Modelo Gestao De Ideias 6 Chapeus Do Pensamento Edward De Bono

10

Click here to load reader

description

Simple, creative, interactive and smart way to share ideas with your team to get new perspectives of business problem.

Transcript of Modelo Gestao De Ideias 6 Chapeus Do Pensamento Edward De Bono

Page 1: Modelo   Gestao De Ideias   6 Chapeus Do Pensamento   Edward De Bono
Page 2: Modelo   Gestao De Ideias   6 Chapeus Do Pensamento   Edward De Bono

USANDO OS 6 CHAPÉUS NA PRÁTICA

A melhor maneira de entender como se usam os seis chapéus é criando uma reunião imaginária e vendo como funcionaria na prática.

Vamos dar um exemplo: imagine que, depois de ler um artigo sobre o tema, você ficou curioso(a) para saber se essa técnica funciona mesmo ou não. Então você chama sua equipe para discutir se devem ou não usar os seis chapéus do De Bono nas suas reuniões.

• Passo 1: Chapéu azul

Início na reunião. “Olá. Obrigado por terem vindo. Chamei-os aqui porque quero discutir com vocês a utilização nas nossas reuniões de uma técnica chamada seis chapéus do De Bono. A reunião vai durar meia hora e, ao final desses 30 minutos, quero decidir com vocês se continuamos a usar a técnica ou não. O.k.?”

• Passo 2: Chapéu branco

Nessa fase explica-se a técnica, o que significa cada chapéu, que todos devem estar sempre “usando” o mesmo chapéu (mentalmente) – ou seja, todo mundo sempre na mesma fase, que isso beneficia a discussão em grupo, a participação de todos, a criação de novas idéias etc.

Page 3: Modelo   Gestao De Ideias   6 Chapeus Do Pensamento   Edward De Bono

• Passo 3: Chapéu verde

Essa é a fase da criatividade, o famoso brainstorming. “Vamos colocar nosso chapéu verde e imaginar em que tipo de reunião essa técnica seria melhor aplicada? Revisão de metas, criação de novos produtos e serviços, enfim… quais das nossas reuniões poderiam ter melhor produtividade? Onde e como poderíamos aumentar a eficiência das nossas reuniões se as estruturássemos de maneira diferente – por exemplo, usando os seis chapéus?”. Deixe o pessoal falar, criticar, sugerir, etc. Lembre-se de que o líder/facilitador está sempre usando mentalmente o chapéu azul – é sua função guiar o grupo sempre com o objetivo final em mente (nesse caso, relembrando, é se vale a pena ou não usar a técnica dos seis chapéus). Então guie o grupo para dar idéias de como e onde colocar a técnica dos seis chapéus em prática.

• Passo 4: Chapéu amarelo• Passo 4: Chapéu amarelo

Agora chegou a hora de examinar os aspectos positivos das idéias. “Bom gente, agora vamos tirar o chapéu verde e colocar o amarelo. Quais seriam as vantagens de adotarmos essa técnica nas situações X, Y e Z que vocês acabaram de sugerir?” Respostas típicas: economia de tempo, menos problemas de comunicação interna, maior produtividade etc. Se alguém quiser também criticar, relembre que vocês estão ainda com o chapéu amarelo. Logo, só podem ser feitos elogios e comentários positivos em relação às idéias. Em breve teremos a chance de colocar o chapéu preto e fazer críticas, mas agora só comentários positivos (como líder, note como algumas pessoas terão grandes dificuldades nessa fase, porque só sabem criticar).

Page 4: Modelo   Gestao De Ideias   6 Chapeus Do Pensamento   Edward De Bono

• Passo 5: Chapéu preto

Essa é a parte das críticas. “Vamos então tirar o chapéu amarelo e colocar o preto. Quais são as críticas que podemos fazer a este sistema? Qual é o lado negativo? O que podemos perder?”. Deixe o pessoal falar o que acha e lembre-se que não é para ficar discutindo pros e contras. Já tivemos a fase do pró – agora é do contra mesmo.

• Fase 6: Chapéu vermelho

Esta é uma parte mais emocional, menos racional. “Gostaram, não gostaram? O que sentiram?” Não precisa de grandes explicações – é para ser bem rápido mesmo. As pessoas podem votar e decidir, nesta fase, o que fariam.

• Fase 7: Volta todo mundo ao chapéu azul

Resumo e fechamento da reunião. “O.k. gente, fim da reunião. Podem tirar o chapéu preto da crítica e colocar novamente o azul de processos. Vamos recapitular o que fizemos hoje aqui? Apresentamos o conceito dos seis chapéus do Debono, discutimos seus prós e contras e decidimos que ele facilita muito as nossas reuniões. Sugiro que façamos todas as nossas reuniões assim por mais três meses. Depois podemos nos juntar de novo para ver o que pode ser aprimorado. De acordo?”

Obs: você pode ainda definir um tempo para o uso de cada chapéu, a fim de organizar ainda mais a reunião. Por exemplo, pode definir usar o chapéu azul por 5 minutos, depois o branco por 10, o verde por 6 minutos e assim por diante.

Fonte: www.edwarddebono.com

Page 5: Modelo   Gestao De Ideias   6 Chapeus Do Pensamento   Edward De Bono

Agenda / Cronograma/ Objetivos / Formula

os problemas que serão resolvidos /

Facilita o processo /Respeita as regras dos

chapéus / Faz resumos / Visões

gerais / Conclusões

Page 6: Modelo   Gestao De Ideias   6 Chapeus Do Pensamento   Edward De Bono

Analisa os fatos e informações / É

neutro/ Sem opinião/Usa computador/

Dados de 1a. classe(checados) e de 2a. classe (acreditados)

Page 7: Modelo   Gestao De Ideias   6 Chapeus Do Pensamento   Edward De Bono

Criatividade / Novas ideias / Resposta

aos problemas / Não ao julgamento / Sim

ao movimento /Novos conceitos /Provocamentos /

Pensamento lateral

Page 8: Modelo   Gestao De Ideias   6 Chapeus Do Pensamento   Edward De Bono

Ensolarado / Positivo/ Visão / Sonho / Oportunidade / Especulação /

Construtivo / Explorar por valor e benefícios/

Page 9: Modelo   Gestao De Ideias   6 Chapeus Do Pensamento   Edward De Bono

Cuidadoso / Cauteloso/ Advogado do Diabo/ Riscos / Fraquezas

Page 10: Modelo   Gestao De Ideias   6 Chapeus Do Pensamento   Edward De Bono

Emotivo / Intuitivo /Não justifica a

emoção