão sujeitas à força incontestável do destino. Neste sentido, o universo de Heródoto está próximo do da tragédia.” (VIDAS lusófonas. Online)

E, em nota de rodapé: Disponível em <

www.vidaslusofonas.pt/herodoto.htm>. Acesso 16 jan. 2006.)

Page 22: METODOLOGIA_Citacoes

NOTAS DE RODAPÉ

INDICAÇÕES, OBSERVAÇÕES, COMPLEMENTAÇÕES AO TEXTOFEITAS PELO PRÓPRIO AUTOR, TRADUTOR OU EDITOR.

INDICADASNO SISTEMA AUTOR/DATA PARA CITAÇÕES NO TEXTO.NO SISTEMA NUMÉRICO PARA NOTAS EXPLICATIVAS.

INDICADAS EM ALGARISMOS ARÁBICOS E EM SEQÜÊNCIA CONTÍNUA PARA TODO O CAPÍTULO OU PARTE; NUNCA INICIADAS A CADA FOLHA.

INDICADAS POR UM NÚMERO SOBRESCRITO, OU NA LINHA DO TEXTO ENTRE PARÊNTESIS OU COLCHETES.

REDUZIDAS AO MÍNIMO.

SEPARADAS DO TEXTO POR UM TRAÇO CONTÍNUO (3 CM).

GRAFADAS EM FONTE E ESPACEJAMENTO MENORES QUE OS DO TEXTO.

Page 23: METODOLOGIA_Citacoes

NOTAS DE RODAPÉ: TIPOS

EXPLICATIVAS

DE REFERÊNCIAS

Comentários, complementações ou traduções que interromperiam a seqüência lógica, se colocadas no texto:

DEVEM SER CLARAS E SUCINTAS.

Indicam documentos consultados ou remetem a outras partes de um documento onde o assunto em questão foi abordado. A primeira citação de uma obra deve ter sua referência COMPLETA;as demais poderão ser abreviadas.

Page 24: METODOLOGIA_Citacoes

EXPRESSÕES LATINAS

USADAS EM NOTAS DE RODAPÉ

Page 25: METODOLOGIA_Citacoes

apudÚnica expressão latina que

pode ser usada tanto no texto como em

notas de rodapé.

-----------------------------QUEIROZ, 1999 apud SANCHEZ, 2000, p. 2-3)

Segundo Queiroz (apud SANCHEZ, 2000, p. 2-3) diz ser [...]

Lefebvre (1983 apud Coelho 2000, p. 178) propunha em seu método: “.........................”.

apud

(citado por, conforme, segundo)

Page 26: METODOLOGIA_Citacoes

Idem Ibidem(do mesmo autor)

-----------------------------1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, 1999, p. 2-3 2 Id., 2000, p.373 SARMENTO, 1978, p. 594 Id., 1987, p. 775 Id., 1988, p. 135

Pode ser usada em substituição ao nome do autor, quando se tratar de citação de diferentes obras de um

mesmo autor. Idem Ibidem

Usar SOMENTE em notas de rodapé.

Page 27: METODOLOGIA_Citacoes

Ibidem ou Ibid.

Ibidem ou

Ibid.

-----------------------------1 ANDRADE, M.M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação. São Paulo: Atlas, 1999. p. 67 2 Ibid., p. 893. Ibid., p. 150

(na mesma obra)

Pode ser usada em substituição aos dados da citação anterior, pois o único dado que varia é a página.

Usar SOMENTE em notas de rodapé.

Page 28: METODOLOGIA_Citacoes

op. cit.(na obra citada anteriormente, na mesma página)

-----------------------------1 SALGUEIRO, 1998, p. 192 SMITH, 2000, p. 2133 SALGUEIRO, op.cit., p.40-434 SMITH, op.cit., p. 376

op. cit.Opus citatumopere citato

Usar SOMENTE emnotas de rodapé.

Quando houver intercalação de outras notas.

Page 29: METODOLOGIA_Citacoes

Usar SOMENTE emnotas de rodapé.

--------------------------------1 QUEIROZ, 1999, passim 2 SANCHEZ; COELHO, 2000, passim

passim

passim

(aqui e ali)

Informação retirada de diversas páginas do

documento referenciado.

Page 30: METODOLOGIA_Citacoes

Usar SOMENTE emnotas de rodapé.

----------------------------1 FIGUEIREDO, 1999, p.19 2 SANCHEZ; CARAZAS, 2000, p. 2-33 FIGUEIREDO, 1999, loc. cit.4 SANCHEZ; CARAZAS, 2000, loc. cit.

(no lugar citado)

loc. cit.loco citato

loc. cit.

Na mesma página de uma obra já citada anteriormente,

mas com intercalação de notas.

Page 31: METODOLOGIA_Citacoes

Usar SOMENTE emnotas de rodapé.

----------------------1 Cf. DIAS GOMES, 1999, p.76-992 Cf. nota 1 deste capítulo

Cf.

Cf.

(confira, confronte)

Abreviatura usada para recomendar consulta a

um trabalho ou notas.

Page 32: METODOLOGIA_Citacoes

Usar SOMENTE emnotas de rodapé.

----------------------1 DIAS GOMES, 1999, p.76 et seq.2 FOUCAULT, 1994, p. 17 et. seq.

et. seq.

et. seq.sequentia

(seguinte ou que se segue )

Usada quando não se quer citar todas as

páginas da obra referenciada)

Page 33: METODOLOGIA_Citacoes

NBR-12225:2004 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12225. Títulos de lombada. Rio de Janeiro, jul. 2004. 3 p. Substitui a NBR 12225:1992.NBR-14724:2002 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação -- trabalhos acadêmicos -- apresentação. Rio de Janeiro, ago. 2002. 6 p. Substitui a NBR14724:2001. NBR-10520:2002 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação -- apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, ago. 2002. 7 p. Substitui a NBR10520:2001. NBR-6029:2002 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6029: Informação e documentação -- livros e folhetos -- apresentação. Rio de Janeiro, set. 2002. 9 p. NBR-6025:2002 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6025: Informação e documentação -- revisão de originais e provas. Rio de Janeiro, 1989. 6 p.NBR-6023:2002 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação -- referências -- elaboração. Rio de Janeiro, ago. 2002. 24 p. Substitui a NBR6023:2000.

NORMAS PARA O TRABALHO ACADÊMICO

Page 34: METODOLOGIA_Citacoes

NBR-6026:1994 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6026: Legenda bibliográfica. Rio de Janeiro, mar. 1994. 2 p. NBR-6022:1994 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Apresentação de artigos em publicações periódicos. Rio de Janeiro, ago. 1994. 2 p. NBR-6021:1994 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6021: Apresentação de periódicos. Rio de Janeiro, out. 1994. 3 p.NBR-12256:1992 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Apresentação de originais. Rio de Janeiro, abr. 1992. 4 p. NBR-6028:1990 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Resumos. Rio de Janeiro, maio 1990. 3 p. NBR-10719:1989 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Apresentação de relatórios técnico-científicos. Rio de Janeiro, ago.1989. 17 p. NBR-6034:1989 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6034: Preparação de índice de publicações. Rio de Janeiro, ago. 1989. 3 p.

NORMAS PARA O TRABALHO ACADÊMICO

Page 35: METODOLOGIA_Citacoes

NBR-6033:1989 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6033: Ordem alfabética. Rio de Janeiro, ago. 1989. 5 p. NBR-6032:1989 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6032: Abreviações de títulos de periódicos e publicações seriadas. Rio de Janeiro, ago. 1989. 14 p. NBR-6027:1989 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: Sumário. Rio de Janeiro, ago. 1989. 2 p. NBR-6024:1989 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: Numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, ago. 1989. 2 p. NBR-10523:1988 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10523: Entrada para nomes de língua portuguesa em registros bibliográficos. Rio de Janeiro, out. 1988. 5 p. NBR-10522:1988 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: Abreviação na descrição bibliográfica. Rio de Janeiro, out. 1988. 9 p.

NORMAS PARA O TRABALHO ACADÊMICO