MN 122012

8
Informativo - Paróquia N. Sra. da Livração - Ano VIII - Nº 63 - DEZ/12 Arquidiocese de São Paulo - Setor Vila Medeiros CREIO NO DEUS QUE VEM A qual “Mistério da fé” nos referimos neste tempo litúrgico? Penso que poderíamos re- sumir os vários aspectos da nossa fé, implica- dos no Advento, com esta afirmação: “creio no Deus que vem”. Nosso Deus não é estático, nem imóvel ou fechado em si mesmo. A criação do mundo já revelou que ele “saiu de si mesmo”, expandiu a sua glória e imprimiu sua sabedoria em in- contáveis obras, dando-lhes o ser e a dinâmica própria. E veio ao encontro do homem, criatura que ama mais que todas, pois nela imprimiu “sua imagem e semelhança”, dando-se a co- nhecer a ele, dialogando com o homem e cha- mando-o a ser seu cooperador e amigo. O Deus em quem nós cremos, portanto, não é simplesmente abstrato, distante, incognoscí- vel. Ele é, sim, o Deus grande e misterioso, que supera tudo o que possamos pensar e dizer com palavras e conceitos humanos; mas não é inacessível, ausente, desconhecido. É o Deus sábio, providente, atraente e amoroso que, de muitas formas, deu-se a conhecer ao homem. Cremos no Deus que se tornou próximo de nós por meio de Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem por meio da Virgem Maria: em Je- sus Cristo, cujo nascimento recordaremos nova- mente no Natal, Deus aproximou-se de maneira inimaginável do homem, assumiu a nossa frágil condição para estar ao nosso lado, falar-nos hu- manamente, ouvir nossos gemidos, mostrar-nos o caminho do acesso a ele e comunicar sua San- tidade à nossa humana e pecadora natureza. O Advento também nos fala do “Deus que virá”; a seu encontro nós vamos, passo a passo, para estar com ele definitivamente no final de nossa vida. Por isso, a Liturgia do Advento nos chama à vigilância, para não nos distrairmos ao longo da vida, nem perdermos o rumo e a grande meta do caminho, que é o encontro definitivo com Deus e a felicidade sem fim. Esta vida é, para nós, o tempo de realizarmos o bem e de correspondermos ao amor do Deus que vem, optando livremente por ele; e assim, deixan- do-nos atrair e envolver por ele, vivendo entre as coisas que passam, busquemos continuamente as que não passam. Cardeal Odilo Scherer in “O SÃO PAULO, 4/12/2012 NESTA EDIÇÃO: Trazemos texto exclusivo de dom Sérgio, na página 3. A Caminhada pela Paz é nosso destaque na página 9. Nas páginas 4 e 5 você confere alguns dos acontecimentos que movimentaram a paróquia.

description

Informativo Paroquial Momento Novo

Transcript of MN 122012

Page 1: MN 122012

Informativo - Paróquia N. Sra. da Livração - Ano VIII - Nº 63 - DEZ/12Arquidiocese de São Paulo - Setor Vila Medeiros

CREIO NO DEUS QUE VEMA qual “Mistério da fé” nos referimos neste

tempo litúrgico? Penso que poderíamos re-sumir os vários aspectos da nossa fé, implica-dos no Advento, com esta afirmação: “creio no Deus que vem”.

Nosso Deus não é estático, nem imóvel ou fechado em si mesmo. A criação do mundo já revelou que ele “saiu de si mesmo”, expandiu a sua glória e imprimiu sua sabedoria em in-contáveis obras, dando-lhes o ser e a dinâmica própria. E veio ao encontro do homem, criatura que ama mais que todas, pois nela imprimiu “sua imagem e semelhança”, dando-se a co-nhecer a ele, dialogando com o homem e cha-mando-o a ser seu cooperador e amigo.

O Deus em quem nós cremos, portanto, não é simplesmente abstrato, distante, incognoscí-vel. Ele é, sim, o Deus grande e misterioso, que supera tudo o que possamos pensar e dizer com palavras e conceitos humanos; mas não é inacessível, ausente, desconhecido. É o Deus sábio, providente, atraente e amoroso que, de muitas formas, deu-se a conhecer ao homem.

Cremos no Deus que se tornou próximo de

nós por meio de Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem por meio da Virgem Maria: em Je-sus Cristo, cujo nascimento recordaremos nova-mente no Natal, Deus aproximou-se de maneira inimaginável do homem, assumiu a nossa frágil condição para estar ao nosso lado, falar-nos hu-manamente, ouvir nossos gemidos, mostrar-nos o caminho do acesso a ele e comunicar sua San-tidade à nossa humana e pecadora natureza.

O Advento também nos fala do “Deus que virá”; a seu encontro nós vamos, passo a passo, para estar com ele definitivamente no final de nossa vida. Por isso, a Liturgia do Advento nos chama à vigilância, para não nos distrairmos ao longo da vida, nem perdermos o rumo e a grande meta do caminho, que é o encontro definitivo com Deus e a felicidade sem fim.

Esta vida é, para nós, o tempo de realizarmos o bem e de correspondermos ao amor do Deus que vem, optando livremente por ele; e assim, deixan-do-nos atrair e envolver por ele, vivendo entre as coisas que passam, busquemos continuamente as que não passam.

Cardeal Odilo Scherer in “O SÃO PAULO, 4/12/2012

NESTA EDIÇÃO: Trazemos texto exclusivo de dom Sérgio, na página 3. A Caminhada pela Paz é nosso destaque na página 9. Nas páginas 4 e 5 você confere alguns dos

acontecimentos que movimentaram a paróquia.

Page 2: MN 122012

2 “O Natal é uma época do ano em que as pessoas de todas as religiões estão juntas para adorar Jesus Cristo.” Nancy Cartwright

EXPEDIENTE: PASCOM - Anderson, Antonio, Cláudio, Eder, José Eulálio, Mário Rubens, Marizilda, Rinaldo. Contatos para críticas, sugestões ou anúncios: ( 2201-5582 / e-mail: [email protected]

Blog http://nossasenhoradalivracao.blogspot.com Site www. wix.com/paroquialivracao/portalnsl

MOMENTOESCLARECIMENTO

São José e Nossa Senhora, quando estavam caminhan-

do para a cidade de Belém, ti-veram que preparar às pressas um lugar para o nascimento de Jesus. Na cidade, não ha-via lugar para eles; todas as hospedarias estavam lotadas; mesmo assim, eles encon-traram um lugar simples, uma manjedoura (Lc 2,6-7).

Há pessoas cujo pessimismo faz com que percam a esperan-ça, como também afirmam que não há mais lugar para Jesus e para a família na cidade. Dizem que as portas estão fechadas porque são tantas as ocupa-ções e preocupações no dia a

EXISTE UM LUGAR PARA O MENINO...dia que não há mais lugar para a fé e para a solidariedade em seus corações.

À primeira vista, parece que essas pessoas têm razão, mas caminhando pelas ruas da Região, visitando as Paróquias, Cape-las e Comunidades, vi que esse discurso não se sustenta porque existe uma cidade de portas abertas para a fé, para o encontro, para a solidariedade e para a paz; vi gente chorando ao lado daqueles que sofrem com a morte de um familiar; vi homens e mu-lheres trabalhando como voluntários, dedicando-se aos pobres de recursos e aos pobres de estima e afeto; vi sacerdotes, diáconos e leigos implorando ao Senhor e caminhando ao lado dos que estão sofrendo com a violência; vi consagrados e consagradas levando a Palavra e enfrentando as mais diversas necessidades junto com o povo; ouvi lideranças pedindo-me sacerdotes para a celebração da Santa Missa e para formar novas comunidades; vi tantos adolescentes, jovens e adultos, dizendo que as portas do coração estão abertas ao Espírito Santo de Deus na celebração da Confirmação; vi, acima de tudo, discípulos missionários fa-zendo o Reino de Deus acontecer em nosso meio.

Se existem algumas portas fechadas (eu tenho certeza, porque vi), existem, também, em São Paulo muitas manjedouras pre-paradas, muitos lugares dispostos, muitas portas abertas para o Menino, para a fé e para fazer com que a paz renasça. Se os pas-tores, a convite dos anjos, foram às pressas a Belém e encontra-ram o Menino, não deixe para a última hora, para depois, para o ano que vem; junte-se à multidão de discípulos missionários, pro-cure uma Comunidade, uma Capela ou Paróquia para presenciar o renascimento da esperança, o reencontro da beleza da fé e ver, também, como o frágil Menino, encontrando uma porta aberta, faz superar o medo, gera a solidariedade, traz a salvação.

Dom Sergio de Deus BorgesBispo Auxiliar de São Paulo

Vigário Episcopal da Região Santana

FUNDOS PARA A SEMANA MISSIONÁRIO E JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE A Arquidiocese de S. Paulo promove uma rifa para as despesas da Semana Missíonário e JMJ. Adquira com agentes de pastoral, secretaria e jovens da comunidade. ATENÇÃO: metade deste valor será para cobrir despesas de nossa paróquia. Colabore adquirindo e vendendo os bilhetes.

Estamos solicitando voluntários para o trabalho com os jovens peregrinos. Dentre outras necessidades, pre-cisamos de pessoas para acolhida, secretaria, atividades, cozinha, limpeza e finanças. Inscreva-se.

Page 3: MN 122012

3“O Natal começou no coração de Deus. Só está completo quando alcançar o coração do homem.” - Autor desconhecido

AGENDA PAROQUIAL

Av. Antenor Navarro, 1041Jd. Brasil Tel.: 2981-3431

Pão quentinho a toda hora e um ótimo Atendimento

MERCADO FERREIRA AVEIRO

Pisos Laminados - Carpete de MadeiraCarpetes - Papel de ParedePersianas -Cortinas - Box

Forro de PVC - Forração - Porta Sanfonada

2982-2023 9803-9899

VAL & EDSON

(

Com o objetivo de descobrir a força interna de cada um, valorizar o saber popular e os valores culturais, fortalecer a convivência social e fami-liar, a terapia Comunitária é um espaço respeitoso para que as pessoas possam falar de suas dificul-dades, incômodos, realizações e sucesso da vida. Estamos aqui pra você e com você.Na Matriz, os encontros acontecem às primeiras terças-feira, sempre às 14 horas.

TERAPIA COMUNITÁRIA

CURSO DE ESPANHOL3ª TURMA - Terças-feiras das 19H30 às 21 horas. Informações c/ prof. João Roberto cel.: 9 7158-2495.

AULAS DE DANÇA DE SALÃO

4ª Feiras às 20h Auditório da Paróquia

N. Sra. da Livração

Com os Profs. Maycon e Marcia

Inscrições no mesmo horário e local

HORÁRIO DE MISSAS

MATRIZ: Segundas, Terças, Quintas e sextass - 19h30 Sábados – 16 h / Domingos – 7 h, 11h, 19h

COMUNIDADE S. JUDAS: Quintas – 19h30 / Dom. - 9h Todo dia 28 de cada mês 16h fone 2987-0684

COMUNIDADE STA. RITA DE CÁSSIA: Sábados 19 h Todo dia 22 de cada mês as 19h30

SECRETARIA: Fones 2201-5582 Segunda a Sexta - 8 as 12 h e 14 as 18 h Sábado das 13 as 16 h

VELÓRIO: Tratar na secretaria

NATAL - FAÇA UMA CRIANÇA FELIZCARTINHAS DA CRECHE e CCA – APADRINHA UMA CRIANÇA E A FAÇA FELIZ. Retire a sua no balcão do dízimo, ao final da missa, ou sec-retaria..

PASTORAL DA JUVENTUDEReuniões àos sábados, 16 horas.

ALIMENTOS NÃO PERECÍVEISPara que possamos atender as famílias menos favorecidas de nosso bairro, estamos solicitando a doação de alimentos. Entregar na secretaria ou igreja, nos horários de missas.

MERCADO CASA NOVAAv. Mendes da Rocha, 1572( 2241-1226

Completo sortimento com bons preçosPadaria e carnes frescas de boi da melhor qualidade

Boa variedade de vinhos finos nacionais

SISTEMA DE ENTREGA EM DOMICÍLIO (SEM NENHUMA TAXA)

Grande Promoção Medicamentos e Perfumaria

UNIDADE JARDIM BRASIL Av. Rolando Garros, 1062 - Tel.: 2981-9112

17/12 - 19h30 - Sta. Zita e Sto. Antônio 18/12 - 19h30 - São Francisco Xavier

MISSAS DE NATALDia 24/12 - às 20 horas Dia 24/12 - missa única às 8 horas

MISSAS DE ANO NOVODia 31/12 - às 20 horas Dia 1/01 - missa única às 8 horas

CONFRATERNIZAÇÃO DE NATALDia 15/12 - (sábado) à partir das 19H30. Aberto à toda comunidade. Obs.: Trazer um prato e refriger-antes. Maiores informações na secretaria.

ENCERRAMENTO DA NOVENA DE NATAL23/12 - Domingo - na missa das19 horas

NATAL - CONFISSÕES COMUNITÁRIAS

DIPLOMAS NÃO RECEBIDOSCaso você conheça: DEONILIA GONÇALVES FRANCA, JOSÉ SEBASTIÃO DE ARAUJO, SEL-VINA DA COSTA E ELIANA MAGALHÃES AGU-DO, peça que entre em contato com Prof. Mário Rubens (após missa das 11 horas) para combinar retirada de diplomas. Cirso terminado em 1976 e 1980.

Page 4: MN 122012

4 Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor. Hamilton Wright Mabi

Tel.: 2949-1917onicacalçados

www.monicashop.com.brFONE: 11 2201-5270

Praça Angelo Conti, 173 – Vila Sabrina CEP 02138-020 - SP

Av. Jardim Japão, 1.178 Jd. BrasilTel.: 2949-1352 / 2983-0729

ELÉTRO-DOMÉSTICOS PAPELARIA BRINQUEDOS PRESENTES

No início de novembro delegados, jovens e asses-sores, das seis regiões de nossa Arquidiocese esti-

veram reunidos em Jarinu para pensarem e decidirem os próximos passos da PJ em 2013, tudo isso dentro de uma mística pastoral e orações que os levaram a contemplar, nas decisões, a opção pelo jovem e a construção do Re-ino, além de toda a alegria durante a noite cultural.

Primeiramente, um olhar sobre a PJ, como tem atua-do e como foi o ano. Depois, o foco ficou nas metas e

como será o trabalho no próximo ano cheio de atividades propostas pelo clero, considerando a importância que a ser dada à Campanha da Fraternidade e Jornada Mundial da Juventude.

Uma nova equipe de coordenação arquidiocesana também foi definida, com representantes escolhidos pelas regiões. O calendário definido será divulgado em breve.

PJ - PASTORAL DA JUVENTUDE - REALIZA ASSEMBLÉIA E DEFINE RUMOS

DOM SERGIO DE DEUS VISITA NOSSA PARÓQUIA

No dia 22 de novembro dom Sérgio visitou nossa Paróquia e conheceu os projetos sociais do Centro Comunitário Paroquial do Jardim Brasil. (fotos abaixo)

II BAILE DA BRILHANTINA E DO CHIC SHOW

No dia 10 passado, ocorreu o II Baile. Tão animado quanto o primeiro, foi não apenas um momento de descontração e diversão, mas uma oportunidade de colaborar com a reforma externa de nossa igreja.

(fotos abaixo)

Page 5: MN 122012

Sugestões de presentes para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito. Oren Arnold

MOMENTOACONTECEU

5

MF ProduçõesCasamentos - Debutantes - Aniversários

Bodas - Eventos em GeralFOTO E VÍDEO - JORNALÍSTICO

TELÃO - RETROSPECTIVA

Alaor e Lucília l (11) 2951-5513 / 9753-7042 / 9767-4877

www.mffrutoverde.com.br

AGÊNCIA JARDIM BRASILAv. Roland Garros, 1600/1604

Fone / Fax: (11) [email protected]

AGÊNCIA TUCURUVIAvenida Guapira, 677

Fone / Fax: (11) [email protected]

36 anos1976-2012

www.eisaimoveis.com.brCRECI/SP - 3.253-J

“A evangelização da juventude interessa muito à Igreja, dela dependem o futuro da própria igreja e os rumos que a sociedade vai tomar.” (Doc 85 CNBB)

“Apresentar aos jovens o Cristo vivo, como único salvador, para que evangelizados, evangelizem e contribuam (...) para a libertação integral do ser humano e da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação

(...). A Igreja vê na juventude uma enorme força renovadora, símbolo da própria Igreja.” (Doc de Puebla)

No dia 11 de novembro, o Setor Juventude, que une todos os

movimentos e pastorais de jovens da arquidiocese, promoveu, na Sé, o Dia Nacional da Juventude, com o tema “Juventude e Vida” e lema “Qual vida vale a pena ser vivida?” Cerca de 1.500 jovens assistiram apresentações artísticas e shows de dança e música. As 16h partici-param da celebração eucarística com dom Odilo.

Os momentos fortes desse DNJ foram incentivados pela violência dos últimos dias. A PJ promoveu nas redes sociais e listas de email que todos gritassem: “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE: “CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS”

O YOUCAT É ENTREGUE SOLENEMENTE

Queremos vida, e vida abun-dante para a nossa Juven-tude!

No decorrer da tarde dan-çaram, cantaram, pintaram a cara, gritaram contra a vio-lência sofrida e usaram faixas pretas no punho em sinal de luto.

Nosso cardeal também se posicionou: “É ina-ceitável que se comece a matar para resolver questões, sabe-se lá quais questões. Para nós cristãos o ódio não é aceitável. Devemos conde-nar isso abertamente e nunca nos conformar com a violência”.

A repercussão desse ato pôde ser vista no Jor-nal Hoje da Globo e no caderno Cotidiano da Fo-lha de São Paulo do dia 12/11.

A igreja fez a opção pelos jovens! Em 2013 sediaremos a Jornada Mundial da Juventude e, para iniciar esse processo de preparação

para a jornada, no dia quatro, dom Sérgio entregou para cada repre-sentante paroquial o YouCat - subsídio preparatório para a catequese pré-jornada, enviado pelo papa Bento XVI.

No dia 25 de novembro, a Fernanda Lima, que representou perante o bispo a juventude da nossa paróquia, entregou ao nosso pároco que

distribuiu aos jovens para serem protagonistas, como os demais espalhados pelo Brasil, na nossa comunidade e para que estejam preparados para os grandes mo-mentos que se aproximam.

Page 6: MN 122012

6 Faça você mesmo o Natal acontecer, empregando as maiores ferramentas do ser humano em desuso – AMOR E PAZ. Erasmo Shallkytton

MOMENTO DIZIMISTAS

TOTAL: R$ 13.712,00PLACAR DO DÍZIMO

NÚMERO DE DIZIMISTAS: 670FIÉIS CONTRIBUINTES EM NOVEMBRO DE 2012: 389

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO01 – Dilene Andrade Rodrigues01 – Eliana Sueli Matos01 – Rosa L. Rodrigues de Sousa02 – Antônia Gavioli Puga02 – José Degilmar F. Honorato02 – José Pereira Dias03 – Maria Ap. Panaschione03 – Valdeci da Silva Hora04 – Maria Boulhossa da Silva04 – Valdelice R. Koga05 – Perolina da Silva Ribeiro07 – Doraci Cenedesse Pando08 – Conceição dos S. Ferreira

10 – Mª Teresinha da S. Umeda11 – Maria Izabel de Carvalho12 – Samuel Borges da Silva14 – Maria de Fátima Morais14 – Maria Santos de Oliveira15 – Elza José da Silva15 – Glória Maria C. Martins18 – Glória Bento da Silva18 – Grinaura Viana da Silva18 – Solange Aparecida Araújo19 – Zuleica Geraldo de Miranda20 – Erenita Camila Neves20 – Maria Geralda da Cunha

22 – Maria Vanda F. Ortunho23 – Dacy Pacheco Lima23 – Ilda Barbosa Vicente24 – Maria Aparecida Rodrigues24 – Marlene Santos Alves25 – José Messias Costa Cezar26 – Edina de Oliveira Freitas27 – Humberto N. dos Santos27 – Joana Ferreira da Silva27 – José Alberto Vicente28 – Juvêncio Silva Cordeiro29 – Manoel Messias de O. Silva30 – José de Almeida

MOMENTO ACONTECEU

PARÓQUIA RECEBE INTEGRANTES DA FCD

Nossa comunidade sediou, no último dia 25, pela primeira vez, um encontro da FCD.

No Brasil, cerca de 15% da população possui alguma deficiência e a maioria enfrenta dificuldades e sofre discriminações por parte da socie-dade. Na contramão, as pessoas com deficiência ou enfermas, se orga-nizam buscando valorizar a pessoa e não a deficiência que possuem.

O que é a FCD? A Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência - FCD - é um movimento internacional, ecuménico, de apostolado leigo, de natureza promocional, em que as próprias pessoas com deficiência ou enfermas assumem sua direção e se encarregam de sua difusão.

O Movimento, nascido na França, em 1942, chegou ao Brasil em

1972, trazida pelo então semina-rista Vicente Masip de São Leo-poldo, RS. Hoje está em 14 es-tados, com mais de 180 núcleos e grupos e envolve em suas ativi-dades cerca de 20.000 pessoas com deficiência e colaboradores.

Saiba mais visitando o site: www.fraterbrasil.org.br

Page 7: MN 122012

7Que neste Natal o Amor de Deus brote no seu coração, e que todos os homens possam provar de seus frutos. Jorginho Veiga

“Tod

os o

s do

cum

ento

s qu

e de

ram

orig

em a

est

a pr

esta

ção

de c

onta

s es

tão

à di

spos

ição

dos

inte

ress

ados

.”

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LIVRAÇÃOMOVIMENTO DO MÊS DE NOVEMBRO/2012

Page 8: MN 122012

“A única pessoa realmente cega na época de Natal é aquela que não tem o Natal em seu coração.” - Helen Keller

MOMENTO DESTAQUE

tels: 2951-6220 / 2981-3434 Av. Antenor Navarro, 769 - J. Brasil

&Tudo

para sua construção

8

DISK GÁS

Rua Basílio Alves Morango 619 Jardim Brasil

2949-0064

Avícola Alvoradal Frangos l Ovos l Lingüiça l Queijo l Massas l Salgadinhos l Refrigerantes l Carvão

Emílio Tel.: 2949-0913

Av. Roland Garros, 1039 Jardim Brasil - SP

JARDIM BRASIL CAMINHA PELA PAZ

Motivadas pela crescente onda de violência na cidade de São Paulo, cerca de 300 pes-

soas, lideradas pela Paróquia Nossa Senhora da Livração, percorreram no domingo, dia dois, as ruas do Jardim Brasil, na 1º Caminhada pela Paz.

Por iniciativa do padre José Chapron Ribeiro, vigário paroquial da Comunidade São Judas Ta-deu, endossado pelo pároco Aléscio Aparecido Bombonatti, MSJ e pelo CPP o evento marcou com sucesso a posição da comunidade.

A caminhada saiu da Comunidade São Judas percorrendo ruas do bairro até a praça Arlindo Luz onde ocorreu uma cerimônia ecumênica pela paz.

Além de nossos padres, deixaram sua mensa-gem de paz o pastor Valdicio Dias, representan-do os evangélicos, o vereador eleito Laércio Benko, representando os umbandistas e o pro-fessor Wagner Sanches, teólogo. Um abraço simbólico na praça marcou o final deste ato de fé e cidadania.

A humanidade não pode libertar-se da violência senão por meio da não-violência. Gandhi