Movimento Estudantil: o enfoque da Biblioteconomia

17
MOVIMENTO ESTUDANTIL: MOVIMENTO ESTUDANTIL: o enfoque da o enfoque da Biblioteconomia Biblioteconomia Jonathas Carvalho Jonathas Carvalho [email protected] [email protected]

description

Palestra proferida, visando explicitar pressupostos conceituais básicos relativos a representatividade estudantil na Universidade, bem como tem como enfoque específico o Movimento Estudantil em Biblioteconomia.

Transcript of Movimento Estudantil: o enfoque da Biblioteconomia

MOVIMENTO ESTUDANTIL: MOVIMENTO ESTUDANTIL: o enfoque da o enfoque da

BiblioteconomiaBiblioteconomia

Jonathas CarvalhoJonathas [email protected]@cariri.ufc.br

ALGUNS CONCEITOSALGUNS CONCEITOS CENTRO ACADÊMICO (CA) – instrumento criado para CENTRO ACADÊMICO (CA) – instrumento criado para

representar institucionalmente os alunos de um determinado representar institucionalmente os alunos de um determinado curso ou faculdade. curso ou faculdade.

Ex: Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua (CACB) da Ex: Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua (CACB) da Faculdade de Direito, Centro Acadêmico Frei Tito De Alencar Faculdade de Direito, Centro Acadêmico Frei Tito De Alencar (CAFTA) do Curso de História, Centro Acadêmico Ariluci (CAFTA) do Curso de História, Centro Acadêmico Ariluci Goes Elliott (CABIAGE) DO Curso de Biblioteconomia da UFC Goes Elliott (CABIAGE) DO Curso de Biblioteconomia da UFC CARIRI.CARIRI.

DIRETÓRIO ACADÊMICO (DA) – entidade que visa DIRETÓRIO ACADÊMICO (DA) – entidade que visa representar institucionalmente mais de um curso dentro de representar institucionalmente mais de um curso dentro de uma mesma universidade, especialmente cursos ligados a uma mesma universidade, especialmente cursos ligados a um mesmo Departamento. um mesmo Departamento.

Ex: Diretório Acadêmico Tristão De Athayde (DATA) que Ex: Diretório Acadêmico Tristão De Athayde (DATA) que representa os Cursos do Departamento de Comunicação representa os Cursos do Departamento de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) da UFC de Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) da UFC de Fortaleza.Fortaleza.

ALGUNS CONCEITOSALGUNS CONCEITOS DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES (DCE) – DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES (DCE) –

entidade que visa a representação institucional dos entidade que visa a representação institucional dos estudantes de todos os cursos de uma determinada estudantes de todos os cursos de uma determinada universidade. universidade.

Vale ressaltar que para a criação de um dce é Vale ressaltar que para a criação de um dce é preciso a existência mínima de 5 cursos na preciso a existência mínima de 5 cursos na universidade.universidade.

Conselho de entidades de base (ceb) – é o órgão Conselho de entidades de base (ceb) – é o órgão deliberativo que congrega representantes: de todos deliberativo que congrega representantes: de todos os centros acadêmicos, do conselho de residentes, os centros acadêmicos, do conselho de residentes, da diretoria do dce, sem poder hierarquizado.da diretoria do dce, sem poder hierarquizado.

OUTRAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO OUTRAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO ESTUDANTILESTUDANTIL

UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE) – é a entidade que representa (UNE) – é a entidade que representa institucionalmente os interesses dos institucionalmente os interesses dos universitários em âmbito nacional;universitários em âmbito nacional;

UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES (UEE’s) – são entidades filiadas a une e (UEE’s) – são entidades filiadas a une e representam institucionalmente os representam institucionalmente os estudantes universitários do estadoestudantes universitários do estado..

OUTRAS FORMAS DE OUTRAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO ESTUDANTILREPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL

EXECUTIVAS:EXECUTIVAS:

NACIONAL – visa a representação em âmbito nacional de NACIONAL – visa a representação em âmbito nacional de um determinado curso, buscando avaliar seus um determinado curso, buscando avaliar seus problemas, perspectivas, avanços, desafios, problemas, perspectivas, avanços, desafios, apresentando discussões por meio de encontros apresentando discussões por meio de encontros nacionais de estudantes, bem como por e-mails, grupos nacionais de estudantes, bem como por e-mails, grupos de discussão via web e sites, dentre outros.de discussão via web e sites, dentre outros.

REGIONAIS – visa a representação em âmbito regional de REGIONAIS – visa a representação em âmbito regional de um determinado curso, buscando avaliar seus um determinado curso, buscando avaliar seus problemas, perspectivas, avanços, desafios, problemas, perspectivas, avanços, desafios, apresentando discussões por meio de encontros apresentando discussões por meio de encontros nacionais de estudantes, bem como por e-mails, grupos nacionais de estudantes, bem como por e-mails, grupos de discussão via web e sites, dentre outros.de discussão via web e sites, dentre outros.

CONCEITO DE MOVIMENTO CONCEITO DE MOVIMENTO ESTUDANTILESTUDANTIL

É a reunião, desenvolvimento e ação É a reunião, desenvolvimento e ação acadêmico-política que partem das acadêmico-política que partem das tensões de diversos segmentos tensões de diversos segmentos estudantis institucionais (ca’s, da’s, dce, estudantis institucionais (ca’s, da’s, dce, conselho de residentes, executivas, união conselho de residentes, executivas, união dos estudantes), bem como de todos os dos estudantes), bem como de todos os estudantes da universidade.estudantes da universidade.

COMO FUNCIONA A EXECUTIVA NACIONAL DOS COMO FUNCIONA A EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO,

CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - EXNEBD- EXNEBD

EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA (EXNEBD) DE BIBLIOTECONOMIA (EXNEBD)

É uma entidade sem fins econômicos que É uma entidade sem fins econômicos que tem como objetivo representar e congregar o tem como objetivo representar e congregar o movimento estudantil de Biblioteconomia, movimento estudantil de Biblioteconomia, documentação, ciência e gestão da documentação, ciência e gestão da informação. informação.

COMO FUNCIONA A EXECUTIVA NACIONAL DOS COMO FUNCIONA A EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO,

CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - ENEBDCIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - ENEBD

O Encontro Nacional Dos Estudantes De O Encontro Nacional Dos Estudantes De Biblioteconomia, Documentação, Ciência E Gestão Da Biblioteconomia, Documentação, Ciência E Gestão Da Informação, ou simplesmente enebd, visa promover a Informação, ou simplesmente enebd, visa promover a integração entre estudantes de graduação e pós-integração entre estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, docentes e as universidades, e graduação, profissionais, docentes e as universidades, e possibilitar a difusão do conhecimento, o possibilitar a difusão do conhecimento, o compartilhamento de experiências e o intercâmbio social.compartilhamento de experiências e o intercâmbio social.

É realizado anualmente no final de julho. O enebd é É realizado anualmente no final de julho. O enebd é promovido pela Executiva Nacional Dos Estudantes De promovido pela Executiva Nacional Dos Estudantes De Biblioteconomia E Documentação, Ciência E Gestão Da Biblioteconomia E Documentação, Ciência E Gestão Da Informação e realizado por uma comissão organizadora Informação e realizado por uma comissão organizadora (co) formada por alunos da escola-sede. (co) formada por alunos da escola-sede.

COMO FUNCIONA A EXECUTIVA NACIONAL DOS COMO FUNCIONA A EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA – PLENÁRIA ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA – PLENÁRIA

FINALFINAL Atividade que sintetiza todas as discussões levantadas Atividade que sintetiza todas as discussões levantadas

ao longo do encontro. As propostas elaboradas nos ao longo do encontro. As propostas elaboradas nos grupos de estudos são encaminhadas à plenária final e grupos de estudos são encaminhadas à plenária final e votadas pelos estudantes. votadas pelos estudantes.

Depois de aprovadas, as propostas tornam-se parte Depois de aprovadas, as propostas tornam-se parte das diretrizes que cas, das e executivas terão como das diretrizes que cas, das e executivas terão como meta para o próximo período, determinado na própria meta para o próximo período, determinado na própria plenária final. plenária final.

A plenária final decide onde vai ser realizado o A plenária final decide onde vai ser realizado o próximo encontro e tem poder para alterar o estatuto.próximo encontro e tem poder para alterar o estatuto.

COMO FUNCIONA A EXECUTIVA NACIONAL DOS COMO FUNCIONA A EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA,

DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - ELEIÇÕESINFORMAÇÃO - ELEIÇÕES

As eleições são deliberadas nas plenárias finais de As eleições são deliberadas nas plenárias finais de cada enebd, não tendo um padrão definido para a cada enebd, não tendo um padrão definido para a forma de eleição dos candidatos. forma de eleição dos candidatos.

Além de encontros nacionais de estudantes de Além de encontros nacionais de estudantes de biblioteconomia, as executivas ganham dimensões biblioteconomia, as executivas ganham dimensões de debates por e-mails, grupos de discussão via de debates por e-mails, grupos de discussão via web e sites, dentre outros, sendo muitas vezes web e sites, dentre outros, sendo muitas vezes desenvolvidas por outros estudantes que não foram desenvolvidas por outros estudantes que não foram eleitos para a executiva, dada a constante eleitos para a executiva, dada a constante desintegração da exnebd.desintegração da exnebd.

COMO FUNCIONA A EXECUTIVA REGIONAL DOS COMO FUNCIONA A EXECUTIVA REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA,

DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - CONCEITO DA ExREBDINFORMAÇÃO - CONCEITO DA ExREBD

É a entidade máxima de representação regional dos estudantes de biblioteconomia, documentação, ciência e gestão da informação tendo como principais atribuições:

A) representar os estudantes destes cursos junto aos fóruns da área e outros onde se fizer necessário;

B) planejar e realizar o erebd - encontro regional de estudantes de biblioteconomia, documentação, ciência e gestão da informação, e as reuniões da executiva;

C) apoiar a criação e fortalecimento dos encontros nacionais.

COMO FUNCIONA A EXECUTIVA REGIONAL DOS COMO FUNCIONA A EXECUTIVA REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA,

DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - EXREBDINFORMAÇÃO - EXREBD

EXREBD NORTE/NORDESTE - Acre, Rondonia, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhao, Piaui, Ceará, Rio Grande Do Norte, Paraiba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia

EXREBD SUL- Paraná, Santa Catarina E Rio Grande Do Sul

EXREBD SUDESTE E CENTRO-OESTE:Mato Grosso, Mato Grosso Do Sul, Brasília, Goiás, Minas Gerais, Espirito Santo, Rio De Janeiro E Sao Paulo.Site: www.eca.usp.br/alunos/associ/cabi/exrebd/

COMO FUNCIONA A EXECUTIVA REGIONAL DOS COMO FUNCIONA A EXECUTIVA REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA,

DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - EREBDINFORMAÇÃO - EREBD

O Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD), visa promover a integração entre estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, docentes e as universidades, e possibilitar a difusão do conhecimento, o compartilhamento de experiências e o intercâmbio social.

As regiões sudeste e centro-oeste concentram o maior número de escolas de biblioteconomia e ciência da informação do brasil. são atualmente 16 escolas e mais de 4.000 estudantes.

REFERÊNCIAS – SITES QUE FALAM DE REFERÊNCIAS – SITES QUE FALAM DE

MOVIMENTO ESTUDANTILMOVIMENTO ESTUDANTIL

http://paginas.terra.com.br/educacao/feneco/monteseuchttp://paginas.terra.com.br/educacao/feneco/monteseuca.htma.htm

http://www.memoriaestudantil.org.br/main.asphttp://www.memoriaestudantil.org.br/main.asp

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=5495http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=5495

http://www.faed.udesc.br/cab/oqueeomovimentoestudantil.htmhttp://www.faed.udesc.br/cab/oqueeomovimentoestudantil.htm

http://www.ufmg.br/dac/paginas/acoes/acoes_2004-09_lihttp://www.ufmg.br/dac/paginas/acoes/acoes_2004-09_liberdade-eh-possivel-definir.htmlberdade-eh-possivel-definir.html

REFERÊNCIAS – ALGUNS SITES REFERÊNCIAS – ALGUNS SITES DOS ENEBD’sDOS ENEBD’s

http://www.decigi.ufpr.br/anais_enebd/http://www.decigi.ufpr.br/anais_enebd/ (CURITIBA – 2003)(CURITIBA – 2003)

http://www.biblio.ufpe.br/enebdhttp://www.biblio.ufpe.br/enebd (RECIFE - 2004) (RECIFE - 2004)

http://www2.ufpa.br/enebd/http://www2.ufpa.br/enebd/ (PARÁ – 2005) (PARÁ – 2005)

www.www.enebdenebd2006.ufba.br/2006.ufba.br/ (BAHIA- 2006) (BAHIA- 2006)

GRUPOS DE DISCUSSÕES DISCENTES VIA GRUPOS DE DISCUSSÕES DISCENTES VIA WEBWEB

[email protected]@yahoogrupos.com.br

[email protected]@yahoogrupos.com.br

[email protected]@yahoogrupos.com.br

[email protected]@grupos.com.br

OBRIGADO PELA OBRIGADO PELA ATENÇÃOATENÇÃO