“Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para...

39
Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar o planeta para as gerações futuras Sigmund Jahn, astronauta alemão

Transcript of “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para...

Page 1: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

“Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua

beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é

estimar e preservar o planeta para as gerações futuras”

Sigmund Jahn, astronauta alemão

Page 2: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 3: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 4: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 5: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

“A população mundial depende da natureza e dos serviços

prestados pelo ecossistema para gozar uma vida digna,

saudável e segura”

Avaliação dos ecossistemas do Milénio, 2005

Page 6: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

O nosso mundo está repleto destas maravilhas. No entanto, há certos factores que condicionam o

equilíbrio da Terra.

Page 7: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Consequências da Tecnociência

Ecossistemas

Page 8: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

“As sociedades definem-se, não por

aquilo que criam, mas por aquilo

que se recusam destruir”

Jonh Sawhill, antigo presidente de The Nature Conservancy

Page 9: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

“12% dos solos são objecto de medidas de

conservação. 0,5% dos mares estão

protegidos”

Só!?

Page 10: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 11: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Catástrofes naturais

Page 12: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 13: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 14: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Inundações

Page 15: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 16: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

“No próximo século, o problema principal da

humanidade será o de saber como melhorar a

qualidade de vida sem destruir completamente o

ambiente”

Edward O. Wilson, biólogo

Page 17: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Resíduos

Page 18: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Secas

Page 19: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 20: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 21: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Chuva ácida

Page 22: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Como é…

Como costumava ser…

Page 23: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Incêndios florestais

Page 24: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 25: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Subida do nível da água

Page 26: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Degelo dos glaciares

Page 27: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 28: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 29: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 30: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Antes…

Page 31: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

…Depois

Page 32: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 33: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Baiji, ou golfinho chinês

Gorila das montanhas

Perigo de extinção de algumas

espécies

Page 34: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

“Por cada espécie ameaçada que conhecemos, há provavelmente cem outras que ignoramos”

Callum M. Roberts, biólogo especializado em conservação marinha

Page 35: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Emissões de gases efeito de

estufa

Page 36: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Page 37: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

“Em última instância, só conservamos aquilo que

amamos, só amamos aquilo que entendemos e só

entendemos aquilo que nos é ensinado”

Baba Dioum, ambientalista senegalês

Page 38: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

“Porque somos a causa dos nossos problemas ambientais,

somos os únicos com controlo sobre eles e temos a

possibilidade de optar entre a sua continuidade ou a sua

resolução”

Jared Diamond, biogeógrafo, autor laureado com o prémio Pulitzer, explorador residente da National Geographic

Page 39: “Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.

Apesar de apresentar aspectos positivos, a ciência pode igualmente provocar impactos negativos, estando alguns deles directamente ligados aos ecossistemas. São impactos que advêm da perda de alguns valores e da falta de consciência em relação ao que a ciência nos pode oferecer. Como não nos podemos dissociar dela e dela dependemos para satisfazer as nossas necessidades, precisamos de rever as nossas acções.