MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter...

33

Transcript of MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter...

Page 1: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que
Page 2: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 2

Índice

Introdução 03

Capítulo 01: Moodle como plataforma de Educação a Distância 04

Capítulo 02: Como transformar em cursos o seu conhecimento e experiências 06

Capítulo 03: Como estruturar um curso 08

Capítulo 04: Como instalar o Moodle 11

Capítulo 05: Novos recursos do Moodle 2.8 15

Capítulo 06: Criando categorias no Moodle 2.8 para organizar os seus cursos 17

Capítulo 07: Criando cursos no Moodle 2.8 19

Capítulo 08: Inserindo vídeos no Moodle 2.8 23

Capítulo 09: Inserindo arquivos no Moodle 2.8 27Serviços 31Próximos cursos 32

Page 3: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 3

ÍntroduçãoO que é Moodle?

O Moodle é um Sistema Open Source de Gerenciamento de Cursos - Course Management System (CMS), também conhecido como Learning Management System (LMS) ou um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tornou-se mui-to popular entre os educadores de todo o mundo como uma ferramenta para criar sites de web dinâmicos para seus alunos. Para funcionar, ele precisa ser instalado em um servidor web, em um de seus próprios computadores ou numa empresa de hospedagem.

O foco do projeto Moodle é sempre a disponibilizar aos educadores as melhores ferramentas para gerenciar e promover a aprendizagem, mas há muitas maneiras de se utilizar o Moodle:

O Moodle possui características que lhe permitem usabilidade em grande escala para centenas de milhares de es-tudantes, mas também pode ser usado para uma escola primária ou um entusiasta da educação.

Muitas instituições utilizam como plataforma para realização de cursos totalmente on-line, enquanto outros simplesmente usam como contato em seus cursos (conhecido como blended learning).

Muitos de nossos usuários gostam de usar os módulos de atividade (como fóruns, wikis e bancos de dados) para construir comunidades amplamente colaborativas de aprendizagem em torno de seu tema (na tradição construcionista social), enquanto outros preferem utilizar o Moodle como um meio de fornecer conteúdo aos alunos (tais como pacotes padrão SCORM) e avaliar a aprendizagem utilizando tarefas ou testes.

Fonte: https://moodle.org/about/

Page 4: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 4

Capítulo 01Moodle como plataforma de Educação a Distância

O Moodle é um software livre de aprendizado virtual conhecido no mundo inteiro. Você pode não conhecer o seu nome, mas, atualmente, a plataforma online está disponível em mais 80 idiomas.

E é difícil encontrar, hoje, no Brasil, uma instituição de educação a distância que não utilize o Moodle como sistema de ensino online. São diversos seguimentos que fazem uso da plataforma, para montar seus cursos virtuais, sejam elas faculdades (públicas e particulares), corporações e empresas e também costuma ser usado por professores, em uma iniciativa individual que utilizam a internet como suporte para dar cursos digitais.

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem online utilizada para gerenciar o pro-cesso de ensino. O nome é uma sigla da expressão Modular Object Oriented Dynamic Learning Envirionment e foi desenvolvido pelo educador e analista de sistema Martin Dougiamas, em Perth, na Austrália, no final da década de 1990.

Mas só em 2002 sua primeira versão foi disponibilizada. A empresa do Moodle possui uma equipe própria de profissionais para manterem a gestão do projeto como um bom software livre e conta ainda com a ajuda de milhares de desenvolvedores que participam da comunidade Moodle.

Page 5: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 5

Recursos disponíveis do Moodle Quem pode fazer uso do Moodle

O software tem uma criação complexa, como se vê, mas que permite ao usuário facilidade em moldá-lo, de acordo com a estratégia pedagógica de ensino a distância (EAD).

No Moodle, existem vários recursos disponíveis para serem usa-dos em um curso online como: tarefas e lições, chat, glossário, gerência de notas, links para arquivos e sites, quadro de avi-sos, calendário, relatórios, questionários e enquetes, fóruns, utilização de arquivos de áudio e vídeo, editor HTML, entre out-ros inúmeros recursos que plataforma livre possui.

Todos esses recursos online podem ser ampliados com plug-ins e aditivos disponíveis no site, para serem integrados ao Moodle.

A equipe de criação do software teve uma preocupação sus-tentável com o Moodle, que segue o padrão de um software livre em que os seus colaboradores (Moodle Partners - Moodle Cer-tified Service Providers) do mundo todo contribuem com 10% do seu faturamento bruto para investimentos e manter o por-tal online com uma grande equipe sem depender diretamente de ações de contribuição do mercado, o que torna o Moodle um software de uso livre, no mais amplo sentido da expressão, pois contribui com a educação, em todo o mundo.

O Moodle pode ser utilizado para fins sociais ou comerciais, por qualquer pessoa que queira oferecer um curso online, para fun-cionar, ele precisa ser instalado em um servidor web, em um de seus próprios computadores ou numa empresa de hospedagem.

No Brasil existem 4.862 pessoas registradas no portal. Instituições, como a USP, utilizam o software da mesma forma que outras entidades como, por exemplo, a FGV, Unicamp, PUC SP, Tribunal Superior do Trabalho, entre outras.

Para quem pretende conhecer e usar o Moodle, seja aluno ou professor, o processo é o mesmo, basta estar conectado à in-ternet e acessar o endereço https://moodle.org/. O site, por ser livre, é gratuito pode ser acessado de qualquer computador, não importando seu sistema operacional (Windows, Linux, iOs, etc).

Além disso, o software conta com uma interface especifica para dispositivos moveis e pode ser acessado pelo smartphone e computador ao mesmo tempo. No caso da versão móvel, está disponível para Android e iPhone.

Para mais informações sobre Moodle, não deixe de acompanhar as atualizações no nosso blog!

Page 6: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 6

Capítulo 02Como transformar em cursos o seu conhecimento e experiências

Organize o que você sabe e passe adiante em formato de curso. Depois de um certo tempo de vida, tem-se tanto conhecimen-to apreendido e guardado que, muitas vezes, não se sabe o que fazer com todo esse material.

Muitas pessoas acabam decidindo não passá-lo adiante de for-ma massiva ou por não terem estrutura material e financeira para isso, ou por simplesmente não possuírem o espírito e a von-tade empreendedora para converter o conhecimento tácito e explícito em algo rentável e lucrativo.

Mas há aqueles que conseguem se organizar de forma tal que ganham dinheiro apenas passando adiante o que sabem – seja ministrando palestras e oficinas, seja em formato de cursos. Além de ser um trabalho como qualquer outro, ou seja, remunerado, ministrar esse tipo de curso/palestra tem a vantagem de não ser um trabalho maçante, como certas atividades podem parecer.

Ao trabalhar repassando seu conhecimento, você está falando, inclusive, sobre sua vida e experiências, o que quase todo mundo gosta de fazer. Imagine ganhar dinheiro contando a história da sua vida? Ficou interessado? Saiba como, abaixo.

Page 7: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 7

Aprenda a reconhecer no que você é bom

Organize seu conhecimento

Invista em você e venda bem o seu produto

Você é muito bom, quase um expert em determinado assunto ou função? Sente que poderia ajudar pessoas repassando seus conhecimentos – que muitas vezes não podem ser encontrados de outro jeito?

Então talvez ministrar palestras e vender seu aprendizado em forma de curso seja ideal para você. Mas para isso é necessário ter noção de si mesmo, das suas capacidades e habilidades. Só conhecendo e sendo seguro do que você realmente é excepcional fazendo, certo?

A organização é de suma importância nesses casos. Para poder planejar uma boa palestra ou curso, é necessário ter a noção de que informações e experiências você quer passar. Para isso, é sempre bom organizar suas ideias, pensamentos em geral e até o próprio conhecimento em si em formato de lista de importância, assim você passa a ter um panorama geral do que não pode faltar no seu projeto e do que são apenas detalhes a serem acrescentados.

A lista pode seguir o seguinte modelo:

• Importante;• De importância razoável;• Pouco importante;

Após ter organizado todo o projeto, é importante saber como vendê-lo. Não somente a parte física do projeto (possíveis apostilas e coisas do gênero), mas também a sua própria imagem, como ministrador de palestras e oficinas.

A eloquência é muito importante nestas horas. Saber falar bem em público, ter noções de como cativá-lo e prender a sua atenção são fatores primordiais para que seu curso ou palestra obtenha sucesso. Por isso é extremamente aconselhável ter aulas de dicção e de como se portar em público. Além disso, ter a noção de que certas “manhas” do oficio de se apresentar só vem com o tempo, depois de já ter vivenciado a função por determinado período.

Não esqueça ainda que a plataforma Moodle é, sem dúvidas, a principal ferramenta educacional do planeta. E, por ser um software livre – de uso universal, sem custo – você pode aplicá-lo à sua necessidade e se utilizar desse suporte para ministrar seu curso. Pense nisso!

Dessa forma, você consegue visualizar melhor o projeto como um todo, além de evitar possíveis “brancos” nas ideias e conseguir cortar o que achar necessário.

Page 8: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 8

Capítulo 03Como estruturar um curso

Qualquer profissional de educação, antes de começar a pensar em como preparar uma aula deve ter em mente outros fatores, como: a estrutura da aula, que tema será abor-dado e como será essa abordagem, para quantas pessoas essa aula será dada, entre outros pontos.

O mesmo acontece na hora de se estruturar um curso, mas o nível de complexidade é um pouco maior, principalmente para aqueles que não são do meio educacional.

Neste artigo, daremos algumas dicas de como se ter um curso bem estruturado e definido, indicando o que fazer e como fazer. Vamos lá?

Page 9: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 9

Cursos à distância

2. Faça Networking

3. Atenção às novidades tecnológicas

O que mais temos, hoje em dia, são cursos oferecidos à distância. O fato é que essa modalidade permite que qualquer um possa se dedicar aos estudos de maneira eficiente e com qualidade, na hora em que desejar.

Já é possível encontrar cursos com diversos temas e também em diferentes níveis, neles você encontra cursos simples apenas com apresentação de slides, até videoaulas e provas online, sem você precisar sair de casa.

Além disso, já encontramos plataformas em que você tem acesso a chats, fóruns com participação de um especialista e materiais extras para download.Uma dessas plataformas é a Moodle, que está ganhando cada vez mais espaço no universo de cursos à distância.

Dicas para criar o seu e-learning1. PesquiseTenha essa precaução antes de começar a estruturar o curso, pois é necessário que você tenha total domínio sobre o assunto que pretende oferecer.

Além disso, é importante que saiba se terá procura, por parte do público; por isso, é necessário fazer uma pesquisa antes de quem estaria interessado nesse tipo de curso.

Essa pesquisa pode ser feita através dos seus concorrentes – benchmarking – procurando outros cursos no mesmo nicho que o seu para ver se eles estão tendo demanda.

A importância de se estar em contato com os profissionais é imensa, pois assim você tem como saber se as chances de dar certo são grandes ou não.

E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que seja, já que é grande a probabilidade de que conheça as possíveis dificuldades que você possa vir a ter ao estruturar o curso ou ao preparar as aulas.

O profissional de educação tem a didática necessária para estru-turar um curso que vai fazer toda a diferença na hora da escolha do aluno;

Sempre fique atento às novas tecnologias, pois você deve estar sempre antenado nas novidades para agregar ainda mais valor ao seu curso;

Page 10: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 10

4. Cuide da divulgação

Outra forte aliada na hora de estruturar o seu curso online e colocá-lo em prática é a plataforma escolhida.A plataforma Moodle é completa e garante que você possa oferecer ao aluno diferentes tipos de atividades, colocar as suas videoaulas na rede, além de oferecer sites e conteúdo de quali-dade.O que é a Plataforma Moodle.

É simplesmente uma sala virtual na qual, para se ter acesso, é necessário apenas o login e uma senha. Moodle está disponibilizada em diversas línguas e tem mais de 20 mil web-sites registrados em mais de 150 países.

Com a Plataforma Moodle, você tem tudo ao seu alcance para criar o seu curso online.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando nossas novidades!

Divulgue o seu curso de maneira eficaz. Para isso, recorra às instituições de ensino, afinal são as suas grandes aliadas, já que você pode vir a fazer uma parceria com elas em que todos saem ganhando.

Conheça a Plataforma Moodle

Page 11: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 11

Capítulo 04Como instalar o Moodle

O Moodle é uma plataforma online bastante utilizada por pro-fessores universitários, empresas privadas, empresas de treina-mentos, universidade e para profissionais que querem começar um projeto de educação a distância. O Moodle é uma plataforma que está sempre em constate atualização, ou seja, recebe algu-mas versões que resolvem bugs e fazem melhorias em relação às versões anteriores.

Com isso, muita gente tem dúvidas de como instalar a versão mais recente, hoje estamos na versão 2.9, mas como curso é de Moodle 2.8, vamos aprender a instalar a versão do curso. Vale lembrar que o processo de instalação é o mesmo para qualquer versão.

A seguir um passo a passo lhe ensinará como baixar e fazer a instalação da plataforma em sua hospedagem, através do seu Painel de Controle (Cpanel). Mas antes, lembre-se que para instalar o Moodle é preciso ter pré-requisitos como a versão 5.4 do PHP, um servidor apache de preferência e um servidor de ban-co de dados (MySql).

Page 12: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 12

Download do arquivo zip do Moodle e Upload no Painel do ControleA primeira coisa que você deve fazer é visitar a página do pro-grama, www.moodle.org, e baixar a versão 2.8 da plataforma. Realizado isso, basta você acessar o Painel de Controle da sua hospedagem e fazer o upload do arquivo zip do Moodle para a pasta public_html. Ao realizar isso basta você descompactar o arquivo zip do Moodle.

Outra forma de fazer isso é você subir o arquivo zip do Moodle na sua Hospedagem através do FTP e depois acessar o Painel de controle para descompactar o arquivo. Um programa de FTP que você pode usar é o FileZilla.

1 PassoInstalação e Configuração do Moodle

O próximo passo é acessar a pasta do Moodle através do seu domínio ex: http://seudominio.com.br/moodle , que nada mais é do que o seu endereço de instalação.

Na primeira tela da instalação (figura 01) você vai precisar escolher o idioma dê sua preferência para conseguir seguir com a instalação do Moodle 2.8. Se você escolher o Português, lem-bre-se de escolher o Português BR, que é o brasileiro.

2 Passo

figura 01

Page 13: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 13

Na próxima etapa a plataforma solicitará que você confirme o seu endereço de hospedagem (figura 02).

Esse passo pede que você tenha um caminho direto para o moodledata, o diretório do Moodle.

Nele é armazenado todos os arquivos que o sistema está gerando e que serão protegidos de todo o acesso público, por este motivo você criar essa pasta fora da pasta public_html.

Depois disso serão também requeridos suas informações do Banco de Dados (figura 03)

Para isso você deverá colocar o tipo de seu Banco de Dados, em geral o MySQL assim como o endereço de acesso a ele, são pedidos ainda o nome do seu Banco de Dados, o nome do usuário e a sua senha e o prefixo utilizado nas tabelas.

figura 03

figura 02

Page 14: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 14

Com isso, serão verificados se o seu PHP está mesmo pronto para receber a nova versão do Moodle (figura 04); para isso, verifique se a maioria das etapas estão verdes, isso confirma que até agora está tudo certo.

figura 04

Realizado isso, o script começará a realizar as verificações necessárias sobre o banco de dados e os dados de acesso que você informou. Com isso será gerado o seu arquivo de configu-ração que tem todas as suas informações do Banco de Dados e que possibilitará que o Moodle seja acessado de forma correta.

Você irá então aceitar as cláusulas de licença e depois disso começam a serem criadas as tabelas necessárias para que o seu Moodle comece a funcionar. Feito isso você deverá colocar todos os dados solicitados para você criar sua conta Moodle.

No vídeo desta aula vamos mostrar passo a passo como fazer está instalação na prática, por este motivo se você ainda não fez a inscrição em nosso Curso gratuito de Moodle 2.8 acesse nosso site (http://moodlenapratica.com.br/ ) para se inscrever agora.

Page 15: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 15

Capítulo 05Novos recursos do Moodle 2.8

O Moodle é a plataforma online mais utilizada por quem desejar oferecer cursos online. A versão 2.8 do Moodle trouxe uma série de novidades para quem já usa a plataforma e quer melhorar ainda mais seu desempenho e facilitar também sua vida e a do aluno que acompanham seus cursos.

A versão 2.8 surpreendeu os usuários e trouxe uma série de mel-horias, já muito questionadas nos fóruns do Moodle em toda a internet.

Abaixo listaremos as principais novidades do Moodle 2.8 e porque essa plataforma irá melhorar ainda mais a sua vida.

A primeira e mais aguardada novidade da versão 2.8 da plataforma Moodle é a possibilidade de agora ser possível responder diretamente do e-mail os fóruns abertos, inclusive os que possuem anexos.

Isso fará com que você tenha uma interatividade a agilidade ainda maior com os participantes de seus cursos, assim como diminuirá de forma significativa o tempo de resposta que você terá para os seus alunos, ou se for aluno o tempo que seu profes-sor demorará para responder suas dúvidas.

Respostas direto do e-mail

Page 16: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 16

Edição de dados facilitada

Boletim mais responsivo

Novo método de agregaçãoBoletim de notas remodeladoO boletim de notas também sofreu alterações, principalmente na parte visual e também nas visualizações das notas que você recebe.

Esse novo relatório utiliza toda a janela para mostrar as notas; além disso, está com utilização mais simples, inclusive com ro-lagem mais suave, para qualquer direção que você quiser.

Além disso, a versão 2.8 do Moodle também lhe permite fazer a edição rápida de qualquer uma das células do boletim sem que pra isso você precise recarregar a página inteira do boletim.

Outra novidade é que agora o boletim funciona em qualquer plataforma possível, inclusive as de tablets e smartphones, além de dar uma visão geral que possibilita que você faça a edição de qualquer coluna ou linha que você queira.

A versão 2.8 do Moodle também tem um novo método de agre-gação de forma pondera que consegue fazer com que as notas simples sejam combinadas, que a interface seja ainda mais clara inclusive para o seu uso de pesos.

Ela também permite que você consiga suportar as notas escon-didas, as notas excluídas e também um crédito extra, além de eliminar a antiga necessidade de qualquer outra agregação usa-da nas versões anteriores do Moodle.Com todas essas novidades, o Moodle 2.8 promete facilitar a vida não só dos professores, mas também dos alunos que, agora, não precisam esperar até o horário do curso para conseguirem sanar suas dúvidas ou até mesmo abrir fóruns.

Além disso, a nova interface é mais intuitiva e bonita e fará com que você encontre de forma rápida tudo o que precisar; por isso, o Moodle 2.8 é a plataforma mais procurada pelos profissionais que querem oferecer cursos online.

É importante lembrar também que se você possui qualquer versão antiga do Moodle, poderá realizar a atualização para versão 2.8 sem perder nenhuma informação seja do curso ou do aluno. Claro que se você não possui conhecimento de como realizar esse procedimento, aconselho procurar um profissional ou empresa que faça essa atualização com segurança.

Page 17: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 17

Capítulo 06Criando categorias no Moodle 2.8 para organizar os seus cursos

As categorias de cursos na plataforma Moodle servem para organizar os cursos dentro do ambiente, de forma que, professores e alunos tenham facilidade em encontrar os cursos dentro da plataforma.

Antes de começar a criar categorias e cursos no Moodle é interessante que você desenhe no papel a estrutura desejada, que pode ou não estar alinhado com o seu modelo de negócio, por exemplo, vamos supor que você tenha uma escola de treina-mentos e oferece cursos livres e técnicos.

Page 18: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 18

Criando categorias no Moodle 2.8

Neste caso, dentro do Moodle, você terá que criar uma categoria para cada modalidade, então ficaria assim:

Cursos Livres (Categoria dentro do Moodle)Cursos Técnicos (Categoria dentro do Moodle)

Vale lembrar que ao instalar o Moodle, ele já vem com um cate-goria padrão chamada “Miscelânea” e você deve renomear essa categoria para um nome mais didático.

Como você pode criar categorias no Moodle 2.8 para deixar os seus cursos mais organizados? Siga o passo a passo a seguir com a orientação adequada para facilitar sua experiência com a nova versão do Moodle.

- Logado no Moodle com o perfil de administrador, clique em “administração do site”> “cursos”> “Gerenciar cursos e catego-rias”;

- Como exemplo, vamos criar uma estrutura de categorias para uma escola de treinamentos;

- Na próxima tela clique em “Criar nova categoria”, preencha os campos: categoria-pai, nome da categoria, número ID da cate-

goria e descrição. Lembrando que o último item é facultativo;

- Após o preenchimento, clique no botão “criar categoria”;

- Automaticamente, você será direcionado para dentro da categoria “Cursos Livres”. Neste caso, você já pode acrescentar uma subcategoria, para isso, no menu Administração clique em “Acrescentar subcategoria”;

- Para exemplificar, vamos criar uma subcategoria chamada marketing;

- Clique no botão “criar categoria”;

- Na próxima tela, preencha os dados: categoria-pai (perceba que a categoria criada anteriormente já vem selecionada), nome, número ID e descrição;

- Clique em “criar categoria”;

- Concluído, você será direcionado à janela da categoria onde encontrará escrito o nome da categoria-pai e da subcategoria;

- Você poderá adicionar quantas subcategorias quiser. Clicando em cursos, abrindo o painel de categorias e selecionando qual delas você adicionará uma subcategoria.

Viu só? Mais fácil do que se imagina, o Moodle 2.8 está re-pleto de novidades. Faça o download e explore todos os benefícios que a plataforma é capaz de oferecer. E, não esqueça, para mais novidades visite sempre o nosso blog e saiba tudo so-bre o universo Moodle!

Page 19: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 19

Capítulo 07Criando cursos no Moodle 2.8

Os cursos no Moodle são os espaços onde os professores inserem arquivos, vídeos e atividades relacionadas ao curso para seus alunos.

Os cursos podem ser criados apenas pelos os usuários com o perfil de administrador, criador de cursos e gerentes.

Dando seguimento em nossa aula anterior, onde criamos duas categorias dentro do Moodle, agora chegou o momento de cadastrar nossos cursos dentro de cada categoria.

Vale lembrar que o ideal, é que você já tenha toda a estrutura do seu curso desenhada no papel, pois isso irá facilitar muito a criação do seu curso.

Page 20: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 20

figura 01

figura 02

figura 03

Siga o passo a passo a seguir para criar os seus cursos dentro do Moodle.

- Logado no Moodle com o perfil de administra-dor, clique em “Administração do Site” > “Cursos” > “Gerenciar cursos e categorias” (figura 1);

Como exemplo, vamos criar um curso chamado “Cur-so de Moodle 2.9 Express” dentro da categoria “Cur-sos Livres”.

- Na próxima tela, no seu lado direito perceba que a categoria “Cursos Livres” já está selecionada, porém caso queira criar o curso dentro de uma outra catego-ria basta clicar em cima do nome da categoria deseja-da.

- Já com a categoria selecionada no seu lado direito clique em “Criar novo curso” (figura 02).

- Preencha os campos obrigatórios do formulário de criação de cursos na aba Geral (figura 03);

Page 21: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 21

- Depois clique na aba “Formato de curso” no campo Formato, escolha a opção “Formato Tópicos”.

Já no campo Número de seções escolha a opção “5”, esse número vai representar quantos módulos o seu curso terá (figura 4);

Depois de preencher essas informações clique no botão “Salvar mu-danças” (figura 05).

figura 04

figura 05

Page 22: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 22

Pronto, você acabou de criar o seu primeiro curso no Moodle, segue abaixo uma imagem mostrando a estrutura do curso criado (figura 06);

Na próxima aula, vamos aprender como inserir um vídeo do Youtube em nosso curso, por este motivo não deixe de conferir. Até logo!

figura 06

Page 23: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 23

Capítulo 08Inserindo vídeos no Moodle 2.8

Dentre as ferramentas que a plataforma coloca à disposição do usuário têm-se a possibilidade de inserir vídeos, seja de fonte própria, como arquivos pessoais, ou fontes como o Youtube.

O uso de vídeo em sala de aula facilita, em muito, a absorção do conteúdo por parte dos alunos.

Isso porque, associar um vídeo a uma aula serve como material complementar e a fixação da matéria se dá de forma mais leve.

O uso de vídeo na EAD é uma das grandes vantagens desse sistema de ensino e deve ser explorada ao máximo, quando o conteúdo da aula tem um exemplo visual a ser compartilhado.

Page 24: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 24

Embora a plataforma Moodle seja autoexplicativa e de fácil navegabilidade, as informações que vamos discorrer abaixo podem auxiliar na hora de inserir um vídeo.

Antes de começar o envio, é preciso selecionar o endereço do vídeo a ser utilizado. Tomemos como base um vídeo do Youtube – é importante lembrar que, para finalidades acadêmi-cas, pode-se usar o material extraído do Youtube sem ferir os di-reitos autorais.

Contudo, é sempre bom conferir se o vídeo é de licença de uso

Como inserir vídeos no Moodle 2.8

Creative Commons, o que permite liberdade de utilização. Ao escolher um vídeo no Youtube, dê prioridade àqueles cujos direi-tos autorais são previamente liberados.

O próximo passo a ser dado para a inserção do vídeo é: Copie do Youtube o código do vídeo que será inserido (esse dado pode ser conseguido na parte de baixo do vídeo, dentro da opção “com-partilhar”), depois clique em Incorporar e copie o código Iframe.

Em seguida, entre em sua plataforma e procure, no menu superior direito do seu Moodle, o link “ativar edição” (figura 01).

figura 01

Page 25: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 25

Na sequência, vá até a parte debaixo da tela, onde se encontram as opções para ação de inserção de material e selecione “incluir sumário” (essa opção está praticamente no meio da tela da interface do Moodle).

Você verá que vai aparecer uma tela de edição de texto. Acima dessa tela, de caixa de texto, existem alguns comandos. Selecione, no menu acima da caixa de texto, a opção “passar o código html”.(figura 02).

figura 02

Page 26: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 26

Em seguida, cole o código na caixa de textos e vá para a par-te de baixo da tela, próximo ao rodapé. Clique em “salvar as mudanças”.

Volte para a primeira página do Moodle, onde você escolheu “ativar seleção” e confira se o vídeo está anexado ao material. Por fim, certifique-se de que ele está rodando normalmente e

pronto: o vídeo foi inserido em sua sala de aula da plataforma Moodle!

Quer ter mais dicas sobre funcionalidades da plataforma Moodle? Não deixe de acompanhar o nosso blog e tudo o que vem por aí! Abraços!

Page 27: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 27

Capítulo 09Inserindo arquivos no Moodle 2.8

O Moodle oferece uma forma simples para que o professor possa disponibilizar seus materiais em seus cursos. Estes mate-riais podem ser arquivos do Word, Power Point, PDF e Planilhas de Excel. Os materiais inseridos podem ser visualizados de for-ma individual ou agrupados dentro uma pasta no Moodle.

A maioria dos tipos de arquivos que podemos inserir no Moodle dependem de software corretos para serem acessados pelo aluno, por este motivo, se vai usar um arquivo do Word, deixe claro para seu aluno que ele deverá ter o pacote Office para poder acessar o conteúdo da aula.

Existem duas maneiras de inserir arquivos no seu curso dentro do Moodle, as duas são extremamente simples e iremos abordar cada uma delas abaixo:

• Arrastar e soltar• Adicionar um recurso ou atividade

Antes de inserir qualquer arquivo dentro do Moodle primeiro você deve clicar no botão “Ativar edição”.

Como inserir arquivos no Moodle 2.8

Page 28: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 28

2 - Adicionar um recurso ou atividade

1 - Arrastar e soltarSe você estiver usando um navegador moderno, você pode sim-plesmente clicar, segurar e arrastar e soltar um arquivo direta-mente na sua página do curso.

Você vai saber se arrastar e soltar está disponível para você, porque você vai (brevemente) ver uma mensagem na parte su-perior da tela logo após você clicar no botão “Ativar edição”.

Em vez de arrastar e soltar o arquivo para inserir no Moodle, você pode também pode clicar no link “Adicionar uma atividade ou recurso”.

Depois de clicar no link, irá aparecer uma nova janela com algumas opções, escolha a opção “Arquivo”, como mostra a imagem abaixo e clique no botão “Adicionar” (figura 01).

Na próxima tela você vai precisar preencher os campos obrigatórios que são: Nome e Descrição.

OBS: Para arrastar e soltar uma pasta, você deve primeiro com-pactar a pasta usando qualquer programa de compressão de arquivos.

figura 01

Page 29: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 29

No campo Conteúdo, para inserir o arquivo basta você clicar no botão “Adicionar arquivo”

Ao clicar neste botão, irá abrir uma nova janela com algumas opções, clique no link “Enviar um arquivo”, depois clique no botão “Escolher arquivo”, procure o arquivo no seu computar e por fim clique no botão “Enviar este arquivo” (figura 02).

Para entender melhor como funciona na prática assista nossa videoaula “Como inserir arquivos no Moodle”

Quer ter mais dicas sobre funcionalidades da plataforma Moodle? Não deixe de acompanhar o nosso blog e tudo o que vem por aí! Abraços!

figura 02

Page 30: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 30

Edição de dados facilitada

Boletim mais responsivo

Novo método de agregaçãoBoletim de notas remodelado

O boletim de notas também sofreu alterações, principalmente na parte visual e também nas visualizações das notas que você recebe.

Esse novo relatório utiliza toda a janela para mostrar as notas; além disso, está com utilização mais simples, inclusive com ro-lagem mais suave, para qualquer direção que você quiser.

Além disso, a versão 2.8 do Moodle também lhe permite fazer a edição rápida de qualquer uma das células do boletim sem que pra isso você precise recarregar a página inteira do boletim.

Outra novidade é que agora o boletim funciona em qualquer plataforma possível, inclusive as de tablets e smartphones, além de dar uma visão geral que possibilita que você faça a edição de qualquer coluna ou linha que você queira.

A versão 2.8 do Moodle também tem um novo método de agre-gação de forma pondera que consegue fazer com que as notas simples sejam combinadas, que a interface seja ainda mais clara inclusive para o seu uso de pesos.

Ela também permite que você consiga suportar as notas escondidas, as notas excluídas e também um crédito extra, além de eliminar a antiga necessidade de qualquer outra agregação usada nas versões anteriores do Moodle.

Com todas essas novidades, o Moodle 2.8 promete facilitar a vida não só dos professores, mas também dos alunos que, agora, não precisam esperar até o horário do curso para conseguirem sanar suas dúvidas ou até mesmo abrir fóruns.

Além disso, a nova interface é mais intuitiva e bonita e fará com que você encontre de forma rápida tudo o que precisar; por isso, o Moodle 2.8 é a plataforma mais procurada pelos profissionais que querem oferecer cursos online.

É importante lembrar também que se você possui qualquer versão antiga do Moodle, poderá realizar a atualização para versão 2.8 sem perder nenhuma informação seja do curso ou do aluno. Claro que se você não possui conhecimento de como realizar esse procedimento, aconselho procurar um profissional ou empresa que faça essa atualização com segurança.

Page 31: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 31

Produtos oferecidosINSTALAÇÃO DO MOODLEAcesse nosso link: http://instalacao.moodlenapratica.com.br/contratar-instalacao-do-moodle

Com a instalação MOODLE NA PRÀTICA você sai na frente, pois já começa com um template customiza-do + 02 modelos de cursos prontos para você editar e inserir seu conteúdo.

• Instalação do seu Moodle em apenas 24 horas.• Templatetotalmente customizável.• Modelos de cursos prontos para você editar.• Mais barato que pagar por serviços separados.

HOSPEDAGEM DO MOODLEAcesse nosso link:http://lp.meutreinamentoonline.com.br/

Hospedagem Moodle para professores. A forma sim-ples e prática de começar seu negócio EAD

PROJETO EAD COMPLETOAcesse nosso link:http://projeto-ead-completo.moodlenapratica.com.br/

Monte seu negócio de educação a distância. Customize seu projeto com logo personalizado, cartão, site e plataforma Moodle personalizada para as suas necessidades.

VOCÊ NÃO PRECISA COMEÇAR SEU PROJETO COM O MOODLE DO ZERO.

SISTEMA MOODLE PARA ADMINISTRADORESAcesse nosso link: http://integracao-pagseguro.moodlenapratica.com.br/

Comece a vender seus cursos no Moodle.Venda seus cursos de forma simples e automatize o processo de matrícula do aluno.

• Instalação do seu Moodle em apenas 24 horas. • Integração com o Pag Seguro, Paypal e Moip.• Acompanhamento das transações . • Integração completa dos cursos.• Cupons de descontos.

Page 32: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 32

Instalação e configuração de ambiente MoodlePróximos cursos

Moodle na Prática é uma empresa Online que presta serviços focados para o Ambiente virtual Moodle. Oferecemos vários serviços voltados para professores que queiram ofere-cer aulas online e também para empresas que precisam oferecer treinamentos online para seus funcionários. Entre eles estão:

• Instalação e configuração de ambiente Moodle

• Customização de Temas do Moodle

• Integração do Moodle com sistemas de Pagamentos

• Treinamentos Moodle In Company

• Consultoria Moodle

Para maiores informações entre em contato conosco através do formulário de contato ou do e-mail [email protected]

Page 33: MOODLE NA PRÁTICA - blob. · PDF fileCapítulo 01: Moodle como ... aula deve ter em mente outros fatores, como: ... E mais, se você não é do meio educacional procure alguém que

MOODLE NA PRÁTICA

Curso básico de Moodle 2.8 33