Movimentos modernistas

10
Modernismo Características Gerais Duas correntes com orientações artísticas : 1ª. Verde- amarelismo de Cassiano Ricardo e Menotti del Picchia fazia a apologia das tradições , com a exaltação da terra , dos folclores e dos heróis brasileiros . 2ª. Antropofagia de Oswald de Andrade , Tarsila do Amaral , Raul Bopp e Alcântara Machado proclamava a devoração ritual do saber estrangeiro como estratégia de reafirmação dos valores nacionais . Apesar das suas diferenças internas , os modernistas tinham muitas coisas em comum como : liberdade formal , linguagem coloquial , tematização do cotidiano , valorização do humor , com a forte influências dos " ismos " europeus , algumas particularidades merecem destaque . A oposição ao Parnasianismo foi muito significativa . A demolição estética era , contudo , mais ampla . Inicialmente , os modernistas rejeitaram toda e qualquer estética anterior , para estabelecer ,desde um ponto zero, os rumos da arte brasileira que se faria a partir deles .

Transcript of Movimentos modernistas

Page 1: Movimentos modernistas

ModernismoCaracterísticas Gerais

Duas correntes com orientações artísticas : 1ª. Verde-amarelismo de Cassiano Ricardo e Menotti del Picchia fazia a apologia das tradições , com a exaltação da terra , dos folclores e dos heróis brasileiros . 2ª. Antropofagia de Oswald de Andrade , Tarsila do Amaral , Raul Bopp e Alcântara Machado proclamava a devoração ritual do saber estrangeiro como estratégia de reafirmação dos valores nacionais .

Apesar das suas diferenças internas , os modernistas tinham muitas coisas em comum como : liberdade formal , linguagem coloquial , tematização do cotidiano , valorização do humor , com a forte influências dos " ismos " europeus , algumas particularidades merecem destaque .

A oposição ao Parnasianismo foi muito significativa . A demolição estética era , contudo , mais ampla . Inicialmente , os modernistas rejeitaram toda e qualquer estética anterior , para estabelecer ,desde um ponto zero, os rumos da arte brasileira que se faria a partir deles .

Page 2: Movimentos modernistas

Retomando as preocupações nacionalistas do Romantismo , mas rejeitando-lhe o caráter idealizador e sentimental , os modernistas buscaram produzir um nacionalismo crítico , recuperação de alguns traços do caráter do homem brasileiro até então tratados negativamente , como a preguiça e a sensualidade .

O Brasil selvagem , primitivo , pré-civilizacionais , a figura do índio desmistificado assume , nesse contexto , grande importância , na medida em que representa a reação nacional ao ataque estrangeiro . Por outro lado a temática urbana tem muita força : o cinema , a velocidade , a multidão são representações da modernidade que aparecem com freqüência .

Page 3: Movimentos modernistas

MOVIMENTOS MODERNISTAS

CORRENTES MODERNISTAS

•MOVIMENTO PAU-BRASIL

•MOVIMENTO VERDE-AMARELO

•MOVIMENTO ANTROPOFÁGICO

•MOVIMENTO ESPIRITUALISTA

Page 4: Movimentos modernistas

Veja a capa da 1ª edição do manifesto Pau-Brasil:

O movimento Pau-brasil, criado por Oswald de Andrade, tinha como objetivo a redescoberta e revalorização da cultura primitiva brasileira.Oswald queria uma poesia de exportação, daí o nome Pau-Brasil,nome do primeiro produto exportado pelo Brasil.Defende também que a sua poesia seja um produto cultural que não deva nada à cultura europeia e que possa, inclusive, vir a influenciá-la.

Page 5: Movimentos modernistas

O Movimento Verde-Amarelismo ou Escola da Anta foi um movimento de reação ao movimento Pau-Brasil, pois ao contrário do primeiro, propunha uma arte livre das influências europeias,buscando uma identidade realmente nacional. Para seus adeptos, o nacionalismo de Oswald era um nacionalismo importado(da França).

Page 6: Movimentos modernistas

TRECHO DE NHENGAÇU VERDE AMARELO (MANIFESTO DO VERDE-AMARELISMO OU DA ESCOLA DA ANTA)

“A descida dos tupis do planalto continental no rumo do Atlântico foi uma fatalidade histórica pré-cabralina, que preparou o ambiente para as entradas no sertão pelos aventureiros brancos desbravadores do oceano.A expulsão, feita pelo povo tapir, dos tapuias do litoral, significa bem, na história da América, a proclamação de direito das raças e a negação de todos os preconceitos. Embora viessem os guerreiros do Oeste, dizendo "ya so Pindorama koti, itamarana po anhatim, yara rama recê", na realidade não desceram com a sua Anta a fim de absorver a gente branca e se fixarem objetivamente na terra. Onde estão os rastros dos velhos conquistadores?

Page 7: Movimentos modernistas

Os tupis desceram para serem absorvidos. Para se diluírem no sangue da gente nova. Para viver subjetivamente e transformar numa prodigiosa força a bondade do brasileiro e o seu grande sentimento de humanidade. Seu totem não é carnívoro: Anta. É este um animal que abre caminhos, e aí parece estar indicada a predestinação da gente tupi. [...] ”

Page 8: Movimentos modernistas

O movimento Antropofágico origina-se no trabalho da pintoraTarsila do Amaral.Veja uns de seus quadros:

Urutu, 1928 Antropofagia, 1929 Abaporu, 1928

Abaporu é um termo indígena que significa “aquele que comegente,“antropófago”. Segundo uma crença indígena, comer o inimigo significavaassimilar suas qualidades.

Page 9: Movimentos modernistas

Esses quadros fazem parte da chamada galeria antropofágica de Tarsila. E é com o quadro Abaporu, que tem início o movimento.Segundo a própria pintora, a ideia do movimento surgiu quando ela resolveu dar esse quadro de presente ao então marido Oswald de Andrade.O movimento antropofágico queria justamente isso, “devorar” a cultura estrangeira, para reelaborá-la com autonomia.

Page 10: Movimentos modernistas

O Movimento Espiritualista, como o próprio nome já sugere,voltou-se para o interior do ser humano, para o misticismo e a religião,mostrando-se um pouco distante da irreverência dos outros movimentos. Buscava uma conciliação entre o passado e o futuro.Há também uma corrente regionalista, voltada para a valorização da cultura regional, especialmente a nordestina.