MN 102012

8
Informativo - Paróquia N. Sra. da Livração - Ano VIII - Nº 61 - OUT/12 Arquidiocese de São Paulo - Setor Vila Medeiros CENTRO COMUNITÁRIO PAROQUIAL DO J. BRASIL 40 ANOS DE SERVIÇO NESTA EDIÇÃO: Saiba o que é, como surgiu, suas vitórias e suas necessidades. E no topo das páginas conheça algumas curiosidades. Participe da grande celebração em ação de graças no dia 21 de outubro, às 11 horas, na Paróquia Nossa Senhora da Livração

description

Informativo Paroquial Monento Novo

Transcript of MN 102012

Page 1: MN 102012

Informativo - Paróquia N. Sra. da Livração - Ano VIII - Nº 61 - OUT/12Arquidiocese de São Paulo - Setor Vila Medeiros

CENTRO COMUNITÁRIO PAROQUIAL DO J. BRASIL

40 ANOS DE SERVIÇO

NESTA EDIÇÃO: Saiba o que é, como surgiu, suas vitórias e suas necessidades. E no topo das páginas conheça algumas curiosidades.

Participe da grande celebração em ação de graças no dia 21 de outubro, às 11 horas, na Paróquia Nossa Senhora da Livração

Page 2: MN 102012

2Você sabia que em 1979, tínhamos o Clube de Idosos com 30 participantes? E que na mesma época, muitos foram beneficiados com trabalho de orientação, acompanhamento e transporte até o posto da previdência social em Guarulhos para aposentadoria?

EXPEDIENTE: PASCOM - Anderson, Antonio, Cláudio, Mário Rubens, Marizilda, Rinaldo. Contatos para críticas, sugestões ou anúncios: ( 2201-5582 / e-mail: [email protected]

Blog http://nossasenhoradalivracao.blogspot.com Site www. wix.com/paroquialivracao/portalnsl

AS REALIZAÇÕES

No dia 22 de outubro de 1972, foi fundado o Centro Comunitário do Jardim Brasil, tendo à frente seu idealizador, e primeiro diretor, o padre Raphael

Emygdio Peretta.

A primeira diretoria foi assim composta: Presidente – Alfredo Elias do Amaral

Vice-presidente – José Oracindo dos Santos1º Secretário – Januária Macedo dos Santos2º Secretário – Mário Rubens de Camargo

1º Tesoureiro – Caetano Zapatta Filho2º Tesoureiro – João Batista Campos

Conselho Fiscal: Armando de Barros Pereira, Magnólia Pires de Sousa, Carmen Martinez Rodriguez.

Entre os presentes, destacava-se o pastor Josué Nunes de Lima, titular da Igreja Batista em Jardim Brasil e Nivaldo da Rocha, dirigente da escuderia Patraca.

Com este marco histórico, o Jardim Brasil ganhava um aliado importante. Aliás, neste mesmo dia, antes mesmo da posse, foram entregues as primeiras reivindicações ao então prefeito de São Paulo, Dr. José Carlos de Figueiredo Ferraz, que visitava a região.

No ano seguinte seu nome é alterado para Centro Comunitário Paroquial do Jardim Brasil.

A UNAC – Unidos no Amor de Cristo, sob a orientação

da Irmã Eudóxia, durante mui-tos anos, foi responsável pelo atendimento, orientação moral e recreação para milhares de crianças, sendo 180 apenas no primeiro ano do Centro Comu-nitário. Em 1978 esse número subiu para 300 e em 1980 atingiu 440 crianças beneficiadas.

Esse grupo foi destaque nas artes, com inúmeras apresen-tações de músicas regionais e populares e peças teatrais, abertas não apenas para os beneficiários do Centro Co-munitário, mas, ao público de modo geral. Destaque para “O

A ORIGEM

A PASTORAL DA JUVENTUDE ARREGAÇA AS MANGASgrande alma”, de autoria de João Felício contando a história de Gandhi. Esta foi apresentada em escolas, universidades, igrejas e sindicatos por mais de dois anos.

Uma das iniciativas mais bem sucedidas foi a SEARC – Se-mana de Arte e Cultura, que em suas duas edições, promoveu palestras sobre música, apresentações de teatro, música popular e folclórica, exposições de artes plásticas.

Sob sua responsabilidade era editado “O Debate”, boletim in-formativo ingênuo por trazer fofocas e outras amenidades da co-munidade, mas polêmico por tratar aspectos sociais e políticos de forma radical e contundente, tinha tiragem bastante limitada, datilografado e reproduzido em mimeógrafo a álcool.

As campanhas de Natal e de agasalho movimentavam o bairro, contando com o apoio da escuderia (*) PATRACA.

(*) - Muitos jovens da época, que possuiam automóveis, se reu-niam em uma espécie de clube para diversão e apoio à iniciativas de instituições com fins sociais ou humanitários

Page 3: MN 102012

3Você sabia que o Posto de Saude foi instalado primeiramente na Av. Ramiz galvão, a 50 metros da paróquia? E que isto foi resultado de muito trabalho do CCPJB?

Av. Antenor Navarro, 1041Jd. Brasil Tel.: 2981-3431

Pão quentinho a toda hora e um ótimo Atendimento

MERCADO FERREIRA AVEIRO

Pisos Laminados - Carpete de MadeiraCarpetes - Papel de ParedePersianas -Cortinas - Box

Forro de PVC - Forração - Porta Sanfonada

2982-2023 9803-9899

VAL & EDSON

(

MERCADO CASA NOVAAv. Mendes da Rocha, 1572( 2241-1226

Completo sortimento com bons preçosPadaria e carnes frescas de boi da melhor qualidade

Boa variedade de vinhos finos nacionais

Coordenado pela Dona Ernestina Oliveira e participação de Hermínia, Ana, Terezinha, Filomena Rodrigues, Maria dos

Reis Camargo, entre outros, obteve muito sucesso. Junto com o clube de mães, participou de exposições oficiais em diversos lo-cais. Destacando-se: APAE, Igreja e Capela de Santana, Parque da Luz etc. Chegando a exportar milhares de peças (bonecas de sisal) para a Europa.

CENTRO COMUNITÁRIO CONTRIBUE PARA DIMINUIÇÃO DO ANALFABETISMO

A ASSOCIAÇÃO ANTIALCOÓLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - AAESP BENEFICIA MILHARES DE PESSOAS DA COMUNIDADE E DO BAIRRO

CLUBE DE MÃES E SETOR DE ARTESANATO PRODUZ RENDA PARA PARTICIPANTES E INSTITUIÇÃO

Com objetivo de orientar e encaminhar casos para

atendimento da justiça gratuita ou esclarecimentos de dúvidas que evitassem a ocorrência de demandas judiciais. Inicial-mente este trabalho foi realiza-

DEPARTAMENTO JURIDICO TRAZ ALENTO E SOCORRO

Iniciado pela Irmã Djanira, em meados de 1969. Posteriormente, em convênio com o MOBRAL Municipal, que fornecia treina-

mento e ajuda de custo aos monitores.

Com assistência e incentivo, muitos deram continuidade aos es-

tudos, profissionalizando-se e chegando mesmo à faculdade. Vários integrantes da comu-nidade e até professores foram alfabetizados nesta instituição.

Presente em nossa comu-nidade, alinhava-se plena-

mente aos objetivos sociais do CCPJB, atingindo mais de 100 beneficiários diretos, apenas no primeiro ano. Hoje esse núme-ro ultrapassa a casa de deze-

nas de milhares se contarmos familiares dos que se libertaram do alcoolismo.

Os senhores Renato Ferraz de Camargo, Euclides Desidério e José de Camargo foram alguns dos pioneiros. Este último ficou conhecido por arrebanhar muita gente para a recuperação.

O ano de 1979 terminou com 2680 participações na AAESP

Uma considerável parte da verba para manutenção do pré-dio foram originadas por este setor, incluindo, em 1992, re-cursos para reforma de insta-lações elétricas, piso, telhado, forro e chuveiros.

do pelos doutores Geraldo, Valdomiro, Ana Berenice e Marizilda.

O desejo era formar um grupo de advogados voluntários para que a comunidade pudesse se socorrer em momentos difíceis, porém, como a disponibilidade dos profissionais foi ficando escassa, o plantão mudou para segunda-feira com o Valdomiro e Marizilda, e, posteriomente para o sábado, encerrando no ano de 2003.

ANUNCIE AQUI

Tel.:

2201 5582

PRESENTEIE

O Centro Comunit’ario

Paroquial do Jardim Brasil,

torne-se um padrinho da

Creche

informe-se

Tel.: 2201 5582

Page 4: MN 102012

4 Você sabia que a construção de galerias pluviais, água e esgotos, também teve o “dedo” do CCPJB?

Tel.: 2949-1917onicacalçados

www.monicashop.com.brFONE: 11 2201-5270

Praça Angelo Conti, 173 – Vila Sabrina CEP 02138-020 - SP

Av. Jardim Japão, 1.178 Jd. BrasilTel.: 2949-1352 / 2983-0729

ELÉTRO-DOMÉSTICOS PAPELARIA BRINQUEDOS PRESENTES

Por iniciativa de alguns jovens e imediato apoio da Irmã Ernes-tina e do Sr. Jacy Delcorso, foi idealizada uma expansão das

atividades em uma favela localizada à Rua Tenente Sotomano, entre as ruas Basílio Alves Morango e Carlos dos Santos.

Logo foi adquirido um barraco, onde ocorreram cursos de Corte e Costura, recreação e orientação moral de crianças e festas da própria comunidade.

Antes deste, há registros de que em 1985 foram realizados tra-balhos em favelas do Pq. Edu Chaves, coordenados pela Irmã Izabel.

Para fazer frente às despesas não cobertas pelas verbas ofi-ciais (impostos, aluguel, luz) o Centro Comunitário vem reali-

zando, desde sua fundação eventos como: jantares, rifas, festas do sorvete, chás, bingos e programas de doação de material de construção.

Com o mesmo objetivo em 1998 foi constituída uma comissão para elaborar o Programa Padrinhos e Madrinhas - sócios ben-feitores.

Este programa continua em vigência com 120 colaboradores que neste 40º aniversário tende à expansão. Portanto, aqueles que desejarem contribuir para esta grande obra, poderão inscrever-se na secretaria do próprio Centro Comunitário ou da paróquia.

VOLUNTARIADO CHEGA ATÉ COMUNIDADE NA RUA TENENTE SOTOMANO

PROGRAMA DE PADRINHOS E MADRINHAS ESPERA SUA COLABORAÇÃO

No decorrer de sua história o Centro Comunitário ofereceu inúmeros cursos profissionalizantes, dentre os quais des-

tacamos: Corte e costura, Artesanato, Tricô e Crochê, Overloque, Manicure, Pedicure, Cabeleireira, Office boy, Pedreiro, Marce-naria.

Observa-se, que à época, as salas de madeira não tinham ne-nhum conforto. Apesar de goteiras, móveis velhos, frio e poeira não impediram que muita gente fosse beneficiada.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES RECOLOCAM CENTE-NAS DE PESSOAS

Acima, apesar da máqualidade da fotografia, notamos a precariedade das instalações onde ocorriam os cursos. Abaixo, à esquerda, Abilio

Antonio Rodrigues, um dos presiden-tes do CCPJB e Mário Rubens, em

uma das salas de cursos.

Acima, passeio com as crianças, em pé, Toninho, Tia Nice e Leda.

Abaixo, turma do curso de marcenar-ia, com o padre Eduardo ao fundo.

Page 5: MN 102012

Você sabia que em 17 de maio de 1970 a irmã Djanira foi incorporada à Comissão de Festas da paróquia Nossa Senhora da Livração? E que nesta ocasião pediu que fosse criado um serviço de assistência social? 5

MF ProduçõesCasamentos - Debutantes - Aniversários

Bodas - Eventos em GeralFOTO E VÍDEO - JORNALÍSTICO

TELÃO - RETROSPECTIVA

Alaor e Lucília l (11) 2951-5513 / 9753-7042 / 9767-4877

www.mffrutoverde.com.br

AGÊNCIA JARDIM BRASILAv. Roland Garros, 1600/1604

Fone / Fax: (11) [email protected]

AGÊNCIA TUCURUVIAvenida Guapira, 677

Fone / Fax: (11) [email protected]

36 anos1976-2012

www.eisaimoveis.com.brCRECI/SP - 3.253-J

O trabalho desenvolvido pelo CEI é pautado no desenvolvimento inte-gral da criança. Buscamos oferecer condições para o seu desenvolvi-

mento através de um programa onde se respeita a dignidade e os direitos da criança e a ajuda a crescer de forma saudável, num clima de carinho, afeto, segurança e atenção, fatores importantes para o desenvolvimento de cada uma delas.

O CEI Sagrada Família propõe o envolvimento através de um trabalho que busque a sintonia entre família, CEI e comunidade, num diálogo aberto.

Há, também, a preocupação de: fortalecer o potencial criativo de cada criança, oferecendo condições para que ela se descubra e se desenvolva, resgatar a alegria de viver e as emoções de cada uma, valorizando o lúdi-co, educar, orientando-a a descobrir sua identidade e buscando, harmo-niosamente, o convívio social, educar com liberdade para que ela possa organizar sua escala de valores, respeitar a dignidade e os direitos da criança. Antes, há a preocupação em criar condições para o desenvolvi-mento destas ações através de programa de saúde com a participação e integração dos funcionários.

A capacidade de atendimento é de 155 crianças na de um a três anos.HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Diariamente das 7 às 17 horas, durante

todo ano, exceto no mês de janeiro, fechado para férias coletivas.CALENDÁRIO ESCOLAR: O CEI conta em seu calendário com a partici-

pação das famílias nas reuniões de pais e festividades como Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais e Festa de Encerramento do ano letivo. Tam-bém convida os pais e a comunidade a participarem dos bazares, mutirão para pintura, feira do livro e organização do espaço escolar, entre outros.

PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INTE-GRAL DA CRIANÇA: As crianças são acompanhadas pela equipe de pro-fessoras, através de relatórios diários ou semanais. Também, por ocasião das paradas pedagógicas, o desenvolvimento é reavaliado e as estraté-gias de ações são levantadas junto à coordenadora e diretora.

A equipe de cozinha monitora o desenvolvimento do paladar, observan-do preferências e rejeições de alimentos, texturas e cortes especiais. A alimentação dos Berçários é apresentada com textura diferenciada respei-tando suas características e necessidades.

INSCRIÇÕES: São feitas na secretaria do CEI de segunda a sexta-feira das 8H30 às 11H30 e das 13h30 às 17 horas. Documentos exigidos: cer-tidão nascimento e comprovante de residência, RG e CPF dos Pais. OBS.: A fila de espera é de 400 crianças aguardando vaga.

CEI SAGRADA FAMÍLIA. COMO FUNCIONA?

Acima, fundações para construção do novo prédio, padre Dalmir, ao

centro, e Eurídice, que junto com a Julieta realizaram este projeto.

Page 6: MN 102012

6 Você sabia que, no mesmo dia da fundação do CCPJB, no ano de 1869, nascia o líder religioso e pacifista Mahatma Gandh?

“Tod

os o

s do

cum

ento

s qu

e de

ram

orig

em a

est

a pr

esta

ção

de c

onta

s es

tão

à di

spos

ição

dos

inte

ress

ados

.”

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LIVRAÇÃOMOVIMENTO DO MÊS DE SETEMBRO/2012

Page 7: MN 102012

7Você sabia que já tivemos uma oficina-escola de marcenaria? E que os produtos produzidos pelos alunos adolescentes eram vendidos nos bazares?

MOMENTO DIZIMISTAS

TOTAL: R$ 16.552,00PLACAR DO DÍZIMO

NÚMERO DE DIZIMISTAS: 666FIÉIS CONTRIBUINTES EM SETEMBRO DE 2012: 381

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO

01 – Maria Fernanda Alves02 – Ana Maria Dela Libera Kfouri03 – Terezinha Ferreira do Prado03 – Valdira Alves Lopes04 – Fernando de Sousa04 – Rozana Aparecida Costa05 – Maria Zenith O. da Silva05 – Tarcíso Marciano06 – Laura de Oliveira Barros06 – Luciane Alcântara Porto06 –Valdete Correia de Oliveira07 – Maria Erenilda do N. Braz08 – Erondina Felix de Oliveira09 – Benedita Lopes de Souza09 – Eliane Grilo Cardoso Farias10 – Gilberto P. de Freitas Filho10 – Maria José Guimarães10 – Terezinha da S. Nascimento11 – Edna Ap. Casado da Silva

11 – Leda Maria de Souza Antônio12 – Suzimeire Dias da S. Viajante13 – Jaime de Souza Mota13 – Manuel Eduardo da Canha15 – Ilzete Brito Alves15 – Maria do Céu R. Jeremias16 – Luzia Romana dos S. Baldi16 – Maria dos Anjos Mergulhão16 – Sônia Santiago Santos17 – Marcos Roberto B. Gerardi17 – Maria Revani Lucas18 – Manoel Messias dos Santos18 – Maria da Conceição Quero19 – Mário do Nascimento19 – Ney Marques da Silva20 – Jandira Ferraz Trovão20 – Maria Aparecida Serrano21 – Maria das Dores Pereira21 – Zenilda Mª Marques da Silva22 – Leonor Ferreira Reia

22 – Maurina Bispo dos Santos23 – Fleniuta da Mota Silva24 – Roselice R. Cherobin25 – Geralda Profeta Soares25 – Maria das Dores da Silva25 – Marlene Jiatti de Lima25 – Regina Célia G. do Lago26 – Mª de Fátima da S. Cordeiro26 – Regina Lúcia Barbosa27 – Aparecida de A. Proença27 – Domingas D’allaqua Pereira27 – Maria Santos das N. Silva29 – Elvira Beitum Ribeiro30 – Armando esposo da Zilda30 – Maria Caetano de Souza30 – William A. Martins Bueno31 – Edilberto Carlos de Oliveira31 – Lucília Maria de A. Oliveira31 – Maria Ivonete de O. Brandão

AGENDA PAROQUIAL

RETIRO DOS CRISMANDOS20 de outubro às 13 horas, e 21 de Outubro das 8 horas às 17 horas. Participação mediante ins-crições na secretaria paroquial.

As comissões para o trabalho com jovens peregri-nos já estão sendo formadas. Precisamos de pes-soas para acolhida, secretaria, atividades, cozinha, limpeza e finanças. Inscreva-se. Haverá trabalho para todos, inclusive para quem fala outros idiomas.

CURSO DE ESPANHOL3ª TURMA - Terças-feiras das 19H30 às 21 horas. Informações com prof. João Roberto cel.: 9 7158-2495.

FEIRA ARTESANAL DE PANOS DE PRATOCLUBE DE MÃES promove após as missas dos dias 14 e 21 de outubro. Colabore.

HORÁRIO DE MISSAS

MATRIZ: Segundas, Terças, Quintas e sextass - 19h30 Sábados – 16 h / Domingos – 7 h, 11h, 19h

COMUNIDADE S. JUDAS: Segunda as 15h / Quintas às 19h30 / Sextas às 8H30h / Dom. - 9h e 18h, Todo dia 28 de cada mês 16h fone: 2987-0684

COMUNIDADE STA. RITA DE CÁSSIA: Sábados 19 h Todo dia 22 de cada mês as 19h30

SECRETARIA: Fones 2201-5582 Segunda a Sexta - 8 as 12 h e 14 as 18 h Sábado das 13 as 16 h

VELÓRIO: Tratar na secretaria

Com o objetivo de descobrir a força interna de cada um, valorizar o saber popular e os valores culturais, fortalecer a convivência social e fami-liar, a terapia Comunitária é um espaço respeitoso para que as pessoas possam falar de suas dificul-dades, incômodos, realizações e sucesso da vida. Estamos aqui pra você e com você.Na Matriz, os encontros acontecem às primeiras terças-feira, sempre às 14 horas.

TERAPIA COMUNITÁRIA

VOLUNTÁRIOS PARA A SEMANA MISSIONÁRIA (pré-jornada)

DIZIMISTA: Você ainda não é? Preencha sua ficha no balcão do dízimo, ao final das celebrações.

Page 8: MN 102012

Você sabia que em 1990, foi apresentado, por um diretor, projeto de abaixo assinado contra construção de via perimetral cortando a serra da Cantareira (Rodoanel), pelo impacto ambiental negativo dessa obra?

tels: 2951-6220 / 2981-3434 Av. Antenor Navarro, 769 - J. Brasil

&Tudo

para sua construção

8

DISK GÁS

Rua Basílio Alves Morango 619 Jardim Brasil

2949-0064

Avícola Alvoradal Frangos l Ovos l Lingüiça l Queijo l Massas l Salgadinhos l Refrigerantes l Carvão

Emílio Tel.: 2949-0913

Av. Roland Garros, 1039 Jardim Brasil - SP

O Centro para Crianças e Adolescentes – CCA - do Jardim Bra-sil é um serviço oferecido pelo Centro Comunitário Paroquial do Jardim Brasil, de acolhimento de crianças e adolescentes do bair-ro, na faixa etária de 7 a 14 anos, no horário em que não estão na escola, promovendo atividades culturais como, danças, projeção de filmes, teatros e leitura. Outras atividades desenvolvidas são as de artesanato, esportes, brincadeiras infantis, gincanas lúdi-cas, jogos de tabuleiro, jogos de mesa (futebol de botão, pebolim, ping-pong), além do desenvolvimento de propostas para traba-lhar a disciplina e a educação dentro e fora do CCA.

Existem os espaços de atividades no prédio como, uma sala de vídeo e brinquedoteca, duas salas de atividades, uma sala de artes, um refeitório, as atividades de esportes, brincadeiras e gincanas são desenvolvidas no pátio externo. A capacidade de atendimento é de 125 crianças e adolescentes.

Existe um convênio firmado com a Prefeitura de São Paulo, através da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), para subsidiar parte dos gastos.

As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7H30 às 17H.

O CENTRO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES É FUNDAMENTAL

As fotos mostram as crianças e adolescen-tes em atividades nas salas, participação no aniversário do J. Brasil e durante evento onde o CCPJB recebeu, por

doação, perua Kombi dos Arautos do Evangelho.

A HISTÓRIA NÃO TERMINA AQUI

O padre Aléscio Aparecido Bombonatti, atual diretor, tem dado toda atenção necessária para que o Centro Comunitário Pa-

roquial do Jardim Brasil continue prestando os relevantes traba-lhos para a comunidade e para o bairro.

Em especial, agradecemos todas as instituições e pessoas que colaboraram e tem colaborado para esta jornada. Apenas como exemplo citamos a sra. Aidê Sampaio de Oliveira, Rotary Clube, Projeto Betinho, diretores e funcionários.

CENTRO COMUNITÁRIO PAROQUIAL DO JARDIM BRASIL Av. Ramiz Galvão, 622 - Jardim Brasil - Tel.: 2201-3493