Mórmons apologética cristã

7
Mórmons Apologética Cristã INTRODUÇÃO Os Mórmons: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. FUNDADOR: Joseph Smith Júnior, em abril de 1830, nos Estados Unidos. PATRIMÔNIO ESTIMADO: Em 1999 avaliado em 25 bilhões de dólares e renda anual de 5 bilhões de dólares!! Para se ter uma idéia maior, hoje Bill Gates tem uma fortuna de 55,5 bi de dólares PERFIL DO MÓRMON: camisa branca, calça e gravata azul-marinho, na camisa uma plaqueta de identificação escrito “ELDER”, seguido do nome da pessoa que usa a plaqueta. Vida isenta de vícios. Assistência social. Grande ardor missionário. Doutrina difundida extremamente herética. MÉTODO PARA GANHAR ADEPTOS: visitação em duplas de casa em casa. ARGUMENTO USADO: lançam dúvidas sobre o cristianismo e integridade das igrejas evangélicas MATERIAL: Começam usando a Bíblia. Depois de algum tempo, passam para o Livro de Mórmon, que é o principal livro deles, ao qual seguem acima da Bíblia. ORIGEM Joseph Smith TINHA APENAS 15 ANOS, LEU Tiago 1.5 (...se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus...), resolveu ir a um bosque meditar e orar e voltou dizendo que tivera uma visão de 2 anjos parados sobre a terra. Um era Deus e o outro, Jesus(!?!). Ambos disseram a ele que todas as igrejas estavam erradas e que ele não deveria fazer parte de nenhuma pois, em breve, apareceria uma do verdadeiro evangelho. AOS 18 ANOS afirmou que um anjo, Moroni, lhe disse que tinha um livro escrito em placas de ouro que continha o verdadeiro evangelho e estavam escondidas, sendo que dali há dois anos Joseph deveria achá-las num lugar determinado. ORIGEM Joseph Smith contou que, dois anos depois, em 1827, achou os livros escritos nas placas de ouro, traduziu e publicou em 1830 o Livro de Mórmon. Perguntado sobre onde estariam os livros que ninguém, além dele, viu, disse que, depois da tradução, devolveu tudo para o anjo, que as escondeu novamente Em 1829, Joseph e seu amigo Oliver Cowdery, que o ajudou na tradução, dizem ter conversado com João Batista, que os autorizou a serem sacerdotes. Sendo assim, um batizou o outro, Smith fundou sua igreja em abril de 1830 e disse que teve uma revelação que o designou como “O Profeta” ORIGEM Começou a liderar uma colônia de mórmons de forma devassa e herética, chegando a ter 27 esposas e 44 filhos. Pregou a poligamia e provocou um racha na seita. Também liderou os mórmons na opressão ao povo, assaltos a propriedades, sendo por isso combatidos com violência. Smith chegou a afirmar que o momento em que mais sentia o Espírito de Deus era quando os mórmons barbarizavam seus opositores! Após vários problemas com a polícia, Joseph Smith e seu irmão Hiram foram seqüestrados por uma multidão enfurecida, que os matou a tiros em 27/06/1844, em Carthage, Illinois, EUA. ORIGEM / SITUAÇÃO ATUAL Após a morte de Smith,Brighan Young tornou-se líder. Alguns não o aceitaram e escolheram um filho de Joseph como líder, grupo com o nome de A Igreja

Transcript of Mórmons apologética cristã

Page 1: Mórmons apologética cristã

Mórmons Apologética Cristã

INTRODUÇÃO Os Mórmons: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.   FUNDADOR: Joseph Smith Júnior, em abril de 1830, nos Estados Unidos. PATRIMÔNIO ESTIMADO: Em 1999 avaliado em 25 bilhões de dólares e renda anual de 5 bilhões de dólares!! Para se ter uma idéia maior, hoje Bill Gates tem uma fortuna de 55,5 bi de dólares PERFIL DO MÓRMON: camisa branca, calça e gravata azul-marinho, na camisa uma plaqueta de identificação escrito “ELDER”, seguido do nome da pessoa que usa a plaqueta. Vida isenta de vícios. Assistência social. Grande ardor missionário. Doutrina difundida extremamente herética. MÉTODO PARA GANHAR ADEPTOS: visitação em duplas de casa em casa. ARGUMENTO USADO: lançam dúvidas sobre o cristianismo e integridade das igrejas evangélicas MATERIAL: Começam usando a Bíblia. Depois de algum tempo, passam para o Livro de Mórmon, que é o principal livro deles, ao qual seguem acima da Bíblia.

ORIGEM Joseph Smith TINHA APENAS 15 ANOS, LEU Tiago 1.5 (...se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus...), resolveu ir a um bosque meditar e orar e voltou dizendo que tivera uma visão de 2 anjos parados sobre a terra. Um era Deus e o outro, Jesus(!?!). Ambos disseram a ele que todas as igrejas estavam erradas e que ele não deveria fazer parte de nenhuma pois, em breve, apareceria uma do verdadeiro evangelho. AOS 18 ANOS afirmou que um anjo, Moroni, lhe disse que tinha um livro escrito em placas de ouro que continha o verdadeiro evangelho e estavam escondidas, sendo que dali há dois anos Joseph deveria achá-las num lugar determinado.

ORIGEM Joseph Smith contou que, dois anos depois, em 1827, achou os livros escritos nas placas de ouro, traduziu e publicou em 1830 o Livro de Mórmon. Perguntado sobre onde estariam os livros que ninguém, além dele, viu, disse que, depois da tradução, devolveu tudo para o anjo, que as escondeu novamente Em 1829, Joseph e seu amigo Oliver Cowdery, que o ajudou na tradução, dizem ter conversado com João Batista, que os autorizou a serem sacerdotes. Sendo assim, um batizou o outro, Smith fundou sua igreja em abril de 1830 e disse que teve uma revelação que o designou como “O Profeta”

ORIGEM Começou a liderar uma colônia de mórmons de forma devassa e herética, chegando a ter 27 esposas e 44 filhos. Pregou a poligamia e provocou um racha na seita. Também liderou os mórmons na opressão ao povo, assaltos a propriedades, sendo por isso combatidos com violência. Smith chegou a afirmar que o momento em que mais sentia o Espírito de Deus era quando os mórmons barbarizavam seus opositores! Após vários problemas com a polícia, Joseph Smith e seu irmão Hiram foram seqüestrados por uma multidão enfurecida, que os matou a tiros em 27/06/1844, em Carthage, Illinois, EUA.

ORIGEM / SITUAÇÃO ATUAL Após a morte de Smith,Brighan Young tornou-se líder. Alguns não o aceitaram e escolheram um filho de Joseph como líder, grupo com o nome de A Igreja Reorganizada dos Santos dos Últimos Dias. Foram se dividindo e hoje temos pelo menos 6 grupos diferentes. Young, líder do grupo principal, teve 27 esposas e 56 filhos.Foi sucedido por John Taylor, que possuía 7 mulheres. Com sua morte, foi sucedido por Wilford Woodruff, o qual foi obrigado a proibir poligamia por causa da lei aprovada pelo Congresso Americano proibindo a poligamia. Desde 05/02/2008 o presidente é Thomas Monson, de 80 anos de idade.SITUAÇÃO ATUAL 1. Igreja dos Santos dos Últimos Dias - e o maior grupo e embora não gostem de falar a poligamia, seu autou contemporâneo John J. Stewart afirma: "A Igreja nunca renunciou, nem jamais renunciará essa doutrina. A revelação sobre o matrimônio pluralista ainda faz parte integrante das escrituras dos SUD e sempre o fará" (Brighan Young and his Wives) 2. Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - rejeita a poligamia e aceita a tradução

Page 2: Mórmons apologética cristã

inspirada de Smith. 3.Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Strangistas - tem esse nome porque seguiu a liderança de J. Strang, que se recusou a seguir Brighan Young. 4.Igreja de Cristo do Lote do Templo - tem esse nome porque se acha situada no terreno que Smith indicou como local em que seria reconstituído o templo de Sião. Não adota a poligamia. 5.Igreja de Jesus Cristo Bickertonista - é o menor de todos os grupos. Não aceita poligamia.Foi fundada por W. Bickerton em 1862. 6.Igreja de Jesus Cristo Cutlerista - também é muito pequena. Não aceita a poligamia. Foi fundada por A. Cutler em 1853.

LITERATURA MÓRMON A Bíblia - "Cremos que a Bíblia é a palavra de Deus até onde for corretamente traduzida." Eles não são fiéis a essa declaração. A "Versão Inspirada da Bíblia" - feita por Smith e impressa em 1866 pelo grupo dissidente chamado Igreja Reorganizada. Dependendo da sua conveniência, usam o texto canônico ou essa versão. Livro de Mórmon - publicado em 1830 como de autoria de Smith. Nas edições sucessivas Smith aparece apenas como tradutor. O livro conta a vinda de Cristo ressurreto à América, onde Ele teria pregado aos habitantes, resultando isso na formação de uma Igreja Cristã na América no século I. Essa Igreja teria desaparecido no decorrer de século IV. No decorrer do progresso de escreverem o livro, aparece outro personagem: Oliver Cowdry, que fora o escriba de Smith e quem lhe dera a idéia de fundarem uma Igreja. Cada qual batizou e ordenou o outro, sob as supostas ordens de João Batista. Cowdry é também uma das três testemunhas que assinam a declaração de que tinham visto as placas. Cowdry foi expulso da igreja logo após e negou suas declarações (Oliver Cowdry Defense.Logo depois da expulsão de Cowdry, Sidney Rigdon tornou -se teólogo de Smith, com o qual já estava em contato e que é um dos fundadores da igreja)

LITERATURA MÓRMON Pactos e Mandamentos, Doutrinas e Conventos,Doutrinas e Pactos - o livro fundamental dos mórmons. Contém 163 revelaçoes dadas por Deus a Smith, 1830 e 1843, como sendo a Palavra do senhor. É também chamado pela igreja reorganizada de Livro dos Mandamentos. Nesse livro Deus foi apresentado como tendo corpo de carne e osso(Doctrines and Covenants) Pérola de Grande Valor - é composto do livro de Moisés e Livro de Abraão. No segundo livro já se nota um nítido politeísmo: Deus é apresentado como um entre vários deuses. Possui ainda algumas revelações que se diz terem dadas por Deus a Smith e os 13 artigos de fé do mormonismo. Diz o fundador do mormonismo que Abraão e Moisés escreveram os livros que têm seus nomes! Discurso do Ancião King Follet - discurso proferido por Smith no funeral do ancião King Follet. Fala sobre a divinação do homem e a humanização de Deus. Desse discurso surgiu o seguinte aforismo de Lorenzo Snow: "O que o homem é agora, Deus já o foi. O que Deus é agora, nós seremos depois." O Diário Deseret News - é o jornal oficial dos mórmons, editado na cidade de Salt Lake.

FALSAS PROFECIAS Jesus disse: " acautelai-vos dos falsos profetas" (Mateus 7:15) e o Apóstolo João advertiu que " muitos falsos profetas têm saído pelo mundo " (1 João 4:1) . Como nós podemos identificar um falso profeta? Um teste simples, mas fundamental é examinar as profecias que eles fizeram em nome de Deus. Se uma única dessas profecias não se cumprir o pregador é identificado como um falso profeta e nós somos exortados a não darmos atenção a ele (Deuteronômio 18:20-22).

FALSAS PROFECIAS Guerra Civil Americana: “Inglaterra participará!” - Não participou. “A guerra será entre todas as nações”. - Não foi. “Haverá terremoto durante a guerra”. - Nada. “Sofrimento, fome e grande lamento na terra pela guerra” - Não aconteceu. “Naquele tempo, os mórmons estarão no “lugar santo”, ou seja, no Condado de Jackson, em Missouri”. - Os mórmons jamais tomaram posse daquela terra.

FALSAS PROFECIAS Concernente à Nova Jerusalém e seu templo (Apocalipse 21:22). Segundo esta profecia em Doutrina e Convênios 84:1-5, dada em setembro de 1832, a cidade e o templo devem ser erigidos no estado de Missouri nesta (atual) geração. Os apóstolos da igreja mórmon conheciam esta profecia e declararam no Journal of Discourses (Diário de Discursos) (volume 9, página 71; volume10, página 344; volume 13, página 362), sua certeza de que esta profecia havia de se cumprir durante a

Page 3: Mórmons apologética cristã

geração na qual a profecia foi feita por Smith em 1832. De fato, no dia 5 de maio de 1870, o apóstolo Orson Pratt declara ostensivamente: "Os Santos dos Últimos Dias esperam ter o cumprimento desta profecia durante a geração em existência em 1832 assim como esperam que o sol nasça e se ponha amanhã. Por quê? Porque Deus não pode mentir. Ele cumprirá todas as suas promessas.“ A cidade não foi construída; o templo não foi erigido nesta geração. A profecia era falsa.

FALSAS PROFECIAS Sião, no Estado de Missouri, "não poderá cair, nem ser removida de seu lugar", Doutrina e Convênios, seção 97:19. José Smith estava na cidade de Kirtland, Estado de Ohio quando fez esta predição e não tinha consciência de que Sião fora removida--duas semanas antes da assim chamada revelação. A casa Nauvoo deve pertencer à família Smith para sempre, Doutrina e Convênios 124:56-60. José Smith foi morto em 1844. Os mórmons foram levados de Nauvoo e a casa já não pertence à família Smith. Esta profecia era falsa.

FALSAS PROFECIAS Os inimigos de José Smith serão confundidos ao procurar destruí-lo, 2 Nefi 3:14, O Livro de Mórmon. Smith foi morto, a bala, na prisão de Carthage, em Illinois, no dia 27 de junho de 1844. Jesus Cristo devia nascer em "Jerusalém, que é a terra de nossos antepassados", Alma 7:10, O Livro de Mórmon. A Palavra de Deus diz que Jesus nasceria em Belém (Miquéias 5:2), e essa profecia foi cumprida (Mateus 2:1). A vinda do Senhor, History of the Church (História da Igreja), volume 2, página 182. Em 1835 José Smith, profeta e presidente predisse "a vinda do Senhor, que estava próxima...até mesmo cinqüenta e seis anos deviam terminar a cena". Referente aos "habitantes da lua", Journal of Oliver B. Huntington, volume 2, página 166. Esse devoto e dedicado companheiro mórmon de José Smith citou-o descrevendo sua revelação a respeito da lua e seus habitantes: "Os habitantes da lua têm tamanho mais uniforme que os habitantes da Terra, têm cerca de 1,83m de altura. Vestem-se muito à moda dos quacres, e seu estilo é muito geral, com quase um tipo só de moda. Têm vida longa; chegando geralmente a quase mil anos."

FALSAS PROFECIAS Uma profecia bastante reveladora é relatada por David Whitmer, uma das Três Testemunhas do Livro de Mórmon. Em seu livro, An Address to All Believers in Christ (Uma Proclamação a todos os crentes em Cristo)--(Richmond, Missouri, 1887), Whitmer disse que José Smith recebeu uma revelação de que os irmãos deviam ir a Toronto, no Canadá, e que venderiam ali os direitos autoraris do Livro de Mórmon. Foram mas não puderam vender o livro, e pediram explicações a José Smith. Smith, sempre esperto, disse-lhes: "Algumas revelações são de Deus; algumas são dos homens, e outras são do diabo.“ Profeta bíblico algum jamais usou tal desculpa, pois nenhum profeta verdadeiro de Deus jamais falhou. Durante o período do Antigo Testamento, Smith teria sido imediatamente apedrejado até à morte, por se fazer passar por profeta de Deus. Se Smith não podia saber se a profecia vinha de Deus, do homem ou do diabo, não podemos confiar em suas revelações em O Livro de Mórmon e também nos outros escritos. Como é que podemos confiar nosso destino eterno a tal homem?! Os mórmons gostariam de tachar o livro de Whitmer de "escrito apóstata". Dizem, entretanto, ser ele uma das três Testemunhas Sagradas, que "jamais negou seu testemunho"; neste caso ele certamente não poderia ser apóstata.

FALSAS PROFECIAS Em outra ocasião o astuto Smith declarou: "Na verdade, assim diz o Senhor: é sábio que o meu servo David W. Patten, liquide todos os seus negócios, logo que possível, e disponha de sua mercadoria, para que na primavera que vem, em companhia de outros, doze, incluindo a si, desempenhe uma missão para mim, a fim de testificar do meu nome e levar novas de grande alegria a todo o mundo.”

FALSAS PROFECIAS A data em que esta profecia foi dada era 17 de abril de 1838. David Patten morreu de ferimentos de arma de fogo no dia 25 de outubro de 1838. Não viveu para sair em missão na primavera. Deus, que conhece o futuro, não haveria de chamar um homem para uma missão, não a revelaria nem a faria registrar se soubesse que esse homem morreria antes do seu cumprimento. Isso

Page 4: Mórmons apologética cristã

faria de Deus um idiota ignorante, sem preparo e sem conhecimento do futuro. Suas revelações e profecias certamente não seriam "a segura Palavra de Deus“.

FALSAS PROFECIAS Os mórmons tentam, pateticamente, defender esta profecia de Smith dizendo que David Patten pode ter sido chamado para uma missão em algum outro mundo (depois da morte). Se isto for verdade, não há registro de que os outros onze homens também tenham morrido para acompanhar a Patten nessa missão à qual foram chamados. É estranho que Deus nem mesmo se tenha importado em mencionar uma coisa tão estupenda como a morte do homem, expondo-se a uma acusação de profecia falsa. Deus não brinca com sua palavra nem com seus profetas. Esta profecia de Joseph Smith foi uma profecia falsa, e não de Deus.

DOUTRINAS: DEUS "O Pai tem um corpo de carne e osso tão tangível quanto o do homem. O filho de Deus também é assim." Citam Gênesis 1:26(Ibid; journal of Discourses, Tiago 1:17; Números 23:19; Romanos 1:23,25; Hebreus 13:8) "Deus nosso pai celestial foi talvez uma criança e mortal como somos agora, e elevou-se passo a passo na escala de progresso até o ponto em que se encontra agora"(Idem, Ibid.).

DOUTRINAS: JESUS CRISTO "Quando a virgem Maria concebeu o menino Jesus, Ele não foi gerado pelo Espirito Santos. E quem é seu pai? É o primeiro da raça humana: Adão! (Journal of Discourses, vol. 2)". Afirmam que, após a ressurreição, Jesus veio à América do Norte, pregou a seus habitantes, escolheu doze apóstolos e deixou uma igreja organizada que perdurou por quase duzentos anos. Afirmam ainda que Jesus é o irmão mais velho da humanidade. Foi gerado como nós. Toma como base Colossenses 1:15 e Apocalipse 1:5. É claro que a palavra "primogênito"nessas passagens não significa apenas o primeiro gerado, mas também: Preeminente em tudo - Salmo 89:27; Êxodo 4:22; I Coríntios 15:23. Herdeiro de Tudo - Hebreus 1:2. O que tem direito sobre tudo - Apocalipse 5:9.

DOUTRINAS: ESPÍRITO SANTO Não é uma Pessoa, é uma “coisa”.Um sacerdote mórmon disse que “satanás faz uso do Espírito Santo, usando o poder dessa “coisa” de modo perverso.” A Bíblia, porém, revela o Espírito Santo como uma pessoa, a terceira Pessoa da Trindade, pois ele é Deus, "...na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito" (2 Co. 3:18). O Espírito Santo possui intelecto; Ele penetra todas as coisas (1 Co. 2:10,11) e é inteligente (Rm 8:27). Ele tem emoção, sensibilidade (Rm. 15:30; Ef. 4:30) e vontade (At. 16:6-11; 1 Co. 12:11). As três faculdades: intelecto, emoção e vontade, caracterizam PERSONALIDADE

DOUTRINAS: TRINDADE Afirmam que existem três deuses e não uma trindade, no primeiro artigo de declaração de fé mórmon (Genesis 1:1; Isaías 6:8; Mateus 3:16,17; João 15:26). Nos escritos de seus autores, existem muitas contradições, principalmente comparando com o próprio Livro de Mórmon, em Alma 3:3-16

DOUTRINAS: CRIAÇÃO "Tudo que existe, seja visível ou invisível, é eterno e sempre existiu. Deus não criou nada, apenas reuniu e coordenou aquilo que era matéria" Perguntaríamos: Quem Criou aquilo que Deus reuniu? Leia Romanos 4:17; Colossenses 1:16,17; Hebreus 11:3; Salmo 148:1-5; Efésios 3:9; Apocalipse 10:6 e outras referências).

DOUTRINAS: HOMEM O mormonismo eleva o homem ao nível de Deus e rebaixa Deus ao nível do homem (Milenial Star, vol. 23) "O homem estava no principio com Deus"(Progress of Man) Exalta a queda do homem. Diz ter sido além de uma oportunidade para "abrirem os olhos", um direito a terem descendência...(Livro de Moisés). Afirmam ainda que a morte temporal do homem não poderia ter deixado de acontecer, pois nesse caso destruiria o grande plano de felicidade.(Alma 42:8) A Bíblia responde a verdade em: Gênesis 3:5; Isaías 14:14; Gênesis 1:26; Matheus 19:4; Jó 38:4; Romanos 5:12-19

Page 5: Mórmons apologética cristã

DOUTRINAS: PECADO "Pecado é uma realidade que contribui para impedir ou retardar o desenvolvimento da alma humana” Aqui, os mórmons têm muito a ver com o espiritismo, aliás, para os bons observadores, já deve ter ficado na mente a grande semelhança entre doutrina dos mórmons e a dos espíritas A verdade bíblica lemos em: Romanos 5:12; 6:23; Ezequiel 18:20; Thiago 1:15)

DOUTRINAS: SALVAÇÃO A salvação vem pelas obras, principalmente pela obediência aos preceitos a às cerimônias da igreja mórmon. (Alma 40:21) O homem, após a morte, terá ainda uma segunda oportunidade mediante o batismo pelos mortos. Os mórmons vivos passam pelo batismo e outras cerimônias com a finalidade de beneficiar os mortos que estão no mundo dos espíritos; sendo que estes têm o direito de aceitar ou rejeitar a obra para eles A verdade bíblica: Atos 4:12; Efésios 1:7,1; 1 Pedro 1:18,19; Hebreus 9:27; Romanos 5:9

DOUTRINAS: CÉU / INFERNO Três Locais de glória Céu: a) Reino Telestial - para onde vão os ímpios do mundo. b) Reino Terrestial - para onde vão as pessoas que não foram mórmons. c) Reino Celestial - reservado somente para os mórmons, onde os mórmons que se casaram no templo e se tornaram dignos chegaram à exaltação ou deidade. Inferno: O Inferno ou a segunda morte é reservado para o diabo e seus anjos, e para os mórmons apóstatas. Os mórmons usam I Coríntios 15:40,41 para ensinar que existem três céus(cf.II Coríntios 12:2). Ora, qualquer pessoa familiarizada com o pensamento judaico (Paulo era Judeu) sabe que eles tanto quanto os cristãos crêem na existência de três céus, mas não da forma como são definidos pela doutrina mórmon. O primeiro céu é o atmosférico( das nuvens, pássaros, aviões, etc.); o segundo é o das estrelas e planetas, o terceiro é o lugar da habitação de Deus. A Bíblia jamais ensina haver três céus que sirvam de habitação eterna para o homem.

DOUTRINAS: BATISMO PELOS MORTOS Tomam I Coríntios 15:29 como base. Nessa passagem, embora existam dezenas de explicações razoáveis para o ato, Paulo não ratifica tal prática; pelo contrário, usa o exemplo de uma prática sem fundamento bíblico praticada pelos seus oponentes em Corinto para mostrar a sua incoerência. O verdadeiro sentido da morte é explicado por Paulo logo a seguir no versículo 31. A incoerência dos oponentes de Paulo está no fato de negarem a ressurreição e, no entanto, aceitarem o batismo pelos mortos. Tal batismo era praticado pelas seitas heréticas dos marcionitas e montanistas. Em 393 a.C. o concílio de Hipona rejeitou tal prática. No Livro Doutrinas e Pactos, esse ensinamento é claro. Whalen informa que em 1857 o presidente Woodruff informou que ele tinha sido batizado por procuração mais de cem vezes a favor de homens eminentes como João Wesley, Colombo, etc.; e que só no decorrer do ano de 1962 a Igreja registrou 2.566.476 batismos pelos mortos (O Caos das Seitas)

DOUTRINAS: CASAMENTO Os que forem realizados segundo os preceitos da Igreja Mórmon perdurarão pela eternidade, desde que haja afinidade espiritual entre os cônjuges. A doutrina de Smith acerca do matrimônio contém dois elementos básicos: a pluralidade de esposas e o matrimônio espiritual A verdade bíblica: Mateus 22:29,30

DOUTRINAS: CASAMENTO (POLIGAMIA) "Se um homem casar com uma jovem e, por consentimento desta, casar com outra, e ambas forem dele somente, não há adultério." "Se vier assim a casar com outras dez, não comete adultério, pois todas lhe pertencem; é justificado seu ato." "Jesus Cristo foi polígamo: Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, eram suas esposas pluralistas, e Maria Madalena era outra. A festa de Caná era de um de seus próprios casamentos" A verdade bíblica: Marcos 10:7,8; I Coríntios 7:2;1; I Timóteo 3:12; Tito 1:6; Romanos 7:2,3)

DOUTRINAS: VOLTA DE CRISTO Crêem na segunda vinda de Cristo, porém pervertendo o sentido bíblico. A cidade de Sião será construída na América do Norte, e também o templo do Milênio A verdade bíblica: Zacarias 14:4; 8:3,22; Isaías 2:3

Page 6: Mórmons apologética cristã

DOUTRINAS: DESCENDENTES DE CAIM O mormonismo sempre pregou que o negro é inculto, indecente, desagradável, antipático e selvagem. Até 1978,os negros não podiam ser sacerdote mórmon e nem entrar em seus templos. Alegam que os negros descendem de Caim, que teve aquela marca de maldição sobre si. Mesclar-se com eles é trazer a maldição de Caim para o mormonismo. Dizem que as orações dos mórmons fizeram Deus voltar atrás nesse preceito e, desde junho de 1978, todo homem pode exercer o sacerdócio. Veja bem que os mórmons colocaram a culpa de racismo em Deus!! Em verdade descobriu-se que os mórmons é que voltaram atrás porque: Os mórmons foram ameaçados pelo governo de perda de isenção de impostos. Os atletas negros estavam boicotando a universidade mórmon. O povo boicotou viagens de turismo nas terras mórmons. Mórmons dissidentes ameaçaram entrar com processo civil contra seus líderes.

CONCLUSÃO GALATAS 1:6-9 : “Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.”  

CONCLUSÃO 1 Timóteo 4:1-6: "Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, proibindo o casamento ordenado a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada. Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido."

CONCLUSÃO Você está disposto a fazer pela VERDADE o que as seitas e seus adeptos fazem pela MENTIRA?