Movimento encontro de irmãos

17
MOVIMENTO DE EVANGELIZAÇÃO ENCONTRO DE IRMÃOS Gilbraz Aragão (textos e fotos)

Transcript of Movimento encontro de irmãos

Page 1: Movimento encontro de irmãos

MOVIMENTO DE EVANGELIZAÇÃO ENCONTRO

DE IRMÃOS

Gilbraz Aragão(textos e fotos)

Page 2: Movimento encontro de irmãos
Page 3: Movimento encontro de irmãos

o povo do encontro de irmãos

Na Mustardinha, seu Manoel e o barraco onde mora: os ratos roeram os papéis da aposentadoria e a prefeitura levou o cavalo que usava na carroça de trabalho, sob alegação de estar sua cocheira “poluindo o perímetro urbano”.

Page 4: Movimento encontro de irmãos

Dona Bel paga promessa aos santos Cosme e Damião, pelo filho curado milagrosamente, reunindo as crianças da Rua do Poço para uma festinha: a fé vai criando comunidade na Lagoa da Carniça!

Page 5: Movimento encontro de irmãos

Bairro da Mangueira, Dona Benedita: com o marido louco, cria assim mesmo suas duas meninas e um menino, além do bebê que encontrou no capinzal, os gatos e o pinto (nas suas mãos). É este povo pobre que se encontra com os irmãos e celebra suas lutas por justiça e liberdade – “na luz do Espírito”.

Page 6: Movimento encontro de irmãos

Os grupos do Encontro de Irmãos, “pobres que evangelizam os pobres”, sobem o Morro na Festa da Conceição: “A gente somos uma semente que o Espírito plantou no meio desse povo”.

Page 7: Movimento encontro de irmãos

Aí ajudam a invocar a santa não somente como força nos limites da vida (“Vinde em meu favor, Virgem Soberana...”), mas também como modelo para a ação histórica (“Derruba os poderosos...”).

Page 8: Movimento encontro de irmãos

o jeito do encontro de irmãos

A maioria dos grupos surge por motivações religiosas. A partir das novenas, o pessoal se reúne em torno da Bíblia, ligando a fé e a vida, a Palavra libertadora e o sofrimento do povo.

Page 9: Movimento encontro de irmãos

Mas a reflexão vai se unindo à ação, a fé interagindo com a política. Os grupos (como este, de Escada) decidem fazer uma pesquisa, descobrindo o problema mais sentido e as propostas do povo. Esse resultado vai pra Assembléia...

Page 10: Movimento encontro de irmãos

Aí a ação, social ou religiosa, é planejada: as tarefas são divididas e as equipes formadas para preparar o mutirão ou – se uma instituição pode resolver – para fazer o abaixo-assinado ou manifestação buscando soluções...

Page 11: Movimento encontro de irmãos

passeata pela água no Recife, assembléia de sindicato em Amaraji, festa de Pentecostes.

Page 12: Movimento encontro de irmãos

Cada passo é avaliado com todo mundo e aprofundado com os mais interessados. Ao mesmo tempo, essa caminhada vai sendo celebrada pelos grupos do Encontro de Irmãos (como nesta reunião da Equipe Executiva).

Page 13: Movimento encontro de irmãos

os grandes encontros do movimento

Na Festa de Pentecostes, palmas e cantos, ao ritmo dos pandeiros, cercados pelas flores vermelhas e pelo crepitar das tochas... No Encontro de Irmãos, “Com o Espírito de Deus, os Leigos Lutam por uma Nova Sociedade” – este foi o tema!

Page 14: Movimento encontro de irmãos

O Conselho Anual resolve toda a vida do Movimento, aprofunda o tema do ano daí tira as linhas de ação. Em 87 aprofundou-se a “missão do encontro de irmãos na Igreja e na sociedade”...

Page 15: Movimento encontro de irmãos

“Na Igreja dos Pobres a Palavra de Deus é ligada à vida, o povo celebra do seu jeito os sofrimentos e vitórias, a fraternidade é praticada entre cristãos de diversas igrejas (...) e os conselhos, animadores e padres garantem a união da gente”.

Page 16: Movimento encontro de irmãos

Apareceu no Encontro de Avaliação das Ações uma “árvore da luta da gente”: nascida no pote do Encontro de Irmãos, seus galhos abrigam nomes dos Conselhos de Moradores e Sindicatos...

Page 17: Movimento encontro de irmãos

encontro de irmãos nas cebs

O Movimento se descobriu matriz de um modelo de Igreja em que os leigos reúnem-se para meditar o Evangelho em ligação com a vida e aí vão colaborando com o Governo de Deus.