New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS...

11
RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Período de 1 .0 Julho de 1 975 a 30 de Junho de 1 976 IODUÇAO Ao iniciar as Assembléias administra- tivas da Assiação Brileira de Enfer- magem, no decorrer da semana do Con- gresso, queremos, em nome da Diretoria, dar um voto de louvor 1 Seção Guana- bara que, pela rceira vez, hospeda mais um Congresso da «En. Acreditamos es- tar traduzind o o sentimento de todos, Delegados e membros da Diretoria, qu- do abrim esta Assembléia, agdecendo 1s (os) enfermeiras ( os) desta Cidade Ma- ravilhosa pela hospitalidade e pelo pro- grama que nos oferecem para a semana do Congresso. Aos Senhores Delegados, noss votos de boas vindas, com agradeCimens an- tecipados pela contribuição ao bom êxito desta Assembléia, a última a que m a honra de presidir. O periodo decorrido foi de relativa cal- ma, permitind o à Diretoria concretizar medidas que necessitavam de urgente so- luções até o fina l do mandato. Assim se seguir Os acontecimentos : . I - ATIES DA DETORIA Recomendaes do XXVII Congresso BrasUeiro de Enfermagem Realizado na cidade de Salvador, de 27-07-75 a 02-08-75, foi um grande su- 158 cesso sob todos os aspecs: cientifico- cultural, sial e turistico. A seção Bahia através da Comissão Executiva e Sub- comissões, desempenhou mui bem tarefas a ela impostas pelos associados da ABEn e apresenu uma programação que satisfez a todos. Os assuntos recomendados foram en- viados a das as Instituições e Grupos profionais a que se desl nav. A «En Central: a) sobre a Instrução de Serviço do IS n,o S - 399 de 17-05-71, que dispõe sobre outr assun- tos e estági o de alunos de enfeagem nos Hospitais do IS, e creto 75.778/75 que disciplina esse estágio aavés da Comissão de Educação e con- tactos feitos com a Coordenaçã o de En- fermagem do IS, as j usficativ apresentadas 1 Subsecretaria gional de Assistência Médica do IS do ta- do do Rio de Janeiro resul u Re- SOlução que instituiu novas diretrizes para concessão de bols de estud de foação e aperfeiçoamento técnico pro- fissional na área da saúde : b) sobre h- pitais e clinicas particUlares que man- m convênio com o IS e contam so- mente com O minimo de 01 (uma) en- fermeira. O referido órgão, ao firmar convênios, j á faz. restrições relativ a ea deficiência.

Transcript of New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS...

Page 1: New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Período de 1.0 Julho de 1975

RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM

Período de 1 .0 J u lho de 1 975 a 30 de J unho de 1 976

INTRODUÇAO

Ao iniciar as Assembléias administra­

tivas da Associação Brasileira de Enfer­

magem, no decorrer da semana do Con­

gresso, queremos, em nome da Diretoria,

dar um voto de louvor 1 Seção Guana­

bara que, pela terceira vez, hospeda mais

um Congresso da ABEn. Acreditamos es­

tar traduzindo o sentimento de todos,

Delegados e membros da Diretoria, quan­

do abrimos esta Assembléia, agradecendo

1s(os) enfermeiras (os) desta Cidade Ma­

ravilhosa pela hospitalidade e pelo pro­

grama que nos oferecem para a semana

do Congresso.

Aos Senhores Delegados, nossos votos de boas vindas, com agradeCimentos an­

tecipados pela contribuição ao bom êxito

desta Assembléia, a última a que temos a honra de presidir.

O periodo decorrido foi de relativa cal­ma, permitindo à Diretoria concretizar medidas que necessitavam de urgente so­luções até o final do mandato. Assim se seguiram Os acontecimentos: .

I - ATIVIDADES DA DIRETORIA

Recomendações do XXVII Congresso BrasUeiro de Enfermagem

Realizado na cidade de Salvador, de 27-07-75 a 02-08-75, foi um grande su-

158

cesso sob todos os aspectos: cientifico­

cultural, social e turistico. A seção Bahia.,

através da Comissão Executiva e Sub­

comissões, desempenhou muito bem as

tarefas a ela impostas pelos associados

da. ABEn e apresentou uma programação

que satisfez a todos.

Os assuntos recomendados foram en­

viados a todas as Instituições e Grupos

profissionais a que se destllnavam. A

ABEn Central : a) sobre a Instrução de

Serviço do INPS n,o SAM - 399 de

17-05-71, que dispõe sobre outros assun­

tos e estágio de alunos de enfermagem

nos Hospitais do INPS, e Decreto

75.778/75 que disciplina esse estágio

através da Comissão de Educação e con­

tactos feitos com a Coordenação de En­

fermagem do INPS, as justificativas

apresentadas 1 Subsecretaria Regional

de Assistência Médica do INPS do Esta­

do do Rio de Janeiro resultou uma. Re­

SOlução que instituiu novas diretrizes

para concessão de bolsas de estudos de

formação e aperfeiçoamento técnico pro­

fissional na área da saúde: b) sobre hos­

pitais e clinicas particUlares que man­

tem convênio com o INPS e contam so­

mente com O minimo de 01 (uma) en­

fermeira. O referido órgão, ao firmar

convênios, j á faz. restrições relativas a

essa deficiência.

Page 2: New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Período de 1.0 Julho de 1975

Resoluções de Assembléias de Delegados

A assembléIa extraordinária prevista para os dias 29 e 30 de novembro pró­ximo findo, em. Brasília, onde seria es­tudado o anteprojeto de Estatuto da as­sociação Brasileira de Enfermagem foi adiada para os dias do XXVIII Congres­so Brasileiro de Enfermagem. A Direto­ria, após examinar o anteprojeto apre­sentado pela Comissão EspeCial, elabo­rou um documento - Anteprojeto B de Estatuto da Associação Brasileira de En­fermagem que, juntamente com o tra­balho da Comissão Especial, chamado documento - Anteprojeto A, foram en­viados, por cópia, às Seções e Distritos para serem estudados, facilitando assim a discussão e aprovação definitiva do Estatuto, nessa Assembléia de DelegadOS.

Os estudos do Anteprojeto de Estatuto do Centro de Estudos e Pesquisas de En­fermagem - CEPEn, foram adiados para após a reforma definitiva do Estatuto da ABEn.

Resoluções da Diretoria da ABEn

Foram firmados cinvênios com o Con­selho Federal de Enfermagem para uti- . llzação, por aquela · autarquia, dos imó­veis da ABEn; ·destinados ao funciOna­mento do COFEN do COREN/RJ e do COREN/DF. Do mesmo modo, foi fIrma­do convênio para a utilização de depen­dências da Sede da ABEn/Central em Brasília pela ABEn/DF.

Solicitado ao Senhor Ministro da Pre-.

vidência e Assistência Social para que a (o) enfermeira (o) do INPS obtenha o mesmo benefício concedido aos Médicos e Odontólogos duas horas diárias para estudos. Reivindicação rejeitada pelOS dirigentes do INPS.

A ABEn, assessorou órgão do Minis­tério da Saúde sobre o parecer que foi dado ao Projeto de Lei n.o 2.138/76, que dispõe sobre estágio obrigatório dos alu-

nos do último ano de MedIcina e Enfer­magem nos hospitais oficiais e particula­res. No Conselho Estadual de Educa­ção, em entrevista com a Prota Edilia Coelho Garcia que deu parecer sobre as normas para que o ensino do Auxiliar'

de Enfermagem fique definitivamente no nível de 2.° grau ou no Supletivo de. 1.0 grau.

Comissões Especiais

Funcionaram neste período as seguin­tes Comissões : a) Transferência da Se­de da ABEn para Brasília - Irmã Ma­

ria Tereza Notarnicola; b) Finanças -Irmã Maria Tereza Notàrnico:a; c) Re­visão de Estatuto da ABEn - Circe de Melo Ribeiro; d) Histórico da ABEn -Anayde Corrêa de Carvalho; e) Executi­va do XXVIII Congresso Brasileiro

'de

Enfermagem - Herdy de Almeira Vieira; f) Executiva do I Congresso Sul-Ameri­cano do CICIAMS - AmáHa Corrêa de Carvalho; g) Temas do XXVIII Congres­so Brasileiro de Enfermagem - Anayde Corrêa de Carvalho; h) Preparo de Cha­pas para Eleição 1976/1980 - Irmã Ma­ria Tereza Notarnicola; i) Apuração das Eleições - Maria Ignês Burini; j ) Car­reira da (o) Enfermeira (o) nas Forças Armadas - Izaura Lopes de Godoy; k) Recomendações do XXVIII Congresso Brasileiro de Enfermagem - Adalgisa Vieira Matos, Vivina Lanzarini de Car­valho, Rosita Saupe e Maria Nllda an­drade.

Título de Sócia Honorária da ABEn

Por proposta da ABEn/Seção Guana­bara à Diretoria, aprovada "ad referen­dum" da Assembléia de Delegados, será conferido o Título de Sócia Honorária da Associação Brasileira de Enfermagem à Enfermeira Izaura Barbosa Lima, por ter sido reconhecido o Mérito da asso­ciada que durante toda a sua longa vida profissional tudo fez para engrandecer a sua profissão e o seu Pais, através de um trabalho digno e humanitário.

159

Page 3: New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Período de 1.0 Julho de 1975

Nada mais justo que premiar com o honroso título àquela que, sendo uma das fundadoras da Associação Brasileira de Enfermagem, vem há 50 anos sendo também uma das mais pontuais asso­ciadas.

XXVIII Congresso Brasileiro de Enfer­magem e I Congresso Sul-Americano do CICIAMS

A Comissão Executiva e Sub-Comissões terminaram os preparativos para rece­ber, acomodar e orientar os Congressis­tas que vieram ao Rio de Janeiro a fim de participarem dos Conclaves. O Regi­mento Interno para os dois aconteci­mentos foram aprovados na reunião de Diretoria de 27-09-75, na cidade de São Paulo.

Os temas propostos foram aprovados pela Diretoria:

Tema I - Formação filosófica e re­ligiosa da ( o) enfermei­ra(o) .

Tema II - Sistemas de registros de enfermagem.

Tema m - projeção da ABEn na co-munidade brasileira.

Tema IV - Pesquisa em Enfermagem. Temas Livres. Cursos.

Para o tema oficial I foram convida­das as Associações Nacionais da Colôm­bia, Venezuela, Equador, Perú, Chile, Bo­lívia e Argentina.

Colômbia e Argentina não puderam aceitar; Bolívia não se manifestou; Ve­nezuela comunicou que imprevistos de última hora impediram enviar o traba­lho.

Foi convidada para participar do te­ma II a Seção Guanabara, cujo assunto será debatido.

A cada uma das relatoras foi solici­tado a remessa antecipada de um re­sumo do seu trabalho para publdcação num volume que conterá toda a progra­mação do Congresso e que será distri­buído entre os Congressistas. Só serão duplicados os trabalhos do Tema I.

160

Durante os Congressos serão realiza­dos oficios religiosos em sufrágio das almas das enfermeiras falecidas.

Conseguimos do Ministério da Saúde verba especial de Cr$ 140.000,00 (cento e quarenta mil cruzeiros) para ajudar nas despesas dos Congressos.

Cinqiientenário da Associação

Brasileira de Enfermagem

Durante o Congresso haverá sessões comemorativas sobre o Cinqüentenário. Foi incluído o assunto no Tema II, que será desenvolvido em forma de Painel os fatos históricos que relembrarão acon­tecimentos de suma importância para a Enfermagem Brasileira. As fases são as seguintes: I - Primeiros tempos; II -

A Comissão de Educação e o Código de Ética; III - Legislação e exercício pro­fissionaL; IV - O I Congresso Nacional de Enfermagem ( 1947) e o XXVIII Con­gresso Brasileiro de Enfermagem (1976) ; V - Conselho li'ederal de Enfermagem; VI - Filiações internacionais; VII -Projeção da ABEn na Comunidade Bra­sileIra. Partlclparao dessa Mesa Reuon­aa Enfermeiras que ativamente nos pn­meiros tempos foram responsáveis, em grande pane, pelos trutos hOJe coJ.h1dos. Dentre elas teremos o prazer de conhe­cer a l!1\lStre Miss Bertna Lucille Pullen convidada de honra desse Congresso.

Na Sessão Solene de Instalação do xxvm congresso Brasileiro de Enfer­magem, sera lançado o SelO Comemo­rativo do Cinqüentenário da ABEn, sob a coordenaçáo da Empresa dos Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro.

Dispensa de Ponto

Solicitada, o Excelentíssimo Senhor Presidente da Repúbldca para as(os) enfermeiras (os) funcionários públiCOS federais, nos dias de realização dos Congressos o abono de ponto. Concedido, conforme publicação no Diário Oficial de 25-5-1976.

Page 4: New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Período de 1.0 Julho de 1975

Reuniões de Diretorta

Foram realizadas sete reuniões, sendo quatro ordinárias e três extraordinárias.

Representações

Convidada, a Associação Brasileira de Enfermagem esteve representada nas seguintes atividades: a) I Convenção da Federação panamericana de Enfer­meiras (os) , no Chile ; b) Semana da En­fermagem no Rio de Janeiro; c) Insta­

lação e posse dos membros da primeira

Diretoria do Conselho Regional de En­

fermagem do Rio de Janeiro; d) Almoço

no Woman's Club de São Paulo em ho­

menagem à associada Clarice DeUa Tor­

re Ferrarini, como a "Mulher do Ano" ;

e) Rotary Club do Rio de Janeiro; f) nas

reuniões de planejamento do XXVIII

Congresso Brasileiro de Enfermagem ;

g) no Grupo de Traba1ho para rever as publicações da Coordenação de Assis­

tência Médica e Hospitalar do Ministé­

rio da Saúde ; h) na Sociedade Brasi­

leira para o Progresso da Ciência

(SBPC) , por ocasião da XXVIII Reu­

nião que será de 7 a 14 de Julho de 1976, na Cidade Universitária em Brasília, no

Simpósio "Assistência de Enfermagem

ao portador de hepatopatia no domicí­

lio". Infelizmente a ABEn não se fez

representar na Solenidade de Entrega da

Carta Sindical da Associação Profissio­

nal do Rio Grande do Sul e na Inaugu­

ração da Sede da ABEn - Seção do Pa­

raná, por terem os convites chegado às vésperas dos eventos.

Bolsas de Estudos

Bolsas "Laís Netto dos Reys" e "Izaura

Barbosa Lima", não houve patrocinado­

res. Para a Bolsa 3-M apresentaram-se

5 (cinco) candidatos para o curso de

longa duração e 2 (duas) para o curso

de curta duração. Indicada para repre­

sentar o Brasil a enfermeira Carmélia

de Oliveira, professora da Escola de En­

fermagem da USP.

Concursos

Prêmio "Marina de Andrade Rezen­de" - Analisados pela Comissão de Edu­cação os seis trabahos apresentados sob o título "Importância do Cuidado das mãos na profilaxia das infecções hospi­taares". O trabalho selecionado foi de

Ana Maria Oliveira e colaboradores alu­nas do 5.° períOdo do Curso de Gradua­ção em Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Alagoas. O prê­mio foi patrocinado pela Winthrop.

Medalha "Edlth de Magalhães Fraen­

kel" para o melhor trabaho de pesquisa

apresentado em Congresso. Em 1975 cou­

be à Enfermeira Wanda Freddy. Este

prêmio será conferido novamente em

1976, na Seção de Encerramento, ca­

bendo o j ulgamento dos trabahos à Co­

missão de Temas do XXVIII Congresso

Brasileiro de Enfermagem.

Viagens dos Membros da Diretorta

Estivemos em Brasília, a fim de acom­

panhar os trabalhos de acabamento das

obras e transferência da Sede, partici­

par de reunião de Diretoria e para as­

sinar Convênio com a ABEn/DF. Em São

Paulo e Rio de Janeiro, para reuniões

de Diretoria e nas programadas para o XXVIII Congresso Brasileiro de Enfer­

magem. No Chile, para participar da I

Convenção da Federação Panamericana

de Enfermeiras (os) .

Audiências

Com o Secretário de Assistência Mé­

dica do Ministério da Previdência e as­

sistência Social, para conseguir que os

trabalhos dos Congressos fossem publi­

cados em revista especial, editada por

aquela entidade.

Sede em Brasília

A transferência da Sede da ABEn/Cen­traI do Rio de Janeiro para Brasília, foi completada em Dezembro próximo pas-

161

Page 5: New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Período de 1.0 Julho de 1975

sado. Todos os associados devem visitá­la; a construção, 1.120.000 m2 de área, no valor estimado pela Prefeitura do Distri­to Federal Cr$ 1.706.400,00 (hum milhão setecentos e seis mil e quatrocentos cru­zeiros) em centro de terreno com 5.000 m2. O equipamento e decoração interior são resultantes de esforço, dedicação de seus associados, através de diversas di­retorias, estando em condições de cum­prir suas finalidades. Cabe aqui o reco­

nhecimento pela dedicação das associa­das Irmã Maria Tereza Notarnicola, Ly­dia das Dores Matta e Clarice Ferrarini nesse processo de transferência. Está pronta a instalação do pavimento supe­rior e a decoração puito nos agradou, o estilo singelo da Sra. Maria Odete Ferra­rini Castellotti que preparou os detalhes. Conseguimos doação do Laboratório B. Braun, para os móveis da Biblioteca, bem como as placas indicadoras de Salas, doadas pelo Laboratório York S . A . Es­tão em vias de ser completadas as salas para a instalação do COFEN : o atrazo foi decorrente da falta de caixa d'água, problemas de instalações hidráulicas e a entrada de águas pluviais cuj os conser­tos foram efetuados.

A Administração da Sede até o final

desse mandato de Diretoria, continuará

com a colaboração da Irmã Maria Tereza

Notarnicola, no sentido de terminar a

tarefa de mudança da mesma e sa!va­

guardar o património da ABEn, quando

a nova Diretorla pOderá recebe-la con­

venientemente.

PUblicações

. A Revista Brasileira de Enfermagem está. com sede no Distrito Federal, j un­,tamente com a Sede da ABEn. A impres­são continua sendo no Rio de Janeiro e, a partir do n.o 01 - 1976 sua distri­buição será feita pela própria gráfica. A mesma foi editada em dia. As recla­mações de enfermeiras (os) que não re­cebem seus exemplares, cabe a respon­sabilidade às Seções a quem a REBEn é enviada, na quantidade de sócios quites com a Tesouraria.

162

Não continuamos a publicação dos resumos de teses de doutoramento por­que não nos foram enviados, muito em­bora tivessemos solicitado às interessa­das.

O número de exemplares editado de julho de 1975 a j unho de 1976 foi o se­guinte : 3.0 trimestre de 1975 - 3.000 exemplares, 4.° trimestre de 1975 - 3.500 exemplares. Em 1976, 1.0 e 2.° trimestre, 5.000 exemplares.

O Boletim Informativo a cargo da Se­cretária Executiva, saiu nesse período com regularidade, enriquecido com as notícias sobre as atividades de planeja­mento dos Congressos e em especial so­bre o programa científico. O papel foi gentilmente cedido pela Divisão Hospi­talar da Johnson e Johnson.

O Manual do Auxiliar de Enfermagem, continua sendo muito procurado. O mes­mo aconteceu com oLivro de Leis e De­cretos de Enfermagem.

Levantamento e Necessidades de Enfermagem no Brasil

Foi preparado para impressão que deverá em breve ser publicado.

Histórico da Associação Brasileira de Enfermagem

Desde 1965 Diretorias da ABEn vem tentando reunir dados para organizar tão importante documento; todavia, graças a dedicação da associada Anayde Cor­rêa de Carvalho o trabalho foi termina­do. Os exemplares serão vendidos du­rante o Congresso .

Legislação

Tomamos conhecimentos dos seguintes documentos em tramitação na Câmara dos Deputados, cuj as informações são as seguintes : a) Projeto de Lei n.o 1.133, de 1975 que dispõe sobre o exercício da profissão de instrumentador cirúrgico. O assunto foi enviado ao Conselho Fede­ral de Enfermagem que solicitou o ar­quivamento do mesm oaté a nova legis-

Page 6: New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Período de 1.0 Julho de 1975

lação do exercício profissional; b) Pro­jeto de Lei n.O 1.577, de 1975, que dispõe sobre os intervalos para descanso dm empregados em serviços de enfermagem dos Hospitais, Casas de Saúde e Ambu­latórios particulares; Projeto de Lei nú­mero 2.138, de 1976 que dispõe sobre o estágio obrigatório de alunos do último ano dos Cursos de medicina e enferma­gem nos hospitais particulares, encami­nhados às Comissões a que se destina­vam.

Quanto aos Projetas abaixo relaciona­dos, foram arquivados nos termos do art. 117 do Regimento Interno da Câ­mara dos Deputados; Projeto de Lei nú­mero 2.197, de 19741 que dispõe sobre sa­lário mínimo profissional para atenden­tes de enfermagem; Projeto de Lei nú­mero 2.376 que fixa em 6 (seis) horas de j ornada de trabalho de Enfermeiras, Auxiliares de Enfermagem e Atendentes ; Projeto de Lei n.o 981-A de 1972, que dispõe sobre os intervalos para descanso dos empregados do serviço de enferma­gem dos Hospitais, Casas de Saúde e Ambulatórios particulares, sujeitos ao regime de plantão; Projeto de Lei nú­mero 2.196, de 1974 que estabelece salá­rio mínimo profissional para o Auxiliar de Enfermagem.

Federação panamericana de Enfermeiras (os)

Temos mantido correspondência com a Federação. No IV Congresso que será realizado em Buenos Aires, República da Argentina, no períOdo de 18 a 23 de ou­tubro de 1976, cujo Tema Oficial será "A Enfermeira (o) e sua projeção na Comunidade". A Diretoria indicou a Dra. Judith Feitosa de Carvalho para repre­sentar o Brasil no Tema Livre, cUJo as­sunto versará sobre "A Enfermeira (o) no processo do desenvolvimento social". Quanto à representação da Associação Brasileira de Enfermagem, no Conclave, dependerá de decisão da nova Diretoria. Foi solicitado o abono de ponto; aguar­damos publicação no Diário Oficial.

Conselho Internacional de Enfermagem (l. C . N . )

Mantêm correspondência regular e in­tensa com a ABEn. Todos os questioná­rios informativos sobre a ABEn foram respondidos pela Secretária Executiva com a colaboração da 2.a Vice-Presiden­te da ABEn/Central.

Comitê Internacional Católico de Enfer­meiras e Assistentes Médico SOCiais <C . I . C . I . A . M . S . )

Continuamos mantendo contacto com o Comitê. Nesse período, mais intensa­mente motivado pela realização do I

Congresso Sul Americano de 12 a 18 de agosto próximo.

Eleições da ABEn/Central para o qua­driênio 1976/1980

A chapa foi apresentada à Diretoria pela Coordenadora da Comissão, foi aprovada em 31-01-76.

Nos dias 12 e 13 de maio p . passado, foram realizadas as eleições para todos os cargos das Diretorias da ABEn/Cen­traI, das Seções e dos Distritos, de acor­do com o Estatuto vigente da Associação.

Os resultados foram apurados no dia 22 do corrente, na Sede da ABEn - Se­ção de São Paulo situada à Rua Dr. Melo Alves n.o 3l1l. Os membros eleitos to­marão posse em Assembléia de Delega­dos no dia 18 de agosto, por ocasião de encerramento dos Congressos.

Conferência da Organização do Trabalho ( O . I . T . ) em Genebra

Participou da Delegação Brasileira como Conselheiro Técnico no grupo que estudou as "Condições de Emprego, Tra­balho e Vida do Pessoal de Enfermagem" Dra. Amália Corrêa de Carvalho, 2.a Vice-Presidente da ABEn e Vice-Presi­dente do COFEN que financiou a via­gem.

163

Page 7: New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Período de 1.0 Julho de 1975

II - Atividades das Seções e Distritos

As Seções Estaduais e Distritos esti­veram ativos nesse período face os re­gistros que foram apresentados descri­minadamente em seus relatórios.

De um modo geral, o conceito da en­fermagem local junto as autoridades e profissionais da área da saúde e outros, foi considerado bom. Nesse particular a Seção de São Paulo se destacou junto ao Woman's Club de São Paulo que visa unir as Mulheres de São Paulo que fa­lam a lingua inglesa, para atividades sociais, culturais e de bem estar social. O referido Clube desejando apoiar a En­fermagem com o objetivo de torná-la conhecida e divulgada, principalmente na Sociedade de São Paulo e aos Poderes PúbHcos, solicitou à Seção indicação de uma representante da enfermagem, re­caindo a escolha na associada Clarice Della Torre Ferrarini.

Para algumas Seções, a pouca parti­cipação de membros da Diretoria em seus trabalhos e de associados pelas ativida­des, dificultou um pouco o desenvolvi­mento do programa planejado; mesmo assim, conseguiram desenvolver um sis­tema de divulgação de suas atividades, através de reuniões de Diretoria e reu­niões ordinárias. Igualmente assinala­ram a divulgação das Recomendações do XXVII Congresso Brasileiro de Enferma­gem em estabelecimentos de ensino de enfermagem em instituições de saúde, do setor público e privado, além de entre­vistas, sendo mais intensificado esse tra­balho, por ocasião da Semana da En­fermagem, onde utilizaram também os serviços de emissoras de TV, Rádio e Jornal.

Todas as Seções estão bem entrosadas com os Conselhos Regionais de Enfer­magem, bem como, com Instituições Go­vernamentais locais e organizações par­ticulares da área da saúde.

Foi ponto de destaque de todas as Se­ções e Distritos :

Colaboração que prestaram às Secre­tarias de Saúde, Instituições de Saúde e

164

de Educação Governamental (Federal, Estadual, Municipal) e particulares sen­do que :

- A Seção do Maranhão mais uma vez participou ativamente nas Campa­nhas de vacinação e na organização de Cursos para a comunidade.

- A Seção do Pará apresentou às au­toridades educacionais anteprojeto de Curso Enfermagem da U . F . do Pará e elaborou currículos para o ensino de 2.° grau na área de saúde.

- A Seção de Santa Catarina ela­borou documento sobre "Proposições do Departamento de Enfermagem" para a Comissão Especial do Hospital Univer­sitário. Analisou o projeto de criação dn Curso de Enfermagem da FEESC bem como as Normas para a criação de Cur­so para o C . E . E .

- A Seção do Distrito Federal parti­cipou do Seminário de Recursos Huma­nos do MS-MEC - OMS sobre "Proble­mas de formação e utilização de pessoal de enfermagem no Pais".

- A Seção do Rio de Janeiro foi mui­to procurada por enfermeiras ( os) que solicitaram emprego e por estabeleci­mentos de saúde para indicação de pes­soal de enfermagem.

- A Seção de Pernambuco assessorou as autoridades educacionais, principal­mente sobre o Curso Profissionalizante e o Técnico de Enfermagem.

- A Seção da Paraíba em Colégios Públicos e particulares realizou pales­tras sobre : "Saúde e Educação Sanitá­ria" para Alunos do 2.° grau. Deram en­trevistas em emissoras de Rádio e Jor­nais sobre Enfermagem.

- A Seção de Belo Horizonte prestou assessoria ao Departamento de Ensino de 2.° grau da Secretaria de Educação para elaboração de documento sobre o Curso Técnico de Enfermagem. Na UTRAMIG, orientou sobre Suplência Profissionali­zante, sobre o Projeto de acesso ao Téc­nico de Enfermagem DESU /MEC. A Co­missão de Ensino Supletivo do Conselho Estadual de Educaç�o para definir o Cur­so de Auxiliar de Enfermagem no Estado

Page 8: New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Período de 1.0 Julho de 1975

e para exame de CUrriculos e Regimen­

tos de Cursos de Auxiliar de Enferma­gem.

Na audiência com Sua Excelência o Senhor Governador do Estado, apresen­

tou reivindicações sobre a situação do Enfermeiro no Quadro Permanente. Com

o Diretor do Instituto de Administração Pública e Secretário de Saúde Municipal

para acompanhamento dos processos: a) criação de cargos de Enfermeiros no Q . P . ; b) Provimento do Enfermeiro; c)

Posição do Enfermeiro no Q.P.

- A Seção de São Paulo trabalhou intensamente junto à Secretaria de Edu­cação no sentido de impedir Escolas e Cursos de enfermagem que funcionam

irregularmente bem como nos estudos

sobre prioridade para o Supletivo em Enfermagem. Reivindicou junto a Asses­soria do Gabinete do Palácio do Gover­no para que os EnfermeirOS recebam re­

muneração adequada ao nivel universi­tário de trabalho em situação idêntica

dos profissionais de nivel universitário.

Participou do 1.0 Salão do Bem Estar do Trabalho, promovido pela Gelre Ser­viços Empresariais SI A e Centro Edu­cativo, com o objetivo de divulgar a atuação da Enfermagem na promoção do

Bem Estar do Trabalhador.

- Seção do Rio Grande do Sul par­

ticipou de reuniões com os Chefes de

Serviços de Enfermagem, Diretoras de

Escolas, Administradores de Hospitais e

outros Estabelecimentos de Saúde para tratar de assuntos ligados à legislação de enfermagem. Esses estudos foram en­caminhados ao Ministério do Trabalho

e ao Congresso Nacional. Elaborou Mo­ção com mais de 200 assinaturas de En­fermeiras(os) soliCitando UUI1lto à Câ­mara dos Deputados - Deputado Fede­

ral Atron Rios, para que a (o) Enfer­meira(o) seja incluida(o) entre os pro­fissionais de Area de Saúde, com possi­bilidade de exercer 02 cargos públicos. Apresentou sugestões ao Ministério do

Trabalho sobre a nomeação das(os) En­fermeiras(os) do Trabalho e com o Di­retor Geral do D . N . M . H . T . , sobre o mesmo assunto.

Participou de uma reunião organiza­

da pela 1.& Dama do Estado, Sra. Ecléa Guazzelli, em comemoração ao Ano In­ternacional da Mulher. Deu entrevistas

em Jornais locais, sobre a ABEnfR. S . , situação da(o) Enfermeira (o) no Esta­do relativo ao Ano Internacional da Mulher.

Participou da reunião em Florianópo­

Us, para estudar o Estatuto da ABEn,

com representantes da Guanabara, San­

ta Catarina, São Paulo e Rio Grande do

Sul.

Participou de uma Mesa Redonda no

IX Congresso Nacional e I Congresso

Panamericano dos Auxiliares de Enfer­

magem.

Estudou o Código de Deontologia �tica da Enfermagem e as sugestões foram en­caminhadas ao COFEN.

A convite do Ministro do Trabalho e da Presidente do COFEN, compareceu à posse da Diretoria do COFEn em Bra­siUa.

Cursos, Jornadas, Encontros e Seminários

De um modo geral estas atividades re­

ceberam bastante atenção das Seções:

- No Distrito Federal, a Seção pro­moveu a 7.& Jornada Brasillense de En-.

fermagem com as seguintes conferên­

cias : a) "O Papel da Enfermagem na Prevenção do Câncer de Colo uterino";

b) "Modelos de articulação do setor for­mador e utilizador de Técnico e Auxi­

liar de Enfermagem"; c) "Uma experi­ência de Enfermagem de Reabilltação do Centro de Reabilitação Sarah Kubits­check"; d) "O Conselho Federal de En­fermagem, seu posicionamento nas ex­pectativas do Enfermeiro brasileiro".

- A Seção Guanabara promoveu o

Encontro de Enfermeiros de Centro Ci­rúrgico e Centro de Material.

- A Seção do Maranhão realizou Con­ferência sobre "Enfermagem em C.T.I." ;

Seminário sobre "Integração Enferma­gem Médico Cirúrgica" e treinou Enfer­meiras de diversas Unidades hospitala­res sobre a "Aplicação do plano de cui-

165

Page 9: New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Período de 1.0 Julho de 1975

dados em paciente de Clínica Cirúrgica". Organizou Cursos para a Comunidade sobre "Educação Sanitária".

- A Seção do Paraná organizou Curso e Conferência sobre "Significação Hos­pitalar" : realizou o I Encontro de En­fermeiros de Centro Cirúrgico e Painel Multiprofissional sobre o TEMA "O Uso de Anticoncepcionais".

- A Seção de Pernambuco organizou o Ciclo de Conferências que foram pro­feridas pela enfermeira inglesa Miss Freda Millicent Gundry e a Seção do Rio Grande do Sul teve participação ativa quando a referida Enfermeira naquela cidade apresentou o Ciclo de Conferên­cias sobre o TEMA "O Enfermeiro nos Serviços de Saúde Hospitalar e Comu­nitárià".

_ . . A Seção da Paraí�a rea�izou Cursos

sobre "Atualização em Enfermagem".

-,- A Seção de Sergipe promoveu o 1.0 Encontro de Profissionais de Enferma­gem de Sergipe.

- A Seção de Goiás organizou Curso sobre "Ética Profissional" e "Adminis­tração Hospitalar".

- A Seção do Espírito Santo realizou Conferência sobre "Ética Profissional".

- A Seção de Alagoas organizou Con­ferências com o tema "A Enfermagem como Profissão" para esclarecer ao pú­blico j ovem de um Centro Educacional que conta com 2.000 alunos.

- A Seção do Ceará promoveu Con­ferências sobre : a) "Atuação do Servi­ço de Enfermagem na Secretaria de Saú­de do MunicípiO; b) "Ação Anti-tuber­culose à nível periférico" ; c) "O enfer­meiro e a sua formação de Professor" ; d) "O que é ABEn e COREn"; e) "En­fermagem do Trabalho"; f) "Insuficiên­cia Respiratória Aguda".

- A Seção de São Paulo, promoveu 23 cursos sendo : "Reciclagem em Enferma­gem para Enfermeiro, preparando os profissionais para Concurso da Secreta­ria de Saúde"; Atualização em Doenças Transmissíveis para profissionais da área de .saúde; "Legislação em Enfermagem"; "Principio de Metodologia em Pesquisa";

166

"Prevenção e Contrôle de Infecções Hos­pitalares"; "Enfermagem em Ortopedia e Traumatologia"; "Sistema Nacional de Saúde"; "Psicologia, relacionada ao pa­ciente"; "Criatividade em Enfermagem"; Seminário sobre "Assistência Materno Infantil na Atualidade" e a La Jornada de Enfermagem em Cardiologia, simul­taneamente com o XXXII Congresso Brasileiro de Cardiologia; Curso de Atua­lização em Enfermagem Urológica dado em conjunto com o XV Congresso Bra­sileiro de , Urologia; Encontro de Docen­tes na Escola Paulista de Enfermagem contou com a presença de Dra. Annete Lejkorvitz, especialmente convidada pelo Clube Paulistano de Senhoras.

Em convênio com o DERSA (Desen­volvimento Rodoviário SI A) realizaram cursos de Pr�eiros Socorros, treinandO atendentes para melhor prestarem as­sistência aos feridos nas estradas de ro­dagem.

- A Seção de Santa .Catarina realizou Cursos e Jornadas sobre "Deontologia da Enfermagem", "Enfermagem Materno Infantil", "Assistência Progressiva" e "Enfermagem do Trabalho".

- A Seção de Belo Horizonte organi­zou Encontros com a participação das Diratoras de Escolas de Auxiliares de Enfermagem da Capital e das cidades de Cataguazes, Poços de Caldas, Monlevade e Ipatinga. Palestra sobre "Legislação de Enfermagem"; "Conselhos Federal e Re­gionais de Enfermagem". Simpósio sobre "Pessoas em Crise". Painel "A Enfermei­ra e a Equipe de Reabilitação".

- A Seção do Rio Grande do Sul rea­lizou: a) Curso de "Atualização para Enfermeiros, nas Areas Materno Infan­til"; "Médico-Cirúrgica" e "Psiquiatria". b) Seminário sobre "Legislação em En­fermagem''', com os subtemas "Jornada de Trabalho do Enfermeiro e SaláriO Profissional para o Enfermeiro". c) "Pa­lestras nos Diretórios Acadêmicos com entrevistas às estudantes de enfermagem sobre "Associação", "Sindicato'" e Con­selhos de Enferm.�gem"; d) Visitou Dis­tritos da ABEn e Hospitais, visando

Page 10: New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Período de 1.0 Julho de 1975

maior integração entre os profissionais; e) I Encontro de Enfermagem de Cen­tro Cirúrgico e Centro de Material.

Os cursos de Treinamento para pes­soal de enfermagem (Auxiliares e Aten­dentes) , realizados por convênios com o PIPMO, SENAC ou com a colaboração prestada a entidade de saúde e educa­ção, foram levados a efeito pelas se­guintes Seções : Mato Grosso, Goiás, Ceará, São Paulo, Maranhão e Distritos do Rio Verde e Campinas.

- O Distrito de Araraquara realizou Curso de "Atualização em Cardiologia" e Conferência sobre : a) "Pediatria So­cial" ; "Recém-Nascido Normal e Pato­lógico"; "Moléstias Irradicáveis"; "Con­selhos Federal e Regionais de Enferma­gem".

- O Distrito de Juiz de Fóra organi­zou curso de "Orientação sobre proble­mas Ginecológicos".

- O Distrito de Santos realizou Curso de Atualização em "Moléstias Transmis­síveis" e "Administração e Organização de Serviços de Enfermagem".

- O Distrito de Ribeirão Preto reali­zou Cursos sobre "Ocorrências Psiquiá­tricas" e "Sanificação Hospitalar".

Comemoração durante a Semana da Enfermagem

Quase todas as Seções e Distritos re­lataram inúmeras atividades durante a Semana, que continua sendo excelente meio de divulgação da enfermagem. A Seção da Guanabara em conjunto com o COREN/RJ, Associação Profissional dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, Sin­dicato das Parteiras do Rio de Janeiro, União Nacional dos Auxiliares de En­fermagem e Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Casas de Saúde, or­ganizaram uma programação única que foi bem aceita entre os prOfissionais de Enfermagem.

- A Seção do Paraná inaugurou a Sede própria por ocasião da Semana juntamente com a comemoração do 20.0 Aniversário de Criação da Seção.

- A Seção do Rio Grande do Sul co­memorou a passagem do 25.0 Aniversá­rio da ABEn/RS com um coquetel de confra ternização.

- No Distrito de Araraquara a Se­mana foi comemorada com as festivida­des sobre o Ano Internacional da Mu­lher onde a enfermagem foi intensa­mente focalizada e personalidades re­presentantivas da classe foram home­nageadas.

Outras Atividades

Várias Seções e Distritos conseguiram Bolsas de Estudos para seus associados. dentre eles destacamos: Seção de Mato Grosso através do MEC/RJ.

Seção de Santa Catarina pela Secre­taria de Saúde e CAPES, Seção do Dis­trito Federal, da Fundação Hospitalar do Distrito Federal e pela U . S . P .

A Seção do Maranhão adquiriU atra­vés da CAPES. Na Seção de Goiás os agraciadOS terão dispensa de ponto du­rante o período permitido pela Bo:sa de Estudo.

O Distrito de Santos para os associa­dos interessados em Saúde Pública, ( U . S . P . ) .

Dificuldades

As dificuldades mencionadas nos re­latórios, os problemas, bem como as su­gestões solicitadas no impresso remetido às Seções e Distritos foram agendados para serem tratados nas reuniões de Pre­sidentes durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Enfermagem.

Não enviaram relatório, as Seções de Amazonas, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia e Distrito de Volta Redonda.

Ao concluir o presente relatório que­remos agradecer a todos os associados e Delegados da Associação Brasi'leira de Enfermagem pelo apoio que nos deram durante esse período de gestão, esten­dendo também, aos membros da atual Diretoria, a cooperação inestimável que nos foi prestada.

167

Page 11: New RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE … · 2016. 1. 6. · RELATóRIO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Período de 1.0 Julho de 1975

As Secretárias D. Clélia Allevato e D.

Inna Duarte pela dedicação e eficiência

demonstrada. A nossa cOlega Maria do

Canno Ferreira, sempre presente quan­

do solicitada para atender as necessida­

des da ABEn quando a Sede ainda, no

Rio de Janeiro.

Em especial a D. Maria Rosa Sousa

Pinheiro, Diretora da Escola de Enfer­

magem da U . S . P . os nossos agradeci­

mentos pela hospedagem e apoio nesses

anos, em que a ABEn/Central usou de-

168

pendências de sua Escola para fazer fun­

cionar uma de suas secretarias, permi­

tindo também que seus servidores cola­

borassem com a ABEn durante suas ati­

vidades.

A todas as pessoas que colaboraram

anonimamente com essa Diretoria, o

nosso muito obrigada.

Rio de Janeiro, 30 de junho de 1976.

Maria da Graça Stmões Côrte Imperial