Métodos Quantitativos I 2013 2

5

Click here to load reader

Transcript of Métodos Quantitativos I 2013 2

Page 1: Métodos Quantitativos I 2013 2

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

Disciplina Métodos Quantitativos I

Créditos / Horas 3 créditos, 45 horas

Modalidade Eletiva

Professor

Responsável José Francisco Moreira Pessanha

Email: [email protected]

Semestre 2º semestre letivo de 201

Pré-Requisitos Métodos Quantitativos I

Horário de aulas Quarta-feira, das ____

Local Faculdade de Administração e Finanças

Objetivo Geral

da Disciplina O objetivo primordial deste curso é a aprendizagem do instrumental capaz de modelar a incerteza. A abordagem inicial considera indução, ou sejamétodo uma forma coesa de ação, adicionabem como a simulação estocásticatomada de decisão. Inicialmente é apresentada a Análise da Variância (ANOVA)paramétricos como os testes de KolmogorovEm seguida, são apresentados os modelos de regressão linear simples e múltipla que permitem construir modelos que sintetizam o relacionamento entre uma variável dependente e um conjunto formado por ou mais variáveis independentes. logística), uma classe especial de modelo de regressão em que a variável dependente é binária.são introduzidas técnicas estatísticas para principais, análise fatorial exploratória, análise de agrupamentos e análise discriminante.

Objetivos Específicos

da Disciplina

- Apresentar uma visão panorâmica da literatura relevante no campo da teoria estatística, identificando e analisando seus fundamentos, conceitos e linhas de pesquisa mais importantes.

- Realizar debates no sentido de desenvolver novas considerações na modmodelagem no contexto da gerência contábil e de áreas afins.

- Estudar os problemas de análise multivariada a partir dos fundamentos emanados da teoria contábil.

- Abordar o papel da estatística na tomada deexplicitando seu uso nas análises financeiras e de crédito.

- Analisar as principais contribuições teóricas e empíricas na formulação da modelagem estatística de problemas cont

- Desenvolver a familiaridade no uso de recursos computacionais para análise de dados.

Ementa

da Disciplina

Análise Exploratória de Dados; Teoria de Probabilidades; Teoria Clássica da Inferência; Regressão Linear e Regressão Logística.

Proposta Sintética

de Programa 1. Análise Exploratória de DadosVariância; 6. Regressão

Bibliografia a

Ser Utilizada

Obrigatória CORRAR, L.J., PAULO, E., DIAS FILHO, J.M., Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia, Editora Atlas, São Paulo, 2007. FÁVERO, L.P.; BELFIORE, P.; SILVA, F.L., CHAN, B.L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões, Campus, Rio de Janeiro, 2009. PINHEIRO, J.I.D., CUNHA, S.B., CARVAJAL, S.S.R., GOMES, G.C., Estatística Básica de Trabalhar com Dados, R WOOLDRIDGE, J.M. Introdução à Econometria: Uma abordagem moderna, Learning, São Paulo, 2006. Complementar

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇASDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISCURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

PROGRAMA DO CURSO

Métodos Quantitativos I

réditos, 45 horas

co Moreira Pessanha

[email protected] telefone 8854-1971

letivo de 2013

Métodos Quantitativos I

feira, das ____ às ____

Faculdade de Administração e Finanças

O objetivo primordial deste curso é a aprendizagem do instrumental capaz de modelar a incerteza. A abordagem inicial considera tanto a dedução, através das distribuições de probabilidade,indução, ou seja, a análise da parte para o todo, através da inferência estatística. De modo a tornar o método uma forma coesa de ação, adiciona-se a análise exploratória de dados bem como a simulação estocástica. Na sequência são introduzidas técnicas de análise de dados para a tomada de decisão. Inicialmente é apresentada a Análise da Variância (ANOVA)paramétricos como os testes de Kolmogorov-Smirnov, teste de Qui-Quadrado e o Em seguida, são apresentados os modelos de regressão linear simples e múltipla que permitem construir modelos que sintetizam o relacionamento entre uma variável dependente e um conjunto formado por ou mais variáveis independentes. Na sequência são introduzidos os modelos de

, uma classe especial de modelo de regressão em que a variável dependente é binária.são introduzidas técnicas estatísticas para análise multivariada: MANOVA, principais, análise fatorial exploratória, análise de agrupamentos e análise discriminante.

Apresentar uma visão panorâmica da literatura relevante no campo da teoria estatística, identificando e analisando seus fundamentos, conceitos e linhas de pesquisa mais importantes.

Realizar debates no sentido de desenvolver novas considerações na modelagem inerente ao tema de forma a capacitar a modelagem no contexto da gerência contábil e de áreas afins.

Estudar os problemas de análise multivariada a partir dos fundamentos emanados da teoria contábil.

Abordar o papel da estatística na tomada de decisão enfatizando os efeitos das mudanças abruptas dos regimes contábeis e explicitando seu uso nas análises financeiras e de crédito.

Analisar as principais contribuições teóricas e empíricas na formulação da modelagem estatística de problemas cont

Desenvolver a familiaridade no uso de recursos computacionais para análise de dados.

Análise Exploratória de Dados; Teoria de Probabilidades; Teoria Clássica da Inferência; Amostragem; e Regressão Logística. Estatística Multivariada

Análise Exploratória de Dados; 2. Teoria de Probabilidades; 3. Teoria Clássica da InferênciaRegressão Linear; 7 Regressão Logística; 8. Estatística Multivariada

CORRAR, L.J., PAULO, E., DIAS FILHO, J.M., Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia, Editora Atlas, São Paulo, 2007.

L.P.; BELFIORE, P.; SILVA, F.L., CHAN, B.L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões, Campus, Rio de Janeiro, 2009.

PINHEIRO, J.I.D., CUNHA, S.B., CARVAJAL, S.S.R., GOMES, G.C., Estatística Básica de Trabalhar com Dados, RJ, Editora Campus, 1ª reimpressão, 2010.

WOOLDRIDGE, J.M. Introdução à Econometria: Uma abordagem moderna, Learning, São Paulo, 2006.

Complementar

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O objetivo primordial deste curso é a aprendizagem do instrumental capaz de modelar a incerteza. A tanto a dedução, através das distribuições de probabilidade, assim como a

, a análise da parte para o todo, através da inferência estatística. De modo a tornar o se a análise exploratória de dados como estudo preliminar,

. Na sequência são introduzidas técnicas de análise de dados para a tomada de decisão. Inicialmente é apresentada a Análise da Variância (ANOVA) e métodos não

Quadrado e o teste Kruskal-Wallis. Em seguida, são apresentados os modelos de regressão linear simples e múltipla que permitem construir modelos que sintetizam o relacionamento entre uma variável dependente e um conjunto formado por uma

são introduzidos os modelos de escolha binária (regressão , uma classe especial de modelo de regressão em que a variável dependente é binária. Por fim,

MANOVA, análise de componentes principais, análise fatorial exploratória, análise de agrupamentos e análise discriminante.

Apresentar uma visão panorâmica da literatura relevante no campo da teoria estatística, identificando e analisando seus

elagem inerente ao tema de forma a capacitar a

Estudar os problemas de análise multivariada a partir dos fundamentos emanados da teoria contábil.

decisão enfatizando os efeitos das mudanças abruptas dos regimes contábeis e

Analisar as principais contribuições teóricas e empíricas na formulação da modelagem estatística de problemas contábeis.

Amostragem; Análise da Variância;

Teoria Clássica da Inferência; 4. Amostragem; 5. Análise da

CORRAR, L.J., PAULO, E., DIAS FILHO, J.M., Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia, Editora Atlas, São Paulo, 2007.

L.P.; BELFIORE, P.; SILVA, F.L., CHAN, B.L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões, Campus, Rio de Janeiro, 2009.

PINHEIRO, J.I.D., CUNHA, S.B., CARVAJAL, S.S.R., GOMES, G.C., Estatística Básica - A Arte J, Editora Campus, 1ª reimpressão, 2010.

WOOLDRIDGE, J.M. Introdução à Econometria: Uma abordagem moderna, Pioneira Thomson

Page 2: Métodos Quantitativos I 2013 2

ALBRIGHT, S.C., WINSTON, W., ZAPPE, C., Data Analysis and Decision Making with Microsoft Excel (with Infotrac and CD-ROM), Duxbury, 2003. BRUNI, A.L. Estatística aplicada à gestão empresarial, Editora Atlas, São Paulo, 2011. FREZATTI et al, Análise do Relacionamento Entre a Contabilidade Gerencial e o Processo de Planejamento das Organizações Brasileiras, RAC, Curitiba, Vol. 11, Número Especial 2, ANPAD, 2007, Pag. 33-54. LATTIN, J.; CARROLL, J.D.; GREEN, P.E. Análise de Dados Multivariados, Cengage Learning, São Paulo, 2011. MANLY, B.J.F. Métodos Estatísticos Multivariados: Uma introdução, Bookman, Porto Alegre, 2008. MINGOTI, S.A. Análise de Dados Através de Métodos de Estatística Multivariada: uma abordagem aplicada, Editora UFMG, Belo Horizonte, 2005. MOORE, D.S., McCABE G.P., DUCKWORTH W.M. e SCLOVE S.L., The Practice of Business Statistics – using data for decisions, comprehensive version, W. H. Freeman, New York, 2003 (existe tradução em português da editora LTC). PEREIRA, A. SPSS Guia Prático de Utilização, análise de dados para ciências sociais e psicologia, Edições Sílabo, Lisboa, 2006. SICSÚ, A.L., Credit Scoring: desenvolvimento, implantação, acompanhamento, Blucher, São Paulo, 2010.

Artigos ANDRÉS, J. Statistical Techniques vs. SEE5 Algorithm. An Application to a Small Business Environment, The International Journal of Digital Accounting Research, v 1, n 2, pp 153-179. 2001 CARVALHO, F.L., ALBUQUERQUE, A.A., GONÇALVES, R.P., SILVA, M.A. IdentIfIcação de IndIcadores ContábeIs Relevantes para PrevIsão e Projeção de RentabIlIdade, v. 4, n. 3, art. 5, p. 94-110, set/dez. 2010. CARVALHO, F.A.A., OLIVEIRA, K,V, A CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL E A TEORIA DOS CICLOS POLÍTICOS: UMA ANÁLISE EMPÍRICA FISCAL E CONTÁBIL SOBRE OS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - 1998 / 2006, v. 3, n. 1, art. 3, p. 46-64, jan/abr. 2009. CASIMIRO DA SILVA, F.D. et al, Comportamento dos Custos: uma Investigação Empírica Acerca dos Conceitos Econométricos Sobre a Teoria Tradicional da Contabilidade de Custos, Revista de Contabilidade e Finanças, USP, Vol. 43, Jan. 2007, pag. 61-72. CORSO, R.M., KASSAI, J.R., LIMA, G.A.F.S. Distribuição de Dividendos e de Juros Sobre o Capital Próprio Versus Retorno das Ações, REPeC, Brasília, v.6, n. 2, art. 3, p. 154-169, abr./jun. 2012. DEBRECENY, R., GRAY, G.L., MOCK, T.J. Financial Reporting Web Sites: What Users Want in Terms of Form and Content, The International Journal of Digital Accounting Research, Vol. 1, No. 1, pp. 1-23, 2001 DíAZ, Z., SEGOVIA, M.J., FERNÁNDEZ, J., del POZO, E.M. Machine Learning and Statistical Techniques. An Application to the Prediction of Insolvency in Spanish Non-life Insurance Companies, The International Journal of Digital Accounting Research, Vol. 5, N. 9, 2005, pp. 1-45 LARRÁN, M., GINER, BEGOÑA, The Use of the Internet for Corporate Reporting by Spanish Companies, The International Journal of Digital Accounting Research, Vol. 2, No. 1, pp. 53-82, 2002. LIMA, J.D. A Análise Econômico-Financeira de Empresas Sob a Ótica da Estatística Multivariada, dissertação, UFPR, 2002. MURCIA, F.D., SANTOS, A. FatorEs determinantes do nível de disclosure voluntário das companhias abertas no Brasil, v. 3, n. 2, art. 4, p. 72-95, maio/ago. 2009. GUIMARÃES, I.A. Construção e Avaliação de uma Regra de Reconhecimento e Classificação de Clientes de uma Instituição Financeira com Base na Análise Multivariada, dissertação,

Page 3: Métodos Quantitativos I 2013 2

UFPR, 2000. HAUSER, R.P.; BOOTH, D. Predcting Bankruptcy with Robust Logistic Regression, Jounal of Data Science, 9, pp 565-584, 2011. HOLANDA, J.B.L. et al, Análise de Mudança Comportamental Tributária de Contribuintes do ICMS Pós-Remissão: Estudo de Caso, 5º Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Niterói, RJ, 2009. SILVA, J.O., WIENHAGE, P., SOUZA, R.P.S., LYRA, R.L.W., BEZERRA, F.A. Predictive Capacity of Insolvency Models Based on Accounting Numbers and Descriptive Data, Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 6, n. 3, art. 2, p. 228-242, jul./sep. 2012. MORABITO, V., PACE, S. Do costs matter in ASP sourcing decisions?, The International Journal of Digital Accounting Research, Vol. 6, N. 12, 2006, pp. 121-139, 2006. YOSHITAKE, M., FRAGA, M.S., TORRES, G.A., PASSOS, E.S. Controle de gestão: A aplicabilidade do modelo das três dimensões na investigação de níveis e tipos de comprometimento do capital humano nas organizações terceirizadas, v. 3, n. 3, art. 3, p. 39-61, set/dez. 2009.

Metodologia

de Ensino

As aulas serão ministradas de forma expositiva, podendo ser complementadas pela resolução de exercícios e propostas de discussões em grupo, tomando-se por base o material indicado como bibliografia. Recomenda-se a leitura prévia dos textos selecionados.

Aspectos gerais

da Avaliação

- Os resumos dos textos de leitura deverão ser respondidos individualmente e entregues nas datas determinadas pelo professor, não sendo admitido nenhum tipo de justificativa para entrega fora do prazo ou postergação para outras datas. Portanto, o aluno deve buscar não deixar de cumprir o cronograma estabelecido para os trabalhos individuais. A leitura recomendada deverá ser realizada previamente à sessão indicada, e, no início da aula, em qualquer sessão, poderá ser aplicado um teste de avaliação sobre a referida leitura. - O projeto de pesquisa deverá ser inédito, baseado no aprofundamento das pesquisas realizadas sobre ensinamentos teóricos discutidos em classe. Visando sua submissão para publicação em periódico nacional ou internacional de Contabilidade que possua o conceito mínimo B no Qualis da Capes ou então sua apresentação em congresso científico na área contábil, Oo trabalho deverá ser elaborado sob a forma de artigo e entregue em data previamente estipulada pelo professor. Os critérios gerais para elaboração do texto devem seguir as normas técnicas brasileiras, visando uma possível submissão para publicação em periódico nacional ou internacional de Contabilidade que possua o conceito mínimo B no Qualis da Capes ou então apresentação em congresso científico na área contábil.

Normas para

Apresentação

dos Trabalhos

O trabalho será avaliado quanto ao seu escopo (inovação), profundidade e clareza das idéias apresentadas, bem como

quanto à sua objetividade na discussão do tema.

Deverá ser redigidos em português, em espaço simples, obedecendo às regras gramaticais vigentes, contendo um máximo

de 20 páginas (mínimo de 15 páginas), incluindo as referências bibliográficas.

Deverá conter o título do trabalho, o nome do aluno e um resumo em português (no máximo 200 palavras) em um único

parágrafo (sem entrada de parágrafo) redigido em espaço simples entre linhas, seguido de uma linha em branco e após a

indicação de cinco palavras-chave.

O conteúdo do corpo do artigo deve apresentar, sempre que possível: (a) objetivos; (b) revisão da literatura; (c)

metodologia; (d) resultados e conclusões; (e) limitações; (f) recomendações de estudo; e (g) referências bibliográficas. As

figuras, tabelas e ilustrações devem estar sempre em preto e branco, e conter legendas, créditos e fonte; caso haja figuras e

tabelas importadas de outros programas, como Excel e PowerPoint, enviar também o arquivo de origem.

As páginas dos trabalhos devem estar devidamente numeradas no canto superior direito, digitadas em editor de texto Word,

em um único lado da folha, nas seguintes condições: i) papel formato A4 (210 x 297 mm); fonte Times New Roman,

tamanho 12; alinhamento justificado, espaçamento simples entre linhas e sem espaço entre parágrafos; entrada de parágrafo

de 1,25 cm; margens superior e esquerda de 2 cm e inferior e direita de 2 cm; figuras, gráficos, quadros, tabelas (não usar

colorido) em fonte Times New Roman, tamanho 10; os títulos (todas as letras maiúsculas) e subtítulos (somente a primeira

letra de cada palavra em maiúsculo) devem ser numerados e formatados em negrito; as citações e referências devem

obedecer às normas da ABNT. • É imprescindível que os trabalhos submetidos sejam inéditos e originais, não tendo sido

copiados ou plagiados de nenhum trabalho ou artigo e tampouco enviados para publicação.

As referências bibliográficas deverão ser citadas no texto e no final do trabalho, conforme as normas ABNT vigentes. No

final do texto, as citações devem ser apresentadas em ordem alfabética, em fonte Times New Roman tamanho 10 e com

espaçamento simples entre linhas, com uma linha em branco após cada citação. As referências bibliográficas deverão ser

apresentadas em ordem alfabética no final do artigo, de acordo com a norma da ABNT/ NBR-6023. Todas as referências

Page 4: Métodos Quantitativos I 2013 2

deverão ser citadas no texto de acordo com o sistema alfabético (autor-data).

Os trabalhos deverão ser entregues de forma eletrônica através do e-mail do docente.

Informações

Adicionais

Os textos utilizados no curso serão disponibilizados por meio eletrônico ou impresso. É recomendável que todos portem

na aula o texto do assunto previsto para discussão nos encontros.

O cronograma das atividades pode ser flexibilizado, de acordo com as necessidades da turma e/ ou do professor,

podendo as datas e/ou atividades serem alteradas.

Conduta

Acadêmica

Esperada do

Aluno

Espera-se dos participantes uma conduta profissional, a qual é construída tendo como fundamento o respeito mútuo.

Essa conduta inclui os elementos abaixo, embora não se limite somente a estes:

• Presença nas aulas: cada aula se beneficia da presença e participação de todos. A nota de participação será afetada

negativamente pelas ausências às aulas. Reitera-se que o aluno tem direito a 25% de ausência das aulas, além desse

percentual será automaticamente reprovado por falta.

• Pontualidade: quem chega atrasado pode interromper a exposição do professor e as discussões em classe, além de

significar um desrespeito para com os que chegaram na hora.

• Minimizar interrupções: telefones celulares, pagers e outros aparelhos eletrônicos devem ser desligados durante as

aulas. Evitar sair e reentrar na sala. Evitar também conversas paralelas com outros alunos, após o início da aula.

• Foco na aula: não usar lap-top ou dispositivos eletrônicos similares, enquanto em sala de aula, para realizar tarefas

não relacionadas com a aula. O acesso à internet, e-mail, mensagens via celular, etc., enquanto em aula, é uma

atitude muito desrespeitosa, que pode interromper os outros colegas e a própria aula.

• Estar preparado para a aula: a cada aula, os alunos devem estar prontos para discutir as leituras exigidas e a

responder as tarefas solicitadas pelo professor.

• Respeito: todos devem agir de maneira respeitosa com todos os participantes da classe.

A menção final reflete a aderência dos alunos aos princípios citados, embora não esteja limitada somente aos mesmos.

Calendário

de Atividades

Sessão Programa Analítico

1ª Estatística Descritiva e Análise Exploratória de Dados Introdução aos métodos quantitativos em contabilidade, estatística descritiva, (tipos de variáveis, distribuição de freqüência, histograma, medidas de posição, dispersão, assimetria e curtose) e análise exploratória de dados (boxplot)

2ª Teoria das Probabilidades Experimento aleatório, interpretações da probabilidade, axiomas da probabilidade, variável aleatória, função de distribuição de probabilidade, valor esperado e variância de uma variável aleatória discreta, modelos de distribuição de probabilidades para variáveis aleatórias discretas (Bernoulli, binomial, multinomial, Poisson).

3ª Teoria das Probabilidades Função densidade de probabilidade, valor esperado e variância de uma variável aleatória contínua, modelos de distribuição de probabilidades para variáveis aleatórias contínuas (uniforme, exponencial, normal).

4ª Teoria das Probabilidades Vetores aleatórios, distribuição conjunta de probabilidade, normal multivariada, distribuições marginais, distribuições bidimensionais, covariância, correlação entre variáveis aleatórias, matriz de covariâncias/correlações. Simulação estocástica.

5ª Teoria Clássica da Inferência Estatística indutiva, inferência estatística, amostra aleatória, dimensionamento da amostra, estimação, métodos dos momentos, estimador de máxima verossimilhança, distribuição amostral, Teorema Central do Limite

6ª Teoria Clássica da Inferência Intervalo de confiança, teste de hipóteses, testes para a média, testes para a variância

7ª Análise da Variância Análise da variância com um fator (One-Way Anova) e MANOVA

8ª Estatística não paramétrica Teste qui-quadrado, teste de Kolmogorov Smirnov, teste de Kruskall-Wallis

9ª Regressão Linear Modelagem, tipos de dados (corte transversal, série temporal, painel), modelo de regressão linear simples e múltipla, método dos mínimos quadrados, inferência do modelo, análise dos resíduos, previsão, intervalos de confiança

Page 5: Métodos Quantitativos I 2013 2

10ª Regressão Linear Variável dummy, heterocedasticidade, autocorrelação do erro, mínimos quadrados generalizados.

11ª Regressão Linear Introdução aos modelos de regressão para dados em painel

12ª Modelos de escolha binária Modelo de regressão logística, estimação por máxima verossimilhança, inferência do modelo, tabela de classificação, curva ROC, validação cruzada

13ª Estatística Multivariada Análise de Componentes Principais, Análise Fatorial Exploratória

14ª Estatística Multivariada Análise de Agrupamentos e Análise Discriminante

15ª Síntese da Matéria Lecionada